Home Remedies For Wrinkles
<>

REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

MÊS DE MARÇO DE 2024

1 – Sexta-feira – Santos: Albino, Adriano de Marselha

Evangelho (Mt 21,33-43.45-46) "Finalmente, o proprietário, enviou-lhes o seu filho, pensando: – Ao meu filho eles vão respeitar."

A parábola de Jesus foi ampliada para ajudar as comunidades primitivas. Podemos pensar que em sua forma original, contada por Jesus, sua finalidade era apresentá-lo como o enviado do Pai, para o convite final à conversão. Sacerdotes e anciãos do povo entenderam bem que eram acusados por não acreditar nele nem o aceitar como enviado de Deus. Não posso esquecer que, diante de Jesus, devo decidir-me.

Oração

Senhor meu Deus, muitas vezes me tendes convidado à conversão, a me unir a Jesus e viver como ensinou. Nem sempre vos tenho escutado. Perdoai minha teimosia em seguir meus próprios caminhos. Mudai meu coração e minha vida, meu modo de pensar e de agir. Com vossa ajuda quero amar-vos acima de todos e de tudo. Por misericórdia, Senhor, não permitais que eu ainda vos abandone. Amém.

2 – Sábado – Santos: Inês da Boêmia, Jovino, Januária

Evangelho (Lc 15,1-3.11-32) "Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus: – Esse homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles."

Havia fariseus e mestres sem misericórdia, julgavam-se justos e puros, perfeitos cumpridores da lei. Por isso achavam que podiam decidir quem merecia e quem não merecia a misericórdia de Deus. Decidiam quem podia ser abençoado e quem não, quem devia permanecer na comunidade, é quem precisava ser afastado para não contaminar os bons. Levei um susto, e tive a impressão que Jesus falava de mim.

Oração

Senhor Jesus, agradeço o aviso. De fato, preciso aprender convosco que minha obrigação, e minha salvação, é amar meu irmão, respeitar sua consciência, dar-lhe apoio e acolhida. Vós é que sabeis os caminhos por onde o levais, o momento oportuno para suas decisões, as etapas de sua caminhada. Dai-me um coração paciente, tolerante e misericordioso. E ensinai-me logo que vossa igreja é para todos. Amém.

3 – 3º Domingo da Quaresma – Santos: Marino, Márcia, Lucíolo

Evangelho (Jo 2,13-25) "Então os judeus perguntaram a Jesus: – Que sinal nos dás para mostrar que podes agir assim?"

Jesus expulsou, com certa violência, os que profanavam o Tempo de Deus. Seus adversários queriam saber com que autoridade podia fazer isso, pois afinal o consideravam como um simples membro do povo, não sendo nem mesmo parte do grupo dos doutores ou sacerdotes. Jesus não apelou para nenhuma autoridade humana. Com palavras veladas ele afirmou que o podia fazer porque é senhor da vida e da morte, ou melhor, que não é simples homem, mas alguém que tem o poder divino. Podem até matá-lo, mas a vitória final será dele, pois ele não é um simples homem. Como o dirá outras vezes, ele é o Filho, que recebeu do Pai todo o poder. Como outras vezes, Jesus recusa-se a dar uma demonstração espetacular de seu poder. Quer ser aceito apenas pela fé.

Oração

Senhor Jesus, eu me entrego totalmente a vós, com toda a confiança, porque não sois um simples homem. Creio que sois o Filho de Deus, aquele por quem e para quem tudo existe, fonte de vida divina para mim, o único capaz de me libertar do mal e do pecado. Aumentai em mim a fé, essa aceitação amorosa de vosso poder divino e da vossa presença humana entre nós. É isso que vos peço, sem esperar milagres e maravilhas que me obriguem a acreditar. Não vos peço curar miraculosas, peço apenas que me ajudeis a viver de maneira que possa viver para sempre convosco, por toda a eternidade. E ajudai-me, Senhor, a anunciar a todos, com palavras e com minha vida, que sois o único salvador para nós. Não permitais que eu ainda vos abandone atraído por ilusões. Amém.

4 – Segunda-feira – Santos: Casimiro, Arcádio, Eugênio

Evangelho (Lc 4,24-30) "Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria."

Jesus andara por muitos lugares, e conquistou muitos com sua palavra. Porém, voltando a Nazaré, sua cidade, não acreditaram nele. Lembrou-lhes que no passado houve profetas acolhidos só por estrangeiros. Com isso dizia-lhes que não basta ser do povo de Deus para receber a salvação. É preciso decisão pessoal e mudança de vida. Os de Nazaré não gostaram, e expulsaram-no da cidade, Fizeram sua escolha.

Oração

Senhor Jesus, tenho sido um privilegiado; desde a infância pude conhecer-vos e viver em ambiente cristão. Sei que isso não garante minha fidelidade a vós, nem minha perseverança em vosso seguinte. Por isso, tomai conta de mim, ajudai-me sempre na escolha do bem e do amor. Iluminai minha fé, para vos conhecer mais a fundo, aumentai meu amor e minha esperança. Não me deixeis nunca. Amém.

5 –Terça-feira – Santos: Eusébio, Domingos Sávio

Evangelho (Mt 18,21-35) "É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão."

A mensagem de Jesus leva-nos à confiança na misericórdia. Se reconhecemos nosso pecado, se pedimos perdão e ajuda para mudar de vida, o Pai perdoa tudo, muitas vezes e sempre. Essa certeza ajuda-nos a continuar vivendo na esperança. Mas, se no reino de Deus tudo nos é perdoado, somos perdoados se perdoamos tudo, sempre a todos, gratuitamente, só por amor e misericórdia, como a do Pai.

Oração

Senhor Jesus, eu vos agradeço, porque me tirais um peso do coração, ao ensinar que o Pai me ama e quer perdoar todos os meus pecados. Conheço bem minha fraqueza, e não teria paz sem essa promessa divina de perdão. Perdoai-me, porque para mim é tão difícil perdoar. Dai-me um pouco de vossa misericórdia, abrandai meu coração, mudai-me, ajudai-me a perdoar a meus irmãos tudo e sempre. Amém.

6 –Quarta-feira – Santos: Marciano, Rosa de Viterbo

Evangelho (Mt 5,17-19) "Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas". Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento."

"Lei e Profetas", na linguagem antiga era o conjunto das promessas divinas e das normas para a vida. Jesus relativizou muitas normas antigas de vida, mas reforçou a promessa de salvação, e a lei fundamental: amar a Deus e amar o próximo. Se não vivermos assim, e não ensinarmos aos irmãos essa caminhada, não participamos agora da vida nova, nem poderemos ter a vida nova na paz para sempre.

Oração

Senhor Jesus, sois para nós o cumprimento de todas as promessas do Pai, sois nossa vida agora e para sempre. É muito bom terdes vindo ao nosso encontro, ou melhor, à nossa procura. Quero seguir vosso caminho, viver como ensinais e amar a vós e aos irmãos. Ajudai-me, Senhor, perdoai minhas quedas, limpai meu coração. Por mim mesmo não posso garantir minha fidelidade. Então, guardai-me. Amém.

7 –Quinta-feira – Santos: Perpétua, Felicidade, Saturnino

Evangelho (Lc 11,14-23) "Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa."

Pode parecer duro, mas Jesus diz claramente que diante dele não é possível ficar sem tomar posição. Ou é o salvador esperado, ou um impostor; ou o Filho de Deus, ou profeta enganador. Aceitar Jesus não é só uma questão teórica. É uma opção de vida, na qual tudo se joga e tudo se espera: o sentido de nossa vida, nossas esperanças e nossa felicidade. Que Deus nos ilumine nessa escolha séria e inevitável.

Oração

Senhor meu Deus, agradeço o dom da fé, que me possibilitou acreditar e aceitar Jesus como meu salvador. Iluminai-me sempre mais, para que conheça Jesus mais profundamente, que o ame cada vez mais, e ele seja o centro de minha vida. Ensinai-me a conquistar outros para ele, para que eles também encontrem a esperança e a alegria da salvação. Guardai-me das ilusões, para continuar fiel até o fim. Amém.

8 –Sexta-feira – Santos: João de Deus, Herênia, Filêmon

Evangelho (Mc 12,28b-34) "Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios."

O escriba concordou com a resposta de Jesus e reconheceu que o mais importante é amar a Deus e aos irmãos. E o Mestre afirmou que ele já se abrira para a proposta de salvação, já se entregara ao reinado de Deus. O poder salvador do reino age sobre homens e mulheres de todos os tempos e culturas, desde o início da humanidade. Bendito seja Deus que quer que todos sejamos salvos, filhas e filhos seus.

Oração

Senhor meu Deus, agradeço a bondade com que me tratastes colocando-me num ambiente familiar favorável. Aprendi a vos amar e amar o próximo. Agradeço vossa bondade e vosso favor que, desde o início da humanidade, ajudaram homens e mulheres a vos amar e a se amar. Bendito sejais por nos amar, e por nos dar vosso Filho como irmão e salvador, que nos mostrou como vos amar e aos irmãos. Amém.

9 –Sábado – Santos: Francisca Romana, Cândido, Gregório de Nissa.

Evangelho (Lc 18,9-14) "Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos."

Com poucas palavras Jesus desmonta nossa confiança orgulhosa. Por nós mesmos não podemos ser justos e viver o bem. E o grande mal é que não o reconhecemos, e somos como o fariseu da parábola. Não gostamos de nos olhar com sinceridade; por isso nem sempre vemos o quanto precisamos de mudança de vida. Peçamos que Jesus abra nosso olhos, e faça-nos reconhecer nossa pobre fragilidade humana.

Oração

Senhor Jesus, de certo modo não gosto dessa vossa parábola, porque me faz encarar minha realidade. Há muita coisa errada em mim, vivo correndo por atalhos, e nunca me decido a vos seguir fielmente. E, de fato, sem vós seria ainda pior. Ajudai-me, então, a me entregar de todo a vós, reconhecendo que sem vós não posso ser feliz. Com vossa graça espero converter-me cada dia, sem nunca desanimar. Amém.

10 – 4º Domingo da Quaresma – Santos: Dinis, Crescêncio, Simplício

Evangelho (Jo 3,14-21) "Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna."

Como sabemos, a linguagem de João é muito própria dele, e nem sempre fácil. Ter a vida eterna, é ter a salvação, vida na amizade com Deus, desde agora. Para termos essa vida, o Pai enviou seu Filho; tão grande era seu amor por nós. Deus não quer nossa condenação, nossa perda e infelicidade. Quer para nós a vida – vida eterna, desde agora para sempre, na justiça e na verdade. Diante de Jesus temos de tomar nossa decisão pessoal; ele é a salvação para nós. Conforme nossa decisão estamos salvos ou condenados; nós mesmos nos julgamos. Se não amamos, se nos deixamos levar "pelas obras más" – pelo mal e pela mentira – não podemos crer em Jesus. A cada momento temos de fazer nossa escolha; não podemos fugir. E para decidir bem, precisamos viver bem, com a ajuda e o favor de Deus.

Oração

Senhor Jesus, mudais nossa vida ao nos dizer, ao garantir que o Pai nos ama e quer nosso bem, nossa felicidade. Isso muda nosso modo de pensar e de viver, liberta-nos do medo e do desespero. Agradeço essa revelação do amor de Deus, que eu nunca poderia esperar. Posso viver em paz: Deus me ama pessoalmente, cuida de mim e só quer meu bem. Ajudai-me a purificar minha vida, de seus desvios e apegos, para que eu vos possa ver, conhecer e seguir sempre mais fielmente vosso modo de ser e de agir. Como sabeis, sou fraco, e não é sempre fácil fazer e pensar como ensinais. Guardai meu coração para que não se deixe arrastar por ilusões. Reconheço que tenho errado muitas vezes. Mas vossa misericórdia e vosso poder podem livrar-me desse passado. Confio em vós. Amém.

11 –Segunda-feira – Santos: Constantino, Firmino, Zósimo

Evangelho (Jo 4,43-54) "Jesus disse-lhe: – Podes ir, teu filho está vivo. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora."

Acreditar é ter confiança em alguém, aceitar sua palavra, sem pedir provas. Só em Deus podemos acreditar assim. Aquele pai aceitou a palavra de Jesus, não duvidou, não pediu provas. Foi interiormente conquistado pelo Mestre, que não era um simples homem. Podemos aceitar Jesus com salvador, confiar totalmente nele, porque ele é o Filho de Deus. Não apenas pode curar nossos males. Pode dar-nos a vida.

Oração

Senhor Jesus, creio em vós, creio que sois o Filho de Deus. Ponho minha confiança em vós, sois minha esperança, meu apoio e meu refúgio. Eu vos coloco acima de todos e de tudo, e confio a vossa misericórdia minha vida, meu presente e meu futuro. Sois minha tranquilidade nas dúvidas, nos perigos, nos momentos de incerteza. Fortalecei, Senhor, minha fé, minha esperança e meu amor. Isso me basta. Amém.

12 –Terça-feira – Santos: Bernardo de Cápua, Inocêncio I, Gregório I

Evangelho (Jo 5,1-16) "Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: – Queres ficar curado?"

O povo acreditava, em sua crença supersticiosa, que a água daquela piscina era miraculosa e podia curar. Jesus viu ali um homem que, havia muito tempo, esperava em vão a cura naquela água. Jesus não é uma promessa ilusória de um mundo mágico. Ofereceu cura ao doente, ele aceitou, acreditou e saiu carregando seu catre. Ele nem conhecia Jesus. Muito mais devo eu confiar no poder de meu salvador.

Oração

Senhor Jesus, creio que nos podeis salvar. Hoje, porém, o texto de João mostrou-me como estáveis sempre atento à necessidade das pessoas. Mesmo sem que vos pedisse, curastes aquele homem. Ajudai-me a olhar sempre para as pessoas, ver suas necessidade, materiais e espirituais, e fazer todo o possível para ajudar. Ensinai-me que amar é prestar atenção, não só ajudar, mas até oferecer ajuda. Amém.

13 –Quarta-feira – Santos: Modesta, Cristina, Eufrásia, Rodrigo

Evangelho (Jo 5,17-30) "Em verdade, em verdade vos digo, quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, possui a vida eterna."

Nesse texto, vemos que João apresenta-nos Jesus como unido ao Pai, recebendo dele todo o poder. Se o aceitamos, temos já a vida que dura para sempre. Jesus não é um simples sábio ou profeta: é Deus, e por isso não só promete salvação que felicidade. Se acreditamos nele, ele nos transforma com seu poder divino. Não só nos anuncia perdão do pecado, mas nos faz participantes de sua própria vida divina.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois Deus, o Filho de Deus, que vos unistes a nós, vivendo a nossa vida humana, para que participemos de vossa vida divina. Com o Pai, vós nos amastes com amor que vai além de minha compreensão. Confiante em vós, espero que, na vida futura, poderei compreender esse amor, e vos amar afinal com o amor que esperais de mim. Senhor, cuidai de mim, para que não vos deixe. Amém.

14 –Quinta-feira – Santos: Matilde, Eutíquio, Afrodísio

Evangelho (Jo 5,31-47) "Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus?"

Muitos não queriam acreditar em Jesus, não se abriam ao testemunho que o Pai dava em seu favor. Não acreditavam nem podiam acreditar, porque estavam voltados só para si mesmos. Confiavam apenas na força humana, e na aprovação da sabedoria dos homens. Só podemos acreditar em Jesus se nos abrimos para a sabedoria que vem de Deus, e nos deixamos levar por seu poder e sua misericórdia.

Oração

Senhor Jesus, o que nos ensinais, ao mesmo tempo nos conquista e nos desafia. É bom ouvir que o Pai nos ama, está pronto a perdoar e quer nossa fidelidade. Mas, ao mesmo tempo nos desafiais a deixar tudo para vos seguir, e morrer se preciso para vos salvar. Não permitais que eu fique só no entusiasmo, mas que vos coloque em primeiro lugar e em tudo siga vosso modo de pensar e viver. Salvai-me. Amém.

15 –Sexta-feira – Santos: Luísa de Marillac, Clemente Maria Hoffbauer

Evangelho (Jo 7,1-2.10.25-30) "Vós me conheceis e sabeis de onde sou; eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis."

Podemos conhecer Jesus pela história, pela literatura, pelas marcas que deixou no mundo. Esse conhecimento, porém, não é o que nos salva. Indispensável é o conhecimento pela fé, esse conhecimento que só é possível por dom de Deus. Importante é o conhecimento que vem de nossa entrega a ele, do amor que lhe temos. Aliás, sem esse amor e sem conviver com ele não nos é possível conhecê-lo.

Oração

Senhor Jesus, atrai-me para vós, para que esteja sempre convosco e vos possa conhecer pelo amor e pela convivência. Aumentai minha, meu amor e minha confiança. Só vós, com vosso poder divino, podeis libertar-me do mal e fazer-me feliz. Quisestes unir-me a vós pela participação em vossa vida divina; transformai, pois, minha vida, para que em tudo reflita o jeito de viver que me ensinastes. Amém.

16 –Sábado – Santos: Carlos Garnier, Taciano, Antônio Daniel

Evangelho (Jo 7,40-53) "Os guardas responderam: – Ninguém jamais falou como este homem."

Os guardas do Templo, enviados para prender Jesus e levá-lo ao tribunal, voltaram sem o fazer. Não que lhes faltasse coragem. Eles é que ficaram presos, conquistados pela sua personalidade. Jesus sempre conquistou as pessoas, mas ao mesmo tempo houve sempre muitos que não o aceitavam. Se eu me deixar atrair, vou conhecê-lo sempre mais, ficarei preso por sua pessoa, e muita coisa será mais fácil.

Oração

Senhor Jesus, quero conhecer-vos sempre mais, assimilar vosso jeito de pensar e de viver. Para isso peço vossa ajuda; abri e iluminai meu coração, aumentai minha fé, e ajudai-me a vos amar; só assim poderei compreender-vos. Há muita coisa que ainda preciso conhecer de vós. Preciso ficar mais tempo junto de vós, a vos ouvir, e prestar mais atenção à vossa presença. Incomodai-me, Senhor, por favor. Amém.

17 – 5º Domingo da Quaresma – Santos: Patrício, José de Arimateia

Evangelho (Jo 12,20-33) "Havia alguns gregos ... Aproximaram-se de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: – Senhor, gostaríamos de ver Jesus."

Não sabemos exatamente quem eram esses homens. Podiam ser judeus que viviam entre pagãos, ou pagãos convertidos, ou pagãos simplesmente. Tinham vindo para a Páscoa, ouviram falar de Jesus, quem sabe já antes de vir a Jerusalém. Procuraram Filipe, um dos que estavam com ele, e queriam conhecê-lo. Filipe falou com André, e ambos foram falar com Jesus. Não sabemos como foi o encontro; o evangelho não conta. Podemos, porém, ver como a ação salvadora de Jesus ia além das fronteiras, atingia gente de outras culturas, de outros povos e religiões. Ele continua atraindo e acolhendo a todos, sem excluir ninguém, olhando apenas para o coração de cada um. Vemos também que temos de estar prontos a acolher todos que procuram Jesus, sem condenar nem excluir ninguém.

Oração

Senhor Jesus, essa leitura de hoje deu-me grande alegria, e reforçou minha esperança, dando-me mais confiança em vossa bondade. Se vos procuro, não olhais para minhas qualidades ou defeitos, não levais em conta meus erros e fraquezas. Vejo que até antes de eu vos procurar, vós saís a minha procura, atraindo-me e ensinando-me a vos amar. Que bom. Agradeço esse cuidado por mim. Pensando nisso, quero também pedir que me ensineis a estar sempre pronto a ajudar quem vos procura. Ajudai-me a mostrar, com minha vida, vosso poder de transformação. Quero estar mais atento às necessidades de tantos que sofrem por não vos conhecer. Ajudai-me a compreendê-los e ensinai-me o que e como lhes dizer. Agora quero orar por todos eles, sem me esquecer de fazer sempre. Amém.

18 –Segunda-feira – Santos: Cirilo de Jerusalém, Cristiano, Narciso

Evangelho (Jo 8,1-11) "Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. Moisés na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?"

Fiquei um bom tempo diante desse trecho do Evangelho, procurando por um sentido. Acabei vendo que escribas e fariseus, como tantos de nós, estavam preocupados em primeiro lugar com a lei. Enquanto Jesus se mostrou mais preocupado com a pessoa, com a mulher que, tendo pecado, precisava de ajuda e apoio para reencontrar o bom caminho. Em vez de condenar, preferia salvar e apontar o caminho.

Oração

Senhor, antes de mais nada peço perdão porque sou tão rápido em condenar, sem muito me preocupar com o bem e a recuperação do meu irmão pecador. Dai-me um pouco da vossa misericórdia e da vossa tolerância, pelo menos um pouco da paciência que tendes comigo. Ensinai-me a fazer o necessário para ajudar meus irmãos na volta para o caminho do bem e da felicidade, e não só lhes impor normas. Amém.

19 –Terça-feira – São José

Evangelho (Mt 1,16.18-21.24a) "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo."

Mateus mostra o conflito vivido por José: de um lado a lei, o bom nome de Maria, e seu amor por ela, a escolhida de sua vida. À primeira vista, a mensagem celeste não ajudava. Ele podia aceitar pela fé, a explicação para a gravidez de sua prometida. Mesmo assim, Deus pedia que renunciasse a seus planos de vida. Decidiu bem, e Deus lhe deu o amor da melhor de todas as mulheres, e a paternidade de seu filho.

Oração

Senhor Jesus, conhecestes muito bem José, e o admirastes como profissional, homem, esposo e pai. Foi muito grande vosso amor por ele, e com orgulho fostes chamado o filho de José. Alegro-me convosco e com Maria, que pudestes conviver com ele. Ajudai, Senhor, esposos e pais a seguir o exemplo desse homem justo e simples. Que eles compreendam a grandeza de sua missão de esposos e pais. Amém.

20 – Quarta-feira – Santos: Martinho de Braga, Teodósio, Alexandra

Evangelho (Jo 8,31-42) "Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e co­nhecereis a verdade, e a verdade vos libertará".

A palavra de Jesus não serve apenas para comunicar ideias e doutrinas. É palavra criadora, capaz de fazer de nós criaturas novas. Se nos deixamos transformar por essa palavra, conheceremos a verdade, o sentido de nossa vida, o que Deus nos oferece como realização e felicidade. Se acreditamos e nos deixamos transformar, ficamos livres da mentira, do orgulho e de todo o pecado. Sua palavra não passa.

Oração

Senhor, aceito vossa palavra, entrego-me todo a vós, para que me façais participante de vossa vida divina. Quero seguir-vos como mestre, pensar como pensais, agir como agis. Afastai de mim toda ilusão da mentira e do orgulho. Percebo ainda em mim toda a força do pecado que me leva à morte. Libertai-me cada vez mais do mal, para que enfim eu possa ser a pessoa que quereis que eu seja afinal. Amém.

21 –Quinta-feira – Santos: Lupicínio, Berilo, Nicolau de Flue

Evangelho (Jo 8,51-59) "Em verdade, em verdade, eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte."

Os adversários acusavam Jesus de ser falso profeta e possuído pelo demônio. Entenderam, ou fingiram entender, que ele falava da morte corporal. Mas Jesus falava da morte espiritual, do pecado e da separação de Deus. E prometia vida espiritual, felicidade e vida eterna para quem acreditasse nele, e aceitasse seu modo de pensar sobre o Pai e seu jeito de olhar a vida, viver a justiça na fraternidade e na paz.

Oração

Senhor Jesus, eu quero a vida para sempre, procuro um sentido para esta minha vida atual, preciso de ajuda para seguir o caminho que me apontais. Quero ser discípulo vosso, mas sou volúvel e facilmente me deixo levar por felicidades ilusórias. Dai-me firmeza e perseverança, para não desistir diante das dificuldades. Socorrei-me quando me faltar coragem ou generosidade para vos servir e aos irmãos. Amém.

22 –Sexta-feira – Santos: Leia, Otaviano

Evangelho (Jo 10,31-42) "Os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. E ele

disse: – Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?"

Acusavam Jesus de blasfêmia, porque se apresentava como Deus. Ao se defender, ele apelou para sua obras. Pensamos logo nos seus milagres. Mas podemos entender que se referia a toda a sua maneira de ser. Suas palavras, seu modo de pensar e de agir, sua vida toda mostrava que o Pai estava nele e ele estava no Pai. Que, ao olhar para minha vida, eu também possa dizer agradecido que o Pai age em mim.

Oração

Senhor Jesus, eu vos conheço pelo que me disseram vossos discípulos do começo e de todos os tempo. Eu vos conheço pela fé, por esse dom que me leva a confiar em vós, e dá sentido a minha vida, resposta a meus anseios de vida e paz. Quero vos adorar pelos que ainda não vos conhecem; dai-lhes a graça de vos conhecer. Que eles e nós possamos pela fé e pela caridade formar uma só comunidade. Amém.

23 – Sábado – Santos: Turíbio de Mogrovejo, Fidélis, Domício, Rebeca

Evangelho (Jo 11,45-56) "Muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria

e viram o que Jesus fizera, creram nele."

Outros também viram Jesus chamar um morto de volta para a vida. Mas se preocuparam apenas com o dano que isso poderia trazer para seus projetos. Eu também preciso tomar cuidado para evitar que meus preconceitos e interesses distorçam minha maneira de ver acontecimentos e pessoas. A fraternidade só é possível quando entre nós existe a confiança que nasce da amizade. Disso estamos precisando.

Oração

Senhor meu Deus, dai-me boa vontade para com todos, para com tudo, sempre. Ajudai-me a me libertar dos preconceitos e das suspeitas. Ensinai-me a bem julgar e compreender meus irmãos. Assim poderei viver fraternidade e amor, sem os quais não podemos sobreviver. Quero conhecer-vos, e só o posso fazer se amar meu próximo. Por isso, aumentai minha caridade, para que vos possa amar. Amém.

24 –Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor

Evangelho (Mc 15,1-15,39) "Pelas três da tarde, Jesus gritou com voz forte: ... – Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?"

Marcos, como os outros evangelistas, ao narrar a condenação e a morte de Jesus, obrigam-nos a muitas reflexões. Por isso mesmo muitos santos insistem que devemos meditar sobre esses textos, se possível, todos os dias. Talvez o ponto central e mais alto da narrativa seja esse momento em que Jesus lembra o salmo 22,2: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste? Vendo Jesus erguido na cruz podemos ter um vislumbre do mistério da encanação do Filho de Deus. Ele viveu nossa realidade humana intensamente, em sua totalidade, também nossa experiência do sofrimento, do medo, do abandono, da angústia que beira o desespero, do olhar de frente a morte. Tendo vivido nossa realidade, ele pode não apenas ensinar, mas ajudar a encontrar a única atitude que nos salva: "Pai, em vossas mãos entrego meu espírito".

Oração

Senhor Jesus, ao lembrar vossa morte, com todo o seu horror, sua crueza, sua feiura, somos colocados diante de nossa vida, da sua realidade que temos de aceitar, e tentar mudar. Vemos nossa limitação e debilitada, nosso medo e covardia, nossa desesperança, e a necessidade absoluta que temos de vós, de vosso poder e de vosso amor divino. Preciso aprender a aceitar e viver minha existência limitada, minha vida terrestre breve e às vezes sofrida. Em meu esforço de crescimento não posso esquecer que não posso tudo, não posso ir nem tão rápido nem tão longe como gostaria. Diante da cruz, aceito os limites de meu corpo, seu desgaste pelo tempo; vejo e aceito que sou, como diz o salmo 90, como a erva do campo que dura um dia. Senhor, agradeço a esperança que me dais ao me prometer a vida que dura para sempre. Posso dizer convosco: "Pai, em vossas mãos entrego meu espírito"

25 – Segunda-feira – Santos: Lúcia, Desidério, Quirino

Evangelho (Jo 12,1-11) "Maria tomou quase meio litro de perfume de nardo, puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos."

Se perguntassem a Maria porque tanto desperdício, ela diria que ainda era muito pouco para demonstrar seu amor ao Mestre. O amor não faz apenas o útil ou o necessário: faz o mais que pode, e ainda acha pouco. E isso vale de nosso amor a Deus e de nosso amor ao próximo. Tenho de ver quanto estou disposto a fazer. Assim poderia ver quanto é meu amor por Deus, e quanta importância lhe dou.

Oração

Senhor, é verdade. Vendo o que faço por vós e por meus irmãos, será que posso dizer que meu amor é grande? Somente vós podeis mudar meu jeito de amar, para que seja generoso e não fique ridicando. Ensinai-me, pois, a amar pelo menos um pouco como me amastes, ou como vos amou a Maria de Betânia. Só vós o podeis fazer. E perdoai todos esses anos em que de fato eu pouco soube amar. Amém.

26 –Terça-feira – Santos: Bráulio, Emanuel, Marciano

Evangelho (Jo 13,21-33.36-38) "Pedro disse: – Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!"

E Jesus tinha razão. Antes que nascesse um novo dia, por três vezes Pedro disse que não o conhecia. Ficou com medo, não quis arriscar-se a ser preso junto com ele. Não importava se tinha dito: – Eu darei minha vida por ti! Não vou acusar Pedro. Não acredito, ou melhor, sei que não seria mais corajoso que ele. Preciso pedir que o Senhor me ajude a crescer em seu amor e em meu comprometimento com ele.

Oração

Senhor Jesus, é isso que vos peço. Aumentai meu amor por vós, ajudai-me a ter coragem de enfrentar tudo, deixar tudo para vos continuar fiel. É verdade, os perigos que enfrento nem são muito grandes, mas minha fraqueza é muita, e minha coragem é pouca. Não sei o que me espera no futuro, que desafios terei de enfrentar. O que me dá tranquilidade e faz ir adiante é a certeza que nunca me abandonareis. Amém.

27 –Quarta-feira – Santos: Guilherme Tempier, Lídia, Lázaro da Pérsia

Evangelho (Mt 26,14-25) "Jesus pôs-se à mesa com os doze discípulos. Enquanto comiam, ele disse: ‒ Em verdade eu vos digo, um de vós vai me trair."

Partilhar a refeição é sinal de amizade; mais ainda, entre os judeus, o partilhar a ceia pascal, sinal de aliança. Jesus sabia que um de seus amigos era infiel. Mesmo assim tudo fez para o afastar da traição. Judas, porém, resistiu até o fim. Não conseguimos compreender sua triste atitude. Mas, será que conseguimos explicar nossas próprias infidelidades, apesar de todas as provas de amizade que o Senhor nos tem dado?

Oração

Senhor, naquela hora deve ter sido muito grande vossa tristeza ao ver o amigo que, deixando-vos, saiu para a noite da traição. Tanto mais que, como homem, não sofríeis só por sua traição, mas também ao pensar na traição de tantos em todos os tempos. Perdoai minhas fugas e traições. Ajudai-me, prendei-me a vós, para que não vos abandone. Mudai, Senhor, meu coração tão inconstante e infiel. Amém.

28 –Quinta-feira – Ceia do Senhor

Evangelho (Jo 13,1-15) "Compreendeis o que acabo de fazer? ... se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros."

Desde sempre, a tentação de quem exerce alguma autoridade é usar sua posição em vantagem própria, dominar, impor sua vontade, usar as pessoas, conquistar fama e glória. A proposta de Jesus é que autoridade e mandos devem ser um serviço prestado. Isso vale para a sociedade, a igreja e a família. Não basta "lavar os pés" numa cerimônia. O discípulo de Jesus deve estar de fato sempre a serviço de todos.

Oração

Senhor Jesus, não é fácil lavar os pés de todos; exigis muito de mim; não que eu seja importante, mas porque sou marcado por orgulho e vaidade. Dai-me sabedoria, para saber o que deve ser feito, e como fazer, e desprendimento para escolher o melhor para os que me estão confiados. Ajudai-me a resistir à tentação do poder e do apego às posições de mando e destaque, e a fazer do servir meu modo de amar.

29 –Sexta-feira – Paixão do Senhor

Evangelho (Jo 18,1-19,42) "Ele tomou vinagre e disse: – Tudo está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito."

Ofereceram a Jesus a bebida que tinham levado para si; foi um favor que faziam ao condenado. Foi então que Jesus deu por terminada sua caminhada entre nós: cumprira em tudo sua missão, fora coerente até o fim, podia entregar-se confiante nas mãos do Pai. A morte é a hora da verdade para nós, quando recebemos os últimos cuidados e nossa avalição final. O que nos salva é confiar na misericórdia do Pai.

Oração

Senhor Jesus, experimentastes nossa vida e nossa morte. Bebeste de nosso vinagre e de nossas alegrias, inclinastes vossa cabeça como também deveremos fazer. Desde agora volto-me para vós. Só vós podeis ensinar-me e ajudar-me a viver e a morrer. Vós me compreendeis, por isso entrego-me tranquilo em vossas mãos também para morrer, esperando participar de vossa vida na ressurreição. Amém.

30 –Sábado Santo - Vigília Pascal

Evangelho (Mc 16,1-7) "Passado o sábado, Maria Madalena e Maria, a mãe de Tiago, e Salomé compraram perfumes para embalsamar o corpo de Jesus."

Posso imaginar como passaram aquele dia, depois de ter sepultado Jesus. Para elas tudo estava acabado, o sonho se fora, o mais que podiam fazer era cuidar de um cadáver. Tanto maior seu espanto alegre quando ouviram dizer que o Mestre estava vivo. A ideia, porém, de Jesus estar novamente vivo era tão surpreendente que saíram correndo, numa mistura de alegria e de medo.

Oração

Senhor, Salomé e as duas Marias descobriram vosso poder e vossa capacidade de nos surpreender. Um pouco eu também já aprendi que, quando tudo parece acabado e perdido, tendes uma saída para nós. Creio em vosso poder, creio que sois vida para nós. Aumentai minha fé, alargai minha esperança, para que eu continue confiando mesmo quando estiver diante da morte. Amém.

31 – Domingo – Páscoa do Senhor

Evangelho (Jo 20,1-9) "Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou."

Madalena viu apenas o túmulo aberto. Pedro e João viram só o túmulo vazio, e os panos mortuários abandonados. Num primeiro momento não entenderam o que acontecera. Quem teria removido a pesada pedra que fechava a entrada? Por que os panos e faixas não tinham sido levados? Só o dom divino da fé podia levá-los a perceber uma realidade mais profunda. Ao que parece, João rendeu-se mais rapidamente: "viu e acreditou". Viu o túmulo vazio, os panos deixados, e acreditou; iluminado pela graça teve certeza que Deus tinha agido para fazer que Jesus deixasse vivo o túmulo, deixando para trás as amarras da morte. Ainda não tinha visto Jesus como vencedor da morte, mas já acreditava; para ele tudo começava a ter um sentido diferente.

Oração

Senhor Jesus, repensando em vossa ressurreição, a primeira coisa que me ocorre é pedir que aumenteis minha fé. Isso para eu poder entender a realidade que importa. Ajudai-me a perceber vosso poder que nos salva, mesmo nas coisas que parecem sem sentido. Que eu vos possa ver, mesmo no que me parece uma ausência vossa, nos vazios da vida. Aumentai minha fé para que, mesmo sem ver, eu vos veja agindo no mundo; para que espere a vida, mesmo quando cercado por sinais de morte. Creio em vosso poder, Senhor Jesus. De vós espero a vida plena que dura para sempre, e que me fará esquecer as durezas e as limitações de agora. Espero que estaremos todos junto a vós: eu, Madalena, Pedro, João e mais todos que agora vos procuramos. Amém.

Uneser