SECRETARIADO VOCACIONAL


Ata da 2ª Reunião com os Agentes Vocacionais Redentoristas das Comunidades (AVORECO) 2018 

No dia 12 de agosto de 2018, a partir das 9h00, na Comunidade do Jardim Paulistano, em São Paulo, o Secretariado Vocacional realizou a segunda reunião com os Agentes Vocacionais Redentoristas das Comunidades (AVORECO). 

Participaram 21 agentes. São eles: Patrícia Barbosa Moreira Jorge (JUMIRE); Orlando Augusto e Matheus Rodrigues (Seminário São Geraldo); Rafael Acássio Coan (Seminário Pe. Vitor Coelho); Fr. Robério Santana de Lima (Afonsianum II); Rafael Peres Nunes de Limas, Caio Oliveira Bueno, José Augusto de Lima, Carlos Henrique Mota de Pádua (Seminário São Clemente I); Pe. Francisco de Jesus dos Santos; Ir. Maria de Lourdes Santos, Maria Paula de Morais, Gilmara de Souza Barbosa (Paróquia Nossa Senhora das Dores/ Miracatu/SP); Paulo César Andrade da Silva, Mathias José Pereira (Santa Barbara D'Oeste); Padre Ademir Gonçalves (São João da Boa Vista/SP); Ir. Eliana Cruz (Mensageira do Amor Divino); Rayalan David Gonçalves do Carmo e Vinicius Alves dos Santos (Seminário Santo Afonso); Ir. Viveiros; Pe. Lucas Emanuel Almeida (Secretariado Vocacional). 

Justificativas: Pe. José Inácio de Medeiros (Provincial); Pe. José de Lima Torres (Casa Provincial); Antônio Cláudio Ferreira e José Roberto Staliano (UNESER, SP); Olivia Maria Barros da Silva (JUMIRE); Fr. Diego Antônio da Silva (Diadema); Padre Thiago Samuel (Missões - SJBV); Walmir (Leigo Redentorista, Guaratinguetá/SP), Ederson Henrique de Oliveira e Laércio Joaquim Costa do Prado (Terço dos Homens, Aparecida); Fr. Alyson Diego P. Silva (Afonsianum II); Pe. João Paulo de Oliveira Ramos (Bom Jesus do Pirapora); Ir. Rafael Laurentino (Afonsianum I); Pe. Jorge Paulo Barros da Silva Sampaio (Padre Agenor); Pe. Ancelmo Gomes (Seminário Propedêutico); Seminarista Alane Pereira (São Clemente I) Fr. Elisvaldo Vieira dos Santos (Nossa Senhora da Esperança). 

A reunião teve início com a acolhida e apresentação dos participantes coordenadas pelo Ir. Viveiros e Pe. Lucas e na sequência rezamos a celebração vocacional apropriada para o mês de agosto. O Ir. Viveiros afirma que, a pedido do XXV Capítulo Geral, o trabalho vocacional deve ser prioridade em todas as Unidades da Congregação e ressaltou algumas ações vocacionais já realizadas ou que serão realizadas neste ano de 2018, tais como, Animação Vocacional no SAVS do Santuário, III ExpoVoc. no final de julho no Santuário, em agosto a 49ª Semana Vocacional pelos meios de Comunicação e outros. Lembra ainda que, na 1ª reunião do AVORECO deste ano, foi pedido que cada comunidade formasse a Equipe Vocacional. Agora propôs que cada um partilhasse o que conseguiu fazer e quem não conseguiu, partilhasse as dificuldades encontradas. 

Foi partilhado o seguinte: 

 * Pe Francisco de Jesus (Miracatu/SP). Disse que formou uma equipe com 8 integrantes. As atividades tiveram início em agosto na Festa do Bom Jesus de Iguape/SP, onde expuseram nossos materiais vocacionais, organizaram plantão. Confeccionaram banners, colocaram a oração vocacional no livrinho de canto e no final de cada missa, rezam a oração vocacional com toda a comunidade. Essa oração foi distribuída para as 39 comunidades da paróquia. Toda 2ª terça-feira do mês o grupo se reúne para pensar como melhor desenvolver o trabalho. A equipe está bem motivada para ess 

* SAPOPEMBA. Em Sapopemba contamos com o empenho dos confrades que trabalham naquela comunidade. Através das atividades, buscam conscientizar e despertar os paroquianos. Nesta, ainda não foi formada a equipe vocacional. 

* ÁREA PASTORAL. Os Junioristas estão fazendo um bom trabalho nas comunidades onde fazem pastoral. Atendem três comunidades e cada comunidade pertence a uma paróquia diferente. É preciso formar equipe em cada comunidade, organizar o trabalho vocacional e evangelizar pelo testemunho da presença. 

* DIADEMA. Em Diadema é preciso fazer o trabalho de "reconstrução". No passado já havia uma equipe constituída, bem ativa na comunidade, mas por questões de relação com párocos, de gestões passadas, foi desfeita. "Nesta nossa visita repropomos a criação da equipe vocacional e a proposta foi acolhida com entusiasmo. Algumas pessoas foram convidadas para retomar o trabalho, estamos aguardando resposta. 

* Orlando e Matheus (Sorocaba): No primeiro semestre de 2018 foi criada a equipe de animação vocacional, composta por 4 leigos e leigas. Os Agentes dão suporte e orientações. A equipe recebeu a visita do Fr. Robério que apresentou o roteiro sobre a Equipe Pastoral Paroquial. Na 2ª reunião foram analisados os campos de pastorais mais próximos de cada membro (Ministros, Coroinhas, ECC, Missão permanente, Movimento Mariano, Liturgia.). Para propagar o trabalho vocacional, a equipe começou a fazer melhor uso das mídias sociais como Instagram, Facebook e um blog em desenvolvimento. Todos estão tendo maior envolvimento com o calendário e a pastoral vocacional da arquidiocese. Juntos participaram de um "Despertar Vocacional Arquidiocesano". Os demais membros da comunidade formativa sempre estão ajudando. A equipe vocacional começou a utilizar a ferramenta virtual "Trello", para melhor organizar nossas atividades do segundo semestre. Tem como objetivo inserir a Pastoral Vocacional no ECC. O Matheus vai nos ajudar a usufruir dos benefícios do "Trello". 

* Rafael Peres (Campinas), Com os conflitos da comunidade e troca de pároco, não conseguiram formar a equipe vocacional, pois algumas pessoas da paróquia têm resistências ao novo pároco. No dia do Bom Pastor a comunidade formativa convidou alguns vocacionados para celebrar e confraternizar. 

* José Augusto (Campinas) Embora haja dificuldades, sempre há meios para atuação. Em outra paróquia tem como objetivo realizar uma missa vocacional no final do mês de agosto com testemunhos vocacionais. Por meio da página do facebook da paróquia vários jovens entram em contato para tirar duvidas ou até mesmo iniciar o acompanhamento vocacional. Esses, são encaminhados para o Secretariado Vocacional. 

* Vinicius Alves e Rayalan (Aparecida): Disseram que foi feita uma programação do trabalho vocacional na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e São Benedito. No mês de julho alguns paroquianos participaram da 3ª EXPOVOC no Santuário e no mês de agosto, em todas as comunidades, estão rezando o terço pelas vocações antes das missas. 

 * Pe. Ademir (São João da Boa Vista) está tentando fazer o trabalho vocacional e tem como proposta formar a equipe vocacional e uma das atividades, será celebrar a Hora Santa Vocacional. 

* Patrícia (JUMIRE), não começou um trabalho na PV da paróquia, porém a JUMIRE está inserida na missa da juventude que se realiza a cada 2ª domingo do mês e faz distribuição de materiais vocacionais. 

* Mathias (Santa Barbara) justificou ausência dos demais agentes de sua comunidade. Disse que a comunidade formativa tem espaço em duas Emissoras de Rádio: Difusora (1 hora de programa semanalmente) e Rádio Brasil (2 horas ao mês). O grupo ainda não conseguiu se reunir. Nas celebrações internas do seminário, sempre rezam pelas vocações e tem total apoio da comunidade. 

* Rafael Coan (Aparecida - Seminário Pe. Vitor): Quando estavam morando em São Paulo, não puderam fazer muita coisa devido a mudança de casa, quando chegaram a Aparecida tiveram abertura de trabalho no Santuário, SRSA e Secretariado Vocacional. Toda sexta-feira a comunidade se reúne para celebrar as vocações. Dentro do possível, ajudam nos encontros e em outras atividades vocacionais. Ir. Viveiros informou que os Leigos Redentoristas estão atuando na Sala Vocacional do Santuário. 

A UNESER, dentro de suas possibilidades, também está participando do trabalho vocacional. A partilha foi boa. Muitas comunidades já formaram as Equipes Vocacionais e já estão trabalhando. Outras ainda estão em processo de formação. O Fr. Robério está acompanhando com muito carinho. "CADA COMUNIDADE, UMA NOVA VOCAÇÃO" Na sequência, Ir. Viveiros apresentou o Projeto "Cada Comunidade, uma Nova Vocação". Esse projeto foi implantado nas Dioceses e Paróquias do Sul do Brasil, foi apresentado na Assembleia da CNBB. em Aparecida e está se espalhando por todo país. Ele propõe um conjunto de atividades que envolve todos os setores de uma comunidade paroquial: Ministros da Sagrada Comunhão, Acólitos e Coroinhas, Juventude, Movimentos, Catequese, enfim, todos os paroquianos. Tem uma boa dinâmica de ação. Os Agentes receberam o material impresso e em PowerPoint. Foi distribuído material vocacional para todos e a lista dos vocacionados de cada região. Para terminar, o Fr. Robério fez o repasse da agenda do Secretariado Vocacional e em seguida, a reunião foi encerrada com um breve momento de oração. 

Lavrou a presente ata, Ir. Eliana Cruz, MAD.