Home Remedies For Wrinkles
<>

REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

MÊS DE ABRIL DE 2024

1 – Segunda-feira – Santos: Hugo de Grenoble, Teodora, Ludovico Pavoni

Evangelho (Mt 28,8-15) "As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam

com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos."

Elas viram a sepultura vazia, e saíram depressa para fazer o que o anjo mandara. Não tinham visto o Senhor, não entendiam o que estava acontecendo, mas estavam alegres por ele estar vivo. Pararam ao se ver diante dele, vivo, real, ao alcance de seu abraço. Não imagino o que viviam. Uno-me, porém, a sua alegria e ao seu espanto, ao pensar que ele está sempre comigo, vivo, real, amigo.

Oração

Senhor Jesus, alegria é o que vivo agora e sempre que penso que vencestes a morte e estais vivo, ao meu lado, para me acompanhar em minha caminhada até a vida. Não permitais que eu esqueça essa alegria, quando a vida de agora for áspera e cinza. Creio em vós, confio em vós, não posso entregar-me à tristeza e ao desânimo. A esperança alegre, a coragem de viver provam minha fé. Amém.

2 – Terça-feira – Santos: Francisco de Paula, Leopoldo de Gaiche

Evangelho (Jo 20,11-18) "Então Jesus disse: – Maria! Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: Rabuni! (que quer dizer: Mestre).

Eu também acredito em Jesus porque ele me chamou pelo nome, veio procurar-me, deu-me uma vida que, por mim mesmo, nem podia imaginar. Sou importante para ele, trata-me como amigo e está sempre a meu lado. Diz que de fato sou seu amigo, e não servo. Pede-me que o ame e viva como ele próprio viveu. Por isso tudo não o posso tratar à distância, friamente, obrigado como a um patrão.

Oração

Senhor Jesus, acho que a Madalena jamais se esqueceu desse momento, quando da tristeza passou para a alegria de encontrar quem pensava ter perdido. Eu também preciso de alegria, Senhor, e da felicidade de vossa companhia. Assim, tendo-vos a meu lado, poderei superar meus momentos duros. Estais sempre a meu lado; se for preciso, puxai-me pelo braço, para que me lembre. Amém.

3 – Quarta-feira – Santos: Irene, Sisto I, Gandolfo de Binasco

Evangelho (Lc 24,13-35) "Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús."

Eles tinham acreditado em Jesus. Sabiam, ou talvez até viram o que aconteceu, desde sua condenação até sua morte pavorosa e sua sepultura. Estavam destruídos, não sabiam o que pensar nem o que fazer no futuro. Não posso imaginar o que ia em seu coração. Tudo começou a mudar quando o convidaram para ficar em sua casa. E voltaram a viver ao reconhecê-lo quando lhes partiu o pão.

Oração

Senhor Jesus, eu também muitas vezes fico sem compreender o que o Pai quer fazer de mim. Fico abatido pelo cansaço, pela enfermidade, pela desilusão, pela tristeza e pela certeza da morte. Ao cair da tarde, ensinai-me a vos convidar para ficar em casa. Tenho certeza que então tudo começará a mudar quando, mesmo sem dizer palavra, partirdes para mim o pão da vida e da esperança. Amém.

4 – Quinta-feira – Santos: Isidoro de Sevilha, Platão, monge, Pedro de Poitiers

Evangelho (Lc 24,35-48) "Vós sereis testemunhas de tudo isso."

Ser testemunha é dizer eu fiz, eu vi, ouvi e toquei. É garantir um fato, e não apenas apresentar notícia ou teoria. E, na sua forma mais alta, testemunhar é estar pronto a morrer antes que se desdizer. Os discípulos foram convidados e aceitaram ser testemunhas em favor de Jesus. Muitos e muitas, uma multidão ao longo dos séculos morreram por isso. Tenho de dizer se aceito ser testemunha.

Oração

Senhor Jesus, ninguém tem direito de me pedir o que me pedis. Vós o podeis fazer, porque sois Deus, porque me amais como ninguém, porque sois caminho, verdade e vida, e porque fostes testemunha fiel até a morte. Preciso de vossa ajuda para mostrar, com minha vida, o caminho que me mostrais, e para testemunhar que sois o salvador, o único que nos pode libertar de todo mal. Amém.

5 – Sexta-feira – Santos: Vicente Ferrer, Catarina Tomás

Evangelho (Jo 21,1-14) "Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes."

Jesus tinha perguntado: – Moços, tendes alguma coisa para comer? Responderam: – Não. Sozinhos, toda a noite lançaram e recolheram as redes sem peixe. Agora tinham de arrastar a rede pesada, que não conseguiam erguer para a barca. Mais de uma vez isso dever ter acontecido conosco. Mas, se confiamos em Jesus, obedecemos e continuamos lançando a rede, teremos de arrastá-la.

Oração

Senhor Jesus, Pedro e seus companheiros jamais esqueceram aquela pescaria. Em muitas ocasiões, em mil lugares essa lembrança deu-lhes coragem. Eu também não posso esquecer que me mandais continuar lançando rede. Teimosamente, sem desanimar, ainda que a rede pareça vir sempre vazia. Ajudai-me, dai força a meus braços, clareza à cabeça, e confiança ao coração. Amém.

6 – Sábado – Santos: Celestino, Catarina de Pallanza, Diógenes.

Evangelho (Mc 16,9-15) "Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena ... Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando."

Marcos diz que duas vezes foi anunciado aos discípulos que Jesus estava vivo, mas eles não acreditaram, nem mesmo quando ele se mostrou a eles enquanto comiam. Quando afinal acreditaram que ele estava vivo, depois da cruz e da sepultura, Jesus os enviou para levar o evangelho da vida a todos. Se acredito que Cristo Jesus vive e está comigo, posso levar a todos uma esperança de vida.

Oração

Senhor Jesus, levado pelo dom da fé, acolho o testemunho de vossos discípulos, os do começo e os de agora. Vós viveis e ofereceis para mim a vida plena, de todo o meu ser. Acredito em vós, e aceito a vida que nos ofereceis para agora e para a eternidade. Ajudai-me a viver meus dias à luz dessa certeza. Não importa o que acontecer, estareis sempre comigo, a me ensinar e amparar. Amém.

7 – 2º Domingo de Páscoa – Santos: João Batista de La Salle, Ursulina

Evangelho (Jo 20,19-31) "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio."

Jesus veio para nos trazer a paz, que é o conjunto de todo bem, da vida plena e da felicidade. Por isso podemos alegrar-nos, apesar das dificuldades e trabalhos, podemos vencer o mal em todas as suas manifestações, tendo-o sempre em nosso meio, a viver conosco. E ele nos envia. Não nos quer fechados em casa, portas e janelas trancadas, cuidando de nossas coisinhas, indiferentes ao mundo ao nosso redor. Envia-nos para levar a libertação do pecado e de todo mal, a verdade que não se impõe, mas conquista, a esperança que vai além do sonho de um mundo já agora sem males. E podemos cumprir a tarefa que nos confia, porque ele envia sobre nós o Espírito, o Sopro da vida e da verdade. Façamos como como seus discípulos e discípulas daquele tempo que saíram.

Oração

Senhor Jesus, deixai-me pensar que, se ao chegardes, portas e janelas estavam fechadas, e vossos discípulos encolhidos na penumbra, ao sairdes todas estavam abertas, e havia muita luz, e soprava um vento novo. De novo, Senhor, vinde e ficai conosco para que tenham a paz que só vós podeis dar. Mexei na minha vida, na vida de minha comunidade e de toda a igreja, estourai trancas e taramelas, e empurrai-nos para levar ao mundo vosso evangelho. Dai-nos pressa e paciência, coragem e prudência, e muita clareza para saber como falar à gente de hoje. Para isso preciso de ajuda. Aumentai minha fé e minha esperança, fazei que vos ame e saiba amar meus irmãos. Que meu amor, a vós e a eles, seja inventivo, constante e eficiente. Amém

8 – Segunda-feira – Santos: Edésio, Máxima

Evangelho (Lc 1,26-38) "O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José."

Deus criou homens e mulheres para os fazer participantes de sua vida, do seu modo divino de ser. Ele nunca desistiu, mesmo quando a humanidade errou, em suas decisões coletivas e pessoais. No tempo escolhido, seu Filho uniu-se a nós, para viver nossa vida e participar de nossa caminhada. Tudo por um amor que nunca poderíamos esperar; podemos apenas dizer: que se faça vossa vontade.

Oração

Senhor Jesus, vossa mãe Maria não tentou compreender; apenas entregou-se confiante e deixou-se levar, deixou acontecer. Que ela peça por mim, para que me deixe levar por vossa oferta, que tenha a coragem humilde de me entregar a vós, sem poder de fato compreender a vida que me ofereceis. Confio em vossa misericórdia e creio que sois tudo para mim, caminho, verdade e vida. Amém.

9 – Terça-feira – Santos: Maria de Cléofas, Acácio, Demétrio

Evangelho (Jo 3,7b-15) "Vós deveis nascer do alto. O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai."

Nicodemos, homem culto, procurou Jesus, que lhe falou longamente. Deixou claro que anunciava uma nova vida, que nasce do poder do Espírito (Sopro, Alento, Vento) cuja ação não podemos compreender. Como não se compreende o sopro misterioso do vento. Só podemos renascer para a vida, que Jesus oferece, se nos deixamos levar pelo Espírito Santo, que nos transforma e leva.

Oração

Senhor meu Deus, experimento a ação do mal em mim, a falta de esperança, a incapacidade para o bem. Vejo que, por mim, não consigo a vida pela qual anseio. Preciso que envieis vosso Espírito, o sopro de vida, que me faça nascer para a vida nova. Enviai vosso Espírito Santo, que me faça compreender Jesus e aceitar a vida que me oferece, vida na verdade, na justiça e no amor. Amém.

10 – Quarta-feira – Santos: Miguel, Ezequiel e Pompeu

Evangelho (Jo 3,16-21) "Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna."

Puramente por amor Deus nos criou para a vida. Por um amor infinitamente maior e mais incompreensível quis que, por nossa união com seu Filho, participemos de sua vida divina. Porque Deus nos ama, ele nos mantém na vida, e nos torna possível viver também uma vida nova na paz, no bem, na verdade e no amor. Porque ele nos ama, podemos ser felizes, à espera da felicidade plena.

Oração

Senhor meu Deus, creio que me amais e quereis minha felicidade, e para isso tudo fazeis. Só eu posso excluir-me e rejeitar vossa oferta, para procurar felicidade na ilusão e no vazio das riquezas e do orgulho. Quero seguir o jeito de viver que Jesus ensinou, e chegar à felicidade completa e eterna. Não permitais que, mesmo sendo tão amado, não vos ame o máximo que me for possível. Amém.

11 – Quinta-feira – Santos: Estanislau, Gema Galgani, Isaac

Evangelho (Jo 3,31-36) "Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida...".

O Pai enviou o Filho para nos salvar do mal que nos domina. Para ter a vida que nos é oferecida, é preciso crer no Filho, aceitá-lo como o único que nos pode salvar. É preciso aceitar que ele nos una a si, para podermos participar de sua vida divina, precisa deixar que ele nos oriente e seja tudo para nós. Sem Jesus Cristo, o Filho de Deus Encarnado, não existe nenhuma esperança para nós.

Oração

Senhor Jesus, creio em vós. Creio que sois o Filho de Deus e entrego-me todo em vossas mãos. Sois minha única esperança. Transformai meu coração, para que pense como vós e me deixe guiar por vós em tudo que faço. Ajudai-me a vencer a indolência e as más inclinações que me impedem de vos seguir como devo. Dai-me perseverança, para que nunca me separe de vosso amor. Amém.

12 – Sexta-feira – Santos: Júlio I, Sabas Godo, Ângelo de Chivasso

Evangelho (Jo 6,1-15) "Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes."

Faltava um ano para a última ceia com a eucaristia, e a morte de Jesus. Nessa narrativa encontramos muitas expressões que vemos também na descrição da última ceia. Logo em seguida João traz o sermão sobre o pão da vida. Podemos, pois, ver na multiplicação dos pães uma preparação para a entrega que Jesus fará de si na eucaristia e para a entrega de sua vida pela morte na cruz.

Oração

Senhor, creio que sois o Filho de Deus encarnado para me dar a vida, creio que sois o pão, o alimento que sustenta em mim essa vida divina. Reconheço que dependo totalmente de vós para viver. Sem vós morreria à míngua, sem nada e ninguém que possa saciar minha fome e minha sede de felicidade. Senhor Jesus, sede sempre para mim pão, água, luz, caminho, verdade e vida. Amém.

13 – Sábado – Santos: Martinho I, Márcio, Quintiliano

Evangelho (Jo 6,16-21) "Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo."

Jesus não queria ser rei, ou apenas um mestre ou profeta. Queria que isso ficasse muito claro para os discípulos. Por isso vai a eles, cansados de remar no lago agitado. Quando se espantam ao vê-lo, diz: – Sou eu. E eles podiam entender: – Eu posso caminhar sobre as águas, posso fazer que cheguem à praia mesmo se os ventos e as ondas são contrárias. Não tenham medo. Posso salvá-los.

Oração

Senhor Jesus, sabeis que muitas vezes enfrento ventos e ondas, e já não tenho forças para remar. E ninguém me pode ajudar. Preciso que venhais a mim, nesta minha vida difícil. Não precisais dizer nada; apenas me levai para o seguro da praia. Perdoai se demoro tanto em chamar por vós. Sabeis que só em vós posso confiar. Aumentai minha fé e minha esperança, e fazei grande meu amor. Amém.

14 – 3º Domingo de Páscoa – Santos: Lamberto, Donina, Próculo

Evangelho (Lc 24,35-48) "Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras..."

Aquelas mulheres e aqueles homens tinham vivido um tempo de maravilhas, vendo e ouvindo Jesus, que conquistara seu coração e os enchera de esperanças. É verdade que, nem logo nem sempre, perceberam que a proposta de Jesus não era só uma proposta social e política. Apesar de ele várias vezes ter falado que seria preso e condenado. E quando isso aconteceu, ficaram sem saber o que pensar ou fazer, mesmo quando se mostrou vivo depois da morte. Lucas conta-nos como começaram a ver tudo de outra forma: "Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras..." Tocados pelo poder divino, abriram-se para a fé, começaram a entender tudo de um jeito novo, tudo em sua vida ganhou outro sentido, e podiam dar testemunho do que viram e ouviram.

Oração

Senhor Jesus, conheço bastante de vossa vida e de vossa doutrina; sei, porém, que esse conhecimento é limitado, e minha compreensão superficial. Eu vos peço, abri, alargai meu entendimento, enviai sobre mim vosso Espírito, que me ilumine, e me faça compreender-vos sempre mais profundamente. Afastai meu medo e minhas resistências, que me impedem de vos seguir mais de perto. Aumentai minha sede de vos conhecer, e ajudai-me a procurar a ajuda de livros e outros meios, e principalmente o contato com pessoas que me possam ajudar. Ensinai-me a orar refletindo para assimilar vossas ideias, para conhecer minhas carências e converter-me para uma vida mais de acordo com vosso evangelho. Aumentai meu amor por vós, e serei capaz de vos compreender. Amém.

15 – Segunda-feira – Santos: Êutiques, Anastácia, Vitoriano

Evangelho (Jo 6,22-29) "– Que devemos fazer para realizar as obras de Deus? Jesus respondeu: – A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou."

Aquelas pessoas não estavam só procurando pão para sua fome. Queriam também saber o que Deus esperava delas e o que lhes oferecia. E Jesus respondeu: – Deus quer que acrediteis em mim, que sou o enviado por ele, e que aceiteis a salvação que ele vos oferece, uma vida na bondade e no amor. Essa resposta é também para mim: devo entregar-me a ele, e aceitar a salvação que me oferece.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois o enviado do Pai para minha salvação. Creio que podeis e quereis dar-me uma vida nova, fazendo-me participante de vossa vida. Creio em vós que me ensinais o caminho da felicidade e da paz. Creio, ponho toda confiança em vós. Tudo espero de vosso poder e de vossa misericórdia. Guardai-me sempre em vossa amizade, não deixeis que vos seja infiel. Amém.

16 – Terça-feira – Santos: Bernadete, Calisto de Corinto, Júlia

Evangelho (Jo 6,30-35) "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede."

Foi depois da multiplicação dos pães. Jesus disse que deviam procurar o pão que vem de Deus, e pode dar a vida, a vida nova, a vida para sempre. Se queriam essa vida, deviam acreditar que ele é o pão, a fonte da vida, enviado pelo Pai, que sacia toda fome e apaga toda sede. A mim também Jesus desafia: se quero a vida, preciso crer nele, e aceitar que ele é quem sacia minha fome e minha sede.

Oração

Senhor Jesus, tenho fome e sede de felicidade, de paz e de bondade. Sei que ninguém além de vós socorrer-me. Somente vós, que sois Deus, podeis libertar-me da mentira e do mal, e dar-me a vida nova na liberdade e na esperança. Confio em vós, Senhor, entrego-me em vossas mãos. Creio que não me abandonareis. Mas preciso que me conserveis a fé, para que nunca vos deixe. Amém.

17 – Quarta-feira – Santos: Aniceto, Roberto, abade, Hermógenes

Evangelho (Jo 6,35-40) "Esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa, que vê o Filho e nele crê, tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia."

O Pai quer nossa salvação, nossa felicidade, quer que vivamos para sempre. Essa mensagem de Jesus é nossa alegria e nossa esperança. Nada, ninguém poderá impedir que o Pai nos salve, porque nos ama e é misericordioso. Somente nós podemos destruir o presente e o futuro que ele nos oferece. Se cremos em Jesus, ele cumprirá sua promessa: – Eu o ressuscitarei no último dia.

Oração

Senhor, agradeço o amor que tendes por mim, apesar de minha pequenez, fraqueza e maldade. Dai-me o amor com que vos devo amar em troca. Tudo espero de vossa bondade, o perdão, a ajuda, a acolhida no final de minha vida. Aumentai minha fé e minha união com Jesus, vosso Filho, para que eu possa ter a ressurreição, a passagem feliz para a vida eterna e definitiva. Amém.

18 – Quinta-feira – Santos: Maria da Encarnação, Faustino, Galdino

Evangelho (Jo 6,44-51) "Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai."

Sempre houve pessoas que admiram Jesus, sua figura, seu jeito de ser, de pensar e falar. Nem por isso acreditam que seja o Filho de Deus encarnado para nos salvar, nem o aceitam com seu Senhor e centro de sua vida. Só pelo dom, graça e favor do Pai podemos reconhecê-lo como nosso salvador, aceitar sua palavra. Nunca agradeceremos devidamente o dom da fé, que dá sentido a nossa vida.

Oração

Senhor meu Deus, Pai de misericórdia, agradeço o dom da fé, essa atração íntima, essa certeza que me leva a colocar Jesus no centro de minha vida. Bendito sejais por me iluminar para aceitar e compreender a proposta de vida que ele me faz. Perdoai-me, porque nem sempre sou coerente com minha fé. E ajudai-me a viver de modo que também outros queiram ser seus discípulos. Amém.

19 – Sexta-feira – Santos: Sócrates, Gálata, Expedito

Evangelho (Jo 6,52-59) "Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a

carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós."

É fácil perceber que João quer ajudar-nos a perceber o sentido da Eucaristia. Comer e beber é assimilar o necessário para a vida; é transformar e ser transformado. Para ter a vida nova precisamos comer e beber, assimilar carne e sangue, a humanidade real do Filho. Viver a Eucaristia é unir-nos à humanidade de Jesus, para participar de sua divindade, e chegar à vida plena que o Pai oferece.

Oração

Senhor Jesus, creio que estais entre nós de modo especial quando nos reunimos para viver a Eucaristia. Ajudai-nos a renovar e intensificar nossa união convosco e entre vós, sempre que renovamos o que nos mandastes fazer. Que ao partilhar vosso corpo e vosso sangue, deixemo-nos transformar por vossa humanidade, para viver de vossa divindade. Esperando a vida eterna que prometeis. Amém.

20 – Sábado – Santos: Antonino, Marcelino de Embrun

Evangelho (Jo 6,60-69) "Muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram,

disseram: "Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?"

Que foi que Jesus disse que os espantou? Sem esquecer a referência à eucaristia, o que os desafiou foi a frase: "Assim como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, assim também quem de mim se alimenta viverá por mim." Não acreditavam que ele fosse o Filho de Deus, nem que nossa única esperança de salvação e de vida é nossa união com ele, nossa participação em sua vida divina.

Oração

Senhor Jesus, eles entenderam o quanto exigíeis deles, e não quiseram reconhecer-vos como Salvador, Filho de Deus. Confiaram mais em si mesmos. Não quero segui-los. Creio em vós, confio em vós. Coloco em vosso poder e bondade toda minha esperança. Mudai-me, transformai minha vida, fazei-me participar de vossa vida divina, à espera da plena realização de vossas promessas. Amém.

21 – 4º Domingo da Páscoa – Santos: Anselmo, Conrado de Parzão, Sílvio

Evangelho (Jo 10,11-18) "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O mercenário ... vê o lobo chegar, deixa as ovelhas e foge."

Para nós não é muito clara essa linguagem que fala de pastor e ovelhas, de assaltantes e lobos. Lendo João desde o versículo primeiro, parece que podemos entender o seguinte(sem toda a poesia pastoril): Jesus é o enviado verdadeiro, que nos pode guiar e proteger. Ele nos conhece um a um, e nós o reconhecemos como salvador porque ele fala diretamente a nosso coração. Ele se compromete conosco, porque nos ama e nos faz seus. Para nos libertar e salvar, aceitou até morrer para que possamos viver. Ele é o salvador de todos, quer que todos estejamos unidos na obediência ao Pai e no amor entre nós. E ele o conseguirá, porque para isso foi enviado, para fazer acontecer o projeto divino da salvação oferecida a todos.

Oração

Senhor Jesus, ninguém fora de vós pode ensinar-me o caminho da felicidade, nem, menos ainda, salvar-me do mal e fazer-me feliz. Aceito a oferta que me fazeis, e reconheço-vos como meu único salvador. Confio em vosso poder e em vosso amor, que não olha para minhas bondades, mas gratuitamente me escolhe e chama. Ajudai-me a vos conhecer sempre mais, para que possa ir avançando no vosso jeito de viver. Protegei-me dos falsos mestres, e mais ainda me protegei de mim mesmo, de meu orgulho e de minha vaidade. Só vos posso ser fiel se me guardais ao abrigo de vossas mãos, e se a cada instante me dais a ajuda de vossa graça. Hoje não quero pedir só por mim e pelos que já vos conhecem. Hoje vos peço por aqueles que ainda não vos conhecem, e andam à procura de quem os possa guiar. Amém.

22 – Segunda-feira – Santos: Bartolomeu de Cervere, Sotero, Miles

Evangelho (Jo 10,1-10) "... as ovelhas ouvem sua voz; ele as chama pelo nome e as conduz para fora ... caminha à sua frente, e elas o seguem, porque conhecem a sua voz."

Na parábola temos várias ideias. Vejamos apenas uma: a iniciativa é de Jesus, que chama cada um por seu nome, porque o ama, escolhe e chama pessoalmente. E quem é chamado segue-o, porque é conquistado interiormente por ele, e aprendeu a conhecer sua voz. Não segue outras vozes, com suas falsas propostas de vida. Fomos chamados por Jesus; podemos segui-lo tranquilamente.

Oração

Senhor Jesus, tomastes a iniciativa de me escolher, amar e chamar. Por misericórdia, por puro amo, sem nenhum merecimento de minha parte. Não só me chamastes, mas me tomastes pela mão, para eu não cair, nem me extraviar. Agradeço tanto amor, e peço que não permitais que vos abandone. Além de vós não há quem me possa salvar; só vós podeis fazer minha felicidade. Amém.

23 – Terça-feira – Santos: Jorge, Adalberto de Praga

Evangelho (Jo 10,22-30) "Os judeus disseram: – Se tu és o Messias, dize-nos abertamente. Jesus respondeu: – Já o disse, mas vós não acreditais."

Os adversários viam como Jesus era, o que fazia e o que ensinava. A graça de Deus convidava-os e movia interiormente a acreditar nele. Eles, porém, resistiam. Estamos diante do mistério da liberdade. Nós também, por mais que Deus nos convide com sua graça, podemos resistir. É preciso pedir continuamente que o Senhor dobre nosso coração, e nos conserve perseverantes no seu caminho.

Oração

Senhor, iluminai meu coração, afastai de mim todas as ilusões, dai-me a graça de aceitar sempre vossos convites. Aumentai minha fé e minha esperança, ajudai-me a vos amar de todo o meu coração, acima de tudo e de todos. Sem vossa ajuda nada posso; mas com vosso auxílio posso acompanhar-vos até as últimas consequências. É isso que vos peço e espero de vossa bondade. Amém.

24 – Quarta-feira – Santos: Fidélis de Sigmaringa, Honório

Evangelho (Jo 12,44-50) "Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo."

Um pouco antes (v. 36), João diz que se vendo rejeitado por seus adversários, "Jesus saiu e escondeu-se deles". Pode-se rejeitar Jesus não querendo ouvi-lo, ou não pondo em prática o que se ouve. Jesus não condena os que o rejeitam; não é preciso, porque a atitude deles tem como resultado inevitável a privação da vida, a escravidão do erro, o afastamento do amor. Não encontrarão a Deus.

Oração

Senhor, há muito tempo que vos conheço e tenho procurado seguir-vos. Falhei muitas vezes, e por isso peço perdão. Guardai-me, segurai-me firme para que não vos abandone, porque sem vós não existe salvação para mim. Fazei-me mais atento à vossa palavra, mais dócil às vossas orientações. Aumentai meu amor, e poderei compreender-vos mais intimamente. Preciso muito de vós. Amém.

25 – Quinta-feira – Santo: Marcos, evangelista

Evangelho (Mc 16,15-20) "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!"

Nós também, como aqueles discípulos, fomos enviados para anunciar o Evangelho a todos. Mesmo sem ministério oficial igreja, temos uma tarefa. E precisamos lembrar que o Evangelho não consta só de aspectos religiosos. Precisamos anunciar de forma eficaz e defender os valores da verdade, da justiça. Anunciar o Evangelho é procurar que todos tenham condições de vida dignas para todos.

Oração

Senhor Jesus, acho que tenho de lhe pedir perdão. Até que tenho feito alguma coisa para anunciar a salvação e a esperança que nos ofereceis. Tenho, porém, de ouvir o que dissestes (Mt 25,31-46). Não posso dormir tranquilo. Ajudai-me a me preocupar com meus irmãos necessitados, explorados, com tanta necessidade e tanta injustiça, pela qual eu também sou responsável. Ajudai-me. Amém.

26 – Sexta-feira – Santos: Clarêncio, Lucídio, Exuperância

Evangelho (Jo 14,1-6) "Não se perturbe o vosso coração. Tende fé em Deus, tende fé em mim também."

Na ceia de despedida, havia tristeza, incerteza e medo. A seus amigos Jesus lembra que nessas situações, que se repetem muitas vezes, a saída é a fé e a confiança no Pai e nele mesmo. Ele promete voltar, não só na manifestação final, mas sempre que precisarem dele. Devo lembrar-me que o Cristo volta, está ao meu lado, sempre que a perturbação, incerteza e o medo ameaçarem minha paz.

Oração

Senhor Jesus, sei bem o que é ter medo, muitas vezes não saber o que esperar nem o que fazer. Já experimentei o vazio inquietante quando pessoas queridas nos deixam. Vi também como é bom confiar em vós, saber que estais comigo, e me tomais pela mão, e me dais coragem mesmo se a tempestade continua. Eu vos agradeço e peço que olheis por aqueles ainda não confiam em vós. Amém.

27 – Sábado – Santos: Zita, Tertuliano

Evangelho (Jo 14,7-14) "Jesus respondeu: – Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe?"

Filipe estava havia três anos com Jesus. E nós, há tanto tempo estamos com Jesus, há tanto tempo ouvimos falar dele, dizemos acreditar nele como nosso Salvador. Há muito, muito tempo. Mas também nós ainda não o conhecemos, ainda não pensamos como ele, ainda estamos muito longe de sua maneira de agir. Sabemos falar sobre ele, mas ainda não nos deixamos transformar por ele.

Oração

Senhor Jesus, perdoai-me porque em todos esses anos não me entreguei completamente a vós, não permiti que me transformásseis à vossa imagem. Ainda vos conheço apenas por fora, ainda não aceitei em tudo vossas ideias. Falta muito ainda para que meu amor por vós oriente tudo em minha vida. Enquanto é tempo, tomai conta de mim, ajudai-me a vos conhecer sempre mais. Amém.

28 – 5º Domingo da Páscoa – Santos: Pedro Chanel, Valéria

Evangelho (Jo 15,1-8) "Eu sou a videira e vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."

O povo de Deus era comparado com uma vinha e suas videiras. Jesus diz que ele é o tronco, a fonte da vida da videira; nele, para ele e por ele são chamados todos que fazem parte do povo de Deus, dele dependem todos. Por sua união com ele é que todos participam da vida divina; fora dele não há vida de filhos de Deus, não há esperança, não há salvação. Só unidos a ele podemos viver a fé, ter a esperança firme da vida para sempre, amar colocando Deus em primeiro lugar, e fazendo a salvação dos irmãos. Ele nos diz o que só um Deus nos poderia dizer: "sem mim nada podeis fazer"! Se não precisamos dele, se não acreditamos que ele nos pode justificar, então ele não nos deve interessar, porque não nos serve para nada.

Oração

Senhor Jesus, por pura bondade vós me amastes, escolhestes e chamastes. Desde a infância pude conhecer-vos, protegido por um ambiente cristão. Para mim tudo foi mais fácil. Agradeço tanto favor, e peço que me ajudeis a viver totalmente unido a vós. Creio que sois meu único Salvador, que me libertais do mal, e me fazeis participante de vossa vida divina. Aumentai sempre mais essa vida que me alegra e faz feliz. Quer seguir-vos como discípulo e, unido a vós, quero ser bênção e salvação para outros. Conto com vossa ajuda para viver de modo a mostrar a todos como é bom estar unido a vós e aos irmãos. Perdoai-me, porque muitas vezes não vos tenho sido fiel como deveria. Muitas vezes tenho feito o mínimo possível por vós que tudo fazeis por mim. Amém.

29 – Segunda-feira – Santa Catarina de Sena

Evangelho (Jo 14,21-26) "Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: – Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?"

Judas esperava que o Messias se manifestasse de modo grandioso, convincente para todos. Jesus diz que para reconhecê-lo como salvador é preciso amar a ele e ao Pai: "Se alguém me ama, guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama não guarda a minha palavra." Se não amamos, nada do que ele nos diz tem sentido e valor para nós.

Oração

Senhor Jesus, às vezes vossa palavra parece-me dura, e quase penso que sois exigente demais. É que é pouco e insuficiente meu amor por vós, e ainda me coloco acima de vós. Mudai-me, aumentai meu amor e meu comprometimento convosco. Ajudai-me a vos conhecer mais para mais vos amar, e ajudai-me a vos amar mais para mais vos conhecer. Apesar de tudo quero ser vosso. Amém.

30 – Terça-feira – Santos: Pio V, Lourenço de Novara, Sofia.

Evangelho (Jo 14,27-31a) "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo."

"Paz" na Bíblia é saudação, e também o conjunto todos os bens e bênçãos. Jesus fez questão de dizer que não estava apenas usando uma fórmula de saudação: estava oferecendo de fato a paz, a reconciliação, a plenitude das bênçãos de Deus, a felicidade plena. Por isso mesmo é que pôde acrescentar: – Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Com essa "paz", nada precisamos temer.

Oração

Senhor, dai-me essa paz, essa vida em paz convosco e com todos. Só vós a podeis dar, porque só temos paz se somos interiormente transformados por vosso poder. Agradeço vossa bondade que quer saciar minha sede de felicidade com uma felicidade que nem posso imaginar. Alegro-me com as bênçãos que me dais desde agora; ajudai-me a continuar sempre em vossa amizade. Amém.

Uneser