REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.


1 - Segunda-feira - Santos: Teresa de Lisieux, Veríssimo

Evangelho (Lc 9,46-50) "Houve entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior."

Entre nós, discípulos de Jesus hoje, e os primeiros discípulos parece não haver muita diferença. Continuamos procurando de todas as maneiras o primeiro lugar, a posição de importância. Como eles, também nós precisamos de conversão. E para isso precisamos da ajuda do Senhor, para vencer orgulho e a vaidade que ainda, pelo menos de vez em quando, perturbam nossa caminhada de discípulos.

Oração

Senhor Jesus, é verdade, o orgulho e a vaidade, fazem muito mal à vossa igreja, a nossa comunidade, a nossa família. São o grande obstáculo para o amor e a fraternidade. Olhai para nós, mudai nosso coração, para que não tentemos impor nossa vontade, mas procuremos estar sempre a serviço. Com vossa ajuda, quero continuar nessa luta, para poder fazer parte de vossos discípulos. Amém.


2 - Terça-feira - Santos: Anjos da Guarda, Custódio, Leodegário

Evangelho (Mt 18,1-5.10) "E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. Não desprezeis nenhum desses pequeninos..."

Jesus não apresenta a criança como modelo de inocência, mas como imagem de todos os pequenos, fracos, desprotegidos e desprezados, com os quais ele se identifica. E há muitos modos de acolher o Senhor nos irmãos que nos parecem não importantes. Podemos, por exemplo, dar-lhes atenção, ver suas necessidades, mas também acolher sua sabedoria, que tantas vezes nos surpreende.

Oração

Senhor Jesus, se acredito em vossa palavra, não preciso fazer longas peregrinações para vos encontrar. Ainda que nem sempre vos veja, cada dia vos encontro pelas ruas, trazendo no rosto todas as idades, no passo cansado todos os trabalhos, ou num sorriso a esperança que me pode animar. Abri meus olhos, fazei-me atento ao que me dizeis principalmente por meus irmãos menores. Amém.



3 - Quarta-feira - Bvs. André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e Comps.

Evangelho (Lc 9,57-62) "Enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: - Eu te seguirei para onde quer que fores."

Lucas fala do seguimento de Jesus como mestre. Em primeiro lugar vem o chamado no íntimo de nosso coração. Se o seguimos, porém, ele não nos promete vantagens e facilidades terrenas. E mais: exige de nós entrega total, imediata e definitiva, o abandono que for necessário de tudo e de todos. Se nos tenta seduzir, é só pelo amor que nos mostra, e prometendo-nos uma felicidade diferente.

Oração

Senhor Jesus, passastes por minha vida e sem palavras me chamastes para vos seguir. Agradeço por me terdes ajudado a dar o primeiro passo, agradeço as ajudas todas na caminhada. Nem sempre tem sido fácil, mas ainda continuo a vos seguir. Renovai meu entusiasmo, amparai-me nos momentos difíceis. Perdoai minhas quedas, e dai-me a alegria forte que só vós podeis dar. Amém.


4 - Quinta-feira - Santos: Francisco de Assis, Amônio, Petrônio

Evangelho (Lc 10,1-12) "Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias..."

Todos nós batizados somos enviados de algum modo para preparar a chegada de Jesus. Para o fazer, precisamos conhecer bem o Mestre, ser desapegados, corajosos e prudentes. Sem nos atrasar com preocupações secundárias, devemos anunciar a mensagem com clareza e fidelidade, criando laços de fraternidade com todos. E vamos tranquilos: Jesus já estará preparando os corações.

Oração

Senhor, alegro-me porque me fizestes vosso discípulo, e me enviais para vos anunciar. Agradeço a confiança, e peço que me ajudeis a ser vosso apóstolo fiel, nada fazendo que impeça outros de acreditar em vós. Dai-me as palavras certas, o jeito certo, coragem, desapego e perseverança quando surgirem as dificuldades. E preparai o coração de todos aqueles a quem vos devo anunciar. Amém.


5 - Sexta-feira - Santos: Benedito, o Negro, Faustina, Flávia

Evangelho (Lc 10,13-16) "Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou."

Não só os apóstolos ou os ministros oficiais da Igreja são os enviados de Jesus, que devemos ouvir como se o ouvíssemos em pessoa. Jesus fala-nos também através de nossos irmãos e irmãs, que partilham nossa vida de todos os dias. Podem ter defeitos e limitações, mas devemos ouvi-los, porque são o Jesus mais perto de nós. Peçamos que o Senhor os ilumine e guarde em seu amor. Amém.

Oração

Senhor Jesus, pensando um pouco vejo quanto fui ajudado por meus irmãos e irmãs. É verdade que às vezes precisaram de coragem para me dizer a palavra certa. Por isso peço que os recompenseis do bem que me fizeram. Aumentai seu amor por vós, aumentai sua fé para que possam continuar a ajudar a mim e a outros. Protegei-os em sua vida, dai-lhes muita paz, alegria e felicidade. Amém.


6 - Sábado - Santos: Bruno, Maria Francisca, Erotides

Evangelho (Lc 10,17-24) "Eu te louvo, Pai, ... porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos."

É admirável o alcance da inteligência humana. Tem, no entanto, seus limites; não pode penetrar nos segredos de Deus. Só um dom especial, que pela fé nos faz participantes do conhecimento divino, revela-nos o que Deus nos oferece. Somente o dom da caridade, que nos faz participar do jeito divino de amar, torna possível para nós aceitar sua oferta de amor, de felicidade e de salvação.

Oração

Senhor, purificai meu coração, iluminai-o para que possa acolher vossa oferta. Afastai de mim o orgulho e a confiança demasiada em mim mesmo. Ajudai-me a assimilar o jeito de viver de Jesus no amor e na fraternidade, na confiança e na alegria. Enviai sobre mim vosso Santo Espírito, para que eu vos conheça sempre mais profundamente, e me deixe guiar só pela vossa sabedoria. Amém.


7 - 27° Domingo Comum - Nossa Senhora do Rosário, Santos Helano, Osita

Evangelho (Mc 10,2-16) "Desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne."

Jesus corrige, ou pelo menos aprofunda a ideia apenas legalista daqueles fariseus. Separação ou não do casal não é simples questão de leis. No projeto de Deus, quando um homem e uma mulher se amam a ponto de querer unir suas vidas numa caminhada a dois, nada deve romper essa união. Porque se uniram em busca de crescimento, realização, abertura e felicidade aqui e depois, estabelecendo-se entre eles uma aliança. Aliança que é sua opção de vida, aliança que nenhum dos dois quer ver rompida, porque nela fizeram uma aposta, arriscaram o sentido de sua vida. Porque se amam e mutuamente são amados, não querem que se apague esse amor. Não é preciso haver uma lei, e se houver não será imposição, mas divina proteção do frágil amor humano.

Oração

Senhor meu Deus, eu vos louvo e bendigo pelo amor que semeais no coração do homem e da mulher que se unem num projeto de vida na procura de felicidade. Agradeço a vosso amor esse amor que lhes dá amparo e coragem, que pouco a pouco os faz capazes de todas as renúncias, que os abre para a paternidade e a maternidade, que os enche de alegria e lhes faz possível experimentar um pouco da felicidade plena para a qual os criastes. Protegei seu frágil amor com a proteção de vosso amor fiel, para que sejam para nós um reflexo desse vosso amor sem limites. Tende pena, Senhor, dos casais que não conseguiram viver o amor, que imaginaram seria a luz de sua vida. Conheceis as feridas que levam no coração. Ajudai-os da melhor maneira que vos for possível. Amém.

8 - Segunda-feira - Santas: Lourença, Taís, Reparata

Evangelho (Lc 10,25-37) "Jesus disse-lhe: - Tu respondeste acertadamente. Faze isso e viverás."

O mestre da lei queria colocar Jesus diante da questão central, sempre debatida por ele e seus companheiros. Ainda que fosse apenas por provocação, é a pergunta que todos devemos nos fazer. Ele respondeu, e nós também sabemos a resposta que aprendemos no catecismo. Jesus deu-lhe razão. Com sua sabedoria, porém, que não precisa de muitas palavras disse: - Faze isso e viverás!

Oração

Senhor Jesus, aí está minha dificuldade. Sei, ou quase sempre sei o que devo fazer para vos seguir e ter a vida. Isso, porém, nem sempre á fácil, pelo menos para minha fragilidade. Preciso urgentemente de vosso socorro para não cair, não desanimar, mas ter coragem de sempre recomeçar. Só vós podeis fazer-me capaz de seguir vossos passos, de amar como devo a Deus e meus irmãos. Amém.

9 - Terça-feira - Santos: Dionísio, João Leonardi, Públia

Evangelho (Lc 10,38-42) "Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária."

Na casa de Marta, Maria e Lázaro, temos uma das poucas cenas domésticas dos evangelhos. É verdade que seu primeiro sentido é que devemos gastar tempo ouvindo Jesus. Mas podemos ver também no texto de Lucas um lembrete da importância das relações entre nós. Mais do que com coisas, nossa preocupação deve ser com a qualidade de nossa acolhida e de nosso relacionamento.

Oração

Senhor Jesus, Marta e Maria, cada uma a seu modo queria acolher-vos da melhor maneira. Maria preocupou-se menos de coisas, para vos dar mais atenção. Preciso aprender a da atenção aos meus irmãos, em todos os tipos de encontro. Com Maria preciso aprender a ouvir, compreender, partilhar ideias, esperanças e penas. Ensinai-me a incarnar a caridade na amizade que sabe acolher. Amém.


10 - Quarta-feira - Santos: Daniel Comboni, Paulino de York, Gereão

Evangelho (Lc 11,1-4) "Um dia, Jesus estava orando em certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: - Senhor, ensina-nos a rezar..."

Na oração que Jesus ensinou temos muitos motivos para reflexão. Hoje minha atenção se fixou no pedido "venha a nós o vosso reino". Posso fazer esse pedido somente se, de fato, reconheço minha pobreza e fragilidade. Iluminado pela fé, preciso aprofundar o reconhecimento dessa minha necessidade de misericórdia, e colocar-me sempre numa atitude de mãos estendidas que pedem esmola.

Oração

Senhor meu Deus, aqui estou diante de vós como pobre, faminto e desamparado. Preciso de vós sempre e em tudo, sozinho não posso libertar-me do mal e da infelicidade. Tomai posse de mim, libertai-me, dai-me a vida que prometeis. Aceito vossa oferta e quero que sejais o senhor de minha vida, quero viver do jeito que vosso Filho me ensinou. Por vossa misericórdia salvai-me. Amém.

11 - Quinta-feira - Santos: Zenaide, Jaime, Alexandre Saulo

Evangelho (Lc 11,5-13) "Pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Quem pede recebe; quem procura encontra..."

Quando pedimos e o Senhor não nos atende logo, ele não está apenas pondo à prova nossa perseverança na oração. Temos pressa, mas só ele sabe qual o melhor momento para nos ajudar. Só ele sabe o que é melhor para nós, e o que ele nos dá é sempre muito melhor do que aquilo que pedimos. Podemos confiar, porque mais do que pai e mãe, ele nos ama como nem podemos imaginar.

Oração

Senhor meu Deus, olhando para minha vida, vejo que nunca deixastes de cuidar de mim, muitas vezes me surpreendendo ao me dar até muito mais do que pedia. Confio em vós, em vosso poder e em vossa misericórdia. Sei e estou certo que jamais me abandonareis. Não permitais então, Senhor, que eu vos abandone e saia à procura de felicidade confiado apenas em minhas pobres forças. Amém.

12 - Sexta-feira - Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Evangelho (Jo 2,1-11) Jo 2,1-11 "Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galileia. Manifestou sua glória, e seus discípulos creram nele."

É cheio de dificuldades o exame dos pormenores dessa narrativa de João, e leva a vários temas possíveis. O tema central, porém, o que mais importa é bastante claro: com seu primeiro milagre em Cana Jesus mostrou que não era um simples mestre como tantos outros. É o Salvador enviado por Deus: foi o que entenderam os discípulos presentes. E nós cremos que ele é o Filho de Deus encarnado.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois o Filho de Deus Encarnado, creio tudo quanto me disseram e dizem sobre vós vossos apóstolos do passado e do presente. Essa fé é minha certeza e minha alegria. Não sei como seria minha vida sem vós, sem a confiança que tenho em vosso poder. Eu vos agradeço o dom da fé que me tornou possível acreditar. Guardai meu coração, para que jamais duvide de vós. Amém.

13 - Sábado - Santos: Celidônia, Geraldo de Aurilac, Venâncio

Evangelho (Lc 11,27-28) "Uma mulher levantou a voz no meio da multidão e disse-lhe: - Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram."

Diante das palavras de Jesus, foi bem feminina a reação dessa mulher. Faz a Jesus o maior elogio que poderia fazer: como gostaria que fosses meu filho! Se Maria, a mãe de Jesus estivesse ali, teria repetido no coração seu canto "o Senhor fez em mim maravilhas". Talvez, mais do que aquela mulher podemos intuir a grandeza de Maria, mãe do Filho de Deus. O máximo que se possa dizer."

Oração

Senhor Jesus, uno-me àquela mulher, e vos bendigo por Maria, vossa mãe. Eu vos conheço tão pouco, mas isso bastou para mudar minha vida. Vossa mãe, porém, vos acompanhou do berço até a cruz, e foi a primeira e a mais atenta de vossos discípulos. Quero agradecer tudo que fizestes por ela, todas as maravilhas de sua vida, a santidade, alegria e felicidade que lhe destes na terra. Amém.

14 - 28° Domingo Comum - Santos: Calisto I, Fortunata, Evaristo

Evangelho (Mc 10,17-30) "Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!"

Nada sabemos da vida desse homem que perguntou que devia fazer "para ter a vida que dura para sempre". Ele tinha pressa, vivia angustiado, chegou correndo até Jesus. Conhecia os mandamentos, dizia que os observava. Mas mesmo assim perguntou: que devo fazer para ter a vida. Com outras palavras Jesus responde o que já dissera outras vezes: "aquele dentre vós que não renunciar a todos os seus bens não pode ser meu discípulo" (Lc 14,33), "vendei vossos bens e dai o dinheiro em esmola. Fazei para vós bolsas que não se gastam, um tesouro que não se esgota nos céus" (Lc 12,33). Se queremos ter a vida, temos de colocar o seguimento de Jesus acima de tudo, e temos de partilhar com os necessitados todos os bens, materiais e espirituais. Não podemos ser ricos.

Oração

Senhor Jesus, reconheço que ainda me falta muito para ser como devo discípulo vosso. Trago ainda no coração muitos apegos, não posso dizer que deixei tudo para vos seguir, ainda não tenho coragem de partilhar com os necessitados todos os meus bens. Para minhas forças tudo isso é impossível. Preciso de vossa ajuda, preciso que conquisteis e purifiqueis meu coração. Aumentai em mim a luz da fé, e a força da caridade, para que tenha coragem de abandonar tudo por vós. Peço essa graça não só por mim, mas para todos que vos querem seguir como mestre. E ensinai-nos a ajudar-nos mutuamente na caminhada pelo exemplo e pelo apoio fraterno. Assim poderemos também anunciar vosso evangelho, de modo que todos possam ver como é bom estar convosco. Amém

15 - Segunda-feira - Santos: Teresa d'Ávila, Eutímio

Evangelho (Lc 11,29-32) "Os habitantes de Nínive converteram-se quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas".

Pelo que a Bíblia conta, Jonas não era um grande santo, nem muito obediente a Deus. Mas quando afinal foi anunciar a mensagem de Deus na grande cidade pagã, todos os seus habitantes deixaram-se tocar pela graça, e resolveram mudar de vida. Eu conheço Jesus há muito tempo, vivo na Igreja que me oferece todas as oportunidades de crescimento. Então, por que não mudo de vida?

Oração

Senhor, reconheço o muito que fizestes por mim, todas as oportunidades que me destes para vos conhecer e seguir. Pena que eu não tenha aproveitado de vossas ajudas como podia, nem de vossas paciências. Tantos recebem muito menos que eu, mas vos servem com muito mais generosidade. Perdoai-me, Senhor, e não me abandoneis como eu mereceria. Tende piedade de mim. Amém.

16 - Terça-feira - Santos: Edviges, Geraldo Majella

Evangelho (Lc 11,37-41) "Enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa."

Boa parte dos fariseus não aceitava as ideias e propostas de Jesus. Mesmo assim ele aceitou o convite de um deles. Não o discriminou nem isolou: pois tinha vindo para a salvação de todos que precisavam. Não o discriminou, mas disse-lhe que não devemos prender-nos a exterioridades. O importante é o coração, que nos entrega nas mãos de Deus e nos leva ao amor pelos irmãos.

Oração

Senhor Jesus, viestes também a minha mesa, viestes partilhar de minha vida, de minhas alegrias e esforços. Fazei-me compreender que não posso perder tempo com exterioridades. Tenho é de cuidar do único necessário: viver como ensinais, entregue sempre em vossa mão. Se eu o fizer, tudo o mais terá sentido em minha vida, até as menores coisas. Dai-me, Senhor, vossa sabedoria. Amém.

17 - Quarta-feira - Santos: Inácio de Antioquia, Serafim, Notelmo

Evangelho (Lc 11,42-46) "Ai de vós, fariseus, que pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus."

Jesus aponta algumas atitudes que nos afastam de suas propostas de vida. Lembra que as exterioridades religiosas são menos importantes que a justiça e o amor. Aponta o orgulho e as vaidades que nos fecham em nós mesmos, a hipocrisia e a falsidade que afastam da verdade. E finalmente denuncia nossa falsa austeridade, quando impomos aos outros mandamentos que não são de Deus.

Oração

Senhor Jesus, tenho de reconhecer que preciso mudar muita coisa em minha vida. Tenho de me concentrar em vós, e dar mais importância ao que me ensinais, e menos a coisas humanas. Ainda sou muito influenciado pelo orgulho e pela vaidade, nem sempre sou o que deveria ser, e gosto de impor a outros minhas ideias como se fossem mandamentos de Deus. Convertei-me. Amém.

18 - Quinta-feira - Nossa Senhora Rainha, São Lucas

Evangelho (Lc 10,1-9) "O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele devia ir."

Todos nós, batizados, de um modo ou de outro somos enviados de Jesus. Enviados para preparar o caminho para ele, para facilitar o encontro com ele. Não podemos colocar nossa missão, e a posição que ocupamos na sociedade ou na igreja, a serviço de nossa promoção ou de qualquer outra vantagem. Nossa vida deve em tudo deixar transparecer seu modo novo de pensar e de viver.

Oração

Senhor Jesus, aceito a missão que me confiais. Renovo meu compromisso convosco, e peço que me façais sempre fiel a vós e a vossas propostas de vida. Não permitais que desanime quando encontrar oposições, dificuldades e rejeição. Nessas ocasiões, aumentai minha fé, minha esperança e meu amor, para que continue a vos anunciar, deixando a vós o cuidado de fazer frutificar a missão. Amém.

19 - Sexta-feira - Santos: Paulo da Cruz, Pedro de Alcântara.

Evangelho (Lc 12,1-7) "Milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos..."

Lucas deixa entrever o ajuntamento e a agitação de tantos homens e mulheres que queriam ouvir Jesus. Imagino o entusiasmo dos discípulos, que formavam o grupo mais próximo do mestre. Jesus não quer que se deixem levar pelo entusiasmo, sentindo-se parte do sucesso. Não devem ser hipócritas: devem viver antes o que ensinam, não devem procurar poder, nem se prender a exterioridades.

Oração

Senhor Jesus, devo aprender a vos procurar com a sede e a fome daquela gente. Afinal, minha pobreza e minha fraqueza é igual, e também preciso desesperadamente de salvação e de sentido para minha vida. Atrai-me para vós, abri meu coração, mudai minha vida. Fazei que eu aprenda vosso jeito de viver. Não permitais, Senhor, que depois de ser tão privilegiado eu não vos seja fiel. Amém.

20 - Sábado - Santos: Artêmio, Contardo Ferrini, Íria

Evangelho (Lc 12,8-12) "Todo aquele que der testemunho de mim diante dos homens, o Filho do Homem também dará testemunho dele diante dos anjos de Deus."

Damos testemunho de Cristo quando mostramos seu poder e sua bondade com nossa vida, mais do que com palavras. Damos testemunho dele quando abraçamos sua mensagem, procuramos viver como ele viveu. Se o fazemos, necessariamente todos poderão perceber que assim somos felizes, e temos uma alegria que resiste às dificuldades e dores da vida. Esse testemunho é muito importante.

Oração

Senhor Jesus, quero estar convosco por toda a eternidade, e quero nesta vida viver de modo que ajude outros a vos encontrar. Não permitais que eu seja incoerente na vida, dizendo que acredito em vós, mas vivendo de outro modo. Ajudai-me nos momentos mais difíceis, quando outros caminhos parecerem atraentes. Aumentai minha fé, quando tudo parecer obscuro e sem sentido. Amém.

21 - 29° Domingo Comum - Santos: Celina, Úrsula, Dásio

Evangelho (Mc 10,35-45) "Deixa-nos sentar um à tua direita e outro à tua esquerda, quando estiveres na tua glória!"

O modo de falar dos dois discípulos pode até parecer arrogante: "queremos que". E certamente era pretencioso e infantil. Infantil porque ainda não entendiam a proposta de Jesus. Pretencioso porque querem garantir vantagem, poder e prestígio. Os outros discípulos não gostaram da tentativa de João e Tiago, porque eles também tinham a mesma pretensão. A resposta de Jesus é contundente: "Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Mas, entre vós, não deve ser assim; quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos". Para dizer a verdade, ainda não aprendi com Jesus viver assim. Mas o pior que que a Igreja também ainda não vive plenamente essa ideia de autoridade como serviço.

Oração

Senhor Jesus, peço perdão porque, no meu ambiente de vida e de funções, ainda sou muito atraído pelo poder e pela dominação. Perdoai meu orgulho, minha vaidade e minha prepotência. Ajudai-nos, Senhor, a fazer do amor e da disponibilidade nossa regra de vida em nossa comunidade e em nossa família. Mas também vos peço perdão pelos pecados da Igreja. Senhor, fazei que nós todos, do menor até os maiores, nos convertamos e, sem procurar mando ou prestígio, nos coloquemos de fato a serviço dos outros. Que aprendamos de vós, que viestes para "servir e dar a sua vida como resgate para muitos". Se cada um de nós o fizer, toda a Igreja mudará. E poderemos dar um testemunho cristão diante de nosso mundo infestado pela cobiça e pela prepotência. Amém.

22 - Segunda-feira - Santos: Maria Salomé, Josefina Leroux, Melânio

Evangelho (Lc 12,13-21) "Tomai cuidado contra todo tipo de ganância; mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens."

A parábola de Jesus, falando da ingenuidade de um rico proprietário, chama nossa atenção. Não devemos colocar nossa confiança nem nosso objetivo de vida na posse de bens, menos ainda no acúmulo de bens. Podemos, porém, trazer a parábola para mais perto de nós. Não podemos deixar-nos levar pelo apego às pequenas coisas que temos, nem ceder às atrações do consumismo.

Oração

Senhor Jesus, confesso que sempre li essa parábola achando que não se referia a mim. Agora vejo que talvez seja pior que esse homem. Ele prendia o coração a grandes riquezas; mas eu faço pior, deixo-me prender por coisinhas, que também não me podem fazer feliz. Ensinai-me a ser livre, a usar das coisas com moderação, e abri meu coração para que saiba partilhar vossos dons. Amém.

23 - Terça-feira - Santos: João de Capistrano, Vero, João Bondoso

Evangelho (Lc 12,35-38) "Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento..."

A parábola de Jesus mostra-nos servos que estão esperando a volta do patrão. Não sabem a que horas virá. Por isso devem estar vigilantes. O contrário de vigilância é sonolência e descuido. Precisamos estar vigilantes, acordados para perceber e interpretar bem as manifestações do Senhor através dos fatos, das pessoas e dos convites que nos faz quando nos fala à consciência e ao coração.

Oração

Senhor Jesus, facilmente me deixo prender pela rotina da vida, e quase me esqueço de vós e de vossas propostas de vida. Sou levado por impulsos e preciso aprender a discernir entre os bons e os maus, e saber os que vêm de vós e os que vêm de outras fontes. Eu vos escolhi como verdade, caminho e vida para mim. Com vossa ajuda quero estar vigilante, e não me afastar do rumo. Amém.

24 - Quarta-feira - Santos: Antônio Maria Claret, Evergílio

Evangelho (Lc 12,39-48) "Então Pedro disse: - Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?"

A parábola de Jesus fala de servos eu esperam o patrão, e do dono de casa que não se deixa surpreender pelo ladrão. Aí temos duas atitudes indispensáveis aos discípulos: vigilância e responsabilidade. É preciso estar vigiando, acordado para perceber os sinais do tempo, as exigências do Senhor no momento atual. Responsabilidade, para assumir e cumprir fielmente as tarefas a nós confiadas.

Oração

Senhor Jesus, meus dias são incertos, minhas horas sempre são de surpresa. Preciso de vosso apoio para estar vigilante, e não me deixar surpreender, mas ter a sabedoria da resposta certa. Vós quisestes precisar de mim na promoção do Reino, e confiastes a mim tarefas que não posso descuidar. Iluminai-me e dai-me a sabedoria e a coragem necessárias para as cumprir fielmente. Amém.

25 - Quinta-feira - Santo Antônio de Sant'Ana Galvão

Evangelho (Lc 12,49-53) "Eu vim lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!"

Vejo nessas duas frases de Jesus que ele, participando de nossa humanidade, não assumiu friamente sua missão. Como nós estava ansioso, tinha pressa, queria ver logo sua proposta aceita por todos. Fala de um "batismo" que devia viver: batismo significa "mergulho" na água do sofrimento, da morte, do aparente fracasso. Por isso mesmo ele pode compreender nossas ansiedades e hesitações.

Oração

Senhor Jesus, compreendo esses vossos sentimentos, porque eu também de vez em quando tenho pressa, como se temesse não cumprir minha missão. Sinto medo do que poderei enfrentar. Dificuldades, desenganos, dores da alma e do corpo, incompreensão, isso às vezes me apavora. Sabeis como sou; sei que sabereis compreender-me. Dai-me com um pouco de vossa coragem. Amém.

26 - Sexta-feira - Santos: Boaventura de Potenza, Flório

Evangelho (Lc 12,54-59) "Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?"

Geralmente somos cuidadosos na vida, prevenimo-nos da chuva, dos perigos do trânsito. Estamos atentos ao que nos cerca. O mesmo cuidado, diz Jesus, temos de ter em nossa caminhada espiritual. Não podemos sucumbir à rotina, nem podemos deixar-nos levar pelo imprevisto. Temos um objetivo na vida, queremos a vida que dura para sempre, e também agora uma vida cheia de muita paz.

Oração

Senhor Jesus, hoje quero pedir sabedora e prudência, para que eu saiba viver meus dias de forma consciente, no rumo que me indicais. São muitos os perigos que me cercam, as necessidades minhas e de outros estão sempre mudando. Fazei-me atento para evitar perigos, e atento também para ajudar meus irmãos em suas necessidades, dando na hora certa a ajuda de que precisam. Amém.

27 - Sábado - Santos: Vicente de Ávila, Odrano, Frumêncio

Evangelho (Lc 13,1-9) "Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a dar fruto..."

A parábola fala da misericórdia de Deus, e da paciência que ele tem conosco. Ele tem sua hora e sabe qual a nossa. Lembremos disso em nossas orações e também quando quase desanimamos de nós mesmos. Jesus, porém, quer lembrar-nos que também devemos ter paciência com a fraqueza e as limitações de nossos irmãos. Sem os condenar, vamos orar pedindo que Deus os ajude.

Oração

Senhor meu Deus, tendes tido infinita paciência comigo e com minhas debilidades. A confiança em vossa misericórdia é que me impede de desanimar. Com vossa ajuda quero caminhar mais rapidamente e produzir mais frutos. Preciso de vós, Senhor. E peço que cuideis também de meus irmãos todos, ajudando-os em suas necessidades e levando-os a vos amar cada vez mais. Amém.

28 - 30° Domingo Comum - Santos: Judas Tadeu, Simão Cananeu, Faro

Evangelho (Mc 10,46-52) "Eles o chamaram e disseram: - Coragem, levanta-te, Jesus te chama! O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus."

Todos conheciam Bartimeu, filho de Timeu, cego, mendigo e abandonado. Estava sempre ali, na saída da cidade, atento para ouvir os que passavam, ou o bater de cascos. Naquele dia, era muita gente ao mesmo tempo, e ele imaginou que poderia conseguir boas esmolas. Certamente já ouvira falar de Jesus e de seu poder. Quando lhe disseram que era ele que passava, não duvidou; levado por uma confiança que nem ele compreendia, gritou: "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!" Não sei por que não gostaram de seus gritos. Mas, quando lhe disseram que Jesus o chamava, esqueceu que era cego, saltou e foi tropeçando na sua direção. O pedido estava há tempos em sua boca: "Mestre, que eu veja!"

Estamos também à beira da estrada. Gritemos e vamos quando nos chamar.

Oração

Senhor Jesus, dai-me um pouco da fé desse cego, que enxergava bem mais que eu. Sei e creio que me podeis salvar do mal, no entanto poucas vezes recorro a vós pedindo ajuda. Por isso caio tantas vezes e avanço pouco em vosso caminho. Fazei-me atento a vossa passagem, pronto para me levantar e ir a vós. Peço o mesmo para meus amigos e familiares. Fazei-nos ver os sinais de vossa bondade e a beleza da vida para a qual nos convidais. Fazei-nos ver, para que possamos também ajudar tantos outros sentados à beira da vida, pobres, sem coragem, sem rumo nem esperança. Para que lhes possamos dizer: "Coragem, levanta-te, Jesus te chama!" Amém.

29 - Segunda-feira - Santos: Abraão de Rostov, Narciso de Jerusalém

Evangelho (Lc 13,10-17) "Mulher, estás livre da tua doença". Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus."

Vejo que a mulher não pedia nada a Jesus. Mas ele a notou, e viu sua fé, a entrega confiante a Deus que ela trazia no coração. Isso falava mais alto do que qualquer oração. O Senhor ouve nosso coração mais do que as palavras de nossa boca. E sempre nos atende, fazendo o que for melhor para nós, ainda que não o tenhamos descoberto. Vamos acreditar e confiar; e ele nos salvará.

Oração

Senhor Jesus, conheceis minhas necessidades e os perigos que enfrento. Sei que me quereis ajudar. Se esperais que vos peça, é só para que tenha consciência de minha precisão. Dai-me, então, a graça da oração, que me leve a estar sempre diante de vós como pobre e necessitado. Dai-me a graça da oração perseverante, que não desanime, sabendo que de um modo ou outro me ouvis. Amém.

30 - Terça-feira - Santos: Lupércio, Geraldo de Potenza, Zenóbia

Evangelho (Lc 13,18-21) O Reino de Deus "é como o fermento que a mulher toma e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado".

Com duas parábolas Jesus fala da ação de Deus que nos salva. É uma ação discreta, que parece até desprezível, mas que infalivelmente realiza o que pretende. Age de maneira oculta, transformando por dentro as pessoas e as realidades, fazendo surgir uma vida nova, livrando-nos do pecado e fazendo-nos participantes da vida divina, levando-nos para uma perfeita felicidade eterna.

Oração

Senhor, tomai conta de toda a minha vida, fazei crescer em mim a vida nova, transformai-me interiormente, afastando de mim toda injustiça e todo o pecado. Dai sabor a minha vida, fazei de mim pão para a felicidade de meus irmãos. Creio no poder transformador de vossa graça. Não permitais que resista a vossos convites e impulsos; levai-me pelos caminhos que bem quiserdes. Amém.

31- Quarta-feira - Santos: Afonso de Palma, Antônio de Milão

Evangelho (Lc 13,22-30) "Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém."

Com finura e delicadeza Lucas chama nossa atenção para a coerência de Jesus. Ele ensinava e fazia uma proposta de vida, insistindo que devemos entregar-nos ao Pai, prontos a aceitar sua vontade. E continuava a caminho de Jerusalém, sabendo que ali o esperava a morte. Não renuncia a sua missão, por piores que possam ser as consequências. Isso ele nos ensina com seu exemplo de vida.

Oração

Senhor Jesus, mesmo não entendendo claramente o que dizíeis sobre o futuro em Jerusalém, os discípulos estavam temerosos. Mas vós sabíeis claramente o que vos esperava. Mesmo assim continuastes. Muitas vezes me apavoro diante das dificuldades que prevejo, e tenho vontade de encontrar caminho mais fácil. Perdoai-me e ajudai-me a imitar vosso exemplo, confiado somente em vós. Amém.

ELES VÊM À CASA DA MÃE

Doze de outubro é o dia de Nossa Senhora Aparecida, encontrada na rede do pescador, um dos muitos sinais de Deus para nos ajudar na caminhada. É dia de festa.Mas, pensando bem, até parece que em Aparecida é sempre dia de festa, mesmo nos dias de semana. São tantos homens, mulheres, crianças que chegam de todos os lados. Percebemos que se sentem à vontade na casa da mãe. Basta ver como, quando já não há lugar nos bancos, sentam-se ao longo das paredes, cansados dos muitos passos desde onde vieram. Estão em casa, não precisam de cerimônias, podem sentar-se no chão.E fico a imaginar que lá do alto de seu nicho dourado, ou melhor, lá do seu céu a mãe de Jesus olha para todos esses filhos e filhas, tão numerosos como nunca poderia imaginar. Imagino que sorria, e olhe para Jesus e diga: - Muito obrigada, meu filho.