REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

MÊS DE JULHO DE 2021

1 - Quinta-feira - Santos: Teodorico, Aarão, Domiciano

Evangelho (Mt 9,1-8) "Apresentaram-lhe um paralítico numa cama. Vendo sua fé, Jesus disse ao paralítico: "Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!"

O paralítico e seus amigos acreditavam que Jesus tinha o poder de o curar. Jesus ofereceu um favor maior, o perdão em nome de Deus. Convidou-os a uma fé mais elevada: que acreditassem que ele podia livrá-los do pecado. E, como tinha o poder de agir diretamente nos corações, ajudou-os a acreditar em sua palavra, antes ainda que vissem o amigo levantar-se e sair andando com ele.

Oração

Senhor Jesus, mais de uma vez aconteceu de eu vos pedir um favor, uma graça qualquer, e me dardes uma graça muito maior. Pedia a cura de algum incômodo, ou ajuda em dificuldade qualquer, e me destes a graça de perceber o que queríeis de mim, a necessidade de levar a vida mais a sério. Agradeço vosso poder e a bondade com que me tratais. Cuidais de mim mais do que eu mesmo. Amém.

2 - Sexta-feira - Santos: Oto de Bamberga, Monegundes, Bernardino Realino

Evangelho (Mt 9,9-13) "Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: - Segue-me! Ele se levantou e seguiu a Jesus."

Mateus estava muito tranquilo sentado à sua banca. Penso que ao passar Jesus não apenas o viu; olhou para ele, como quem procura. Acabou-se o sossego de Mateus. Talvez aquela ceia, para a qual convidou Jesus e seus amigos, tenha sido a última em casa sua, com vinho e boa comida. Daquele dia em diante sua vida já não lhe pertenceria, e nunca mais o dia seguinte poderia ser previsto.

Oração

Senhor Jesus, convosco nunca podemos estar tranquilos, porque não sabemos por onde e para onde nos levareis. Podemos apenas confiar em vós, sabendo que tudo será para nosso bem e o bem de todos. Cuidai de meu coração, dai-me coragem para vos seguir alegremente, de olhos mais no presente do que olhando curiosamente para o futuro. Que afinal eu me levante e vos siga. Amém.

3 - Sábado - Santos: Tomé, Anatólio, papa Leão II

Evangelho (Jo 20,24-29)"Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, não puser o dedo nas marcas dos pregos e a mão no seu lado, não acreditarei"

Aceito a mensagem e o convite de Deus, mesmo quando no entendo tudo muito claramente. Sei que minha inteligência se estende apenas ao que posso ver e tocar, ou aprendo com minhas experiências. Graças à ajuda divina, deixo-me levar pelo dom da fé. Mas, mesmo assim, ás vezes quero impor condições a Deus, ou tomar a minha vida em minhas mãos, querendo clarezas e certezas.

Oração

Senhor meu Deus, perdoai-me, e não leveis em conta esta minha fé ainda muito débil, essa confiança infantil em mim mesmo. Iluminai-me, tomai conta de meu coração. Quero deixar-me levar sempre por vós, mesmo quando não vejo muito claramente o que quereis de mim. Sei que em vós eu posso confiar sempre e em tudo, porque tudo podeis, e me amais com amor de misericórdia infinita. Amém.

4 - Domingo - Festa de São Pedro e São Paulo, Isabel de Portugal, André de Creta, Oséias

Evangelho (Mt 16,13-19) "Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la."

Podemos ler essa passagem ao lado da de João (Jo 21,15-190: "Perguntou a Simão Pedro: - Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes? Pedro respondeu: - Sim, Senhor, sabes que te amo." Pedro e Paulo eram muito diferentes entre si, pela visão de mundo, pelas experiências religiosas, pela cultura, pelo gênio, pelas capacidades. Podemos dizer que a mesma pergunta a Pedro Jesus fez a Paulo. Pediu que acreditassem nele, que o amassem o mais que pudessem, e que se entregassem totalmente a cuidar dos irmãos. Sabemos como, com a ajude divina, foram importantes na semeadura da fé e na vida da igreja. Tanto fizeram e tanto amaram que morreram pelo Senhor. Somos todos diferentes, é isso é bom, e devemos aceitar esse dom da sabedoria de Deus.

Oração

Senhor Jesus, ainda continuo um tanto apavorado quando percebo o que esperais de mim, as necessidades de meus irmãos, espirituais e temporais. Ainda tenho medo de me comprometer, e de não ser capaz de fazer o que me pedis. Dai-me coragem e disponibilidade, sabedoria e tino, perseverança teimosa nas dificuldades. Ou, mais simples, dai-me um grande amor a vós e a meus irmãos; assim tudo será possível e mais fácil. Perdoai meus medos e minhas preguiças, a vaidade que me impede de arriscar e minha acomodação indolente. Dai-me clareza nas propostas, sabedoria nas decisões. Ajudai-me a colaborar, mesmo quando achar que o caminho poderia ser diferente, sem me importar se afinal o bom resultado for atribuído aos outros. Amém.

5 - Segunda-feira - Santos: Antônio Maria Zaccaria, Filomena, Agatão

Evangelho (Mt 9,18-26) "... veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. Ela pensava consigo: Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada."

O gesto da mulher ensina que há muitas maneiras de manifestar fé e orar. Os gestos e as palavras são menos importantes que o sentido que lhes damos. Podemos mostrar nossa adoração ajoelhando-nos, inclinando a cabeça. E podemos orar e implorar a misericórdia divina olhando para o céu, juntando as mãos. Em cada gesto e em cada palavra podemos pôr nossa alma. Isso é que importa.

Oração

Senhor meu Deus, eu vos reconheço como fonte de minha existência, razão e objetivo de minha vida. Sois meu Pai, e confio em vosso amor. Ajudai-me a vos dizer isso não só com palavras, mas com toda a minha vida. Entrego-me a vós ao levantar-me de manhã, ao contemplar a natureza, ao fazer o sinal da cruz... Ajudai-me a vos louvar com toda minha vida, e até com minhas palavras. Amém.

6 - Terça-feira - Santos: Maria Goretti, Domingas, Isaías

Evangelho (Mt 9,32-38) "Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor."

É por misericórdia e compaixão que Jesus nos oferece salvação. Não quer apenas livrar-nos do mal de nosso pecado, mas dos males todos, das misérias que nascem de nossos erros, dos erros de nossos mestres e governantes. Aponta-nos o caminho para a felicidade possível agora, e para a felicidade definitiva. Convida-nos a colaborar com ele na construção de um mundo novo e fraterno.

Oração

Senhor Jesus, Filho de Deus, bendito sejais por terdes vindo viver nossa vida e ajudar-nos a viver a vida para a qual o Pai nos destinou. Conheceis nossa fraqueza e nossos anseios. Sabeis o que é não ter o necessário, sofrer com a doença, ser desprezado e não ter escola. Muitos de nossos sofrimentos são fruto do pecado. Ensinai-nos a amar e agir; e tudo começara ser diferente. Amém.

7 - Quarta-feira - Santos: Vilibaldo, Ilídio, Félix de Nantes

Evangelho (Mt 10,1-7) "Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão..."

Jesus conhecia cada um deles pelo nome, sabia de suas qualidades e defeitos. Escolheu-os um a um, ligou-se pessoalmente a cada um com um laço de amizade especial. É assim que ele faz com cada um de nós. Para ele não somos alguém perdido na multidão, vendo-o e ouvindo-o de longe. Ele está sempre junto de nós, a nos olhar nos olhos, a nos falar e ouvir, de amigo para amigo.

Oração

Senhor, agradeço tanta bondade e atenção. Se há distâncias entre nós, é por minha culpa, porque não vos dou muita atenção, nem acredito tanto em vossa amizade. Mudai meu coração, e arrastai-me para vós e para o Pai. Conheceis minha qualidades e fraquezas; ajudai-me a fazer por vós e por meus irmãos o máximo que puder. E não permitais que, tendo sido tão amado, vos seja infiel. Amém.

8 - Quinta-feira - Santos: Adriano III, Raimundo de Tolosa, Procópio

Evangelho (Mt 10,7-15) "Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!"

Os apóstolos foram enviados em missão com poderes especiais. Mesmo sem o poder dos milagres, também nós somos enviados e podemos ajudar as pessoas a encontrar a vida e a paz. E também podemos ajudá-las a resolver suas dificuldades terrenas: miséria, doenças, desemprego, e tantas outras. Recebemos tanto de Deus, nada mais justo do que repartir com outros os favores recebidos.

Oração

Senhor Jesus, agradeço os favores que me fazeis, espirituais e temporais. Sou muito bem cuidado por vós, e pouca coisa me falta. Ajudai-me a ver as necessidades de meus irmãos, suas carências, seus sofrimentos e tristezas. E mostrai-me o que posso fazer por eles, sem ficar preso a minhas comodidades. Como dissestes, de fato, o que fizer por eles, por vós é que estarei fazendo. Amém.

9 - Sexta-feira - Santos: (Madre) Paulina, Agostinho Zhao Rong

Evangelho (Mt 10,16-23) "Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer."

Assim disse Jesus ao anunciar aos discípulos as dificuldades que haveriam de encontrar. Ainda que em situações diferentes, também nós enfrentamos ocasiões difíceis que nos deixam sem saber o que dizer. Nessas horas podemos contar com ajuda divina. Basta pedir, e o Senhor haverá de nos dar a sabedoria e a prudência de que precisamos para dizer o certo e o melhor naquele momento.

Oração

Senhor Jesus, nossa vida é imprevisível. Muitas vezes ficamos sem saber o que pensar, o que dizer e fazer. Vemos que nossa prudência e nossa sabedoria ainda são insuficientes para nos orientar. Nessas horas preciso muito de vós. Como prometestes, ajudai-me a compreender a situação, ter clareza e coragem para ver decisões certas para mim, e que ajudem os outros a achar o caminho. Amém.

10 - Sábado - Santa Verônica Giuliani, Maurício

Evangelho (Mt 10,24-3) "O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados!"

Os discípulos deviam anunciar corajosamente à claras, para todos, tudo que Jesus lhes ensinava. A mesma tarefa ele confia a nós: devemos dar a conhecer a todos o evangelho. E mais do que isso. Podemos divulgar bons livros, revistas, filmes, programas. E não só. Realisticamente sabemos que rádios, tvs, sites etc. precisam de nosso apoio, sem o qual não podem continuar a fazer o bem.

Oração

Senhor Jesus, sou feliz por vos ter conhecido e ter aprendido convosco o caminho da felicidade. Tenho de vos agradecer muito. Mas também tenho de ser grato aos que me ajudaram a vos conhecer: meus familiares, catequistas, professores, pregadores e tantos irmãos e irmãs. Peço por todos, guardai-os, dai-lhes felicidade e paz. E a recompensa para os que já estão convosco. Amém.

11 - 15º Domingo comum - Santos: Bento, Olga, Olivério Plunket

Evangelho (Mc 6,7-13) "Ele chamou os Doze, começou a enviá-los dois a dois ... Eles então saíram para proclamar que o povo se convertesse."

Tudo começa com a convocação. Jesus escolhe e chama os que ele quer como seus enviados. Ele os envia sempre como comunidade, pois só ao redor de uma comunidade é que se podem formar comunidades. Eles devem partir sem pôr sua confiança na abundância dos recursos humanos, apoiados apenas no poder de quem os envia. Seu anúncio central é simples: que todos se abram à salvação. Jesus continua a enviar seus discípulos. Não só os ministros ordenados, mas todos os batizados, solteiros e casados, de todas as classes e idades. Continua a enviar todos que, ao redor dele, formam comunidade e vivem fraternidade, para a mesma missão sob as mais diversas formas. Se estamos com ele, não temos escolha: somos todos convocados e enviados.

Oração

Senhor Jesus, são misteriosos os critérios que seguis na escolha de vossos enviados. Por isso, sem dúvida, é que escolhestes também a mim, com todas as minhas limitações. Só tenho de agradecer tanta confiança, e fazer o máximo que puder para bem desempenhar a missão. Creio em vós, sei que minha felicidade depende de vós, e por isso quero ajudar muitos a vos descobrir, conhecer e seguir. Não permitais que me esconda atrás de pretextos para fugir da tarefa, pois sei muito bem que chamais de preferência os mais ocupados, e nem sempre os mais qualificados. Colocai no meu coração, e não só em minha cabeça, a mensagem que devo levar a todos. De minha parte, com vossa ajuda, prometo preparar-me o mais que puder para bem vos anunciar. Amém.

12 - Segunda-feira - Santos: João Jones, João Wall, Epifânia, João Gualberto

Evangelho (Mt 10,34-11,1) "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada."

Em todo esse capítulo de Mateus temos Jesus falando aos doze e a sua igreja sobre a missão que lhes confiava. Encarrega-os de um anúncio desafiador e intransigente. Devem convidar todos a uma aceitação total e incondicional de um novo modo de vida, e a acolhê-lo como Salvador e Senhor. Usa uma linguagem forte e quase dura para mostrar claramente que diante dele temos de nos decidir.

Oração

Senhor Jesus, ajudai-me a vos acolher como meu Mestre, meu Senhor e meu Deus. Quero orientar toda a minha vida pela vossa palavra, quero viver como vivestes, na obediência ao Pai, deixando em suas mãos minha felicidade. São muitas as dificuldades que me cercam, não deixeis que me entregue às ilusões. Dai-me firmeza para que continue sempre convosco, sem desanimar. Amém.

13 - Terça-feira - Santos: Henrique I, Angelina de Marsciano, Joel

Evangelho (Mt 11,20-24) "Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido."

Nas palavras de Jesus notamos ao mesmo tempo severidade e uns traços de tristeza. Ele falava também para mim, que tenho sido privilegiado com muitos favores e oportunidades. E tenho de reconhecer que nem sempre tenho correspondido, por falta de fé e de generosidade. Suas palavras, porém, deixam entrever sua misericórdia: ele está a minha espera, pronto a perdoar e acolher-me.

Oração

Senhor Jesus, meu Deus e Salvador, reconheço que muito me tendes amado. Com muita paciência cuidais de mim mais do que eu de mim mesmo. Perdoai minha ingratidão e minha pouca fidelidade. Confio em vós, e com vossa ajuda espero que vos poderei tratar com mais amor. Não permitais nunca que eu me separe de vós, para correr atrás de ilusões. Só vós podeis salvar-me. Amém.

14 - Quarta-feira - Santos: Camilo de Lellis, Francisco Solano, Gaspar de Bene

Evangelho (Mt 11,25-27) "Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos."

A fé, a graça de aceitar a palavra de Jesus é um dom de Deus. Só podemos receber essa graça se reconhecemos nossa pobreza e nossa fraqueza. Se confiamos em nossas ideias, se estamos satisfeitos conosco, vamos considerar loucuras e absurdos as propostas de Jesus. Peçamos que Deus mude nosso coração e nossa maneira de pensar e agir. Só assim haverá salvação para nós.

Oração

Senhor, ajudai-me a vencer o orgulho e a confiança em mim mesmo. Preciso de vós, preciso de vossa misericórdia. Iluminai meu coração para que vos possa conhecer e amar. Dai-me a graça da fé, para viver como Jesus ensina, colocando somente em vós minha esperança. Agradeço tudo que me destes, e vos louvo por vossa imensa misericórdia para comigo, apesar de minha fraqueza. Amém.

15 - Quinta-feira - Santos: Boaventura de Albano, Justa, Rosália

Evangelho (Mt 11,28-30)"Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso."

Ainda estamos nesses sofrimentos da pandemia, com isolamento, perda de emprego, fome e mortes. Não vamos dizer que é castigo de Deus, o que pode ser resultado de erros nossos. Não procuremos saídas milagrosas. Peçamos que o

Senhor nos dê sabedoria, coragem e paciência, e também prudência para evitar perigos. Ilumine os cientistas e governantes, proteja médicos e enfermeiros.

Oração

Senhor Jesus, sois ajuda e descanso a quem vos procura nos momentos difíceis. É hora, olhai pelos atingidos pela pandemia e seus familiares; consolai os que choram seus mortos. Tocai o coração de todos para que partilhem e ajudem; abrandai o coração dos gananciosos. Iluminai os governantes. Guiai nossas igrejas para que nos tragam esperanças, incentivos e apoios nesta angústia. Amém.

16 - Sexta-feira - Santos: N. Senhora do Carmo, Maria Madalena Postel, Vitalino, Hilarino

Evangelho (Mt 12,46-50) "E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: "Eis minha mãe e meus irmãos."

Jesus não rompe os laços familiares, mas também não se deixa prender por eles. Sai a anunciar a chegada da salvação oferecida pelo Pai. Com os que aceitam essa vontade, essa sua oferta, Jesus forma nova família. O decisivo, o valor mais alto já não serão os laços de sangue. A nova família dos filhos de Deus é formada pelos que nasceram de novo, gerados para uma vida nova e divina.

Oração

Senhor meu Deus, eu vos bendigo porque, por pura bondade, me unis a vosso Filho Jesus, e me fazeis participante de vossa vida divina. Louvado sejais porque me dais uma nova família, formada por homens e mulheres que vos amam e creem em vós. Aumentai o amor que nos une, ajudai-nos a caminhar iluminados pela fé, levados por nossa esperança da vida definitiva na plena união. Amém.

17 - Sábado - Santos: Inácio de Azevedo, Aleixo, Marcelina

Evangelho (Mt 12,14-21) "Ele não quebrará o caniço rachado, nem apagará o pavio que ainda fumega, até que faça triunfar o direito."

Em contraste com o ódio de seus adversários, Mateus apresenta-nos Jesus como foi anunciado pelo profeta. É enviado pelo Pai como salvador compassivo, sem prepotências nem imposições, paciente, que, pelo amor e pela misericórdia, nos conquistará. Vejo que Mateus me convida a deixar-me conquistar por Jesus, pelo seu amor e por sua misericórdia. Posso confiar nele, porque ele me ama.

Oração

Senhor Jesus, preciso libertar-me do mal, quero felicidade e paz. Agradeço por me ter livrado de falsas esperanças. Viestes procurar-me, fazendo que me levantasse para uma vida nova. Com amor e misericórdia infinita me conquistastes, ensinando-me a amar e confiar. Tendes tido paciência comigo, com minhas fraquezas e infidelidades. De agora em diante quero entregar-me a vós. Amém.

18 - 16º Domingo comum - Santos: Estácio, Frederico de Utrecht, Arnolfo de Metz

Evangelho (Mc 6,30-34) "Havia tanta gente chegando e saindo, que não tinham nem tempo para comer. Foram, então, só eles para um lugar deserto."

Tendo anunciado a chegada do Reino, os doze voltaram cansados, mas também excitados com a experiência de evangelizadores. Jesus convidou-os a escapar para o deserto, para descansar, acalmar-se e pensar. É verdade que não conseguiram fugir do povo, mas pelo menos aprenderam uma lição. Seria bom se eu também parasse um pouco para pensar na vida e rever meus rumos. Todas as minhas atividades, não só as religiosas e de apostolado, devem estar a serviço do bem e da salvação de meus irmãos. Todas devem ser orientadas pela caridade. Acontece que facilmente me deixo levar pelo ativismo descontrolado, orientando-me por objetivos nem sempre válidos. Tenho necessidade de momentos de calma para repensar o que de fato estou querendo.

Oração

Senhor, acho que, se vivo tão atarefado, é mais para fugir de mim mesmo, para não pensar no que de fato estou procurando na vida. Livrai-me do ativismo, ensinai-me a perder tempo convosco na oração e no silêncio. Preciso acreditar que minhas atividades serão proveitosas para mim e para os outros se nascerem de meu interior, e de minha união convosco. Ajudai-me a parar, para que não me perca, mesmo querendo salvar a outros. Não só as preocupações temporais e materiais podem fazer-me esquecer de vós. Também as atividades de apostolado podem ser um tipo de fuga. Cuidai, então, de mim para que não vos perca ao tentar ajudar outros a vos encontrar, mas esteja sempre voltando para vos reencontrar. Amém.

19 - Segunda-feira - Santos: Arsênio, Adolfo, Áurea

Evangelho (Mt 12,38-42) "No dia do juízo, os habitantes de Nínive vão levantar-se para condenar esta geração, porque se converteram ao ouvir Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas."

Penso ver nessa passagem traços da tristeza de Jesus ao ser rejeitado por muitos. Suas palavras, mais que de acusação, parecem de lamento. Olho para mim e vejo que tenho correspondido muito pouco aos dons e ajudas que me tem concedido. Muitos enfrentam situações bem menos favoráveis que as minhas, e no entanto entregam-se com grande e generoso amor ao seguimento de Jesus.

Oração

Senhor Jesus, reconheço que tenho sido privilegiado de muitas formas. Fazeis meu caminho bem mais fácil que o de tantos. Poderia e deveria vos ter amado e servido bem mais. Perdoai-me Senhor. E por amor dos que vos seguem com tanta generosidade, aumentai meu amor e minha coragem. Iluminai meu coração, afastai de mim a inércia que me impede de vos seguir mais de perto. Amém.

20 - Terça-feira - Santos: Apolinário, Aurélio de Cartago, Severa, Paulo da Espanha

Evangelho (Mt 12,46-50) "Alguém disse a Jesus: ─ Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo."

Jesus não desconsidera os laços que o prendem a sua mãe e a seus parentes. A família vem de Deus e é, em seus planos, um ambiente de salvação para nós. Muitas vezes, porém, como deixam bem claro outras palavras de Jesus, temos de sacrificar os afetos familiares em favor de valores mais altos. Como Jesus, que deixou sua família e sua profissão para sair anunciando o reino de Deus.

Oração

Senhor Jesus, agradeço a família que colocastes ao meu redor, foi ali que pela primeira vez ouvi falar de vós, e aprendi vosso jeito de viver. Abençoai essas pessoas que me acolheram e me amam. Mas também eu vos peço: não permitais que os afetos familiares me impeçam de assumir as tarefas que esperais de mim. Ajudai-me a vos colocar sempre em primeiro lugar em minha vida. Amém.

21 - Quarta-feira - Santos: Lourenço de Bríndisi, Praxedes, João da Síria

Evangelho (Mt 13,1-9) "O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram."

Como o próprio Jesus explica, a semente é a palavra de Deus, é o convite para a salvação. Com a ajuda divina posso acolher essa semente, cuidar que germine e produza frutos. Infelizmente, porém, posso fechar-me de muitos modos, e impedir que se cumpra em mim a vontade divina, que me quer bom e feliz. Somente eu posso impedir que Jesus renove e transforme minha vida. Seria uma pena.

Oração

Senhor Jesus, sois o Filho de Deus e tudo podeis. Mudai e abri meu coração, para que vos deixe agir, para me levar para onde quiserdes. São muitas as ilusões que me cercam, e meu orgulho ainda me fecha para vós. Eu não sei, mas vós sabeis como fazer para que afinal confie em vós e me entregue. É isso que vos peço e espero de vossa imensa misericórdia. Senhor, salvai-me. Amém.

22 - Quinta-feira - Santos: Maria Madalena, José da Palestina, Felipe Evans

Evangelho (Jo 20,1-2.11-18) "Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: - Eu vi o Senhor!. E contou o que Jesus lhe tinha dito."

Maria Madalena estava ansiosa e nem esperou o dia clarear para ir cuidar do corpo de Jesus. Vendo o sepulcro aberto, foi avisar Pedro, e voltou, querendo recuperar o corpo do Senhor para o embalsamar. Foi iluminada pelo dom da fé que reconheceu Jesus, e tornou-se a primeira mensageira da ressurreição. Foi procurar os discípulos com uma afirmação curta e definitiva: - Eu vi o Senhor.

Oração

Senhor, a Madalena não tinha de dizer muita coisa; precisava penas de coragem para dizer: - Eu vi o Senhor! Eu também não tenho de anunciar muita coisa; preciso apenas de coragem para dizer que encontrei meu Salvador e acredito nele. É preciso que o anuncie com minha vida. Pouco importa se vão ou não acreditar na minha mensagem. Ajudai-me a ser apóstolo apesar de tudo. Amém.

23 - Sexta-feira - Santos: Brígida, Rômula, Erondina

Evangelho (Mt 13,18-23) "O grão que caiu em terreno pedregoso é aquele que, ouvindo a Palavra, logo a acolhe com alegria. Mas não tem raiz em si e é inconstante..."

Explicando a parábola, Jesus fala dos que, por serem inconstantes, entusiasmam-se ao ouvir o evangelho, mas logo desanimam. Não sabem como reagir diante dos sofrimentos e dificuldades. Imaginavam que bastasse crer em Jesus para se garantir uma vida de conto de fadas. Para resistir e continuar com ele apesar de tudo, precisamos pedir continua e humildemente sua ajuda e proteção.

Oração

Senhor Jesus, reconheço que muitas vezes desanimei, ou quase desanimei diante das dificuldades da vida. Ajudai-me a compreender que muitas dificuldades são invitáveis. Dai-me ajuda e sabedoria para continuar a vos seguir, sem desanimar. E, se eu cair, ajudai-me a levantar, perdoai-me e levai-me adiante. Confio em vossas promessas e espero que um dia poderemos estar todos convosco. Amém.

24 - Sábado - Santos: Sarbélio Makhluf, Ursino, Niceta, Luísa de Saboia, Cristina

Evangelho (Mt 13,24-30) "Os empregados perguntaram: - Queres que vamos arrancar o joio? O dono respondeu: - Não! Pode acontecer... que arranqueis também o trigo."

Em geral nos colocados do lado dos bons e certos, dos escolhidos e justos. Isso na sociedade, na politica e também na igreja. Sentimo-nos seguros, e admiramos que Deus não acabe logo com os maus. Como o Pai, Jesus não pensa assim. Espera paciente o trabalho da graça divina nos corações. É isso que nos dá coragem de viver; Deus conhece-nos e ainda nos dá tempo para a conversão.

Oração

Senhor Jesus, penso que entendi. Não posso considerar-me perfeito e modelo de justiça, sempre de dedo em riste a apontar para estes e aquelas. Dai-me discernimento para saber como devo viver, e caridade para não condenar ninguém. Dai-me tolerância e paciência. Ajudai-me a permanecer unido a vós, para convosco ajudar a todos na caminhada de agora sem condenar ninguém. Amém.

25 - 17º Domingo comum - Santos: Tiago Maior, Cristóvão, Valentina

Evangelho (Jo 6,1-15) "Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: - Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo."

A narrativa é cheia de simbolismos: Jesus vai para fora da cidade, como o novo Moisés conduzindo o povo para a liberdade; sobe ao monte para anunciar a nova aliança; alimenta a multidão com o novo maná. Jesus não fazia milagres para resolver as dificuldades criadas pela natureza. Os milagres eram sinais, que ajudavam a compreender, ou pelo menos a perceber que algo extraordinário estava acontecendo, que ali estava alguém que era mais que um simples profeta. A narrativa de João convida-nos a ver em Jesus aquele que nos dá e mantém em nós a vida nova. Ele é como que o alimento que devemos procurar sempre de novo, para que a vida não se extinga em nós. Só ele pode saciar nossa sede de felicidade, só nele podemos colocar nossa esperança.

Oração

Senhor, creio que sois meu Deus e meu Salvador. Vós me destes a vida e me mantendes na existência: dependo de vós em tudo. Principalmente dependo de vós para me libertar do mal, e para receber a vida nova, que me faz participante de vossa natureza divina. Não posso dispensar vossa ajuda constante, não posso abandonar vossa mão poderosa que me apoia e me dá o sustento necessário para que não morra à míngua. Aumentai, Senhor, iluminai minha fé, fortalecei minha confiança em vós, ajudai-me a vos amar acima de tudo. Perdoai-me, porque tantas vezes achei que podia viver por mim mesmo, conhecer a verdade e fazer o bem. Sede para mim o pão da vida eterna, para que jamais tenha fome. Amém.

26 - Segunda-feira - Sant'Ana e São Joaquim, Pastor

Evangelho (Mt 13,16-17) "Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem."

Se olhamos para o Antigo Testamento, vemos como durante séculos mulheres e homens procuravam a salvação e resposta para sua perguntas. É o que vemos também na história geral da humanidade. E até mesmo, se olhamos para a história da igreja, podemos dar graças a Deus porque, em muitas coisas, temos hoje mais clareza, e em muitas outras melhoramos nosso modo de pensar e agir.

Oração

Senhor Jesus, prometestes estar sempre conosco, guiando nossa caminhada. E enviais continuamente vosso Espírito para levar adiante vossa igreja nas situações sempre novas que se apresentam. Aumentai nossa coragem e nossa confiança em vós neste mundo atual. Reuni na concórdia e na paz todos os que creem em vós, para que nossa unidade e nossa fraternidade iluminem o mundo. Amém.

27 - Terça-feira - Santos: Pantaleão, Natália, Aurélio de Córdova, Celestino I

Evangelho (Mt 13,36-43) "A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno."

Com a parábola Jesus ensina que, até o final, haverá bons e maus. Penso, porém, que posso ver nesse texto uma pergunta que me deve incomodar sempre: afinal, e eu, sou trigo ou joio? Trigo para o bem de meus irmãos, para os ajudar e amparar. Ou joio, má erva da desunião e da falta de amor. Tenho de estar sempre atento, vigiando meus valores, desejos, projetos, ações e atitudes.

Oração

Senhor meu Deus, reconheço meu pecado e minha falta de amor a vós e a meus irmãos. Agradeço a paciência que tendes comigo, e peço perdão por não corresponder a vossos favores. Ajudai-me a ajustar o rumo de minha vida, a procurar sempre o bem e a verdade. Quero ser vosso discípulo e viver como vivestes. Com vossa graça quero apoiar meus irmãos em sua caminhada para vós. Amém.

28 - Quarta-feira - Santos: Sansão, Eustádio, Décio, Inocêncio I

Evangelho (Mt 13,44-46)"O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo."

A salvação, a vida nova e que dura para sempre é um tesouro, uma pérola de imenso valor. Preciso vender, deixar tudo que for preciso deixar para a conseguir. Se eu conseguir esse tesouro e essa pérola, minha vida terá sentido, apesar de todas as limitações e dificuldades. Tudo será pouco para chegar à vida, para encontrar a verdade, a esperança e a paz. É o que devo pedir continuamente.

Oração

Senhor Jesus, creio em vós e aceito vosso convite. Quero viver como me mostrastes com vossa vida. Tenho diante de mim muitos bens e valores neste mundo atual. Reconheço, porém, que todos são limitados e relativos. Acima de todos quero colocar a vida nova que me ofereceis. Ajudai-me a ser coerente e guiar-me sempre pela verdade, pela justiça e pelo amor como me ensinais. Amém.

29 - Quinta-feira - Santos: Marta, Olavo, Beatriz de Roma

Evangelho (Jo 11,19-27) "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá."

Marta acreditou em Jesus, que prometia uma vida para sempre, mesmo quando estava a chorar a morte do irmão. Nas dificuldades, nos momentos de dor e luto é que mais precisamos agarrar-nos à palavra de Jesus. Se acredito no que ele diz, tudo na vida ganha sentido, a alegria e a dor, o encontro e a separação, a vida e a morte. Com ele poderei viver para sempre, na felicidade e na paz.

Oração

Senhor Jesus, acredito em vós; agradeço o dom da fé em vossas promessas. Não sei o que o futuro me reserva, as lutas que terei, nem a hora de minha morte. Sem vós, não sei como poderia viver sem desesperar. Com Marta quero dizer: Creio que sois o Filho de Deus, meu salvador, meu amigo e irmão. Fazei-me caminhar convosco, e não ficarei pelo caminho até a casa do Pai. Amém.

30 - Sexta-feira - Santos: Pedro Crisólogo, Everaldo Hanse, Julita.

Evangelho (Mt 13,54-58) "Indo para a sua cidade, Jesus ensinava na sinagoga, e ficavam admirados. E diziam: - De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres?"

O povo da cidade de Jesus, admirou-se com suas palavras e seus milagres. Não queriam, porém, acreditar que ele fosse um enviado de Deus para os salvar. Fecharam seu coração à graça divina que os convidava a uma vida nova. Talvez por orgulho não queriam aceitar como salvador esse homem que conheciam. Deus pode falar-nos através de pessoas que nos parecem muito sem importância.

Oração

Senhor Jesus, eu também tenho sido às vezes como o povo de Nazaré. Deixo-me levar pela aparência e pela fama de quem me fala, ou deixo de ouvir a mensagem porque o mensageiro é um dos meus. Iluminai meu coração para se abrir à vossa palavra, sem levar em conta quem me fala, se é instruído ou se fala bem. Creio que vos posso ouvir somente se escuto meus irmãos e irmãs. Amém.

31 - Sábado - Santos: Inácio de Loyola, Fábio, Demócrito

Evangelho (Mt 14,1-12) "Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe."

A paixão, qualquer paixão é má conselheira. Perturba o coração, oculta a verdade e instala a mentira em nós. Herodes não foi o único a se render ao mal, seduzido por um capricho e desejos insensatos. Não sou diferente. Tenho de tomar cuidado com meu coração, senão será escravo do orgulho, iludido por falsas doçuras, escravizado por fáceis alegrias. Preciso estar sempre atento.

Oração

Senhor, ajudai-me a controlar minhas paixões e meus instintos. Dai-me a sabedoria para ver a realidade, saber o certo e o errado, e a força necessária para fazer o bem apesar de tudo. Que eu seja sincero comigo mesmo, e não me esconda em falsas justificativas. Livrai-me das audácias orgulhosas, mas também do medo que me afaste do que devo fazer. Senhor, fazei-me livre do mal. Amém.