Home Remedies For Wrinkles
<>

REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

MÊS DE JUNHO DE 2024

 1 – Sábado – Santos: Justino, Cândida, Herculano de Piegaro

Evangelho (Mc 11,27-33) "Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu autoridade para fazer isso?"

Os adversários de Jesus contestavam não apenas o fato de ter expulsado os vendedores do Templo. Questionavam toda a sua pregação, seu modo de falar sobre Deus e nosso relacionamento com ele. Jesus recusou-se a dar-lhes resposta porque não adiantaria, pois não queriam acreditar. É a fé, esse dom de Deus, que nos leva a reconhecer Jesus como nosso mestre e único salvador.

Oração

Senhor Jesus, agradeço o dom da fé, e a ajuda que me destes para que pudesse acreditar em vós. Aumentai minha fé, meu comprometimento convosco, para que viva seguindo sempre mais vossos passos. Sei que enfrentarei dificuldades, mas tenho certeza que convosco e somente convosco posso encontrar paz e felicidade. Dai-me firmeza e perseverança para que eu nunca vos deixe. Amém.

2 – 9º Domingo do tempo comum

Evangelho (Mc 2,23-3,6) "Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam."

O comportamento dos discípulos parece natural. Aliás, seguiam o que estava na Lei (Dt 23,26): "Se entrares no trigal de teu próximo, poderás colher espigas com tua mão, mas não poderás cortar com a foice o trigo de teu próximo." Para os fariseus, porém, isso não podia ser feito no dia de sábado, dia sagrado do descanso. Os discípulos tinham assimilado o modo de pensar de Jesus: não se pode dar valor absoluto à doutrina de homens; só a palavra de Deus, anunciada em nossa comunidade, é definitiva. Muitos dizem falar em nome de Deus, mas anunciam apenas doutrinas e tradições humanas, ideias próprias, aparições e revelações. Não precisamos acreditar, nem muito menos segui-los.

Oração

Senhor Jesus, creio que tendes palavras de vida eterna, sois para nós o único caminho, a verdade e a vida. Quero seguir-vos em tudo; aumentai minha fé, que seja firme e inabalável. Não deixeis que seja escravo de doutrinas humanas e modas religiosas. Ajudai-me, porém, a aprofundar minha compreensão de vosso evangelho, e a crescer iluminado pelo vosso Espírito de vida e santidade. Livrai-me do apego descabido ao passado, para poder acompanhar o passos de vossa igreja que caminha para o futuro. Iluminai Francisco, nosso papa, dai-lhe força e coragem para levar adiante sua missão. Guiai nossos bispos e presbíteros, teólogos e catequistas. Dai-lhes ciência e sabedoria, para que possam levar-nos pelo bom caminho. Amém.

3 – Segunda-feira – Santos: Carlos Lwanga, Clotilde, Olívia

Evangelho (Mc 12,1-12) "Jesus falou aos sumos sacerdotes, mestres da

Lei e anciãos, usando parábolas: – Um homem plantou uma vinha, cercou-a..."

Marcos termina dizendo: "tinham compreendido bem que a parábola era dirigida a eles. Deixando-o, foram embora". Não reconheciam, mas sabiam que não eram fieis à missão que lhes fora confiada. De um modo ou de outro, oficialmente ou não, tenho uma tarefa na vinha do Senhor: na família, na escola, na igreja, na sociedade. Não devo ser infiel a Cristo, que confia em mim, pobre e fraco.

Oração

Senhor Jesus, confiais em mim, pobre e fraco, e esperais que cuide dos que me confiastes. Bem me conheço e por isso peço que estejais sempre comigo, a me inspirar e ajudar no serviço que esperais de mim. Fazei que esteja a serviço de meus irmãos, sem dominação e sem procurar vantagens nem prestígio. Ajudai-me a ver suas necessidades e descobrir soluções boas e possíveis. Amém.


4 – Terça-feira – Santos: Filippo Smaldone, Quintino, Daciano, Saturnina

Evangelho (Mc 12,13-17) "Mestre, sabemos que és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem..."

Assim alguns fariseus e partidários de Herodes falaram a Jesus. Belas palavras, mas falsas e insidiosas. Não vou atirar-lhes pedras; antes quero olhar para mim, para minha sinceridade e apego à verdade. É preciso que todos possam confiar que sou sincero e digo a verdade. E saibam também que, mesmo sendo pecador, sou fiel à palavra dada, não tramo contra ninguém, nem me rendo ao medo.

Oração

Senhor Jesus, dissestes que somos livres quando conhecemos a verdade e deixamos que nos guie. Libertai-me da hipocrisia e de toda falsidade. Que meu sim seja sim, sem meios enganos. Para isso dai-me coragem, humildade e simplicidade sem duplos sentidos. Ajudai-me a viver como ensinais e como tento ensinar a outros que a mim confiastes, e minha vida seja uma bênção para todos. Amém.

5 – Quarta-feira – Santos: Bonifácio, apóstolo dos Germanos

Evangelho (Mc 12,18-27) "Ora, ele [Deus] não é Deus de mortos, mas de vivos! Vós estais muito enganados."

Deixemos de lado os que queriam colocar Jesus em dificuldade. Em sua resposta podemos ver dois pontos importantes para nós. Deus é o Deus da vida, que nos criou para viver, amar, conhecer, criar. É o Deus esperança, da alegria, que quer levar-nos à plenitude. Não somos brinquedos gastos que deixa de lado, mas pessoas amadas, seres únicos. Todos somos muito importantes para ele.

Oração

Senhor meu Deus, vós me chamastes do nada para a vida, do não ser para a plenitude da vida. Não por uns poucos e atribulados anos, mas para sempre, para participar desde já de vossa vida divina, capaz de amar, conhecer e fazer o bem, transmitir vida e criar beleza. Posso ter a vida agora na espera feliz de uma felicidade completa para sempre. Como eu vos poderia agradecer? Amém.

6 – Quinta-feira – Santos: Norberto, Marcelino Champagnat, Paulina.

Evangelho (Mc 12,28b-34) "O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes."

De um modo ou de outro todas a religiões ensinam a amar Deus e o próximo. Isso há milhares e milhares de anos. E ainda agora, como sempre, nosso mundo é marcado por guerras, entre nós há ódios e vinganças. Como discípulos de Jesus, com tantos que procuram o bem, o que podemos é amar, procurar o bem de todos, sempre, sem condições, apesar de tudo. Assim o mundo será diferente.

Oração

Senhor Jesus, exigis muito de nós: "amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei" (Jo 13,34). Amor pequeno não é amor. Ajudai-me, então, a amar muito a todos, a começar pelos mais próximos, a quem devo mais amor. Ensinai-me a gratuidade do amor, para que ame teimosamente, mesmo quando parece sem razão. Que eu nunca odeie, mesmo que haja muito ódio ao meu redor. Amém.

7 – Sexta-feira – Sagrado Coração de Jesus

Evangelho (Jo 19,31-37) "Vendo que Jesus já estava morto, não lhe quebraram as pernas; um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água."

À primeira vista, o texto apenas garante que Jesus estava morto. Podemos, porém, acompanhar os intérpretes que tradicionalmente veem aqui uma alusão ao nascimento da Igreja que, como Eva surgindo de Adão, nasce do coração de Cristo. O sangue leva-nos a pensar na Eucaristia, e a água lembra o Batismo. Ou seja: da vida, morte e ressureição de Jesus nasce o novo povo de Deus.

Oração

Senhor Jesus, vós vos entregastes totalmente a nós e por nós. Por amor, e para nos unir a vós, vivestes em tudo a nossa realidade humana, nossa fragilidade física, nossos sentimentos, nossa morte. Diante de tanto amor, devo entregar-me totalmente a vós, para viver de vossa vida e viver para vós. Quero que ocupeis agora o primeiro lugar em minha vida, para eu estar sempre convoco. Amém.

8 – Sábado – Imaculado Coração de Maria

Evangelho (Lc 2,41-51) "Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas

coisas."

Uma antiga tradição diz que Lucas ouviu de Maria muita coisa. Essa frase do seu evangelho leva-me a pensar quanta coisa ficou no coração da mãe de Jesus. Eu também devo lembrar-me sempre dos favores de Deus, dos momentos em que me falou, dos seus gestos de amor. Essa lembrança, essa memória há de levar-me ao agradecimento e à gratidão por tanto carinho e cuidado por mim.

Oração

Senhor meu Deus, é pena, mas passo dias sem me lembrar de vossos favores e das bênçãos com que acompanhais. Cada minuto de vida, cada gesto de amor que recebo, manifestam vossa bondade. Agradeço tanta bondade. Não permitais que vos seja ingrato. Não quereis que meu agradecimento seja só de palavras. Ajudai-me, então, a vos agradecer ajudando os que vivem ao meu redor. Amém.

9 – 10º Domingo do tempo comum

Evangelho (Mc 3,20-35) "Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."

Maria devia estar preocupada; já fazia tempo que Jesus tinha saído a pregar. Ele deve ter ficado contente com a visita. Mas aproveitou a ocasião para nos ensinar que nossos compromissos com Deus devem estar acima de nossos afetos, mesmo os familiares. Aliás, preciso também saber conciliar meus afetos familiares com minhas responsabilidades na profissão, na igreja e na sociedade. Nas palavras de Jesus veja ainda grande motivo para me alegrar. Não me considera apenas como discípulo ou amigo. Para ele eu sou irmão, sente-se ligado a mim para tudo; é irmão que me oferece lealdade total e de mim espera lealdade igual. Bem que em minhas orações mais vezes deveria falar com ele chamando-o de irmão. Ele ficará contente, e para mim será uma alegria.

Oração

Senhor Jesus, meu irmão Jesus, que felicidade poder tratá-lo assim, sem muita solenidade. Vieste fazer parte de nossa família humana, mesmo conhecendo todas as nossa fragilidade. O amor foi mais forte, viestes a nós como se não pudésseis viver sem nós. Que bom, meu irmão. Ajudai-me a ser o irmão que procurais. Para me unir mais fortemente a vós, enviai sobre mim vosso Espírito que me leve a conhecer e amar o Pai. Ensinai-me a participar intimamente da vida da Trindade, em que sois um com o Pai no Espírito Santo. Assim terei desde agora o começo da vida que me ofereceis. Confio em vós, meu irmão; sois para mim caminho, verdade e vida. Libertai-me pela verdade, caminhai comigo na vida nova que me ofereceis. Amém.

10 – Segunda-feira – Santos: Getúlio, Itamar, Luciliano

Evangelho (Mt 5,1-12) "Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se.

Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los..."

Entre os ouvintes de Jesus havia muitos pobres, aflitos, pessoas mansas, gente que queria viver de modo certo, tinha coração misericordioso, simples e puro, e procurava espalhar a paz ao seu redor... Jesus alegrava-se com eles e dizia que eram felizes, porque estava chegando para eles o tempo novo da salvação. Se, como eles, reconheço que preciso de salvação, fico feliz porque Jesus me salva.

Oração

Senhor Jesus, preciso ouvir mais vezes essas vossas palavras. Não posso ver vosso evangelho como um peso a suportar. Viestes para me trazer coragem, paciência, alegria e felicidade. Aceito alegre a oferta que me fazeis, aceito a mão que estendeis para me ajudar em meus sonhos de bondade, de pureza, de verdade e justiça. Creio em vosso poder, e com vossa ajuda quero melhorar. Amém.

11 – Terça-feira – Santos: Barnabé, Paula Frassinetti, Parísio

Evangelho (Mt 10,7-13) "De graça recebestes, de graça deveis dar!"

Jesus dedicou muito tempo e paciência a seus discípulos e apóstolos. E chegou o dia em que os surpreendeu. Não podiam apenas receber como privilegiados o ensino do Mestre. Tinham de sair, tinham de ir levar a outros a boa notícia da vida nova. E não deviam apenas ensinar, mas também participar da vida das pessoas, partilhar com elas o jeito novo de viver que Jesus lhes tinha ensinado.

Oração

Senhor Jesus, nem sei quanto tempo faz que sou ensinado por vós, com muito jeito e paciência. De graça recebi muito de vós, não posso guardar isso só para mim. Tenho de sair de meu conforto tranquilo, anunciar e fazer a salvação de tantos para os quais me enviais. Sei que não estarei sozinho. Estareis comigo passo a passo, pronto a me ajudar e inspirar-me o jeito de falar de vós. Amém.

12 – Quarta-feira – Santos: Onofre, Olímpio, Iolanda

Evangelho (Mt 5,17-19) "Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento."

Para resolver uma dúvida de comunidades de seu tempo, Mateus deixa claro que Jesus veio cumprir todos os ensinamentos e promessas do passado. E destaca a responsabilidade dos que se afastam desse caminho e levam outros a fazê-lo. Vamos, porém, fixar-nos mais na promessa da salvação para os que os aceitam e seguem os caminhos indicados aos antigos e iluminados por Jesus.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois a realização das promessas do passado e de todas as expectativas de salvação da humanidade de todos os tempos. Acolho com alegria a vida nova que nos ensinais. Ajudai-me a compreender mais e viver mais intensamente vossas propostas. Vejo que muitos não vos conhecem nem seguem. Ensinai-me o jeito certo de anunciar vosso evangelho de felicidade. Amém.

13 – Quinta-feira – Santos: Antônio de Pádua e de Lisboa

Evangelho (Mt 5,20-26) "Ora, eu vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal..."

A proposta de Jesus pede mais que o simples cumprimento da lei. Não é tão difícil cumprir a lei ou manter-nos dentro dos limites do permitido. Para o cristão o determinante é o amor. Podemos dizer até onde estamos obrigados a amar? Até onde podemos ir sem faltar com o amor? Nem podemos esquecer que, mais do que obrigação de amar, temos por Cristo a feliz capacidade de amar.

Oração

Senhor, vós me amastes a ponto de dar a vida por mim. Quase me apavoro quando ouço: "Assim como eu vos amei, amai-vos uns aos outros". Não é pouco o que exigis, e seria impossível se vós mesmo não me désseis a capacidade de amar. Mudai, Senhor, meu coração, libertai-me do egoísmo, e poderei amar a todos como dizeis. E tenho certeza que isso será minha grande felicidade. Amém.

14 – Sexta-feira – Santos: Rufino, Eliseu, Digna

Evangelho (Mt 5,27-32) "Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti!"


Jesus lembra que o erro não está só no ato externo, mas também e até mais em nossa escolha livre do mal. No coração nasce o pecado, que nos afasta do bem e da felicidade. Ensina também que a vida nova que o amor do Pai nos oferece é bem tão grande, que devemos abandonar tudo que for preciso para não a perder. Precisamos que o Senhor purifique nosso coração e nos livre do mal.

Oração

Senhor Jesus, sabeis como tenho coração volúvel, que facilmente se deixa levar por atrativos enganosos. Purificai meus pensamentos e minhas fantasias, para não me deixar seduzir. Ponde em meu coração boas ideias, que me levem por vossos caminhos. Perdoai meus erros do passado, e não me deixeis sucumbir às tentações e dificuldades. Guiai-me em direção ao bem e ao amor. Amem.

15 – Sábado – Santos: Vito, Germana, Líbia, Bv. Albertina Berkenbrock

Evangelho (Mt 5,33-37) "Seja o vosso 'sim': 'sim', e o vosso 'não': 'não'. Tudo o que for além disso vem do Maligno."

Por que será que cristãos e até a igreja me pedem juramentos, e não se contentam com minha palavra de discípulo de Jesus? Ele me convida à sinceridade, ao respeito absoluto à verdade, à fidelidade a meus compromissos. Ele mostra confiança em mim, mesmo conhecendo minhas debilidades. Talvez tudo seria melhor se eu também confiasse em meus irmãos, e fosse sempre fiel à verdade.

Oração

Senhor Jesus, no evangelho muitas vezes pedis que tenhamos confiança na verdade de vossa palavra. Creio em vós, confio em vossa palavra. Não permitais que eu falte à verdade, nem tente enganar. Fazei que minhas palavras sejam transparentes, sem astúcias nem duplo sentido. Isso nem sempre é fácil; por isso preciso de vosso apoio, para não ceder ao medo nem às vantagens. Amém.

16 – 11º Domingo do Tempo Comum

Evangelho (Mc 4,26-34) "O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda ... e a semente germina e cresce..."

Se olhamos para a Bíblia e para a história da humanidade vemos tantos altos e baixos, desvios, retornos e avanços. Não podemos entender como Deus vai dirigindo os corações; nem sempre vemos para onde nos leva. Sabemos que sozinhos não podemos fazer um mundo melhor. Com sua ajuda poderosa, porém, podemos lançar sementes de salvação, felicidade e paz. que ele fará germinar. Foi essa missão que ele nos confiou, a nós discípulos e discípulas. É verdade que os tempos não são fáceis, mas são muito melhores do que no passado. Há muito tempo nossa humanidade vem sendo fermentada pelo amor que vem de Deus, e vai evoluindo, crescendo e aperfeiçoando-se. Podemos confiar no Senhor. Ele nos ama e tem um projeto para nós.

Oração

Senhor meu Deus, se fôsseis como nós, estaríeis decepcionado com a humanidade. Depois de tantos milênios ainda somos como sabeis. Vós, porém, sois Deus, sois sábio e paciente; tendes um projeto para nós, e o realizais passo a passo, de modo nem sempre claro para nós. Creio que no centro de nossa história, colocastes Jesus, vosso Filho que se fez humano como nós. Confio nele, que é nosso salvador; tem o poder em suas mãos, e vai transformando-nos aos poucos, pacientemente, sem desanimar. Quero seguir seus passos, e unir-me a sua ação transformadora, para um mundo mais verdadeiro, justo e fraterno. Aumentai minha fé e minha esperança. Ensinai-me, Senhor, a olhar mais para o que há de bom em nós. Amém.

17 – Segunda-feira – Santos: Ismael, Manuel, Rainério

Evangelho (Mt 5,38-42) "Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!"

Um tapa na face direita não era golpe para ferir, mas insulto muito grande e insuportável. Com esse exemplo e outros, Jesus quer mostrar-nos que não devemos deixar-nos levar pelo desejo de vingança, nem opor violência a violência, insulto a insulto. Se nosso amor for real e generoso, seremos capazes até de renunciar a direitos nossos, e fazer muito mais do que seria nossa obrigação.

Oração

Senhor, meu amor ao próximo ainda é muito pequeno. Por isso ainda tantas vezes sinto vontade de me vingar, não desculpo nada, vivo sempre armando conflito. Perdoai-me, ajudai-me a não pensar apenas em meus direitos. Vendo vossos exemplos, vossa paciência e mansidão, percebo que ainda estou muito longe de ser um discípulo vosso. Ajudai-me a ser como quereis que eu seja. Amém.

18 – Terça-feira – Santos: Amando de Bordéus, Isabel da Alemanha, Marin A

Evangelho (Mt 5,43-48) "Vós ouvistes o que foi dito: – Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!"

No Antigo Testamento (Lv 19,18) está "Amarás teu próximo como a ti mesmo". Mas eram muitos os que acrescentavam "e odiarás o teu inimigo". Eles o faziam porque achavam difícil o mandamento. Jesus, porém, o reafirma, e leva ao máximo sua exigência. Precisa amar inimigos e perseguidores, porque o Pai "faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos".

Oração

Senhor Jesus, os antigos achavam difícil amar os que não nos amam; e ainda o achamos. Mudai nosso coração com o dom da caridade, que nos faz participar do amor do Pai e do vosso amor sem limites. Ajudai-nos, porque sem amar não podemos ser justos e felizes. Afastai de mim suspeitas e ressentimentos. Acalmai meu coração, abrandai minha ira, e fazei de mim construtor de paz. Amém.

19 – Quarta-feira – Santos: Romualdo, Gervásio, Juliana Falconieri

Evangelho (Mt 6,1-6.16-18) "Ficai atentos para não praticar vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles."

Devo estar sempre a vigiar as intenções que orientam meu procedimento. Por melhor que seja minha ação, não deve ser motivada pelo orgulho ou pela vaidade, pela procura de aplauso ou consideração social. Ainda que os elogios me ajudem, o motivo decisivo de minhas ações deve ser o amor a Deus e a meus irmãos, e minha obrigação de cumprir bem a tarefa que me foi confiada por Deus.

Oração

Senhor, vós me conheceis muito bem, e sabeis como sou facilmente levado pelo orgulho e pela vaidade tola. Com isso, acabo preferindo as posições e os encargos que me colocam em evidência. Ensinai-me a estar disponível para o serviço, sem procurar fama nem vantagens. Mas ajudai-me também a não fugir dos encargos apelando para uma falsa modéstia. Dai-me a humildade da verdade. Amém.

20 – Quinta-feira – Santos: Florentina, Silvério, Miquelina de Pesaro

Evangelho (Mt 6,7-15) "Quando orardes, não muitas palavras, como fazem os pagãos. ... pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais."

Ao orar, não tentamos informar a Deus nossas necessidades, nem queremos convencê-lo ou negociar com ele. O começo da oração é reconhecer que dependemos dele em tudo, e que ele é nosso Senhor. Oramos quando renovamos nosso amor por ele, manifestamos confiança e fazemos nossa sua vontade. O importante na oração não é falar, mas escutar e assimilar o que Deus nos diz.

Oração

Senhor Jesus, sei o que ensinais sobre a oração, mas ainda não sei orar como se deve. Quando rezo penso mais em mim do que em vós. Perdoai-me, porque repito fórmulas decoradas e não vos escuto. Acho que não tenho tempo para isso. Mudai meu coração, para ter sede de vos conhecer mais. E falai-me, para que eu reconheça o quanto preciso de vós, e queira o que vós quereis. Amém.

21 – Sexta-feira – Santos: Luís Gonzaga, Demétria, Albano

Evangelho (Mt 6,19-23) "Não junteis tesouros aqui. na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam."

Jesus ensina aceitar os bens desta vida. Mas diz também que não podemos tomá-los como nosso objetivo primeiro. Não podemos fazer nossa felicidade depender das pessoas, da saúde, da beleza, da técnica, da riqueza, ou de qualquer outro bem terreno. Seremos felizes, e para sempre, se procuramos a Deus, a verdade, a bondade e a paz, e o amor que nos leva a amar antes de ser amados.

Oração

Senhor Jesus, agradeço-vos o me livrardes das ilusões, e ensinar-me que poderei ser feliz com os bens terrenos só se procurar os bens que não passam. Libertai-me da cobiça de bens, poder e prestígio. Despertai em mim fome e sede do que poderei levar para sempre: união convosco, verdade, amor, bondade e paz. E tende piedade dos que se deixam escravizar por tantas ilusões. Amém.

22 – Sábado – Santos: Rita de Cássia, Quitéria, Casto

Evangelho (Mt 6,24-34) "Eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem ... com o que havereis de vestir."

Jesus não ensina imprevidência ou preguiça. Lembra-nos, porém que não devemos viver angustiados, por mais difícil que seja a situação. A angústia não resolve nada; piora tudo. Devo fazer tranquilamente o que for preciso, sabendo que Deus cuida de mim, muito mais do que dos passarinhos ou das flores do mato. Ele quer minha felicidade eterna, mas também a felicidade possível agora.

Oração

Senhor meu Deus, sois o Senhor e eu dependo de vós em tudo. Eu e o universo existimos enquanto sustentados por vós. Sou frágil, limitado, cercado de dificuldades. E quereis que eu cuide de mim e dos outros. Dai-me coragem, sabedoria e otimismo. Não estou sozinho; muitos cuidam de mim. E vosso cuidado por mim é muito maior, pois me amais muito mais do que poderia imaginar. Amém.

23 – 12º Domingo do tempo comum

Evangelho (Mc 4,35-41) "O vento cessou e houve uma grande calmaria. Então Jesus perguntou aos discípulos: − Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?"

Podemos pensar que, ao relembrar essa passagem, Marcos queria mandar uma mensagem às primitivas comunidades que enfrentavam tantas dificuldades e perseguições. Não deviam temer nem desesperar. Podiam ter fé e confiar que Jesus estava presente, mesmo que aparentemente dormisse. Ele é Senhor, tem todo o poder divino para nos livrar e guiar, e ainda hoje está sempre entre nós. Nossos tempos não são nem melhores nem piores que os de antigamente. Ainda agora há cristãos morrendo por causa de sua fé em Jesus, e são muitos os que procuram combater com todas as forças a propagação do evangelho. Diante disso, não podemos, como os apóstolos, ficar encolhidos e medrosos no fundo da barca. Jesus ainda manda nos ventos e nas ondas.

Oração

Senhor Jesus, sempre achamos que nossos tempos são os piores; por isso preciso lembrar-me sempre de vossa presença. Estais conosco e sois Deus: decidistes salvar a humanidade, nada e ninguém vos poderá impedir de o fazer. Não sei como o fareis, mas o certo é que sabeis o que e quando o fazer. Renovo minha fé em vosso poder e em vosso amor misericordioso. Não permitais que nos apavoremos diante das dificuldades criadas pelo mal, que parece tão forte. Dai-nos coragem diante dos perigos, sabedoria e agilidade para encontrar saídas, firmeza para fazer o necessário no tempo certo. Estais conosco no mesmo barco; podemos ficar bem tranquilos. A vitória final será vossa e dos que estão convosco. Amém.

24 – Segunda-feira – Santos: João Batista, Fausto, Firmo

Evangelho (Lc 1,57-66.80) "Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho."

Em geral o nascimento de uma criança é uma alegria para a mãe e o pai. Imagino que muito grande foi a alegria de Isabel e Zacarias, eles que havia muito tempo tinham perdido as esperanças. E mais: o menino que nascia era especial, era prenúncio da chegada da salvação prometida, encarregado de preparar o caminho para o Salvador esperado. Pensando bem: cada criança é uma promessa.

Oração

Senhor, hoje vos peço por todas as mães e por todos os pais que esperam o nascimento de uma criança. Aumentai sua alegria, aliviai seus temores, dai-lhes um amor muito grande. Não vos esqueçais que precisam de ajuda no cumprimento da tarefa que estão assumindo. Precisam de sabedoria e paciência para acompanhar essa criaturinha na descoberta da vida e de vossos projetos. Amém.

25 – Terça-feira – Santos: Próspero, Luano, Adalberto

Evangelho (Mt 7,6.12-14) "Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés..."

Palavras de Jesus que podem parecer estranhas e duras. Não sabemos em que contexto exatamente ele as proferiu. Podemos, então, interpretá-las como aviso de prudência a nós que queremos ser apóstolos. Não podemos querer que as pessoas se convertam de uma hora para outra. Temos de preparar o terreno, inclusive com muita oração, para encontrar o melhor jeito de as evangelizar.

Oração

Senhor, dai-me um zelo muito grande, uma grande vontade de vos fazer conhecido de todos. Mas, dai-me também paciência para esperar a hora e o lugar certo, a sabedoria das palavras justas, e um pouco de vossa capacidade de atração. Que seu seja prudente e compreensivo, que mais ofereça solução do que imponha obrigações. E fazei que os ame muito, sem nunca os condenar. Amém.

26 – Quarta-feira – Santos: Alexandre e Maxêncio

Evangelho (Mt 7,15-20) "Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes."

O aviso de Jesus continua atual, talvez até mais necessário. Entre outros motivos, porque os meios de comunicação e difusão nunca estiveram tão à disposição. E tornam-se cada vez mais eficientes. Não podemos isolar-nos. Mas também não podemos deixar-nos levar por influências, sem antes examinar criteriosamente a confiabilidade da fonte. Só a verdade leva-nos para Deus e os irmãos.

Oração

Senhor meu Deus, agradeço tantas facilidades para a comunicação entre nós. Dai-nos a sabedoria que nos livre de falsos profetas. Mas, também abençoai os que nos querem ajudar pelos diversos meios, imprensa, rádio, tv e internet. Dai-lhes sabedoria, clareza de ideias e apego à verdade. Ajudai-os a ser humildes e não escravos da fama ou do lucro. Que sejam para nós profetas bons. Amém.

27 – Quinta-feira – Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Evangelho (Mt 7,21-29) "Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor entrará

no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai."

Entrar no Reino dos Céus é aceitar e viver o jeito novo de Jesus, e viver agora a salvação que o Pai nos oferece. Não é aceitação teórica de uma doutrina, nem entusiasmo passageiro, nem um conjunto de práticas. É preciso aceitar a vontade do Pai, que nos quer libertar do mal, que nos propõe um novo modo de viver. Entra no Reino quem vive na fé, na confiança, no amor e na esperança.

Oração

Senhor Jesus, creio em vós, aceito o modo de viver que me ensinais e ajudais a pôr em prática. Aceito, cheio de gratidão, a vontade do Pai que me ama e me liberta do mal. Nem sempre é fácil viver como ensinais; ajudai-me, pois, e guardai meu coração dos atrativos do mal. Quero seguir-vos como discípulo fiel, que não apenas fala e promete. Uni-me de tal modo a vós que nada nos separe. Amém.

28 – Sexta-feira – Santos: Irineu

Evangelho (Mt 8,1-4) "– Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar. Jesus. estendeu a mão, tocou nele e disse: – Eu quero, fica limpo."

O leproso era um homem abandonado, temido e evitado. Jesus acolheu-o, estendeu a mão para ele, e purificou-o de seu mal. Sabemos de nossa fraqueza e maldade. Mas podemos ter confiança. Cristo acolhe-nos, e purifica-nos com seu poder divino. Leva-nos de volta para a união com ele e com todos. Purifica-nos e podemos amar e ser amados na família, na comunidade, na sociedade.

Oração

Senhor Jesus, somente vós podeis libertar-me do meu mal, purificar-me e dar-me vida nova. Cheio de confiança eu vos procuro. Eu vos adoro e reconheço como meu Senhor. Não mereço nada, mas vosso amor é infinito, e quereis salvar-me. Aqui estou diante de vós. Estendei vossa mão, tocai nesta minha pobre humanidade, purificai-me, e dai-me a alegria feliz de estar convosco. Amém.

29 – Sábado – Santos: Pedro e Paulo

Evangelho (Mt 8,5-17) "Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado."

O homem que procurou Jesus não era judeu. Talvez o tivesse ouvido alguma vez. Mas acreditou em seu poder, e certamente aceitou seu ensinamento e sua proposta de vida. Jesus elogiou sua fé e, aos que se consideravam povo escolhido de Deus, lembrou que a salvação é para todos e só para os que se deixam iluminar por Deus. Não basta pertencer à igreja: é preciso viver do jeito de Jesus.

Oração

Senhor Jesus, reconheço que tenho sido privilegiado. Agradeço a bondade com que me acolhestes como discípulo. Ajudai-me a corresponder ao vosso favor. Fortalecei minha fé e meu amor; e dai-me fidelidade para nunca vos abandonar. Hoje, Senhor, quero orar por tantos homens e mulheres que ainda não vos conhecem. Iluminai seu coração, para que vos sigam mesmo sem vos conhecer. Amém.

30 – Domingo – Pedro e S. Paulo

Evangelho (Mt 16,13-19) "– Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes? Pedro respondeu: – Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo."

Depois de Pedro ter afirmado três vezes que o amava, Jesus disse: "– Apascenta as minhas ovelhas". A Pedro e aos outros que o amavam Jesus confiou o cuidado de seus irmãos. Queria que seus enviados, antes de ensinar, organizar e guiar seus discípulos, os amassem, quisessem seu bem, e tudo fizessem por eles. E de fato, com seu amor transformaram o mundo, não pelo poder nem pela força. Se amamos Cristo, então também a nós, e não apenas ao clero, ele confia o cuidado por seus seguidores e por aqueles que ainda não o conhecem. Cada um de nós, em nosso tempo e em nosso ambiente, deve assumir sua responsabilidade de enviado para amar e salvar o mundo. Ainda que isso nos custe, como custou para Pedro e todos os outros.

Oração

Senhor Jesus, tantas vezes tenho afirmado que vos amo. Mas, olhando para meu comprometimento com a missão que me confiastes, tenho de reconhecer que não vos amo tanto assim. Preciso rever minha vida de discípulo vosso, assimilar mais vossa proposta de vida, prestar mais atenção às necessidades do mundo e principalmente dos que me rodeiam. Devo ocupar-me e preocupar-me com os que ainda não ouviram falar de vós, ou ainda não vos amam bastante. Se vos amar, o amor há de me ajudar a encontrar oportunidade e meios para vos anunciar e ajudar os que vos querem seguir. Preciso de muita ajuda, Senhor, para ser apóstolo como quereis. Para começar, preciso de muito mais amor e disponibilidade. Amém.


Uneser