Home Remedies For Wrinkles
<>

REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

MÊS DE MAIO DE 2022

1 - 3º Domingo da Páscoa - Santos: José Operário, Grata, Andéolo

Evangelho (Jo 21,1-19) "Simão Pedro disse a eles: -- Eu vou pescar. Eles disseram: -- Também vamos contigo."

Estavam junto ao lago "Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus". Sete dos doze discípulos de Jesus. Em Jerusalém tinham visto o Mestre vivo novamente; Pedro e João tinham encontrado o túmulo vazio, e Tomé tocara suas chagas. E parece que agora ali estavam sem saber o que fazer, que futuro os esperava. E mais desorientados ainda como pescadores que durante uma noite toda, não encontravam peixes. Como nós, eles também tinham de aprender que sem Jesus nada conseguiriam. E como eles, nós precisamos aprender que, depois de noites de trabalho que parece inútil, o Senhor nos espera na praia com fogo aceso, pão e peixe. E então tudo será diferente.

Oração

Senhor Jesus, imagino o clima de incertezas vivido pelos discípulos, como os momentos que de vez em quando marcam minha vida. Preciso que venhais em meu socorro, dizendo que devo continuar labutando, e me inspireis de que lado lançar a rede. Aumentai a minha fé e confiança para acreditar que mesmo parecendo estar longe estais a meu lado. Aquecei meu coração nas madrugadas da vida e renovai minhas forças. Se me perguntais, digo que vos amo, mas que meu amor ainda é frágil. Quero cumprir as tarefas que me apontais e prometo confiar mais em vossas promessas, certo que quando me enviais ides comigo. E fazei-me compreender que tudo se torna mais fácil, e até parece que estais mais perto, quando na barca vou com meus irmãos, sempre e apesar de tudo. Amém.

2 - Segunda-feira - Santos: Atanásio, Zoé, Germano

Evangelho (Jo 6,22-29) "- Que devemos fazer para realizar as obras de Deus? Jesus respondeu: - A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou".

Viram a multiplicação de pães e peixes, mas não entenderam que era um sinal para que acreditassem em Jesus como o enviado de Deus. Ao ouvir suas palavras um tanto duras, perguntaram afinal que deviam fazer para corresponder à proposta de Deus. A resposta de Jesus foi clara e continua chamando nossa atenção para o mais importante: somos salvos se acreditamos que Jesus pode salvar-nos.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois o Filho de Deus que me pode salvar, libertar do mal e dar-me a felicidade. Ponho em vós toda a minha confiança e minha esperança de vida feliz para sempre. Entrego-me a vós, e quero que sejais meu caminho para a verdade e para o amor. Não permitais que vos abandone por nada deste mundo. Guardai a mim e a todos na fé e na esperança que nos destes. Amém.

3 - Terça-feira - Santos: Felipe e Tiago Menor (apóstolos), Maura

Evangelho (Jo 14,6-14) "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim."

Jesus não é apenas um mestre religioso como tantos outros, que ajudaram humanidade em seu caminhar. Não veio só para ensinar uma doutrina e apontar normas para nosso comportamento. Ele pessoalmente, com seu poder divino, é nossa salvação. Ele nos transforma e liberta, ele nos faz participantes de sua vida divina. Nele e por ele já somos mergulhados na vida da Trindade, à espera de nossa plenitude.

Oração

Senhor Jesus, sou feliz e bendigo vossa bondade que me ilumina pela fé e me dá a esperança de uma eternidade na paz, no amor da Trindade. Ajudai-me a vos conhecer muito mais, para vos poder amar e seguir mais fielmente. Vivo cercado de dificuldades e ilusões, sou frágil e volúvel. Só vós podeis manter-me no caminho da verdade. Olhai por mim e por todos que vos querem conhecer, amar e seguir. Amém.

4 - Quarta-feira - Santos: Floriano, Pelágia, Gregório de Venucchio

Evangelho (Jo 6,35-40) "E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia."

Talvez seja essa a palavra que mais nos consola e anima. Nós a encontramos também em 1Tm 2,3: "ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade". Se queremos salvação e felicidade, Deus o quer muito mais do que nós. Nada e ninguém o pode impedir; somente nós mesmos, por nosso orgulho. Que o Senhor nos ajude a não pôr a perder seu projeto de amor.

Oração

Senhor meu Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, eu vos bendigo porque nos amais e quereis todo o bem para nós. Creio em vossa promessa, confio em vossa misericórdia e quero amar-vos o mais que puder. Sois tudo para mim, eu me entrego a vós, e quero o que quereis. Guardai-nos em vossas mãos, não permitais que nos separemos de vós, para podermos estar convosco por toda a eternidade. Amém.

5 - Quinta-feira - Santos: Ângelo, Silvano, Joviniano, Niceto

Evangelho (Jo 6,44-51) "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia."

É por graça e favor gratuito que o Pai nos ilumina com o dom da fé, e nos torna possível acreditar em Jesus, e confiar nele como nosso salvador. Preciso agradecer sempre esse favor de Deus, que me abre para a esperança de uma vida feliz por toda a eternidade. Essa esperança dá sentido novo para minha vida, uma definitiva motivação para todos os meus esforços na procura do bem.

Oração

Senhor meu Deus, por vosso infinito e misericordioso amor, transformado pelo pode de Jesus, posso conhecer a verdade, praticar o bem e ser feliz. Se me conservais unido a Jesus, nada poderá impedir minha felicidade, nem dificuldades nem sofrimentos. É isso que vos peço e mais desejo; guardai-me na fé e na alegria da esperança, e tudo se tornará fácil, e estarei sempre convosco. Amém.

6 - Sexta-feira - Santos: Benta, Heliodoro, Idiberto, Lúcio de Cirene

Evangelho (Jo 6,52-59) "Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim."

Em Jesus e no Pai, a vida é a mesma, na mesma entrega mútua, na plena participação de tudo. Dessa unidade divina, dessa partilha de vida recebemos o dom do Filho, que vem partilhar de nossa vida para nos fazer participantes da sua. Faz-se carne de nossa carne, sangue de nosso sangue. Entrega-se a nós, como pão, comida da vida que devemos assimilar e que também nos assimila.

Oração

Senhor Jesus, creio em vós, ponho em vós minha esperança de vida e felicidade. Só vós podeis saciar minha fome e minha sede de vida, de vida que dure para sempre. Tomai posse de mim, de toda a minha realidade, fazei-me participar sempre mais de vossa vida, de vossa maneira de amar e de pensar. Quero querer o que quereis; confio em vós; fazei de mim o que bem quiserdes. Amém.

7 - Sábado - Santos: Flávia Domitila, Augusto, Juvenal

Evangelho (Jo 6,60-69) "Muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: - Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?"

Jesus apresenta-se como o pão de vida descido do céu; só quem se unir a ele, comendo sua carne e bebendo seu sangue, terá vida eterna. Muitos de seus discípulos não querem aceitar que dependem dele totalmente, que sem ele não podem ter salvação. Eu também tenho de tomar uma decisão diante de Jesus, colocá-lo no centro de minha vida, aceitar que só ele e mais ninguém me salva.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois o Filho de Deus, creio que só vós me podeis fazer feliz e dar-me uma vida para sempre na verdade e no amor. Aceito a salvação que me ofereceis, quero estar sempre unido a vós em tudo. Confio em vós, em vosso poder e em vossa misericórdia. Aumentai meu amor por vós, ajudai-me a vos seguir fielmente. Somente convosco posso ter esperança e paz. Amém.

8 - 4º Domingo da Páscoa - Santos: Bonifácio IV, Agácio, Desiderato, Vítor

Evangelho (Jo 10,27-30) "As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem."

Dizemos que somos cristãos, seguidores de Jesus. Escutamos sua voz. Não fomos nós que o escolhemos como mestre. Ele é que nos chamou, sem nenhum merecimento nosso, e atraiu-nos e seduziu para acreditar nele, para aceitar suas ideias e seu modo de viver. Sua voz continua a nos chamar e encantar, e por isso podemos achar o caminho certo na escuridão que nos cerca. E ele nos conhece a cada um como se fosse único, tem um nome para nós, e fala-nos com palavras que podemos entender, como se fosse uma linguagem só nossa. Para nos dar confiança, ele diz: eu lhes dou a vida eterna, e vocês nunca se perderão; nada e ninguém vai arrancar vocês de minha mão. E ele vive, e promete que nos dará vida e paz para sempre.

Oração

Senhor Jesus, tenho de confiar em vós, pois morrestes para não abandonar o caminho que me ensinais; morrestes para não me abandonar em minha desesperança. Confio em vós, que não apenas me ensinais um caminho de vida. Vós me unis a vossa pessoa, e me fazeis participante de vossa vida divina, e assim posso conhecer a verdade, amar a vós e a meus irmãos todos. Vós me chamastes para vos seguir e me atraístes; fazei-me estar sempre atento a vós, e a vos seguir confiado, mesmo se a estrada parece desaparecer no nevoeiro. Sei que me levareis seguro à casa do Pai, onde afinal terei a paz. Agradeço vossa paciência infinita, que vos faz retardar o passo a minha espera, ou sair pelos atalhos a me procurar sem desistir. Amém.

9 - Segunda-feira - Santos: Hermas, Pacômio, Gerôncio

Evangelho (Jo 10,1-10) "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância".

Usando ainda a imagem do pastor e de suas ovelhas, Jesus dá um destaque muito forte para sua missão: ele veio para comunicar vida, vida abundante. Não veio para nos ensinar uma teoria. Veio para resolver nossa situação de infelicidade; não apenas nos promete vida feliz, mas pode e quer dar-nos vida feliz, vida abundante e cheia de sentido, que satisfaça todos os nossos anseios.

Oração

Senhor, de vez em quando me iludo, e esqueço que preciso de vós. Não demora muito e caio, e percebo que de fato sem vós nada posso. Sóis vós a minha vida, vós me dais as luzes e a força que preciso para saber o que devo fazer e ter coragem para o fazer. Tomai conta de mim, uni-me sempre mais a vós, para que eu viva mais intensamente essa vida nova e divina que me ofereceis. Amém.

10 - Terça-feira - Santos: Isidoro Lavrador, Blanda, Nazário, Solange

Evangelho (Jo 10,22-30) "Os judeus rodeavam-no e disseram: - Até quando nos deixarás em dúvida? Se tu és o Messias, dize-nos abertamente."

Jesus atende ao desafio de seus opositores, mas o faz deixando claro que não é o Messias que esperavam, rei poderoso e dominador, submetendo a eles todos os povos. Ele é o Messias Salvador porque é o Filho de Deus, igual ao Pai. Eles quiseram apedrejá-lo, porque percebiam que ele se apresentava como Deus. É assim que Jesus se apresenta a nós, e nós o reconhecemos como Deus e Senhor.

Oração

Senhor Jesus, não sois apenas um mestre com belas doutrinas e muita sabedoria. Mestres assim houve muitos no passado e tenho agora. Não só me ensinais, mas me transformais para que possa ser e viver como ensinais. Creio que sois Deus, por quem e para quem existo. Sois o único que pode levar-me a ser como planejastes. Jesus, entrego-me a vós, transformai-me com vosso poder. Amém.

11 - Quarta-feira - Santos: Odilon, Inácio de Láconi, Alberto de Bérgamo

Evangelho (Jo 12,44-50) "Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas."

A escuridão é símbolo da tristeza, do sofrimento, da escravidão e da morte. É a imagem muitas vezes usada na Bíblia para falar de nossa condição humana depois do pecado. Jesus veio viver nossa vida para nos libertar das trevas da ignorância e da maldade. Apresenta-se como a luz que pode dar sentido a nossa vida, alegria e esperança. Iluminados por ele, também nós podemos ser luz.

Oração

Senhor meu Deus, agradeço a vinda de vosso Filho para nos clarear a vida. Com sua vida e com suas palavras mostra-nos o caminho da paz. E com sua graça ajuda-nos a avançar. Não permitais que, tendo recebido tantas luzes e tantas graças, eu ainda venha a preferir as trevas. Iluminai-me sempre, para que eu possa ajudar meus irmãos a enxergar o caminho que nos leva até vós. Amém.

12 - Quinta-Feira - Santos: Nereu, Aquiles, Pancrácio, Leopoldo Mandic, Joana de Portugal

Evangelho (Jo 13,16-20) "Em verdade eu vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou."

Jesus é o enviado pelo Pai. Se acreditamos nele e a ele nos entregamos, somos acolhidos na vida da Trindade. Jesus, porém, diz ainda: "quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim". Todos que somos seguidores de Jesus, somos também seus enviados para a salvação de todos. Podemos ser presença de Cristo na vida das pessoas, fatores de transformação para a vida e salvação.

Oração

Senhor meu Deus, vós me destes uma missão entre vossas criaturas. Mas, o mais importante nessa missão é que eu seja salvação e paz para todos ao meu redor, para a humanidade toda. Vosso Filho não só me salvou, mas também me envia como salvação e ajuda para meus irmãos. Posso ajudá-los a vos conhecer e amar, partilhando com eles a vida nova. Ajudai-me a cumprir essa missão. Amém.

13 - Sexta-feira - Santos: Nossa Senhora de Fátima, Júlia Billiart, Glicéria

Evangelho (Jo 14,1-6) "Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também."

Jesus fala a seus discípulos tristes e apreensivos porque ele os deixa. Também para nós vale o que ele disse: não se inquietem, não tenham medo. Não tenhamos medo porque Jesus continua conosco, poderemos estar para sempre com ele na vida nova, teremos tudo que pedirmos, teremos em nós seu Espírito, a Trindade fará sua morada em nós. Não tenhamos medo, não nos perturbemos.

Oração

Senhor Jesus, à primeira vista parece que temos razão para temer e inquietar-nos. Perigos da natureza, perigos da maldade humana, da violência, dos erros e das seduções. Só vós podeis dar-me segurança e tranquilidade. Porque nos amais e estais conosco, nada e ninguém poderá roubar nossa felicidade. Aumentai minha confiança, dai-me tranquilidade nos momentos difíceis. Amém.

14 - Sábado - Santos: Matias, Petronila de Moncel, Maria Domingas Mazzarello

Evangelho (Jo 15,9-17) "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor."

Somos amados por Deus, e continuamos sendo amados, se acolhemos sua vontade. Mas também é verdade que precisamos deixar que ele nos ame, deixar espaço para seu amor. Precisamos crer que Deus nos ama e quer, mais que nós, nossa felicidade. Por amor devemos deixar que ele aumente em nós a força do amor, que nos atrai para ele, e que nos dê todos os bens que nos quer dar.

Oração

Senhor meu Deus, por amor nos criastes e nos destes a vida. Por amor quereis fazer-nos filhos, participante de vossa vida divina e de vossa felicidade. Por amor nos enviastes vosso Filho para nos mostrar como vos amar e nos amar. Bendito sejais por tanta bondade. Agradeço o belo mundo que me cerca, sinal de vosso amor, agradeço a grande família de irmãos para a qual me chamastes. Amém.

15 - 5º Domingo da Páscoa - Santos: Cássia, Dionísia, Torquato, Isidoro (lavrador)

Evangelho (Jo 13,31-33a.34-35) "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros."

A humanidade tem uma imensa e insatisfeita fome de amor. Falta amor no mundo, em nossa pátria, em nossa família e até em nossa igreja. Sobra desamor nas guerras, na politica, nos negócios e até no relacionamento entre os que dizem acreditar em Deus. Dizemos ao mundo que Jesus é o Salvador de todos, que pode vencer o ódio e libertar-nos para o amor. O mundo acreditará se vir em nós a força do amor incondicional a todos e em tudo. Só Deus pode libertar-nos e ensinar-nos a amar, e dar-nos a capacidade de amar. Se nós, discípulos de Jesus somos capazes amar, o mundo poderá acreditar que ele nos salva e liberta. E ainda perguntamos por que será que tantos não aceitam nossa mensagem, e continuam ansiosos à procura.

Oração

Senhor Jesus, vós nos ensinastes a amar e nos destes a possibilidade de amar. Dissestes que a felicidade está no amor ao Pai e a nossos irmãos todos. De um modo ou de outro, essa mensagem está muito clara em toda a Escritura. Torna-se, porém, mais clara ainda em vossa vida entre nós. Porque nos amastes como só um Deus nos poderia amar, aceitastes até a morte para ser fiel a esse amor gratuito que não merecemos. "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei", dissestes. Com vosso amor mostrastes como amar, e amando tornastes possível o amor. Podeis colocar-nos diante do desafio do amor. Ajudai-me a amar todos gratuitamente, perdoar tudo e sempre, querer e procurar o bem para todos. Se eu puder amar assim, todos poderão acreditar em vosso poder divino. Amém.

16 - Segunda-feira - Santos: João Nepomuceno, Honorato, Luís Orione

Evangelho (Jo 14,21-26) "Quem não me ama não guarda a minha palavra."

Quando nos afastamos de Deus, podemos dar muitas explicações. Mas, a razão principal que nos leva para longe de Deus é a falta de amor. Quem ama faz o que a pessoa amada quer, ou melhor, quer o que e como ela quer. O mesmo acontece em nosso relacionamento com Deus. Peçamos que o Senhor aumente nosso amor por ele, e toda nossa vida será diferente, mais fiel e mais alegre.

Oração

Senhor Jesus, é verdade o que dizeis. Se penso, vejo que o que me impede de viver como me mostrais é minha falta de amor por vós. Fazei que vos conheça mais, para mais vos amar. Dai firmeza a meu amor e generosa fidelidade. Guardai-me para que não vos deixe, nem me afaste de vós por pouco que seja. Quero que estejais em primeiro lugar em minha vida, que eu tudo faça por vós. Amém.

17 - Terça-feira - Santos: Pascoal Bailão, Basília, Restituta

Evangelho (Jo 14,27-31a) "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo."

Mundo é a realidade enganadora que me pode seduzir. A paz, a felicidade que o mundo me oferece é enganadora e passa, porque se baseia no egoísmo, na posse, no poder, no imediato. É exatamente o contrário da paz que Jesus nos oferece, que é tranquilidade, alegria e esperança, porque baseada no amor e na certeza de felicidade agora e de uma vida eterna com Deus e os que amamos.

Oração

Senhor Jesus, sabeis como é inquieto meu coração, à procura sempre de felicidade. É tão grande minha sede, que facilmente me deixo atrair por fontes que, no final, se revelam amargas. Volto a vós, e quero voltar sempre, porque só vós podeis saciar minha sede, sem deixar ressaibo e desilusão. Aumentai minha sabedoria, para saber viver convosco, guiado pelo vosso amor que não falha. Amém.

18 - Quarta-feira - Santos: João I, Félix de Cantalício, Cláudia

Evangelho (Jo 15,1-8) "Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda."

Por favor do Pai estamos unidos a Jesus e com ele formamos como que uma única videira. Pela nossa união com ele, circula em nós uma vida nova, muito além de nossas possibilidades humanas. É uma vida em crescimento, que se expande se nos deixamos cuidar pelo Pai. É sua vontade não só que continuemos a viver, mas que, com seu favor, cheguemos à perfeição e à plenitude.

Oração

Senhor meu Deus, por amor destes-me participar da vida de vosso Filho Jesus, que por amor vive entre nós. Agradeço tanta bondade e bendigo vossa misericórdia. Não permitais que me contente com vos amar pouco, a viver na mediocridade espiritual. Ajudai-me a vos amar o mais possível, e a crescer na vida divina que me dais, para chegar à perfeição que planejastes para mim. Amém.

19 - Quinta-feira - Santos: Crispim de Viterbo, Prudenciana, Ivo, Pedro Celestino

Evangelho (Jo 15,9-11) "Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. ... Isso eu vos disse para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa".

Na Bíblia e nas palavras de Jesus encontramos coisas surpreendentes. Essa passagem do evangelho, porém, talvez supere tudo que já ouvimos. O Pai ama-nos, também Jesus nos ama, apesar de nossa pequenez e de nossa miséria. Deus nos quer bem. Não existe para nós alegria maior, nem maior favor. Porque somos tão amados, podemos esperar todo bem, e nada nos poderá faltar.

Oração

Senhor, vós me amais, simplesmente por bondade, sem nenhum merecimento meu. Não me quisestes apenas como criatura, mas como filho. Creio nesse vosso amor, e por isso mesmo nada preciso temer, guardado que estou e protegido em vossos braços. Alegro-me com esse vosso amor, e nada na vida poderá diminuir minha alegria, nem sofrimentos e dificuldades, nem a morte. Amém.

20 - Sexta-feira - Santos: Bernardino de Sena, Columbano, Austregésilo

Evangelho (Jo 15,12-17) "Não vos chamo servos, pois o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai."

Só aos amigos, só a quem amamos revelamos o segredo de nosso coração. Criados à imagem de Deus, com nossa razão podemos conhecer sua existência e seus atributos. Nunca, porém, poderíamos saber que ele nos ama como filhos, e quer fazer-nos participantes de sua vida divina. Porque Deus nos ama, porque Jesus nos ama é que nos é revelado o projeto divino para nossa felicidade.

Oração

Meu Deus, sois meu Senhor, sou vossa criatura e dependo de vós em tudo. Mas Jesus, vosso Filho, diz que sois também meu Pai. Porque me ama, porque é meu amigo, ele me revela esse segredo de vosso coração. Alegro-me com vosso amor, sou feliz com a amizade de Jesus. O que mais vos peço é que eu nunca me separe de vosso amor, e que possa viver sempre na amizade de Jesus. Amém.

21 - Sábado - Santos: Cristóforo Magalhães, Sinésio, Benvenuto, Eugênio de Mazemod

Evangelho (Jo 15,18-21) "Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria de quem lhe pertence."

Mundo é tudo que se opõe a Deus e a nossa felicidade. Pode estar em setores da sociedade, da política, da cultura e em muitos outros. Não raro é violenta a oposição que faz aos discípulos de Jesus. Se o fez contra o Mestre, natural que também nos queria anular, cancelar e excluir do que considera seu reino. Não nos demos por vencidos; Jesus disse "tende confiança: eu venci o mundo!" (Jo 16,33)

Oração

Senhor Jesus, acho que não tenho encontrado muita oposição, mas vejo como tantos de meus irmãos e discípulos vossos sofrem perseguições, mas não se amedrontam. Dai-me um pouco da sua coragem, e da fidelidade total que eles vos dedicam. Minhas dificuldades são muito menores, mas minha força é pouca. Ajudai-me nesta minha vida sem heroísmo, para que ao menos vos ame. Amém.

22 - 6º Domingo da Páscoa - Santos: Rita de Cássia, Quitéria, Casto

Evangelho (Jo 14,23-29) "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada."

No versículo 21, lemos que ama Jesus quem segue seus mandamentos; e quem o ama é amado pelo Pai; e a ele Jesus se revela e manifesta. Esse amor obediente leva-nos ao amor a Jesus e ao Pai, e é ao mesmo tempo brota do amor do Pai e de Jesus por nós. Porque nos amam, revelam-se a nós, mostram seu amor, não com um conhecimento abstrato e teórico, mas por um conhecimento que nasce da experiência e do encontro com alguém que habita, está em nós, no mais íntimo de nós. Assim seu Espírito, seu Sopro de vida está em nós, não apenas conosco. Se amamos Jesus, vivendo do seu jeito, tudo muda em nós, passamos da morte para a vida, e podemos ter desde agora o começo da vida feliz que nos espera na eternidade.

Oração

Senhor Jesus, dizeis que a resposta a meu amor, frágil e limitado, é vosso amor imenso e o amor eterno do Pai. Quero ser amado por vós e pelo Pai, pois esse amor é salvação, vida e felicidades. Ajudai-me a responder, do melhor modo possível a esse amor que me faz capaz de amar, um pouco que seja, a esse amor que tanto me ama. Perdoai meu fraco amor, livrai-me das ilusões que tentam roubar-me o coração. Não permitais que ainda vos deixe e rejeite vosso amor, sem o qual nada sou. Levai-me por onde quiserdes, mas sempre para mais perto de vós. Por vossa graça e favor, abri meu coração, para que a Trindade esteja em mim, no centro, no mais íntimo de minha vida. Só assim poderei ter a paz. Amém.

23 - Segunda-feira - Santos: Epitácio, Miguel (bispo), João Batista Rossi

Evangelho (Jo 15,26-16,4a) "E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo."

Diante da incredulidade de muitos, Jesus apela para dois testemunhos. Primeiro o testemunho do Espírito da Santo, do Defensor, que falará diretamente aos corações e mostrará, através dos fatos, o poder de Deus. Em segundo lugar Jesus apela para o testemunho dos discípulos, também para o nosso, que o conhecemos. Por nossa vida transformada temos de mostrar que ele é o único Salvador.

Oração

Senhor, derramai sobre mim vosso Espírito, que me vivifique, ilumine e fortaleça, para que eu viva em plenitude a vida nova que me ofereceis. Assim a transformação operada em mim mostrará a todos vosso poder e vossa bondade. Dai-me também, Senhor, as palavras certas para poder falar sobre vós, para que possa anunciar vosso poder e ensinar a outros vosso jeito novo de viver. Amém.

24 - Terça-feira - Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora da Estrada

Evangelho (Jo 16,5-11) "Agora, vou para aquele que me enviou, e nenhum de vós pergunta: - Para onde vais? Mas, porque disse isto, a tristeza encheu vosso coração."

A tristeza que tomou conta dos discípulos, quando Jesus disse que os iria deixar para voltar ao Pai, mostra a profunda amizade que os unia ao mestre. Era um amor sobrenatural que vinha de Deus, mas era também um amor muito humano, cheio de afeto. Amor que os atingia profundamente, que influenciava toda a sua vida. Se meu amor é verdadeiro, então não pode ser somente uma ideia.

Oração

Senhor, ajudai-me a vos amar de todo meu coração. Não vos peço belos sentimentos e emoções. O que vos peço é que minha decisão por vós influencie de fato todas as minhas atitudes e decisões. Que meu amor seja prático, concretizado nas realidades do dia a dia. Sede sempre para mim uma presença marcante, que eu não pense em vós apenas como um mestre do passado. Amém.

25 - Quarta-feira - Santos: Beda, Gregório VII, Maria Madalena de Pazzi

Evangelho (Jo 16,12-15) "Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora."

Os discípulos estavam com Jesus havia pouco tempo, dois anos ou três. Tinham sido formados num modo de pensar, agir relacionar-se, e num modo de entender o relacionamento com Deus. Como todos os discípulos do futuro, precisavam de uma ajuda especial do Espírito Santo. E precisariam também de tempo para ir descobrindo a resposta de Jesus para as perguntas sempre novas da vida.

Oração

Senhor Jesus, temos vossa presença, palavra e verdade para ir encontrando respostas para perguntas e problemas novos. Fazendo parte de vossa comunidade, vossa igreja, temos vossa promessa de nos guiar sempre. Confiamos no Espírito que enviastes sobre nós, confiamos nos irmãos que colocastes para nos guiar. Dai-nos um coração aberto para vos ouvir e enfrentar os desafios. Amém.

26 - Quinta-feira - Santos: Nossa Senhora do Caravaggio, Filipe Neri, Eva de Liege, Maria Ana

Evangelho (Jo 16,16-20) "Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo."

Jesus falava de modo obscuro, e os discípulos não entendiam. Penso que não queria apavorá-los ao falar do que haveria de sofrer, de como se sentiriam abandonados e culpados de o abandonar, nem podia falar-lhes da ressurreição e de sua volta para o Pai. Vou apenas pensar que Deus também a mim vai levando aos poucos, sem me contar tudo que ainda me espera; mas garante a alegria final.

Oração

Senhor Jesus, aceito minha dependência total de vós; aceito que meu futuro esteja em vossas mãos, e não quero ficar adivinhando o que me espera. Confio em vosso poder e bondade. Creio que dispondes tudo para meu bem. Ajudai-me nos momentos difíceis, de sofrimento e de dúvidas. Tranquilizai meu coração e ajudai-me a tranquilizar meus irmãos. De vós esperamos felicidade e paz. Amém.

27 - Sexta-feira - Santos: Agostinho de Cantuária, Melângela, Ranulfo, Bruno de Würzburg

Evangelho (Jo 16,20-23a) "Vós agora estais tristes, mas eu hei de vos ver novamente e o vosso coração alegrar-se-á, e ninguém vos poderá tirar a alegria."

Jesus sabia o que estava dizendo quando falava de tristeza e de alegria; isso faz parte de nossa experiência e foi vivido por ele. Ficamos tristes quando algo ou alguém nos falta, alegres quando temos um bem que nos faz felizes. Há muitas tristezas, mas apenas uma alegria absoluta: a que nos vem da união e da amizade com Cristo, da participação gratuita na vida divina da Trindade.

Oração

Senhor, muitas vezes fico triste por motivos bem pequenos. Sei que não pode ser de outro jeito, nem isso é grande mal, desde que não tenha de viver a tristeza de vos ter perdido. Dai-me estar sempre na vossa amizade, e terei sempre a alegria que nada e ninguém me poderá roubar. Afastai de mim a ilusão das falsas alegrias, e ensinai-me a viver bem as pequenas alegrias verdadeiras. Amém.

28 - Sábado - Santos: Bernardo de Novara, Emílio, Margarida Pole, Germano de Paris

Evangelho (Jo 16,23b-28) "Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará."

Em tudo na vida precisamos da ajuda divina, que nos mostre o que devemos fazer, que nos dê coragem e prudência, apoio e proteção. Se nos conhecemos, estamos sempre de mãos estendidas a procura de misericórdia. Precisamos de ajuda até para pedir ajuda. Por isso é muito bom ouvir a promessa de Jesus; se oramos pedindo, o Pai sempre nos atenderá, e poderemos chegar à felicidade.

Oração

Senhor meu Deus, Pai de amor infinito, confio em vossa bondade. Quereis meu bem e minha salvação na vida para sempre. Vosso Filho Jesus ensinou-me a confiar em vós. Uno minha oração à dele, e peço vossa graça e favor. Conservai-me no vosso amor, protegei-me dos perigos tantos que me ameaçam. Uni-me sempre mais a vós, e não permitais que me separe de vosso amor. Amém.

29 - ASCENSÃO - Santos: Maximino, Cirilo de Cesareia, Sisínio, Maria Madalena de Pazzi

Evangelho (Lc 24, 46-53) "Vós sereis testemunhas de tudo isso. Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu."

Lucas reúne em apenas um dia a ressurreição de Jesus, sua manifestação às mulheres e aos discípulos, e sua glorificação como enviado pelo Pai. Já não estaria com eles como antes, nesta vida humana de agora. Mas estará com eles pela presença do Espírito Santo, que os revestirá com a força que vem de Deus, e por sua presença contínua, para os fazer participantes dos bens da salvação. Unidos a ele, elas e eles poderão anunciá-lo ao mundo como Salvador, agindo em seu nome e com seu poder. "Eles o adoraram", reconheceram-no como Senhor. Toda sua vida estava mudada; podiam com alegria e coragem voltar a Jerusalém, felizes porque viam o cumprimento de todas as promessas do passado. E depois partiram por todo o mundo, a anunciar a alegria da salvação.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois o Filho Encarnado de Deus; tendes todo o poder, dirigis tudo para a concretização do projeto divino de nossa salvação e realização final. Sois o centro de nossa comunidade, centro que nos atrai e une. Caminhais conosco e nos guiais pelos caminhos de uma vida nova na verdade, na paz e na fraternidade. Conhecendo tudo que fizestes e sofrestes por nos amar, alegro-me ao vos contemplar na glória de unigênito do Pai. Aceito a missão que me confiastes de ajudar todos a vos conhecer, amar e seguir. O Espírito, que enviais sobre nós, dá-nos sabedoria, força e alegria na caminhada, mesmo entre perigos e incertezas. Ajudai-nos a viver neste nosso tempo, e encontrar respostas para nossas dúvidas e necessidades. Amém.

30 - Segunda-feira - Santos: Joana d'Arc, Fernando III, Camila Batista Varani, José Marello

Evangelho (Jo 16,29-33) "Cremos que vieste da parte de Deus. Jesus respondeu: ─ Credes agora? Eis que vem a hora... em que vos dispersareis, cada um para seu lado..."

Os discípulos acham que estão entendendo tudo, e preparados para tudo. Nas palavras transparece certa ironia, não sei de João ou de Jesus: - Agora acreditais em mim? No entanto, daqui a pouco me abandonareis! Não sou melhor que os discípulos. Quando estou mais confiante, então fracasso e percebo toda a minha fraqueza. Não posso esquecer de pedir ajuda e socorro a todo momento.

Oração

Senhor, depois de vos ter abandonado tantas vezes, conheço bem minha fraqueza e minha falta de coragem. Não olheis para a ridícula confiança que tenho em mim, e perdoai minhas fugas e traições. Aumentai minha fé, fortalecei meu amor, dai-me a firmeza necessária para continuar a vos ser fiel apesar de tudo. Livrai-me dos perigos, dai-me generosidade, prudência e humildade. Amém.

31 - Terça-feira - Visitação de Nossa Senhora Santos: Câncio, Petronila de Roma, Pascásio

Evangelho (Lc 1,39-56) "A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador, porque olhou para a pequenez de sua serva.

Maria estava vivendo um bom momento. Sabia que tinha sido agraciada e escolhida por Deus, e via a alegria de Isabel. Dois sentimentos arrebatam-na: gratidão humilde à graça divina, e alegria por se saber amada. E reconhece que será conhecida por todos com a feliz, a agraciada e favorecida sem nenhum merecimento seu. Se somos agradecidos a Deus, mostremos isso com nossa alegria.

Oração

Senhor meu Deus, eu vos bendigo por vosso amor, que tudo faz para minha felicidade. Uno-me a Maria, vossa escolhida, para vos agradecer e louvar vossa misericórdia. Com ela eu me alegro pelo que fizestes por ela e por mim, e sou feliz porque me amais apesar de minha pequenez. Cuidai de mim, para que possa mostrar a todos, com minha alegria, que nos dais toda esperança. Amém.

Uneser