SANTOS DO DIA

(Clique na imagem do santo para conhecê-lo)

São Lucas Evangelista nasceu na Antioquia da Síria, era um excelente médico que foi convertido por São Paulo, e tornou-se companheiro de missão e colaborador no apostolado.

Por muito tempo São Lucas e São Paulo fizeram inúmeras viagens apostólicas, e se tornaram os primeiros missionários na sociedade greco-romana, o que o tornou essencial para a vida da Igreja. Era considerado dócil ao Espírito Santo, o que o tornou capacitado com o carisma da vivência comunitária, e inspiração que resultaria no Evangelho segundo Lucas e na primeira história da Igreja, os Atos dos Apóstolos.

O Evangelho segundo Lucas encontramos passagens importantes sobre Cristo, o amor universal revelado chamando Zaqueu, Maria Madalena, se revelando a todos e garantindo o Céu para o "bom" ladrão, além de contar lindas parábolas. Nos Atos dos Apóstolos São Lucas narra a ascensão de Cristo que promete o batismo no Espírito Santo, fato cumprido no dia de pentecostes, sendo inaugurada a Igreja que incansavelmente com ousadia, coragem e amor evangeliza a todos os povos.

Conta a tradição que São Lucas era pintor e de seu pincel sai um retrato de maria. Porém como dito por Santo Agostinho, não conhecemos o retrato de Maria, e Santo Ambrósio nos lembra do sentido espiritual de sua figura de bondade, sendo essa a imagem transmite o retrato moral, a bondade de sua alma.

Por duas vezes São Lucas foi preso, sendo que no segundo cativeiro durante o ano de 67 e pouco antes de passar pelo martírio escreveu a Timóteo que "Lucas é o único companheiro" na sua prisão. Os outros o abandonaram. Os historiadores da Igreja contam que lucas viveu em missão até completar 84 anos de idade.

Pelo martírio deste Santo no hino das Laudes é rezado: "Cantamos hoje, Lucas, teu martírio, teu sangue derramado por Jesus, os dois livros que trazes nos teus braços e o teu halo de luz".Além do mais São Lucas é o Padroeiro dos médicos, por ter exercido com maestria esta honrosa profissão, conforme diz São Paulo aos Colossenses (4,14): "Saúda-vos Lucas, nosso querido médico".

Fonte: Nossa Sagrada Família