REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

MÊS DE OUTUBRO

1 - Terça-feira - Santos: Teresa de Lisieux, Veríssimo

Evangelho (Lc 9,51-56) "Tiago e João disseram: - Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?" Jesus voltou-se e repreendeu-os."

Jesus tinha sido rejeitado em Nazaré; agora rejeitam-no os samaritanos; e estava a caminho de Jerusalém, onde seria rejeitado pelos chefes do povo. Os apóstolos viam que se ia desfazendo seu sonho de uma vitória espetacular do Messias e de seus fiéis. Tiago e João achavam que estava na hora de Deus, como de tempo de Elias, intervir para garantir a vitória contra os inimigos de seu enviado.

Oração

Senhor Jesus, na verdade nosso modo de pensar não mudou muito. Ainda fico imaginando que devíeis ser mais severo com os pecados, pelos menos dos outros, e que seria tempo de impor a todos a verdade do evangelho. Ajudai-me a compreender que vosso modo de agir é outro, é imensa vossa misericórdia e divina vossa paciência. E ensinai-me a amar pacientemente como vós. Amém.

2 - Quarta-feira - Anjos da Guarda, Santos: Custódio, Leodegário

Evangelho (Mt 18,1-5.10) "E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe."

Os discípulos discutiam quem seria mais importante. Continuamos com a mesma tentação de dar mais importância aos mais importantes. No modo de pensar de Jesus, até uma criança - que não tinha grande importância, como as mulheres - é tão importante que, quem a acolher está acolhendo a ele mesmo. Devemos dar ao menor entre nós o mesmo apreço que damos aos que parecem grandes.

Oração

Senhor Jesus, vejo que preciso mudar meu jeito de tratar as pessoas, a partir de vossos critérios. Para vós todos são importantes. E, se fosse o caso de alguma preferência, deveria ser em favor dos menores, pobres, fracos, sem importância. Quanto a isso, tenho falhado muitas vezes, e peço perdão. Ensinai-me a olhar para todos à luz da fé, vendo em todos filhos e filhas que muito amais Amém.

3 - Quinta-feira - Bvs. André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e Comps.

Evangelho (Lc 10,1-12) "O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir."

Aos discípulos, enviados para lhe preparar o caminho, Jesus deu várias orientações. A que chamou minha atenção foi está: - não cumprimenteis ninguém pelo caminho!" No povo de Jesus os cumprimentos eram demorados. E os discípulos tinham de ter pressa, não podiam perder tempo. Somos todos enviados para anunciar a salvação: então não devemos atrasar-nos com cuidados de menor importância.

Oração

Senhor Jesus, de fato perco tempo com tantas ninharias que não tenho tempo, ou pelo menos não tenho pressa em cumprir a missão que me confiastes. Quero organizar-me e estar mais atento a todas oportunidades de vos anunciar como salvador, como o único que nos pode fazer felizes. Aproveito para vos pedir ajuda para não desanimar diante do esforço exigido e do insucesso possível. Amém.

4 - Sexta-feira - Santos: Francisco de Assis, Amônio, Petrônio

Evangelho (Lc 10,13-16) "Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou."

Jesus falava aos discípulos que enviava a anunciar o Reino. Não é, porém, só através de seus enviados oficiais que ele nos fala. Precisamos prestar ouvidos a nossos irmãos e irmãs, por mais simples que nos possam parecer. Pelo batismo eles receberam do Senhor o Espírito, são animados pela fé e pela caridade. Através deles e de seu exemplo Jesus fala-nos, ensina e aconselha.

Oração

Senhor Jesus, creio que me falais através de vossos ministros. Mas também através de tantos irmãos e irmãs que vos seguem, e que me podem ajudar a perceber o que me propondes. Não permitais que eu os menospreze. Eles estão convosco e vos amam; são iluminados pelo Espírito Santo. Trazem no coração a sabedoria da fé, e mais do que doutrinas podem ensinar como viver. Amém.

5 - Sábado - Santos: Benedito, o Negro, Faustina, Flávia

Evangelho (Lc 10,17-24) "Ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar."

Jesus revela-nos o Pai, e o Pai revela-nos o Filho. Só revelamos nosso segredo íntimo por amor. Também o Pai, o Filho e o Espírito revelam-se a nós por amor, para nos fazer participantes de sua divindade. Para fazer em nós sua morada, e para nos acolher na intimidade de sua vida divina. Tudo pode parecer como antes, mas nossa vida é modificada; como dizem os santos, somos divinizados.

Oração

Senhor meu Deus, jamais poderei agradecer com deveria esse amor tão grande que mostrais por mim. Não me quereis apenas como criatura, que se volta a vós para vos adorar. Quereis fazer-me filho, participante de vossa vida, de vosso conhecimento, de vosso amor. Bendito sejais, Senhor, que em vosso Filho Jesus vos entregastes a mim e me tomastes para vós. Guardai-me convosco. Amém.

6 - 27º Domingo Comum - Santos: Bruno, Maria Francisca, Erotides

Evangelho (Lc 17, 5-10) "Os apóstolos disseram ao Senhor: - Aumenta a nossa fé!"

Jesus tinha falado sobre como deve ser a vida na sua comunidade. Diante dessa proposta de vida, os apóstolos fazem uma oração: pedem que o Mestre aumente, ou torne mais real, sua fé. Na linguagem bíblica, a fé não é apenas aceitar algo como verdadeiro, aceitar a palavra de alguém. A fé caracteriza nossa atitude diante de Deus, no qual encontramos nossa certeza de vida. Confiamos nele, em sua bondade, em seu poder e em sua fidelidade. Fé é a aceitação da oferta do Senhor, e nosso comprometimento fiel com ele. Na fé não apenas aceitamos uma doutrina. A fé leva-nos a abraçar o jeito novo de viver que Jesus nos ensina, a entregar-nos totalmente nas mãos do Pai. A fé é uma vida na qual podemos e devemos crescer. Devemos pedir continuamente: Senhor, aumentai a nossa fé.

Oração

Senhor Jesus, hoje vos faço o mesmo pedido dos apóstolos: Aumentai a minha fé! Mudai meu coração, dai-me o dom da fé, para que aceite totalmente a oferta de vida que o Pai me faz. Aumentai minha confiança em seu poder e em sua misericórdia, e aumentai minha fidelidade, para que nada me separe de vós. Não tenho clareza completa, não sei por onde e para onde me levais, mas confio em vós. Muitas coisas que dizeis eu não consigo entender muito bem agora, mas aceito vossa palavra, e sei que um dia tudo se tornará claro. Aumentai minha fé, para que vos siga mais fielmente, não apenas em teoria, mas na prática de cada dia. Senhor, aumentai minha fé, para que saiba resistir a tantas ideias que tentam separar-me de vós. Aumentai minha fé, é isso me basta. Amém.

7 - Segunda-feira - Santos: Nossa Senhora do Rosário, Helano, Osita

Evangelho (Lc 1,26-38) "O anjo entrou onde ela estava e disse: - Alegra-te, eleita pelo favor de Deus, o Senhor está contigo!"

"Alegra-te" na palavra do anjo não é apenas a normal saudação entre os gregos. Pelo contexto entendemos que se trata de um convite à alegria que nasce da presença de Deus salvador. Maria pode alegrar-se porque foi amada e escolhida, e Deus está com ela de um modo todo especial. É a escolhida entre todas para ser a mãe do Salvador prometido, do Filho de Deus que vem estar conosco.

Oração

Senhor Jesus, alegro-me com Maria, vossa mãe mais do que todos amada pelo Pai, enriquecida pelo dom de sua graça e de seu favor. Alegro-me com sua alegria, e alegro-me convosco que tanto a amais. Alegro-me porque sei que ela, por vos amar tanto, também me ama e quer proteger-me na caminhada. Sei que ela intercede sempre por mim; pelo amor que lhe tendes, guardai-me sempre. Amém.

8 - Terça-feira - Santos: Lourença, Taís, Reparata

Evangelho (Lc 10,38-42) "Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa."

Certamente não era a primeira vez que Jesus se hospedava na casa de Marta e Maria, e também de Lázaro seu amigo. Os três devem ter ouvido muitas coisas, e aprendido muito com Jesus. Não viam em Jesus apenas um mestre, mas também um amigo, e isso os levava a segui-lo mais fielmente. Nós podemos olhar assim para Jesus, sem muita cerimônia e com um pouco mais de amizade.

Oração

Senhor Jesus, sois meu Deus, mas chamastes e continuais chamando de amigos os vossos seguidores. Não sois um Deus distante; caminhais a nosso lado, acompanhando em tudo nossa vida. Ajudai-me a prestar atenção a vossa companhia, a falar mais convosco, e principalmente a vos ouvir mais. Confio em vosso poder e em vossa amizade. Fazei que sempre e em tudo vos seja fiel. Amém.

9 - Quarta-feira - Santos: Dionísio, João Leonardi, Públia

Evangelho (Lc 11,1-4) "Jesus respondeu: - Quando rezardes, dizei: - Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino."

Os discípulos viam Jesus em diálogo e contato com Deus. Queriam saber como fazer isso. Jesus diz: Olhem para Deus como Pai, que ama vocês e quer sua felicidade. Falem com confiança e amor. Digam-lhe que se alegram por ele ser como é, bom e cheio de misericórdia. Peçam que ele abra seu coração à oferta que ele faz de salvação e felicidade para vocês, aceitem ser seus filhos e filhas.

Oração

Senhor Jesus, agradeço por me terdes ensinado um jeito novo de orar, no amor e na confiança filial. Bendigo e adoro a Deus, Trindade Santa, Pai, Filho e Espírito. Unido convosco alegro-me porque sou amado imensamente por um Pai que cuida de mim, com mais carinho do que qualquer mãe o poderia fazer. Quero, Senhor, viver unido a vós, participando de vossa divindade para sempre. Amém.

10 - Quinta-feira - Santos: Daniel Comboni, Paulino de York, Gereão

Evangelho (Lc 11,5-13) "Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião?"

O coração de pai é sempre o mesmo. Seja de nosso pai da terra, ou de nosso Pai do céu. Não esquecemos o que nossos pais fizeram por nós, sua bondade e seu cuidado. Pois bem, todo esse amor é apenas um leve reflexo do amor de Deus por nós. Seu amor por todos é um amor terno e forte, um amor surpreendente e gratuito. Dele podemos esperar todo o bem, só o bem, pois é sempre pai.

Oração

Senhor Jesus, muitas coisas nos ensinastes, mas certamente o mais importante foi dizer-nos que Deus é pai, que nos ama e quer nosso bem. É bom saber que é pai misericordioso, que ama com ternura, e que nos perdoa sempre que voltamos a ele. Isso me ajuda a continuar lutando com minhas debilidades. E sabendo que ele me ama tanto, não me resta senão amá-lo o mais que posso. Amém.

11 - Sexta-feira - Santos: Zenaide, Jaime, Alexandre Saulo

Evangelho (Lc 11,15-26) "Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa."

Diante da teimosia dos adversários, que se recusavam a ver o poder de Deus nas obras que fazia, Jesus exige deles uma tomada de posição. Precisam decidir se o aceitam ou não. Se o aceitam, devem começar a viver de um jeito novo e procurar novos valores. O mesmo desafio Jesus continua fazendo a nós. Como diz em outro lugar, ninguém pode ter dois patrões que dão ordens contraditórias.

Oração

Senhor Jesus, creio em vós, creio que somente vós me podeis mostrar o caminho certo e salvar. Por vossa causa quero deixar tudo que for preciso deixar. Aumentai minha fé, para que me deixe guiar somente pela vossa verdade e por vosso amor. Perdoai-me porque tantas vezes agi influenciado por falsas ideias, seduzido por enganos e mentiras. Ajudai-me, Jesus, a mudar e a vos ser fiel em tudo. Amém.

12 - Sábado - Santos: Serafim, Edvino

Evangelho (Jo 2,1-11) "Mulher, por que dizes isso a mim? Minha hora ainda não chegou. Sua mãe disse aos que estavam servindo: - Fazei o que ele vos disser!"

Por si, no texto original, a resposta de Jesus é negativa, pois ainda não era o momento de ele se manifestar. Sem esquecer que o mais importante para João era dizer que ali Jesus dava o primeiro sinal de sua missão, podemos olhar para Maria. Ela não se deixou levar pela aparente negativa. Sabia que seria atendida. Porque era mãe, e porque Jesus não iria deixar de ajudar o casal de noivos.

Oração

Senhor Jesus, na festa de casamento fizestes a vontade de Maria, e na cruz vós a destes como mãe para todos nós. Sei que amais muito vossa mãe, e que ela é a que mais vos ama. Por isso confio na sua intercessão. É vossa mãe, e por isso a ouvis quando pede por nós. E é também nossa mãe, como dissestes, e por isso pede sempre por nós, que nos ajudeis a ser discípulos fiéis. Amém.

13 - 28º Domingo Comum - Santos: Celidônia, Geraldo de Aurilac, Venâncio

Evangelho (Lc 17,11-19) "Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos pararam à distância, e gritaram: 'Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!'."

Estavam cobertos de chagas e de trapos. Os leprosos não podiam entrar nos povoados, nem se aproximar das pessoas. Por isso ficaram longe e gritaram. Jesus também deve ter gritado para que o ouvissem. Não imagino o que pensaram quando Jesus, em vez de os curar, mandou que se apresentassem aos sacerdotes, que os deveriam declarar curados. O certo é que de algum modo confiaram e acreditaram em Jesus, e foram fazer o que tinha mandado. Bem que podemos, porém, imaginar o espanto e a alegria quando viram desaparecer as marcas da doença. Um, que era samaritano e não era considerado membro do povo de Deus, voltou para agradecer a Jesus. E os outros nove, será possível que não tenham agradecido a Deus o favor recebido?

Oração

Senhor Jesus, creio que sois o Filho de Deus encarnado, meu salvador, minha vida e minha esperança. Tenho recebido tantos favores de vossa bondade e de vosso poder. Favores temporais e materiais, saúde, bem-estar, boas oportunidades de vida. Favores espirituais que não consigo enumerar todos; fé, graça, perdão, ajuda de todos os tipos e em todas as ocasiões. Tenho muito que agradecer. Perdoai-me, porque nem sempre me lembro de o fazer. Hoje, porém, quero agradecer todo o bem que me fizestes, todas as graças, toda a paciência infinita que tendes comigo. Quero agradecer por todos os meus irmãos, principalmente por aqueles que, como eu, nem sempre se lembram de vos louvar pelos favores recebidos. Dai-nos, Senhor, um coração agradecido. Amém.

14 - Segunda-feira - Santos: Calisto I, Fortunata, Evaristo

Evangelho (Lc 11,29-32) "Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas."

Jesus falava daqueles que, no seu tempo, não queriam aceitar sua mensagem a menos que Deus lhes mandasse um sinal extraordinário. Jonas, um profeta medroso (Jn 1) não tinha nada de extraordinário, mas o povo de Nínive acreditou em sua mensagem. Assim também seus ouvintes deviam acreditar em sua palavra, dele que parecia um simples homem, sem ficar esperando um sinal de Deus.

Oração

Senhor Jesus, agradeço o dom da fé, que me leva a acreditar em vós, simplesmente porque sois vós, sem pedir nenhum milagre. Aumentai minha união convosco, fazei que vos compreenda sempre mais, e viva como ensinais. Assim outros poderão ver como é bom acreditar em vós, como podemos ser felizes convosco. E não permitais que, com minha vida, afaste alguém de vós. Amém.

15 - Terça-feira - Santos: Teresa d'Ávila, Eutímio

Evangelho (Lc 11,37-41) "Um fariseu convidou-o para jantar. Jesus entrou e pôs-se à mesa. O fariseu admirou-se ao ver que Jesus não se lavou antes da refeição."

A palavra "fariseu" significava "separado, puro". Para conservar sua pureza os fariseus tinham muitos ritos; entre eles o de se purificar sempre que voltavam da rua. Jesus não os censurava por seus ritos, mas porque ficavam só com as exterioridades. Não cuidavam da pureza interior, dos pensamentos e das escolhas certas. Podemos cultivar tradições e devoções, mas sem esquecer o interior.

Oração

Senhor Jesus, sabeis muito que que facilmente me prendo às exterioridades, aos ritos e cerimônias sociais ou religiosas. Nem sempre meus atos correspondem ao meu compromisso convosco. Ajudai-me a estar atento a minhas intenções e objetivos. Quero viver na verdade e sem fingimentos. Prometo que, com vosso apoio, procurarei ser transparente e fazer em tudo vossa vontade. Amém.

16 - Quarta-feira - Santos: Geraldo Majella, Edviges

Evangelho (Lc 11,42-46) "Ai de vós, mestres da Lei, que oprimis os homens cargas insuportáveis, que vós mesmos não tocais nem com um só dedo."

A doutrina de Jesus não se baseia em leis e mandamentos. Não é um peso, mas libertação e alívio. No seu modo de pensar, mandamentos e leis não são obrigações impostas, mas apontam caminhos para a felicidade. Convidam-nos a colocar Deus em primeiro lugar em nosso amor, a procurar a justiça e paz da fraternidade. Seus mandamentos libertam-nos do mal e de nossas más inclinações.

Oração

Senhor Jesus, como disse Pedro (Jo 6,68) só vós tendes a palavra que nos dá a vida. Eu vos bendigo e vos agradeço, porque me libertais de mentiras e ilusões. Vós me indicais o sentido para minha vida, e me dais a possibilidade de amar o Pai e meus irmãos. E dissestes que nisso está o mais importante dos mandamentos. Quero viver essa liberdade, sem impor pesos a meus irmãos. Amém.

17 - Quinta-feira - Santos: Inácio de Antioquia, Serafino, Notelmo

Evangelho (Lc 11,47-54) "Ai de vós, mestres da Lei; vós vos apoderastes da chave da ciência. Vós não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar."

Jesus fala contra os mestres da Lei que, por apego a suas próprias ideias religiosas, se tornaram incapazes de compreender a mensagem da Escritura, e muito menos capazes de aceitar suas palavras. Pior ainda: com suas interpretações, em geral rigoristas, tentavam impedir que o povo pudesse aceitar a pregação libertadora de Jesus, que ensinava um jeito novo, bom e alegre de ser e viver.

Oração

Senhor Jesus, por misericórdia, ajudai-me a nunca ser estorvo na caminhada de meus irmãos para vós. Nem permitais que meus preconceitos me impeçam de aceitar vosso modo de pensar, e afastai de mim qualquer orgulho que me impeça de aprender com os que estão ao meu redor. Fazei que eu aprenda que o importante é amar a Deus sobre tudo, e ao próximo como a mim mesmo. Amém.

18 - Sexta-feira - Santos: Lucas

Evangelho (Lc 10,1-9) "O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e enviou-os dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele devia ir."

Entre os seguidores de Jesus havia mulheres (Lc 8,2; 24,22). Podemos então supor que entre seus enviados poderia estar um ou outro casal. Não o sabemos. Mas é certo que os casais cristãos têm na igreja e no mundo missão especial, que só eles podem desempenhar no anúncio de Jesus. É sempre mais urgente que eles assumam plenamente sua função, e o façam com alegria e coragem.

Oração

Senhor Jesus, hoje quero orar por meus irmãos e irmãs unidos pelo amor no sacramento do matrimônio. Iluminai-os com a fé, para que entendam o que lhes ofereceis; fazei seu amor forte e alegre; dai-lhes a força da esperança. Que vivendo seu amor nos ensinem a amar. Que pela paternidade e maternidade preparem para o mundo um tempo novo, de mais amor, fraternidade e paz. Amém.

19 - Sábado - Santos: Paulo da Cruz, Pedro de Alcântara.

Evangelho (Lc 12,8-12) "Todo aquele que se declarar por mim diante dos homens, o Filho do Homem também se declarará por ele diante dos anjos de Deus."

As comunidades da Igreja dos primeiros tempos viam-se ameaçadas de todos os lados, enfrentado até ameaças de tormentos e morte. Lucas recorda-lhes a promessa de Jesus. Não abandonará seus seguidores e, diante do Pai, reconhecerá sua fidelidade. Hoje ainda há discípulos perseguidos, encarcerados e até mortos. Mesmo não sendo o nosso caso, precisamos de ajuda para ser fiéis.

Oração

Senhor Jesus, eu vos louvo por tantos que sofreram e até morreram para vos ser fiéis. Com vossa ajuda foram capazes de vencer o medo e de perdoar quem os atormentava. Hoje vos peço por tantos que são perseguidos, presos e até mortos por causa de sua fé. Dai-lhe força e renovai sua confiança em vós. E ajudai-nos, a nós que somos tão frágeis diante de perigos bem menores. Amém.

20 - 29º Domingo Comum - Santos: Artêmio, Contardo Ferrini, Íria

Evangelho (Lc 18,1-8) "Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir."

Logo na introdução da parábola Lucas apresenta-nos sua interpretação: precisamos pedir, e temos de pedir sempre. Precisamos pedir a ajuda e a proteção de Deus porque, por nós mesmos, somos como a viúva, pobres e fracos. Precisamos pedir sempre, porque nunca estamos em condição de cuidar de nós mesmos. Nossa existência não depende de nós, não temos controle completo sobre os acontecimentos, a qualquer momento podemos ser vencidos pelo mal. Mas, podemos pedir com confiança, sabendo que Deus sempre nos atenderá se lhe pedimos salvação. E atenderá porque é bom e nos ama gratuitamente, acima de nossos merecimentos. E ouvirá logo nossa súplica, porque nunca deixa passar a hora de nos ajudar, por mais que nos pareça demorar.

Oração

Senhor, mais de uma vez vós e vossos santos insistis na necessidade que temos de orar sempre, de vos pedir ajuda e salvação. Até parece que não seria preciso insistir tanto, porque eu mesmo já percebi como sou fraco e necessitado de ajuda. Preciso de vossa ajuda até mesmo para rezar e pedir ajuda. Essa a primeira graça que vos peço: dai-me a graça de orar sempre, de pedir como devo, de rezar sempre. Sei que não mereço ser atendido, mas conto com vossa bondade misericordiosa. Olhai por mim, Senhor, por todos os vossos filhos e filhas. Dai-nos o necessário para a vida temporal, e mais ainda os dons da vida nova. Por mais que sejamos capazes de fazer hoje em dia, ainda há muita coisa que não depende de nós. Ainda precisamos muito de vós. Amém.

21 - Segunda-feira - Santos: Celina, Úrsula, Dásio

Evangelho (Lc 12,13-21) "Fujam de toda ganância; mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de uma pessoa não está na abundância de bens."

A ganância, a procura desordenada de bens, leva a muitos males: injustiça, violência e muito mais. Principalmente, porém, desvia nossa orientação de vida, nossos ideais e objetivos. Leva-nos a esquecer que fomos criados para uma vida mais elevada, de união fraterna, como filhos e filhas de Deus. Enterrados em bens transitórios e limitados, perdemos a vida verdadeira e feliz para sempre.

Oração

Senhor meu Deus, vós me criastes para participar de vossa vida divina, e para atingir minha perfeição humana, física e espiritual. Guiai-me na procura dos bens e oportunidades desta vida, de modo que me ajudem a crescer para vós. Libertai meu coração das ilusões e atrações que me escravizam, e dai-me a sabedoria para saber procurar e usar, na medida certa, os bens que me ofereceis. Amém.

22 - Terça-feira - Santos: Maria Salomé, Josefina Leroux, Melânio

Evangelho (Lc 12,35-38) "Sede como homens que esperam seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir a porta, logo que ele chegar e bater."

Nossa vida é imprevisível, cheia de surpresas, sustos e alegrias. Talvez nossa primeira reação seja de medo e preocupação. Ou podemos também nos deixar levar por uma despreocupação leviana. Jesus refere-se à necessidade de estar sempre atentos aos sinais de Deus, sempre no caminho do bem e da verdade. Prontos e preparados como quem vive continuamente seu último momento.

Oração

Senhor meu Deus, vós me destes o dom da vida, dom para toda a eternidade. Agradeço por me terdes criado. Não sei o que me espera no futuro, próximo ou longínquo, mas confio em vós e entrego-me em vossas mãos. E peço que cuideis de mim e me ajudeis a viver cada minuto de meu tempo da melhor maneira possível. Não permitais que me deixe levar por ilusões e me esqueça de vós. Amém.

23 - Quarta-feira - Santos: João de Capistrano, Vero, João Bondoso

Evangelho (Lc 12,39-48) "Então Pedro disse: - Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?"

Jesus tinha contado a parábola do homem prevenido que evita que de repente lhe arrombem a casa. Não sei bem por que Pedro perguntou se o aviso valia só para os discípulos ou para todos. A parábola logo em seguida mostra que Jesus fala para todos, também para os chefes da comunidade - da sua igreja. Devemos estar preparados para as contínuas passagens do Senhor, e para a final.

Oração

Senhor meu Deus, de um modo ou de outro sempre confiais algum irmão aos meus cuidados. Seja na família, na igreja, na sociedade. Ajudai-me a ser responsável e a fazer por ele todo o possível. Não permitais que abuse de minha posição para me impor e dominar. Ensinai-me a ser de fato, e não apenas em teoria, servidor de todos, e possa tranquilo esperar a hora de vossa vinda. Amém.

24 - Quinta-feira - Santos: Antônio Maria Claret, Evergílio

Evangelho (Lc 12,49-53) "Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão."

Penso que essa seja uma das palavras mais inquietantes de Jesus. Parece em completa contradição com aquela, por exemplo, que diz que ele é manso e humilde de coração. Entre outras coisas pode significar que Jesus não veio para nos tranquilizar, mas para nos desafiar, para exigir de nós uma decisão, uma tomada de posição definitiva na vida. Ele não aceita pactos nem compromissos.

Oração

Senhor, vós me ofereceis tudo, mas também exigis tudo de mim, fé absoluta e confiança total. Somente vós podeis ajudar-me a chegar a esse ponto. Conquistai meu coração, iluminai-me e seduzi-me com vosso amor misericordioso. Creio em vós, quero ser um dos vossos discípulos e quero ser fiel. Guardai-me e protegei-me sempre, pois nada posso por mim mesmo. Confio em vós. Amém.

25 - Sexta-feira - Santos: Antônio de Sant'Ana Galvão

Evangelho (Lc 12,54-59) "Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? "

Jesus falava aos que se recusavam aceitar suas palavras apesar de todos os sinais que ele dava de sua verdade. Afirmava que não acreditavam porque não queriam. Essa passagem lembra-me que devo estar atento e de coração aberto para perceber as indicações que o Senhor me dá ao longo da vida. Assim poderei corresponder às propostas que me oferece e exigências que me apresenta.

Oração

Senhor Jesus, não posso esperar sinais maravilhosos que me indiquem vossa vontade sobre mim. Abri meu coração, fazei-me atento às pessoas e aos acontecimentos ao meu redor. Dai-me sabedoria para entender e disponibilidade para seguir as orientações que me dais. E também me ajudai com vosso Espírito, para que saiba ajudar os que procuram conhecer vossas propostas. Amém.

26 - Sábado - Santos: Boaventura de Potenza, Flório

Evangelho (Lc 13,1-9) "E Jesus contou esta parábola: - Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou."

A parábola de Jesus é muito simples e clara. Como o homem que plantou e cuidou da figueira na sua vinha, Deus, que nos criou e nos chamou a ser seus filhos, deseja que produzamos os frutos que espera. Não que precise de nós, mas porque sabe que só podemos ser felizes se crescemos na vida que nos oferece, e produzimos frutos na medida dos dons e oportunidades que nos dá.

Oração

Senhor meu Deus, basta pensar um pouco e vejo quantos dons recebi de vós, quantas oportunidades me ofereceis. Inteligência, saúde, habilidades, bens materiais. E mais ainda o amor das pessoas, a fé, a esperança e a capacidade de amar. Tudo de bom que há em mim é dom de vossa bondade. Ajudai-me com vossa graça, para que corresponda ao que vosso amor espera de mim. Amém.

27 - 30º Domingo Comum - Santos: Vicente de Ávila, Odrano, Frumêncio

Evangelho (Lc 18, 9-14) "Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros..."

A história contada por Jesus obriga-nos a examinar nossa atitude de vida e de relacionamento com Deus, o como nos vemos e julgamos e o como olhamos para nosso próximo. Nossa atitude não pode ser a de orgulhosa confiança em nós, sem reconhecer que precisamos desesperadamente e Deus. Sem ele não há bem algum em nós, sem ele não podemos continuar na justiça e na bondade. Só começamos o caminho da salvação quando reconhecemos nossa fraqueza e nossa maldade, e deixamos de confiar em nós mesmos. Só assim nos abrimos à misericórdia divina, e nos deixamos transformar por seu amor poderoso. Só quando reconhecemos nossa pobreza podemos abrir-nos para os outros, reconhecendo suas virtudes e aceitando suas limitações.

Oração

Senhor Jesus, em primeiro lugar livrai-me da mentira do orgulho, para que veja minha realidade e reconheça que, por mim mesmo, não posso ser feliz nem viver a justiça. Aumentai em mim a luz da fé e da confiança em vosso poder de transformação e salvação. Confio em vosso poder e em vossa bondade, aceito a salvação que me ofereceis. Amparai-me em cada momento da vida para não tropeçar, guiai-me por entre os perigos, os que vêm de fora e os que nascem meu de meu coração. Apesar de vós, muitas vezes tenho caído afastando-me de vós e confiando em minhas forças. Perdoai-me, Senhor. E olhai também para meus irmãos que enfrentam as mesmas dificuldades. Livrai-os do desânimo e dai-lhes a alegria que nasce de vossa amizade. Amém.

28 - Segunda-feira - Santos: Judas Tadeu, Simão Cananeu, Faro

Evangelho (Lc 6,12-19) "Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus."

Jesus, o Filho de Deus encarnado, vivia todo instante em comunhão total com o Pai, na mais perfeita unidade. Como homem, porém, que vivia plenamente nossa realidade humana, procurava o silêncio da noite ou o alto da montanha para orar. Nós, cercados e invadidos de cuidados e distrações, precisamos encontrar momentos de silencio e recolhimento que nos facilitem o diálogo com o Senhor.

Oração

Senhor Jesus, tenho dificuldade em me encontrar convosco para conversar. Mas teimo querendo orar no meio da confusão, como se já fosse avançado na espiritualidade. Agradeço por me abrires os olhos; com vossa ajuda vou procurar um pouco mais o silêncio para vos encontrar. É um propósito que faço, e espero que não se perca entre tantos outros. Ensinai-me a orar, a perder tempo convosco. Amém.

29 - Terça-feira - Santos: Abraão de Rostov, Narciso de Jerusalém

Evangelho (Lc 13,18-21) "A que é semelhante o Reino de Deus ...? Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim."

Reino de Deus é a presença do poder de Deus que salva, e também o resultado dessa intervenção divina. Com a parábola Jesus chamava a atenção sobre a discrição com que Deus age, sem alarde nem prodígios espetaculares. Age lentamente, mas conseguirá infalivelmente seus objetivos, sempre respeitando nossa liberdade. Vamos abrir o coração para que a semente germine em nós.

Oração

Senhor Jesus, vós também comparais vossa ação salvadora à ação do fermento na massa. O que vos peço é que fermenteis toda a minha vida, transformando-a em pão da vida nova. E não permitais que eu sufoque as sementes de salvação que plantais em mim. Fazei-me crescer na união convosco, na participação em vossa vida divina, para me tornar fermento para a transformação do mundo.

30 - Quarta-feira - Santos: Lupércio, Geraldo de Potenza, Zenóbia

Evangelho (Lc 13,22-30) "Jesus atravessava cidades e povoados... Alguém lhe perguntou: - Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?"

Jesus não respondeu à pergunta, mas insistiu na absoluta necessidade de abrir-nos à oferta da salvação e de um novo modo de viver. Isso exige de nós seriedade e esforço, porque são muitas as dificuldades e ilusões que entravam nossa caminhada. Como Jesus disse outras vezes, temos de estar dispostos a deixar tudo que for preciso deixar para o seguir fielmente na confiança e no amor.

Oração

Senhor Jesus, creio em vós e quero seguir-vos em tudo, confiando em vós e vivendo como me ensinais. Acontece, porém, que são grandes as dificuldades que me cercam, e minha fraqueza quase me faz desanimar. Ajudai-me, então, dai-me forças e perseverança para vos seguir em tudo. E peço vossa ajuda também para aqueles que, como eu, encontram dificuldades no caminho da fé. Amém.

31 - Quinta-feira - Santos: Afonso de Palma, Antônio de Milão

Evangelho (Lc 13,31-35) "Jerusalém! ... Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste!"

Jesus não veio para se impor, nem para condenar. Veio por amor, veio oferecer salvação. Por isso mesmo, como homem sente profundamente a recusa de tantos a suas propostas. É com acentos de ternura que lamenta a dureza dos que não o querem aceitar. O coração de Cristo continua o mesmo, cheio de compaixão por nós. E quanto a nós, estamos sempre a pensar se compensa aceitá-lo.

Oração

Jesus, vós sois Deus, mas também sois homem, e também nos amais com todos os sentimentos humanos de amizade e ternura. Para mim não sois apenas o Filho de Deus, sois também o Jesus de Nazaré, que viveu a mesma vida que eu. Estais perto de mim, sempre ao meu lado. Ajudai-me a corresponder a esse vosso amor sem limites que vos levou a aceitar por mim até a morte. Amém.