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MURAL

CAMPANHA UNESER

     NÃO SE ESQUEÇA DE DEPOSITAR SUA CONTRIBUIÇÃO

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
AGÊNCIA 4158

CONTA CORRENTE 0001792-8

OPERAÇÃO 003 - (Pessoa Jurídica

CNPJ 20.773.657/0001-07


Fonte: Portal A12


OS PUNHOS CERRADOS NÃO VENCERÃO OS DEDOS ENTRELAÇADOS

Elogio à Esperança no calor do conflito!Não faltam motivos para o duelo de insultos acontecer, recrudescer e radicalizar posições, negando um acordo de convivência amiga e fraterna com as diferenças.A coexistência não seria possível se as mãos não tremessem insistindo para um leve toque entre os dedos.Para gerar aproximação precisamos, pelo menos, que um lado coloque a faca da boca para cessar as ofensas. Se até o silêncio ofender e os punhos se cerrarem, é preciso não desistir da aproximação.O diagnóstico acerca dos comportamentos dos debatedores, durante a discussão, aparece como julgamentos e provoca mais conflitos, acusações e radicalizações.Já se passaram os tempos das grandes discussões no futebol, entre times das grandes torcidas que, por algum motivo inconsciente, escureciam fatos objetivos, cada lado montando seus "sofismas" , para provar com a "razão" da força.A era do hooliganismo no esporte migrou para as discussões políticas. A violência se instalou nos ambientes de trabalho e agudizou-se nos grupos de WhatsApp com foco na política, mas tende a crescer entre familiares e comunitários , por questões de fé, envolvendo Jesus e seu Evangelho.Fiquemos para conversar com o "hooliganismo verbal" nas questões de entendimento das práticas "religiosas", entendendo-as e integrando-as, tanto as devocionais, quanto as obras de Jesus, segundo ele mesmo anunciou na sinagoga para espanto dos doutores da lei."Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar o Evangelho aos pobres. Ele me enviou para proclamar a libertação dos aprisionados e a recuperação da vista aos cegos; para restituir a liberdade aos oprimidos.." (Lucas 14,18)Acontece , que para muitos cristãos , pode existir uma tensão entre "ser religioso" e "ser seguidor" de Jesus. A harmonia ou a unidade que almejamos entre essa dupla identidade , não ocorre sem dificuldade material e psicológica.Sobretudo, quando destoam da intenção do projeto do Reino de Deus, como o coração de sua mensagem para libertar os pobres de suas misérias, os famintos, doentes e cativos , do poder religioso e político do seu tempo. Não nos restam dúvidas de que Jesus levantou suspeitas sobre os desvios que a religião pode enveredar, criando dificuldade para segui-Lo. Vemos que foi o REINO DE DEUS a paixão que animou toda a vida de Jesus até a sua morte de Cruz.O "religioso" ,obediente aos detalhes das leis , desconfia do sopro do Espírito de Jesus Ressuscitado na Igreja e no mundo. Religioso, assim, tende a apegar-se à letra estéril e ao que na tradição consolidou como prática religiosa para ser temente a Deus, esquecendo-se do coração compassivo da vida de Jesus.Acontece que os costumes da religião são tão arraigados no inconsciente católico, que o temor da infidelidade vira juízo e condenação daqueles que recuperam a novidade da Boa Nova que é bem anterior e para que serve a Igreja. Desconfiem daqueles que confessam ser religiosos antes de serem seguidores de Jesus e missionários do Reino em sua vivência samaritana.Reconciliemo-nos assim: A Religião Católica, melhor professando como Igreja, e tudo o que nela existe de sacramento de Jesus ,faz sentido de existir, se for para exatamente construir o Reino e tornar o mundo como Deus o quer e nunca vai desistir através de nós."Tu és Pedro, e sobre esta pedra eu irei construir minha Igreja, e as portas do inferno não irão derrotá-la (Mt 16,18).(Nelson Peixoto - 19.02.22)


DIA 02 DE FEVEREIRO

APRESENTAÇÃO DO SENHOR

NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS (LUZ)

DIA MUNDIAL DA VIDA CONSAGRADA

DIA DE LUZES - DIA DE PROMESSAS!

Nossa Senhora das Candeias celebrada em 02 de fevereiro, será sempre reverenciada como marca de lembranças gratas na minha e nas trajetórias de vida de muitos amigos redentoristas.Na vida cristã, inaugurada no batismo, chamamos de "promessas", na vida religiosa, dizemos "votos". Na vida familiar, chamamos de "juramento de fidelidade" e na vida profissional, chamo de "promessas de cuidado".Decifrando as palavras "promessa e profissão", desponta-nos uma super tarefa que tem tudo a ver com nossa MISSÃO DE VIDA, para a qual o Senhor nos chamou e deu as graças necessárias para levar até o fim.Para salvaguardar nossa fidelidade, com perseverança ao que prometemos com os quatro votos, o segundo mês do ano serve muito bem, quando constatamos ser de alegrias e até exageradas eufóricas populares.Numa releitura de fé, com olhar de maior interiorização,Fevereiro mostra-se o mês, na vida religiosa, como a temporada feliz para vencer os egoísmos e colocar todos os dons a fim de gerar vida e trazer a alegria.Essa consciência nos faz pensar que esse mês mostra-se apropriado para as juras do amor que purificam, salvam e abrem horizontes de uma vida mais plena de serviço.Em busca de maior fidelidade, os quatro votos de pobreza, obediência, castidade e perseverança, ganham extensão na vida laical, se quisermos ficar mais identificados com Jesus, em seu seguimento.O voto de pobreza, hoje, efetiva-se através da dócil solidariedade com os mais necessitados e a compor amizade com eles, sem esperar nada em troca. Nesse caso, alegria da liberdade e do grato humor com eles, quando a dor não é da fome , nem das doenças na família. Vida contente com o que se tem, posto que partilhar sem ser notado é a melhor parte. Andar com eles e "perder tempo" sem reclamar, se outro dever chamar . Sentir-se em oração por aqueles que nem sabemos quem são, mas há certeza que existem aos milhões nesse mundo desigual.O voto de obediência como vivência laical é interrogar-se criticamente frente à postura de conduzir-se na tradição dos costumes, acomodado às normas presentes pré-estabelecidas e sem abertura ao novo mandamento, sem se perguntar o porquê do amor que se esconde no movimento do Espírito, com liberdade e compaixão, em momentos não previstos. Ouvir o Espírito de Jesus até na dúvida, confiando no discernimento como resultado de oração pessoal e comunitária. Obediência, aqui, é oração de real relacionamento forte e contínuo com Jesus.O voto de castidade nos remete ao dogma de Maria concebida sem desvios do coração e do seu corpo para a maior GRAÇA DA REDENÇÃO que é seu filho JESUS. Vida toda voltada para seu Deus fiel que a preparou sem a atmosfera do pecado. Pois ela foi e sempre será Cheia de Graça, porque Deus a predestinou a ser o espelho de nossa possibilidade de alcançar ,de Deus , a limpidez de nossas vidas.Para nós, castidade tem a ver com toda a dimensão da sexualidade, enquanto reta intenção e ação, pondo todos os nossos desejos, pensamentos, coração e corpo para permanecer no estado de Graça que Maria plenificou em fidelidade.Para nós, a conquista da transparência da nossa sexualidade, exige revisão, perdão, muita oração e tudo por amor.Como voto de perseverança, para nós cristãos, se chama também de fortaleza, diante das dificuldades, dúvidas e recaídas no egoísmo, no orgulho, nas posses e injustiças, sobretudo quando sucumbimos. Perseverar é permanecer na verdade. A graça que mais decide o caminho é o que Santo Afonso pregava, mais ou menos, assim:"Conheça o louco amor de Deus a ponto de nunca desviar-se de sua misericórdia e deixar de responder com mais amor".

Nelson Peixoto


O SONHO DE CAIR DO CAVALO E TIRAR AS ESCAMAS
Não diria que haverá ruptura na Igreja, na qual Paulo apostou sua vida, depois de uma experiência pessoal com Jesus, que o enviou para os pagãos, aos viciados às formas religiosas de restrições, punições e dogmatismo tradicional excludente.Paulo foi um tremendo negociador interno dos próprios conflitos. De uma educação rígida, legalista e medrosa para uma vivência interior libertária, tenho certeza que não foi fácil para ele mudar de mentalidade. Jesus imprimiu-lhe um outro modo de analisar e avaliar a ocorrência dos conflitos, os de dentro e os de fora de si.Nós, Igreja una, de diversos carismas, precisamos aprender de S. Paulo, a partir de seu testemunho e vivência. Aprender como nos converter do rigorismo tradicional, dogmático em suas afirmações cristalizadas, em costumes de uma conjuntura diferente, para uma leveza confiante que o Espírito Santo prometeu e está cumprindo no decorrer do tempo.Constatamos que muitos dizem, de forma pessimista que a Igreja de Jesus Cristo e dos Apóstolos está sendo dividida. Se por um lado, há uma aproximação ecumênica com o luteranismo em favor da construção do Reino e da vida plena trazida por Jesus, por outro lado, existe uma rejeição na condução da Igreja com o ideário e a prática da Igreja pelo Papa Francisco, cada vez mais em conjunto, de estilo sinodal, "em caminhada". Sempre é assim, andar no caminho aberto por Jesus.De Saulo a Paulo foi um salto de qualidade no olhar. Das escamas que impediam de ver a luz e decifrar o novo caminho, o Ressuscitado o conduziu para Damasco , a fim de que identificasse, em cada perseguido , o próprio Jesus.A luz forte o deixou cego para o seu passado opressor que comungava com o Sinédrio, no qual guiava-se pela convicção obtusa que o dominava pela força da Lei.Foi preciso discernimento junto a Ananias para cair as escamas dos olhos e implantar as novas lentes da fidelidade, que o "restinho" de Israel permanecera fiel. Dali, abriu-se a universalidade dos povos.Paulo, Apóstolo dos gentios, dos pobres, retirantes e desprezados, das mulheres e perdidos do império que aceitaram Jesus, construíram comunidades em nome do Senhor Jesus.De perseguidor, cego de orgulho, obcecado pela lei, tornou-se um homem livre e apaixonado por Jesus, aquele que o derrubou do cavalo e descamou os olhos.A teologia paulina nasceu do amor incondicional ao Cristo Ressuscitado que o chamou, tornando-se para ele a sua maior e única riqueza."Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.Mais do que isso, considero tudo como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo...e ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte, para alcançar a ressurreição dentre os mortos". (Filipensses 3, 7-11)Nelson Peixoto


O HOJE DA MISSÃO CSSR À LUZ DO PROGRAMA DE JESUS.
Com esse título, reflito a Palavra proclamada por Jesus, na sinagoga de Nazaré, segundo o relato de Lucas 4, 14-21, que nos convoca a sempre maior fidelidade.Com o livro fechado, depois de um tempo sentado, na expectativa admirada dos presentes, Jesus pôe os pés no caminho e vai juntando os primeiros, e dando instruções exemplares, em convivência estreita com eles e com o Pai.Estamos certos de que impactava, também nos discípulos do Mestre, ver ovelhas sem ninguém que se interessasse e cuidasse delas.A bagagem, a sair da sinagoga, seria leve de coisas, tal como deve ser a nossa, mas igual a força de Jesus, estando cheios do Espirito para o HOJE da Copiosa REDENÇAO. Abundância de graças a fluir, do coração aos lábios, das mãos aos gestos de presença, acolhimento, escuta e perdão, no prosseguimento da obra missionária de Jesus.Nós, durante os primeiros anos de vida cristã, convencemo-nos da consagração batismal que nos filiou à Trindade e nos encarnou na humanidade querida e resgatada por Jesus.A formação nos Seminários nos conduziu para a adesão pessoal e comprometida com Jesus. Crescemos e partilhamos das mesmas Constituições CSSR e nos iniciamos na compaixão, partilhando as dores dos pobres que abriram nossos olhos para ver as feridas do mundo, como discípulos e missionários.Descobrimos Santo Afonso e sintonizamos nossa consagração de entrega da vida às preocupações e ocupações com os abandonados.Nós, os seguidores de Jesus, reforçados por Afonso, devemos ter o mesmo programa diante dos olhos.″O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor"Coloquemo-nos, diante de tudo que fazemos e somos.Convém nos fazer perguntas para nos aproximar das fontes da intuição fundamental de Santo Afonso.1. Acumulamos mais coisas no caminho, que, de tanto pesar e se distrair, descuidamo-nos de ir onde estão os mais abandonados?2. Nossas atividades estão acontecendo mais voltadas para uma pastoral de manutenção ou realizando ações missionárias entre os que se perderam do rebanho?3. Nosso anúncio começa com Jesus que é a Boa Nova do Reino para seguir ou com a doutrina moral para cumprir?4. Estaríamos a abafar o Carisma da Congregação paroquializando por demais nosso dinamismo, que devia estar em sintonia com Programa de Jesus?5. Identificamos, perto e longe de nós ou no nosso meio, quem são os cativos, os cegos e os oprimidos que nunca nos ocupamos de mostrar Jesus?Perguntas difíceis de responder, mas precisamos ser provocados por elas, continuamente, para atualizar nossas promessas e dizer como Jesus:Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir".

Nelson Peixoto


HERANÇA, MEMÓRIA E DIFERENÇA.
Ao ouvir pontos de vistas diferentes, logo nos estranhamos. Diante do que os olhos e nossas mentes captam e colocam em palavras, quer seja individualmente ou corporativamente, vem-nos a tentação de forçar a unanimidade.Quando assim, esquecemos quem somos, por onde caminhamos juntos, e não consideramos as primeiras águas que bebemos na fonte. Enfim, perdemos o calor dos ombros daqueles que deram os primeiros passos na caminhada da vida conosco.Talvez, a cegueira nos acertou ou um alzheimer tenha chegado e roubado nossa memória afetiva.Só nos vemos obcecados pelas DIFERENÇAS, desejando ver nos outros o que enxergamos dentro de nós, naquele momento prolongado, cujo contexto aflige a todos, para cada um salvar sua pele.Assim, nossas redes sociais funcionam à base das diferenças, da colonização de um modo de pensar único que queremos impor. Lamentos, contradições, insultos, contestações, lacrações e fechamentos dos corações.Assim vão os novos dias, abrindo um fosso, entre quem somos, o que herdamos da nossa história de seminário, e trocando o que nos unia por aquilo que nos separa.As polarizações estão à serviço das guerras ideológicas e entraram na cultura como atentado a complexidade das coisas e dos fatos. Um retorno ao dogmatismo que compete dentro do paradigma binário, como se tivesse para comer, apenas duas formas: cru ou cozido, quente ou frio, esquerda e direita, tradicional e conservador. Além do mais, instituindo-nos com certo embasamento filosófico e científico exagerado ou negado, por cada um dos lados da "guerra".Adeus, complexidade, dialética, diálogo e consensos, começando a valer, destruição, liquidação, rejeição e mutua negação.Nesse padrão de pensamento, atitudes e comportamentos radicais e antagônicos, nós Seminaristas do Santíssimo Redentor, deixamos os campos e as varandas da paz para entrar no mundo minado de divisões que ferem a todos e apagam nossa história e esquecem que a herança maior é a nossa UNIDADE EM CRISTO JESUS.Lendo a parábola do joio e do trigo, não precisamos antagonizar um contra o outro.... "o Senhor quer que a gente arranque o joio? Respondeu Ele que não, porque quando vocês forem tirar o joio, poderão arrancar também o trigo, deixem o joio e o trigo crescerem juntos até o tempo da colheita". ... (Mateus 13:28-30). O tempo da colheita será de contínuo discernimento.Ciscar no chão e plainar nas alturas são formas de conhecer que se completam. Podemos a qualquer momento quebrar as asas e do chão duro aprender a voar levemente.Segundo o mito que não está na Bíblia (apócrifo), os demônios já foram anjos e outros demônios já voltaram a ser anjos. Mito que serve para explicar que o paraíso está distante e em construção porque há forças impeditivas.A Igreja chamou de "Estado de Graça e Jesus chamou de Reino de Deus, de acordo com as Bem-aventuranças!Para concluir, sonho com um mundo dos delírios proféticos da imagem da criança brincando no buraco da serpente, sem sentir-se ameaçada. (Isaias 11,8).

Nelson Peixoto


BÊNÇÃO AMAZÔNICA NA CHEGADA E NA SAÍDA DO MISSIONÁRIOAqui, vou abordar nas entrelinhas, a ponte missionária AMAZÔNIA - SÃO PAULO.O Missionário Redentorista se chama ANTÔNIO DEZIDÉRIO FRABETTI VIEIRA.Chegou para se unir com os confrades da Vice-Província de Manaus, vindo da Província CSSR de São Paulo, para a experiência pioneira no Acre, cidade de Rio Branco, terras de seringais e de muitas resistências para manter a floresta em pé. Passou por lá o ano de 2019, mas sem navegar nos rios, em missão. Estive na sua posse como pároco da Igreja de São Jorge.O caminho missionário se abriu mais quando, em fevereiro de 2020, veio para o Amazonas, na cidade de Manacapuru.A proximidade do Pe. Toinho ou Tiri, como o chamamos, tornou-se real para os ex-seminaristas redentoristas, a partir de então. Pois, ele foi diretor espiritual da UNESER.Acompanhamos de perto suas viagens e aventuras, ao longo desses dois últimos anos. Sentimos a contenção do seu vigor missionário no auge da pandemia do COVID-19. Sofremos com os riscos de contágio que não o deixavam parar. Enfrentou a maior seca dos rios dos últimos noventa anos.Conversando com ele, contabilizamos 10 viagens pastorais, com a equipe , pelos rios e lagos. Sozinho, na base de barco a jato e outros, foram 38 viagens.O missionário vibrante , ainda deu assistência em cinco comunidades urbanas e oitocomunidades da estrada, que foram desmembradas da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, passando a pertencerem à paróquia Santo Afonso, no bairro da Terra Preta.Ele me contou que seu maior desafio foi conseguir superar o desgaste físico para chegar até às comunidades ribeirinhas. Sabemos o que é isso, sempre estar ameaçado pelo turbilhão das águas dos rios e das chuvas com temporais. Viveu, perigosamente, confiando em Nossa Senhora como Estrela dos Rios, sempre enviando os "anjos" que gostavam do seu jeito simples de anunciar o Reino, ao estilo de Santo Afonso.Nossa gratidão se une ao depoimento de sua maior benção, num relato que me fez, textualmente, por ter vindo ao Acre e ao Amazonas e agora estar de volta à sua província mãe:"Minha maior alegria foi ter conseguido chegar".Seu retorno vai dar saudades e já ocorreram muitas despedidas do povo rural e da cidade de Manacapuru.Pe. Antônio Dezidério Vieira fez justiça ao significado do nome "manacapuru", flor de manacá. Enfim, floresceu o Reino de Deus, onde plantou por suas palavras e ações.

Nelson Peixoto 
08/Jan/22


Studio Plínio entrevista o Professor e Coordenador Waddington Rangel


Recebemos do Nelson Peixoto a carta abaixo de DOM ZENILDO:

PRELAZIA APOSTÓLICA DE BORBA - AMAZONAS
Avenida Getúlio Vargas nº 90 - Centro
CEP.: 69200-000 Borba - Amazonas silvazps@yahoo.com.br

          

 "Apascenta Minhas Ovelhas" - JO 21,16.

Irmãos e irmãs,

Saudações no Redentor!

Fui nomeado bispo coadjutor de Borba no dia 24 de fevereiro de 2016. No dia 02 de abril fui ordenado bispo, na Igreja de Aparecida em Manaus, pelo arcebispo emérito de Manaus, Dom Luís Soares. Escolhi como lema de minha vida como bispo: "Apascenta Minhas Ovelhas" JO 21,15. Em maio do mesmo ano fui acolhido em Borba e tive um tempo para conhecer, visitar e planejar alguns projetos para a Prelazia. Em setembro de 2017 assumi como bispo titular da Prelazia Apostólica de Borba e encontrei uma Igreja extremamente missionária.

Na celebração de posse convoquei nossas lideranças para uma assembleia avaliativa no mês de novembro de 2017. Nesta ocasião, apresentei os seguintes projetos para nossa querida Igreja local:

  • A criação de um diretório pastoral;
  • Instituição de uma escola de Teologia para a formação dos futuros diáconos permanentes;
  • Abertura do seminário propedêutico;
  • Descentralização - Dividir a prelazia em quatro (4) foranias;
  • Um Plano pastoral para 4 anos;
  • A Ereção de duas paróquias e algumas Áreas Missionárias e Pastorais;
  • Logo, temos 08 paróquias, 3 Áreas missionárias e outras áreas pastorais.

No segundo ano de meu episcopado ordenei dois padres, filhos desta terra e acolhi outros vindos da igreja irmã e dioceses amigas. Com isso, hoje posso contar com 15 padres entre diocesanos e religiosos, 14 religiosas e 07 diáconos permanentes.

Estamos vivendo um tempo de muita esperança. Um tempo novo marcado por luzes e sombras. Como enfrentar? O sínodo para a Amazônia nos ajudou a sonhar com novos caminhos para a Igreja. Então, vamos avante, pois o caminho aqui na prelazia se faz através das águas do rio madeira e outros...

Outro elemento que a Igreja na Amazônia nos possibilita, é a purificação do nosso olhar. Ou seja, a Igreja nos orienta a olharmos para a missão da seguinte maneira: Um olhar Cuidadoso, Um olhar amoroso e um olhar esperançoso.

É gratificante como bispo redentorista dizer a este povo por aqui, que no Senhor é Copiosa a Redenção.

A todos e todas um abençoado natal e um ano novo sem pandemia.

Fraterno abraço! .......................................................................................

Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, Cssr

Bispo de Borba - AM


Recebemos também do Nelson Peixoto o artigo abaixo:

A VIDA GIRA, O ANO VIRA E O GIRASSOL FLORESCE.

Escrevo com emoção e o coração na mão para registrar meus passos, como aposentado, das Aldeias Infantis SOS Brasil, completando nesse Natal de 2021, o primeiro ano. 

"Nada de novo debaixo do sol" e "nada será como antes", são momentos que cantamos com os anjos, mas sem contradição, considerando que o essencial que nem sempre os olhos *veem* ,é permanente em qualquer lugar e tempo para florescer.

Se era num barco, estou certo que não pulamos fora, mas encontramos outras margens, que ilustro e muito escrevo sobre o Rio Mindu (igarapé), perto de onde moro atualmente.Se fosse um caminho, tortuoso e envelhecido da natureza humana, tentaria aplainar, tirar pedras e reconstruir o afeto e o cuidado que nunca seriam suficientes para idosos. Daí, posicionei com minha nova morada perto da Fundação Dr. Thomas.Meus olhos passaram a seguir os catadores de resíduos sólidos e do lixo fresco para se alimentar ou extrair algo, ainda aproveitável.Passantes humildes em busca de trabalho e assíduos dependentes de álcool chamaram minha atenção, num cenário que me provocava pensar e agir com eles.Com os idosos, decidi me encontrar para ouvir suas histórias, registrar suas vidas e vê-los sorrir na devolutiva.Com os dependentes de álcool resolvi investir em amizade sincera e acolhedora.Com moradores da Vila Amazônia, dar presença para criar amizade e referência para Jesus e o seu Reino.As novas descobertas e as pessoas que passaram a compor meu repertório de vitalidade e sentido, equilibraram a saudade das crianças da primeira infância com as quais vivi momentos criativos de estórias, brincadeiras, mágicas e palhaçadas. Entre mim e elas circulavam os bichinhos que cantavam e encantavam, as flores que forneciam sementes e a beleza da soma e da partilha com as professoras. Coelhos malhados e pintadinhos conviviam com porquinhos da índia e ensinavam as diferenças para o abraço constante entre as crianças. Era um Natal permanente na Aldeia, como Vila Educadora.Os girassóis sempre estavam de olho nas crianças e só fechavam os olhos quando as borboletas chegavam. As flores giram para o sol e chamam as estrelas para as noites escuras. Olham para o solo, chamando as formigas para dançar em suas pétalas.Saudade benfazeja que perdurou por um ano. Conferiu energia para o novo ano e abriu horizontes que continuo descortinando...Agora, as águas correm debaixo da ponte do Camaleão. Além do Rio Mindu, o Anjo Gabriel nos mostrou uma "GRUTA" de Nossa Senhora que o fundador, Sr. José Azevedo, do Grupo TV Lar, deu o nome de Santíssimo Santuário de Maria.Uma Capela que nasceu da gratidão da familia Azevedo , quando construiu o Condomínio TV Landia Mall (Manaus Plaza Shopping).Viro o ano em copiosa esperança, professando a força da semente, tal como Jesus ensinava:"Em verdade vos digo, se vós tiverdes fé do tamanho de uma semente de mostarda, direis a esta montanha: 'Vai daqui para lá e ela irá. E nada vos será impossível." (MT 17,20).O tempo é conjuntura que delineia o jardim florido das sementes lançados no chão. O habitante mais honroso é o GIRASSOL, flor símbolo que gira ao redor do Sol da Justiça, que clareia as trevas e guarda o segredo que vamos revelar aos pequenos e abandonados:"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João, 3,16).Jesus, o SOL NASCENTE que veio nos visitar. AMÉM!



AO SER LANÇADO O LIVRO HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DO SEMINÁRIO SANTÍSSIMO REDENTOR, MG TOMAMOS A LIBERDADE DE ENVIAR UM EXEMPLAR AO PAPA FRANCISCO.

HOJE, NO DIA DE SEU ANIVERSÁRIO NATALÍCIO, RECEBEMOS UMA CARTA DA NUNCIATURA NO BRASIL QUE SEGUE ABAIXO:


Lançamento do livro "A ESPERANÇA CRISTÃ - DEUS GARANTE"

Autor: Padre José Marques Dias

https://www.editorasantuario.com.br/livros/lancamentos/a-esperanca-crista-deus-garante

O livro "A Esperança Cristã, Deus Garante!", do Missionário Redentorista Pe. José Marques, convida-nos a uma reflexão sobre a Esperança Cristã. Face às consequências destruidoras da pandemia, essa obra nos dá pistas de como reacender a chama da esperança para encontrarmos a felicidade já aqui na terra. Uma leitura que vale a pena!


SANTIDADE REDENTORISTA

SANTOS, BEATOS, VENERÁVEIS E 

SERVOS DE DEUS REDENTORISTAS

https://www.editorasantuario.com.br/santidade-redentorista

"A santidade de Deus resplandece nos membros do seu povo. O enfoque desta obra consiste em mostrá-la presente nos membros da Congregação do Santíssimo Redentor, conhecidos popularmente como padres redentoristas. Está aí a lista. Santidade testemunhada em ato", escreve Eliseu Wisniewski, presbítero da Congregação da Missão (padres vicentinos) Província do Sul e mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), ao comentar o livro Santidade Redentorista: Santos, Beatos, Veneráveis e Servos de Deus Redentoristas [1].

Acesse o link abaixo para conhecer mais sobre esta obra tão importante para todo Redentorista




JUBILEU DE OURO DE SACERDÓCIO 

PADRE JOSÉ MARQUES DIAS, CSSR

CONVITE


Clique abaixo para acessar o Informativo da Vice-Província da Bahia - AXÉ de outubro de 2021


Baixe o PDF da Circular 2.21 abaixo e fique por dentro das últimas novidades da Província de São Paulo


Os missionários da Baviera: de Altötting para Aparecida

Escrito por Redentoristas

09 OUT 2019 - 10H30 (Atualizada em 21 OUT 2021 - 11H16)

Os primeiros redentoristas que formaram comunidade no Estado de São Paulo vieram da Baviera, na Alemanha. O grupo era formado por 13 membros e tinha duplo destino: parte iria para Aparecida e parte para Goiás.


Os pioneiros alemães aportaram no Rio de Janeiro no dia 21 de outubro de 1894. Ficaram até o dia 24 na cidade, e depois tomaram o trem rumo a São Paulo.

Vieram a pedido do bispo de Goiás, Dom Eduardo Duarte da Silva, e do bispo coadjutor de São Paulo, Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti. Entretanto, não se aventuravam em terras brasileiras apenas por intrepidez missionária mas também, respondendo criativamente às dificuldades vividas em sua terra natal, como nos narra o primeiro cronista de Aparecida, Pe. Lourenço Gahr em outubro de 1894:

"Como nossa volta para a Baviera se prolongasse de ano para ano, nasceu o desejo de um campo de trabalho mais apropriado de uma missão no estrangeiro. Esta aspiração foi levada para o novo Superior Geral, Pe. Matias Raus, durante o Capítulo Geral de 1894, que aprovou com muita alegria" (cf. BRUSTOLONI, J. J. Vol. 1. 1997, p. 69).

Os missionários bávaros iniciaram seus trabalhos em Aparecida no dia 28 de outubro de 1894 e em 12 de dezembro de 1894, em Campininhas, Goiás.

Entretanto, como era a vida e a atividade apostólica dos Missionários Redentoristas na Baviera? É justamente isto que iremos contar daqui para a frente! Uma reflexão bastante interessante diante da celebração do Jubileu dos 125 anos da chegada dos pioneiros alemães a Aparecida.


Pioneiros alemães e o Santuário de Altötting, na Baviera.


Até meados do século XIX a Congregação Redentorista, por questões políticas, estava organizada em apenas três departamentos, as casas do Reino de Nápoles (sul da Itália), a casa nos Estados Pontifícios (norte da Itália) e as casas fora da Itália na Europa central (parcela da Congregação conhecida como transalpina), decorrentes da tenaz insistência de São Clemente de implantar a Congregação para além dos Alpes.

:: Dez fatos interessantes sobre São Clemente Hofbauer

A situação mudou em 02 de julho de 1841, quando o Papa Gregório XVI dividiu a Congregação em províncias. Àquela época, em seis:

1) Romana: com as casas dos Estados Pontifícios;
2) Napolitana: casas do Reino de Nápoles até o Farol de Messina;
3) Siciliana: abrangendo as casas além do Farol de Messina;
4) Austríaca: casas da Áustria inferior, da Estíria, do Tirol, da Baviera, dos Estados Unidos e do ducado de Módena;
5) Belga: casas da Bélgica e da Holanda;
6) Helvética: casas da Suíça, da Alsácia e da Lorena (cf. MICHELOTTO, J. B. 1982, p. 77).

A organização da Congregação em províncias é de suma importância para a compreensão do seu rápido desenvolvimento mundial no século XIX. A Província da Áustria foi a responsável pela missão na Baviera, chamado à época como coração católico da Alemanha. Todavia, este não foi o primeiro contato dos austríacos com Altötting, pois, em 1826, um grupo de missionários redentoristas austríacos passou por lá a caminho de Lisboa, a fim de iniciarem a nova fundação de Portugal (cf. BRUSTOLONI, J. J. Vol. 1. 1997, p. 50).

:: Semelhanças entre a Virgem de Altötting e Nossa Senhora Aparecida

O santuário mariano de Altötting foi o início da presença redentorista na Baviera. O grupo inicial enviado de Viena era composto por sete padres e quatro irmãos, sendo que o Pe. Francisco Ritter von Bruckmann fora nomeado como superior da missão. A nova fundação teve início canônico em 18 de abril de 1841.

A 21 de abril os missionários iniciaram suas atividades recebendo a primeira grande romaria, e a 25 do mesmo mês, Padre Bruckmann fazia o primeiro grande sermão aos peregrinos. O trabalho no confessionário era intenso: pela manhã, das 5:00 às 12:00 horas; e à tarde, das 14:30 às 19:00 horas. A práxis do sacramento da penitência exercida pelos missionários austríacos era bem diferente daquela à qual os bávaros estavam acostumados. Os indiferentes e relaxados não apreciaram a pastoral mais rigorosa dos missionários austríacos" (cf. BRUSTOLONI, J. J. Vol. 1. 1997, p. 51).

Além das atividades próprias do Santuário, os redentoristas na Baviera começaram a alcançar outros terrenos com a pregação de missões populares, embora limitadas pela política regalista, fundação de associações religiosas para leigos, promoção de encontros para casais e jovens e pregação de retiros para clérigos e leigos.

Leia MaisSemelhanças entre as imagens de Aparecida e de AltöttingCom a expulsão dos redentoristas da Áustria em 1848, por conta das revoluções liberais, a missão na Baviera cresceu em número de vocações e também se expandiu para outras casas além de Altötting. Assim, em 10 de janeiro de 1853 a missão bávara foi elevada a Província da Alemanha Superior, com a sede provincial em Altötting até o ano de 1862.

A situação política na Baviera não era das mais favoráveis às congregações religiosas a partir da segunda metade do século XIX. Movidos por um exagerado nacionalismo, com ideias liberais e anticlericais os políticos viam nas congregações internacionais um perigo para a soberania da nação. Os reinos independentes aos poucos foram sendo anexados ao recém-criado Império alemão, encabeçado pelo chanceler Oto von Bismarck, em 1871; foi o caso do Reino da Baviera.

A perseguição aos redentoristas alcançou o auge em 1873, com o decreto de expulsão. A 10 de julho um decreto do governo bávaro suprimia os conventos e banias os redentoristas, sendo que teria execução até o dia 01 de novembro de 1873. Assim, dentro deste prazo, o decreto proibia aos padres toda atividade pastoral em igrejas e em escolas, não admitia a vida comunitária, mesmo que no mínimo de dois padres. Os irmãos não foram atingidos pelo decreto, fato que garantiu ao menos a posse de algumas casas no território quando o iminente exílio iniciasse aos padres (cf. BRUSTOLONI, J. J. Vol. 1. 1997, pp. 56-57).

O exílio foi terrível para a Província Bávara: alguns padres foram as províncias belga e holandesa, ou se mantiveram na Alemanha, mas, como padres seculares. No tocante ao futuro provincial, porém, parece ter sido mais acertada a decisão de permanecerem na fronteira austríaca, trabalhando em santuários; fato que gerou grande experiência no quotidiano do santuário e no trato com os romeiros.

Embora o número de confrades não tenha decrescido acentuadamente, as atividades pastorais foram drasticamente afetadas: aos poucos a missões tiveram que cessar e, mesmo com o retorno clandestino para as fundações que ainda estavam sob posse redentorista, as atividades resumiam-se, em 1892, a pregar retiros, confessar religiosas e auxiliar os párocos (seculares).

O término do exílio deu-se efetivamente em 19 de agosto de 1894, data em que foi publicado o decreto do Parlamento de Munique que removia o banimento dos redentoristas. "Dos 72 padres exilados em 1873, sobreviveram ainda 34, aos quais se juntaram mais 5 padres novos [...] a Província possuía 39 padres, 40 irmãos leigo professos, 18 irmãos leigos noviços, 12 clérigos professos, 13 noviços coristas" (cf. BRUSTOLONI, J. J. Vol. 1. 1997, p. 61).

Durante o período de reconstrução da Província Bávara, seguramente houve o desejo de retomar as atividades pastorais de Altötting, contudo, houve um imbróglio com os capuchinhos, administradores do Santuário desde a expulsão dos redentoristas em 1873, ou seja, não quiseram sair e, com isso, os redentoristas jamais voltaram para Altötting. Todavia, a Virgem Negra de Altötting não sairia definitivamente da vida dos redentoristas, pois, chegados em Aparecida, certamente puderam reconhecer que a Santa Mãe de Deus acompanhava seus passos na nova terra de missão.

Pe. Bruno Alves Coelho, C.Ss.R.Província do Rio


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022

Pela segunda vez em modalidade virtual, o Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu de 1º a 3 de setembro de 2021 o Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade (CF) 2022. A CF do próximo ano tem como tema: "Fraternidade e Educação" e como lema: "Fala com sabedoria, ensina com amor", (Pr 31,26). 

PRIMEIRO DIA

SEGUNDO DIA

TERCEIRO DIA


À BEIRA DE UM POÇO EM DIÁLOGO DE AMOR REVELADOR,

(Quem mata sede aqui SOU EU)

II ENESER VIRTUAL - ENCONTRO NACIONAL DOS EX-SEMINARISTAS REDENTORISTAS DO BRASIL


Falo a partir de João, sobre a "conversa de Jesus à beira do poço, sinalizando o que declara[np1] [np2] a comunidade joanina no Prólogo acerca de QUEM É JESUS (identidade). Responder a conjuntura do seu tempo com os problemas entre os grupos variados de seguidores, sobretudo, dos samaritanos que tinham rixas políticas, sobretudo referente a religião judaica praticada sob a liderança de Jerusalém, muito apegada ao templo e em demasia escravos da Lei miúda em contradição à liberdade de Jesus.

O bonito é que nessas comunidades Nossa Senhora era presença forte e testemunhal, embora silencioso e muito firme no testemunho do Ressuscitado e Crucificado.

INTENÇÕES DESSA FALA:

  • Ser simples instrumento de inspiração, levar a intimidade com Jesus, aprofundar nosso diálogo interior com ele e lidar com os conflitos atuais, referenciando-nos no Mistério do Amor Revelado.
  • Ser bem conscientes de que Deus é insondável, e com o jeito de viver da comunidade Joanina do discípulo amado que redigiu o 4º Evangelho, podemos conhecê-lo mais. O testemunho de João sobre Jesus fica numa linguagem de sinais para identificá-Lo e nos discursos que Jesus faz. (No rastro do Êxodo - diálogo com Moisés - a sarça ardente" - EU SOU QUEM FALA CONTIGO - " EU vi, ouvi o clamor do povo e desci para libertá-lo".

Como num teatro, o PRIMEIRO ATO TRAZ O CENÁRIO que vai explicando o PRÓLOGO, que parece transcendente demais.

Resumo episódico em movimento e geografia :

a) Jesus chega a Samaria (Sicar), vindo da Judeia a caminho da Galileia para fugir da fama de milagreiro. Um poço histórico, segundo o Gn, onde os hebreus colocaram os ossos de José. Jesus cansado da caminhada sentou-se à beira do poço. Era meio-dia com sol forte.

Os Interlocutores: Jesus e uma mulher encontra-se com Ele, quando ela veio buscar água. Jesus pede água. Os discípulos estavam ausentes. "DAI-ME DE BEBER - TENHO SEDE". No alto da Cruz, momento da Glória, fica para sempre esse pedido de Jesus.

Na mística joanina o pedido de Jesus, é todo de uma súplica de um homem carente de afeto: TENHO SEDE DO AMOR DE VOCÊS.

Jesus, segundo os estudos da espiritualidade Joanina e da realidade gnóstica e grega da época, o PRÓLOGO vai, ao longo do seu Evangelho, tornando-se mais facilmente decifrável e entendido.

Vocês já devem ter achado estranho vendo a diferença de João em comparação com os sinóticos.

O Prólogo, é aparentemente muito filosófico e enigmático à primeira vista e contato e sem contexto.

  • À BEIRA DO POÇO - Ao "dar-me de beber pedido por Jesus", a mulher não responde, mas admira o atrevimento que teve Jesus na sua simplicidade de puxar conversa com uma mulher, que ainda era uma samaritana rejeitada.
  • No discurso de Jesus: "Se conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede água de beber, serias tu que lhe pedirias, e Ele te daria água viva".

Samaritana retruca: Jo.4, 1 e 12.

"Como é que tu, sendo judeu, pedes água a mim que sou Samaritana?

... e aí segue o diálogo

A mulher, então fez a Jesus seu pedido: Jo.4. 15

"Senhor, dá-me desta água para que eu não tenha mais sede"... e não tenha que ir por aí buscar

SINAIS QUE CAPTAMOS DO DISCURSO DE JESUS:

  • O DOM DE DEUS É JESUS MESMO, HUMANO E CANSADO: "Se conhecesses do DOM de Deus, que EU SOU".
  • JOÃO É ESTUDADO COMO O EVANGELHO DOS SINAIS.

Pergunta-se: Por que não encontramos n 4º Evangelho de João e de sua Comunidade o registro do termo grego para identificar milagres? PORQUE NÃO FALA DE MILAGRES? Vocês sabem que depois do Prólogo, antes do Epílogo (final) situam-se o Livro dos Sinais e o Livro da Hora (Despedida com a entrega do mandamento e a Ressurreição).

Por que SINAIS??? ... o primeiro sendo o das Bodas de Cana, tratando de ÁGUA E DE VINHO

  • Sabemos que as comunidades joaninas estavam mais distantes do testemunho inaugural após a Ressurreição, daquele vigor inicial. A espera e a perseguição se intensificavam, as dúvidas apareciam, o gnosticismo e os movimentos libertários politicamente reapareciam.
  • Para os redatores do 4º Evangelho MILAGRES, TEMPLOS E ACADEMIAS DE SABER poluíam a ÁGUA VIVA da fé em Jesus que estavam em voga se misturando na experiencia dos seguidores de Jesus.
  • Acontecia uma certa adesão das culturas da época, sobretudo a grega. MILAGRES ACONTECEM PARA TODO O LADO E HAVIA MUITA FÉ SE CONFUNDINDO COM A FÉ NA PESSOA DE JESUS.

4. Os TEMPLOS PAGÃOS E OS GRUPOS GNÓSTICOS PENETRAVAM NO JEITO DE SEGUIR O CAMINHO DE JESUS.

Em contraponto a esse contexto cultural:

  • João vê que milagres acontecem em nomes de deuses, um estilo de mágica e ilusionismo e de seitas várias, que devem ser recusadas.
  • João vê que os templos se enchem e se maculam com a exploração. João vê que milagres não servem e não convencem mais.
  • Nos sinóticos fala-se de milagres, mas João sai fora dessa forma de falar. ELEGE A LINGUAGEM DOS SINAIS POIS NÃO PROVAM, e até podem fazer lavagem cerebral.
  • OS SINAIS APROVAM O QUE O CORAÇÃO ADERE. Em vez de TEMPLO é a CASA, em vez de milagre são os SINAIS que mostram quem é JESUS. "EGO EIMI".

E daí, Jesus vai mostrando sua identidade ao longo do Evangelho de João... EU SOU

A Vida (14,6) - A Luz (8,12) - O Pastor (10,11) - O Filho (10,36) - A Videira (15,1) - A Verdade (14,5) - O Pão (6,35)

O Servidor (13,12) - O Mestre (13,14) - A Ressurreição (11,25)

A Vida (14,5) - O Caminho (14,5) - A Porta (10,7) - O Pastor (10,2)

VOLTEMOS À Samaritana, nosso FOCO DE SINAL aqui nessa reflexão:

  • Jesus é o maior sinal de Israel que inclui a todos, inclusive aos distantes para desfrutar a Copiosa Redenção. Vai ter água viva para todos que se sentarem a beira do "poço", ou seja, que se encontrarem com Jesus.
  • Do DIÁLOGO à BEIRA DO POÇO:

Jesus- Eu te conheço, acredite em mim

Mulher: Vejo que és um profeta

Jesus: Tuas buscas da felicidade acabam sempre em Jesus (5 maridos)

Jesus: Está chegando a hora

NOSSA HORA

NOSSO TEMPO DE VIDA PRESENTE COMO UNESER QUE VEM COM A SOMA DA GRAÇA NA NOSSA HISTÓRIA DESDE O SEMINÁRIO:

- A HORA CHEGOU - NOSSA HORA - NOSSO TEMPO - O TESTAMENTO DELE E O NOSSO TESTEMUNHO.

Jesus à Samaritana ainda:

- A Adoração em Espírito e Verdade agora, será possível através de mim que me dou a conhecer a ti e a revelar que essa adoração acontece fora do Templo ou da montanha - Jo. 22

Mulher: Sei que vai chegar o Messias

-Jesus: SOU EU QUE ESTOU FALANDO CONTIGO = Jo.4,26 - aquele que tanto buscas e todo Israel esperava.

DO DIÁLOGO E DA SITUAÇÃO, PODEMOS EXTRAIR MUITA REFLEXÃO:

O Diálogo com a Samaritana nos dá muitos SINAIS. Volto ao que já conversamos em outra Live de março, através do POÇO DE JACÓ no contexto do encontro revelador de Jesus.

- Estar à beira do poço sentado ao lado de Jesus OU

- Dar-se a chance com esse sinal para viver a intimidade em nosso dia a dia, oração interior em algum momento do ia, para reforçar o do dia.

- Estar unido à Igreja que se senta à beirada do poço e fecha o cerco, faz o círculo, e vai se apertando e alargando-o para que todos se sentem. JESUS, ÁGUA VIVA, ali para nos matar a sede.

- E o poço vira mesa, onde todos sentados mataremos a sede e a fome. Eu SOU O PÃO DA VIDA. E nós propomos a Vida do Reino que é fraternidade, justiça, inclusão e bondade sempre, COMUNHÃO E UNIDADE.

- Do poço, à mando de Jesus lavaremos os pés uns dos outros - Eu sou o SERVIDOR E VOCÊS AMIGOS À SERVIÇO dos irmãos, a partir dali.

- "Era meio dia" - EU SOU A LUZ DO MUNDO, clarão que rompeu às trevas, embora as sombras de nossas fraquezas.

Aí temos que nos virar para Ele. Ajeitar-nos para pegar a luz e retomar mais decidido ao clarão do caminho e seguir - EU SOU CAMINHO.

"Tirar água" - nós somos os abastecedores da COPIOSA DA REDENÇÃO. As águas do Templo não serão as águas da purificação que estavam nas talhas.

- O templo nem será o de pedra. A GRAÇA que inundará a terra e a tornará fértil, será do Coração do Mestre, adorado em espírito e verdade em todos os cantos do mundo.

AGORA NÓS COMO IGREJA - COMO LEIGOS, MSSIONÁRIOS E DISCIPULOS DE JESUS- NAS PEGADAS DE SANTO AFONSO E DA BEATA CELESTE CROSTAROSA - O QUE FAREMOS nacionalmente e em cada Regional?

RESPOSTAS POSSÍVEIS: É para apoiar e empreender atividades pessoais ou comunitária como as MISSÕES LEIGAS VIRTUAIS QUE QUEREMOS COMO CHAPA SÃO CLEMENTE muito possível de acontecer.

Preservar a UNIDADE DE NOSSA EXPERIENCIA DE FÉ, desde nossas famílias, passando pelos seminários e prosseguindo até agora.

RESPEITAR AS TRILHAS QUE CADA UM TOMOU NA VIDA para seguir o CAMINHO, como discípulo e missionário, sem perder o amor às vítimas como viveu Jesus para anunciar como fez, usando da profecia de Isaías.

ISAÍAS e LUCAS 4, 18-19, mais do que nos lembram já nos marcaram:

"O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM, PORQUE ELE ME CONSAGROU COM UNÇÃO PARA ANUNCIAR A BOA NOTÍCIA AOS POBRES; ENVIOU-ME PARA PROCLAMAR A LIBERTAÇÃO AOS PRESOS E AOS CEGOS A RECUPERAÇÃO DA VISTA; PARA LIBERTAR OS OPRIMIDOS E PARA PROCLAMAR O ANO DE GRAÇA DO SENHOR".

Manaus, 24 de julho de 2021.

Nelson Peixoto

[np1]

[np2]


Conheça um pouco sobre os Leigos Redentoristas da Província do Rio

Acesse o link abaixo

https://www.provinciadorio.org.br/leigos/exibir/11/Missionarios-Leigos




CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2021

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, nesta terça-feira, 9 de fevereiro, uma nota na qual esclarece pontos referentes à realização da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, cujo tema é: "Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor" e o lema: "Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade", (Ef 2,14a).

O documento reafirma a Campanha da Fraternidade como uma marca e, ao mesmo tempo, uma riqueza da Igreja no Brasil que deve ser cuidada e melhorada sempre mais por meio do diálogo. Iluminado pela Encíclica Ut Unum Sint, de 1999, do Papa São João Paulo II, o texto aponta também ser necessário cuidar da causa ecumênica.

Sobre o texto-base da CFE deste ano, os bispos afirmam que a publicação seguiu a estrutura de pensamento e trabalho do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), conselho responsável pela preparação e coordenação da campanha da fraternidade em seu formato ecumênico. "Não se trata, portanto, de um texto ao estilo do que ocorreria caso fosse preparado apenas pela comissão da CNBB", aponta a Nota.

No documento, a presidência da CNBB reafirma que a Igreja Católica tem sua doutrina estabelecida a respeito das questões de gênero e se mantém fiel a ela. "A doutrina católica sobre as questões de gênero afirma que 'gênero é a dimensão transcendente da sexualidade humana, compatível com todos os níveis da pessoa humana, entre os quais o corpo, a mente, o espírito, a alma. O gênero é, portanto, maleável sujeito a influências internas e externas à pessoa humana, mas deve obedecer a ordem natural já predisposta pelo corpo" (Pontifício Conselho para a Família, Lexicon - Termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas., pág. 673).

A nota informa que os recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) seguem rigorosa orientação, obedecendo não apenas a legislação civil vigente para o assunto, mas também a preocupação quanto à identidade dos projetos atendidos. "Os recursos só serão aplicados em situações que não agridam os princípios defendidos pela Igreja Católica", reforça a nota.

A presidência da CNBB afirma, no parágrafo final, que apesar de nem sempre ser fácil cuidar das dificuldades levantadas pela realização de uma Campanha da Fraternidade e da caminhada ecumênica e de muitos outros aspectos da ação evangelizadora da Igreja, nem por isso se deve desanimar e romper a comunhão, o que segundo os bispos é uma das maiores marcas dos cristãos. "Não desanimemos. Não desistamos. Unamo-nos", exorta a presidência da CNBB



Entenda a reestruturação redentorista

Em todo o mundo, a Congregação do Santíssimo Redentor passa por um processo de mudança significativa em sua organização, para poder continuar realizando sua missão na Igreja e no mundo. 

Assista ao vídeo e veja o que fala sobre esta realidade o superior da Província de São Paulo, padre Marlos Aurélio da Silva.

Acesse: https://www.a12.com/redentoristas/entenda-a-reestruturacao-redentorista-02-08-2019-09-58-26


Les presentamos al Hermano Valdir, Redentorista Indígena.

July 24, 20190186

(Manaus, Brasil) - Religioso, Misionario redentorista e indígena, con gran orgullo. Este es el hermano Valdir Santos de la Viceprovincia de Manaus. El joven de 27 años nació en São Gabriel da Cachoeira, una ciudad ubicada en el noroeste del estado de Amazonas, cerca de la frontera con Colombia.

Valdir con la hermana Eliana Cruz en Manaus

Valdir es de origen indígena, su familia es descendiente del pueblo Dessana, una tribu que habita en la región del Alto Río Negro. Desde 2010, el joven vive en Manaus. Inicialmente, ingresó al seminario diocesano, pero eligió la vida del Redentorista y hoy es un juniorista de la Congregación del Santísimo Redentor y está en el último año del curso de teología.

"Soy un indígena. Incluso ante esta realidad, abrazé, libremente, mi vocación. Mi familia hoy también me acoge como lo hice con la vida religiosa. Es un privilegio para mi pueblo tener un religioso de esta comunidad, es una gran alegría saber que nosotros también, como indígenas, podemos contribuir a la Iglesia", dice el Misionero Redentorista.

Junto con el hermano Sandro Duda, dirige las actividades de la Juventud Misionera Redentorista (JUMIRE) en la unidad de Manaus. Los dos asistieron al Congreso de Liderazgo JUMIRE, celebrado en la capital amazónica. Para Valdir, este fue un momento importante de fraternización e interacción entre los jóvenes, donde también pudo presentar algo de su cultura.

(www.a12.com)


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019

FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS

Lema: "Serás libertado pelo Direito e pela Justiça" - (Is 1.27)



Nova coordenação da URB - União dos Redentoristas do Brasil

A nova coordenação da URB foi composta da seguinte forma: 

Presidente: Pe. Roque Silva Alves CSsR (BA), 

Vice-presidente: Pe. Nelson Antônio Linhares CSsR (RJ, MG e ES)  

Secretário: André Ricardo de Melo CSsR (GO). 

Os referenciais dos secretariados e das comissões, também foram definidos: Secretariado de Interprovincial de Formação: Pe. André Ricardo de Melo CSsR (GO); 

Secretariado de Interprovincial de Espiritualidade Redentorista (SIER): Pe. Edézio Borges CSsR (RS); 

Comissão da Juventude: Pe. Nelson Antônio Linhares CSsR, (RJ, MG e ES); 

Comissão dos Irmãos: Pe. Edilei Rosa CSsR (CG); 

Comissão dos Santuários e Perpétuo Socorro: Pe. Marlos Aurélio da Silva CSsR (SP); 

Comissão das Mídias e Justiça e Paz: Pe. Antônio Júlio Ferreira CSsR (FO); 

Comissão dos Leigos/Oblatos e Ex-seminariastas: Pe. Amarildo Luciano CSsR (AM); 

Comissão das Missões: Pe. Luiz Vieira CSsR (RE). 



A12 entrevista biblista Frei Carlos Mesters

O A12 conversa com um dos maiores biblistas do país, Frei Carlos Mesters. Ele é autor de três publicações recentes pela Editora Santuário, em parceria com outro biblista, Francisco Ourofino.

No bate-papo, Mesters explica um pouco do conteúdo dos três livros: "Gente como nós - os santos e as santas da bíblia para todos os dias do ano", "O credo - 12 artigos da nossa fé" e " Encontros de Maria com o povo de sua terra - 31 encontros de Maria, a mãe de Jesus".

Ele também conversa um pouco sobre como incentivar a leitura da bíblia e refletir a Palavra em círculos bíblicos.


Jornalista do A12, Eduardo Gois, 



Redentoristas de São Paulo têm novo governo provincial para 2019 e 2022 

Os Redentoristas de São Paulo contam com um novo Governo Provincial a partir do próximo dia 10 de fevereiro. A posse ocorre na missa das 18h, no Santuário Nacional de Aparecida.

Com toda a Província e pedindo as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, os próximos responsáveis pela condução da Unidade Redentorista de São Paulo irão atuar para o Quatriênio 2019 - 2022.

Padre Marlos Aurélio da Silva assume o governo diante da novidade da reestruturação de toda a Congregação Redentorista no mundo. O desafio, no entanto, é algo que o novo superior provincial acredita ser a oportunidade para um "novo tempo" na vida missionária e religiosa dos discípulos de Santo Afonso.

"A Reestruturação não significa o fim da Congregação. Mas é o início de um novo tempo! Hoje, estamos tendo a oportunidade de ser ainda mais missionários do que era possível em um passado recente. O vigor e a ousadia das origens estão sendo repropostos a todos nós! Se toda a Igreja é convocada pelo papa Francisco a estar em saída, para a Congregação trata-se de algo próprio de sua índole, pois ela é primordialmente missionária".

Padre Marlos já estava atuando junto ao governo anterior como conselheiro. Além dele, assume a direção da província padre Fábio Evaristo que também era conselheiro na gestão anterior e agora assume como Vigário Provincial, e os padres Anísio Tavares, Herivelto Pereira e Pedro Paulo Dal Bó como conselheiros.

Com a eleição do novo superior, em 18 de setembro de 2018, e após a composição dos conselheiros, o grupo visitou as 23 comunidades religiosas da Unidade de São Paulo. A visita motivada pelo diálogo com cada comunidade serve para manifestar a proximidade e ouvir as expectativas dos religiosos diante do Novo Quatriênio.

"Esse contato permitiu que a gente entrasse em diálogo para ouvir cada redentorista padre e irmão nas suas aspirações. Foi um momento para poder discernir o que é mais viável em vista do próximo Quatriênio. Eu e padre Fábio já acompanhávamos o governo anterior, mas é sempre uma oportunidade a mais para entrar em contato com realidades pessoais e pastorais das nossas comunidades, o que também contribuiu na composição dos membros das casas a partir deste ano", disse ao A12.

Padre Marlos é padre há 17 anos e possui mestrado e doutorado em Teologia Sistemática. Durante os últimos 12 anos, foi professor universitário no Itesp em São Paulo. Recentemente, lançou pela Editora Santuário o livro "Bispos do Brasil: promotores da participação dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade", fruto de sua tese de doutorado.

Diante do novo compromisso, o Missionário Redentorista reforça a missão principal da congregação. "Continuemos unidos no mesmo ideal de servir ao Reino com alegria e gratuidade. Juntos somos mais e melhores! E jamais deixemos de manifestar nossa predileção pelos pobres e mais abandonados. Eles têm o direito de receber o anúncio da Copiosa Redenção dos nossos lábios e a partir do nosso testemunho", frisa.

O superior provincial deixa ainda uma mensagem aos leigos colaboradores junto à missão redentorista.

"Nós Redentoristas somos um grupo significativo e expressivo, mas sem a parceria dos leigos não conseguiríamos realizar o grande trabalho que realizamos. Queremos continuar somando esforços para nos dedicar cada vez mais a nossa missão. Cada batizado leigo e leiga tem sua participação da vida eclesial e por isso, são chamados a pensar a sua vocação e missão na sociedade. Este é um grande desafio que temos, o de homens e mulheres de fé que possam testemunhar para o mundo e para a sociedade civil, o seu compromisso com o Evangelho. Que cada leigo e leiga possa redescobrir o seu lugar na sociedade e naquilo que o Papa Francisco insiste de uma Igreja em saída", assinala.

Outro momento que marca a Unidade de São Paulo é a posse do novo reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Carlos Eduardo Catalfo, no próximo dia 27 de janeiro, na missa das 18h, transmitida pela TV Aparecida.

O governo provincial tomou posse canônica no último dia 05 de janeiro, na festa de São João Nepomuceno Neumann, na Comunidade Redentorista Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano em São Paulo, sede provincial. A partir disso, o governo pode manifestar os atos administrativos inerentes à nova missão.

Fonte: www.a12.com




NOMEADO NOVO BISPO DE TEÓFILO OTONI - MG

Dom Messias dos Reis Silveira

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 14, a decisão do papa Francisco em nomear para a vacante diocese de Teófilo Otoni (MG), dom Messias dos Reis Silveira, transferindo-o da sede episcopal de Uruaçu (GO). A notícia foi publicada no jornal L'Osservatore Romano, às 12 horas de Roma.

Dom Messias dos Reis Silveira nasceu em 25 de dezembro de 1958 em Passos, Guaxupé, no estado de Minas Gerais. Realizou seus estudos filosóficos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e os estudos teológicos no Centro de Estudo da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Foi ordenado sacerdote em 11 de agosto de 1992, e foi pároco da catedral "Nossa Senhora das Dores", na diocese de Guaxupé.

Foi o primeiro diretor pedagógico e formador do Seminário São José, do qual foi reitor. Também foi reitor da Casa de Formação Presbiteral "Nossa Senhora das Dores"; membro do Conselho Presbiteral; membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Formação Presbiteral.

Dom Messias dos Reis Silveira foi nomeado pelo papa Bento XVI para a diocese de Uruaçu (GO) em 2007, sucedendo a dom José da Silva Chaves cuja renúncia ao governo pastoral da diocese foi aceita por limite de idade. No regional Centro-Oeste da CNBB, além de ser presidente ofereceu sua contribuição como bispo referencial da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e, atualmente, é bispo referencial da Comunicação.

Agora, com a nova missão assumirá a diocese de Teófilo Otoni (MG), até então vacante desde a saída de dom Aloísio Jorge Pena Vitral, em 2017.

Uneser