AVISOS

Dia 15 de outubro - Ofício da Memória - Cor Branca

Dia de Santa Tereza de Jesus

Aniversário de criação da Província de São Paulo - 124 anos (1944)

Dia dos Professores

Gl 4,22-24 26-27.31-5,1

Sl 112  -  Lc 11,29-32


CAMPANHA UNESER

DEPOSITE SUA CONTRIBUIÇÃO

NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

AGÊNCIA 4158

CONTA CORRENTE 0001792-8

OPERAÇÃO 003 -

CNPJ 20.773.657/0001-07


*****************************************************************************************************************************

Vinho novo em odres novos (Mc 2,22) - Reconfiguração para a América Latina e o Caribe

"Renovação Incapaz de estruturas de toque e de mudança, bem como o coração, não leva a nenhuma duradoura mudança real ... exige abertura de imaginar formas de sequela, profética e carismática, viviam em regimes adequados e tal tempo sem precedentes". [1]
(Trindade, Goiás, Brasil) - Um dia histórico! 
Sob a proteção de Maria, na Solenidade da Assunção de Nossa Senhora (2018/08/15!), A Conferência da América Latina e do Caribe, depois de apreciar, discutir, reflectir e dar as suas contribuições para os textos do Plano Apostólico e A reconfiguração, proposta pela Comissão formada a partir do mandato do XXV Capítulo Geral, também propôs o novo mapa de reconfiguração para a América Latina e o Caribe. Com base nos critérios oferecidos pelo XXV Capítulo Geral, pelo Plano de Ação do Governo Geral, que foram recolhidas das reuniões especiais do Governo Geral e estudou com afinco, a Comissão propôs três mapas, com base geográfica, linguística -cultural e mista.

Com base neste material, a montagem atingiu a seguinte configuração:

- Porto Alegre, Campo Grande, Resistência, Paraguai, Buenos Aires e Chile (Uruguai);
- Bolívia, Peru Norte, Peru Sul e Quito;
- São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia;
- Goiás, Fortaleza, Recife - Belém e Macapá;
- Manaus, Venezuela e Colômbia (Suriname);
- América Central, San Juan e Haiti (Cuba);
- México e Estados Unidos
Do total de 53 eleitores, 51 votaram a favor e 02 foram abstenções.

Além de um trabalho árduo, responsável e dinâmico, marcado por um espírito de fraternidade, esperança, entusiasmo e questionamentos, a Assembléia também apreciou o Diretório dos Leigos e tomou as seguintes decisões, a saber:

1) Durante a União das unidades envolvidas não deve ser tomada em novas bases, ou criar dívida ou aceitar compromissos que ponham em risco o futuro sem consulta e diálogo com o Coordenador e Conselho (52 votos a favor, 0 contra e 0 abstenções)

2) A Assembléia da Conferência propõe 8 Prioridades Missionárias. Cada Unidade, em seus Capítulos e Assembléias, escolherá de acordo com sua realidade pelo menos 3 Prioridades Missionárias para o mandato de quatro anos (52 votos a favor, 0 contra e 0 abstenções).

3) No primeiro ano de cada quadriênio, as Unidades da Conferência da América Latina e do Caribe elaborarão um projeto missionário-pastoral em harmonia com o Plano Apostólico da Conferência. O Projeto Missionário-Pastoral de cada Unidade deve ser enviado à Coordenação da Conferência e ao Conselho Geral para aprovação (52 votos a favor, 0 contra e 0 abstenções).

4) A Assembléia aprova a operação de 3 centros de formação para o noviciado da Conferência da América Latina e do Caribe, com a flexibilidade de expandi-los de acordo com o número de noviços. O ano de 2019 será de preparação, adaptação e implementação. No ano de 2020, esta decisão será executada "(52 a favor, 0 contra e 0 abstenções). Com esta decisão os noviciados se tornam a Conferência e os noviços serão distribuídos em qualquer uma das três casas. Isso envolve aprender as línguas espanhola e portuguesa.

A Assembléia votou a emenda do 37º Estatuto da Conferência, para que um Irmão também possa ser um membro do Conselho da Conferência. Foi assim que o novo texto foi "O Coordenador da Conferência será dedicado em tempo integral (XXIV CAP DECISÕES 2.3). Você terá um conselho ordinário estabelecido como órgão executivo da Conferência, que será composto pelos presidentes das três sub-conferências (URB, URNALC e Ursal) e um irmão indicados pela Assembleia entre 3 representantes dos Sub-conferências. A própria Junta estabelecerá a periodicidade de suas reuniões "(50 votos a favor, 02 abstenções).

Depois de receber as emendas necessárias, o texto do Plano Apostólico e de Reestruturação regressará à Comissão que fará os ajustes e depois os enviará para serem estudados e apreciados nas assembleias das Províncias. Os resultados serão coletados para a versão final do texto, que será aprovada definitivamente pela Assembleia da Conferência (2019) e pelo Governo Geral.

Plano de reestruturação apresenta detalhado a seguir para fazer avançar o processo de transição que novas províncias terá que fazer a partir de agora até 2022. É muito importante que os (vice) províncias fazer seus passos atuais de reestruturação interna. É assim que essa nova realidade começa a trabalhar com os confrades para depois elaborar a nova legislação necessária.

O mesmo Espírito que estava sobre Jesus na sinagoga em Jerusalém e Alfonso inspirou para fundar a Congregação (Lc 4,16-20), despertou a coragem e zelo missionário em muitos confrades que liderou a Congregação para abordar muitos mundos ferido. O mesmo Espírito nos esclareceu nos dias de hoje e continuará a acompanhar-nos para que possamos responder com fidelidade criativa e podemos testemunhar o Redentor com corações, mentes e estruturas renovadas para a missão em solidariedade neste mundo ferido.

O Santíssimo Redentor, Maria, Santo Afonso, nossos mártires beatificados, venerável e, especialmente, Maria Celeste Crostarosa, nos ajudar a navegar para o mar e lançar as suas redes em obediência à palavra do Senhor (Lc 5,4-5 ) para viver estes novos tempos com entusiasmo, de acordo com o que o Const. 20: "Os Redentoristas são apóstolos de fé forte, esperança alegre, caridade ardente e ardente zelo. Eles não se orgulham de si mesmos e praticam orações constantes. Como homens apostólicos e filhos genuínos de Santo Afonso, eles seguem com alegria Cristo Salvador, parte de seu mistério e anunciar a simplicidade do Evangelho de sua vida e de sua palavra, e pela abnegação permanecem disponíveis para todos difícil para trazer a todos a copiosa redenção de Cristo ". Que o Espírito continue a nos provocar e encorajar! Assim seja!

P. Rogério Gomes, C.Ss.R

Conselho Geral

[1] CONGREGAZIONE PER GLI ISTITUTI DI VITA CONSACRATA E LE SOCIETÀ DI VITA APOSTOLICA. Por vino nuovo otri nuovi. Concílio Vaticano II a vita consacrata e le sfide ancora aperte. Cidade do Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 2017, n. 3


AÇÃO JOVEM REDENTORISTA

Caro amigo e Irmão em Cristo

Que a Paz do Santíssimo Redentor esteja contigo!

"Evangelizar é testemunhar pessoalmente o amor de Deus; significa superar os nossos egoísmos, significa servir, inclinando-nos para lavar os pés dos nossos irmãos, tal como fez Jesus. Três palavras:

Ide, sem medo, para servir. Ide, sem medo, para servir.

Seguindo estas três palavras, vocês experimentarão que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé recebe mais alegria."

Papa Francisco, 12º Discurso Papa Francisco JMJ Rio2013 - Missa de Envio.

Seguindo os Passos de Jesus, o nosso Carisma Redentorista e inspirados pelas palavras do Santo Padre, Papa Francisco, a Comissão Carisma e Missão da Juventude Missionária Redentorista - Unidade Redentorista de São Paulo, está preparando a Ação Jovem Redentorista que acontecerá de 13 a 20 de Janeiro de 2019 na Paróquia Divino Espirito Santo - Avenida Padre Domingos Cidad, 518 - Centro - Dois Córregos/SP

Por meio desta, viemos convocar aos União dos Ex Seminaristas (Uneser) que estejam dispostos e disponíveis a se doarem pela missão nesses dias. A resposta deverá ser dada a Comissão organizadora até o dia 20 de novembro de 2018 com os nomes e contatos dos Missionários, para a organização a formação aos missionários e escala das Comunidades de trabalho.

Aguardamos seu retorno para jrstal@hotmail.com

Comissão Carisma e Missão - Juventude Missionária Redentorista

Ir Marco Lucas e Olívia Maria

MENSAGEM DA DIRETORIA

"TESTEMUNHAS DO REDENTOR, solidários para a missão em um mundo ferido!"

" se dou pão aos pobres sou caridoso, se pergunto porque há pobres sem pão sou comunista!"( Dom Elder Câmara)

Com relativa frequência temos visto postagens provenientes de confrades, membros da UNESER, com críticas contundentes à ação da Igreja Católica, e à Congregação do Santíssimo Redentor, posturas consideradas por essas mensagens, como prática comunista. Pede-se mudança, mas na verdade pede-se retrocesso anterior ao Concílio Vaticano II. Politicamente deseja-se o retorno à Ditadura Militar no País, que foi tão nociva ao Brasil sob todos os aspectos.

Recentemente a missiva do Padre Inácio, Superior Provincial de São Paulo, (Comunicado 006 de junho de 2018 - Anexo 1 - cms.uneser-interativa.webnode.com/noticias-informativos/informativo-da-provincia-sp/), foi taxada de "ode ao comunismo", assim como a missa em Aparecida celebrada pelo Reitor da Basílica (21/04/2018), onde milhares de romeiros participaram.

Nós, o colegiado diretivo da UNESER, reunidos para analisar tais postagens, nos manifestamos veementemente contra tal posicionamento ideológico, que afronta a Igreja Católica, o Papa Francisco, a doutrina social da Igreja e a espiritualidade de Santo Afonso.

Comungamos dos princípios que regem a Igreja Católica, quer em Roma, quer na CNBB. Comungamos com a postura da CSsR e comungamos com os ideais expressos na última carta do nosso superior provincial (Comunicado 006 de junho de 2018).

Assim, propomos à reflexão o texto do padre Michael Brehl, Superior Geral da Congregação, bem como os textos desta Diretoria, já distribuídos aos participantes do ENESER 2017 (anexos 2 e 3 - cms.uneser-interativa.webnode.com/eventos-programados/xxii-eneser-2017/ e cms.uneser-interativa.webnode.com/provincias-vice-provincias/). Sugerimos ainda que se releia a carta introdutória do nosso superior provincial (anexo 1), principalmente quando ele nos incita a repensar este elogio à ditadura cívico/militar no Brasil: "ou voltamos aos bancos escolares para estudar a história recente desse Pais, ou permanecemos brincando de perigo comunista!" Discurso corrente nos anos 60 e 70, quando havia uma guerra fria, momento em que os Estados Unidos agrediam o Vietnã para evitar que o comunismo proliferasse.

Comunismo, para nós cristãos, deve ser o que está em Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versículos de 42 a 47. Enquanto que o comunismo que se propala nestas infelizes postagens, não existe. O maior e mais populoso país do mundo (2ª economia do mundo) a China, pratica também o capitalismo assim como os Estados dos Unidos.

"Ser solidários para a missão neste mundo ferido em que vivemos" deve ser nosso foco de reflexão e ação concreta como cristãos, não nos permitindo, portanto, propalar aleivosias e rancores velhos e ultrapassados.

Por isso, conclamamos os membros da UNESER a permanecer fiéis aos princípios evangélicos, tão bem reafirmados pelo Papa Francisco, praticados por Santo Afonso e vivenciados pela Congregação Redentorista.

A Direção

JULHO de 2018