REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

MÊS DE DEZEMBRO

1 - 1º Domingo do Advento - Santos: Naum, Elói, Bv. Charles de Foucauld.

Evangelho (Mt 24,37-44) "Se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada."

No capítulo Mateus fala inicialmente da destruição de Jerusalém e de seu templo. Esse anúncio era espantoso para os ouvintes de Jesus, que viam no templo e na cidade um símbolo do destino grandioso do povo. Isso, porém, não será o fim, como também outros possíveis desastres terríveis não significam que falhou o plano divino de salvação. Tudo continua nas mãos de Cristo, até sua plena manifestação no final. Podemos aprender, primeiro, que não nos devemos apavorar, por pior que seja a situação. Porém, cada um de nós e a igreja toda, precisamos estar atentos aos sinais que nos indicam por onde e para onde o Senhor nos quer guiar. Só assim podemos dar resposta adequada às preguntas que vão surgindo. A fé, a esperança e a caridade podem manter-nos atentos e fiéis à espera do Senhor, em nossa vida e no final dos tempos.

Oração

Senhor Jesus, como os antigos, também nós vivemos achando que nossos tempos são terríveis, piores do que eram no passado. Sem dúvida há muitos males ao nosso redor, mas estais conosco e, se pensamos um pouco, vemos que aos poucos nos levais mais para frente e mais para cima. O que vos peço é que me deis confiança e coragem, para continuar pelo vosso caminho. E que eu tenha a sabedoria para perceber o que quereis de mim, e vos dê a respostas certa. Isso é o que vos peço para toda a igreja, para a minha comunidade mais próxima e para a igreja do mundo inteiro. Guiai-nos, Senhor, para que não nos deixemos enganar por falsas ilusões à direita ou à esquerda, querendo correr demais, ou ficando presos ao passado. Por mais difíceis que sejam os tempos, guardai-nos na fidelidade a vós e à união entre nós. Amém.

2 - Segunda-feira - Santos: Bibiana, Martana, Crisólogo

Evangelho (Mt 8,5-11) "O oficial disse: - Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado."

Hoje ainda repetimos a oração daquele pagão quando celebramos a eucaristia: "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo." Assim também nós manifestamos nossa fé, reconhecemos nossa total dependência de Cristo e manifestamos nossa confiança em seu poder e em sua misericórdia. Isso dá sentido a nossa comunhão na eucaristia.

Oração

Senhor Jesus, diante da oração daquele homem, tenho de vos pedir que aumenteis minha fé, minha entrega humilde e total a vós. Reconheço que só vós podeis salvar-me, libertar-me do mal e fazer-me feliz agora e sempre. Por mim mesmo nada posso, não posso apelar para nada, a não ser para vossa misericórdia infinita. Confio em vós; prendei-me a vós, não permitais que vos abandone. Amém.

3 - Terça-feira - Santos: Francisco Xavier, Sofonias, Birino

Evangelho (Lc 10,21-24) "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos."

O orgulho, a ilusão de grandeza e a confiança total em nós fecha-nos o coração e impede-nos de ouvir a Deus e abraçar o que nos oferece. Não sentimos necessidade de nada e imaginamos ter nas mãos a felicidade. Por isso o evangelho não tem sentido para nós. Precisamos pedir continuamente que Deus nos abra o coração, que nos faça conhecer nossa realidade, e pedir sua misericórdia.

Oração

Senhor Jesus, sem nenhum merecimento meu, vós me destes a fé e conquistastes minha confiança. Vós me fizestes experimentar que sozinho não posso conhecer o bem, nem o fazer, nem ser feliz. Ajudai-me a estar sempre muito consciente de minha pobreza. Somente em vós quero procurar felicidade completa e paz tranquila. Ponho em vós minha confiança; não me abandoneis. Amém.

4 - Quarta-feira - Santos: João Damasceno, Bernardo de Parma, Bárbara

Evangelho (Mt 15,29-37) "Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e muitos outros doentes... E ele os curou."

Aquelas pessoas não foram sozinhas à procura de Jesus. Não queriam apenas ouvir suas palavras. Queriam que também outros o ouvissem e, mais ainda, fossem curados de seus males. Não pensaram apenas em si, e não foi fácil levá-los morro acima. Ao meu redor há tantos precisando de Deus sem saber. Tenho de ajudá-los a encontrar Jesus, para que também eles sejam salvos. Amém.

Oração

Senhor Jesus, ainda sou muito egoísta, procuro a salvação e felicidade, mas me esqueço dos outros. Ajudai-me a me preocupar com eles, perceber suas necessidades e angústias. Não sei como, mas quero ajudá-los a vos conhecer e vosso jeito de viver. Mais do que lhes falar, vejo que devo mostrar-lhes minha alegria e confiança, e como é bom estar convosco. Não é fácil, mas vou tentar. Amém.

5 - Quinta-feira - Santos: Crispina, Dalmácio, Nicécio

Evangelho (Mt 7,21.24-27) "Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha."

Ao ler essa passagem, quase sempre me sentia um tanto amedrontado pelos perigos que teria de enfrentar. Prestava mais atenção ao que Jesus diz sobre a casa erguida sobre areia. Hoje lembrei-me que tenho de louvar a Deus, porque apesar de tudo ainda continua tentando seguir o Mestre. Quedas e fugas houve, mas sua misericórdia sempre me trouxe de volta. O poder de Deus é muito maior que minha fraqueza.

Oração

Senhor Jesus, bendito sejais, porque me mostrais o caminho e caminhais comigo; sois exigente, mas fizestes por mim mais do que exigis; falais de porta estreita, mas dizeis que sois meu amigo. Agradeço e renovo minha confiança em vossa misericórdia. Dependemos de vós, dai, pois, solidez a nossa casa - nossa família, nossa comunidade - porque as águas sobem e o vento sopra. Amém.

6 - Sexta-feira - Santos: Nicolau de Mira, Pedro Pascásio, Leôncia

Evangelho (Mt 9,27-31) "Quando Jesus ia saindo, Jesus, dois cegos o seguiram, gritando: "Tem piedade de nós, filho de Davi!"

Os cegos tinham ouvido Jesus falar, e certamente tinham percebido um novo sentido para sua vida, até uma maneira nova de viver sem ver a luz. Mas não se contentaram: acompanharam-no gritando seu pedido, até chegar à casa para onde ia. Posso aprender com eles: não basta ouvir e acreditar no Mestre. É preciso acompanha-lo até onde nos quiser levar. Então, sim, é que poderemos ver.

Oração

Senhor Jesus, tenho ouvido muitas vezes vossa palavra no evangelho. E tenho procurado viver como ensinais. Tenho, porém, de reconhecer que ainda não sou muito corajoso em vos seguir. Confio em vós, mas não ainda o suficiente para transformar minha vida. Tenho de vos pedir: curai-me, fazei-me enxergar o que quereis de mim, e qual a melhor maneira de fazer o que esperais de mim. Amém.

7 - Sábado - Santos: Ambrósio de Milão, Fara, Eutiquiano

Evangelho (Mt 9,35-10,1.6-8) "Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor."

Jesus via o sofrimento, as angústias, as tristezas das pessoas. E teve dó, sofreu ao ver tanto sofrimento. Seu coração humano de Filho de Deus amou e continua amando cada pessoa, como se fôssemos únicos. E ama-nos com um amor próximo, de amigo, irmão, pai e mãe. Diante desse amor não podemos responder com um amor distante e teórico. Não podemos apenas cumprir leis e formalidades.

Oração

Senhor Jesus, reconheço que vos trato como alguém distante, um mestre do passado que aprecio apenas pela doutrina. Acordai-me, preciso dar-me conta que não sois uma ideia, mas alguém que me conhece, ama e quer ser amado por mim. Que eu vos tenha presente em minha vida como a realidade mais próxima e concreta, que dê sentido a tudo, seja motivo primeiro para tudo. Amém.

8 - 2º Domingo do Advento - IMACULADA CONCEIÇÃO DE MARIA

Evangelho (Lc 1,26-38) "O anjo, então, disse-lhe: - Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus."

Desde os primeiros tempos da reflexão teológica da igreja, o texto de Lucas foi interpretado num sentido pleno: Maria foi amada por Deus de um modo muito especial, gratuitamente mais amada que todos, enriquecida com os dons do favor e da graça divina. Escolhida para ser a mãe de Jesus, o Filho de Deus encarnado. É a criatura humana em que mais totalmente se concretizou o projeto divino para a realização do ser humano. É a criatura humana na qual, por dom da graça, se concretizou nossa participação na vida divina da Trindade. Por isso nós nos alegramos com ela, e com ela louvamos a Trindade por no-la ter dado como mãe no reino da graça. Sendo a mais amada por Deus, é a que mais nos ama e mais pode interceder por nós.

Oração

Senhor meu Deus, no mundo todo, no universo que parece infinito, nas criaturas todas, nos homens e mulheres brilham vosso poder, vossa sabedoria e vossa bondade. E por isso alegremente vos bendizemos e adoramos. Hoje vos queremos louvar e bendizer pelo que fizestes por nossa irmã Maria, pelos dons da natureza e da graça com que a enriquecestes. Por bondade olhastes para sua pequenez humana, vós a amastes e escolhestes. E por vossa graça ela correspondeu ao vosso amor, entregou-se toda a vós, foi a primeira e a mais fiel seguidora de vosso Filho Jesus. Em nome de todos nós, ela o acolheu e ninou, ajudou-o nos primeiros passos e foi com ele até a cruz. E porque Ele no-la deu por mãe, pedimos que a ouçais quando intercede por nós. Amém.

9 - Segunda-feira - Santos: Basiano, Leocádia, Gorgônia

Evangelho (Lc 5,17-26) "Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: - Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?"

Escribas e fariseus estavam certos. Só um Deus pode perdoar nosso pecado, livrar-nos do mal e levar-nos de volta à vida no seu amor. Jesus não os contradisse, mas apenas curou aquele homem. Delicadamente os convidou a reconhecer que ele era alguém especial, o enviado do Pai com todos os seus poderes, o salvador que não só os podia ensinar, mas também podia transformá-los.

Oração

Senhor Jesus, fazeis parte de nossa humanidade, mas sois o Filho de Deus, gerado e não criado pelo Pai. Por isso coloco em vós toda a minha esperança de felicidade e paz. Podeis libertar-me do pecado, e fazer-me participante de vossa vida divina, e de vossa justiça. Ajudai-me a viver sempre em vossa amizade, seguindo-vos fielmente. Não permitais que me separe de vós. Amém.

10 - Terça-feira - Santos: Melquíades, Gregório III, Gemelo

Evangelho (Mt 18,12-14) "Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos."

Um pouco antes Jesus tinha dito que o Pai ama os pequenos e fracos, e dá-lhes importância. Reforça nossa confiança ao dizer que está a nossa procura, como o pastor que deixa noventa e nove ovelhas e sai à procura da que se perdeu. Ao mesmo tempo, porém, ensina que na igreja todos devemos estar atentos para ajudar os mais fracos e aqueles que se afastaram. Devemos trazê-los de volta.

Oração

Senhor meu Deus, agradeço tanta atenção comigo, tudo fazendo para que não vos deixe, e saindo a minha procura sempre que vou por outros caminhos. Sois muito bom comigo. Ajudai-nos a nós, discípulos de Jesus, a cuidar muito bem de nossos irmãos, principalmente dos mais fracos e necessitados de ajuda no caminho da salvação. Hoje vos peço por aqueles que correm maiores perigos. Amém.

11 - Quarta-feira - Santos: Dâmaso I, Hugolino Magalotti, Pedro de Sena

Evangelho (Mt 11,28-30) "Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso."

Parece que muitas vezes não acredito muito nessas palavras de Jesus. Não sei por que, mas tenho a tendência de tornar as coisas mais difíceis para os que o procuram. Falo mais de mandamentos do que de promessas, mais de obrigações do que de libertação. E, no entanto, o que todos procuramos é alívio, resposta para nossas angústias. Precisamos de um Jesus que nos ajude e ampare.

Oração

Senhor Jesus, se olho para mim e para meus irmãos e irmãs, vejo muito sofrimento, muito trabalho e muitas angústias. E o fato é que não podemos nos valer e ter a felicidade que procuramos. Precisamos de vós, de vosso poder e de vossa misericórdia. Provastes todas as nossas dificuldades, e podeis compreender-nos. Vinde em nosso socorro, e seremos capazes de continuar em frente, Amém.

12 - Quinta-feira - Santos: Nossa Senhora de Guadalupe, Maxêncio

Evangelho (Lc 1,39-47) "Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo."

Lucas quis mostrar-nos que Jesus é o salvador, que nos traz a vida nova, antes ainda de nascer. Mas não só isso. Logo em seguida colocou as palavras de Isabel: "Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?" Queria também dar destaque a Maria como mensageira e portadora do Salvador. Para nós, como para Zacarias e sua esposa, ela traz esperança, alegria e paz.

Oração

Senhor Jesus, hoje vos quero louvar por Maria, vossa mãe, por todos os dons que lhe concedestes, por toda a bondade que pusestes em seu coração. Por ela e por nós quero agradecer-vos por a terdes escolhido, por a terdes criado como a melhor de todos nós. Ajudai-nos a seguir seu exemplo, principalmente sua humildade e sua entrega total a vós, como primeira e mais fiel seguidora. Amém.

13 - Sexta-feira - Santos: Luzia, Otília, João Marimoni

Evangelho (Mt 11,16-19) "Mas a sabedoria de Deus foi legitimada com suas obras."

A parábola de Jesus descreve a atitude de seus adversários, cheios de preconceitos, que lhes fechavam o coração. Nem sempre atentamos à conclusão: no entanto, apesar de toda a cegueira de quem não queria ver, nas obras de Jesus, nas suas palavras, em toda a sua pessoa manifestavam-se a sabedoria misericordiosa do Pai. Que saibamos perceber a presença do Senhor em nossa vida.

Oração

Senhor Jesus, sois para nós a manifestação do amor e da misericórdia. Basta ouvir vossas palavras, contemplar vossos gestos, e percebemos que se abre para nós uma porta de acolhida e salvação. É disso que precisamos, alguém que nos compreenda e nos possa amparar na subida em busca de paz. Venho a vós em busca de apoio e agradeço tudo que fazeis por minha felicidade. Amém.

14 - Sábado - Santos: João da Cruz, Agnelo, Esperidião

Evangelho (Mt 17,10-13) "Ora, eu vos digo: - Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram."

Os judeus daquele tempo acreditavam que o profeta Elias viria preparar a chegada do Messias Salvador. Jesus não rejeita a tradição; chama, porém, a atenção para a figura de João Batista. Este, sim, veio preparar a vinda da salvação, mas não foi reconhecido pelos chefes do povo, que por isso também não acolheram Jesus. Ideias preconcebidas podem fechar-nos para a verdade de Deus.

Oração

Senhor, livrai-me dos preconceitos e das falsas certezas humanas. De fato, muitas vezes em vez de vos escutar fico exigindo que digais o que quero ouvir. Perdoai-me. Hoje me coloco diante de vós atento, pronto a ouvir tudo o que me quereis dizer. Falai-me e ajudai-me a compreender vossa verdade. Dai-me um coração dócil, pronto a vos ouvir, totalmente aberto às vossas propostas. Amém.

15 - 3º Domingo do Advento - Santos: Cristiana, Ninon, Paulo de Latros

Evangelho (Mt 11,2-11) "Ide contar a João o que ouvis e vedes: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam ... e os pobres são evangelizados."

João, o que batizava e anunciava a chegada do Messias, estava preso. Para ter uma resposta, ou para levar Jesus a se manifestar, mandou alguns discípulos seus a perguntar-lhe se ele era o Esperado. Jesus responde apresentando-se como aquele que fazia acontecer o que fora anunciado por Isaías (capítulos 26;29;35;61,1): "O espírito do Senhor está sobre mim porque me ungiu; mandou-me levar a boa-nova aos pobres, curar os corações feridos, proclamar a anistia aos detentos, a libertação aos prisioneiros"... Se hoje alguém nos perguntasse se o Salvador já veio, deveríamos poder dizer: Sim veio, por isso somos guiados por seu Espírito, anunciamos a salvação para os que precisam, cuidamos dos que sofrem, oferecemos perdão aos cativos do mal, levamos libertação para todos.

Oração

Senhor Jesus, certamente o coração de João se tranquilizou no cárcere quando os discípulos lhe repetiram vossas palavras. Alegrou-se ao descobrir em vós o enviado da misericórdia divina, e algum tempo depois pôde enfrentar a morte tranquilo. Eu também me alegro e tranquilizo ao saber que sois meu Salvador cheio de misericórdia e cuidados por mim, aquele que me pode perdoar. Mas, Senhor, vossas palavras também me inquietam, porque me apresento como vosso seguidor mas não faço acontecer a salvação ao meu redor. E me unistes a vós não apenas para me salvar, mas também para me fazer fator de salvação para muitos. Ensinai-me a cuidar dos que sofrem, dos sem esperança, dos que vivem cativos de tantos laços. Amém.

16 - Segunda-feira - Santos: Albina, Ananias, Misael

Evangelho (Mt 21,23-27) "Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele e perguntaram: ─ Com que autoridade fazes essas coisas?"

Na véspera, Jesus tinha entrado solenemente na cidade; expulsou os comerciantes do Tempo e curou muitos doentes. Por isso as autoridades religiosas do povo perguntaram com que autoridade fazia tudo aquilo. Jesus recusou-se a se justificar, porque sabia que isso pouco adiantaria. Para quem o recebia de coração aberto e se deixava conquistar por ele, bastava sua própria autoridade.

Oração

Senhor, eu creio em vós, creio que sois o Filho de Deus. Creio porque conquistastes meu coração, creio porque mudastes minha vida. Minha certeza não é apenas certeza que nasce da minha razão. É certeza que vem da fé, desse jeito novo de conhecer que criastes em mim. Aumentai a minha fé, para que vos possa conhecer e amar sempre mais, entregando-me totalmente a vós. Amém.

17 - Terça-feira - Santos: Lázaro, Olímpia, João da Mata, Vivina

Evangelho (Mt 1,1-17) "Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac... Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus..."

De início Mateus quis deixar claro que Jesus é o Messias, o preparado e esperado por todas as gerações. Ele é a realização da promessa. Ao mesmo tempo, porém, podemos dizer que é filho de todas a humanidade. Na lista de seus antepassados estão quatro mulheres: Tamar que seduziu para ser mãe; Rahab, a mulher de Jericó; Rute, a estrangeira; Betsabé, que se envolveu com Davi.

Oração

Senhor Jesus, pelo poder do Espírito nascestes da Virgem Maria. Mas também sois filho de nossa humanidade, de todos os homem e mulheres que viveram ao longo de tantos séculos. E estais ligado a todos nós, que agora estamos pelo caminho. Creio, Senhor, que sois o Filho de Deus, mas acredito também que sois nosso irmão, que nos quereis fazer participantes de vossa divindade. Amém.

18 - Quarta-feira - N. Sra. da Expectação do Ó, São Basiliano

Evangelho (Mt 1,18-24) "... eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e disse: - José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa."

O texto cuidadoso apenas nos deixa entrever o que havia no coração de José, respeito, insegurança. A vida não estava acontecendo como ele imaginara. No momento certo, e só no momento certo o Senhor ajudou-o a perceber seu projeto divino, as promessas do passado, e a missão pessoal que lhe reservava. Que o bom José nos sirva de exemplo e ensine a nos entregar nas mãos de Deus.

Oração

Senhor meu Deus, José, que vos amava tanto, e tanto amava Maria, deve ter sofrido muito mesmo. Imaginara servir-vos de um jeito, e de repente já não sabia que fazer. Mal comparando, é o que muitas vezes me acontece. Dai-me docilidade para modificar meus projetos, e deixar-me conduzir por vós. Quero fazer o que quereis, o que afinal é muito melhor do que eu poderia imaginar. Amém.

19 - Quinta-feira - Santos: Teia, Dário, Paulino

Evangelho (Lc 1,5-25) "Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, porque ele vai ser grande diante do Senhor."

Zacarias pedia a Deus um filho; havia tanto tempo era seu sonho e o de Isabel. Nem era preciso o anjo dizer: "ficarás alegre e feliz". Na imaginação de Deus cada filha, cada filho deve trazer alegria e felicidade. Principalmente porque ele quer que cada criança seja grande diante dele, como o pequeno João. Que mãe e pai a ajudem a crescer, pois é criança que lhes é confiada para ser criada.

Oração

Senhor Jesus, pensando em Isabel e Zacarias, hoje vos quero pedir pelas mães e pelos pais. Fazei-os alegres e felizes com suas crianças de todas as idades, porque para eles são sempre crianças. Nos momentos difíceis, dai-lhes sabedoria e paciência muito grande, e a alegria resistente de quem muito ama. Ajudai-os a fazer de seu lar recanto de paz e repouso para os cansaços da vida. Amém.

20 - Sexta-feira - Santos: Tolomeu, Íngenes, Domingos de Silos

Evangelho (Lc 1,26-38) "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus."

A narrativa de Lucas está toda voltada para a mensagem: o filho de Maria não é um simples homem. É também o "santo", o que está acima de nós, que nos pode erguer e libertar do mal. É o Filho de Deus, igual ao Pai, por quem e para quem existimos. Pelo dom da fé, que recebemos, nós nos curvamos diante dele, numa atitude de entrega e adoração. Ele é Jesus de Nazaré, o que nos pode salvar.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois o Filho de Deus, que com o Pai e o Espírito formais a Trindade Bendita de unidade, amor e poder. De vós, Deus e Homem, recebemos a vida e tudo que somos. Eu vos adoro, amo e coloco acima de tudo e de todos; sois o sentido para minha vida; fora de vós, sem minha participação em vossa divindade, não posso ter paz e felicidade. Sem vós nada tem valor. Amém.

21 - Sábado - Santos: Pedro Canísio, Glicério, Temístocles

Evangelho (Lc 1,39-45) "Feliz aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu."

As promessas divinas, que Maria acolheu na fé, são a sua felicidade. Essas promessa divinas que existem desde os anseios que a humanidade sempre carregou no coração, desde as alianças que Deus ofereceu ao povo, e foram renovadas no convite para ser a mãe do Salvador. E Maria acreditou e entregou-se, aceitou e obedeceu: por isso é feliz, com a felicidade que só Deus pode dar.

Oração

Senhor meu Deus, acredito em vossas promessas e nelas ponho toda a minha esperança. Não sei por onde ireis levar minha vida, e que felicidade me dareis nesta terra, mas, não importa, confio em vós. Sabeis o que é melhor para mim. Não consigo imaginar como será a felicidade que me prometeis na eternidade. Sei que o que reservais para mim é melhor que tudo que poderia pensar. Amém.

22 - 4º Domingo do Advento - Santos: Francisca X. Cabrini, Floro, Ciremão

Evangelho (Mt 1,18-24) "José, Filho de Davi, não temas receber Maria, tua esposa ... Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus..."

Ao dar o nome ao menino José assumia, com todas as consequências, as responsabilidades de pai. Isso o colocou numa posição única entre todos os homens, pois assumia a paternidade do Filho de Deus. Podemos dizer que o Senhor o dotou de todos os dons necessários, da sabedoria e da santidade convenientes a sua função. Assim podia ser para Jesus o pai modelo a ser imitado. Era importante que José desse o nome a Jesus: só assim se poderia dizer que o Filho de Deus era também filho do povo hebreu, cumprimento das promessas feitas aos patriarcas. Sendo inserido no povo, ao receber o nome e ao ser circuncidado, ele se inseria também de fato na humanidade, para nos fazer participantes de sua vida divina.

Oração

Senhor Jesus, sois filho do povo hebreu, sois filho de nossa humanidade. Passantes por nossas experiências, da infância à maturidade, aprendestes a andar, a falar e a trabalhar com vossas mãos. Vivestes no seio de uma família, cercado de parentes, gente da mesma idade e gente mais idosa. Para formar um lar humano para vós, o Pai escolheu Maria, a melhor e a mais santa das mulheres, e José o homem justo. Pudestes assim viver na casa de um belo casal, unido pelo amor mais intenso, modelo para todos os casais. Por isso hoje vos peço, Senhor, abençoai os casais todos, que sua união seja sua felicidade. Que seu esforço por chegar à união perfeita seja caminho que os leve alegremente para vós. E não vos esqueçais dos rapazes e moças que estão aprendendo a amar. Amém.

23 - Segunda-feira - Santos: João Câncio, Euniciano, Mardônio

Evangelho (Lc 1,57-66) "Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela."

O Senhor foi misericordioso com Isabel e Zacarias, e abençoou-os com um filho. Por isso parentes e amigos alegraram-se com eles. O nascimento de uma criança não é um simples fato biológico, fruto do acaso. Cada criança é querida e amada por Deus, criada para ele, para participar da vida divina de Jesus, para ser feliz e abençoada para sempre. Pensada para ser uma bênção para muitos.

Oração

Senhor meu Deus, eu vos peço por todos, mães e pais, a quem abençoastes com uma criança, e a quem confiastes filhos e filhas que muito amais. Vós lhes destes uma missão para o tempo e para a eternidade, vós os fizestes imagem de vosso amor criador. Abençoai-os, dai-lhes muito amor, grande sabedoria e paciência quase infinita. Que eles possam alegrar-se com suas crianças. Amém.

24 - Terça-feira - Santos: Tarsila, Delfim, Irmina

Evangelho (Lc 1,67-79) "E tu, Menino, serás chamado profeta do Altíssimo; irás adiante do Senhor a preparar-lhe os caminhos, anunciando a seu povo a salvação..."

Zacarias, o pai de João, iluminado pelo Espírito Santo, falou em nome de Deus e anunciou o sentido do que estavam vivendo naquele momento. Mais do que uma festa de família, era festa para todo o povo hebreu e para toda a humanidade. Antes ainda de seu filho, anunciou que Deus começava o cumprimento final de todas as promessas de salvação e de paz para nossa humanidade.

Oração

Senhor Jesus, sois o salvador esperado há tantos e tantos séculos, aquele que pode realizar todos os nossos sonhos de felicidade, de paz e bondade. Por vosso poder somos libertados do mal; a vida e a morte têm novo sentido para nós. E podemos ter. apesar de tudo esperança. Bendito sejais porque, ao nascer entre nós, nos fazeis nascer para a vida nova e plena para sempre. Amém.

25 - Quarta-feira - NATAL DO SENHOR -

Evangelho (Lc 2,1-14) "O anjo, porém, disse aos pastores: - Não tenhais medo! Eu vos anuncio uma grande alegria, alegria para todo o povo!"

Muitas vezes a Bíblia fala do medo das pessoas quando se veem diante de uma manifestação de Deus. Aliás, não poderia ser outra a reação da criatura diante da grandeza divina. O Filho de Deus, porém, veio viver e vive para sempre nossa vida, com todas as suas limitações. Isso muda tudo e tudo renova. Deus está entre nós na pessoa de Jesus, e podemos ouvi-lo dizer que somos seus amigos.

Oração

Senhor Jesus, ao lembrar que nascestes entre nós, eu vos reconheço como meu Senhor e meu Deus. Alegro-me porque viestes salvar-nos a todos, homens e mulheres que há milênios ansiamos por salvação e felicidade. Reconheço que é infinito e inimaginável vosso amor por nós. O que vos peço é que me ajudeis a vos amar, o mais que puder, ainda que nunca possa amar-vos o bastante. Amém.

26 - Quinta-feira - Santo Estevão, Primeiro Mártir

Evangelho (Mt 10,17-22) "Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações."

As primeiras comunidades cristãs vivam tempos difíceis e perigosos. Precisavam lembrar-se das palavras de Jesus que anunciara perseguições. Apesar de tudo podiam confiar, porque com elas estaria o Espírito que as guiaria. Nossos tempos são um tanto diferentes, mas não menos perigosos. Estejamos atentos para ouvir o Espírito, e dar diante de todos o testemunho que Jesus espera de nós.

Oração

Senhor Jesus, ainda não enfrentei perseguições e perigos por vossa causa. Vejo, porém, muitos irmãos e irmãs que até são condenados à morte. Ajudai-me nos meus pequenos perigos, e dai muita força e amor aos que enfrentam separações, tristes prisões e torturas. Por amor deles, dai-nos mais generosidade e mais prontidão para vos servir e dar nosso testemunho em vosso favor. Amém.

27 - Sexta-feira - São João, Apóstolo e Evangelista

Evangelho (Jo 20,2-8) "Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou."

Naquela quase manhã, a mensagem da Madalena fez Pedro e João correr para o túmulo onde tinham colocado o corpo de Jesus. Não sabiam o que pensar, mas estavam muito perturbados. Encontraram o túmulo vazio, mas não em desordem. Pela narrativa, parece que Pedro saiu sem compreender. João, porém, entrou, olhou e deixou-se iluminar pela fé, e acreditou que Jesus estava vivo.

Oração

Senhor Jesus, não bastava ver o túmulo vazio para acreditar que estáveis vivo, tendo vencido a morte. Era preciso e ainda hoje é preciso que sejamos iluminados pelo dom da fé. Creio, Senhor, que morrestes, mas vencestes a morte. Creio que, pelo vosso poder, nós também poderemos vencer a morte, e viver para sempre na vida nova e eterna. Alegro-me e espero essa hora de felicidade. Amém.

28 - Sábado - Santos Inocentes

Evangelho (Mt 2,13-18) "Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: - Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito!"

Imagino que a visita dos magos tinha trazido alegria e paz para Maria e José. Tudo parecia tranquilo. Veio, porém, a ordem repentina; tinham de sair às pressas, deixar o que tinham, e fugir para o Egito. O mesmo pode acontecer comigo a qualquer momento, e será preciso deixar tudo por algum tempo, ou até para sempre. Preciso confiar no Senhor, e entregar-me totalmente em suas mãos.

Oração

Senhor Jesus, por que não evitastes toda essa confusão para Maria e José? Vejo que viestes viver entre nós sem privilégios, sem milagres fáceis. Vivendo nossa vida como ela é, vós a transformastes e lhe destes um sentido. Aceito seguir o mesmo caminho que vós, aceitando a bênção das coisas pequenas, alegres ou tristes. Fazei de mim o que bem quiseres, mas guardai-me convosco. Amém.

29 - Domingo - SAGRADA FAMÍLIA -

Evangelho (Mt 2,13-15.19-23) "Depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia, e foi morar numa cidade chamada Nazaré."

A família de José era uma família migrante, refugiada no Egito, como tantas outras ainda hoje. Viviam num lugar estranho, longe dos parentes, na pobreza e muita saudade. Foi uma alegria quando o anjo disse que podiam voltar para casa; o caminho até parecia mais curto do que na ida. Logo, porém, José viu que não poderiam viver na Judeia com o rei que ali mandava. Novamente obedeceu ao Senhor e foram morar em Nazaré. Talvez eu não tenha de passar pela mesma experiência que a família de José. Minha vida tem sido bastante estável e sem surpresas maiores. Mas tenho de saber que tudo pode mudar a qualquer hora, sem a mensagem de um anjo. E terei de ouvir a voz do Senhor, e partir apoiado apenas pela confiança em suas promessas.

Oração

Senhor Jesus, tenho de olhar mais vezes para José e Maria, e para vós também, e aprender a disponibilidade e a entrega confiante. Meus projetos parecem sempre ser os mais prudentes e seguros. Já vi, porém, que nem sempre tomei a melhor decisão, e outras vezes as circunstâncias é que mudaram. Não permitais que me apavore. Acalmai meu coração, e dai-me a sabedoria para refazer minhas escolhas. E peço também por todos que têm de se pôr na estrada, até deixando a pátria. Ajudai-os a escolher o rumo. Ponde em seu caminho pessoas bondosas. Guardai-os dos perigos e das maldades, das opressões e abusos. Ajudai-os a encontrar um lar, e a ter de volta a alegria de uma vida em família, na segurança e na paz. Amém.

30 - Segunda-feira - Santos: Anísia, Libério, Sabino

Evangelho (Lc 2,36-40) "Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada..."

Penso que Lucas, ao narrar a apresentação de Jesus no Templo, quis também mostrar sua ligação com o passado. Simeão e Ana são duas testemunhas do passado e da esperança ainda viva, que acolhem o cumprimento da promessa. Isso pode lembrar-nos que os idosos da família, principalmente os avós, são para os mais novos testemunhas da fé vivida, da bondade e da misericórdia de Deus.

Oração

Senhor meu Deus, hoje vos peço pelas avós e pelos avôs, idosos ou nem tanto. Ajudai-os para que, com seu jeito diferente de amar, mostrem para seus netos e netas, como foi e continua sendo bom seguir Jesus. Que, com sua sabedoria e ternura, saibam conquistar para vós as novas gerações, portadoras de tantas riquezas e limitações. Conservai-os, porque eles são muito importantes. Amém.

31 - Terça-feira - Santos: Silvestre I, Catarina Labouré, Melânia

Evangelho (Jo 1,1-18) "E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito."

O Filho de Deus fez-se humano, assumiu nossa natureza, nasceu, viveu e morreu como nós. Se acreditamos nele, se o aceitamos como salvador, ele nos dá a possibilidade de ser filhos e filhas de Deus, participantes de sua vida divina. Somos convidados para uma vida nova, com novas possibilidades de ser, conhecer e amar. Para isso fomos criados, e só isso nos pode fazer felizes.

Oração

Senhor Jesus, sois o Filho de Deus, por vós e para vós tudo existe, e sem vós nada podia existir. Por vós eu existo e vivo enquanto sou mantido por vós na existência. Sem vós nada sou. E se não me transformais, não posso ser feliz, não posso conhecer e fazer o bem. Preciso de vós, de vossa graça e misericórdia. Quero amar-vos o mais que puder, a vós que tanto me amastes. Amém.