REGIONAL MANAUS


O VII ERESER MANAUS JÁ ESTÁ PROGRAMADO

AGENDE AÍ:

 DIAS 5, 6 e 7 DE SETEMBRO DE 2019 EM MANAUS 

NÃO DEIXE DE COMPARECER 

VALE A PENA SIM !!!


VI ERESER MANAUS

O VI ERESER 2018 da Vice-Província de Manaus aconteceu em Coari nos dias 14 a 16 de setembro, superando os desafios de sua realização e alcançando nota máxima. O indicador de sucesso, entre outros, foi a organização da estrutura local liderada por Evandro Rodrigues e Osni Bruno, colegas redentoristas de longa data.

Tivemos as condições perfeitas para rever nossa espiritualidade como caminhada e realizarmos uma reflexão de toda essa jornada, da saída do Seminário até os dias de hoje.

As memórias do Seminário também se fizeram presentes em atos de louvor, leituras bíblicas e agradecimentos, que dividiram espaço com sorrisos e gargalhadas, reforçando a fraternidade e reatando laços antigos.

Dessa vez o rodízio, como sede anual dos encontros, foi fechado nas três cidades da nossa história: Coari, onde o primeiro Seminário nasceu com o Padre Francisco Hirsch; Belém, para onde se mudou em 1962, tendo lá permanecido até 1973 e Manaus. Atualmente, Manaus é a cidade onde tem o maior número de ex-seminaristas na ativa. É nela que será realizado o nosso sétimo encontro, nos dias 5, 6 e 7 de setembro de 2019.

O Encontro foi premiado com as presenças do Bispo Emérito Dom Gutemberg Régis e do nosso novo diretor espiritual Padre Martin Laumann, os quais sinalizam nosso brado: UMA VEZ REDENTORISTA, SEMPRE REDENTORISTA. O Padre Soares não pôde se fazer presente, mas continua como diretor espiritual emérito.

Nosso encontro contou ainda com as presenças do Presidente e do Secretário da UNESER, Antônio Claudio Ferreira e José Roberto Staliano, que muito contribuíram para o sucesso do evento.

As diversas participações em ministérios eclesiais aconteceram como testemunho da nossa unidade e sintonia nos valores que marcaram nossas vidas nos Seminários e na Igreja.

Dentre as intuições que tivemos e queremos organizar como parte de nossa missão destacamos as seguintes:

1. Atuar na pastoral vocacional redentorista que é anterior à entrada no seminário;

2. Ter maior relacionamento e participação na caminhada dos seminaristas atuais, com a permissão dos formadores da Congregação;

3. Prosseguir a amizade com os egressos de forma que se sintam acolhidos e jamais abandonados na vida cristã e laical.

Assim, nossa atuação pretende ser o elo de continuidade para a identidade que sempre prezaremos: Ser REDENTORISTA, mesmo sem estar como congregado canonicamente.

Para finalizar, através da UNESER tomamos conhecimento da nova reconfiguração geo-organizacional das Unidades Vice-Provinciais de Manaus e Caracas, que irão se juntar com a Província de Bogotá, o que nos leva a indagar "Se a VP de Manaus tivesse maior aproximação com os ex-seminaristas e fossemos mais participantes do carisma afonsiano ainda permaneceríamos com os outros estados da União?" Contudo, respeitamos os critérios que levaram a isso e confiamos no Espirito de Jesus que seja tomada melhor decisão para o serviço ao Reino de Deus empreendido pela Congregação para o futuro.

Nelson Peixoto e Raimundo Nonato Souza

IMAGENS DO VI ERESER 2018 - COARI - AM