REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

MÊS DE OUTUBRO DE 2021

1 - Sexta-feira - Santos: Teresinha do Menino Jesus, Veríssimo, Milor

Evangelho (Lc 10,13-16) "Se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência..."

Não podemos negar que temos sido privilegiados; recebemos de Deus muitos favores espirituais de temporais. Nascemos em ambiente cristão, desde a infância estamos em contato com o evangelho, e temos ao nosso alcance meios para aprofundar o conhecimento de Jesus. Temos, então, de nos perguntar qual tem sido nossa resposta a tantas manifestações de amor especial de Deus por nós.

Oração

Senhor meu Deus, de fato, vejo que sempre tivestes um cuidado especial por mim, por pura bondade, sem nenhum merecimento meu. Pelo batismo me acolhestes na igreja, destes-me um família que me ajudou a crescer na fé. E colocastes a meu alcance os meios para crescer natural e espiritualmente. Perdoai-me, Senhor; reconheço que nem sempre correspondi a tantos favores. Amém.

2 - Sábado - Santos: Anjos da Guarda, Custódio, Leodegário, Domingos Spadafora

Evangelho (Mt 18,1-5.10) "Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: - Quem é o maior no Reino dos Céus?"

Quando Jesus anunciava a chegada do Reinado de Deus, os discípulos imaginavam que Deus estava estabelecendo na terra alguma coisa como o reinado de Davi, ou do imperador romano. Queriam garantir-se uma boa colocação nesse reino. Ainda iriam saber que o Reino é salvação para quem se sabe pequeno e pobre, e se deixa guiar pelo Pai, e se coloca à disposição dos irmãos.

Oração

Senhor Jesus, há tanto tempo me apresento como discípulo vosso, e digo que vos quero seguir. Meu coração, porém, ainda é orgulhoso e corre à procura de ilusões. Meu amor, por vós e por meus irmãos, ainda é muito pequeno, e por isso não me entrego todo a vós, nem ao serviço de meu próximo. Aumentai minha fé e meu amor, livrai-me do egoísmo e do orgulho que me escravizam. Amém.

3 - 27º Domingo Comum - Santos: André de Soveral e Comps., Maria Joseja, Emilie de Villeneuve

Evangelho (Mc 10,2-16) "Desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará pai e mãe e os dois serão uma só carne."

Ao responder sobre o casamento, Jesus fala do projeto de Deus para o casal, homem e mulher, diversos e chamados à comunhão do amor. Coloca-lhes no coração uma força de amor que os atrai mutuamente, corpo e alma, mais forte até mesmo que o amor a pai e mãe. São levados a procurar aliança nova para além da família de origem, a caminhar em direção ao futuro como que para uma nova criação. Convida-os para sua realização na partilha de vida com essa pessoa, dom especial para ele e ela, quer fazê-los felizes na sua doação e na sua fecundidade. Chama-os à tranquilidade do encontro na doação, na confiança e na fidelidade total. Sabe que são frágeis e volúveis, mas se coloca entre eles para a caminhada. Somente eles podem pôr a perder o sonho de Deus.

Oração

Senhor meu Deus, sois bom e muito sábio, por amor nos criastes homens e mulheres. Pessoalmente, como dom especial, chamais por nome este e aquela, levais seus caminhos a se cruzar, e fazeis nascer o amor em seu coração. Com amor tramais a aliança fiel de casais de todos os tempos, culturas e crenças. Por isso eu vos bendigo e louvo, agradeço tanto carinho por minhas irmãs e irmãos. E peço por todos eles, que vivam na alegria e na paz a fidelidade generosa, madura e robusta mesmo nos momentos de penumbra, incerteza e cansaço. Guardai-os das ilusões, que são tantas, das falsas desilusões de sonhos desfeitos. Fazei seu amor muito realista, paciente, tolerante e sempre bem humorado. Para os casados, preparai um casamento para sempre. Amém.

4 - Segunda-feira - Santos: Francisco de Assis, Amônio, Petrônio

Evangelho (Lc 10,25-37) "...qual dos três foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes?" - "Aquele que usou de misericórdia para com ele".

Geralmente para nós próximo é o outro, o que devemos ajudar. Na parábola Jesus diz que próximo foi o que se aproximou do assaltado para o ajudar. Era um desconhecido, de outro povo, mal afamado; mas rompeu a distância, arriscou-se, aproximou-se, fez-se próximo. Eu tenho de tomar a iniciativa, vencer desconfiança e inércia, e chegar perto, estabelecer contato, amar para ajudar.

Oração

Senhor Jesus, para não me comprometer, prefiro ficar de longe; é mais fácil esquecer os desconhecidos. Tomo até cuidado de não olhar ao redor, para não ver os que precisam de mim. Perdoai-me, ainda não sou vosso discípulo, não gosto de perder tempo nem de sujar as mãos. Podeis sacudir-me e mudar-me. Fazei isso, ainda que minha vida se torne mais difícil. Mas ainda terei salvação. Amém.

5 - Terça-feira - Santos: Benedito, o Negro, Faustina, Flávia, Bv. Francisco Xavier Seelos

Evangelho (Lc 10,38-42) - "Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!"

Parece que nos evangelhos seja essa a cena em que Jesus está mais envolvido nas pequenas realidades domésticas. Todos já vivemos e vimos cenas semelhantes que fazem nossa vida de família e de comunidade. A resposta de Jesus leva-me também a pensar: não posso dar importância demais às miudezas da vida, a ponto de perder de vista o melhor, as coisas que de fato são importantes.

Oração

Senhor Jesus, de fato minha vida na família e na comunidade seria muito mais feliz e tranquila se eu não vivesse a me preocupar com ninharias. Ajudai-me a compreender que assim haverá mais alegria, mais sorrisos e menos cobranças. Ensinai-me a paciência e a importância do bom humor, da brincadeira e do sorriso. Saberei perdoar muito mais, e serei perdoado com mais facilidade. Amém.

6 - Quarta-feira - Santos: Bruno, Maria Francisca, Erotides

Evangelho (Lc 11,1-4) "Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um discípulo pediu: - Senhor, ensina-nos a rezar..."

Enquanto sei, este é o único lugar dos evangelhos em que se encontra essa oração: "Ensina-nos". É pedido muito curto, mas importante. Preciso que Jesus me ensine, muita coisa, tudo que preciso saber para ser feliz. Em primeiro lugar, aliás, preciso que ele me ensine a orar, conversar com o Pai, pedir, agradecer, reclamar, alegrar-me com ele. Se ele me ensinar e eu aprender, estarei salvo.

Oração

Senhor Jesus, ensinai-me o que sou, para que fui criado, onde está a felicidade, ensina-me tudo, pois só vós sois o caminho, a verdade e a vida. Ensina-me a amar, a me libertar pelo amor. Ensina-me que sem vós nada posso. E antes de tudo, ensina-me a orar, a estar com o Pai, sem reservas e sem pressa. Ajudai-me a orar sempre, mesmo quando parecer que não estais a me ouvir. Amém.

7 - Quinta-feira - Santos: Nossa Senhora do Rosário, Helano, Osita

Evangelho (Lc 1,26-38) "O anjo entrou onde ela estava e disse: - Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"

A saudação a Maria, "Alegra-te", ecoa a mensagem dos profetas: "Exulta de alegria, filha de Sião, ... Vem a ti teu rei" (Zc 9,9). É um convite também a nós, tão ameaçados de tristeza. Podemos alegrar-nos porque Deus nos ama, olha com favor, quer fazer-nos felizes, não só agora e aqui. Para nossa alegria, o Filho de Deus faz-se filho de Maria, e irmão nosso para nos fazer a todos divinizados.

Oração

Senhor Jesus, alegro-me com Maria, a mãe que escolhestes e fizestes tão boa. Ela, que acolheu e viveu plenamente vosso convite, que se uniu tão plenamente a vós, muito nos ama. A ela, que conhece bem nossas necessidades, pedimos que interceda por nós, que lhe confiastes como filhos. Guardai-nos e guiai-nos para que, ao fim de nossa caminhada, vivamos com ela a eterna alegria. Amém.

8 - Sexta-feira - Santos: Lourença, Taís, Reparata, Pelágia

Evangelho (Lc 11,15-26) "Disse Jesus: ‒ Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa."

Do evangelho de hoje vamos ficar só com essas duas frases. Elas mostram claramente que Jesus se coloca como indispensável para nós. Para aceitar essa palavra sua, temos de acreditar que ele é Deus, o Filho de Deus. Diante dele temos de tomar uma decisão, que irá influenciar toda a nossa vida. Temos de colocá-lo no centro de tudo, como nosso bem, nossa verdade, nossa esperança.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois o Filho de Deus, em tudo igual ao Pai. Aceito alegre a salvação que me ofereceis, e aceito depender totalmente de vós. Vós me amais muito mais do que eu mesmo, por isso confio em vós. Guardai-me sempre em vossa amizade, e não permitais que vos abandone. Ajudai-me a ajudar os outros a vos conhecer e amar, para que descubram sua felicidade. Amém.

9 - Sábado - Santos: Dionísio, João Leonardi, Públia

Evangelho (Lc 11,27-28) "Jesus respondeu: ─ Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática."

Ouvindo Jesus falar, a mulher não se conteve, e gritou no meio do povo sua admiração pela mãe daquele homem tão extraordinário. De fato, pensando bem, como foi grande a felicidade de Maria. Tantos anos de intimidade com o Filho de Deus, dando-lhe carinho e dele recebendo todo o amor. Quantas vezes ela não terá ficado a ouvir longamente suas palavras. E depois, que perguntas lhe faria?

Oração

Senhor, sei que o importante é ouvir e pôr em prática vossa palavra. Estou certo, porém, que Maria foi a que mais o fez, porque ninguém foi por vós mais amado que ela, nem amou mais do que ela. Dai-me a graça de seguir sempre pelo caminho que me mostrais, por maiores que sejam as dificuldades. Se assim me guardais, terei um dia a felicidade de alegrar-me com Maria, vossa mãe. Amém.

10 - 28º Domingo Comum - Santos: Daniel Comboni, Paulino de York, Gereão, Francisco Borja

Evangelho (Mc 10,17-30) "Jesus olhou para ele com amor, e disse: - Só uma coisa te falta; vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres ... Depois vem e segue-me!"

Alguém, que Mateus diz ser um jovem, perguntou a Jesus como devia viver para chegar à vida que há de vir. Devia estar ansioso, pois Marcos diz que ele veio correndo e ajoelhou-se diante de Jesus. Como ele mesmo declarou, já procurava cumprir fielmente os mandamentos. Isso bastaria? Jesus olhou para ele com amor e simpatia. Vejo que por isso a resposta de Jesus pode ser assim entendida: − Para outros isso poderia bastar. Mas, para ti eu faço um convite pessoal, porque te amo pessoalmente. Se queres seguir teu caminho pessoal, "só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!" − Esse final: "Depois vem e segue-me!" é o decisivo. Há muitas maneiras de bem viver. O importante é que eu encontre o meu caminho para seguir Jesus.

Oração

Senhor Jesus, agradeço porque nos tratais a todos pessoalmente, olhais para cada um como especial, como se cada um de nós fosse único. Creio que tenho um lugar pessoal e insubstituível em vosso projeto de criação e de salvação. Vós me amais pessoalmente, e me confiais uma tarefa pessoal em vosso Reino. Iluminai-me sempre, para que possa conhecer os caminhos por onde me quereis conduzir. E dai-me coragem e generosidade para seguir esse caminho até as últimas consequências, e assumindo todas as suas exigências. Perdoai-me o medo que tenho de vos acompanhar, receando que exijais muito de mim, como se houvesse perigo de me pedirdes a renúncia à felicidade. Ajudai-me a ser alegre, para que todos vejam como é bom ser vosso discípulo e vos seguir. Amém.

11 - Segunda-feira - Santos: Zenaide, Jaime, Alexandre Saulo, João XXIII

Evangelho (Lc 11,29-32) "Porque os ninivitas converteram-se quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas."

Os moradores pagãos de Nínive, ouviram a pregação de Jonas, que foi para eles um sinal enviado por Deus. Apesar de Jonas (Jn 1,3) ser profeta medroso e estrangeiro. Jesus apresenta-se como um sinal mais claro e mais convincente, ainda que deixe aos ouvintes a liberdade de acreditar ou não. Deus não costuma fazer milagres para nos convencer. Quer que o acolhamos com toda a liberdade.

Oração

Senhor Jesus, pelo dom gratuito da fé, eu vos reconheço como o Filho de Deus vivendo como nós. Iluminado pela graça divina, eu vejo nos evangelhos vossa bondade, sabedora e misericórdia. Creio que sois meu salvador, em quem posso confiar. Creio no vosso amor e confio em vossa misericórdia. Entrego-me a vós tranquilamente e peço que me guieis para chegar à felicidade e à paz. Amém.

12 - Terça-feira - NOSSA SENHORA APARECIDA

Evangelho (Jo 2,1-11) "Houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados..."

João fala de Maria, a mãe de Jesus, só aqui e ao falar do Calvário. Entre outras coisas importantes, nessa passagem ele que chamar nossa atenção para Maria, tanto que a menciona em primeiro lugar. Ela é a mãe, que pode pedir ao filho, certa que a atenderá. Diz logo "façam o ele mandar". Recorramos a ela, que peça por nós, que o Senhor faça de nossa vida vinho bom para nossos irmãos todos.

Oração

Senhor Jesus, sei que amais ternamente Maria, vossa mãe. Alegro-me por ela ser a bendita entre todas, a melhor, a mais santa e amada. Creio que ela pode interceder por nós, ajudar-nos com suas preces agora e na hora de nossa morte. Eu vos bendigo por a terdes feito assim, ajudando-nos a ver que nos quereis todos reunidos numa só família. Alegro-me convosco por vossa mãe Maria. Amém.

13 - Quarta-feira - Santos: Celidônia, Geraldo de Aurilac, Venâncio

Evangelho (Lc 11,42-46) "Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis..."

Não posso deixar de aplicar a mim essas palavras de Jesus. Tenho de reconhecer que sou mais severo e mais exigente do que o próprio Deus. Sou terrível na cobrança a meus irmãos. Parece que, ao exigir deles austeridade, eu estou de fato querendo dar a impressão de eu mesmo ser austero e fiel cumpridor de minhas obrigações. E como é difícil para mim compreender e perdoar suas falhas.

Oração

Senhor, dai-me um pouco da vossa tolerância e da vossa misericórdia. Ajudai-me a ajudar e não atrapalhar a vida de meus irmãos. Que eu procure mais animar do que repreender, mais compreender do que condenar. Dai-me a sabedoria de apontar caminhos sem os sobrecarregar com exigências arbitrárias. Fazei que eu veja minhas falhas, e perdoe quem erra sem me julgar melhor que ele. Amém.

14 - Quinta-feira - Santos: Calisto I, Fortunata, Evaristo

Evangelho (Lc 11,47-54) "Ai de vós, mestres da Lei, porque vos apoderastes da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar".

Jesus falava magoado ao ver que seus adversários se apresentavam como únicos mestres legítimos, consideravam o conhecimento religioso um privilégio, e tudo faziam para impedir que as pessoas aceitassem um jeito novo de viver. De uma maneira ou de outra posso assumir uma atitude semelhante, atrapalhando a caminha cristã de pessoas. Preciso examinar-me e, se necessário, converter-me.

Oração

Senhor, não permitais que eu seja um estorvo que impede a caminhada de meus irmãos. Que eu apresente tudo e só o que ensinastes, sem querer impor minhas opiniões. Mais ainda, Senhor, ajudai-me, para que meu procedimento não leve outros ao erro e ao pecado. Que eu, com meu falso rigorismo, não afaste ninguém de vós. Fazei que eu consiga mostrar como é bom viver do vosso jeito. Amém.

15 - Sexta-feira - Santos: Teresa d'Ávila, Eutímio, Tecla

Evangelho (Lc 12,1-7) "Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais".

Há muitos perigos que nos podem amedrontar, há pessoas que nos podem fazer mal. Por nós mesmos não temos nenhuma garantia, nem do dia de amanhã. Se vivemos no medo, não podemos ser felizes. Jesus ensina que nada nem ninguém nos deve apavorar. Podemos confiar no poder e na bondade de Deus que nos livra; nada deste mundo pode impedir a felicidade que ele nos promete.

Oração

Senhor Jesus, tenho confiança em vós. Acredito em vossa palavra: nenhum perigo, nenhuma pessoa pode impedir ou roubar minha verdadeira felicidade. Nem mesmo a morte pode separar-me de vós. Mas, sei que eu posso abandonar a felicidade e separar-me de vós. Esse é o grande perigo para mim. Guardai-me, Senhor, tomai conta de mim, não permitais que eu vos abandone. Amém.

16 - Sábado - Santos: Edviges, Geraldo Majella, Margarida Maria Alacoque

Evangelho (Lc 12,8-12) "Quando vos conduzirem diante das sinagogas, magistrados e autoridades ... nessa hora, o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer".

Jesus falava das contradições e perseguições que seus seguidores haveria de sofrer. Sua palavras continuam valendo para nós, mesmo em ambientes mais tranquilos. Mais de uma vez ficamos sem saber que pensar, que fazer ou responder. Nessa hora, abramos nosso coração às luzes do Espírito Santo, e peçamos que nos dê sabedoria e coragem para sermos fieis às ideias do evangelho.

Oração

Senhor Jesus, mais de uma vez fiquei em dificuldade, sem saber o que decidir ou dizer, principalmente diante de mais pessoas. Iluminai meu coração e minha cabeça, para dizer o certo de jeito certo, decidir o que é melhor, ainda que seja o mais difícil. Dai-me também coragem para ouvir, ler e estudar um pouco mais para vos conhecer mais de perto. Tendo-vos a meu lado será mais fácil. Amém.

17 - 29º Domingo Comum - Santos: Inácio de Antioquia, Serafino, Notelmo

Evangelho (Mc 10,35-45) "Entre vós não deve ser assim. Quem quiser ser o maior seja aquele que vos serve, e quem quiser ser o primeiro seja o escravo de todos."

Tiago e João ainda imaginavam de forma muito grosseira o Reino que Jesus prometia. Como dizia o Mestre logo depois, eles queriam uma posição que lhes permitisse dominar os outros e impor seu poder. Acho que até se imaginavam com as vestes coloridas e imponentes dos que rodeavam os reis, com adornos na cabeça e longas caudas a se arrastar pelo piso. Talvez não tenhamos a coragem de querer para nós essas roupas pomposas, mas ainda pensamos em termos de poder e de vantagens, seja no ambiente de família, de igreja ou de sociedade. Ainda não procuramos em primeiro lugar o serviço em favor dos outros, muito menos serviços humildes e pesados. Se aceitamos "lavar os pés" dos outros, talvez seja só em piedosas cerimônias.

Oração

Senhor Jesus, vossas palavras e mais ainda vosso exemplo mostram-nos que em vez de procurar honras e altas posições, temos de procurar o que podemos fazer pelos irmãos. Não devo procurar poderes para mandar e impor minha vontade, mas a possibilidade de ser útil. É tão simples, mas é tão difícil para mim, que ainda continuo longe de vosso modo de pensar e de agir. Ajudai-me a mudar. Dai-me generosidade para estar continuamente a serviço da família e da comunidade, servindo no que for necessário. Perdoai minhas atitudes de mando e o uso de minha posição em proveito próprio. Iluminai a todos nós, vossos discípulos, para que na grande Igreja e em nossa pequena comunidade as coisas não funcionem como no mundo governado pela procura do poder. Amém.

18 - Segunda-feira - Santos: Lucas, Renato, Cirila

Evangelho (Lc 10,1-9) "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita."

Até que algumas vezes eu rezo pedindo que Deus chame muitos trabalhadores para sua colheita, e que os chamados atendam ao convite. Poucas vezes, porém, me lembro de rezar pelos que, de diversas maneiras, se colocam a serviço do evangelho. Esqueço-me que eles também são gente que pode sentir-se só, cansada e até um pouco desiludida. Devo estar com eles, pelo menos rezando.

Oração

Senhor Jesus, sabíeis que os apóstolos também se cansam, por isso os convidastes a descansar quando voltaram (Mc 6,30). Olhai por todos os vossos enviados e enviadas, nos lares, nas ruas e igrejas. Ajudai-os no cansaço, no desânimo e na solidão. Renovai seu entusiasmo, dai-lhes alegria e bom humor. E colocai a seu lado quem os possa amparar e também caminhar com eles. Amém.

19 - Terça-feira - Santos: Paulo da Cruz, Pedro de Alcântara, Laura de Córdoba

Evangelho (Lc 12,35-38) "Vossos cintos estejam colocados e as lâmpadas acesas. Sede como homens que esperam seu senhor voltar da festa de casamento..."

Cinto colocado e apertado, lâmpada acesa. Assim Jesus descreve o servo acordado, vestido, pronto para o que for preciso. Nunca sabemos o que nos espera na vida, em todos os sentidos. Principalmente não sabemos o que o Senhor espera de nós, que tarefa nos irá confiar. E, no entanto, acho que vivo quase sempre desprevenido, entretido com mil coisas, nem sempre as mais importantes.

Oração

Senhor Jesus, estais continuamente a nos falar e convidar, ensinar e orientar em coisas grandes e pequenas. Mas, nem sempre presto a atenção, perco vossa passagem e o convite. Ajudai-me a viver mais consciente e refletidamente. Minhas decisões serão mais sábias e haverá mais ordem em minha vida. E, importante, assim não me afastarei do caminho certo, nem errarei meu objetivo. Amém.

20 - Quarta-feira - Santos: Artêmio, Contardo Ferrini, Íria, Maria Bertilla Boscardin

Evangelho (Lc 12,39-48) "A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!"

Mais uma vez somos convidados a pensar em nossa responsabilidade. Somos privilegiados, recebemos de Deus condições de vida favoráveis, fomos educados no evangelho, somos suficientemente informados, temos aptidões várias. Temos de nos perguntar se temos usado bem de todas essas graças para nosso bem e para a felicidade dos outros. Ainda temos tempo para mudar e melhorar.

Oração

Senhor, reconheço que tenho sido privilegiado em quase todos os sentidos. Eu vos agradeço todos esses favores, que eu não merecia. Sois muito bom comigo. Perdoai minha acomodação, para não dizer minha preguiça. Ponde um pouco de inquietação em meu coração, não permitais que esteja satisfeito com o que já faço por vós e pelos irmãos. Se me ajudais, vou fazer um pouco mais. Amém.

21 - Quinta-feira - Santos: Celina, Úrsula, Dásio

Evangelho (Lc 12,49-53) "Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!"

Jesus fala de angústia e ansiedade, à espera de sua hora e no desejo que sua salvação se estenda ao mundo todo. A pressa de Jesus contrasta com minha lerdeza acomodada diante da urgência da evangelização, do anúncio e do esforço para que vivamos o evangelho. Preciso erguer os olhos das pequenas realidades e ver as grandes propostas que hoje se apresentam diante de nós.

Oração

Senhor Jesus, rompei minha tranquilidade, para que possa unir-me a vós na ansiedade pela salvação e felicidade, não apenas espiritual, de todos. Não deixeis que me acomode diante da mentira, da injustiça e do ódio que fermentam ao meu redor. Inspirai-me e guiai-me para que seja um fator de transformação, construtor de paz na justiça e no amor fraterno. Angustiai-me, Senhor. Amém.

22 - Sexta-feira - Santos: João Paulo II, Maria Salomé, Josefina, Melânio

Evangelho (Lc 12,54-59) "Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, do lado do mar, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece."

O povo sempre soube prever o tempo a partir de sinais da natureza. Jesus aproveita a ideia para nos lembrar que devemos estar sempre atentos ao que acontece ao nosso redor. Temos de saber perceber as marcas da mentira, do desamor e da injustiça. Precisamos estar atentos para perceber os sinais que o Senhor nos envia, para nos guiar nos caminhos do amor, da verdade e da justiça.

Oração

Senhor, enviai vosso Espírito que tome conta de mim, ilumine minha compreensão e abra meu coração para os sinais de vossa ação entre nós. Assim poderei corresponder aos vossos chamados e pôr-me a serviço de vossos projetos. Dai-me clareza de julgamento que me afaste do pessimismo triste e do otimismo ingênuo. Ajudai-me a entender bem o Mundo e a Igreja ao meu redor. Amém.

23 - Sábado - Santos: João de Capistrano, Vero, João Bondoso

Evangelho (Lc 13,1-9) "Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?"

Geralmente na parábolas o pai, o patrão ou o rei representam Deus. Aqui é diferente. Deus é o trabalhador, acostumado à paciência da terra, aos torrões moídos, à espera da chuva. Deus tem paciência conosco, mais do que nós mesmos. Teima em nos chamar e atrair, chega a nos empurrar para a felicidade. Preciso é ter a sabedoria de me deixar conquistar, o quanto antes, para me deixar amar.

Oração

Senhor meu Deus, bendito sejais sempre a me procurar para me ganhar, como alguém importante para vós. Tenho fugido muitas vezes; perdoai-me; mas agora quero entregar-me. Cuidai de mim, curai-me, purificai-me meu coração para que afinal possa viver e ser feliz. Feliz eu posso ser somente convosco, a produzir frutos de felicidade também para tantos que andam à mingua de amor. Amém.

24 - 30º Domingo Comum - Santos: Antônio Maria Claret, Evergílio, Marglório

Evangelho (Mc 10,46-52) "Bartimeu ... começou a gritar: - Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim! Muitos o repreendiam para que se calasse."

Pobre porque era cego, Bartimeu precisava de ajuda. Talvez muitas vezes tenha ouvido falar de Jesus, mas não podia ir a sua procura. Quando disseram que era o Mestre que passava, já sabia o que iria pedir, e não apenas pediu, mas gritou seu pedido: - Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim! Faze que eu veja! Num primeiro momento ninguém o ajudou, achando que perturbava. Bem como nós que, tantas vezes, não sabemos compreender a angústia e a necessidade de outros, mas achamos que estão sendo impertinentes e inoportunos. Em vez de facilitar-lhes o acesso a Cristo, criamos mil regras e condições, impomos exigências e erguemos barreiras, como se ele não tivesse vindo à procura de pecadores e necessitados. Como se não fosse exatamente essa nossa única esperança de salvação...

Oração

Senhor Jesus, creio que viestes para me procurar, a mim que sou pobre, cego e pecador. Desde já me alegro com tanta bondade e agradeço tanta atenção. Podeis fazer por mim o que ninguém pode, e poucos querem fazer. Quereis dar-me a felicidade e a paz. Por isso mesmo, Senhor, porque reconheço minha precisão, é que devo compreender também a angústia e a tristeza de tantos que não sabem o caminho para a felicidade e a paz. Ajudai-me a ajudar, ensinai-me como facilitar-lhes o caminho para chegar a vós. Dai-me jeito para afastar barreiras, rebaixar ladeiras e abrir portas para que cheguem logo até vós e sejam salvos. Fazei-me acolhedor e sem preconceitos, que saiba propor o certo do jeito mais fácil, e que eu me apresente mais como companheiro de caminhada do que como mestre de vida. Amém.

25 - Segunda-feira - Santos: Antônio de Sant'Ana Galvão, Baltazar, Crispim, Crispiniano

Evangelho (Lc 13,10-17)"O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado."

Havia dezoito anos aquela mulher estava sofrendo. Com um gesto, uma palavra, Jesus devolveu-lhe a saúde. Todos admiravam-se e mostravam alegria. Menos o chefe da sinagoga. Não via a felicidade da mulher, como se movia quase dançando. Era religioso demais, no pior dos sentidos, achava que acima de tudo estava a lei, e não sabia que quem ali estava mais contente era o próprio Deus.

Oração

Senhor Jesus, acho que também eu estou precisando de uma conversão, para não continuar preso a ideias estreitas. Preciso aprender a dar, como vós, o devido valor às normas, ao amor, ao bem que o Pai deseja para todos nós, na ordem certa que nos ensinastes. É isso que vos peço, para ser de fato livre, e não querer escravizar meus irmãos a leis mais rigorosas que as vossas. Amém.

26 - Terça-feira - Santos: Evaristo, Boaventura de Potenza, Flório, Damião de Finaro

Evangelho (Lc 13,18-21) "A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? É como a semente de mostarda..."

Outro dia puder examinar um punhadinho de sementes de mostarda. São mesmo muito pequenas. Pois bem, temos a impressão que o Reino de Deus seja coisa ainda mais insignificante. Isso porque a ação de Deus entre nós não faz exibição de poder, não se impõe a custo de milagres e maravilhas. É ação poderosa, mas discreta, que não nos quer forçar, apenas seduzir nosso coração.

Oração

Senhor, fazei-me atento a todas as manifestações de vosso amor e de vosso cuidado por mim. Não fico sonhando com grandes coisas, mas não quero perder nenhuma oportunidade que me ofereceis de ser feliz e fazer o bem. Tornai cada vez mais forte vossa presença em minha vida, e fazei-me crescer em vossa graça, para que eu também possa ser de ajuda para meus irmãos. Amém.

27 - Quarta-feira - Santos: Vicente de Ávila, Odrano, Frumêncio

Evangelho (Lc 13,22-30)"Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão."

Os rabinos do tempo de Jesus discutiam muito sobre o número grande ou pequeno dos que seriam salvos. Jesus não dá uma resposta direta à pergunta, mas insiste no que de fato importa: temos de fazer todo o esforço para nos deixar salvar. São muitas as dificuldades a serem vencidas, e temos de estar atentos para não perder as oportunidades de vida e salvação que Deus nos oferece.

Oração

Senhor Deus, confio em vossa imensa misericórdia, e não em mim. Creio que nos quereis salvar apesar de toda a nossa maldade. Salvai-me por bondade, livrai-me de tudo que me possa afastar de vós. Fazei-me atento e obediente aos vossos convites, ajudai-me a evitar as ilusões que me afastam de vós. Peço vossa graça para mim e para todos os meus irmãos e irmãos. Salvai-nos. Amém.

28 - Quinta-feira - Santos: Simão e Judas Tadeu, Simão Cananeu, Faro

Evangelho (Lc 6,12-19) "Jesus foi à montanha para orar. E passou a noite em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze."

Entre seus muitos discípulos, Jesus escolheu doze para serem seus apóstolos. Essa palavra, que vem da língua grega, significa enviado, mensageiro, representante. No ambiente cristão, porém, ela ganhou novo significado. O apóstolo é aquele que pode agir em nome de Jesus, é seu representante, pode, pelo seu poder, ser instrumento de salvação, e não apenas portador de uma mensagem.

Oração

Senhor, sei que os apóstolos tiveram um ministério importante e único em vossa Igreja. Não me comparo com eles, mas sei que também eu, unido a vós pelo batismo, posso ser instrumento vosso para a salvação dos outros. Não só falando e pregando, mas por minha própria vida. Ajudai-me com vossa graça, para que seja fiel à missão que me confiais, e leve a todos a oferta de vida. Amém.

29 - Sexta-feira - Santos: Abraão de Rostov, Narciso de Jerusalém, Colmano

Evangelho (Lc 14,1-6) "Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: - A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?"

A lei do repouso do sábado era das mais importantes da lei de Deus. Como tantas vezes acontece, tinha sido interpretada por muitos de forma literal e exagerada. Por isso é que Jesus pergunta se essa lei e outras estão acima da lei da caridade, do amor que nos deve levar a cuidar do próximo. Segundo Jesus: a lei mais importante é amar a Deus em tudo e amar ao próximo como a nós mesmos.

Oração

Senhor, fazei-me obediente a vossas leis, mas obediente de forma esclarecida, sabendo o que de fato quereis de mim, não fazendo de vosso mandamento pretexto para minhas próprias ideias. E ajudai-me a nunca impor aos outros mais do que vós mesmo exigis. Vossa vontade, afinal, é nosso bem e nossa felicidade. Vossa vontade não é peso para nós, porque é apenas amor por nós. Amém.

30 - Sábado - Santos: Lupércio, Geraldo de Potenza, Zenóbia

Evangelho (Lc 14,1.7-11) "Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola..."

Jesus mostra numa parábola que, na vida social, muitas vezes castiga-se a atitude de orgulho e de vaidade. Da pequena história tira uma lição de moral e de religião. Diante de Deus e de suas ofertas não podemos assumir uma atitude de orgulho e de suficiência. Se queremos a salvação, temos de aceitar que de fato somos maus e fracos, que nada merecemos nem podemos por nós mesmos.

Oração

Senhor, reconheço minha miséria e minha maldade; por mim mesmo não posso fazer o bem. Diante de vossa misericórdia que me oferece salvação, não posso apresentar condições. Aceito agradecido tudo que fazeis por mim, infinitamente mais do que poderia merecer. Dai-me em vossa casa um lugarzinho, nem que seja num cantinho. Mas nunca seja eu esquecido de vossa misericórdia. Amém.

31 - 31º Domingo Comum - Santos: Afonso de Palma, Antônio de Milão, Foilano

Evangelho (Mc 12,28b-34) "Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'."

O homem tinha concordado com Jesus que o mais importante é amar a Deus e ao próximo. Por isso praticamente já se abrira para o reino de Deus. Isso vem lembrar-me que o poder e a graça de Cristo agem no coração de todos, e por isso todos podem chegar à fé e à salvação. Esse poder divino de Jesus pode fazer brotar a vida nova mesmo no coração dos que ainda não o conhecem. Mesmo que devamos tudo fazer para levar a todos o evangelho, não podemos esquecer que Deus age continuamente onde não podemos chegar. Sabe como tocar o coração de homens e mulheres de todas as culturas, dos mais estranhos costumes, para os abrir a seu amor e conquistá-los para a vida. Façamos o que pudermos e confiemos na misericórdia divina.

Oração

Senhor meu Deus, hoje eu vos quero agradecer a salvação que realizais no coração de homens e mulheres que nem ouviram falar de vós, mas se deixaram conquistar interiormente por vossa graça. Ajudai-os no seu difícil e longo caminho, para que possam viver em vossa amizade, apesar dos obstáculos que encontram em seu ambiente de vida. Guardai-os no vosso amor e na vossa paz. Dai-lhes a alegria da vida nova. E, quanto a nós, fazei-nos mais atentos a vossos chamados e a tantas oportunidades que nos proporcionais. Lembrai-nos que, quanto mais crescemos na união com vosso Cristo, tanto mais arrastamos conosco para vós todos esses nossos irmãos e irmãs; e também tanto mais somos levados para vós, quanto mais eles se entregam a vós. Amém