REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

MÊS DE SETEMBRO

1 - Terça-feira - Santos: Josué, Vitório, Terenciano, Egídio

Evangelho (Lc 4, 31-37) "As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade."

Percebiam todos que Jesus tinha autoridade para falar; não era pregador que apenas transmitisse a doutrina de outros. Ele tinha autoridade para falar, porque falava do que vivia. E ao falar, tinha o poder de falar diretamente aos corações, atraindo as pessoas com seu poder divino. Falava com autoridade porque tinha o poder de curar, de libertar do mal quem nele confiasse e aceitasse sua palavra.

Oração

Senhor Jesus, creio no que vossos enviados nos ensinaram, creio no que ensina a comunidade reunida por vós. Aceito vossas palavras, e quero viver como me mostrais, na esperança de uma vida eterna. Só vós podeis salvar-me de meu orgulho e de minha fraqueza. Confio em vosso poder divino e em vossa bondade infinita. Tomai conta de mim; entrego-me a vós e quero estar convosco. Amém.

2 - Quarta-feira - Santos: Dorotéia, Bv. Apolinário Morel, Bv. Severino Girauld

Evangelho (Lc 4, 38-44 ) "A sogra de Simão estava com febre alta, e pediram a Jesus em seu favor. Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou."

A cena mostra que Jesus falava com autoridade, com poder. Ele simplesmente mandou que a febre deixasse a mulher, e ela imediatamente assumiu a acolhida de Jesus e de seus discípulos na casa de Pedro. Ele manda e nosso coração é libertado do pecado e da desesperança. Ele manda e somos transformados, e podemos vencer o mal, e sua palavra passa a ser caminho para nossa vida.

Oração

Senhor Jesus, ajudai-me a abrir meu coração para vós. Vencei toda as minhas resistências e libertai-me do mal. Confio em vosso poder divino, e só de vós espero salvação. Sabeis como sou fraco e inconstante, cheio de medos e incertezas. Mandai, Senhor, e serei capaz de vos seguir em tudo, apesar de tudo. Vosso poder é minha alegria e minha esperança. Mandai e serei salvo. Amém.

3 - Quinta-feira - Santos: Gregório Magno, Aristeu, Basilissa

Evangelho (Lc 5, 1-11) "Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus."

Pedro, Tiago e João eram pescadores e sabiam que o lago nem sempre era generoso. Vendo tanto peixe como nunca, daí em diante estariam prontos para obedecer ao Mestre, quando os mandasse pescar mais longe da praia e de suas seguranças. Deixaram barca e peixes e foram com Jesus. Confiaram nele e foram sem saber para onde. Se creio no poder de Jesus, tenho de fazer o mesmo.

Oração

Senhor Jesus, reconheço que muitas vezes tenho sido medroso diante de vossos convites. É que olho apenas para minhas possibilidades, e não me lembro que, quando convidais, sempre nos dais a ajuda necessária. Ajudai-me, então, a ter mais coragem para aceitar vossos convites, mesmo que depois de algum susto. Quero ser vosso discípulo, e estar pronto para enfrentar tudo. Amém.

4 - Sexta-feira - Santos: Vitalício, Moisés, Rosália

Evangelho (Lc 5,33-39) "Ninguém tira retalho de roupa nova para remendar roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha."

Já no tempo de Jesus havia quem quisesse combinar suas ideias novas com as ideias antigas e já costumeiras. Ainda hoje tenho de evitar essa tentação, e aceitar que, para começar a pensar como Jesus, é preciso abandonar muitas de minhas ideias e certezas anteriores, bem como modos de pensar considerados sábios e prudentes no ambiente que me cerca. Tenho de aceitar ou não o que diz.

Oração

Senhor, é bem verdade; muitas vezes tento amaciar e diluir vossas palavras, para torná-las mais de acordo com minhas ideias e meu jeito de ser. Dai-me a coragem necessária para ser totalmente fiel às vossas propostas. Não permitais que desfigure vosso evangelho para não incomodar as ideias do ambiente em que vivo. Ajudai-me a ser coerente e viver de fato como um de vossos discípulos. Amém.

5 - Sábado - Santa Teresa de Calcutá, São Lourenço Justiniano

Evangelho (Lc 6, 1-5) "Então alguns fariseus disseram: - Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?"

Os fariseus tinham certeza total de suas crenças e princípios. Já estavam condenando os discípulos, e não procurando saber a razão de seu procedimento: - Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado? Levados por nossas certezas - que nem sempre são as de Deus - também nós facilmente condenamos outras pessoas sem procurar conhecer suas razões, motivos e desculpas.

Oração

Senhor Jesus, perdoai minha severidade austera, pelo menos no julgamento de outros. Preciso mudar. Ensinai-me a perguntar e ouvir as respostas e desculpas de meus irmãos, antes de os declarar pecadores. Espero que não me julgueis com a mesma dureza. Hoje quero pedir por todos os meus irmãos, principalmente por aqueles que me parecem estar vagando por caminhos errados. Amém.

6 - 23º Domingo comum - Santos: Ledo, Mansueto, Beltrão, Liberato de Loro

Evangelho (Mt 18,15-20) "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles."

"Onde dois ou três estiverem reunidos para estar comigo, eu estou aí, no meio deles". Essa palavra de Jesus é fundamental para nossa compreensão do que seja a comunidade cristã. Sempre que dois ou três se reúnem por causa dele, é sinal que Jesus aí está como centro de sua união fraterna. Ele é que os atrai a si, e assim os leva à união na fé, na esperança, na caridade. Ele é que os mantém na unidade e na concórdia. Ele é o centro que dá coesão à igreja, a nossa comunidade de vida. Porque ele está presente e atuante entre nós é que podemos ajudar-nos mutuamente no caminho do bem, no esforço para ir corrigindo nossas falhas. Quando um irmão ou irmã nos fala e nos orienta, é Jesus que nos fala por seu intermédio. Quando estende a mão para nos ajudar, é Jesus que vem ao nosso encontro para nos salvar. Quando oramos, ele está orando conosco.

Oração

Senhor, creio em vossa palavra, creio que estais sempre entre nós, agindo nos sacramentos, falando-nos e agindo na pessoa de vossos ministros, mas também na pessoa de cada um meus irmãos. Sois o centro de nossa comunidade, o laço de nossa união. Se estou unido a vós, estarei também unido aos irmãos. Se estiver unido a eles, estou unido a vós. Ajudai-nos, Senhor, a manter sempre essa unidade, para termos um só coração, para podermos ser no mundo manifestação de vossa presença poderosa para a salvação de todos. Dai-me a coragem de ajudar meus irmãos quando estiverem errados, e dai-me também a coragem humilde de aceitar sua palavra quando tentam levar-me de volta ao bom caminho. Ficai sempre conosco, Senhor, ou melhor, não permitais que vos abandonemos ou de vós nos esqueçamos. Amém.

7 - Segunda-feira - Santos: Regina, Clodoaldo, João de Nicomédia

Evangelho (Lc 6,6-11) "Disse-lhes Jesus: - Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?"

Muitos fariseus e doutores da Lei tinham sua interpretação rigorista da Lei, e queriam impor essa interpretação como sendo a vontade do próprio Deus. Especialmente rigorosa era sua interpretação da lei do descanso no sábado. Tornavam assim a Lei de Deus um peso que sufocava. Para Jesus a Lei deve ser libertação e vida, caminho para o bem e a felicidade, não peso ou empecilho.

Oração

Senhor Jesus, ajudai-me a compreender do jeito certo as leis de Deus e dos homens. Que eu não transforme em lei de Deus minha ideias e preferências, e não tente impô-las aos outros. Quanto às leis dos homens, que eu tenha a coragem de denunciar as que não forem justas. E não permitais que eu as transforme em normas absolutas e imutáveis. Dai-nos uma obediência libertadora. Amém.

8 - Terça-feira - Natividade de Nossa Senhora, Santos: Frederico Ozanam, Adriano e Nestor.

Evangelho (Mt 1,18-23) "Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo."

Maria gerou Jesus de forma única, por ação do Espírito de Deus, que é vida, poder e amor. Cada um de nós existe porque Deus nos amou antes ainda de existirmos, e nos quis como criaturas únicas, com um lugar único em seus planos divinos. Isso é mais verdade ainda quanto a Maria, amada, criada para ser mãe de seu Filho encarnado, enriquecida de todos os dons da natureza e da graça.

Oração

Senhor meu Deus, alegro-me convosco por Maria, a mais perfeita de vossas criaturas. Ela é a que mais amais, e a que mais pode amar a vós e a nós. Vós a fizestes a mais perfeita discípula de vosso Filho, e modelo atraente para nós. Jesus prometeu que ouvireis nossos pedidos; como poderíeis deixar de atender a mãe de vosso Filho quando intercede por nós, pois a ela nos destes por filhos? Amém.

9 - Quarta-feira - Santos: Pedro Claver, Tibúrcio, Cirano

Evangelho (Lc 6,20-26) "Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: Felizes vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! ..."

Entre os ouvintes de Jesus havia os que acreditavam nele, aceitavam e seguiam seu jeito de viver. Com esses Jesus alegrava-se, proclamando-os felizes, porque teriam a verdadeira riqueza, seriam saciados de bondade e de justiça, venceriam ódios, perseguições, insultos e maldições. Lamentava, porém, a infelicidade dos que o rejeitavam, confiantes em si mesmos e em suas felicidades enganadoras.

Oração

Senhor Jesus, quero estar entre vossos discípulos. Creio em vós e em vós coloco toda a minha esperança. Sou pobre, fraco, infeliz; preciso de vosso poder e de vossa misericórdia. Só vós podeis salvar-me, saciar minha fome de bondade e de paz. Fortalecei em mim a luz da fé, aumentai meu amor e minha confiança para estar sempre mais unido a vós. Livrai-me dos enganos do orgulho. Amém.

10 - Quinta-feira - Santos: Jáder, Sóstenes, Cândida Menor, Nicolau de Tolentino

Evangelho (Lc 6,27-38) "A vós que me escutais, eu digo: - Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam..."

Jesus não falava de um amor teórico pelos amigos ou inimigos. O amor que ele ensinava é gratuito, ativo, generoso e se estende a todos. Para ele amar é fazer o bem, é abençoar a todos, orar por todos, ser paciente e tolerante, partilhar os bens. Se o fazemos, seremos na terra presença e manifestação da bondade infinita do Pai, verdadeiramente filhas e filhos de um Deus de bondade e amor.

Oração

Senhor Jesus, exigis muito de mim, exigis bem o contrário de meus impulsos. Ajudai-me, então, a amar como ensinais. Convencei meu coração que só vos posso amar se amar a todos gratuitamente, sem limites. Fazei-me experimentar a felicidade alegre que está no amor que faz o bem a todos. Ainda me falta crescer muito para chegar ao amor que ensinais. Dai um jeito nisso, Senhor. Amém.

11 - Sexta-feira - Santos: Dídimo, Diomedes, João Gabriel

Evangelho (Lc 6,39-42) "Jesus contou uma parábola aos discípulos: - Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco?"

Talvez essa seja a mais curta entre as parábolas de Jesus. É muito significativa, porém. Desde que começamos a pensar, perguntamo-nos sobre o sentido de nossa vida, e continuamos sempre procurando repostas que nos ajudem a caminhar. É muito importante, é decisivo que procuremos ajuda junto de quem de fato nos possa ajudar, que saiba o que diz, e que merece nossa confiança,

Oração

Senhor Jesus, não falta quem me queira guiar na vida. Há uma infinidade de mestres, filósofos, influenciadores e celebridades. Ajudai-me a separar o que há de bom no que dizem. Mas que jamais me esqueça que somente vós sois caminho, verdade e vida para nós. Aumentai em mim a luz da fé, dai solidez a minha confiança, e muito amor, pois só vos posso compreender se muito vos amar. Amém.

12 - Sábado - Santos: Guido de Anderlecht, Selésio, Vitória Fornari

Evangelho (Lc 6, 43-49) "O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração."

Todos nós já encontramos muitas pessoas boas, que foram ou continuam sendo uma bênção para nós. Abriram-nos seu coração, mostraram sabedoria, compreensão e muito amor. Tornam mais fácil nosso caminho. Agradeçamos ao Senhor. E, ao mesmo tempo peçamos que ele cuide de nós, que nos dê um coração cheio de bondade, para sermos fonte de coisas e ideias boas para os irmãos.

Oração

Senhor meu Deus, sois infinitamente bom, e de vós vem para nós toda bondade. Dai-me um coração bom, paciente e cheio de muito amor para oferecer a todos que encontrar. Livrai-me das amarguras, das mágoas e tristezas, para não ser pesado para meus irmãos. Que eu possa levar para todos vosso amor, vossa alegria e vossa paz, uma confiança muito grande, otimista e esperançosa. Amém.

13 - 24º Domingo comum - Santos: João Crisóstomo, Maurílio, Ligório

Evangelho (Mt 18,21-35) "Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?"

Era muito grande a desproporção entre as dívidas daqueles dois homens. Isso ressalta a dureza de coração daquele que, tendo sido muito perdoado, era incapaz de perdoar muito menos ao outro. Já me senti ofendido, magoado ou prejudicado por pessoas. E tudo isso foi aumentado e muito exagerado pela minha sensibilidade. A parábola de Jesus convida-me a refletir mais vezes sobre a imensa desproporção entre minhas ingratidões ao Senhor, e o que fazem contra mim. Se quero que Deus me perdoe tudo, tudo mesmo, e me dê uma felicidade que não mereço, preciso aprender a perdoar ofensas, mágoas, prejuízos e desacatos. Tudo isso é muito pouco diante do que devo. Seria bom eu fazer um exame de minhas contas e ver quanto perdão estou devendo a meus irmãos.

Oração

Senhor Jesus, agradeço por terdes chamado minha atenção sobre esse ponto importante. Todos nós somos imperfeitos e frágeis, e vivemos a nos ofender e magoar, e por isso precisamos muito de perdão. Precisamos, para ter paz, perdoar as falhas do próximo; e muito mais precisamos que eles nos perdoem, repetidas vezes, sempre. Ensinai-me a perdoar, por mais que me sinta machucado e desprezado. Limpai meu coração desses restos de amargura, que muitas vezes afloram. Dai-me a graça de um coração manso, pronto a perdoar e esquecer, que não hesite a pedir perdão. Na cruz vós orastes pelo vossos carrascos; ajudai-me a orar por quem me fez algum mal, para poder orar convosco: "perdoai-nos as nossas culpas, assim como perdoamos a quem nos tem ofendido". Amém.

14 - Segunda-feira - Santos: Rósula, Materno, Noteburga

Evangelho (Jo 3,13-17) "Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna."

Mais de uma vez acontece de eu ficar apreensivo e com medo ao pensar que terei de prestar contas à justiça de Deus. Na catequese e nas pregações fala-se muito da severidade do juízo divino, e menos, muito menos da bondade e da misericórdia de um Deus que é pai, e nos ama como mãe nenhuma é capaz de amar. É bom ouvir o que Jesus nos ensina sobre o amor transbordante do Pai.

Oração

Senhor meu Deus, somente vosso Filho é que nos poderia dizer como é grande, infinito vosso amor como vossa bondade. Se olho somente para mim, meus desejos e ações, não tenho esperança. Apesar de toda a minha fraqueza e minhas maldade, confio em vossa misericórdia. Levai-me para mais perto de vós, recorro à proteção de vossa mão, para um dia estar entre vossos braços de Pai. Amém.

15 - Terça-feira - Nossa Senhora das Dores, Beato Antônio Maria Schwartz

Evangelho (Jo 19,25-27) "Disse a sua mãe: - Mulher, este é o teu filho. Depois disse ao discípulo: - Esta é a tua mãe.'

João contou muito pouco sobre os últimos momentos de Jesus no Calvário. Guardou penas o que lhe parecia mais importante, não apenas para ele, mas para sua comunidade. Jesus confia todos, não apenas o "discípulo amado", aos cuidados maternos de Maria. É a revelação de seu lugar central, como mãe, na comunidade de Jesus, em que todos somos salvação uns para os outros.

Oração

Senhor Jesus, eu vos bendigo por Maria, vossa mãe e minha mãe. Ela sempre foi a mais unida a vós, vossa primeira discípula e a mais fiel, a que mais intensamente viveu a vida nova que nos trouxestes. Por isso mesmo, mais do que todos, ela pode ajudar-nos com seu exemplo, com suas orações, e principalmente partilhando conosco toda a riqueza da graça que recebeu de vós. Amém.

16 - Quarta-feira - Santos: Cornélio, Cipriano, Edite

Evangelho (Lc 7,31-35) "Com quem posso comparar os homens desta geração? ... São como crianças que se sentam nas praças..."

Jesus falava dos que recorriam a pretextos fúteis para rejeitar suas palavras. O que disse pode aplicar-se também a mim. Estou longe de ser adulto em Cristo (Ef 4,13), participando mais plenamente da vida que ele me possibilita. Ainda sou influenciado por caprichos, e tenho sempre desculpas para não assumir uma coerência total de vida. Conheço o evangelho, mas sigo-não-sigo sua proposta.

Oração

Senhor Jesus, reconheço que tenho sido um discípulo muito lento em vos acompanhar. Falta-me coragem para uma decisão que mude de fato minha vida. Tenho medo de me comprometer totalmente convosco, e continuo vivendo num amor de mais ou menos. Acordai-me, Senhor, afastai minha lerdeza espiritual. Dai-me pelo menos um pouco do ardor entusiasmado de vossos amigos. Amém.

17 - Quinta-feira - Santos: Roberto Belarmino, Hildegardes, Colomba

Evangelho (Lc 7,36-50) "...os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele, a quem se perdoa pouco, pouco ama."

Há uma aparente contradição: a mulher foi muito perdoada porque muito amou, ou muito amou porque foi muito perdoada? Não há contradição. Começamos a ser perdoados quando começamos a ser seduzidos para o amor, e começamos a amar quando descobrimos que precisamos de perdão, e que o Senhor é imensamente bom, pronto a nos acolher de volta em sua amizade, apesar de tudo.

Oração

Senhor Jesus, ainda não vos amo de todo o coração, mas já me perdoais tudo, para que assim aprenda quanto vos devo amar. Aumentai em mim o amor por vós que tanto me amais, dobrai minhas resistências e tomai conta de minha vida. Reconheço que não mereço vosso amor, mas preciso que me ameis, porque isso é minha salvação. Vós me perdoais muito, tudo; fazei que vos ame. Amém.

18 - Sexta-feira - Santos: José de Copertino, Metódio do Olimpo, Ricarda

Evangelho (Lc 8,1-3) "Os doze iam com ele; e também ... várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam."

Elas cuidavam de Jesus e dos doze. E certamente faziam muito mais: podiam falar às mulheres e aos homens, apresentando de seu jeito próprio a mensagem do Mestre. Elas foram sempre, em todos os tempos, muito atuantes na comunidade de Jesus que, sem elas, nunca seria o que deve ser. Hoje vamos redescobrindo que a igreja precisa delas mais do que nunca, e o quanto podem fazer.

Oração

Senhor meu Deus, quero louvar-vos agradecendo minhas irmãs, as mulheres que colocastes em nossa vida, na família, na igreja e na sociedade, para nos ajudar a vos descobrir. Dai-lhes sabedoria e muito amor, para sermos mais sábios e amar mais, e para que vossa igreja mostre mais seu rosto de família. Fazei-as corajosas, para que nos ajudem a não ceder ao medo e à tristeza. Amém.

19 - Sábado - Santos: Januário (Gennaro), Constância

Evangelho (Lc 8,4-15) "O semeador saiu a semear a sua semente. Uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram."

Continuamente a semente da palavra está sendo lançada em nosso coração. E o que Deus espera é que germine e frutifique. Jesus indica condições para isso. Nosso coração não pode ser chão batido de estrada, por onde tudo e todos passam, cujo ruído nos impede de entender. Nem duro e impenetrável como a pedra. E muito menos pode ser coração dominado por atrações e apegos terrenos.

Oração

Senhor Jesus, quanta semente perdida nas estradas de meu coração, nas pedras e nos espinhos. Vinde e fazei limpeza completa, cavai a terra, ainda que doa; arrancai as pedras e queimai os espinhos. Dai-me um coração dócil, que se deixe moldar por vós, muita sabedoria para vos ouvir e entender. Nem que seja aos poucos, cortai as amarras e peias que me impedem de vos seguir. Amém.

20 - 25º Domingo comum - Santos: André Kim Taegon, Paulo Chong Hasang

Evangelho (Mt 20,1-16a) "Eu quero dar a este, que foi contratado por último, o mesmo que dei a ti."

Jesus lembra a cena vista muitas vezes nos largos das cidades e das aldeias: homens esperando trabalho para, à notinha, poder levar alguma coisa para casa. Aproveita a cena e fala de Deus que parece injusto, bem porque é misericordioso e generoso. Ele nos chama a todos, cada um tem uma resposta e uma vida, breve ou longa, aqui ou ali, mais leve ou mais trabalhosa. E qual a medida de nossa paga, ou melhor do que nos dá e oferece no fim da tarde? Diferente do patrão da parábola, de fato ele não nos paga, porque o que nos oferece está acima de qualquer merecimento. Cada um de nós responde ao convite na medida da graça que recebe, na medida de seu amor por cada um individualmente. E ele é justo porque é bom e misericordioso e nos dá tudo que podemos receber.

Oração

Senhor meu Deus, aqui estou diante de vós. Cada dia a tarde chega mais cedo, e fico à espera da generosidade de vossas mãos. Não espero pagamento, mas apenas vosso favor, vossa graça por pura misericórdia. Confio na vossa bondade, e entrego-me tranquilamente em vossas mãos. Sabeis o melhor para mim, os caminhos por onde me levar, a morada onde me acolher. O que vos peço é paciência para suportar o que for preciso, coragem para não desanimar, firmeza para continuar em frente. Dai-me a alegria de cada dia, e ajudai-me a não levar por demais a sério tantas pequenas coisas. Ajudai-me a entender que a colheita das uvas não se faz num só dia, e que amanhã e depois tenho de estar pronto para ser de novo convocado para mais um dia de tarefas. Amém.

21 - Segunda-feira - Santos: Mateus, Ifigênia, Maura de Troye

Evangelho (Mt 9,9-13) "Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: - Segue-me!"

Jesus passava e viu Mateus, roupa de homem que progredira na vida, sentado tranquilamente à banca de sua coletoria. Talvez até olhasse quem passava, mas não esperava que aquele homem parasse e dissesse "Vem comigo". Por que? Para que? Teve de deixar sua cadeira confortável. Foi com ele, e acabou convidando-o para comer em sua casa. Vieram também muitos de seus velhos amigos.

Oração

Senhor Jesus, perturbastes a tranquilidade confortável de Mateus. Sua vida nunca mais foi a mesma. Deixou muita coisa e passou a vos acompanhar, a vos ouvir e ver de perto. Há muito tempo, Senhor, estais em minha vida, e muitas vezes me convidastes. Nem sempre atendi logo e com entusiasmo. Perdoai-me, e dai-me coragem para vos seguir e começar a viver como me mostrais. Amém.

22 - Terça-feira - Santos: Focas, Santino, Emerano, Maurício e companheiros

Evangelho (Lc 8,19-21) "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática".

Temos uma obrigação de amor especial pelos que formam nossa família natural. Acima desse amor natural, porém, existe um amor mais alto e mais profundo, que vem de Deus. É o amor de caridade. Esse amor leva-nos a amar a todos, mas de modo especial os que estão reunidos conosco na comunidade de Jesus, e mais ainda nossos familiares que são nossos irmãos também pela fé.

Oração

Senhor, hoje quero agradecer a família que me destes, que tanto me ajuda a vos conhecer. E quero pedir por todos, pelos que ainda estamos aqui e pelos que já chamastes para a outra vida. A esses dai a felicidade e a paz em vossa casa; para nós eu peço muito amor na unidade e na esperança. Dai-nos saúde, olhai por nossos enfermos, cuidai que não nos falte o pão do corpo e da alma. Amém.

23 - Quarta-feira - Santos: Pio de Pietrelcina, Lino, Helena de Bolonha, Tecla de Icônio

Evangelho (Lc 9,1-6) Se não vos acolherem, saí da cidade sacudindo a poeira dos pés em testemunho contra eles."

Jesus enviou os doze a anunciar a oferta da salvação. Seriam mais que simples pregadores: seriam seus representantes, com sua missão e sua autoridade. Avisou-os que poderiam enfrentar rejeição. Não desanimassem, mas fossem adiante em busca de outros. Lucas fez questão de dizer que, apesar de tudo, os doze cumpriram sua missão, e temos a impressão que tiveram muito sucesso.

Oração

Senhor Jesus, também a nós enviais para vos anunciar; ensinai-nos a fazê-lo sem procurar qualquer vantagem. Ajudai-nos pôr confiança em vós, e não nos meios de que possamos dispor; mas que saibamos usá-los bem. Dai-nos as atitudes e as palavras adequadas, a paciência e a persistência. Não permitais que percamos a esperança e a coragem diante das rejeições e oposições. Amém.

24 - Quinta-feira - Santos: Nossa Senhora das Mercês, Germaro, Pacífico

Evangelho (Lc 9,7-9) "O tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo..."

O tetrarca Herodes, que governava uma quarta parte do território, tinha informantes. Tinha degolado João, e esperava que tudo ficasse calmo. Começaram, porém, a falar muito de Jesus, e ele ficou sem saber o que pensar. Queria ver esse novo pregador. Parece que era apenas uma curiosidade, não que de fato estivesse interessado em conhecê-lo. Eram bem outras as suas aspirações.

Oração

Senhor meu Deus, dai-me a graça de vos querer conhecer cada vez mais, para vos amar cada vez mais, e mais amar para mais conhecer. Iluminai-me com a luz da fé, aumentai em mim a caridade, para que vos possa ouvir e acolher vossas propostas ao ler as Escrituras. Abençoai os que me falam ou escrevem sobre vós, e recompensai-os por partilhar comigo sua fé e suas experiências. Amém.

25 - Sexta-feira - Santos: Aurélia, Cléofas, Vicente Stambi

Evangelho (Lc 9,18-22) Jesus "estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. E Jesus perguntou-lhes: - Quem diz o povo que eu sou?

Jesus e os discípulos tinham ido para um lugar afastado. Jesus procurou o silencio para orar, e certamente levara os discípulos para que também orassem, ou pelo menos aprendessem a orar. Orando eles poderiam responder a sua pergunta: - E vós, quem dizeis que eu sou? Se queremos conhecer Jesus, com um conhecimento pessoal, íntimo, precisamos orar, abrir espaço para ele em nós.

Oração

Senhor Jesus, ainda é difícil para mim ficar um pouco mais de tempo orando, abrindo o coração para vos ouvir. Há muito ruido ao meu redor, e mais ainda dentro de mim. Dai-me calma para ficar convosco sem pressa; freai minha fantasia, ajudai-me a deixar para depois as preocupações. Quero conhecer-vos mais para mais vos amar, e entregar-me a vós, para ser o que quiserdes. Amém.

26 - Sábado - Santos: Cosme, Damião, Elzeário de Sabran

Evangelho (Lc 9,43b-45) "E todos ficaram maravilhados com o poder de Deus, todos admiravam-se com tudo o que Jesus fazia."

Lendo hoje os evangelhos ficamos admirados com Jesus. Fico imaginando como deveria ser o espanto e admiração dos que o ouviam e viam seu jeito e suas obras. Nos milagres ele mostrava um poder divino; no rosto, nas palavras, em todas as suas atitudes transpareciam o respeito, o carinho e o cuidado com todos. Sua presença modificava tudo ao seu redor: era a manifestação do Pai.

Oração

Senhor Jesus, acho que todos nós gostaríamos de vos ver como o povo de vosso tempo. Agora vos posso conhecer apenas pela fé. Mas acredito e sei que, um dia, vos poderei ver e conhecer muito mais intimamente do que vos poderia conhecer com estes meus olhos. Essa alegria é que espero, essa esperança é que me ajuda a vencer as dificuldades de agora. Vinde, Senhor Jesus. Amém.

27 - 26º Domingo comum - Santos: Vicente de Paulo, Fidêncio, Florentino

Evangelho (Mt 21,28-32) "Um homem tinha dois filhos. Disse ao primeiro: ─ Filho, vai trabalhar hoje na vinha! O filho respondeu: ─ Não quero. Mas depois foi."

Jesus conta a parábola dos dois filhos: um meio rebelde, mas depois obediente; outro só aparentemente pronto a fazer a vontade do pai. Aqueles fariseus devem ter entendido muito bem que Jesus os comparava com o filho que se dizia cumpridor de suas obrigações, mas no fundo nada tinha de obediente. Viviam uma religião de exterioridades, com observância minuciosa de ritos, confiantes em sua própria justiça, sem amor nem misericórdia. A sua dureza de coração opunha Jesus o exemplo dos que inicialmente seguiam outros caminhos ─ ou assim eram considerados pelos guardiães da lei ─ mas depois aceitavam humildemente a oferta de salvação. Esses, sim, de fato acabavam fazendo a vontade do Pai.

Oração

Senhor, reconheço que muitas vezes fui como esse filho. Ou resistindo a vossos mandamentos e convites, ou dizendo sim e depois fazendo o que eu mesmo queria. Perdoai-me, transformai meu coração, fazei-o dócil, pronto a fazer sempre vossa vontade. Vossa vontade, aliás, que é simplesmente que eu seja feliz, e não imposição de mandamentos para me dificultar a vida. Iluminai-me para que reconheça vossa vontade, que tantas vezes se manifesta de forma discreta nos acontecimentos ou nas palavras de meus irmãos. Quando for preciso, vencei minha resistência, meus medos ou meu comodismo. Não permitais que vos abandone depois de ter sido tão favorecido por vossa misericórdia. Amém.

28 - Segunda-feira - Santos: Venceslau, Lourenço Ruiz, Eustóquia

Evangelho (Lc 9,46-50) "Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco".

Há muita coisa boa e muita gente boa fora do catolicismo e do cristianismo. Podemos ver isso olhando a história ou o noticiário. Deus age continuamente no coração da pessoas, atraindo, iluminando e guiando para o bem. Não devemos ter ciúmes como João. Agradeçamos ao Senhor pelo bem que fazem, e peçamos que continue atraindo-os a si. E que nos animemos ao ver o bem que fazem.

Oração

Senhor Jesus, sois nosso salvador, e vosso poder de salvação volta-se para todos, porque quereis que todos cheguem à felicidade convosco. Creio em vosso poder, e alegro-me ao ver quanto amor e bondade brotam em toda parte. Fazei que, vendo isso, eu vos bendiga, e me anime a ser mais generoso e mais comprometido com o bem e a verdade. Tende, Senhor, misericórdia de nós. Amém.

29 - Terça-feira - Santos: Miguel, Gabriel, Rafael

Evangelho (Jo 1,47-51) "Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: - Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade."

Filipe, feliz por ter sido convidado a seguir Jesus, foi logo falar dele a Natanael (nome que se traduz por "Dom de Deus"). Em geral se pensa que ele seja o apóstolo Bartolomeu. Impressiona o que Jesus diz sobre ele: esse é de fato um homem de Deus, seguidor da verdade, simples e transparente. Aprendamos com ele a ser prudentes, mas também confiantes e abertos para os convites de Cristo.

Oração

Senhor Jesus, elogiastes Natanael por ser homem sem falsidade, sem mentira. Hoje quero pedir que me ajudeis a ser em tudo sincero e verdadeiro, sem segundas intenções nem falsidades. Que eu seja verdadeiro em primeiro lugar convosco, que viva plenamente meu compromisso de discípulo vosso. Depois, que ao tratar com meus irmãos eu seja transparente, sincero e confiante. Amém.

30 - Quarta-feira - Santos: Jerônimo, Simão de Crépu, Gregório, o Iluminador

Evangelho (Lc 9,57-62) "Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus".


"Eu te seguirei para onde quer que fores". Vou pensar que Jesus queria dizer para essa pessoa que ela estava sendo muito atirada, sem pesar o que se propunha. Mas, ao contrário, ele também não aceita a demora dos outros dois em tomar uma decisão. Minha decisão de o seguir como discípulo tem de ser uma opção prioritária em minha vida, colocada antes e acima de tudo e de todos.

Oração

Senhor Jesus, exigis de mim seriedade e comprometimento. Não me fazeis falsas promessas. Pelo contrario, deixais claro que não é fácil ser vosso discípulo. Dai-me generosidade e amor suficiente para me decidir por vós. Ajudai-me a continuar fiel quando chegarem as dificuldades, e a vos seguir logo que me chamardes para novos desafios. Senhor, custe o que custar quero estar convosco. Amém.