RETIRO 2011


RETIRO NA PEDRINHA EM 2011 ( O ÚLTIMO DO PADRE LIBÁRDI(+))

Foi ontem....Neste momento todos já estamos em nossos afazeres de sempre....

Que falar sobre esse encontro?

A princípio uma viagem tranquila de São Paulo a Aparecida e ali, na sexta-feira, às 9h, vimos a missa no santuário nacional, celebrada pelo Padre José Inácio de Medeiros CSsR, até janeiro na Rádio Aparecida e agora diretamente lotado no santuário basílica nova.

Fizemos a visita indispensável à imagem original encontrada no Rio Paraíba e, com as bênçãos da Mãe Aparecida, fomos colher outras, com os Padres Furlani, Camilo, Pasquoto, Ulisses , Desidério(Toninho) e nosso estimado Padre Brandão CSsR. O padre Pasquoto, que apressadamente se dirigia ao altar para a celebração da Consagração à Nossa Senhora, nos cumprimentou radiante e informou que iria anunciar lá, o que foi naturalmente a para o ar pela rádio e tv Aparecida, o nosso retiro que se iniciaria às 17h daquela sexta-feira.

Em seguida, outra visita agradável com as bênçãos de outros padres da congregação. Luís Carlos, Elias e Magalhães. Este último foi nosso cicerone na apresentação do novo auditório do SRSA que fora inaugurado na noite do dia anterior.

Isso realizado, partimos para a Pedrinha em direção Casa que nos abrigou e ainda hoje nos recebe, rememorando grandes lembranças.

Mas o ambiente tranquilo e bucólico, inspira um encontro mais piedoso e sugere ali o retiro de todos os anos nesta época.

Lá estava o Padre Anchieta CSsR, agora missionário em Araraquara com o nosso diretor espiritual perene, Padre Libárdi CSsR, para pregar o seu primeiro retiro espiritual, fazendo-se e a nós felizes "cobaias" nesse mister.

E vieram as pregações e os pontos para guardar:

-GRÃO DE AREIA: Ruim no sapato, ruim no olho, bom no coração!

-A GRATUIDADE vem da GRAÇA!

-Na convivência a dois, deixar voar, não amarrar as pernas da águia no falcão.

-Quanto mais alto a GRITARIA, maior a distância entre os corações.

-Se alguém deve GANHAR a discussão, que seja o outro.

-Não pegar de volta a OPINIÃO que já deu.

-ADMITIR UM ERRO, sinal de grandeza.

-A colheita do SILÊNCIO é abundante.

-CASAR todo o dia com a mesma mulher e com o mesmo marido.

-A VIDA é uma escola!

-Ser LIVRO ABERTO não é fácil.

Entremeando palavras faladas com canções de sua autoria e de conhecidos sucessos como os de Roberto Carlos e outras boas e saudáveis canções populares, seguiu-se o retiro, partindo sempre , no plenário, graças ao pregador, do respeito ao horário impecável.

E como nos demais encontros, muita comida, bem distribuída entre salgados, feijoada, farofa, leitão, bem como doces, paçocas, balas, bolos , gelatinas e outros...

Não faltaram os saraus de sexta-feira e sábado à noite, completando com lembranças e bolos de aniversariantes do mês.

No sábado recebemos boas visitas , Dom Joércio CSsR, Padre Darci e nosso pregador do retiro de 2008, Padre Desidério CSsR (Toninho)

Após o almoço do domingo, as despedidas cordiais de sempre e o desejo de novo encontro na primeira oportunidade, que poderá ser já em maio, no Regional de Tietê, e com certeza nos dias 29, 30 e 31 do próximo julho.

ATÉ LÁ PARA TODOS!

Antônio Ierárdi Neto

"Fortes na fé, alegres na esperança, fervorosos na caridade, inflamados no zelo, humildes e sempre dados à oração," SANTO AFONSO - (Constituição 20)