REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

MÊS DE FEVEREIRO

1 - Sexta-feira - Santos: Henrique Morse, Severo, Veridiana

Evangelho (Mc 4,26-34) "O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda ... e a semente vai germinando."

Às vezes podemos ter a ilusão que depende de nós o sucesso da evangelização. A salvação do mundo não depende de nós, mas só de Deus. O que podemos e devemos é lançar a semente com o maior cuidado e o Senhor, no momento e no modo que quiser, irá fazer que germine e produza frutos. E veremos que o resultado é diferente do que imaginávamos, mas muito melhor do que pensávamos.

Oração

Senhor Jesus, confio em vossa palavra. Ajudai-me, pois, a continuar lançando a semente sem desanimar, mesmo quando me parecer que nada estou conseguindo. Mais do que eu amais a todos e quereis que sejam felizes. Tocai o coração dos que procuro ajudar a vos conhecer e a vos seguir. E também, Senhor, não deixeis que me envaideça quando conseguir algum bom resultado. Amém.

2 - Sábado - Nossa Senhora dos Navegantes

Evangelho (Lc 2,22-40) "Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel."

Lucas não diz quem era Simeão, o que fazia, que idade tinha. Afirma apenas que era justo e piedoso, ou seja: dedicado a Deus e ao próximo. Principalmente, porém, era homem que esperava paciente e confiadamente a salvação que vem do Senhor. O máximo de nossa justiça e bondade consiste em colocar toda a nossa confiança em Deus, e esperar somente dele salvação, felicidade e paz.

Oração

Senhor meu Deus, reconheço minhas limitações e maldades. Mas confio em vós, sei que sois infinitamente misericordioso, e quereis minha felicidade. Entrego-me, pois, a vós, e peço que me guardeis sempre sob vossa proteção. Vou sim fazer tudo que puder, mas não permitais que me iluda pensando que tudo posso por mim mesmo. Só vós me podeis salvar principalmente de mim mesmo. Amém.

3 - 4º Domingo Comum - Santos: Brás de Sebaste, Oscar, Celerina

Evangelho (Lc 4, 21-30) "Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade."

Na sinagoga de Nazaré Jesus tinha acabado de ler o texto do profeta Isaías: O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar uma boa notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um tempo da graça do Senhor. Alguns aceitaram bem as palavras de Jesus, pois davam resposta aos seus anseios de salvação. Muitos, porém, fecharam-se a seu anúncio. Isso porque se consideravam escolhidos por Deus, privilegiados, quase que tendo direito à salvação. Não queriam aceitar que a salvação era dom da misericórdia divina, oferecida gratuitamente a todas as pessoas de boa vontade, sem privilégios.

Oração

Senhor Jesus, reconheço que preciso de salvação, salvação que não mereço de modo algum. Creio em vós, creio que sois o Filho de Deus, creio que me podeis salvar. Confio em vossas promessas e confio no amor que tendes por mim. Sei que nunca me havereis de abandonar. Guardai-me junto de vós, e não permitais que eu vos abandone. Eu vos peço, Senhor, por todos aquele que ainda não sentiram necessidade de vós, e ainda continuam presos ao orgulho e à confiança em si mesmos. Abrandai seu coração e conquistai-os. Ajudai-os para que possam vencer os obstáculos que encontram no ambiente em que vivem. Quereis que eu os ajude a vos conhecer. Ensinai-me, então, como lhes falar, mas principalmente ajudai-me a viver de modo que em mim vos descubram. Amém.

4 - Segunda-feira - Santos: José de Leonissa, Remberto

Evangelho (Mc 5,1-20) "Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti."

Não vou tentar compreender essa passagem, uma das mais difíceis dos evangelhos. Noto apenas que Jesus não quis que o homem libertado estivesse entre os discípulos que o seguiam. Não imagino por quê, mas lhe confiou outra tarefa, ou se quisermos, outra vocação. Disse-lhe que devia apenas voltar para sua família, e anunciar para todos o favor que recebera, a cura e a libertação do mal.

Oração

Senhor Jesus, para cada um de nós tendes uma tarefa, para a qual nos chamais. Não importa qual seja a missão que nos confiais, pois não há uma mais importante que outra. O que quereis é que, sempre e em tudo, sejamos vossos enviados para a salvação de todos. Com vossa ajuda tenho tentado cumprir a missão que me confiastes. Espero, com vossa graça, continuar a vos servir. Amém.

5 - Terça-feira - Santos: Águeda, Genuíno, Adelaide de Vilich.

Evangelho (Mc 5,21-43) Jairo "pediu com insistência: - Minha filha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva!"

Jesus chegou, e já na praia do lago juntou-se muita gente que o procurava. Falava-lhes e atendia aos enfermos. Estava muito ocupado falando de Deus. Mas chegou Jairo, pedindo que fosse curar sua filha. Jesus não mandou que esperasse um pouco, mas foi logo com ele. Imagino que para nos ensinar que mais importante do que falar sobre Deus é socorrer o próximo em suas necessidades.

Oração

Senhor Jesus, em todo o evangelho percebemos vossa atenção às necessidades das pessoas. Não apenas faláveis de Deus e de nossas obrigações para com o próximo, mas o mostrastes no vosso modo de viver. Ajudai-me a pôr em prática o que falo em vosso nome, e a colocar o cuidado com meus irmãos acima de tudo o mais. Que para isso eu saiba deixar tudo que for preciso deixar. Amém.

6 - Quarta-feira - Santos: Paulo Miki, Doroteia, Gastão

Evangelho (Mc 6,1-6) "Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: "De onde recebeu ele tudo isto? ...E ele era um tropeço para eles."

Nazaré tinha umas vinte casas e uns duzentos moradores. Todos conheciam Jesus, e não podiam deixar de admirar sua sabedoria. Mas não queriam aceita-lo, porque ele não correspondia às ideias que tinham. Não podiam imaginar que um carpinteiro igual a eles, nascido ali, pudesse ser o enviado de Deus. Tropeçaram em seus preconceitos e não quiseram acreditar nas palavras dele.

Oração

Senhor, eu sou como essa gente de Nazaré. Imagino que só os importantes e os grandes sábios e santos me podem anunciar vossa palavra e vossas promessas. Não presto atenção nos que vivem comigo, porque acho que não são per-feitos. Não ligo para o que dizem pessoas simples, porque não sabem falar direito. Com isso eu também tropeço e não vos escuto. Perdoai-me, Senhor. Amém.

7 - Quinta-feira - Santos: Ricardo de Toscana, Coleta, Eugênia Smet

Evangelho (Mc 6,7-13) "Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura."

Jesus enviou seus discípulos a pregar o reino, mandando que fossem desprovi-dos até do que seria o mais necessário. Deviam levar consigo apenas a força da mensagem, do anúncio da misericórdia de Deus. Tenho de aprender que, ao tentar evangelizar, não devo pôr minha confiança nos meios de que disponho, nem tão pouco deixar de anunciar o reino pretextando falta de meios adequados.

Oração

Senhor Jesus, acho que os discípulos estranharam vossa ordem, e saíram bastante apreensivos. Se me ponho no lugar deles, fico a me perguntar qual seria minha atitude. Ajudai-me, então, a mudar minha maneira de pensar, e confiar mais em vossa graça e no poder de mensagem que devo levar. Dai forças a minha palavra, e não permitais que com minha vida desminta minha mensagem. Amém.

8 - Sexta-feira - Santos: Jerônimo Emiliani, Ciríaco, Juvêncio.

Evangelho (Mc 6,14-29) "A moça saiu e perguntou à mãe: - Que vou pedir? A mãe respondeu: - A cabeça de João Batista".

As duas tratam da morte de um homem, como se isso fosse coisa mais sem importância. Quase com a mesma tranquilidade com que falamos sobre nossos irmãos e os condenamos. O politicamente correto não basta para que os respeitemos, ou melhor, que os amemos. É preciso que nos deixemos levar pela graça de Deus, que aceitemos o dom da caridade; só isso nos pode salvar do desamor.

Oração

Senhor Jesus, pensando bem, mesmo sem lhes cortar a cabeça vivo diminuindo meus irmãos. Quase nunca lhes dou o valor devido, nem reconheço o bem que fazem. Acho logo as palavras mais apropriadas para os rebaixar. Perdoai-me. Purificai meu coração e aumentai minha capacidade de amar. Só o amor me tornará possível conhecê-los e reconhecer suas boas qualidades. Amém.

9 - Sábado - Santos: Alexandre de Roma, Apolônia, Donato

Evangelho (Mc 6,30-34) "Os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado."

Estavam voltando do giro de pregações (Mc 6,7); voltavam entusiasmados e falantes. Não sabemos o que Jesus disse a eles, mas o evangelista deixa entrever que estavam cansados. Sem me prender ao texto, tiro duas sugestões para mim.

Respeitar meus limites físicos e mentais. E falar muitas vezes com Cristo sobre meus esforços no anúncio do evangelho, pedinto luz e coragem para continuar.

Oração

Senhor Jesus, dai-me humildade e sabedoria para aceitar meus limites, fazendo por vós tudo que me for possível. Agradeço o que tenho conseguido fazer para ajudar outros a vos seguir, e peço que continueis abençoando meu apostolado. Perdoai-me, porque muitas vezes me esqueço de pedir vossa ajuda, esquecendo que sem vós de nada adiantam minhas tentativas de vos anunciar. Amém.

10 - 5º Domingo Comum - Santos: Escolástica, Guilherme de Maleval, Silvano

Evangelho (Lc 5, 1-11) "Quando acabou de falar, disse a Simão: - Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca."

Pedro, experiente pescador, sabia que no raso não se pesca. Quando Jesus mandou que se afastasse para mais longe no lago, sabia que o Mestre os convidava a pescar. Se Pedro sabia que para pescar era preciso deixar a segurança da praia, ao ouvir o convite de Jesus temos de aprender que temos de deixar a tranquilidade da vida se quisermos conquistar outros para ele. Cada um de nós tem sua praia, e cada um recebe também um convite diferente, conforme as tranquilidades que precisa deixar. Essas diferenças não importam, pois o critério segundo o qual seremos julgados é o tamanho de nosso amor. Por outro lado, também é certo que, deixando muito ou pouco, nunca deixaremos o bastante para corresponder ao convite inquietante que Jesus nos faz.

Oração

Senhor Jesus, estais sempre a subir a meu barco cheio de consertos, convidando-me ou mandando que desamarre a corda e o liberte. E são tantas as amarras que me prendem, como se eu fosse barco feito para ficar na praia. Dai-me coragem para que as vá soltando, uma a uma, cortando se for preciso, sem me lamentar como se estivesse a fazer grandes sacrifícios. Dai-me força para remar, ou soltar a vela rumando para onde me quereis levar. Depois de tanto esforço inútil, mostrai-me como fazer alguma coisa por vós e pelos irmãos. Alargai meu coração para que possa acolher muitos e leva-los até vós. Ensinai-me o segredo da rede bem tramada, do olhar certo e da palavra certa para os conquistar para a felicidade e a paz. Amém.

11 - Segunda-feira - Santos: Nossa Senhora de Lourdes, Lúcio

Evangelho (Mc 6, 53-56) "... colocavam os doentes nas praças e pediam para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos que o tocavam ficavam curados."

A mensagem de Marcos é muito clara: Jesus é o salvador, não um salvador qualquer, mas alguém que salva porque tem poder. Pode modificar-nos interior-mente, e não apenas curar nossas enfermidades. É o Filho de Deus, e por isso podemos aproximar-nos dele com a mesma confiança daqueles doentes da Galileia.

Oração

Senhor Jesus, Filho de Deus, vós quisestes viver nossa vida para nos fazer participantes de vossa vida divina. Pelo vosso poder vós nos transformais e elevais, libertando-nos de nosso pecado. Olhai para mim e tende pena de minha debilidade. Enviai vosso Espirito, que me dê forças para vos seguir sempre mais de perto. Amparai meus passos, e não deixeis que ainda vos abandone. Amém.

12 - Terça-feira - Santos: Eulália, Antônio de Constantinopla, Etevaldo

Evangelho (Mc 7,1-13) "Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas: Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim."

Os adversários de Jesus davam às ideias e tradições humana um valor absoluto. Diante disso, Jesus lembra que só a palavra de Deus é que nos salva e é imutável. As coisas humanas, usos e costumes, por melhores que sejam, podem variar. Decisiva é a orientação de nosso coração, e nossa adesão pessoal a sua vontade. Em Deus, e somente nele, podemos pôr confiança absoluta e inabalável.

Oração

Senhor meu Deus, veja que muitas vezes pus confiança em mim mesmo, nas coisas e projetos humanos. Perdoai-me. Ponho em vós toda a minha confiança, e somente em vós e em vossa vontade que me salva. Sois minha proteção e meu amparo, e só isso pode afastar de mim o medo e a insegurança, também diante de mudanças que às vezes me desorientam. Guardai-me, Senhor. Amém.

13 - Quarta-feira - Santos: Benigno, Estêvão de Rieti, Ermelinda

Evangelho (Mc 7,14-23) "Escutai todos e compreendei: o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior."

Nosso valor, nossa justiça e nossa santidade não dependem de nossa profissão, da posição social que ocupamos, nem de exterioridades ou de como nos julgam. Somos o que somos interiormente, no mais fundo do coração. Dessa interioridade nascem nossas atitudes e nossos atos. A partir dessa nossa realidade é que o Senhor nos haverá de julgar, confirmando-nos na vida ou na morte.

Oração

Senhor, livrai-me das exterioridades sem valor, da procura vaidosa de aplausos e da vontade de agradar a todo o mundo. Dai-me a coragem se procurar sempre a verdade e a justiça, ainda que isso me custe incompreensões. Ensinai-me a respeitar a boa convivência, mas sem me tornar escravo de convenções. Fazei-me livre, para em tudo mais poder servir a vós e a meus irmãos. Amém.

14 - Quinta-feira - Santos: Cirilo, monge, Metódio, Valentim

Evangelho (Mc 7,24-30) " Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido."

Jesus estava em terras de pagãos, e não pretendia fazer pregações. Por que será que Marcos observa: "Mas não conseguiu ficar escondido"? O que podemos saber é que, muitas vezes, sua ação salvadora é oculta, fora dos caminhos normais.

Isso nos faz compreender porque há tanto justiça e bondade também entre os que ainda não estão explicitamente entre seus discípulos. É que ele os conquistou.

Oração

Senhor Jesus, depois de tantos séculos ainda são muito poucos os que vos conhecem e vos seguem declaradamente. Vossa misericórdia, porém, e vosso poder não levam em conta fronteiras e esquemas. Vossa salvação chega também aonde não chega a palavra de vossos discípulos, e conquista corações para a vida nova de filhos e filhas de Deus. Que bom, podeis salvar a todos. Amém.

15 - Sexta-feira - Santos: Jovita, José de Antioquia, Geórgia

Evangelho (Mc 7,31-37) "Muito impressionados, diziam: - Ele tem feito bem to-das as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar."

Jesus chamava a atenção de todos por suas palavras, mas também pelos atos de poder e de bondade. Sua vida era sua principal mensagem. Tenho de aprender que o mais importante do que falo é como vivo, como concretizo o evangelho em meu jeito de ser. Não basta que anuncie verdade e justiça; é preciso que eu aja, para fazer acontecer a verdade e a justiça do pão e do respeito para todos.

Oração

Senhor Jesus, que abris nossos olhos, lábios e coração, bendito sejais pela salvação que realizais em nós, tanto mais admirável quanto mais fracos somos nós. Fazei que vos conheça mais plenamente, que vos entregue o que de mais íntimo existe em mim, que vos anuncie com as palavras mais adequadas. Prendei-me a vós, para que vos seja fiel em tudo, e por nada me deixe seduzir. Amém.

16 - Sábado - Santos: Elias, Jeremias, Daniel

Evangelho (Mc 8,1-10) "Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: - Tenho compaixão dessa multidão."

O que me chamou a atenção hoje foi: "havia de novo uma grande multidão". Há sempre muita gente precisando de salvação; podemos assumir muitas iniciativas para ajudar, podemos até amenizar muita necessidade, mas haverá sempre mais gente precisando de ajuda. Não podemos parar de fazer nossa parte. E podemos pedir ao Senhor que envia mais gente para fazer esse seu trabalho.

Oração

Senhor Jesus, pelo menos um pouco tenho feito para aliviar necessidades e sofrimentos do mundo. Agradeço por isso, e preciso de ajuda para não desanimar diante de precisões sempre renovadas e sempre maiores. Despertai e chamai muitos colaboradores, e ajudai-nos a encontrar meios adequados para minorar tanta pobreza, tantas dores, tantas injustiças, começando sempre de novo. Amém.

17 - 6º Domingo Comum - Santos: Rômulo, Silvino, Reginaldo

Evangelho (Lc 6, 17. 20-26) "Mas, infelizes vós ricos, porque já tendes vossa consolação."

Posso ver nas palavras de Jesus um roteiro seguro para a felicidade agora e também na eternidade. Ele me convida a rever meus valores, minhas certezas e esperança. É fácil perceber como suas propostas de vida são diferentes das ideias que nos rodeiam. Como também é fácil perceber como nos convida a fugir de ilusões que nos podem prender. Ele nos diz muito claramente que seremos infelizes se pomos nossa felicidade na posse de bens; só teremos tristeza se somos alegres de uma alegria vazia e falsa; que seremos pobres se nos alimentamos de aparências e vacuidades da fama. Mostra que a infelicidade nasce das decisões que nos fecham às ofertas de uma vida nova, quando procuramos felicidade em nós mesmos ou nas possibilidades humanas e coisas que passam.

Oração

Senhor Jesus, creio em vós e quero seguir o caminho que me apontais. Ajudai-me a continuar tentando, apesar de todas as falhas e quedas. Ensinai-me a usar da melhor maneira as coisas que me pondes à disposição, sem nelas, porém, prender o coração, sem imaginar que possam satisfazer minha sede de felicidade. Dai-me desapego de tudo, pois só assim serei senhor de tudo, sem de nada ser escravo. Mostrai-me como vos louvar usando os meios técnicos de agora, sem os transformar em ídolos. Preciso muito de amor e amizade. Não permitais, porém, que procure felicidade plena nas pessoas, ou imagine que possa ser felicidade plena para elas. Por fim, afastai de mim a tristeza que nasce da desilusão dos enganos aceitos como fontes de alegria. Amém.

18 - Segunda-feira - Santos: Flaviano, Heládio, Cláudio

Evangelho (Mc 8,11-13) "E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem."

Os fariseus eram um grupo religioso fiel às tradições. Muitos opunham-se fortemente à pregação de Jesus, outros porém, acabaram aceitando o evangelho. Esses, de que Marcos fala, procuram Jesus não para ouvi-lo, mas para debater com ele. Exigiam que provasse sua legitimidade. Ele simplesmente os deixou e foi para o outro lado do lago. É só dom da fé que nos leva a acreditar em Jesus.

Oração

Senhor Jesus, creio em vós, e aceito vossas palavras. Não são argumentos humanos que me levam a vos aceitar e amar, mas a certeza que pelo dom da fé fazeis nascer em mim. Aumentai em mim esse dom, para que toda a minha vida seja orientada por vós. Iluminai-me, purificai-me para que vos conheça sempre mais; dai-me a graça de vos amar muito, acima de tudo e de todos. Amém.

19 - Terça-feira - Santos: Conrado de Piacenza, Álvaro de Córdova, Gabino

Evangelho (Mc 8,14-21) "Então Jesus os advertiu: - Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes."

Para ensinar, além das parábolas Jesus aproveitava também as sugestões do momento. Aos discípulos que, descuidados, não tinham providenciado pão para a viagem, recomendou que tomassem cuidado como fermento de Herodes e dos fariseus. Isto é, que tomassem cuidado para não ser influenciados pelo modo de viver de Herodes e fariseus. Hoje ainda temos de continuar tomando cuidado.

Oração

Senhor Jesus, de fato, talvez hoje o perigo seja ainda maior do que em vosso tempo. Não há só o contato direto com pessoas, mas todo um conjunto de meios que nos rodeiam por todos os lados. E alguns querem a todo custo levar-nos para longe de vossas ideias. Dai-nos prudência e discernimento para separar a verdade da mentira, o bem do mal. Guardai-nos em vossos caminhos. Amém.

20 - Quarta-feira - Santos: Eleutério, Zenóbio, Leão de Catânia, Nilo

Evangelho (Mc 8,22-26) "- Estás vendo alguma coisa? O homem levantou os olhos e disse: - Estou vendo os homens. Eles parecem árvores que andam."

O cego é curado progressivamente, em dois passos. Jesus não fez isso por capricho, mas para ensinar-nos que às vezes, ou quase sempre, o poder de Deus age em nós aos poucos, levando-nos gradualmente por seus caminhos. Se, de momento, pensamos não ser ainda possível fazer o que ele nos pede, o jeito é orar, pedir que aumentai sua ajuda, que nos dê mais coragem e generosidade.

Oração

Senhor Jesus, agradeço muito a paciência tão grande que tendes comigo, tempo e tolerância que eu não costumo dar a meus irmãos. Não permitais que me acomode, mas também que não desanime. Apressai-me, empurrando se necessário. E, quanto às imperfeições de meus irmãos, fazei-me paciente e tolerante. Isso é necessário, pois só assim poderemos ajudar-nos no caminho. Amém.

21 - Quinta-feira - Santos: Pedro Damião, Sérvulo, Fortunato

Evangelho (Mc 8,27-33) "- Quem dizem os homens que eu sou? Eles responderam: - Alguns dizem que tu és João Batista; outros que és Elias... ."

Os discípulos já estavam com ele havia bastante tempo. Tinham ouvido suas palavras, visto suas atitudes e conheciam seu modo de pensar. Agora Jesus caminhava para Jerusalém, onde o esperavam condenação e morte. De certo modo pede que tomem agora uma decisão a seu respeito. Por que e até que pondo estão dispostos a acompanhá-lo? A mesma pergunta ele faz a todos nós.

Oração

Senhor Jesus, Iluminado pela fé, eu também vos reconheço como meu salvador, e mais, como o Filho de Deus. É assim que vos devo anunciar a todos, essa a certeza que deve dirigir minha vida. Infelizmente, como sabeis, posso ser incoe-rente em minha vida. Por isso preciso de vossa ajuda, e peço que aumenteis minha fé e meu amor por vós. Com isso poderei vos ser fiel para sempre. Amém.

22 - Sexta-feira - Santos: Abílio, Maximiano, Lineu

Evangelho (Mt 16,13-19) "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu."

Pedro falou em nome dos discípulos, disse o que todos pensavam. E falou ilu-minado por Deus. É verdade que ainda não tinham uma compreensão plena do que diziam e acreditavam. Só o que logo mais iriam viver e o dom final do Espírito haveria de os levar à plenitude da fé. Também nós nem sempre temos clareza completa, mas o que importa é que demos a Deus a melhor resposta possível.

Oração

Senhor meu Deus, eu vos agradeço o dom da fé e vosso favor que me levam a crer em vós, e a ver em Jesus, vosso Filho, meu salvador. Aumentai minha fé, para que seja capaz de resistir a tudo. Ajudai-me a corresponder a vossa ajuda, para a vos dar em tudo a melhor resposta que me for possível no momento. Entrego-me a vós, e sei que aos poucos me levareis por vossos caminhos. Amém.

23 - Sábado - Santos: Policarpo, Sereno, Romana

Evangelho (Mc 9,2-13) "Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João; levou-os a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles."

Pedro, Tiago e João viveram naquele dia uma experiência que os marcaria por toda a vida. Sua lembrança voltaria em todos os momentos difíceis do futuro, até quando fosse preciso morrer pelo Mestre. De modo semelhante, é assim que Deus também nos prepara para o futuro de para lutas e dificuldades. Pouco a pouco ele nos mostra seu poder e sua bondade, e aprendemos a confiar nele.

Oração

Senhor meu Deus, muitas vezes tenho experimentado vosso poder e vossa bondade. Sempre que precisei, estivestes a meu lado, para me proteger e amparar, até mesmo quando não me lembrei de vos pedir ajuda. Confio em vós; aumentai essa minha confiança, porque não sei o que ainda me espera. De modo especial aumentai minha confiança quando penso em meu fim, e tenho medo. Amém.

24 - 7º Domingo Comum - Santos: Sérgio, Montano, Edilberto

Evangelho (Lc 6, 27-38) "Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam, e rezai por aqueles que vos caluniam."

Essa passagem de Lucas é das mais cortantes. Jesus acumula palavras ásperas que nos incomodam: inimigos; que vos odeiam; que vos amaldiçoam e caluniam; que vos esbofeteiam; tomam o manto, tiram o que é vosso. As atitudes que es-pera de nós não são tranquilizantes: amai; fazei o bem; bendizei; rezai por eles; dai a outra face; deixai levar; dai a quem pedir e não peçais de volta; não condeneis; perdoai; sede misericordiosos. E a frase final fecha qualquer saída: "Amai vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca.

Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo". Essa passagem do evangelho é uma das que nos apresentam a radicalidade das propostas de Cristo: tudo por tudo.

Oração

Senhor Jesus, diante do que me propondes, minha primeira reação é de espanto, com uma sensação de impossibilidade total diante do inatingível. Não me parece possível seguir-vos tão longe, apesar de perceber que no fundo o que me ofereceis é o único caminho para a felicidade. Só não desanimo porque sei que estais pronto a me ajudar, e unindo-me a vós tornais tudo isso possível. Confio, pois, em vós, em vosso poder capaz de me transformar e arrastar-me por onde não teria coragem de ir. Curai então meu coração, ensinai-me a amar, dai-me força para amar e perdoar tudo. Sei que não estou fazendo nada demais, uma vez que tanto me amais apesar de eu não o merecer, perdoando-me sempre que volto a vós. Quero seguir-vos; ajudai-me. Amém.

25 - Segunda-feira - Santos: Cesário de Nazianzo, Hereno, Vítor

Evangelho (Mc 9,14-29) "Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos". Jesus disse: - Se podes!... Tudo é possível para quem tem fé."

Os discípulos não tinham ajudado. Por isso o pai diz a Jesus: "Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos". Penso que ele não duvidava do poder de Jesus. Era mais um jeito de falar. Mas Jesus aproveitou a ocasião; "Tudo e possível para quem tem fé." Cremos que o Pai faz sempre o melhor para nós, ainda que nem sempre isso seja exatamente conforme nosso modo de pensar.

Oração

Senhor, eu creio que quereis e fazeis o melhor para mim. Mas eu tantas vezes atrapalho vossos planos. Renovo minha confiança em vosso poder e em vossa bondade. Sei que preciso orar sempre, pedindo vossa ajuda e vosso socorro. Dai-me, a graça de orar sempre, para que possa perseverar no bem e chegar à felicidade agora e na eternidade. Senhor, creio que só vós me podeis ajudar. Amém.

26 - Terça-feira - Santos: Deodoro, Porfírio, Nestor

Evangelho (Mc 9,30-37) "O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, no terceiro dia após sua morte, ele ressuscitará."

Depois que tudo tinha acontecido, os discípulos lembraram-se que Jesus lhes tinha anunciado tudo isso. Lembraram-se também que não tinham compreendido o que lhes dizia, ou melhor, que não queriam compreender o que ia contra todas as suas expectativas. O mesmo pode acontecer comigo: tenho tantas certezas que não consigo compreender o que o Senhor me fala ou dá a entender.

Oração

Senhor meu Deus, tenho de estar sempre disponível diante de vós, pronto a escutar o que me quereis dizer e as orientações que me quereis dar. Somente vós podeis dar a meu coração essa liberdade. Perdoai-me, porque muitas vezes

preferi apegar-me a meus projetos. Já aprendi que esse não é o caminho da felicidade e da paz que somente vós, em vossa sabedoria, me podeis dar. Amém.

27 - Quarta-feira - Santos: Leandro de Sevilha, Valdomiro, Besas

Evangelho (Mc 9,38-40) "João disse-lhe: ─ Mestre, vimos alguém, que não nos segue, expulsar demônios em teu nome, e lho proibimos."

Jesus chama nossa atenção para um perigo. O de pensar que somente nós, os de nosso movimento, de nossa comunidade, de nossa Igreja é que temos toda a verdade e todos os dons. E que, portanto, somente nós podemos fazer o bem e servir à salvação da humanidade. O Espírito de Cristo pode agir também sobre os outros, e usá-los como ministros da graça divina para a salvação de todos.

Oração

Senhor, não permitais que eu faça do evangelho uma riqueza somente minha, como se só eu fosse legítimo seguidor vosso. Ajudai-me a perceber que o evangelho é vivido também por outros que não são de meu grupo, que eles também são trabalhados pela vossa graça. Que eu saiba perceber vosso poder de salvação também entre os que não são cristãos, pois quereis salvar a todos. Amém.

28 - Quinta-feira - Santos: Justo, Romão, Serapião

Evangelho (Mc 9,41-50) "Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa."

Essa frase, meio solta no texto, pode ensinar-me duas coisas importantes. Tenho de tratar bem a todos, porque "são de Cristo", escolhidos e amados por ele, participantes de sua própria vida. Por isso mesmo Jesus vê como feito a ele próprio tudo que eu fizer pelos irmãos de comunidade, ou por toda pessoa. Aliás, esse é, segundo ele, o critério segundo o qual seremos todos julgados (Mt 25,40).

Oração

Senhor Jesus, eu vos agradeço porque colocastes ao meu redor tantos discípulos e discípulas que me amam e fazem tudo para me ajudar. É verdade que muitas vezes não presto atenção a suas boas qualidades. Mas, se penso um pouco, vejo quanta bondade e quanto amor trazem no coração. Abençoai a to-dos, dai-lhes paz e alegria. E, por favor, conservai-os a minha volta. Amém.

1 - Terça-feira - SANTA MARIA, MÃE DE DEUS, Santos Almáquio, Odilão

Evangelho (Lc 2,16-21) "Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração."

Sobre que fatos Maria meditava em seu coração? Imagino que eram muitos. O desafio trazido pela mensagem do anjo; as angústias de José; a triste procura de hospedagem na cidade; o nascimento; a surpresa da visita alegre dos pastores. Revendo tudo, percebia como o Senhor ia manifestando seus projetos, e o que esperava dela. Mas, apesar de tudo, ainda não sabia o que teria pela frente.

Oração

Senhor meu Deus, é mais ou menos isso que vivo. Olhando para o passado e para agora, posso ter alguma compreensão de vossos planos sobre mim. Quanto ao futuro, porém, devo entregar-me confiante em vossas mãos. Agradeço tudo que fizestes e fazeis por mim. É muito mais do que poderia merecer. Vossa bondade leva-me a olhar tranquilamente o futuro, pois vós cuidais de mim. Amém.

2 - Quarta-feira - Santos: Basílio Magno, Gregório Nazianzeno, Argeu

Evangelho (Jo 1,19-28) "- Quem és tu? João confessou e não negou. Confessou: - Eu não sou o Messias."

Muitos admiravam tanto João, que se perguntavam se não seria o Messias esperado. Sua resposta pode ajudar-me a fazer o certo, quando me procuram e mostram confiança em mim. Não posso simplesmente me recusar, alegando incapacidade. Nem aceitar a tarefa sem ter examinado minhas reais possibilidades. A caridade leva-me a fazer tudo pelos outros, tudo quanto de fato puder.

Oração

Senhor Jesus, mais de uma vez ensinastes que devemos estar prontos a ajudar os irmãos. Mas também ensinastes (Lc 14,28) que, antes de assumir uma tarefa, temos de ponderar nossas capacidades. Dai-me pois Senhor, uma caridade corajosa, mas também humildade realista, para fazer o que posso, sem confiar demais em mim, ou esperar que que façais milagres. Dai-me prudência. Amém.

3 - Quinta-feira - Santos: Antero, Cirino, Florêncio

Evangelho (Jo 1,29-34) "Eu não o conhecia, mas se eu vim batizar (mergulhar) na água, foi para que ele fosse manifestado a Israel."

João tornou-se maior ao reconhecer que Jesus era maior que ele. Assumiu alegre seu lugar no projeto de Deus. Não era o salvador, mas podia e devia preparar o povo para o receber. Essa mesma tarefa é que o Senhor me confia: ajudar todos a encontrar Jesus, abraçar sua mensagem, e viver com ele. Por mais que faça na vida, nada será mais importante do que anunciar Jesus como salvador.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois meu salvador, que me podeis libertar do mal e da morte. Creio que não só me ensinais o caminho, mas por vossa graça me fazeis caminhar. Quero ajudar outros a vos conhecer, amar e seguir. Ajudai-me a viver de um jeito que mostre a todos como é bom estar convosco. Dai-me paciência e perseverança, para não desanimar se parecer que nada vou conseguir. Amém.

4 - Sexta-feira - Santos: Ângela de Foligno, Caio, Hermes

Evangelho (Jo 1,35-42) "Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: - Que estais procurando?"

João tinha apontado Jesus como o enviado de Deus para a salvação. André e seu companheiro acreditaram e começaram a seguir Jesus. Queriam estar com ele, não queriam apenas uma conversa rápida. Por isso perguntaram onde estava morando, como que pedindo que os acolhesse. Eram quatro da tarde. Foram e ficaram com ele. Foram conquistados, e logo André foi procurar Pedro.

Oração

Senhor Jesus, sabeis como nos atrair e conquistar por dentro. Para não aceitar vosso convite, temos de resistir a vosso poder de sedução. Mesmo assim, infelizmente, às vezes não vos tenho seguido. Perdoai-me, e mudai meu coração. Quero estar convosco, seguir vossos passos, assimilar vosso jeito de viver. Isso é que vos peço, porque já percebi que sem vós não existe salvação. Amém.

5 - Sábado - Santos: Emiliana, Eduardo, João Nepomuceno Neumann

Evangelho (Jo 1,43-51) "Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José."

Em geral todos esperavam um Salvador que viesse como rei vitorioso. Por isso a reação de Natanael. Era-lhe difícil acreditar que o Messias fosse o filho de José, lá de Nazaré, sem nenhuma importância. Filipe convidou-o a conhecer Jesus. Ele foi, viu Jesus, e acreditou. Jesus não é uma ideia: é uma pessoa, é diferente, pode conquistar-nos e transformar nossa vida. Basta que vamos a ele.

Oração

Senhor Jesus, eu poderia dizer que já vos conheço. Mas não seria verdade. Ou melhor, ainda não vos conheço o bastante, para me entregar todo a vós. Ainda tenho de estar muito mais convosco. Aceitai-me entre vossos discípulos, desbastai meu coração, aumentai minha fé, minha esperança e meu amor. Segurai-me, não permitais que me deixe levar por tanta coisa sem importância. Amém.

6 - Domingo - EPIFANIA DO SENHOR, Santos: André Corsino, Nilamão

Evangelho (Mt 2, 1-12) "Tendo nascido Jesus na cidade de Belém, na Judeia, no tempo do rei Herodes, alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém ..."

A narrativa de Mateus sempre chamou atenção e mexeu com as fantasias. Nos presépios do mundo inteiro não faltam a estrela e os três reis, com seus camelos e presentes, dando à cena um colorido especial de poesia e mistério. O importante, porém, é olhar para a mensagem que Mateus quis deixar-nos. O nascimento de Jesus é uma epifania, a manifestação do poder e da misericórdia de nosso Deus. Ele quer a salvação de todos, e não apenas de um povo ou de alguns privilegiados. O Senhor nosso Deus, com meios e caminhos misteriosos, age continuamente para despertar nas pessoas todas o desejo do bem e da salvação, atraindo-as para si de um modo que só ele conhece. Essa a mensagem consoladora da estrela que trouxe de longe aqueles homens estrangeiros.

Oração

Senhor meu Deus, todos nós somos filhos dessa humanidade que sempre sonha com o bem e a felicidade, mas se sente sempre presa ao mal e à tristeza. Já percebemos que, por nós mesmos, não temos saída nem esperança. Alegramo-nos porque ouvimos dizer que nos quereis salvar, livrar da mentira e da morte. Alegramo-nos porque quereis fazer a felicidade de todos, sem esquecer ninguém. Por isso eu vos louvo, admiro a grandeza desse vosso amor generoso, que nunca poderíamos merecer. Olho para a humanidade desde seus começos, olho para os que viverão nos séculos futuros: como são numerosos vossos filhos, tão diferentes entre si, mas todos tão amados. Como é grande, infinito vosso amor, apesar de toda a nossa pobreza. Amém.

7 - Segunda-feira - Santos: Raimundo de Penyafort, Luciano, Teodoro

Evangelho (Mt 4,12-17.23-25) "Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: "Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo."

Jesus deixou Nazaré, viajou 40 e poucos quilômetros, e foi para Cafarnaum, à beira do lago, lugar mais central, e bom ponto de partida. Mateus sintetiza a pregação de Jesus. Primeiro, chegou um momento privilegiado da ação salvadora do Pai. Segundo, por isso é preciso mudança de vida, aceitar a salvação proposta e começar a viver com as novas possibilidades oferecidas pela graça.

Oração

Senhor Jesus, não posso esquecer que estou sendo amado de modo especial pelo Pai, que me oferece a possibilidade de uma vida nova e feliz. Aceito sim o perdão e a misericórdia que me podem salvar de minhas fraquezas. Dai-me a ajuda necessária para mudar de vida e procurar sempre crescer, seguindo-vos fielmente. Curai-me, libertai-me do mal e dos perigos de vos deixar. Amém.

8 - Terça-feira - Santos: Severino, Teófilo, Antônio de Categeró

Evangelho (Mc 6,34-44) "Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas."

No texto original, em vez de "teve compaixão", podemos ler que Jesus ficou "profundamente comovido". O Filho de Deus fez-se como um de nós, com nossos afetos, com um coração que sofre ao ver a pobreza, o sofrimento o abandono de todos nós. Não ficava, porém, apenas comovido: fazia o necessário para diminuir a fome, o abandono e a solidão. Isso nos ensina qual deve ser nossa reação.

Oração

Senhor Jesus, dai-me olhos atentos e coração aberto para a necessidade de meus irmãos. Sei que não posso preocupar-me só comigo e com os meus. Não é fácil, porém, sair de meu comodismo tranquilo. Ajudar significa atenção, planejamento e trabalho; às vezes trabalho ingrato. O que vos peço é que me inquieteis, mas que também me deis coragem e discernimento para a ação. Amém.

9 - Quarta-feira - Santos: Marciana, Félix, Vidal

Evangelho (Mc 6,45-52) "Os discípulos ficaram ainda mais espantados, porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido."

Se os discípulos tivessem entendido que, ao multiplicar os pães, Jesus mostrava que era o Salvador que alimenta seu povo no deserto, teriam também entendido que não era um simples homem. Seu coração ainda estava endurecido. Ficaram espantados ao ver o Mestre caminhar sobre a água, mas nem assim compreendiam quem afinal era esse homem que estavam seguindo já fazia muito tempo.

Oração

Senhor Jesus, como os discípulos eu também ainda não entendo muita coisa, porque tenho o coração duro. Ainda não olho para a realidade com os olhos da fé e do amor. E por isso poucas vezes percebo como continuamente estais a me levar por caminhos novos, abrindo-me novas possibilidades. Curai e iluminai meu coração, fazei dócil e pronto a vos seguir, e de nada terei medo. Amém.

10 - Quinta-feira - Santos: Nicanor, Guilherme, Gregório X.

Evangelho (Lc 4,14-22a) "O Espírito do Senhor está sobre mim, ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres, a libertação aos cativos..."

Com palavras do profeta Isaías, Jesus anunciou qual era sua missão, a que tinha vindo: missão de salvação e libertação. Como seus discípulos, temos a mesma missão: anunciar salvação, iluminação e libertação. Para isso também nós recebemos a força do Espírito, que nos torna possível cumprir a tarefa: não apenas anunciar salvação, mas ser fatores de transformação para libertação de muitos.

Oração

Senhor Jesus, agradeço por me terdes chamado, enviando sobre mim a força do Espírito. Quero cumprir fielmente a missão que me confiais, confiando não em mim, mas somente em vossa graça. Afastai de mim o temor, aumentai em mim a força da fé e do amor. Dai-me um pouco de vossa generosidade, para que me entregue a ajudar todos, sem desanimar nem procurar aplausos. Amém.

11 - Sexta-feira - Santos: Sálvio, Teodósio, Honorata

Evangelho (Lc 5,12-16) "Havia ali um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: - Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar."

Com o evangelista João podemos ver os milagres como sinais que nos mostram quem é Jesus e a salvação que veio trazer-nos. Nesse homem, com sua miséria, podemos ver nossa própria história. Nosso único caminho seria a desesperança se não pudéssemos contar com o poder e a misericórdia de Jesus. Somos pobres e infelizes, mas ele pode transformar-nos e também nos dar uma nova vida.

Oração

Senhor Jesus, reconheço que somente vós podeis livrar-me da queda no mal e na infelicidade. Preciso de vossa ajuda a cada momento, preciso que me conserveis na verdade e na vida. Renovo minha confiança em vós, e peço que nunca deixe de vos pedir socorro. Agradeço porque, sem merecimento meu, me ajudais a tentar continuar sempre vos seguindo. Purificai-me, Senhor e Salvador. Amém.

12 - Sábado - Santos: Modesto, Taciana, Bernardo de Corleone, Ernesto

Evangelho (Jo 3,22-30) "Os discípulos de João disseram: - Rabi, o que estava contigo além do Jordão e do qual deste testemunho, está batizando e todos vão a ele."

João sabia que cada vez mais o povo procurava Jesus, e muitos acreditavam que ele era o salvador prometido. E já não eram tantos como antes os que o procuravam. Ele não se sentiu magoado. Pelo contrário. Reconheceu que tinha recebido uma missão de Deus, cumprira seu papel, e agora devia alegrar-se ao ver como Jesus começava a cumprir as promessas que ele tinha anunciado.

Oração

Senhor Jesus, dissestes que João era o melhor de todos. E vemos isso claramente no modo como ele vos cedeu o lugar. Para mim não é tão fácil aceitar que devo ceder lugar a outros que possam continuar meu trabalho, talvez até melhor que eu. Mas é isso que quero fazer, e peço que me ajudeis a desapegar-me e a afastar-me quietamente, com alegria. Senhor, agradeço o que pude fazer. Amém.

13 - Domingo - BATISMO DE JESUS, Santos: Hilário, Verônica, Leôncio

Evangelho (Lc 3, 15-16. 21-22) "Eu vos batizo na água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. ... Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo."

João mergulhava na água os que aceitavam sua pregação. Era um sinal da conversão e vida nova que ele anunciava. Todos o admiravam e muitos perguntavam se ele não seria o Messias, o rei salvador que todos esperavam. Ele, porém, afirmava claramente que era apenas um mensageiro, enviado à frente para anunciar alguém maior que ele. Mergulhava na água do Jordão os arrependidos, que queriam a vida nova que ele anunciava. Não queria prendê-los a si. Convidava-os a seguir aquele que poderia cumprir suas promessas: Jesus, maior e mais poderoso que ele. Jesus que os poderia mergulhar no Espírito, no fogo que os poderia de fato purificar. É nesse Jesus que nós cremos, nele é que depositamos nossa confiança, porque ele é o Filho de Deus.

Oração

Senhor Jesus, como vós eu também admiro João, sua santidade, sua grandeza e sua humildade. Ele desempenhou bem sua missão, e no momento certo cedeu-vos o lugar, não sem antes ser testemunha fiel até a morte. Peço que me ajudeis a imitá-lo, a fazer por vós tudo que posso, pronto a deixar no momento certo que outros continuem a tarefa. Ajudai-me também a seguir o que ele ensinou. Que eu procure somente em vós minha salvação. Mas que vos procure de todo o coração, seguindo-vos o mais de perto que puder. Fazei, Senhor, que eu também assuma a tarefa que me confiais, e a cumpra da melhor maneira, com todo empenho, mas se me apegar a ela. Mergulhai-me no vosso Espírito, purificai-me, para que vos possa servir como quereis. Amém.

14 - Segunda-feira - Santos: Dácio, Ida, Bv. Pedro Donders

Evangelho (Mc 1,14-20) "- Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens. E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus."

Simão, André e os outros foram chamados de maneira especial para missão especial. Mas, cada um de nós é também chamado de maneira pessoal e única para ser salvação para o próximo. Para isso Deus nos une a Jesus, e nos faz participantes de sua vida e de sua missão, e dá-nos os dons necessários. E espera que façamos disso nossa grande preocupação, acima de todas as outras.

Oração

Senhor Jesus, não permitais que compromissos e cuidados me façam esquecer essa tarefa que me confiais, a mais importante. Aumentai minha união convosco e minha disponibilidade para que esteja sempre em condição de ajudar outros a vos encontrar. Sei que nem sempre será fácil, e que muitas vezes não terei sucesso. Não permitais que desanime, mas que eu ore mais e faça mais. Amém.

15 - Terça-feira - Santos: Isidoro de Alexandria, Miqueias

Evangelho (Mc 1,21b-28) "Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei."

Jesus despertava admiração porque falava com autoridade, qualidade do mestre que, sem se impor, conquista os ouvintes. Sua autoridade provinha de ele falar do que vivia e de não se prender a conceitos e tradições meramente humanas. Havia, porém, outro motivo para a atração exercida por Jesus: como Filho de Deus, ao mesmo tempo que falava, podia agir diretamente nos corações.

Oração

Senhor, ainda agora, lendo os evangelhos, ficamos surpresos com vosso ensinamento. Para de fato vos compreender, porém, preciso de vossa graça e ajuda que me transformem o coração. Mudai-me e serei todo renovado, para viver a vida nova que me ofereceis. Aumentai minha fé e meu amor, e tudo esperarei de vós sem nada temer. Guardai-me sempre em vossa companhia. Amém.

16 - Quarta-feira - Santos: Marcelo, Priscila, Berardo

Evangelho (Mc 1,29-39) "Jesus respondeu: - Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim."

Marcos mostra que essa primeira pregação de Jesus em Cafarnaum foi um sucesso. Admiravam sua doutrina e como a apresentava, sua personalidade e seu poder sobre o mal. A impressão é que os discípulos queriam continuar na cidade. O Mestre, porém, sabe que sua missão e a deles não permite que se instalem. Não podem parar, precisam continuar anunciando a muitos outros a salvação.

Oração

Senhor Jesus, vejo que quereis vossos discípulos sempre na estrada, à procura dos que precisam de salvação. Não posso contentar-me com os que me acolhem e ouvem. Seja qual for minha situação vida, tenho de estar sempre atento para ver os que precisam de ajuda, de uma palavra de apoio, de um impulso para voltar ao bom caminho. Inquietai-me e não permitais que me acomode. Amém.

17 - Quinta-feira - Santos: Antão, Leonila, Mariano

Evangelho (Mc 1,40-45) " - Se queres, tens o poder de curar-me. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: - Eu quero: fica curado!"

Levado pela necessidade e pela confiança, o leproso desobedeceu às normas e aproximou-se de Jesus. Foi curado e, apesar do que disse Jesus, contava a todos o favor recebido. Se tenho noção de minha necessidade de cura, se preciso de salvação, nada deve impedir-me de procurar Jesus. Não só uma vez, mas sempre de novo, porque minha pobreza e minha necessidade nunca passam.

Oração

Senhor Jesus, preciso de ajuda, de cura e salvação. Sou pobre e fraco, sem esperança de felicidade. Porque me conquistastes eu creio em vosso poder e em vossa misericórdia. Quero, pois, estar sempre diante de vós, a vos pedir purificação e vida nova. Curai-me, salvai-me. Não permitais que, depois de vos ter encontrado, eu ainda vos abandone e me perca arrastado por ilusões. Amém.

18 - Sexta-feira - Santos: Prisca, Liberato, Amâncio

Evangelho (Mc 2,1-12) "Como esse homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus."

O paralítico e seus amigos mostravam uma fé muito grande no poder de Jesus e uma confiança imensa em sua bondade. O homem, que pedia cura para sua paralisia, foi surpreendido com a oferta de perdão, e acreditou no que o Mestre dizia. Era muito mais do que estava a pedir ou poderia esperar. Era favor tão grande que, na verdade, só o Filho de Deus humanado lhe poderia conceder.

Oração

Senhor Jesus, creio em vós, creio que somente vós podeis libertar-me do mal, dar-me o perdão e a vida nova. E confio em vossa misericórdia, que não leva em conta minha maldade. Alegro-me pelo amor que tendes por mim. Se me amais tanto, sei que posso esperar tudo de vós. Guardai-me dos perigos e de mim mesmo, e de minha inconstância. Não permitais que de novo vos deixe. Amém.

19 - Sábado - Santos: Mário, Canuto, Júlio

Evangelho (Mc 2,13-17) "Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: - Segue-me!" Levi levantou-se e seguiu-o."

Cercado de muita gente Jesus estava indo para a beira do lago. Levi olhava o povo que passava. Será que já conhecia Jesus? O certo é que quando ele parou e o chamou, o filho de Alfeu foi com ele até o lago. Viu seu modo de ser, ouviu as palavras do Mestre, e tudo mudou em sua vida. Convidou-o para jantar, e encheu a casa com seus amigos, que os piedosos consideravam pecadores.

Oração

Senhor Jesus, a mim também chamastes apenas porque me amastes, não que eu o merecesse. Ainda não consegui deixar tudo, principalmente a mim mesmo, mas comecei a vos seguir. Ajudai-me, quero seguir-vos mais de perto, não deixeis que vos largue. Estou feliz por vos conhecer e tentar viver como ensinais. Quero que outros também vos conheçam; ensinai-me a conquistá-los. Amém.

20 - 2º Domingo Comum - Santos: Sebastião, Fabiano, Mauro de Cesena

Evangelho (Jo 2, 1-11) "Este foi o começo dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele."

João usa a palavra sinal para indicar o que os outros evangelistas chamam de milagre. Ele não se fixa tanto no extraordinário do fato, ou na admiração que provoca. Destaca o significado do que acontece, a mensagem e a revelação que Deus quer transmitir-nos. Convida-nos assim a meditar sobre o fato e a nos perguntar o que o Senhor nos oferece e o que espera de nós. No que aconteceu em Caná, podemos com os discípulos ver primeiro a revelação do poder de Jesus, de sua glória, de sua divindade que nos pode salvar. É o enviado de Deus que pode renovar e transformar nossa vida. Por isso Maria, sua mãe, convida-nos a fazer o que ele nos disser, seguir o caminho que nos apontar, confiando plenamente em seu poder.

Oração

Senhor Jesus, para a maioria dos presentes naquela festa de casamento, éreis apenas um dos convidados. Maria, vossa mãe, sabia que éreis alguém especial, e por isso podia fazer-vos o pedido que fez. De começo, só os servos perceberam o que acontecia, porque eles tinham trazido a água para as talhas, e só os discípulos foram iluminados pela fé e perceberam o sentido do que tínheis feito. Dai-me também a mim o dom da fé, para que possa perceber como vosso poder de salvação se mostra em tantos acontecimentos ao meu redor, e possa também entender os sinais que me fazeis por meio de meus irmãos. Com vossa ajuda quero fazer tudo que me disserdes, para que minha vida toda seja transformada por vossa graça. Amém.

21 - Segunda-feira - Santos: Inês, Frutuoso, Epifânio

Evangelho (Mc 2,18-22) "Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda."

Muitos, principalmente entre os mestres da religião, não conseguiam entender os ensinamentos de Jesus, sua maneira de falar de Deus e de nosso relacionamento com ele. Não conseguiam, ou não queriam abandonar suas ideias religiosas, nem abandonar práticas e costumes aos quais davam valor absoluto. Para seguir Jesus, tenho de estar sempre pronto a avançar e aceitar ideias novas.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois para mim caminho, verdade e vida, a palavra de Deus que me salva. Só isso é imutável. Não permitais que me agarre a ideias e práticas humanas, que podem até ser muito boas e verdadeiras, mas não são imutáveis nem indispensáveis. Aumentai em mim uma fé lúcida e simples, que me prenda definitivamente a vós e às vossas propostas e promessas. Amém.

22 - Terça-feira - Santos: Vicente da Espanha, Vicente Palotti, Victor

Evangelho (Mc 2,23-28) "Jesus acrescentou: - O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado."

Os fariseus não criticavam os discípulos por colher espigas no campo de alguém. Afinal, na Bíblia estava: "Se entrares no trigal de teu próximo, poderás colher espigas com tua mão, mas não poderás cortar com a foice o trigo de teu próximo" (Dt 23,16). Jesus deixou claro para os discípulos que não podemos dar valor absoluto a todas as normas e leis, a todas as práticas ou costumes religiosos.

Oração

Senhor Jesus, aumentai minha fé, dai-me sabedoria e firmeza para aceitar vossas ideias e saber distinguir entre certo e errado, entre o indispensável e o que pode mudar. Mais ainda me ajudai a não impor a outros minhas ideias e devoções, tornando sua vida mais difícil. Que eu saiba compreender seu modo de pensar, respeite sua liberdade e seu ritmo de caminhada no vos seguir. Amém.

23 - Quarta-feira - Santos: Ildefonso, Áquila, Severiano

Evangelho (Mc 3,1-6) "Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: - Estende a mão."

Aceitamos que Jesus fique triste diante do sofrimento ou da maldade. Mas estranhamos quando Marcos diz que ficou "cheio de ira" diante da dureza de coração dos adversários. Isso porque para nós ira ou cólera têm o sentido de ódio, raiva, rancor. Mas ira, no bom sentido, é reação adequada diante do mal e da injustiça; é o contrário da indiferença e da aceitação, e não se confunde com ódio.

Oração

Senhor, que eu não fique indiferente diante do erro, da maldade ou da injustiça. Que eu saiba reagir de modo certo diante da mentira e da propaganda que mata. Ensinai-me a ter uma reação justa e proporcional, rejeitando o mal, sem odiar quem o comete. Que eu saiba suportar o mal que me fazem, mas não tolere o mal e a injustiça contra meus irmãos. Que eu saiba irar-me sem pecar. Amém.

24 - Quinta-feira - Santos: Francisco de Sales, Feliciano da Úmbria, Urbano

Evangelho (Mc 3,7-12) "Muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão ... foi a Jesus, porque ouvira falar de tudo que ele fazia."

Falavam de Jesus, de seu jeito de ser, de seus ensinamentos surpreendentes e também dos milagres que fazia. Talvez esses milagres é que atraiam mais gente. É sempre assim. Mas não podemos esquecer que tanta gente era atraída pelo que ouviam contar de Jesus. Continua sendo assim; muitos irão procurar Jesus e crer nele se mais vezes falarmos dele, de como ele é importante para nós.

Oração

Senhor Jesus, de fato sois importante para mim. Tenho certeza que, se não vos conhecesse, muita coisa haveria de errado em minha vida, não teria paz nem esperança. Sois importante para mim, porque não só me apontais o caminho do bem e da felicidade, mas também mudais meu coração. Eu vos agradeço muito, e peço que me ajudeis a colaborar para que muitos outros vos conheçam. Amém.

25 - Sexta-feira - CONVERSÃO DE SÃO PAULO, Santos: Juventino, Apolo

Evangelho (Mc 16,15-18) "E disse-lhes: - Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura!"

Na comunidade cristã dos primeiros tempos havia duas certezas muito firmes: ainda que misteriosamente Jesus continuava com a comunidade, e essa comunidade, não só os doze apóstolos, recebeu uma missão à qual não podia faltar. Era preciso tomar a iniciativa e sair, ir pelo mundo inteiro e anunciar a todos que Jesus é a salvação, que a felicidade está em viver como ele viveu e ensinou.

Oração

Senhor Jesus, vejo que não basta que eu vos siga e viva como me ensinais. Tenho de dar resposta aos que me perguntam de vós. Mais ainda, devo sair a vos anunciar a todos. Preciso que me ajudeis, dando-me confiança em vossa companhia, e afastando de mim o medo. Dai-me sabedoria, para compreender mais vosso evangelho, e encontrar o modo melhor de vos anunciar. Amém.

26 - Sábado - Santos: Timóteo, Tito, Paula

Evangelho (Lc 10,1-9) "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita."

Ao falar na falta de trabalhadores para a colheita, Jesus não está falando só dos ministros oficiais da igreja. Também faltam leigos, cristãos comprometidos com o anúncio evangelho, não apenas falando, mas fazendo acontecer a proposta de Jesus. Devemos sim orar e pedir que Deus mande operários para seu campo, mas também temos de ocupar nosso lugar na grande tarefa da evangelização.

Oração

Senhor Jesus, como naquele tempo também hoje faltam cristãos que levem a todos vosso evangelho. Que não fiquem esperando que os procurem, mas saiam em busca dos mais necessitados de salvação. Ajudai-nos, a nós leigos ou ministros de vossa igreja, a vos seguir e a vos anunciar como única esperança para todos, como único mestre que nos pode ensinar e ajudar a viver na justiça. Amém.

27 - 3º Domingo Comum - Santos: Ângela de Mérici, Julião

Evangelho (Lc 1, 1-4; 4, 14-21) "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres..."

Segundo Lucas, no início de sua pregação, em Nazaré, para se apresentar Jesus uso um texto do profeta Isaías: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor". A força do mesmo Espírito, do mesmo Sopro de vida, levou os apóstolos e tantos outros a continuar a tarefa de Jesus. Também a nós é dada a força do Espírito para assimilar as palavras de Jesus, viver como nos ensina, e levar a todos, principalmente aos pobres, cativos, cegos, oprimidos, a todos os sofredores a esperança. Se o Espírito está sobre nós, temos de nos comprometer com a evangelização.

Oração

Senhor Jesus, era a força e a luz do Espírito que vos permitia falar de modo que "todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos em vós ... e admiravam as palavras encantadoras que saíam de vossa boca". E hoje ainda, depois de tanto tempo, nós vos seguimos. Tomai posse de mim, transformai-me interiormente, inundai-me com vosso Espirito, renovai-me. Ajudai-me a viver intensamente a vida nova que me fazeis possível. Assim transformado, poderei levar a outros vossa mensagem, não apenas falando, mas contaminando-os com minha presença cristã. Ponde em meu coração uma preocupação grande, um cuidado contínuo com os que sofrem na pobreza, na doença, no abandono e sob todo tipo de opressão. Amém.

28 - Segunda-feira - Santos: Tomás de Aquino, Gonçalo do Amarante

Evangelho (Mc 3,22-30) "Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno".

Quando Jesus falava, a graça de Deus agia no coração dos que o ouviam. A graça, porém, é oferta e não imposição. Podemos aceitá-la ou rejeitá-la. Jesus chama de "blasfêmia (ofensa) contra o Espírito Santo" essa rejeição orgulhosa da graça e do perdão oferecido por Deus. Se a pessoa se fecha surda ao convite para a vida, se à misericórdia responde com o orgulho, para ela não há salvação.

Oração

Senhor Jesus, eu vos agradeço todas as graças e luzes que me concedestes. E agradeço também porque me ajudastes a aceitar e colaborar com vossa graça. Não permitais que me feche a vossos convites e impulsos. Hoje quero pedir vossa ajuda para todos aqueles que ainda resistem a vosso chamado. Mudai seu coração, conquistai-os com os meios que somente vós podeis usar. Amém.

29 - Terça-feira - Santos: Aquilino, Bambina, Constâncio

Evangelho (Mc 3,31-35) "Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."

Podemos ter certeza que depois Jesus foi ao encontro de sua mãe e de seus parentes. Antes, porém, queria ensinar que a fé, a fraternidade entre os que o seguem criam entre nós laços mais fortes que os vínculos familiares. Faz parte da salvação que Deus nos oferece a possibilidade de termos tantos irmãos e irmãs, nos quais podemos confiar, e que podem ajudar-nos na caminhada.

Oração

Senhor Jesus, eu vos agradeço pela família que me gerou e me acolheu, com amor e generosidade. Abençoai os que ainda vivem, e os que já nos deixaram, para que um dia estejamos todos reunidos. Abençoai também as várias comunidades fraternas e grupos que me acolheram e ainda me ajudam a vos seguir. Conservai entre nós a caridade, aumentai nossa união ao vosso redor. Amém.

30 - Quarta-feira - Santos: Jacinta de Mariscotti, Savina, Martinha

Evangelho (Mc 4,1-20) "O semeador saiu a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram..."

Naquele dia, com essa parábola das sementes, Jesus queria ensinar ao povo que o ouvia e a nós que precisamos acolher bem a palavra de salvação. Não basta ouvir, é preciso escutar, prestar atenção, assimilar, afastar tudo que possa impedir que a semente de vida germine. É preciso um cuidado continuado, porque é passo a passo que Deus vai levando-nos, e há muitos obstáculos.

Oração

Senhor Jesus, há sempre em meu coração muita resistência aos vossos convites, e muitas vezes tenho dificuldade em aceitar vossos ensinamentos. Ajudai-me, convertei-me, dai-me força para abandonar minhas ideias e vos seguir. Sabeis que preciso de coragem para deixar tudo, tomar a cruz e vos seguir. Afastai, então, de mim o medo de vos seguir, e dai-me confiança e generosidade. Amém.

31 - Quinta-feira - Santos: João Bosco, Marcela, Luísa Albertoni

Evangelho (Mc 4,21-25) "Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro?"

A palavra de Jesus que anuncia salvação não é para ficar escondida, reservada para apenas alguns privilegiados. Jesus fala para todos, de todos os povos e de todos os tempos. Nós, que ouvimos, aceitamos e praticamos seus ensinamentos, devemos levar a todos essa luz. Não podemos ter medo de falar, menos ainda de viver como ele nos ensina, apesar do que os outros possam pensar.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois para nós caminho, verdade e vida. Sois luz que nos guia, fonte que sacia nossa sede, pão de vida para nosso caminho. Estou contente convosco e com o caminho por onde me levais. Quero que muitos outros também vos conheçam e amem. Mostrai-me como posso anunciar-vos de maneira que eles possam compreender, aceitar vossas ideias e ser felizes. Amém.