REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

1 - Sábado - Santos: Naum, Elói, Cândida de Roma, Bv. Charles de Foucauld.

Evangelho (Lc 21, 34-36) "Cuidado para que vosso coração não se endureça pelo muito comer e beber não se afunde ... e pelas preocupações da vida..."

Na linguagem dos profetas, Jesus fala do fim de Jerusalém, dos tempos da Igreja agora, e do final dos tempos. Em todas as circunstâncias, é preciso manter nosso coração atento e sensível às ofertas de Deus, sem nos deixar dominar pelas coisas, nem pelas preocupações e seduções da vida. Sendo atentos e vigilantes não seremos surpreendidos pelos acontecimentos nem pelo fim inesperado.

Oração

Senhor Jesus, agradeço e vos bendigo porque destes rumo e sentido para minha vida. Sei que fui criado por amor, que posso contar sempre com o amor do Pai, e que vos tenho sempre junto de mim. Agradeço-vos também porque me colocastes na Igreja, nessa comunidade de irmãos e irmãs que me ajudam na caminhada. Assim não preciso ter medo do futuro que preparastes para mim. Amém.

2 - 1° Domingo do Advento - Santos: Bibiana, Martana, Crisólogo

Evangelho (Lc 21, 25-28. 34-36) "Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória."

Muitas vezes os profetas, para nos convidar à conversão é à fidelidade, falam de um fim, quando se completará o projeto de Deus. Usam uma linguagem tradicional, quase apavorante, mas também com traços de esperança. No Livro do Apocalipse e também nos evangelhos encontramos passagens semelhantes, na mesma linguagem misteriosa. Nessas passagens prefiro ver uma grande mensagem de esperança e não de pavor. Se abraçamos as propostas de Jesus e as vivemos fielmente, não precisamos temer. Por piores que sejam os tempos, por mais forte que pareça o mal, a vitória final será de Cristo, o filho de Deus e nosso irmão. No final veremos "o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória", e então afinal será a paz.

Oração

Senhor meu Deus, olhando o presente que vivemos, ou o futuro que nos espera, facilmente somos levados à incerteza e ao medo. O mal e a injustiça, a violência e a mentira sempre parecem dominar. Ao que sabemos, sempre foi assim, e nossos tempos não são piores que os de antigamente. Como os cristãos dos primeiros séculos, precisamos e pedimos vossa ajuda, que nos dê coragem e esperança. Aumentai, Senhor, nossa fé em Cristo, em seu poder e em sua vitória final. Dai-nos ânimo e alegria para continuar no caminho para o qual nos chamastes. Afastai de nós o desânimo e o pessimismo para que, mesmo nos tempos mais difíceis, possamos levar a todos a alegria do evangelho da fraternidade, da esperança e da paz. Amém.

3 - Segunda-feira - Santos: Francisco Xavier, Sofonias, Birino

Evangelho (Mt 8,5-11) "Um oficial romano aproximou-se de Jesus, pedindo: - Senhor, o meu empregado está de cama, sofrendo terrivelmente com uma paralisia."

Aquele homem devia ter ouvido falar de Jesus, ou até mesmo o conhecia, e acreditava nele. Isso mudou sua vida, e ele começou a se preocupar com os outros, até com seu empregado doente. Principalmente, porém, colocava em Jesus toda a sua confiança. Jesus apresenta a nós esse pagão como exemplo de fé, de uma fé que é confiança total e entrega confiante nas mãos de Deus.

Oração

Senhor Jesus, ajudai-me a aprender duas coisas com esse pagão. A primeira, que eu de todo coração confie em vossa palavra e a vós me entregue. A segunda, que minha fé seja uma fé atuante, que oriente toda a minha vida. Que minha fé me leve a me comprometer com meus irmãos, a me preocupar com eles, a tudo fazer para os ajudar. E não apenas a ter dó e rezar por eles. Amém.

.

4 - Terça-feira - Santos: João Damasceno, Bernardo de Parma, Bárbara

Evangelho (Lc 10,21-24) "Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: - Felizes os olhos que veem o que vós vedes!"

Jesus diz o mesmo para nós. Somos privilegiados de muitos modos e quase nem pensamos nisso. Talvez desde a infância ouvimos falar das propostas de Deus, acreditamos em Jesus, aprendemos a fé com nossos pais e avós, com catequistas. E depois, até agora, quantas ajudas recebemos. Deus nos tem protegido de muitos modos, como a pupila de seus olhos, no dizer das Escrituras (Sl 17,8).

Oração

Senhor meu Deus, reconheço tudo que tenho recebido de vossa bondade. Seria impossível contar todos os vossos favores e bênçãos. Espirituais e temporais, do corpo e da alma. Eu não merecia tudo isso. Hoje quero agradecer-vos tudo que fizestes e fazeis por mim. Bendita seja vossa misericórdia. Continuo precisando de vós; não me abandoneis, mesmo quando esquecer de pedir. Amém.

5 - Quarta-feira - Santos: Dalmácio, Nicécio

Evangelho (Mt 15,29-37) "Depois pegou os sete pães e os peixes, deu graças, partiu-os, e os dava aos discípulos, e os discípulos, às multidões."

Jesus viu a necessidade do povo que fora ao deserto para o ouvir. Preocupou-se, e quis ajudar aquela gente. Não o quis fazer sozinho, mas chamou seus discípulos para que distribuíssem pães e peixes. E é assim que ele continua ajudando seu povo, e chama para o ajudar todos os seus discípulos, homens e mulheres de todas as condições. Não devemos fugir à convocação que nos faz.

Oração

Senhor Jesus, se presto um pouco de atenção, vejo quantas necessidades ao meu redor. Necessidade de pão, mas também de coragem e esperança. Sei que quereis ajudar a todos. Sei também que quereis que eu faça minha parte. Livrai-me, então, da inércia e do medo, dai-me iniciativa e criatividade, empurrai-me para eu sair à procura dos necessitados de todas as necessidades. Amém.

6 - Quinta-feira - Santos: Nicolau de Mira, Pedro Pascásio, Leôncia

Evangelho (Mt 7,21.24-27)"Nem todo aquele que me diz: - Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai."

Essa é uma palavra de Jesus sempre muito atual para nós. Isso porque muito facilmente ficamos em teorias e boas ideias, ou em práticas religiosas, sem assumir de fato as propostas de Deus. A proposta de Jesus é que toda a nossa vida seja orientada pelo Pai, ou como ele mesmo insistiu, que amemos a Deus de todos o coração, e amemos o próximo como a nós mesmos. Muito simples.

Oração

Senhor Jesus, por que será que gostamos de complicar as coisas com muitas teorias e sistematizações? Abro mão de tudo, e entrego-me todo a vós: fazei de mim o que bem quiserdes. Peço apena que me ajudeis a me manter sempre atento e fiel a vossas sugestões, pronto a vos seguir seja para onde for. Quero fazer sempre e em tudo vossa vontade, que outra não é que o meu bem. Amém.

7 - Sexta-feira - Santos: Ambrósio de Milão, Fara, Eutiquiano

Evangelho (Mt 9,27-31) "Quando Jesus partia dali, dois cegos o seguiram, gritando: - Tem piedade de nós, filho de Davi!"

Jesus estava em Cafarnaum, e acabava de ressuscitar a filha de Jairo. Quando saia da casa, dois cegos viram-no e seguiram-no tropeçando, ou ajudados por alguém. Ele os ouviu, porque gritavam muitas vezes, mas não lhes deu atenção até chegar em casa. Penso que o fez para pôr à prova sua fé. É o mesmo que ele faz conosco tantas vezes, como se não nos ouvisse, até chegar sua hora.

Oração

Senhor Jesus, como esses dois cegos preciso de vossa misericórdia e de vosso poder divino para me salvar. Às vezes demoro muito em gritar por vós. Por isso vos peço a graça da oração: ajudai-me a recorrer sempre a vós, incansavelmente como cego, faminto e sedento. E tenho certeza que me atendereis do vosso jeito, que é sempre melhor que o meu. Confio em vosso poder misericordioso. Amém.

8 - Sábado - IMACULADA CONCEIÇÃO, Santa Lucila

Evangelho (Lc 1,26-38) "O anjo entrou onde ela estava e disse: - Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"

A saudação do anjo leva-nos a olhar para Maria de um modo especial. Ela é uma de nossas irmãs, salva como nós pela misericórdia de Deus. É, porém, amada por ele de modo único; é a mais amada, a mais favorecida pela graça divina. Por isso nos alegramos com ela, e unimo-nos a sua felicidade e a seu alegre canto de louvor e agradecimento, e pedimos confiantes que ore por nós agora e sempre.

Oração

Senhor Jesus, fico imaginando o quanto amastes Maria, vossa mãe. Não só espiritualmente, mas também com esse nosso amor filial, feito de ternura e carinho. Alegro-me convosco e tenho certeza que o amor de Maria foi a melhor lembrança que levastes desta vida. Eu também a quero amar com o mesmo amor cálido e terno, que não se contenta com o que dizem os teólogos e pregadores. Amém.

9 - 2º Domingo do Advento - Santos: Basiano, Leocádia, Gorgônia

Evangelho (Lc 3, 1-6) "No décimo quinto ano do império de Tibério César ... foi que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto."

A história de Deus conosco não começa com "era uma vez", como as nossas histórias inventadas. A ação divina que nos salva entra em nossa história, atinge e modifica nossa realidade. Desde nossas origens, Deus vem moldando nossa caminhada humana, de todos os povos, levando-nos sempre no rumo que imaginou, apesar de todas as nossas resistências. Não acreditamos num "conto de natal". Acreditamos que o Filho de Deus, para quem e por quem tudo existe, veio viver entre nós, em nossos lugares e em nosso tempo. Para transformar nossa história humana, ele veio para nos transformar a todos, para nos mudar por dentro, para que nossa realidade seja de concórdia e paz. Com ele vem para nós a salvação e a esperança.

Oração

Senhor Jesus, não é só por um capricho de historiadores que falamos de tempos antes e depois de vós. De fato, tudo mudou quando o poder de Deus começou a agir entre nós, e tudo se tornou dia claro quando nascestes para viver nossa vida. É assim que nos salvais e transformais, não como os outros mestres que nos querem salvar com doutrinas e filosofias. Aumentai em mim a luz da fé para vos acolher e conhecer. Abri meu coração para confiar e entregar-me sem receio em vossas mãos. Dai-me o amor com que quereis ser amado por mim. Sois vós que dais rumo e sentido para tudo em minha vida. Renovo minha confiança em vós, e sei que nos levareis a todos que vos acolhemos, pelos caminhos da vida, da paz e da felicidade. Amém.

10 - Segunda-feira - Santos: Melquíades, Gregório III, Gemelo

Evangelho (Lc 5,17-26) "Vendo sua fé, Jesus disse: - Homem, teus pecados estão perdoados."

Jesus viu o que estava no coração daquele paralítico e de seus amigos. Viu como era grande sua confiança em Deus, a aceitação de sua vontade de nos salvar, o desejo de mudar de vida e de aceitar a boa nova que ouviam anunciar. Diante disso Jesus deixou-se levar pelo poder do Pai que o levava a curar. Curou o paralítico de seu pecado, e também o curou de sua enfermidade corporal.

Oração

Senhor Jesus, aqui estou eu também diante de vós. Sou fraco, cheio de enfermidades no corpo e na alma. Cheio também de confiança, sabendo que me podeis libertar e curar de todos os males. Libertai-me do meu pecado, ligai-me estreitamente a vós, e tudo o mais deixo em vossas mãos, porque sabeis o que é melhor para mim. Salvai-me e fazei de mim o que bem vos aprouver. Amém.

11 - Terça-feira - Santos: Dâmaso I, Hugolino Magalotti, Pedro de Sena

Evangelho (Mt 18,12-14) "Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove, para procurar aquela que se perdeu?"

Deus quer nossa salvação e nossa felicidade; somos muito importantes para ele. Para nos dar essa boa notícia, Jesus usa uma parábola tirada da vida no campo. Temos experiência muito forte de nossa fraqueza, da distância entre nossa vida e as propostas de Jesus. É muito bom saber que podemos contar com a misericórdia do Pai que nos perdoa, e sempre nos ajuda a superar nossas limitações.

Oração

Senhor Jesus, sois exigente em vossas propostas para nossa vida. Mas sois ao mesmo tempo animador, compreendeis nossas limitações, e nunca nos abandonais. Por mais que fujamos de vós, saís sempre a nossa procura; se somos lentos na caminhada, estais a nosso lado para nos amparar. Agradeço vossa bondade, e peço que não permitais que desanime e pare de tentar vos seguir. Amém.

12 - Quarta-feira - Nossa Senhora de Guadalupe, São Maxêncio

Evangelho (Lc 1,39-47) "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?"

Deus falou a Maria pelo anjo, mas também lhe falou por Isabel, sua idosa parente. Isso me traz dois pensamentos. Primeiro, devo estar sempre atento ao que o Espírito me diz pela palavra e exemplo de meus irmãos. Depois, devo estar sempre pronto, dócil e aberto ao Espírito, para dizer a eles o que o Senhor me inspira, para os ajudar na sua caminhada. Que o Espírito me ilumine. Amém.

Oração

Senhor meu Deus, com Isabel eu vos quero louvar e bendizer pela graça que fizestes a Maria. E também vos agradecer porque a destes a nós, a mãe de Jesus e esposa de José. Ela é importante para nós: é modelo de vida, é nossa intercessora, e sempre nos lembra que fazeis grandes coisas por nós. Olhastes para sua pequenez; olhai também por nós, ainda muito mais pequenos. Amém.

13 - Quinta-feira - Santos: Luzia, Otília, B. João Marimoni

Evangelho (Mt 11,11-15) "Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista."

De maneira forte Jesus proclama a grandeza de João, o profeta que tinha preparado o povo para o acolher. Era grande por suas qualidades morais, e muito mais pela missão que lhe fora confiada. Mas, ele apenas anunciava a salvação que havia de chegar. Nós já vivemos o que foi prometido: o Filho de Deus está entre nós, faz de nós uma nova comunidade fraterna de filhos e filhas do Pai.

Oração

Senhor, não acredito que alguém de nós seja maior que João em santidade e em fidelidade a vós. Acho que nos fazeis um desafio. Depois de tanto tempo que estais entre nós, depois de nos terdes conduzido por tantas experiências, já era tempo de sermos mais fiéis aos vossos ensinamentos. Ajudai-nos, Senhor Jesus, para que nossa vida seja uma demonstração clara de vosso poder. Amém.

14 - Sexta-feira - Santos: João da Cruz, Agnelo, Esperidião

Evangelho (Mt 11,16-19) "São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: - Tocamos flauta e vós não dançastes..."

Com essa imagem de crianças birrentas que não se entendem ao brincar, Jesus aponta os preconceitos de seus adversários. Podemos, porém, ampliar um pouco ideia. Os preconceitos impedem-nos também a concórdia e a compreensão entre nós, em nossos vários relacionamentos. Podemos aplainar bastante nossos desentendimentos ouvindo e tentando compreender o que os outros dizem.

Oração

Senhor Jesus, dizeis que não devo condenar ninguém. Pois é o que vivo fazendo. Em vez de procurar conhecer e compreender os irmãos, projeto sobre eles meus preconceitos. Quero mudar, ouvir atentamente o que dizem, e interpretar da melhor maneira suas palavras. Ajudai-me a compreendê-los e a me explicar, para que possamos viver na concórdia e na paz que ensinais. Amém.

15 - Sábado - Santos: Cristiana, Paulo de Latros

Evangelho (Mt 17,10-13) "Os discípulos perguntaram a Jesus: ─ Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?"

Os comentários que encontrei não ajudaram muito na compreensão da passagem. No alto do monte os três discípulos tinham visto Elias ao lado de Jesus. Daí a pergunta. Jesus concorda com a tradição, mas não dá maiores esclarecimentos. E acaba identificando a missão de Elias com a de João Batista, que pregou a conversão preparando a vinda do Messias, que era ele mesmo, Jesus.

Oração

Senhor, diante dessa passagem difícil eu me lembro que preciso de vossa ajuda para entender esses livros antigos que me falam de vós e de vosso plano de salvação. Livrai-me dos preconceitos, para que não vos entenda do meu jeito e de acordo com meus gostos. E dai-me humildade para ler e entender vossa palavra como vosso povo a entendeu no passado e entende no presente. Amém.

16 - 3º Domingo do Advento - Santos: Albina, Ananias, Misael

Evangelho (Lc 3, 10-18) "As multidões perguntavam a João: - Que devemos fazer?"

Quando João, filho de Isabel e Zacarias apareceu pregando às margens do Jordão, eram muitos os que o procuravam. Gente de todo tipo. Homens e mulheres do povo, gente rica como os cobradores de impostos (que os piedosos consideravam pecadores), soldados e muita gente mais. Ao ouvir seu convite à mudança de vida e volta ao Senhor, sentiam-se tocados pela graça de Deus e perguntavam que deviam fazer. A resposta de João deve ter sido mais longa e mais detalhada. Mas Lucas realça três pontos: precisamos partilhar nossos bens; devemos respeitar a justiça; temos de evitar violência e prepotência. Imagino que de algum modo já o fazemos. Falta-nos, porém, fazer o possível para que isso oriente nossa sociedade, assumindo nossas responsabilidades na política e nos outros setores de nossa vida.

Oração

Senhor meu Deus, sempre nos falastes através de tantos profetas, os da Bíblia e muitos outros. Foram trabalhados por vossa graça, aprenderam e transmitiram-nos uma sabedoria de vida. João teve um lugar especial entre eles, vindo logo antes de vós. Não permitais que nos fechemos a seu convite para a conversão, para uma vida orientada pelo amor e pela justiça. Ajudai-nos, porém, a ouvir também os profetas de nosso tempo, ministros da igreja, irmãos de comunidade, e tantos outros que iluminais para nos ajudar. Não permitais que, por preconceitos ou orgulho deixemos de ouvi-los. Nós os podemos encontrar em nossas igrejas, mas também nas ruas, nos jornais, no rádio e na televisão. Abençoai-os e guiai-os. Amém.

17 - Segunda-feira - Santos: Lázaro, Olímpia, João da Mata, Vivina

Evangelho (Mt 1,1-17) "Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó..."

Hoje dizemos de forma direta: Jesus é o Filho de Deus, que se tornou homem para viver entre nós e fazer-nos participantes de sua vida divina." O jeito antigo de dizer isso era diferente. Mateus apresenta uma lista de homens e mulheres, santos e pecadores, a grande família humana na qual se inseriu o Filho de Deus. Não apenas para nos livrar do mal, mas para nos inserir na família da Trindade.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois o Filho de Deus, mas sois também um dos nossos, vivendo nossas limitações e possibilidades, alegrias e tristezas. Por isso quero viver intensamente a vida que me ofereceis, procurando ser o que quereis que eu seja. Vivestes nossa vida; por isso quero aceitar com alegria e coragem as oportunidades que me proporcionais. Que bom, estais sempre comigo. Amém.

18 - Terça-feira - N. Sra. da Expectação do Ó, São Basiliano

Evangelho (Mt 1,18-24) "José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo."

Naqueles dias Maria e José sofreram muito. Ela não podia, não tinha como dizer a José o que acontecera. Ele tinha diante dos olhos apenas a gravidez de Maria, que não sabia como explicar. Ainda que em situações menos dramáticas, às vezes não sabemos o que pensar e fazer. Só nos resta confiar em Deus e esperar que, na sua hora, ele nos mostra o que fazer. E ele não irá esquecer-nos.

Oração

Senhor meu Deus, pensando no sofrimento de Maria e José, lembro-me da angústia de tantos casais. Os motivos são tantos; doenças, desemprego, separações. Olhai por eles, aumentai seu amor, para que saibam enfrentar as crises. Dai-lhes a sabedoria necessária para orientar seus filhos nas várias situações. Ajudai-os a fazer do casamento um caminho de santificação e felicidade. Amém.

19 - Quarta-feira - Santos: Teia, Dário, Paulino

Evangelho (Lc 1,5-25) "Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João."

O anúncio da chegada do Reino de Deus começa com o anúncio de dos nascimentos, de João e de Jesus. Talvez não pudesse ser de outro jeito, uma vez que o anúncio do Reino é anúncio de vida nova, de esperança nova. Onde e quando não parece haver possibilidade de vida, ali se manifesta o poder misericordioso de Deus. Isso é que nos dá esperança nos momentos mais difíceis e sombrios.

Oração

Senhor meu Deus. Nem posso imaginar a alegria de Isabel e Zacarias, de Maria e de José quando puderam ter nos braços os meninos. Abençoai e enchei de alegria os casais a quem confiais vidas novas, frutos de seu amor, ou acolhidas com tanto amor. E lembrai-vos daqueles que sofrem com os descaminhos desses filhos. Que não esqueçam que o amor, deles e vosso, tudo pode. Amém.

20 - Quinta-feira - Santos: Tolomeu, Íngenes, Domingos de Silos

Evangelho (Lc 1,26-38) "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. E o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus."

Foi a resposta do anjo à pergunta de Maria. Mas era resposta que só podia ser acolhida na fé, na confiança mais total em Deus. Não lhe dizia nem como, nem quando, nem que consequências teria sua aceitação. Só o amor do Senhor podia fazer-lhe essa proposta, e só sua graça podia dar-lhe a humilde coragem de se entregar sem outras perguntas. Que Maria, a confiante, nos ensine a acreditar.

Oração

Senhor meu Deus, certamente alguma coisa boa vistes nesta nossa humanidade; mas nada vos agradou tanto como essa entrega obediente de Maria. Sua bondade superou todas as nossas bondades. Ela vos deu a maior alegria que vos poderíamos dar. Alegro-me com isso, e vos bendigo e adoro por a terdes escolhido e feito a melhor de todos nós, a bendita mãe de vosso filho. Amém.

21 - Sexta-feira - Santos: Pedro Canísio, Glicério, Temístocles

Evangelho (Lc 1,39-45) "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?"

Estou quase dizendo que Isabel foi a primeira devota de Maria. Acho, porém, que o primeiro foi José. Ser devoto é reconhecer a bondade de alguém, é ligar-se por laços de admiração e de amor. É nossa atitude com relação a Maria. Reconhecemos que é a melhor de todos nós, alegramo-nos com isso, e temos por ela um amor cheio de confiança. E sabemos que pede continuamente por nós.

Oração

Senhor Jesus, quero muito bem vossa mãe Maria. Admiro sua bondade, sua entrega total nas mãos do Pai. Gosto de saber que ela me ama e se interessa por mim. Eu vos bendigo por vossa mãe, que quisestes partilhar comigo. E peço que me ajudeis a imitar sua vida, e a aprender com ela como vos amar. Quero também fazer que outros a conheçam e confiem em sua intercessão. Amém.

22 - Sábado - Santos: Francisca Xavier Cabrini, Floro, Ciremão

Evangelho (Lc 1,46-56) "A minha alma engrandece o Senhor, meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a pequenez de sua serva."

Iluminada pelo Espírito, Isabel disse a Maria: - "Entre as mulheres tu és abençoada." Penso que o sentido é: tu és "a abençoada". A reação de Maria foi cheia de sinceridade, de humilde reconhecimento de uma realidade. Alegrava-se porque era abençoada, louva e agradece a Deus que a quis elevar de sua pequenez. Cheio de gratidão tenho de louvar o Senhor por tudo que fez e faz por mim.

Oração

Senhor meu Deus, reconheço que fizestes muito por mim, muito mais do que poderia merecer. Vida, saúde e força, poder conhecer e amar, família, tanta coisa. E muito mais, porque quisestes fazer-me participante de vossa própria vida, de vosso amor. Destes sentido para minha vida, suas luzes e sombras, e a esperança de uma vida plena, de felicidade total para sempre. Amém.

23 - 4º Domingo do Advento - Santos: João Câncio, Euniciano, Mardônio

Evangelho (Lc 1, 39-45) "Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo."

Quase não nos lembramos, mas a maioria dos momentos felizes e luminosos dos evangelhos acontecem num ambiente familiar. Lucas fala-nos do encontro de duas mulheres, duas mulheres grávidas, que viviam alegre experiência nova, numa sala ou num terreiro, com lugar também para alguns animais domésticos. Nesse ambiente, que em nada lembra um templo, manifestou-se o Espírito Santo, na presença de uma jovem e na voz de uma idosa, anunciando a chegada do Senhor da vida nova. E o lugar encheu-se de alegria, o menino mostrou-se vivo, e as duas mães se abraçaram. Não só as palavras de Maria e Isabel, mas todo aquele momento vivido foi anúncio e manifestação da salvação, do poder de Deus, que transforma e dá sentido novo ao nosso dia a dia.

Oração

Senhor Jesus, vossa vida entre nós foi para nos ensinar a viver fazendo das coisas pequenas da vida grandes coisas pelo amor. Vossa vida foi igual a nossa. Nascimento, infância ... juventude; brinquedos, ferramentas, aprender a ler e a orar. Conversas, caminhadas. Mas foi essa vida que nos salvou, que nos transformou por dentro, fazendo de nós novas criatura. Não permitais, Senhor, que eu viva de sonhos, sempre no futuro, sem viver o presente que é o momento de graça, em que posso colocar todos os valores que ensinastes. Ensinai-me a viver, como Maria e Izabel, na humildade das coisas pequenas, das palavras simples, do amor que quase não se faz notar. E ajudai-me a ver e apreciar as coisas grandes que brotam na vida escondida de meus irmãos. Amém.

24 - Segunda-feira - Santos: Tarsila, Delfim, Irmina

Evangelho (Lc 1,67-79) "Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo."

Vamos fazer nossa a oração de Zacarias. Deus tem sido muito bom para conosco, em todos os sentidos. Mas principalmente porque não nos abandonou em nossa miséria, mas enviou seu Filho para viver a nossa vida, e ser entre nós "força de salvação". Agradeçamos o dom de Jesus, que é entre nós a força do amor que nos pode transformar por dentro, fazendo-nos filhos e filhas de Deus.

Oração

Senhor, eu vos bendigo por vossa bondade imensa. Tanto nos amastes que nos destes vosso próprio Filho como fonte de vida nova no amor e na verdade. Tantos, durante milhares de anos, esperaram por esse Salvador, que hoje temos entre nós, que nos pode compreender porque partilha de nossa vida. Agradecemos, porque nos destes muito mais do que podíamos imaginar e esperar. Amém.

25 - Terça-feira - NATAL DO SENHOR

Evangelho (Lc 2,1-14) "Isto vos servirá de sinal: Encontrareis um recém-nascido envolvido em faixas e deitado numa manjedoura".

O texto de Lucas fala de anjo, de muitos anjos, de muita luz, de grande manifestação do poder divino. Tanto que aquela gente simples se encheu de medo, e foi preciso que o anjo os tranquilizasse. Mas, logo em seguida estamos diante de um contraste: Quando encontrarem um menino enrolado em fraldas, deitado num cocho, alegrem-se e saibam que chegou o Salvador esperado por todos.

Oração

Senhor Jesus, hoje não quero prestar atenção nos cânticos, nas luzes e cores do presépio. Quero ficar olhando apenas para vossa figura pequenina, na minúscula manjedoura, muito mais limpa que a de Belém. E tenho certeza que estareis olhando para mim, que vos peço para mim e para todos um presente no vosso aniversário: paz, alegria e coragem. E não tireis de nós vossos olhos. Amém.

26 - Quarta-feira - Santos: Estêvão, Arquelau, Vivência Lopes

Evangelho (Mt 10,17-22) "Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais ... sereis odiados por todos, por causa do meu nome."

De fato, Jesus não promete vida fácil para quem o quiser seguir. Os apóstolos e os cristãos dos primeiros séculos que o digam, como ainda muitos nestes nossos tempos modernos. Isso me obriga a pensar. Será que o mundo ao meu redor já se converteu todo para Cristo e suas ideias, ou eu é que deixei de incomodar, por já me ter acomodado e ajustado às ideias e às práticas de nosso ambiente?

Oração

Senhor, hoje quero recorrer ao patrocínio de Estevão, vosso amigo. Estevão, tu foste o primeiro a morrer pelo Cristo. Pelo que sabemos, eras jovem, cheio de futuro. Mas primeiro aceitaste servir à comunidade, e depois morreste para ser fiel. Ora por mim, meu santo, para que eu também tenha coragem de ser fiel até o fim, ou pelo menos seja capaz de colocar-me todo a serviço dos irmãos. Amém.

27 - Quinta-feira - Santos: João, evangelista, Fabíola, Teófanes

Evangelho (Jo 20,2-8) "Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou."

Pedro e o outro discípulo não viram a ressurreição, Jesus novamente vivo depois de sua morte. Viram apenas um túmulo vazio, as faixas que envolveram seu cadáver, e o lenço que cobrira seu rosto. Puderam acreditar que Jesus estava vivo, só porque foram interiormente iluminados pelo dom fé. Essa mesma fé que continuou necessária mesmo depois que várias vezes viram de novo o Senhor.

Oração

Senhor Jesus, não vos pude ver quando vivíeis entre nós, nem depois que vos mostrastes vivo depois da morte. Mas eu creio que sois meu Salvador, que estais vivo, sempre junto de nós, participando de nossa vida. Creio que, por vosso poder, quereis fazer-me participante dessa vossa vida para a qual fui criado. Aumentai meu amor por vós, e ajudai-me a vos ser fiel sempre e em tudo. Amém.

28 - Sexta-feira - Santos: Ss. Inocentes, Antônio de Lérins, Teófila

Evangelho (Mt 2,13-18) "José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito."

A frase é muito curta, e parece que sem nenhuma emoção. Mas, se paro um pouco posso imaginar de longe o que aquela noite significou para José e Maria. Começava a se esboçar no horizonte o que seria a vida daquele menino que levaram consigo: pobreza, rejeição, perseguição e perigo. A rapidez da frase parece mostrar a prontidão dos dois: deixaram tudo sem perguntar e foram embora.

Oração

Senhor Jesus, mais tarde Maria e José devem ter-lhe contado aquela fuga apressada. Podeis assim compreender a angústia que ainda hoje vivem tantos obrigados a fugir, deixar tudo, tentar atravessar fronteiras inventadas. Hoje vos peço por todos que têm de deixar seus lares e partir sem saber o que esperar. Guardai-os, para que o ódio não amargue seu coração, e que encontrem acolhida. Amém.

29 - Sábado - Santos: Tomás Becket, Segundo, Primiano

Evangelho (Lc 2,22-35) "Agora, Senhor, conforme tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação..."

Imaginamos Simeão como um velho, sem nada mais poder esperar da vida. Não seria, porém, alguém na força da idade que, iluminado pela fé, colocava-se confiadamente nas mãos de Deus, sabendo que dele vem apenas salvação? A salvação que o Senhor nos oferece é para esta e a outra vida. Reavivemos, então, nossa fé e deixemos que ele decida, pois dele só podemos esperar o melhor.

Oração

Senhor meu Deus, gosto de viver, e alegro-me com tantas manifestações de cuidados que tender por mim. Por vossa bondade, tenho sido e sou feliz. Mas sei que os bens de agora são apenas sombra do que ainda me reservais na vida futura. Tranquilizai, então, meu coração, livrai-me de angústias, incertezas e medos. Quando vierdes, não será o fim, mas apenas o começo de todo bem. Amém.

30 - Domingo - SAGRADA FAMÍLIA, Santos: Anísia, Libério, Sabino

Evangelho (Lc 2, 41-52) "Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura".

A resposta de Jesus, que se preparava para ser considerado adulto aos treze anos, é cheia de sentido: "Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?" A frase aponta para a realidade pessoal de Jesus e a missão que lhe foi confiada. Ele estará sempre "na casa do Pai", não é um simples homem, e tem uma missão a cumprir, à qual dedicará toda a sua vida. José e mesmo Maria ainda não são capazes de compreender todo o alcance da palavra de Jesus: "Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera." Só mais tarde, aos poucos, iluminados pela fé, irão compreender os projetos de Deus. Nós também precisamos caminhar na confiança, deixando-nos levar sem compreender tudo, iluminados apenas pela fé.

Oração

Senhor meu Deus, muitas vezes não vos consigo compreender, nem chego a saber claramente o que quereis de mim. Angustio-me e tenho medo, fico incerto quanto ao que fazer. Volta a calma só quando me lembro que vos preocupais comigo mais do que eu, e como que me levais protegido na palma de vossa mão. Cuidai, então, Senhor que eu nunca desconfie de vós; aumentai minha fé e minha entrega tranquila ao vosso amor. Olhai também por tantos que andam desorientados, e sofrem com as dificuldades da vida, o desemprego, a doença, as privações. Dai-lhe esperança, mas também aliviai o mais possível seus sofrimentos. Iluminai pais e mães que temem pelo futuro dos filhos, ou lamentam os maus passos que já deram. Amém.

31 - Segunda-feira - Santos: Silvestre I, Catarina Labouré, Melânia

Evangelho (Jo 1,1-18) "E a Palavra fez-se carne e habitou entre nós. Contemplamos sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade."

No Filho, que se fez humano como nós, temos a revelação do amor e do poder de Deus. Como o diz João, "A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai no-lo deu a conhecer". Unindo-nos a si, gratuitamente ele nos salva e leva à vida: "De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça". Essa é a grande notícia, que nos enche de esperança.

Oração

Senhor Jesus, Palavra de Deus encarnada, creio que podeis e quereis transformar-nos, fazendo também de nós filhos e filhas, participantes de vossa divindade. Creio em vós, e ponho em vós toda a minha esperança. Quero que sejais o Senhor de minha vida, acima de tudo e de todos. Reconheço que sem vós não existe para mim caminho, nem verdade, nem vida. Entrego-me a vós. Amém.