REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

MÊS DE AGOSTO

1 - Quinta-feira - Santo Afonso M. de Ligório

Evangelho (Mt 13,47-53) "O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo."

Como a parábola do joio, também a da rede lembra-nos que vivemos num tempo em que o bem e o mal ainda coexistem lado a lado. Tanto na sociedade geral como até em nossa comunidade cristã. Com isso aprendemos que devemos viver a salvação que nos é oferecida, sem nos deixar influenciar pelo mal que nos rodeia. Mas também aprendemos a ter quase a mesma paciência de Deus.

Oração

Senhor meu Deus, eu estava para vos pedir ajuda para ter paciência com os erros e imperfeições de meus irmãos na comunidade. Acho melhor, porém, pedir que os ajudeis a ter paciência comigo e a ajudar-me para que abandone meus defeitos e minhas manias que os incomodam e até atrapalham. Ainda somos todos imperfeitos; fazei que pelo menos nos amemos e nos perdoemos. Amém.

2 - Sexta-feira - Santos: Eusébio de Vercelli, Pedro Julião Eymard, Teodata

Evangelho (Mt 13,54-58) "Dirigindo-se para a sua cidade, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados."

Muitos admiravam Jesus pelo seu porte, pelo seu jeito de falar, pelas coisas novas que dizia sobe a vida e sobre Deus. Nem todos, porém, estavam dispostos a seguir o que ensinava, e muito menos queriam reconhecê-lo como o enviado de Deus que dizia ser. Eu também não posso olhar para Jesus de modo descompromissado. Tenho de me decidir por ele, e mudar minha vida para segui-lo.

Oração

Senhor Jesus, sois um mestre diferente. Não apenas nos ensinais ideias, mas podeis conquistar e mudar nosso coração, nosso jeito de pensar e de agir. É isso que vos peço que façais. Fazei-me compreender vossas ideias, e dai-me forças para as pôr em prática. Isso não é fácil. Mas prometestes dar-nos tudo que pedirmos. Confio em vossa bondade e em vosso poder transformador. Amém.

3 - Sábado - Santos: Gamaliel, Nicodemos, Germano de Auxerre

Evangelho (Mt 14,1-12) "Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do rei Herodes."

João Batista era tão extraordinário que Herodes pensava que ele fosse um milagre vivo. Não aceitava, porém, suas palavras, e queria matá-lo, porque tinha o coração preso a outros interesses e a outros amores. Acabou matando o profeta. Nós também, se temos o coração preso a decisões já tomadas, não podemos acolher a palavra de Deus que nos convida a romper todos os laços do mal

Oração

Senhor, eu por mim não tenho forças para romper os laços do mal que me prendem, uns mais, outros menos. Por mim, não posso aceitar os convites que me fazeis. Pelo vosso poder tomai conta de mim, purificai meu coração, abri meus olhos, arrastai-me pelos caminhos que me mostrais. Libertai-me das más escolhas que fiz no passado, e dai-me coragem de começar tudo de novo. Amém.

4 - 18º Domingo Comum - Santos: João Maria Vianney, Lugaido

Evangelho (Lc 12, 13-21) "Tomai cuidado contra a ganância; mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens."

Jesus nega-se a decidir a questão entre os dois irmãos. Aponta, porém, a raiz desse e de tantos outros desentendimentos: a cobiça, a vontade de ter a todo custo. Os bens da terra são oferta de Deus para nosso bem, terreno e espiritual. Mas precisamos tomar cuidado, pois podemos facilmente deixar-nos escravizar pela vontade de ter, aliás, pela vontade de ter muito mais do que podemos usar. Quando nos damos conta, estamos cercados por montes de coisas, de mecanismos e aparelhos, ansiosamente controlando estratos bancários. Não nos basta ter; queremos ter o mais moderno, o mais bonito, se possível o mais exclusivo. Temos de parar um pouco e ouvir o que nos diz o Senhor: "Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que acumulaste?"

Oração

Senhor meu Deus, agradeço os bens que nos ofereceis, produtos da terra, ou de nossa inteligência e arte. Tornam nossa vida mais fácil, e até podem ajudar-nos a vos servir e aos irmãos com maiores possibilidades. Bendito sejais. E ajudai-nos a cuidar dessa nossa Terra, e tudo fazer para a tornar mais habitável para todos. Não permitais que nos preocupemos só conosco, mas com todos, com toda a humanidade, e trabalhemos para que nossa sociedade seja mais fraterna e justa. Mas, ajudai-nos a manter nosso coração desapegado e aberto também para os valores do espírito, da cultura e da religião. Numa palavra, livrai-nos da ganância que leva à injustiça, à corrupção, ao empobrecimento de muitos em vantagem de uns poucos. Amém.

5 - Segunda-feira - Santos: Cassiano, Emídio, Osvaldo

Evangelho (Mt 14,13-21) "Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram e seguiram-no a pé."

Parece que Mateus quis destacar que as pessoas estavam ansiosas para se encontrar com Jesus, ouvir sua palavra e encontrar socorro junto dele. Por isso andaram muito a pé - imaginemos crianças, mulheres, idosos - e foram longe. Para mim é muito mais fácil encontrá-lo. Pena que meu interesse não seja tão grande, e que eu não esteja tão ansioso assim por encontrar vida e salvação.

Oração

Senhor Jesus, nos Evangelhos vemos que sempre havia muita gente a vos procurar, e como todos eram acolhidos por vós. E eram todos atendidos, os que procuravam perdão, orientação e apoio para a vida, e os que procuravam saúde. Eu vos peço: atrai-me, aumentai minha fome e minha sede de vossa palavra, fazei-me ansiar pela salvação e paz que somente vós me podeis dar. Amém.

6 - Terça-feira - Santos: Felicíssimo, Agapito, Magno

Evangelho (Lc 9,28b-36) "Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: - Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!"

Os discípulos estavam muito apreensivos, pois mais de uma vez Jesus lhes falara do fim que o esperava em Jerusalém. Iriam precisar de uma ajuda especial do Senhor para se manter na sua aceitação de Jesus como mestre e salvador. Quando chegasse o momento, haveriam de lembrar-se do que tinham ouvido de Deus no alto do monte: "Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!"

Oração

Senhor Jesus, não sei o que me espera no futuro, as dificuldades e sofrimentos. Sei que por mim mesmo não poderei manter-me fiel a vós. Recordai-me sempre que sois o Filho de Deus, em cujo poder e misericórdia posso confiar. Mantende firme minha fé, fazei que me prenda a vossa palavra, minha única salvação. Amém.

7 - Quarta-feira - Santos: Sisto II, Caetano, Vitrício

Evangelho (Mt 15,21-28) "Mas, a mulher, aproximando-se, prostrou-se diante de Jesus, e começou a implorar: - Senhor, socorre-me!"

À primeira podemos até estranhar a atitude de Jesus. Ele era tão pronto a atender todos que recorriam a ele, mas agora não queria ajudar a pobre mulher. Com toda simplicidade, vejo uma dupla lição nesse fato. Imagino que ele queria pôr a prova sua fé e sua confiança. Mas também queria deixar para nós uma lição: ao orar e pedir, precisamos ser humildes e confiantes, quando parece não nos ouvir.

Oração

Senhor meu Deus, creio que me quereis ajudar a ser feliz agora e sempre. Eu também quero ser feliz, mas nem sempre sei onde está minha felicidade. Confio, pois, em vossa sabedoria e bondade, que cuidais de mim mais do que eu mesmo. Aceito também que o vosso tempo seja diferente do meu. Afinal, vós é que sabeis o momento certo para me ajudar. Ajudai-me quando quiserdes. Amém.

8 - Quinta-feira - Santos: Domingos, Emiliano, Miro

Evangelho (Mt 16,13-23) "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu."

Mais uma vez falando em nome dos outros discípulos, Pedro afirmou claramente sua fé em Jesus como salvador enviado por Deus. Nós temos a mesma fé, acreditamos que ele é o Filho de Deus entre nós para nos salvar. Podemos acreditar e apostar nisso nossa salvação porque fomos iluminados pelo dom da fé, que move nossa razão e nossa vontade. Não temos uma certeza apenas humana.

Oração

Senhor meu Deus, agradeço o dom da fé, que me leva a pôr em vós toda a minha confiança. Só porque sois misericordioso comigo é que posso encontrar em vós um sentido para minha vida. Fico feliz e agradeço porque enviastes vosso Filho para viver nossa vida humana, não apenas para nos mostrar o caminho, mas para caminhar conosco, participando de nossas alegrias e tristezas. Amém.

9 - Sexta-feira - Santos: Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein)

Evangelho (Mt 16,24-28) "Se alguém quer vir comigo, deve renunciar a viver para si mesmo, tomar sua cruz e vir atrás de mim."

É interessante o modo de falar de Jesus. Ele nos convida é para "ir com ele", não apenas aceitar uma doutrina, ou acatá-lo como um mestre entre tantos. Convida-nos a unir nossa vida à sua, a nos comprometer pessoalmente com ele. Por isso diz que não o podemos fazer se queremos viver por nós e para nós. Temos de deixar tudo e todos, a começar por nós mesmos e nossas pobres confianças.

Oração

Senhor Jesus, ninguém poderia fazer-me as mesmas exigências. Só vós me podeis pedir confiança absoluta e exigir tudo de mim, porque me ofereceis e podeis oferecer tudo. Quero aceitar vosso convite e ir convosco, por onde e para onde me quiserdes levar. Peço apenas que me deis perseverança, e continueis sustentando minha coragem. E não permitais que ainda vos abandone. Amém.

10 - Sábado - Santos: Lourenço, Deusdedit, Mercês

Evangelho (Jo 12,24-26) "Se alguém quer servir-me, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará."

Alguns gregos, não participantes do povo hebreu, queriam conhecer Jesus e sua doutrina. E ele os coloca diante do que afastava e escandalizava tantos: sua morte, sua aparente derrota. Ele é como a semente: deve morrer para que a vida brote. E quem o quiser acompanhar, não deve esperar destino diferente. Não sabemos qual foi a reação dos gregos. Mas nós também somos desafiados.

Oração

Senhor Jesus, não nos atraís com falsas promessas e ilusões. Dizeis logo que, quem quiser caminhar convosco deve estar pronto para tudo. Terá de abandonar esperanças enganosas, enfrentar dificuldades, e colocar-vos antes de tudo e de todos. Aumentai minha fé e minha confiança em vós, pois só assim vos poderei ser fiel. Tomai conta de mim, e serei capaz de vos seguir apesar de tudo. Amém.

11 - 19º Domingo Comum - Santos: Clara de Assis, Susana, Lélia

Evangelho (Lc 12, 32-48) "Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino."

Essa passagem é parte do capítulo 12 de Lucas, onde vemos Jesus que ensinava como devem viver seus discípulos, todos os seus discípulos. Sua vida deverá ser marcada por confiança, coragem, liberdade, pobreza, vigilância e responsabilidade. A comunidade dos discípulos será sempre pequena e, aos olhos humanos, indefesa. Não deve, porém, temer, porque o Pai lhe deu o Reino, isto é: ela está sob a proteção do poder de Deus. O discípulo vive na liberdade possível só para os que na vida não prendem o coração ao secundário, aos bens que não duram, e são pobres porque partilham seus bens sem se apegar a eles. E está continuamente de sobreaviso, vigilante no serviço de Deus e dos irmãos, atento aos perigos e às necessidades do momento.

Oração

Senhor Jesus, não sei o que o povo e vossos discípulos pensaram ao ouvir vossas palavras. Certamente perceberam, como eu, que vossas propostas e vossas ofertas exigem tudo de nós; confiança total, entrega completa, desapego absoluto. Acredito em vós, acredito que esse é o único caminho para a felicidade. Aumentai, pois, minha fé, para que eu possa a cada momento perceber o que esperais de mim e o que me ofereceis. Quando as decisões se tornarem difíceis, dai-me confiança, para me atirar tranquilamente nas mãos do Pai. Ajudai também meus irmãos e irmãs, para que nossa comunidade seja fraterna e alegre, de modo que caminhemos convosco, e todos vejam que nos podeis dar a paz. Confio em vós e de vós tudo espero. Amém.

12 - Segunda-feira - Santos: Joana Francisca de Chantal, Graciliano

Evangelho (Mt 17,22-27) "O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, mas no terceiro dia ele voltará à vida".

Jesus anunciou de novo sua morte, e os discípulos ficaram muito tristes. Como se não tivessem ouvido também o anúncio da ressurreição, da passagem para a vida nova. Dificuldades e sofrimentos não faltam na vida, e isso nos entristece. Mas não nos deve levar a esquecer os momentos de alívio e alegria que Deus nos dá. Principalmente nos alegremos com a vida nova que ele nos promete.

Oração

Senhor Jesus, reconheço que olho mais para as dificuldades e sofrimentos. Perdoai-me por esquecer que vossa vida foi como a nossa, uma vida nem sempre fácil. Ajudai-me a viver como vós esse vai-e-vem de alegrias e lágrimas. Sei que isso, afinal, é que vai polindo minha vida, desbastando as asperezas, para que seja o que quereis que eu seja. Fazei-me alegre pela alegria que espero. Amém.

13 - Terça-feira - Santos: Ponciano, Hipólito, Máximo

Evangelho (Mt 18,1-5.10.12-14) "Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus."

Jesus não se referia à inocência das crianças, mas à pouca consideração que recebiam no tempo. Tornar-se criança é, pois, reconhecer-se pequeno, frágil, dependente do poder e da bondade de Deus. Para aceitar a salvação oferecida, o "Reino dos Céus", é indispensável que reconheçamos que sem ele estamos perdidos, sem rumo e infelizes. Só podemos contar é com a misericórdia divina.

Oração

Senhor meu Deus, de fato muitas vezes tenho vivido como se não precisasse de vós, e pudesse ser feliz por mim mesmo. Perdoai meu orgulho, mudai meu coração, fazei-o mais sedento e faminto de salvação. Reconheço que dependo totalmente de vossa misericórdia, preciso de vosso perdão e de vossa ajuda. Afastai de mim todo orgulho, para me entregar confiante em vossas mãos. Amém.

14 - Quarta-feira - Santos: Maximiliano Maria Kolbe, Atanásia, Eberaldo

Evangelho (Mt 18,15-20) "Se teu irmão pecar, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste teu irmão."

Facilmente percebemos os erros e pecados de nosso próximo. O que não podemos evitar. E facilmente também o condenamos sem apelação. O que não deveríamos fazer, mas sim ajudá-lo a perceber seu erro e a se corrigir. E quase nunca temos coragem de o fazer. A razão é que nosso amor por ele ainda não é bastante grande para o ajudar, e nem confiamos muito em seu amor por nós.

Oração

Senhor Jesus, vejo e reconheço que tendes razão. Se amo meus irmãos, preciso ajudá-los a vos seguir e a encontrar em vós sua felicidade. De começo, ensinai-me a olhar seus erros com misericórdia, sem logo os condenar. Depois fazei que ore por eles, e os procure de coração aberto. Dai-me ainda as palavras certas, a entoação certa, para que não se sintam ofendidos, mas muito amados. Amém.

15 - Quinta-feira - Santos: Alípio, Tarcísio, Arnulfo

Evangelho (Mt 18,21-19,1) "Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: - Quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?"

A pergunta é clara, e sempre nos volta à cabeça: até quando devo perdoar? Sempre e tudo? A resposta de Jesus é também clara e definitiva: devo perdoar como o Pai, que sempre perdoa tudo a todos que o procuram. Quanto mais claro for o erro, tanto mais pronto e completo deve ser meu perdão. Ou seja, por maior que seja o erro, nunca será desculpa para eu não perdoar. Muito pelo contrário.

Oração

Senhor Jesus, entendo perfeitamente o que esperais de mim. O difícil, porém, é fazer o que ensinais. Raiva, mágoa, desilusão, orgulho, há tantos outros sentimentos fechando meu coração. Somente vós podeis libertar-me para o perdão. Aumentai em mim o amor, ensinai-me misericórdia, compaixão e tolerância. Olhai, Senhor, por este nosso mundo de tantos males e sem perdão. Amém.

16 - Sexta-feira - Santos: Estêvão da Hungria, Roque, Alsácio

Evangelho (Mt 19,3-12) "Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início."

Poucos textos têm sido tão analisados como esse. Lendo-o agora, chamou-me a atenção o "por causa da dureza de vosso coração". Desde o começo, o plano divino era que a união entre homem e mulher nascesse do amor e tivesse a firmeza do amor. Para isso o grande obstáculo é a dureza de coração, a incapacidade ou a falta de vontade de amar de fato, incondicional e gratuitamente.

Oração

Senhor meu Deus, hoje vos louvo pelo que imaginastes para homem e mulher, e por tantos casais que vivem felizes seu amor na realidade e sem fantasias. Peço pelos que se preparam para o amor, e pelos que - só vós sabeis os motivos - não souberam amar ou não foram amados. Ajudai-nos a fazer o que pudermos para que muitos outros encontrem no casamento seu caminho até vós. Amém.

17 - Sábado - Santos: Beatriz da Silva, Jacinto de Cracóvia

Evangelho (Mt 19,13-15) "Levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam."

Penso que os discípulos, como nós, queriam que elas se comportassem com o máximo respeito. Não compreendemos que as crianças e os jovens têm um jeito diferente de se relacionar com Jesus. Queremos que fiquem parados, vendo cerimônias de outros tempos, ouvindo mensagens numa linguagem que não é a sua. Talvez seja tempo de pedir que o Senhor nos abra os olhos e a fantasia.

Oração

Senhor Jesus, vejo que não fizestes um longo sermão para aquelas crianças. Apenas as abençoastes fizestes o sermão para os discípulos. Senhor, todos nós, pais e mães, padres e bispos, catequistas e todos os outros precisamos de ajuda para encontrar o jeito certo de trazer para vós crianças e jovens. Ensinai-nos como lhes falar para que vos encontrem e passem a vos amar e seguir. Amém.

18 - 20º Domingo Comum - ASSUNÇÃO DA VIRGEM MARIA

Evangelho (Lc 1,39-56) "A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a pequenez de sua serva."

Esse texto de Lucas é profundamente marcado pela ideia de alegria e felicidade. Começa com a alegria da criança ainda não nascida, e a alegria de Isabel pela visita de Maria e pelo filho bendito que ela carrega. Maria, por sua vez, canta sua alegria porque Deus seu salvador olhou para sua pequenez. Alegra-se porque todos dirão que ela é feliz, agraciada por Deus, e porque chegou a salvação para os pequenos. Preciso também cultivar a alegria, não a fácil, mas a que nasce de tantos dons de Deus. Quanto ele tem feito por mim, apesar de minhas limitações, quantas possibilidades ele continua abrindo para mim. Preciso renovar minha esperança ao ver como Maria, que o Senhor protege os pequenos e fracos, e cumpre fielmente suas promessas de salvação.

Oração

Senhor meu Deus, alegro-me com Isabel por tudo que fizestes por Maria, e continuais fazendo por nós. Olhando para a bondade que tendes conosco, só posso alegrar-me e bendizer vossa misericórdia. Eu vos bendigo pelo pouco que consigo fazer de bem, e agradeço ao ver tantas pessoas que fazem o bem, que sabem amar e ajudar. Hoje vos quero pedir que nos ajudeis a cuidar de tantos pequenos e fracos, empobrecidos por nossa falta de generosidade, e oprimidos pela injustiça aberta ou disfarçada. Renovai nossas esperanças, pois tantas coisas parecem não ter conserto. Ajudai-nos a transformar o mundo, a começar por nosso próprio coração soberbo. Fazei que o exemplo de Maria, a mãe de vosso Filho, seja inspiração para minha vida. Amém.

19 - Segunda-feira - Santos: João Eudes, Sisto III, Luís de Tolosa

Evangelho (Mt 19,16-22) "Alguém aproximou-se de Jesus e disse: ─ Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?"

A alguém que, já vivia os mandamentos, mas perguntou que mais poderia fazer, Jesus respondeu: - Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me. O convite de Jesus é pessoal e especial, para estar sempre com ele. Quais seriam os planos de Jesus sobre esse jovem? Que teria acontecido se os aceitasse?

Oração

Jesus, acho que entendi. Não basta que apenas cumpra mandamentos. Tendes um projeto pessoal para mim, e me chamais para uma tarefa que só eu poderei cumprir. Não importa qual a tarefa, mas sim que eu a aceite e cumpra, e vos responda com todo o amor que me tornais possível, sem pensar em mim nem em minhas vantagens. Senhor, que eu aceite o convite e vá convosco até o fim. Amém.

20 - Terça-feira - Santos: Bernardo de Claraval, Samuel, Felisberto

Evangelho (Mt 19,23-30) "E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus."

De modo absoluto Jesus dizia que é impossível alguém aceitar a salvação enquanto fizer da riqueza seu objetivo de vida, acima de tudo o mais. Esse apego não nos afasta só de Deus e dos valores espirituais. Separa-nos também do próximo, afastando-nos da justiça, da amizade e da partilha. Precisamos saber usar dos bens que estão a nossa disposição, sem nos tornar seus escravos.

Oração

Senhor meu Deus, sois muito generoso comigo, e colocais tantos bens materiais e culturais a meu dispor. Agradeço porque me dais o necessário para a vida, a saúde e a instrução. Não permitais que me feche no egoísmo e na cobiça. E ajudai-me a suportar também a falta de algumas coisas, sem me entregar à tristeza ou ao desânimo. Perdoai se tantos, por nossa culpa, não têm o necessário.

Amém.

21 - Quarta-feira - Santos: Pio X, Ciríaca, Humbelina

Evangelho (Mt 20,1-16a) "Esses últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro."

Essa era a reação de muitos adversários de Jesus. Não aceitavam que oferecesse salvação para todos, sem respeitar os critérios deles, que se julgavam puros e perfeitos. Não nos podemos sentir como que injuriados, ao ver que a salvação é oferecida para aqueles que consideramos impuros e pecadores. Temos antes de bendizer o Pai, infinitamente mais misericordioso que todos nós.

Oração

Senhor Jesus, abri nosso coração para tantos que nos procuram, e aos quais ainda não sabemos muito bem como acolher. Aumentai nossa fé, para que saibamos discernir o que dizer e fazer; fortalecei nossa caridade, para que seja sem limites como a vossa misericórdia. Guiai nossos passos entre os extremos, e dai-nos a sabedoria necessária para entender bem os sinais que nos fazeis. Amém.

22 - Quinta-feira - Nossa Senhora Rainha

Evangelho (Lc 1,26-38) "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus."

Jesus de Nazaré, filho de Maria, é o Filho de Deus que assumiu a natureza humana, fez-se homem como nós. S. Paulo escreveu sobre ele: "Ele é a imagem do Deus invisível, primogênito de toda criatura, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra ... tudo foi criado por meio dele e para ele" (Cl 1,15-16). Maria é, pois, a mãe de Jesus que é Deus. É a primeira entre todos nós.

Oração

Senhor meu Deus, alegro-me com Maria, a mãe de vosso Filho Jesus. Vós a escolhestes entre todos para a colocar acima de todos nós, derramastes sobre ela todas a vossas graças, fazendo-a única entre todas as criaturas. Colocastes em seu coração um amor imenso por vós e por nós. Por sua intercessão nós vos pedimos as graças e auxílios necessários para vos ser fiéis em tudo. Amém.

23 - Sexta-feira - Santos: Rosa de Lima, Zaqueu, Tiago de Bevagna

Evangelho (Mt 13,44-46) "O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem encontra-o e ... Cheio de alegria, vende tudo e compra-o."

O Reino, a salvação, continuamente nos é oferecido, e está oculto no campo de nossa vida, nas circunstâncias de nossa rotina. Não percebemos que o Senhor está agindo. Precisamos orar, pedir sempre que nos faça prestar atenção aos sinais que nos faz, que abra nosso coração para perceber o valor do tesouro que coloca ao nosso alcance. Só então seremos capazes de deixar tudo para o ter.

Oração

Senhor Jesus, são tantas as distrações, tão fortes os ruídos ao meu redor, que facilmente não me dou conta de vós. Por isso vos peço que me façais atento a vossas passagens por minha vida, abri meu coração para que vos possa ouvir e compreender e vos seguir como discípulo. Prendei minha atenção, para que vos tenha sempre em mente, e vos coloque acima e antes de tudo e de todos. Amém.

24 - Sábado - Santos: Bartolomeu, apóstolo, Emília, Maria Micaela

Evangelho (Jo 1,45-51) "Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José."

Filipe e André tinham seguido Jesus e ficaram com ele longamente, acreditando que ele era o salvador, como dissera João, o que batizava. André foi procurar Pedro e Filipe encontrou Natanael. Não queriam guardar só para si a descoberta feita. Estavam tão contentes e felizes, que logo queriam levar outros a Jesus, para que o pudessem ter como mestre e amigo. Por que eu não faço o mesmo?

Oração

Senhor Jesus, bem ou mal vos tenho seguido há muito tempo, e vejo que pelo menos ou pouco minha vida tem mudado, e sou mais feliz. Eu vos agradeço por me terdes chamado, e peço perdão por ter sido tão descuidado em atrair outros para vós. Pensando bem, o mais que posso fazer por meus parentes e amigos é ajudá-los a vos conhecer. Preciso falar mais vezes de como sois bom. Amém.

25 - 21º Domingo Comum - Santos: Luís de França, Patrícia

Evangelho (Lc 13, 22-30) "Alguém lhe perguntou: - Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?"

A questão era controversa entre os mestres religiosos do judaísmo. Alguns diziam que se salvariam todos os que eram do povo escolhido. Já outros diziam que seriam pouco os salvos. É verdade que ainda hoje alguns se ocupam com a questão. Mas o importante é o que disse Jesus, sem participar do debate. O importante, de fato, é ser salvo, acolhido na misericórdia do Pai. O que exige de nós escolha, esforço, cuidado, decisão, perseverança. Isso exige muito de nós, ou melhor tudo, para passar por essa "porta estreita". Enquanto é tempo, enquanto dura esta vida na qual podemos decidir-nos. E Jesus destaca mais um aspecto: não podemos contentar-nos com sentimento e palavras: temos de viver de fato do jeito novo que ele nos mostra.

Oração

Senhor Jesus, é por misericórdia infinita que o Pai nos oferece salvação, libertação de todo mal, e felicidade real. Agradeço o dom da fé que me destes, e que me leva a acreditar e aceitar vossa oferta. Quero estar agora e sempre convosco, mas preciso de vossa ajuda. Em mim e fora de mim há tanta coisa que me arrasta para longe de vós, estou cercado de desejos e rejeições, ameaçado pela inconstância, atraído por facilidades. Tornai mais firme minha decisão por vós, fortalecei meu amor. Sei que, se de fato vos amar, tudo será mais fácil para mim. Mas para vos amar preciso que me transformeis interiormente. Finalmente, Senhor, fazei-me atento, para fazer as escolhas certas e poder chegar até vós. Amém.

26 - Segunda-feira - Santos: Joana Isabel, Zeferino, Isabel Richier

Evangelho (Mt 23,13-22) "Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Fechais aos outros o Reino dos Céus; vós mesmos não entrais, nem deixais entrar os que o desejam."

Jesus condena o formalismo religioso, a valorização demasiada de ideias e tradições humanas. Lembra também que não temos o direito de impor, em seu nome, mas por nossa decisão, obrigações religiosas que acabam sendo estorvo na caminhada das pessoas. Não podemos atravancar com exigências humanas e com nossas ideias próprias a entrada aberta por ele para a salvação.

Oração

Senhor, o caminho que nos ensinais é um caminho exigente, que só podemos seguir se estivermos dispostos a deixar tudo. Mas não é um caminho complicado, cheio de prescrições e exigências arbitrárias. Podemos dizer que é um caminho muito simples: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. Ajudai-me seguir com simplicidade e alegria esse caminho. Amém.

27 - Terça-feira - Santos: Mônica, Eutália, Antusa Menor

Evangelho (Mt 23,23-26) "Pagais o dízimo da hortelã ... e deixais de lado os ensinamentos importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade."

As palavras duras de Jesus contra seus adversários continuam valendo ainda hoje, também para mim. Minha fé, meu compromisso de fidelidade com Deus, deve ser verdadeira, lúcida e atuante. Tenho de saber decidir e dar mais importância ao que de fato é mais importante. Não posso prender-me a práticas exteriores de piedade, e descuidar de me entregar a Deus e ao bem dos irmãos.

Oração

Senhor Jesus, agradeço o aviso que me dais. Pois facilmente me prendo a práticas e devoções que satisfazem meus sentimentos e emoções. Dai-me uma fé lúcida e adulta e robusta, que de fato condicione toda a minha vida. Fazei que eu, como dissestes, de mais importância à justiça, à misericórdia e à fidelidade. E ajudai-me a pôr minha devoção na oração, na conversa amiga convosco. Amém.

28 - Quarta-feira - S. Agostinho bispo e doutor da Igreja

Evangelho (Mt 23,27-32) "Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! ... por fora, pareceis justos, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça."

O que Jesus dizia da hipocrisia em seu tempo continua sendo um alerta sempre oportuno para mim. Talvez não haja em minha vida incoerências clamorosas; mesmo assim devo estar atento também às incoerências menores, às falhas que limitam minha entrega a Deus e minha disponibilidade em favor dos irmãos. Preciso continuar no esforço de ascese, de purificação, para ir corrigindo tudo isso.

Oração

Senhor, a experiência já me ensinou que preciso estar sempre num processo de recuperação, numa caminhada contínua de conversão. Não posso descuidar-me nem ficar tranquilo. Dai-me a coragem e a perseverança necessária para ir corrigindo os defeitos, a começar pelos que mais incomodam os que convivem comigo. Tenho certeza que, se me ajudais, ainda conseguirei ser melhor. Amém.

29 - Quinta-feira - Santos: Sabina, Niceias, Hipácio

Evangelho (Mc 6,17-29) "Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão."

Marcos traça um quadro perturbador. Um rei fraco e devasso, um romance adúltero, uma mulher vingativa, uma filha influenciável ao redor de um profeta. Quadro cruel, no meio de um banquete, como pagamento de uma dança, é trazida num prato a cabeça de João. No meio de tanta miséria, sobressai a figura desse homem, voz de Deus no deserto do mal; para ele a justiça era mais que a vida.

Oração

Senhor Jesus, o relato de Marcos leva-me a pensar em tantos que, através dos séculos, desse o começo da humanidade, sofreram perseguições e até perderam a vida. Foram fiéis até o fim à verdade e a justiça. Hoje a situação continua a mesma, e são muitos os que dão testemunho, são mártires. Dai coragem e firmeza a todos que agora sofrem ameaças, represálias, prisões e morte. Amém.

30 - Sexta-feira - Santos: Adauto, Gaudêncio, Rosa de Santa Maria

Evangelho (Mt 25,1-13) "O Reino dos Céus é como a história das dez virgens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo."

Entre os judeus, na noite do casamento, a noiva rodeada por suas amigas esperava a chegada do noivo, que a vinha buscar. A chegada da salvação é comparada com o noivo que deve vir. Ainda que pareça tardar sua chegada, é preciso que estejamos sempre acordados e prontos para não perder a festa. Caso contrário, ficaremos de fora e não haverá para nós outra oportunidade de salvação.

Oração

Senhor, a cada momento estais a nos oferecer a salvação, e um dia haveis de vos manifestar como a salvação definitiva. De uma e outra vinda só vós conheceis a hora. Ajudai-me a estar sempre vigilante e preparado, certo que havereis de chegar, ainda que pareçais tardar. Não permitais que os acontecimentos transitórios de agora me façam esquecer de vós e de vossas promessas. Amém.

31 - Sábado - Santos: Aristides, Nonato, Amado

Evangelho (Mt 25,14-30) "Sei que és homem severo; colhes onde não plantaste e ceifas onde não semeaste. Por isso fiquei com medo e enterrei o teu talento."

O servo preguiçoso, que recebera apenas um talento, apresentou uma desculpa: - fiquei com medo, não tive coragem de arriscar, preferi a segurança. Na verdade, penso que mais vezes foi o que aconteceu comigo: tive medo e falhei, não por errar, mas por não tentar. Tenho de aprender que, se não confiar em mim mas no poder de Deus, tudo dará certo, mesmo quando parecer que falhei.

Oração

Senhor Jesus, acho que não me confiastes apenas um talento. Basta olhar para minha vida e vejo as oportunidades e os dons que me dais. Primeiro, quero agradecer vossa bondade e vossa confiança. E depois quero pedir perdão e que me deis coragem de arriscar quando for preciso, confiando que estareis comigo para me amparar e iluminar. Renovo, Senhor, a decisão de vos seguir e servir. Amém.