MURAL
ANIVERSÁRIO DA CONGREGAÇÃO REDENTORISTA
Tríduo Preparatório (Primeiro Dia)
Pe. José Inácio de Medeiros, CSsR
Os missionários Redentoristas do mundo inteiro, e com eles toda a Igreja, estão se preparando para celebrar mais um aniversário desta querida Congregação Religiosa. No próximo dia 9 de novembro ela completará 292 anos de fundação.
Tudo começou com o sonho do jovem advogado Afonso Maria de Ligório, que soube ver como sinais de Deus as urgentes necessidades pastorais e espirituais do povo pobre e simples, hoje chamado de cabreiro, que vivia nas altas montanhas de Scala, região sul da Itália e também nas periferias da grande cidade.
Aos poucos seu sonho foi se concretizando e ganhando eco e força no mundo inteiro.
Com esse tríduo que hoje começamos, queremos nos preparar juntos para celebrar bem esta data tão especial que neste ano ganha um sentido especial porque no dia 09 de novembro de 2023 também aconteceu a criação da Província Nossa Senhora Aparecida, integrando as antigas províncias de São Paulo e do Rio de Janeiro e ainda a Vice-Província da Bahia.
Louvamos e agradecemos a Deus pelo primeiro ano de caminhada de nossa nova província
Santo Afonso Maria de Ligório seguindo Jesus Cristo Redentor fez de sua vida e de sua vocação um caminho para se encontrar com os pobres e mais abandonados ficando com eles para sempre. Hoje, como ontem, são muitos os que sentem o fascínio do Evangelho e o "chamado do pobre em um mundo ferido", deixando tudo para traz e iniciando esse caminho de Jesus, de Afonso de Ligório e de tantos que nos precederam. São padres, irmãos e leigos que formam a alegre família redentorista porque continuam acreditando na utopia de Santo Afonso e de seus primeiros companheiros.
O chamado de hoje nos faz ser "Missionários da Esperança, continuando os passos do Santíssimo Redentor"!
Pedimos ao Senhor que nos fortaleça e nos abençoe, orando para que continue nos dando mais consagrados e leigos que possam alegremente proclamar a "Redenção abundante" em nosso país e fora dele. Quem reza conosco hoje é...
Oração pela Congregação Redentorista - Senhor, guiai os Missionários Redentoristas que anunciam a Copiosa Redenção, favorecendo-os em seus diversos trabalhos apostólicos. Abençoai especialmente os que se encontram em idade avançada e os doentes, para que sua presença seja sinal de salvação entre os povos. Vos pedimos pelas comunidades apostólicas, para que se empenhem no seguimento do mandato da Igreja, ouvindo e sendo fieis à vontade do Espírito Santo e assim tornem-se presença viva e atuante de vossa redenção entre os povos e nações.
Iluminai a família redentorista que tem a missão de continuar o anúncio salvífico de vossa palavra aos povos, para que renovem constantemente o ardor missionário e tenham a coragem de sair das margens, para ser fermento na massa, de maneira que possam compreender e respeitar as diversas culturas. Que possam acolher sem reserva todas as disposições da providência e assim sejam promotores da paz, da justiça e da fraternidade, sobretudo em meio aos abandonados. Amém.
Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai...Todas as reações:4646
O que é ser Oblato Redentorista?
Títulos são entregues para pessoas cristãs, católicas, que buscam com sinceridade e honestidade viver a sua fé, de acordo com a espiritualidade redentorista
Fonte: Portal A12
Setembro/2024
ORAR COM O REDENTOR
A espiritualidade da encarnação e o testemunho da Beata Maria Celeste Crostarosa (1696-1755)
1- SAUDAÇÃO / ACOLHIDA
D.: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
T.: Amém.
D.: Que o amor do Pai, a disponibilidade do Filho e a comunhão do Espírito Santo iluminem nossos corações e nos motive ao seguimento do Cristo Redentor.
T.: Bendito seja a Trindade Santa, que nos reúne em comunidade, rumo a santidade.
2- CANTO INICIAL:
No presépio pequenino. Deus é hoje nosso irmão. E nos dá Seu corpo e sangue nesta santa
comunhão.
Para os homens que andavam nas trevas. Lá do céu resplandece uma luz. Hoje Deus
visitou nossa terra. E nos deu o seu filho Jesus.
Duma flor germinada na terra. Fecundada por sopro de Deus. Hoje um novo começo
desponta. E se abraçam a terra e os céus.
3- A ESPIRITUALIDADE DA ENCARNAÇÃO
Dir.: Quando falamos em encarnação, logo nos vem à mente o movimento que a Segunda pessoa da Santíssima Trindade – Jesus, realizou ao sair do seio divino e vir a nossa história, participar da caminhada humana e partilhar de nossa frágil existência:
T.: "A Encarnação é a etapa densa da revelação, quando a 'palavra' se faz 'carne' e 'fermento' no mundo (Santo Atanásio).
Leitor 1: "Em nossa tradição redentorista, a encarnação é a consciência de que o Filho de Deus veio ao mundo por amor e para conquistar o amor dos seres humanos. Este princípio, que precede a ideia de que a encarnação restabelece a ordem rompida pelo pecado, é claro na espiritualidade de Celeste Crostarosa e na de Santo Afonso" (LONDOÑO, 2012).
T.: "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade. Glória a divina Misericórdia, que, em vez de castigar aos homens rebeldes, fez o próprio Deus tomar o castigo sobre si, e assim os salvou" (Santo Afonso – Obras Ascéticas).
Leitor 2: "O mistério da encarnação e a espiritualidade que dela derivam, levam o redentorista a expressar sua vida e sua missão a partir da perspectiva do Deus que ama os seres humanos. A Copiosa Redenção que anuncia não é cobrança de contas, mas a expressão sublime do amor oblativo de Deus, feito realidade no dom do Filho. Esse amor abarca toda a humanidade e toda a criação" (LONDOÑO, 2012).
T.: Que graças devemos dar a Deus por nos haver feito nascer depois de já realizada a
grande obra da Redenção humana. É isso que quer dizer a palavra – na plenitude dos
tempos" (Santo Afonso – Obras Ascéticas).
4- PALAVRA DE DEUS – Jo 1, 1-14.16-18 Aclamação ao Evangelho (No princípio era a palavra. E a Palavra se encarnou. E nós vimos sua glória. Seu amor nos libertou. Aleluia. Aleluia. Aleluia. Aleluia)! Do Evangelho de São João "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus. Ela estava no princípio com Deus, e a Palavra era Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo o que foi feito. Nela havia vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não a dominaram. Houve um homem, enviado por Deus, chamado João. Este veio com testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos viessem a crer por meio dele. Não era a luz, mas devia dar testemunho da luz. Ela era luz verdadeira, que, vindo ao mundo, a todos ilumina. Estava no mundo, e o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a conheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não a receberam. A quantos, porém, a receberam, deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus: os que creem em seu nome, que foram gerados não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós, e nós contemplamos a sua glória, glória como do Unigênito do Pai, cheio da graça e de verdade. De sua plenitude todos nós recebemos, e graça sobre graça, pois a Lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. A Deus, ninguém jamais viu. O Deus Unigênito, que está no seio do Pai, foi quem o revelou". Palavra da Salvação. (Tempo de silêncio. Deus se fez humano, armou sua tenda entre nós. Ele é Deus Conosco).
5- PALAVRA DA IGREJA
Leitor 1: Jesus Cristo, Verbo feito carne, enviado "como homem para os homens", "fala, portanto, as palavras de Deus" (Jo. 3,34) e consuma a obra de salvação que o Pai lhe mandou realizar (cf. Jo. 5,36; 17,4). Por isso, vê-lo a Ele é ver o Pai (cf. Jo. 14,9), com toda a sua presença e manifestação da sua pessoa, com palavras e obras, sinais e milagres, e sobretudo com a sua morte e gloriosa ressurreição, enfim, com o envio do Espírito de verdade, completa totalmente e confirma com o testemunho divino a revelação, a saber, que Deus está conosco para nos libertar das trevas do pecado e da morte e para nos ressuscitar para a vida eterna" (Dei Verbum, nº 4).
T.: "Depois de ter falado muitas vezes e de muitos modos pelos profetas, falou-nos Deus nestes nossos dias, que são os últimos, através de Seu Filho (Hb. 1, 1-2)"
Leitor 2: "Um amor que não reconhece que Jesus veio em carne, na carne, não é um amor que Deus nos comanda. É um amor mundano, é um amor filosófico, é um amor abstrato, é um amor pequeno, é um amor soft. Não! O critério do amor cristão é a Encarnação do Verbo. Quem diz que o amor cristão é outra coisa, este é o anticristo. Que não reconhece que o Verbo veio na Carne. Esta é a nossa verdade: Deus enviou o seu filho, se encarnou e se fez uma vida como nós" (Papa Francisco – Homília 11/11/2016).
T.: "Amar como Jesus amou; amar como Jesus nos ensinou; amar como o exemplo de Jesus; amar, caminhando na estrada de Jesus. E a estrada de Jesus é dar a vida!" (Ibid.).
6- PALAVRA REDENTORISTA
Leitor 1: "É interessante que Santo Afonso, além de seus livros sobre a Paixão, tenha uma série de escritos sobre a Encarnação, e que relacione intimamente o significado do presépio com o que se celebra no Calvário. Assim, Encarnação – Paixão – Ressurreição e Eucaristia se apresentam como elos de uma mesma corrente, ou melhor; como dimensões do único mistério cristão: a proximidade salvadora de Deus em seu Filho Jesus Cristo (LONDOÑO, 2012).
T.: "Que graças devemos dar a Deus por nos haver feito nascer depois de já realizada a grande obra da Redenção humana. É isso que quer dizer a palavra – na plenitude dos tempos" (Santo Afonso – Obras Ascéticas).).
Leitor 2: Tanto para Afonso, como para Maria Celeste, e consequentemente para seus companheiros de comunidade e de carisma – o essencial na vida espiritual é a busca por imitar a Nosso Senhor Jesus Cristo e estar todo unido com a vontade de Deus! Isto segundo Celeste, se realiza em: "Ser viva memória a todos os homens do mundo de quanto Jesus Cristo aprouve operar para salvação, durante os 33 anos em que habitou no mundo como homem peregrino" (CROSTAROSA, 1991).
T.: "Este é o espírito do Instituto: a Viva Memória e minha imitação como se eu estivesse entre vós" (Ibid.).
7- PRECES DA COMUNIDADE
Dir.: Reunidos em fraternidade orante, roguemos ao Santíssimo Redentor
T.: Senhor, fazei de nós sua Viva Memória
1: Para que a Palavra de Deus seja em nosso cotidiano, a primeira a ecoar e a última a calar em nossos corações e ações rezemos.
2: Que sejamos capazes de encarnar diante das realidades de missão à que somos enviados a missionar, rezemos.
3: Para que o mistério da Encarnação de Jesus, nos inspire no desapego de nossas ideias, vontades e apegos, rezemos.
4: Preces Espontâneas. (Pai Nosso)
8- ORAÇÃO VOCACIONAL PAPA PAULO VI
Dir.: Finalizando nosso Momento Orante, rezemos; Jesus, Mestre Divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens. Dai coragem às pessoas convidadas. Dai força para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como diáconos, padres e bispos, como religiosos e religiosas, como missionários e missionárias, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém.
Dir.: Louvado Seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
T.: Para sempre seja louvado!
REFLETINDO SOBRE SÃO RAFAEL, NO TEMPO DA DEVOÇÃO A SÃO MIGUEL.
Em tempos de muitas doenças, confusão mental, depressão, medos, fobias e até mesmo de dissonâncias cognitivas, evocar a presença de Deus, através de seus anjos faz parte de nosso seguimento a Jesus. Esta é uma das sábias formas de sentir a comunicação de Deus Pai, indizível, transcendente e imanente que o Antigo Testamento traz com essas figuras maravilhosas, de nosso muito especial, o Anjo Gabriel, no Novo Testamento, que desbancou o Antigo, significando literalmente "o homem forte de Deus ou mensageiro".
Entretanto, são pelas palavras reveladoras de Jesus, que envia seu Espírito para rezar em nós e renovar a face da terra, que, Maria, discipula e missionária, foi exemplar, embora não tenhamos testemunho da oração dela para o Anjo que anunciou que era cheia do Espírito Santo e geraria Jesus.
Sabemos, assim, que Deus é AMOR que nos toca e se faz presente em nós com o entendimento da razão e pelos recursos das palavras com seus significados que aprendemos a crer. Maria foi exemplarmente ouvinte e obediente à vontade do Pai.
A presença de Deus é real pela fé em Jesus que está no meio de nós e se comunica conosco sempre, bastando a nós sabermos nos colocar em sintonia com seus sinais abundantes e figurativos. Os anjos são reais, mas isso não quer dizemos que são seres que se bastam a si mesmos, de forma ontológica e espiritual fora de Deus e de seu Espírito que habitou no seio de Maria.
Concordamos que sejam atributos de Deus ou qualidades da abundância da Graça que chega a nós. No Antigo Testamento tinha muito sentido falar deles, mas com a Encarnação de Jesus que assumiu a linguagem humana, os anjos passam a ser entendidos de outra forma. Não precisamos negá-los, mas associá-los à Copiosa Redenção, que de mil formas nos alcança e alcança todo o mundo, parece-nos um pouco demais. Talvez sem exagerar, sou de opinião de que, em relação a São Miguel. somos armados para combater o mal do mundo, que já foi tirado por Jesus Vitorioso, mas que pediu que continuássemos a sua obra redentora como discípulos e enviados ao mundo: Ide e Curai e Ide e Ensinai".
Advoga a favor do atributo de Deus que Jesus viveu ao curar os doentes, incluir os abandonados e chamar os pecadores, dizendo que o mal não vem de Deus. Por isso, para a cura do mundo, aplica-se, igualmente, uma devoção que reforça nossa humanidade, "neste vale de lágrimas" e de precariedade. como criaturas, "anjos e demônios" que somos, para ter, também, o anjo Rafael, que quer dizer "Deus cura" até mais fortemente do que São Miguel.
A devoção a São Miguel é valiosa porque tomamos consciência do atributo de Deus nos colocando em vigilância para não cairmos nas tramas da maldade ou do pecado, em todas as suas formas disfarçadas. Desde o uso das pessoas para proveito próprio, exploração sexual e a injustiça, a apropriação dos direitos dos pobres para enriquecer-se, do orgulho que humilha por se medir poderoso, na busca dos bens que a todos pertencem, do uso manipulador da religião e do mundo como nossa Casa Comum para ser cuidada e não destruída. Ainda tem mais. Vamos lutar para ter a devoção a São Miguel, a fim de combater a indiferença frente ao sofrimento alheio. Nem é preciso achar que ele vence o "demônio", anjo mau, porque quem venceu foi Jesus, quando "desceu aos infernos" e ressuscitou. Os "diabos" não têm mais vez, mas a maldade está aí para ser curada.
O pecado ou a maldade, cujos nomes variam e são chamados de injustiça, iniquidade, exploração, enriquecimento ilícito, expulsão da terra, escravização, mentira, violência da guerra, discriminação, como realidades ou dores do mundo, que fazem sofrer milhões de humanos na miséria. Como o pecado traz isso tudo, nada mais urgente que dividir a devoção a São Miguel, com São Rafael. São Gabriel é para outro momento de reflexão.
O combate ao pecado que Jesus quer que nós extirpemos do mundo, cuja vitória já realizou e a cura assegurada, não nos exime de operar como SEGUIDORES E DISCÍPULOS DE JESUS, muito mais do que gente religiosa, devota e fundamentalista, que exagera referindo-se e moldando-se ao Antigo Testamento.
Nelson Peixoto
Chegou o RAPIDINHO DE AGOSTO
Para acessar, clique no link a seguir: https://www.uneser.com.br/informativo-o-rapidinho/
NOSSOS AUTORES
Nelson Peixoto lançou o livro "Alegrias Sem Fim e Penas Passadas"
José Pinheiro lançou o "Aquém e Além do Rio"
Pedro Luiz Dias lançará dia 6 de setembro seu livro "Maria Vive, Viva Maria!"
AS OBRAS, E NÃO APENAS AS SOBRAS DE PÃO
A obra do Redentor sintetiza todos os gestos sinalizadores do Projeto do Reino. Pela fé, como dom de adesão a Jesus, os sinais tornam-se efetiva e atuante graça pela Palavra que criou o Mundo e que se tornou Carne, habitando em nós e em todos os seres.
A sobra, que rima com OBRA, é a negação do Projeto Redentor de Vida plena para todos, a Copiosa e Integral Redenção que não alcançou ainda a todos ou que é negada para as multidões sem pastor e famintas de pão e de DIREITOS.
Neste mês vocacional, o Evangelho de João, capítulo 6, em seu discurso catequético às comunidades de final do 1⁰ século, nas quais haviam muitos judeus, fazia o Memorial de Jesus e essas comunidades já estavam se esquecendo dos pobres, porque estavam perdendo a Memória Viva da Páscoa da Partilha da Vida de Jesus e se bandeando para o ritualismo da Páscoa tradicional dos judeus, ou seja, da classe sacerdotal elitista que segregava os que sobravam e se dobraram ao velho farisaísmo do templo e das sinagogas.
Sabemos que os seguidores do Movimento de Jesus já tinham rompido com as sinagogas, demasiadamente judaizantes, preferindo celebrar a Ceia (refeições) do Senhor, nas casas com suas vizinhanças, frequentadas pelos pobres, despossuídos e pelos escravos das casas dos poderosos.
No contexto, no fim daquele 1⁰ século, avançava o ritualismo religioso em prejuízo da originalidade do anúncio libertador das amarras das leis, com a agravante cegueira, frente às necessidades dos irmãos que passavam fome e que gostavam mais de lotar as casas grandes para, apenas, matar a fome ou, na porta deles, pegar as migalhas.
E nesse contexto, que João insiste no discurso do Pão da Vida Para Todos e vai lembrando para as comunidades joaninas à procura de Jesus, que andavam atrás dele, mais para matar a fome e se encantar com tudo aquilo que parecia mágica de um milagreiro famoso. De seu lado, João reforçava a fé em Jesus, mostrando com suas obras que o decisivo é o sinal da misericórdia do Pai que acontecia nele.
Hoje, o pão sobra depois de quem o compra, mas falta para quem não tem dinheiro ou só um subemprego. São os sobrantes das portas das Igrejas, das soleiras limpas, onde grades e lugares privados, usam enganosos argumentos de respeito ao "Santo dos Santos", impedindo os famintos e se deitarem e de rezar o Salmo 8410. "Melhor é um dia nos teus átrios do que mil noutro lugar; prefiro ficar à porta da casa do meu Deus a habitar nas tendas dos ímpios".
Eles nem entram, escolhendo ficar de fora, pedindo sobras de nossas farturas ou dos presentes que damos para quem tem o que comer. Um desafio para as nossas Igrejas e Santuários devocionais das grandes cidades. Porém, reconheçamos as alternativas criadas para matar mais do que a fome e a sede, abrindo as torrentes da Justiça.
Embora não baste, precisamos pensar a Igreja como rede de comunidades de pessoas em seus contextos existenciais e materiais, onde a realidade das doenças, da pobreza e do abandono sejam discutidas à luz do Evangelho, que enfrentam e partilham como vizinhança, independentemente confessional. Afinal, a fidelidade a Jesus também é ser luz, sal e fermento de humanização da vida, antes de qualquer condição estabelecida. Importa crer no amor gratuito e incondicional de Deus, ou seja, a graça, tal como em e por Jesus. "É meu Pai que vos dará o verdadeiro pão do céu, pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo»...
Nós, como Igreja em missão, não damos sobras do nosso tempo, mas entregamos em fidelidade a Santo Afonso, o que temos de mais genuíno e criativo. Refiro-me às ações que não visam diretamente multiplicar ou partilhar o pão, mas atender os irmãos em situação de vulnerabilidade da sociedade ou em uma grande vizinhança urbana.
Assim acontece de forma válida, substitutiva e complementar, em nossas paróquias e santuários, projetos sociais voltados para jovens, mulheres, deficientes, idosos e crianças. Refiro-me a dois Santuários com o nome de Nossa Senhora Aparecida, que conheço mais de perto.
Seria bastante, se não convertermos a Paróquia em pequenas, múltiplas, abertas aos ministérios como comunidades onde os mais pobres se sentem à mesa e se sintam possuidores do Reino, como declarou Jesus, antecipadamente?
Apenas sinalizo, por amostragem, o que fez parte da nossa história redentorista no Brasil, de norte a sul, em duas províncias, que juntavam evangelização com promoção da vida, buscando-se atualizar o envio do Espírito de Jesus:
Lc 4:18-19 - "Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos..."
1. PROJETO VIDA ATIVA E SAUDÁVEL, com atendimento psicológico, entre outros, e de modo especial, o PROGRAMA JOVEM APRENDIZ REDENTORISTA (Aparecida, Manaus)
2. ASSISTÊNCIA SOCIAL DO SANTÍSSIMO REDENTOR (CASSsR), Aparecida, SP.
Estes dois exemplos, logo acima mencionados, são uma gota do manancial da Redenção empreendida pelos redentoristas no Brasil. Não damos sobras, mas servimos a Copiosa Obra de Redenção, com a promessa de gastar nossos dias, multiplicando os sacramentos da presença de Jesus e associando novos vocacionados ao seguimento de Santo Afonso, por ação do Espírito do Ressuscitado.
Nelson Peixoto (07.08.2024)
(Texto Revisado por Mali)
Conheça os dois irmãos que se tornaram Missionários Redentoristas
Do berço familiar à Congregação Redentorista, religiosos presbíteros atuam na Amazônia como párocos
André Nazaré de Andrade e Francisco Sebastião Nazaré de Andrade não compartilham apenas a consanguinidade, mas também a opção de vida, como missionários redentoristas, membros da Província de Curitiba.
Os irmãos são naturais de Coari, no Amazonas, onde os redentoristas do Regional de Manaus, atuavam desde 1943, com os missionários norte americanos. A família é de uma comunidade ribeirinha dedicada a Nossa Senhora de Nazaré. Eles são os dois mais novos dos sete filhos do casal Raimundo (em memória) e Elina (hoje com 75 anos de idade), ambos sempre fervorosos na oração e na vida da comunidade local. O sacramento do Crisma de ambos, foi celebrado por Dom Gutemberg Freire Régis, CSsR, atualmente bispo emérito da Diocese de Coari.
André foi o primeiro a aceitar o convite para entrar para a formação, enquanto ambos trabalhavam como colaboradores dos redentoristas. Tempo depois, o jovem Francisco também, se sentindo inquieto vocacionalmente, deu o seu sim. Padre André completou 16 anos dos votos religiosos e 12 anos de sacerdócio, já seu irmão, Padre Francisco, 15 anos de vida religiosa e 11 de ministério sacerdotal. Apesar de pertencerem à mesma missão, ainda não compartilharam uma mesma comunidade redentorista. Padre André trabalha em Manaus (AM) e Padre Francisco, em Autazes, interior do Estado.
Padre Francisco fala do sentimento da família ao receber a notícia: "os irmãos se questionavam um pouco sobre a minha ida para o seminário, pelo motivo de um já ter ingressado, para eles era suficiente, mas a Mãe, sempre manifestou grande alegria ao ver os dois filhos mais novos seguindo a missão redentorista!".
Padre André destaca que foi na fonte da espiritualidade redentorista que foram nutridos quando criança: "Desde o berço, o carisma redentorista nos envolvia através das canções, modo de rezar e de ser Igreja, com isso seguimos essa opção de vida e é uma grande graça sermos confrades e trabalharmos juntos no anú
Texto: Fr. Cleiton Silveira, CSsR
Missão Evangelizar(Chico Machado)
Quinta feira da Quarta Semana do Tempo Comum.
Fevereiro chegou! Janeiro ficou! Iniciamos fevereiro nos inspirando na Sagrada Família de Nazaré, já que a Igreja Católica dedica este mês a ela. Tudo porque, após as celebrações do Natal, a Igreja quer que olhemos para ela como paradigma, pois foi no berço desta família que Jesus viveu toda a sua vida antes de começar atividade pública na Galileia.
No seio da Grande Família, Ele aprendeu os principais valores, humanos/teológicos, trabalhou na carpintaria de José, preparando-se para a grande missão de anunciar o Reino de Deus. Como escreveu certa feita nosso bispo Pedro: "Jesus, Maria e José, sagrada família do curral de Belém, valei-nos!"
No passo a passo da vida, vamos adentrando em mais um mês de nosso Calendário Gregoriano. Alguns vislumbrando o carnaval. Outros a Quaresma, que está logo ali.
Entre um e outro, como cristãos e, à luz do Evangelho, somos chamados a refletir sobre a Campanha da Fraternidade, que, todos os anos nos propõem uma temática nova, objetivando a nossa reflexão e posicionamento. Se no ano que passou o tema foi "Fraternidade e Fome", com o lema "Dai-lhes vós mesmos de comer!" (Mt 14, 16), para o ano de 2024 a temática escolhida pela CNBB é "Fraternidade e amizade social" e o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Mt 23,8).
Já são 60 anos de mobilização da Campanha da Fraternidade em todo o Brasil, já que a primeira delas, em nível nacional, aconteceu no inicio dos anos de chumbo, 1964. É bom que saibamos que a Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe também, durante a Quaresma, um convite à conversão à amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejamos irmãos e irmãs.
Nesta perspectiva, ela está alicerçada em três pilares básicos: "despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária". Como a grande família de Deus que somos, todos e todas somos chamados a evangelizar, sustentando assim a ação evangelizadora e libertadora da Igreja, como o foram os doze apóstolos, que Jesus enviou à sua frente. Cada um e cada uma é parte integrante nesta comitiva do grupo de Jesus, se assim fizermos a nossa adesão ao seu projeto libertador do Reino. A iniciativa é do próprio Deus em Jesus e requer a nossa resposta decidida e confiante, com o nosso sim dado a cada dia, a exemplo da Mãe: "Faça-se em mim segundo a tua vontade". (Lc 1,38) Entrega total nos braços de Deus.
No texto de Marcos de hoje, que é a continuação do de ontem, vamos ver que Jesus decide enviar em missão seus discípulos e dá-lhes poder de expulsar os espíritos impuros. Depois de terem sido chamados nominalmente por Jesus, com o proposito de "estar" com Ele e "aprender" com Ele, agora são enviados com o poder do Espírito Santo, a fim de provocar uma radical mudança na sociedade. Na bagagem, apenas o necessário para se cobrir e proteger os pés (sandálias). A sobriedade deve ser a marca característica daquele/a que é enviado. O alimento virá daqueles que os acolherem. Os discípulos estiveram com Jesus de d'Ele aprenderam as orientações.
Agora é seguir em frente."Começou a enviá-los dois a dois". (Mc 6,7) A colegialidade é também um dos distintivos dos seguidores de Jesus. Nada de individualizar as ações. A Sinodalidade deve estar presente no processo de evangelização: Missão, comunhão e participação. Esta foi também a experiência vivida pelas comunidades cristãs primitivas, levando a serio aquilo que fora dito por Jesus: "Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí no meio deles". (Mt 18,20) Austeridade, simplicidade e dedicação às causas do Reino na vivência do Evangelho que se prega. Pregações com ações concretas de libertação, sobretudo dos pobres, pequenos e marginalizados.
Os discípulos são enviados para dar continuidade à mesma missão de Jesus: Missão que compreende uma mudança radical da orientação da própria vida (Metanoia - conversão), Abrir a mente e as correntes das pessoas (libertar dos demônios), Dar prioridade a vida humana em sua plenitude (curas). É por este motivo que os discípulos devem estar livres, ter bom senso e estar conscientes de que a missão vai provocar choque com os que não querem transformações. Quão distantes estamos desta proposta de envio de Jesus, uma vez que os que se sentem chamados para esta missão, comportam-se mais como "funcionários do sagrado", cheios de badulaques, roupas finas, adereços e quinquilharias mil, impedindo, inclusive às pessoas de terem acesso à comunhão eucarística, esquecendo-se completamente do que fora dito por Jesus: "Os sãos não precisam de médicos, e sim os doentes. Não vim chamar os justos, e sim os pecadores". (Lc 5,31-32) Estamos carentes de discípulos que ouçam a proposta de Jesus, a entendam na sua essência e sejam continuadores da missão d'Ele.
Francisco Machado
Conheça o depoimento dos pais de um Missionário Redentorista
Acesse o link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=iAIsvpLvMig&list=RDCMUCsmc-icGWeZe_7lZKzGc76w&index=3
COMO UM REDENTORISTA PARTE
20/01/2024
A vocação missionária requer que o Redentorista se empenhe em abrir o coração livre e largamente onde o PROJETO PROVÍNCIA solicita seu trabalho, sempre a firmar o carisma missionário de tempos em tempos. (chance há de repetência...) Sei o quanto é importante para nós o saber formular esta singela frase: "Preciso ir!" Interessa-nos a vida concreta de enviados a um povo de Deus, compromisso de pertença.
Vivemos neste início de ano, na Província Redentorista Nossa Senhora Aparecida, o partir e o chegar de confrades. Como é surpreendente constatar sobre o que move e sustenta um Consagrado a estilo de Santo Afonso! Esse ato de arrumar as malas e partir revela bastante o mistério da vida missionária. É bem um exercício para o caminho interior de fidelidade. Nova chance de ser feliz, dando certo com outra comunidade, outra ação evangelizadora.
É interessante igualmente observar como o coração inquieto dos que chegam sonha vastos horizontes. Lembro-me do poeta Novalis: - para onde vamos? Sempre para casa. Assim é... Cada comunidade que assimila as partidas, acolhe as chegadas, redefinindo sua direção a algo maior. Na prática, Comunidade Redentorista e uma Paróquia Redentorista nutrem seu espírito com as alegrias das obras realizadas pelo caminho percorrido até então. E renovam a Esperança de um novo caminhar. Assim, no ritmo deste triênio, nos vivificamos para além das saudades e das incertezas a que somos submetidos. Viver é isso mesmo: seguir adiante, tendo conosco muitas expectativas e desejos, mesclados por vezes por alguns receios. Pois é... Somos povo de Deus a peregrinar. Somos a "gente do caminho", um caminho novo e vivo. Importa, pois, estar a caminho! Nós, os Redentoristas, e os paroquianos. A doação de entregar alguns (deixar partir) e a doação de bem acolher os que chegam é atitude de autêntica fé. Quando uma Paróquia Redentorista deixa de pensar somente em si mesma, ela comunga sua pertença a um corpo maior: ser Igreja de Jesus Redentor em variados lugares. Felizes dos paroquianos que se aceitam como principiando novos caminhos. O espírito do principiante é como aquele "ser de criança" a que Jesus se refere: alegrar-se ao descobrir novas facetas do ser Igreja, do estar como Igreja a caminho.
Feliz quem admira a misteriosa diversidade de estilos tanto no jeito redentorista de ser, quanto nos modos de uma Paróquia se sustentar. Partir. Chegar. Acolher. Entre partidas e chegadas, há sempre mais perguntas em aberto. O que é ótimo. Em sendo assim, cabe a todos nós uma declaração de amor aos que partem e aos que chegam.
Crer é amar e servir com todo o nosso bem-querer.
Pe. Dalton Barros de Almeida, C.Ss.R.(Versão adaptada em janeiro de 2024)
PROVÍNCIA NOSSA SENHORA APARECIDA
MISSA DE POSSE DO GOVERNO PROVINCIAL
20/10/2023
A Santa Missa de posse do Governo da Província Nossa Senhora Aparecida será celebrada às 18h do dia 09 de novembro, data oficial em que a nova Unidade será erigida canonicamente e aniversário de 291 anos de fundação da Congregação Redentorista. A solenidade reunirá, no altar central do Santuário Nacional de Aparecida, os Missionários de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia. No vídeo, o convite é feito pelo Pe. Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., Superior Provincial, que exorta a Família Redentorista a acompanhar a Celebração Eucarística presencialmente, pela TV Aparecida ou em orações. Em seu primeiro pronunciamento após as eleições para o Governo Provincial, durante a Missa de encerramento do Capítulo Eletivo da Província Nossa Senhora Aparecida, Padre Marlos comentou sobre o desafio em exercer a função de Superior da nova Unidade. "Assumo realmente com espírito de serviço, e até de sacrifício, este novo desafio, pois será um tempo intenso e de muito trabalho. É de fato um ministério que origina e converge para o ato de fé e que deve ser realizado com muita resiliência, alegria e esperança!", declarou o sacerdote.
Ao lado do Padre Provincial, Marlos Aurélio, serão empossados os Conselheiros Ordinários – Pe. Américo de Oliveira, C.Ss.R. (Vigário Provincial), Pe. Roque Silva, C.Ss.R., Pe. Fábio Evaristo Resende Silva, C.Ss.R. e Ir. Carlos José da Cunha, C.Ss.R. – e os Conselheiros Extraordinários – Pe. Antonio Niemec, C.Ss.R. e Pe. Jonas Pacheco, C.Ss.R.
Esteja em sintonia conosco, reze e participe desse momento histórico para os Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida!
VIRTUDE DO MÊS DE OUTUBRO...
RECOLHIMENTO DE ESPÍRITO
A Virtude do Mês, nos convida
ao silêncio e ao recolhimento,
trata-se de bens necessários,
para nosso auto conhecimento.
Patrono: São Lucas Evangelista
MEMÓRIA REDENTORISTA
1º/10 - Realização do I Capítulo Geral da Congregação Redentorista (1749)
02/10 - Ordenação Sacerdotal do Beato Nicolau Charnetskyi (1909)
04/10 - Morte do Beato Francisco Xavier Seelos (1867)
05/10 - Festa do Beato Francisco Xavier Seelos
08/10 - Realização da primeira Oitava de São Geraldo em Curvelo (MG) (1917)
09/10 - Ordenação Sacerdotal do Beato Basílio Velychkovskyi (1925)
13/10 - Beatificação de João Neumann pelo Papa Paulo VI (1963)
13/10 - Beatificação dos mártires espanhóis (2013)
15/10 - Falecimento do Ir. Geraldo Majela, em Caposele, Itália (1755)
15/10 - Ereção canônica da Província de São Paulo (1944)
16/10 - Festa de São Geraldo Majela
16/10 - Profissão Religiosa do Beato Gaspar Stanggassinger (1893)
16/10 - Profissão Religiosa do Beato Nicolau Charnetskyi (1920)
16/10 - Inauguração da Academia Alfonsiana em Roma (1957)
16/10 - Elevação do Santuário de São Geraldo à dignidade de Basílica Menor (1966)
27/10 - Nascimento do Beato Pedro Donders (1809)
27/10 - Chegada ao Brasil da segunda turma de Missionários Redentoristas para a Missão Holando-Brasileira (1895)
31/10 - Nascimento da Beata Maria Celeste Crostarosa (1696)
Texto Bíblico: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração" (Mt É próprio do humilde prestar serviços, Maria não se negou a servir Isabel durante três meses. Sobre isto escreve São Bernardo: Admirou-se Isabel da vinda de Maria, porém mais admirável era ainda o motivo de sua vinda: vinha para servir e não para ser servida.
O humilde gosta de uma vida retirada e despercebida, Maria procedeu de modo semelhante, diz-nos o citado Santo, quando seu Filho pregava numa casa e ela lhe desejava falar. Não se animou a entrar (Mt 12,46). Ficou de fora e não confiou no prestígio de mãe, mas evitou de interromper a pregação do Filho [...].
Pelo mesmo motivo, quis também tomar o último lugar, quando estava no cenáculo com os apóstolos. Todos perseveravam de comum acordo em oração com as mulheres, e Maria, Mãe de Jesus (At 1,14).
Os humildes amam finalmente os desprezos, eis por que não se lê que Maria aparecesse em Jerusalém no domingo de Ramos, quando seu Filho foi recebido com tanta pompa pelo povo.
Mas, por ocasião da morte de Jesus, não receou comparecer em público no Calvário, aceitando assim a desonra de se dar a conhecer por mãe de um sentenciado, que ia sofrer a morte de um criminoso.
Glórias de Maria – Tratado III - As Virtudes de Nossa Senhora. In LIGÓRIO, Santo Afonso Maria de. Obras espirituais selecionadas. Aparecida: Editora
Santuário, 2021. p. 306-310.
CAMPANHA UNESER
NÃO SE ESQUEÇA DE DEPOSITAR SUA CONTRIBUIÇÃO
CAIXA ECONÔMICA FEDERALAGÊNCIA 4158
CONTA CORRENTE 0001792-8
CNPJ 20.773.657/0001-07
DISCURSO DO SANTO PADRE FRANCISCO AOS PARTICIPANTES DO XXVI CAPÍTULO GERAL DA CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO REDENTOR (REDENTORISTAS)
Sala Clementina Sábado, 1º de outubro de 2022
___________________________________
[Tradução das] Palavras em espanhol improvisadas pelo Santo Padre durante a audiência
Gostaria de dizer a Vocês algumas palavras mais espontaneamente.
Ir missionar, sair a missionar, ou seja, a dimensão missionária, que Vocês citaram no seu discurso. Impressionou-me uma frase que disseram: Deixar as zonas de conforto e ir missionar. Eu me pergunto: quais são as zonas de conforto que uma congregação tem, que uma província, uma comunidade tem e que cada um de nós tem? Façam essa pergunta a si mesmos, porque dizia-se que cada um acomoda os votos como quer. E então, pode praticar a pobreza com conta bancária, pode praticar a castidade com companhia e pode praticar a obediência dialogando e decidindo o que quer. São formas bem deformadas. Mas o que produz sempre deformação nos três votos é o conforto. Por aí entra o mal, por tratar de acomodar-se, estar cômodo, viver uma vida de burguesia, sem estar saindo e saindo a missionar, e a missionar, e a missionar. Analise cada um qual é sua própria tentação de conforto. Todos temos essa tentação, todos temos essa tentação.
Faz pouco, por exemplo, quando me disseram: "Tens um montão de padres aos quais tens de ir falar", eu pensei: "Ufa, quero ir almoçar ...". O conforto, não é? (rsrsrs) Quer dizer, todos temos a tentação do conforto, mas cada um a tem com nome e sobrenome próprios. Busquem a raiz do conforto de cada um de Vocês, e isso vai ajudá-los a desapegar-se e olhar para o horizonte da missão. Um Redentorista sem este horizonte da missão não se entende, mesmo que tenha de estar sentado a vida toda num escritório. O horizonte da missão. E, para isso, a capacidade de sair da própria zona de conforto. Por isso lhes sugiro que, como fruto deste Capítulo, na oração que fizerem nestes dias, cada um se pergunte: "A que estou preso? Qual é o meu conforto, aquele que não me deixa ser livre, não me deixa voar?" Procurem responder essa pergunta.
A segunda coisa que caracteriza os Redentoristas é que são mestres de teologia moral, e lhes agradeço por isso. Sobretudo, quero agradecer ao Alfonsianum aqui de Roma. Acho que o Reitor está por aqui... Não, não está. Transmitam a ele minhas saudações, porque queria dizer-lhe que o está fazendo muito bem, muito bem. Estão prestando um serviço a uma teologia moral madura, séria, católica. E com um nível impressionante, um nível acadêmico muito alto. Por isso, eu lhe agradeço, Padre Geral, porque este Instituto continua ajudando a Igreja. Mestres de moral, mas também mestres de moral na catequese das crianças, nos confessionários...
Que o povo compreenda o que está bem e o que está mal, que depois saiba que a misericórdia tudo cobre; mas que saiba que isto está bem e aquilo está mal, porque uma coisa é a misericórdia de Deus e outra coisa é o "manganchismo". Ter manga 'ancha' (larga), quer dizer, "está tudo bem"... não distinguir, não ter uma cultura moral, e o que é tão importante, sem reducionismo. Hoje em dia, com muita tristeza, temos de dizer que há mandamentos que não se cumprem, não se cumprem, diante destas injustiças sociais que há. Um exemplo: gente que esbanja seu dinheiro em viagens, turismo, festas, restaurantes de luxo; e gente que não tem pão para comer. Então, aí há uma imoralidade de pensamento. O oitavo mandamento, quem o cumpre atualmente? Hoje em dia, se alguém pode trapacear o outro, surripiar-lhe o que é justo, pagar-lhe menos, os salários justos ― são cada vez menores ―. E como falta trabalho! As pessoas aceitam o que lhes é dado. Ou seja, peca-se contra a justiça, contra a verdade. Por favor, ensinem uma moral forte aí, continuem. Despertem a consciência. Bem, todos os mandamentos, a idolatria, por exemplo, o que é? "Não, eu não adoro nenhum ídolo". O mundo está cheio de ídolos, mas Vocês, ensinem-lhe: "Isto é idolatria".
Digo a Vocês que continuem assim porque estão agindo bem, e muito bem, mas não se esqueçam de que são formadores de consciência. Eis aonde quero chegar: formadores da consciência moral. E esse é um carisma que Vocês têm herdado do Fundador, que se dedicou a essas coisas também, entre outras.
Bem, eu lhes agradeço o que fazem na Igreja, com seriedade. Agradeço-lhes de coração. Agradeço-lhe por seus treze anos passados aqui... Sobreviver em Roma não é fácil! Obrigado! E para Vocês, quando a vida estiver pesada, um pouco de cachaça para levantar o ânimo. (rsrsrs)
Agora quero dar-lhes a bênção.
[Bênção]
Depois da bênção, o Papa acrescentou:
E não se esqueçam de pensar: qual é minha zona de conforto?
Copyright © Dicastero per a Comunicazione - Libreria Editrice Vaticana
TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS: Padre José Raimundo Vidigal (FJ2600
Fonte: Portal A12
DIA 02 DE FEVEREIRO
APRESENTAÇÃO DO SENHOR
NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS (LUZ)
DIA MUNDIAL DA VIDA CONSAGRADA
Nelson Peixoto
Nelson Peixoto
Nelson Peixoto
BÊNÇÃO AMAZÔNICA NA CHEGADA E NA SAÍDA DO MISSIONÁRIO
Aqui, vou abordar nas entrelinhas, a ponte missionária AMAZÔNIA - SÃO PAULO. O Missionário Redentorista se chama ANTÔNIO DEZIDÉRIO FRABETTI VIEIRA. Chegou para se unir com os confrades da Vice-Província de Manaus, vindo da Província CSSR de São Paulo, para a experiência pioneira no Acre, cidade de Rio Branco, terras de seringais e de muitas resistências para manter a floresta em pé. Passou por lá o ano de 2019, mas sem navegar nos rios, em missão. Estive na sua posse como pároco da Igreja de São Jorge. O caminho missionário se abriu mais quando, em fevereiro de 2020, veio para o Amazonas, na cidade de Manacapuru. A proximidade do Pe. Toinho ou Tiri, como o chamamos, tornou-se real para os ex-seminaristas redentoristas, a partir de então. Pois, ele foi diretor espiritual da UNESER. Acompanhamos de perto suas viagens e aventuras, ao longo desses dois últimos anos. Sentimos a contenção do seu vigor missionário no auge da pandemia do COVID-19. Sofremos com os riscos de contágio que não o deixavam parar. Enfrentou a maior seca dos rios dos últimos noventa anos. Conversando com ele, contabilizamos 10 viagens pastorais, com a equipe , pelos rios e lagos. Sozinho, na base de barco a jato e outros, foram 38 viagens. O missionário vibrante , ainda deu assistência em cinco comunidades urbanas e oito comunidades da estrada, que foram desmembradas da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, passando a pertencerem à paróquia Santo Afonso, no bairro da Terra Preta. Ele me contou que seu maior desafio foi conseguir superar o desgaste físico para chegar até às comunidades ribeirinhas. Sabemos o que é isso, sempre estar ameaçado pelo turbilhão das águas dos rios e das chuvas com temporais. Viveu, perigosamente, confiando em Nossa Senhora como Estrela dos Rios, sempre enviando os "anjos" que gostavam do seu jeito simples de anunciar o Reino, ao estilo de Santo Afonso. Nossa gratidão se une ao depoimento de sua maior benção, num relato que me fez, textualmente, por ter vindo ao Acre e ao Amazonas e agora estar de volta à sua província mãe: "Minha maior alegria foi ter conseguido chegar". Seu retorno vai dar saudades e já ocorreram muitas despedidas do povo rural e da cidade de Manacapuru. Pe. Antônio Dezidério Vieira fez justiça ao significado do nome "manacapuru", flor de manacá. Enfim, floresceu o Reino de Deus, onde plantou por suas palavras e ações.Nelson Peixoto
08/Jan/22
Studio Plínio entrevista o Professor e Coordenador Waddington Rangel
Recebemos do Nelson Peixoto a carta abaixo de DOM ZENILDO:
PRELAZIA
APOSTÓLICA DE BORBA - AMAZONASAvenida
Getúlio Vargas nº 90 - CentroCEP.:
69200-000 Borba - Amazonas silvazps@yahoo.com.br
"Apascenta Minhas Ovelhas" - JO 21,16.
Irmãos e irmãs,
Saudações no Redentor!
Fui nomeado bispo coadjutor de Borba no dia 24 de fevereiro de 2016. No dia 02 de abril fui ordenado bispo, na Igreja de Aparecida em Manaus, pelo arcebispo emérito de Manaus, Dom Luís Soares. Escolhi como lema de minha vida como bispo: "Apascenta Minhas Ovelhas" JO 21,15. Em maio do mesmo ano fui acolhido em Borba e tive um tempo para conhecer, visitar e planejar alguns projetos para a Prelazia. Em setembro de 2017 assumi como bispo titular da Prelazia Apostólica de Borba e encontrei uma Igreja extremamente missionária.
Na celebração de posse convoquei nossas lideranças para uma assembleia avaliativa no mês de novembro de 2017. Nesta ocasião, apresentei os seguintes projetos para nossa querida Igreja local:
- A criação de um diretório pastoral;
- Instituição de uma escola de Teologia para a formação dos futuros diáconos permanentes;
- Abertura do seminário propedêutico;
- Descentralização - Dividir a prelazia em quatro (4) foranias;
- Um Plano pastoral para 4 anos;
- A Ereção de duas paróquias e algumas Áreas Missionárias e Pastorais;
- Logo, temos 08 paróquias, 3 Áreas missionárias e outras áreas pastorais.
No segundo ano de meu episcopado ordenei dois padres, filhos desta terra e acolhi outros vindos da igreja irmã e dioceses amigas. Com isso, hoje posso contar com 15 padres entre diocesanos e religiosos, 14 religiosas e 07 diáconos permanentes.
Estamos vivendo um tempo de muita esperança. Um tempo novo marcado por luzes e sombras. Como enfrentar? O sínodo para a Amazônia nos ajudou a sonhar com novos caminhos para a Igreja. Então, vamos avante, pois o caminho aqui na prelazia se faz através das águas do rio madeira e outros...
Outro elemento que a Igreja na Amazônia nos possibilita, é a purificação do nosso olhar. Ou seja, a Igreja nos orienta a olharmos para a missão da seguinte maneira: Um olhar Cuidadoso, Um olhar amoroso e um olhar esperançoso.
É gratificante como bispo redentorista dizer a este povo por aqui, que no Senhor é Copiosa a Redenção.
A todos e todas um abençoado natal e um ano novo sem pandemia.
Fraterno abraço! .......................................................................................
Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, Cssr
Bispo de Borba - AMRecebemos também do Nelson Peixoto o artigo abaixo:
A VIDA GIRA, O ANO VIRA E O GIRASSOL FLORESCE.
Escrevo com emoção e o coração na mão para registrar meus passos, como aposentado, das Aldeias Infantis SOS Brasil, completando nesse Natal de 2021, o primeiro ano.
"Nada de novo debaixo do sol" e "nada será como antes", são momentos que cantamos com os anjos, mas sem contradição, considerando que o essencial que nem sempre os olhos *veem* ,é permanente em qualquer lugar e tempo para florescer.
AO SER LANÇADO O LIVRO HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DO SEMINÁRIO SANTÍSSIMO REDENTOR, MG TOMAMOS A LIBERDADE DE ENVIAR UM EXEMPLAR AO PAPA FRANCISCO.
HOJE, NO DIA DE SEU ANIVERSÁRIO NATALÍCIO, RECEBEMOS UMA CARTA DA NUNCIATURA NO BRASIL QUE SEGUE ABAIXO:
Lançamento do livro "A ESPERANÇA CRISTÃ - DEUS GARANTE"
Autor: Padre José Marques Dias
https://www.editorasantuario.com.br/livros/lancamentos/a-esperanca-crista-deus-garante
O livro "A Esperança Cristã, Deus Garante!", do Missionário Redentorista Pe. José Marques, convida-nos a uma reflexão sobre a Esperança Cristã. Face às consequências destruidoras da pandemia, essa obra nos dá pistas de como reacender a chama da esperança para encontrarmos a felicidade já aqui na terra. Uma leitura que vale a pena!
SANTIDADE REDENTORISTA
SANTOS, BEATOS, VENERÁVEIS E
SERVOS DE DEUS REDENTORISTAS
https://www.editorasantuario.com.br/santidade-redentorista
"A santidade de Deus resplandece nos membros do seu povo. O enfoque desta obra consiste em mostrá-la presente nos membros da Congregação do Santíssimo Redentor, conhecidos popularmente como padres redentoristas. Está aí a lista. Santidade testemunhada em ato", escreve Eliseu Wisniewski, presbítero da Congregação da Missão (padres vicentinos) Província do Sul e mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), ao comentar o livro Santidade Redentorista: Santos, Beatos, Veneráveis e Servos de Deus Redentoristas [1].
Acesse o link abaixo para conhecer mais sobre esta obra tão importante para todo Redentorista
JUBILEU DE OURO DE SACERDÓCIO
PADRE JOSÉ MARQUES DIAS, CSSR
CONVITE
Clique abaixo para acessar o Informativo da Vice-Província da Bahia - AXÉ de outubro de 2021
Baixe o PDF da Circular 2.21 abaixo e fique por dentro das últimas novidades da Província de São Paulo
Os missionários da Baviera: de Altötting para Aparecida
Escrito por Redentoristas
09 OUT 2019 - 10H30 (Atualizada em 21 OUT 2021 - 11H16)
Os primeiros redentoristas que formaram comunidade no Estado de São Paulo vieram da Baviera, na Alemanha. O grupo era formado por 13 membros e tinha duplo destino: parte iria para Aparecida e parte para Goiás.
Os pioneiros alemães aportaram no Rio de Janeiro no dia 21 de outubro de 1894. Ficaram até o dia 24 na cidade, e depois tomaram o trem rumo a São Paulo.
Vieram a pedido do bispo de Goiás, Dom Eduardo Duarte da Silva, e do bispo coadjutor de São Paulo, Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti. Entretanto, não se aventuravam em terras brasileiras apenas por intrepidez missionária mas também, respondendo criativamente às dificuldades vividas em sua terra natal, como nos narra o primeiro cronista de Aparecida, Pe. Lourenço Gahr em outubro de 1894:
"Como nossa volta para a Baviera se prolongasse de ano para ano, nasceu o desejo de um campo de trabalho mais apropriado de uma missão no estrangeiro. Esta aspiração foi levada para o novo Superior Geral, Pe. Matias Raus, durante o Capítulo Geral de 1894, que aprovou com muita alegria" (cf. BRUSTOLONI, J. J. Vol. 1. 1997, p. 69).
Os missionários bávaros iniciaram seus trabalhos em Aparecida no dia 28 de outubro de 1894 e em 12 de dezembro de 1894, em Campininhas, Goiás.
Entretanto, como era a vida e a atividade apostólica dos Missionários Redentoristas na Baviera? É justamente isto que iremos contar daqui para a frente! Uma reflexão bastante interessante diante da celebração do Jubileu dos 125 anos da chegada dos pioneiros alemães a Aparecida.
Pioneiros alemães e o Santuário de Altötting, na Baviera.
Até meados do século XIX a Congregação Redentorista, por questões políticas, estava organizada em apenas três departamentos, as casas do Reino de Nápoles (sul da Itália), a casa nos Estados Pontifícios (norte da Itália) e as casas fora da Itália na Europa central (parcela da Congregação conhecida como transalpina), decorrentes da tenaz insistência de São Clemente de implantar a Congregação para além dos Alpes.
:: Dez fatos interessantes sobre São Clemente Hofbauer
A situação mudou em 02 de julho de 1841, quando o Papa Gregório XVI dividiu a Congregação em províncias. Àquela época, em seis:
1) Romana: com as casas dos Estados Pontifícios;
2) Napolitana: casas do Reino de Nápoles até o Farol de Messina;
3) Siciliana: abrangendo as casas além do Farol de Messina;
4) Austríaca: casas da Áustria inferior, da Estíria, do Tirol, da Baviera, dos Estados Unidos e do ducado de Módena;
5) Belga: casas da Bélgica e da Holanda;
6) Helvética: casas da Suíça, da Alsácia e da Lorena (cf. MICHELOTTO, J. B. 1982, p. 77).
A organização da Congregação em províncias é de suma importância para a compreensão do seu rápido desenvolvimento mundial no século XIX. A Província da Áustria foi a responsável pela missão na Baviera, chamado à época como coração católico da Alemanha. Todavia, este não foi o primeiro contato dos austríacos com Altötting, pois, em 1826, um grupo de missionários redentoristas austríacos passou por lá a caminho de Lisboa, a fim de iniciarem a nova fundação de Portugal (cf. BRUSTOLONI, J. J. Vol. 1. 1997, p. 50).
:: Semelhanças entre a Virgem de Altötting e Nossa Senhora Aparecida
O santuário mariano de Altötting foi o início da presença redentorista na Baviera. O grupo inicial enviado de Viena era composto por sete padres e quatro irmãos, sendo que o Pe. Francisco Ritter von Bruckmann fora nomeado como superior da missão. A nova fundação teve início canônico em 18 de abril de 1841.
A 21 de abril os missionários iniciaram suas atividades recebendo a primeira grande romaria, e a 25 do mesmo mês, Padre Bruckmann fazia o primeiro grande sermão aos peregrinos. O trabalho no confessionário era intenso: pela manhã, das 5:00 às 12:00 horas; e à tarde, das 14:30 às 19:00 horas. A práxis do sacramento da penitência exercida pelos missionários austríacos era bem diferente daquela à qual os bávaros estavam acostumados. Os indiferentes e relaxados não apreciaram a pastoral mais rigorosa dos missionários austríacos" (cf. BRUSTOLONI, J. J. Vol. 1. 1997, p. 51).
Além das atividades próprias do Santuário, os redentoristas na Baviera começaram a alcançar outros terrenos com a pregação de missões populares, embora limitadas pela política regalista, fundação de associações religiosas para leigos, promoção de encontros para casais e jovens e pregação de retiros para clérigos e leigos.
Leia MaisSemelhanças entre as imagens de Aparecida e de AltöttingCom a expulsão dos redentoristas da Áustria em 1848, por conta das revoluções liberais, a missão na Baviera cresceu em número de vocações e também se expandiu para outras casas além de Altötting. Assim, em 10 de janeiro de 1853 a missão bávara foi elevada a Província da Alemanha Superior, com a sede provincial em Altötting até o ano de 1862.
A situação política na Baviera não era das mais favoráveis às congregações religiosas a partir da segunda metade do século XIX. Movidos por um exagerado nacionalismo, com ideias liberais e anticlericais os políticos viam nas congregações internacionais um perigo para a soberania da nação. Os reinos independentes aos poucos foram sendo anexados ao recém-criado Império alemão, encabeçado pelo chanceler Oto von Bismarck, em 1871; foi o caso do Reino da Baviera.
A perseguição aos redentoristas alcançou o auge em 1873, com o decreto de expulsão. A 10 de julho um decreto do governo bávaro suprimia os conventos e banias os redentoristas, sendo que teria execução até o dia 01 de novembro de 1873. Assim, dentro deste prazo, o decreto proibia aos padres toda atividade pastoral em igrejas e em escolas, não admitia a vida comunitária, mesmo que no mínimo de dois padres. Os irmãos não foram atingidos pelo decreto, fato que garantiu ao menos a posse de algumas casas no território quando o iminente exílio iniciasse aos padres (cf. BRUSTOLONI, J. J. Vol. 1. 1997, pp. 56-57).
O exílio foi terrível para a Província Bávara: alguns padres foram as províncias belga e holandesa, ou se mantiveram na Alemanha, mas, como padres seculares. No tocante ao futuro provincial, porém, parece ter sido mais acertada a decisão de permanecerem na fronteira austríaca, trabalhando em santuários; fato que gerou grande experiência no quotidiano do santuário e no trato com os romeiros.
Embora o número de confrades não tenha decrescido acentuadamente, as atividades pastorais foram drasticamente afetadas: aos poucos a missões tiveram que cessar e, mesmo com o retorno clandestino para as fundações que ainda estavam sob posse redentorista, as atividades resumiam-se, em 1892, a pregar retiros, confessar religiosas e auxiliar os párocos (seculares).
O término do exílio deu-se efetivamente em 19 de agosto de 1894, data em que foi publicado o decreto do Parlamento de Munique que removia o banimento dos redentoristas. "Dos 72 padres exilados em 1873, sobreviveram ainda 34, aos quais se juntaram mais 5 padres novos [...] a Província possuía 39 padres, 40 irmãos leigo professos, 18 irmãos leigos noviços, 12 clérigos professos, 13 noviços coristas" (cf. BRUSTOLONI, J. J. Vol. 1. 1997, p. 61).
Durante o período de reconstrução da Província Bávara, seguramente houve o desejo de retomar as atividades pastorais de Altötting, contudo, houve um imbróglio com os capuchinhos, administradores do Santuário desde a expulsão dos redentoristas em 1873, ou seja, não quiseram sair e, com isso, os redentoristas jamais voltaram para Altötting. Todavia, a Virgem Negra de Altötting não sairia definitivamente da vida dos redentoristas, pois, chegados em Aparecida, certamente puderam reconhecer que a Santa Mãe de Deus acompanhava seus passos na nova terra de missão.
Pe. Bruno Alves Coelho, C.Ss.R.Província do Rio
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022
Pela segunda vez em modalidade virtual, o Setor de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promoveu de 1º a 3 de setembro de 2021 o Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade (CF) 2022. A CF do próximo ano tem como tema: "Fraternidade e Educação" e como lema: "Fala com sabedoria, ensina com amor", (Pr 31,26).
PRIMEIRO DIA
SEGUNDO DIA
TERCEIRO DIA
À BEIRA DE UM POÇO EM DIÁLOGO DE AMOR REVELADOR,
(Quem mata sede aqui SOU EU)
II ENESER VIRTUAL - ENCONTRO NACIONAL DOS EX-SEMINARISTAS REDENTORISTAS DO BRASIL
Falo a partir de João, sobre a "conversa de
Jesus à beira do poço, sinalizando o que declara[np1] [np2] a comunidade joanina no Prólogo acerca de QUEM
É JESUS (identidade). Responder a conjuntura do seu tempo com os problemas entre
os grupos variados de seguidores, sobretudo, dos samaritanos que tinham rixas
políticas, sobretudo referente a religião judaica praticada sob a liderança de
Jerusalém, muito apegada ao templo e em demasia escravos da Lei miúda em
contradição à liberdade de Jesus.
O bonito é que nessas comunidades Nossa Senhora era presença forte e testemunhal, embora silencioso e muito firme no testemunho do Ressuscitado e Crucificado.
INTENÇÕES DESSA FALA:
- Ser simples instrumento de inspiração, levar a intimidade com Jesus, aprofundar nosso diálogo interior com ele e lidar com os conflitos atuais, referenciando-nos no Mistério do Amor Revelado.
- Ser bem conscientes de que Deus é insondável, e com o jeito de viver da comunidade Joanina do discípulo amado que redigiu o 4º Evangelho, podemos conhecê-lo mais. O testemunho de João sobre Jesus fica numa linguagem de sinais para identificá-Lo e nos discursos que Jesus faz. (No rastro do Êxodo - diálogo com Moisés - a sarça ardente" - EU SOU QUEM FALA CONTIGO - " EU vi, ouvi o clamor do povo e desci para libertá-lo".
Como num teatro, o PRIMEIRO ATO TRAZ O CENÁRIO que vai explicando o PRÓLOGO, que parece transcendente demais.
Resumo episódico em movimento e geografia :
a) Jesus chega a Samaria (Sicar), vindo da Judeia a caminho da Galileia para fugir da fama de milagreiro. Um poço histórico, segundo o Gn, onde os hebreus colocaram os ossos de José. Jesus cansado da caminhada sentou-se à beira do poço. Era meio-dia com sol forte.
Os Interlocutores: Jesus e uma mulher encontra-se com Ele, quando ela veio buscar água. Jesus pede água. Os discípulos estavam ausentes. "DAI-ME DE BEBER - TENHO SEDE". No alto da Cruz, momento da Glória, fica para sempre esse pedido de Jesus.
Na mística joanina o pedido de Jesus, é todo de uma súplica de um homem carente de afeto: TENHO SEDE DO AMOR DE VOCÊS.
Jesus, segundo os estudos da espiritualidade Joanina e da realidade gnóstica e grega da época, o PRÓLOGO vai, ao longo do seu Evangelho, tornando-se mais facilmente decifrável e entendido.
Vocês já devem ter achado estranho vendo a diferença de João em comparação com os sinóticos.
O Prólogo, é aparentemente muito filosófico e enigmático à primeira vista e contato e sem contexto.
- À BEIRA DO POÇO - Ao "dar-me de beber pedido por Jesus", a mulher não responde, mas admira o atrevimento que teve Jesus na sua simplicidade de puxar conversa com uma mulher, que ainda era uma samaritana rejeitada.
- No discurso de Jesus: "Se conhecesses o dom de Deus e quem é que te pede água de beber, serias tu que lhe pedirias, e Ele te daria água viva".
Samaritana retruca: Jo.4, 1 e 12.
"Como é que tu, sendo judeu, pedes água a mim que sou Samaritana?
... e aí segue o diálogo
A mulher, então fez a Jesus seu pedido: Jo.4. 15
"Senhor, dá-me desta água para que eu não tenha mais sede"... e não tenha que ir por aí buscar
SINAIS QUE CAPTAMOS DO DISCURSO DE JESUS:
- O DOM DE DEUS É JESUS MESMO, HUMANO E CANSADO: "Se conhecesses do DOM de Deus, que EU SOU".
- JOÃO É ESTUDADO COMO O EVANGELHO DOS SINAIS.
Pergunta-se: Por que não encontramos n 4º Evangelho de João e de sua Comunidade o registro do termo grego para identificar milagres? PORQUE NÃO FALA DE MILAGRES? Vocês sabem que depois do Prólogo, antes do Epílogo (final) situam-se o Livro dos Sinais e o Livro da Hora (Despedida com a entrega do mandamento e a Ressurreição).
Por que SINAIS??? ... o primeiro sendo o das Bodas de Cana, tratando de ÁGUA E DE VINHO
- Sabemos que as comunidades joaninas estavam mais distantes do testemunho inaugural após a Ressurreição, daquele vigor inicial. A espera e a perseguição se intensificavam, as dúvidas apareciam, o gnosticismo e os movimentos libertários politicamente reapareciam.
- Para os redatores do 4º Evangelho MILAGRES, TEMPLOS E ACADEMIAS DE SABER poluíam a ÁGUA VIVA da fé em Jesus que estavam em voga se misturando na experiencia dos seguidores de Jesus.
- Acontecia uma certa adesão das culturas da época, sobretudo a grega. MILAGRES ACONTECEM PARA TODO O LADO E HAVIA MUITA FÉ SE CONFUNDINDO COM A FÉ NA PESSOA DE JESUS.
4. Os TEMPLOS PAGÃOS E OS GRUPOS GNÓSTICOS PENETRAVAM NO JEITO DE SEGUIR O CAMINHO DE JESUS.
Em contraponto a esse contexto cultural:
- João vê que milagres acontecem em nomes de deuses, um estilo de mágica e ilusionismo e de seitas várias, que devem ser recusadas.
- João vê que os templos se enchem e se maculam com a exploração. João vê que milagres não servem e não convencem mais.
- Nos sinóticos fala-se de milagres, mas João sai fora dessa forma de falar. ELEGE A LINGUAGEM DOS SINAIS POIS NÃO PROVAM, e até podem fazer lavagem cerebral.
- OS SINAIS APROVAM O QUE O CORAÇÃO ADERE. Em vez de TEMPLO é a CASA, em vez de milagre são os SINAIS que mostram quem é JESUS. "EGO EIMI".
E daí, Jesus vai mostrando sua identidade ao longo do Evangelho de João... EU SOU
A Vida (14,6) - A Luz (8,12) - O Pastor (10,11) - O Filho (10,36) - A Videira (15,1) - A Verdade (14,5) - O Pão (6,35)
O Servidor (13,12) - O Mestre (13,14) - A Ressurreição (11,25)
A Vida (14,5) - O Caminho (14,5) - A Porta (10,7) - O Pastor (10,2)
VOLTEMOS À Samaritana, nosso FOCO DE SINAL aqui nessa reflexão:
- Jesus é o maior sinal de Israel que inclui a todos, inclusive aos distantes para desfrutar a Copiosa Redenção. Vai ter água viva para todos que se sentarem a beira do "poço", ou seja, que se encontrarem com Jesus.
- Do DIÁLOGO à BEIRA DO POÇO:
Jesus- Eu te conheço, acredite em mim
Mulher: Vejo que és um profeta
Jesus: Tuas buscas da felicidade acabam sempre em Jesus (5 maridos)
Jesus: Está chegando a hora
NOSSA HORA
NOSSO TEMPO DE VIDA PRESENTE COMO UNESER QUE VEM COM A SOMA DA GRAÇA NA NOSSA HISTÓRIA DESDE O SEMINÁRIO:
- A HORA CHEGOU - NOSSA HORA - NOSSO TEMPO - O TESTAMENTO DELE E O NOSSO TESTEMUNHO.
Jesus à Samaritana ainda:
- A Adoração em Espírito e Verdade agora, será possível através de mim que me dou a conhecer a ti e a revelar que essa adoração acontece fora do Templo ou da montanha - Jo. 22
Mulher: Sei que vai chegar o Messias
-Jesus: SOU EU QUE ESTOU FALANDO CONTIGO = Jo.4,26 - aquele que tanto buscas e todo Israel esperava.
DO DIÁLOGO E DA SITUAÇÃO, PODEMOS EXTRAIR MUITA REFLEXÃO:
O Diálogo com a Samaritana nos dá muitos SINAIS. Volto ao que já conversamos em outra Live de março, através do POÇO DE JACÓ no contexto do encontro revelador de Jesus.
- Estar à beira do poço sentado ao lado de Jesus OU
- Dar-se a chance com esse sinal para viver a intimidade em nosso dia a dia, oração interior em algum momento do ia, para reforçar o do dia.
- Estar unido à Igreja que se senta à beirada do poço e fecha o cerco, faz o círculo, e vai se apertando e alargando-o para que todos se sentem. JESUS, ÁGUA VIVA, ali para nos matar a sede.
- E o poço vira mesa, onde todos sentados mataremos a sede e a fome. Eu SOU O PÃO DA VIDA. E nós propomos a Vida do Reino que é fraternidade, justiça, inclusão e bondade sempre, COMUNHÃO E UNIDADE.
- Do poço, à mando de Jesus lavaremos os pés uns dos outros - Eu sou o SERVIDOR E VOCÊS AMIGOS À SERVIÇO dos irmãos, a partir dali.
- "Era meio dia" - EU SOU A LUZ DO MUNDO, clarão que rompeu às trevas, embora as sombras de nossas fraquezas.
Aí temos que nos virar para Ele. Ajeitar-nos para pegar a luz e retomar mais decidido ao clarão do caminho e seguir - EU SOU CAMINHO.
"Tirar água" - nós somos os abastecedores da COPIOSA DA REDENÇÃO. As águas do Templo não serão as águas da purificação que estavam nas talhas.
- O templo nem será o de pedra. A GRAÇA que inundará a terra e a tornará fértil, será do Coração do Mestre, adorado em espírito e verdade em todos os cantos do mundo.
AGORA NÓS COMO IGREJA - COMO LEIGOS, MSSIONÁRIOS E DISCIPULOS DE JESUS- NAS PEGADAS DE SANTO AFONSO E DA BEATA CELESTE CROSTAROSA - O QUE FAREMOS nacionalmente e em cada Regional?
RESPOSTAS POSSÍVEIS: É para apoiar e empreender atividades pessoais ou comunitária como as MISSÕES LEIGAS VIRTUAIS QUE QUEREMOS COMO CHAPA SÃO CLEMENTE muito possível de acontecer.
Preservar a UNIDADE DE NOSSA EXPERIENCIA DE FÉ, desde nossas famílias, passando pelos seminários e prosseguindo até agora.
RESPEITAR AS TRILHAS QUE CADA UM TOMOU NA VIDA para seguir o CAMINHO, como discípulo e missionário, sem perder o amor às vítimas como viveu Jesus para anunciar como fez, usando da profecia de Isaías.
ISAÍAS e LUCAS 4, 18-19, mais do que nos lembram já nos marcaram:
"O ESPÍRITO DO SENHOR ESTÁ SOBRE MIM, PORQUE ELE ME CONSAGROU COM UNÇÃO PARA ANUNCIAR A BOA NOTÍCIA AOS POBRES; ENVIOU-ME PARA PROCLAMAR A LIBERTAÇÃO AOS PRESOS E AOS CEGOS A RECUPERAÇÃO DA VISTA; PARA LIBERTAR OS OPRIMIDOS E PARA PROCLAMAR O ANO DE GRAÇA DO SENHOR".
Manaus, 24 de julho de 2021.
Nelson Peixoto
[np1]
[np2]
Conheça um pouco sobre os Leigos Redentoristas da Província do Rio
Acesse o link abaixo
https://www.provinciadorio.org.br/leigos/exibir/11/Missionarios-Leigos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2021
A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, nesta terça-feira, 9 de fevereiro, uma nota na qual esclarece pontos referentes à realização da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, cujo tema é: "Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor" e o lema: "Cristo é a nossa paz. Do que era dividido fez uma unidade", (Ef 2,14a).
O documento reafirma a Campanha da Fraternidade como uma marca e, ao mesmo tempo, uma riqueza da Igreja no Brasil que deve ser cuidada e melhorada sempre mais por meio do diálogo. Iluminado pela Encíclica Ut Unum Sint, de 1999, do Papa São João Paulo II, o texto aponta também ser necessário cuidar da causa ecumênica.
Sobre o texto-base da CFE deste ano, os bispos afirmam que a publicação seguiu a estrutura de pensamento e trabalho do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), conselho responsável pela preparação e coordenação da campanha da fraternidade em seu formato ecumênico. "Não se trata, portanto, de um texto ao estilo do que ocorreria caso fosse preparado apenas pela comissão da CNBB", aponta a Nota.
No documento, a presidência da CNBB reafirma que a Igreja Católica tem sua doutrina estabelecida a respeito das questões de gênero e se mantém fiel a ela. "A doutrina católica sobre as questões de gênero afirma que 'gênero é a dimensão transcendente da sexualidade humana, compatível com todos os níveis da pessoa humana, entre os quais o corpo, a mente, o espírito, a alma. O gênero é, portanto, maleável sujeito a influências internas e externas à pessoa humana, mas deve obedecer a ordem natural já predisposta pelo corpo" (Pontifício Conselho para a Família, Lexicon - Termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas., pág. 673).
A nota informa que os recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) seguem rigorosa orientação, obedecendo não apenas a legislação civil vigente para o assunto, mas também a preocupação quanto à identidade dos projetos atendidos. "Os recursos só serão aplicados em situações que não agridam os princípios defendidos pela Igreja Católica", reforça a nota.
A presidência da CNBB afirma, no parágrafo final, que apesar de nem sempre ser fácil cuidar das dificuldades levantadas pela realização de uma Campanha da Fraternidade e da caminhada ecumênica e de muitos outros aspectos da ação evangelizadora da Igreja, nem por isso se deve desanimar e romper a comunhão, o que segundo os bispos é uma das maiores marcas dos cristãos. "Não desanimemos. Não desistamos. Unamo-nos", exorta a presidência da CNBB
Entenda a reestruturação redentorista
Em todo o mundo, a Congregação do Santíssimo Redentor passa por um processo de mudança significativa em sua organização, para poder continuar realizando sua missão na Igreja e no mundo.
Assista ao vídeo e veja o que fala sobre esta realidade o superior da Província de São Paulo, padre Marlos Aurélio da Silva.
Acesse: https://www.a12.com/redentoristas/entenda-a-reestruturacao-redentorista-02-08-2019-09-58-26
Les presentamos al Hermano Valdir, Redentorista Indígena.
July 24, 20190186
(Manaus, Brasil) - Religioso, Misionario redentorista e indígena, con gran orgullo. Este es el hermano Valdir Santos de la Viceprovincia de Manaus. El joven de 27 años nació en São Gabriel da Cachoeira, una ciudad ubicada en el noroeste del estado de Amazonas, cerca de la frontera con Colombia.
Valdir con la hermana Eliana Cruz en Manaus
Valdir es de origen indígena, su familia es descendiente del pueblo Dessana, una tribu que habita en la región del Alto Río Negro. Desde 2010, el joven vive en Manaus. Inicialmente, ingresó al seminario diocesano, pero eligió la vida del Redentorista y hoy es un juniorista de la Congregación del Santísimo Redentor y está en el último año del curso de teología.
"Soy un indígena. Incluso ante esta realidad, abrazé, libremente, mi vocación. Mi familia hoy también me acoge como lo hice con la vida religiosa. Es un privilegio para mi pueblo tener un religioso de esta comunidad, es una gran alegría saber que nosotros también, como indígenas, podemos contribuir a la Iglesia", dice el Misionero Redentorista.
Junto con el hermano Sandro Duda, dirige las actividades de la Juventud Misionera Redentorista (JUMIRE) en la unidad de Manaus. Los dos asistieron al Congreso de Liderazgo JUMIRE, celebrado en la capital amazónica. Para Valdir, este fue un momento importante de fraternización e interacción entre los jóvenes, donde también pudo presentar algo de su cultura.
(www.a12.com)
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019
FRATERNIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS
Lema: "Serás libertado pelo Direito e pela Justiça" - (Is 1.27)
Nova coordenação da URB - União dos Redentoristas do Brasil
A nova coordenação da URB foi composta da seguinte forma:
Presidente: Pe. Roque Silva Alves CSsR (BA),
Vice-presidente: Pe. Nelson Antônio Linhares CSsR (RJ, MG e ES)
Secretário: André Ricardo de Melo CSsR (GO).
Os referenciais dos secretariados e das comissões, também foram definidos: Secretariado de Interprovincial de Formação: Pe. André Ricardo de Melo CSsR (GO);
Secretariado de Interprovincial de Espiritualidade Redentorista (SIER): Pe. Edézio Borges CSsR (RS);
Comissão da Juventude: Pe. Nelson Antônio Linhares CSsR, (RJ, MG e ES);
Comissão dos Irmãos: Pe. Edilei Rosa CSsR (CG);
Comissão dos Santuários e Perpétuo Socorro: Pe. Marlos Aurélio da Silva CSsR (SP);
Comissão das Mídias e Justiça e Paz: Pe. Antônio Júlio Ferreira CSsR (FO);
Comissão dos Leigos/Oblatos e Ex-seminariastas: Pe. Amarildo Luciano CSsR (AM);
Comissão das Missões: Pe. Luiz Vieira CSsR (RE).
A12 entrevista biblista Frei Carlos Mesters
O A12 conversa com um dos maiores biblistas do país, Frei Carlos Mesters. Ele é autor de três publicações recentes pela Editora Santuário, em parceria com outro biblista, Francisco Ourofino.
No bate-papo, Mesters explica um pouco do conteúdo dos três livros: "Gente como nós - os santos e as santas da bíblia para todos os dias do ano", "O credo - 12 artigos da nossa fé" e " Encontros de Maria com o povo de sua terra - 31 encontros de Maria, a mãe de Jesus".
Ele também conversa um pouco sobre como incentivar a leitura da bíblia e refletir a Palavra em círculos bíblicos.
Jornalista do A12, Eduardo Gois,
Redentoristas de São Paulo têm novo governo provincial para 2019 e 2022
Os Redentoristas de São Paulo contam com um novo Governo Provincial a partir do próximo dia 10 de fevereiro. A posse ocorre na missa das 18h, no Santuário Nacional de Aparecida.
Com toda a Província e pedindo as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida, os próximos responsáveis pela condução da Unidade Redentorista de São Paulo irão atuar para o Quatriênio 2019 - 2022.
Padre Marlos Aurélio da Silva assume o governo diante da novidade da reestruturação de toda a Congregação Redentorista no mundo. O desafio, no entanto, é algo que o novo superior provincial acredita ser a oportunidade para um "novo tempo" na vida missionária e religiosa dos discípulos de Santo Afonso.
"A Reestruturação não significa o fim da Congregação. Mas é o início de um novo tempo! Hoje, estamos tendo a oportunidade de ser ainda mais missionários do que era possível em um passado recente. O vigor e a ousadia das origens estão sendo repropostos a todos nós! Se toda a Igreja é convocada pelo papa Francisco a estar em saída, para a Congregação trata-se de algo próprio de sua índole, pois ela é primordialmente missionária".
Padre Marlos já estava atuando junto ao governo anterior como conselheiro. Além dele, assume a direção da província padre Fábio Evaristo que também era conselheiro na gestão anterior e agora assume como Vigário Provincial, e os padres Anísio Tavares, Herivelto Pereira e Pedro Paulo Dal Bó como conselheiros.
Com a eleição do novo superior, em 18 de setembro de 2018, e após a composição dos conselheiros, o grupo visitou as 23 comunidades religiosas da Unidade de São Paulo. A visita motivada pelo diálogo com cada comunidade serve para manifestar a proximidade e ouvir as expectativas dos religiosos diante do Novo Quatriênio.
"Esse contato permitiu que a gente entrasse em diálogo para ouvir cada redentorista padre e irmão nas suas aspirações. Foi um momento para poder discernir o que é mais viável em vista do próximo Quatriênio. Eu e padre Fábio já acompanhávamos o governo anterior, mas é sempre uma oportunidade a mais para entrar em contato com realidades pessoais e pastorais das nossas comunidades, o que também contribuiu na composição dos membros das casas a partir deste ano", disse ao A12.
Padre Marlos é padre há 17 anos e possui mestrado e doutorado em Teologia Sistemática. Durante os últimos 12 anos, foi professor universitário no Itesp em São Paulo. Recentemente, lançou pela Editora Santuário o livro "Bispos do Brasil: promotores da participação dos leigos e leigas na Igreja e na sociedade", fruto de sua tese de doutorado.
Diante do novo compromisso, o Missionário Redentorista reforça a missão principal da congregação. "Continuemos unidos no mesmo ideal de servir ao Reino com alegria e gratuidade. Juntos somos mais e melhores! E jamais deixemos de manifestar nossa predileção pelos pobres e mais abandonados. Eles têm o direito de receber o anúncio da Copiosa Redenção dos nossos lábios e a partir do nosso testemunho", frisa.
O superior provincial deixa ainda uma mensagem aos leigos colaboradores junto à missão redentorista.
"Nós Redentoristas somos um grupo significativo e expressivo, mas sem a parceria dos leigos não conseguiríamos realizar o grande trabalho que realizamos. Queremos continuar somando esforços para nos dedicar cada vez mais a nossa missão. Cada batizado leigo e leiga tem sua participação da vida eclesial e por isso, são chamados a pensar a sua vocação e missão na sociedade. Este é um grande desafio que temos, o de homens e mulheres de fé que possam testemunhar para o mundo e para a sociedade civil, o seu compromisso com o Evangelho. Que cada leigo e leiga possa redescobrir o seu lugar na sociedade e naquilo que o Papa Francisco insiste de uma Igreja em saída", assinala.
Outro momento que marca a Unidade de São Paulo é a posse do novo reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Carlos Eduardo Catalfo, no próximo dia 27 de janeiro, na missa das 18h, transmitida pela TV Aparecida.
O governo provincial tomou posse canônica no último dia 05 de janeiro, na festa de São João Nepomuceno Neumann, na Comunidade Redentorista Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano em São Paulo, sede provincial. A partir disso, o governo pode manifestar os atos administrativos inerentes à nova missão.
Fonte: www.a12.com
NOMEADO NOVO BISPO DE TEÓFILO OTONI - MG
Dom Messias dos Reis Silveira
A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 14, a decisão do papa Francisco em nomear para a vacante diocese de Teófilo Otoni (MG), dom Messias dos Reis Silveira, transferindo-o da sede episcopal de Uruaçu (GO). A notícia foi publicada no jornal L'Osservatore Romano, às 12 horas de Roma.
Dom Messias dos Reis Silveira nasceu em 25 de dezembro de 1958 em Passos, Guaxupé, no estado de Minas Gerais. Realizou seus estudos filosóficos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e os estudos teológicos no Centro de Estudo da Arquidiocese de Ribeirão Preto. Foi ordenado sacerdote em 11 de agosto de 1992, e foi pároco da catedral "Nossa Senhora das Dores", na diocese de Guaxupé.
Foi o primeiro diretor pedagógico e formador do Seminário São José, do qual foi reitor. Também foi reitor da Casa de Formação Presbiteral "Nossa Senhora das Dores"; membro do Conselho Presbiteral; membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Formação Presbiteral.
Dom Messias dos Reis Silveira foi nomeado pelo papa Bento XVI para a diocese de Uruaçu (GO) em 2007, sucedendo a dom José da Silva Chaves cuja renúncia ao governo pastoral da diocese foi aceita por limite de idade. No regional Centro-Oeste da CNBB, além de ser presidente ofereceu sua contribuição como bispo referencial da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e, atualmente, é bispo referencial da Comunicação.
Agora, com a nova missão assumirá a diocese de Teófilo Otoni (MG), até então vacante desde a saída de dom Aloísio Jorge Pena Vitral, em 2017.