REFLEXÃO DIÁRIA
LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA
A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.
OUTUBRO DE 2024
1 – Terça-feira – Sta. Teresinha do Menino Jesus
Evangelho (Lc 9,51-56) "Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: "Se-nhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?"
Tiago e João tentavam aprender com Jesus, mas, ainda pensavam como antigos profetas, que invocavam castigos divinos sobre os pecadores. Preciso rever meus pensamentos e atitudes diante dos que vejo como incrédulos e pecadores. Não sou discípulo de Jesus se minha reação é de ódio, zombaria ou condena-ção, se quero e espero que a ira divina os destrua. Jesus não condena; perdoa.
Oração
Senhor Jesus, não viestes trazer sobre nós condenações e castigos. Viestes convidar-nos a deixar o erro e o mal porque o Pai nos ama e quer nosso bem. Não nos oprimis nem cerceais. Procurais conquistar-nos pelo amor, e atrair com a verdade e a paz. Ajudai-me a vos imitar, dai-me compaixão com os que erram. Ensinai-me a convidá-los para uma vida nova, e ser paciente como vós. Amém.
2 – Quarta-feira – Santos Anjos da Guarda
Evangelho (Mt 18,1-5.10) "Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus."
Jesus falava do "reino dos céus", um jeito novo de viver. Como os discípulos, também nós podemos perguntar qual o modo mais perfeito de viver desse jeito novo. Sendo sábios, fortes, austeros, bem aceitos, ou o que? A resposta de Je-sus é clara e um tanto dura. Vive mais perfeitamente o "reino dos céus" quem se reconhece pequeno, frágil, sem importância, mais necessitado de misericórdia.
Oração
Senhor Jesus, vós me convidais a mudar de vida, a abandonar o orgulho e a confiança em mim mesmo. Dizeis que para ganhar a vida preciso morrer para a procura a todo custo do poder, da riqueza, da fama, do prazer. Ajudai-me a re-conhecer minha pobreza e aceitar a salvação que me ofereceis. Ensinai-me a amar a vós e aos irmãos, sem pensar só em mim e nos meus interesses. Amém.
3 – Quinta-feira – St. André de Soveral, Ambrósio F. Ferro e Companheiros.
Evangelho (Lc 10,1-12) "... e não pareis para cumprimentar ninguém pelo caminho!"
Entre os orientais era minuciosa a etiqueta dos cumprimentos, era cerimoniosa e exigia tempo. Os enviados a anunciar a salvação não podiam perder tempo parando muitas vezes pelo caminho. Também eu sou enviado para anunciar o caminho da salvação e da felicidade. Tenho de ter pressa, há muitos esperando o evangelho e toda ajuda possível para uma vida como Deus quer para todos.
Oração
Senhor Jesus, fazeis bem ao avisar, porque facilmente perco tempo com coisas sem importância. E não sobra tempo para estar convosco e ir ajudar os irmãos. Fazei-me ver a necessidade de tantos homens e mulheres que não vos conhe-cem. Não me permitais ficar tranquilo enquanto não fizer o possível para os aju-dar. Ajudai-me a ser esperto e aproveitar as oportunidades para vos anunciar. Amém.
4 – Sexta-feira – São Francisco de Assis
Evangelho (Lc 10,13-16) "Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou."
Assim disse Jesus aos setenta e dois enviados. Continuamente Deus coloca em meu caminho, ou à minha porta, pessoas que me anunciam ou ajudam a com-preender mais a boa notícia da salvação. Não são anjos, mas gente como eu. Tenho de levar a sério o que disse Jesus: se eu deixar de ouvir algum desses irmãos, é ao Senhor que não estou ouvindo, é dele que estou a fugir com medo do bem.
Oração
Senhor Jesus, perdoai-me por não ouvir meus irmãos e irmãs que me falam de vós, e convidam para vos seguir. Iluminai e abandai meu coração para vos ouvir quando me falam. Ensinai-me a aceitar seu convite, sem cobrar deles santidade nem coerência total com o que me dizem. Dai-me a graça de neles vos ouvir e ver, e fazei-os sempre mais transparentes, para que vos encontremos. Amém.
5 – Sábado – São Benedito, o Negro
Evangelho (Lc 10,17-24) "Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: – Felizes os olhos que veem o que vós vedes!"
Por caminhos que só ele conhece, Deus nos fez encontrar Jesus. Isso é nossa felicidade, que jamais poderemos agradecer bastante. Jesus liberta-nos da men-tira e do mal, abre-nos para a esperança, dá-nos apoio nas dificuldades. Ele garante perdão para nossas misérias e fraquezas, faz-se amigo nosso, compa-nheiro de caminhada. E ainda nos oferece uma felicidade completa para sempre.
Oração
Senhor Jesus, alegro-me e sou feliz por vos conhecer, por me terdes convidado para ser vosso seguidor. Por maiores que sejam as dificuldades, por mais pe-sado que seja o sofrimento, estais a meu lado, e me ajudais a carregar a cruz. Só que na verdade, minhas dores e angústias nem são tão grandes como pode-riam ser; sois misericordioso, conheceis minha fraqueza e me poupais. Amém.
6 – 27º Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Mc 10,2-16) "Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne."
Os fariseus, como tantos da antiguidade e muito ainda hoje, tinham do casa-mento uma visão muito ou até puramente terrena. Como questão de lei, de van-tagens e obrigações, de sexo e procriação. Fidelidade seria apenas peso, sendo preciso encontrar desculpas legais para a violar. Jesus, porém, via o casamento, o amor fiel entre um homem e uma mulher, como dom de Deus para a salvação e a felicidade de ambos, da família e de muitos. Romper a união é queda, renún-cia a esperanças, rejeição do projeto divino. Será sempre pecado romper a ali-ança de amor, a entrega mutua, o caminho a dois para Deus e para a realização a que o casal é chamado. "Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!" Pena que nem os discípulos entenderam: "Se é essa a situação do homem com referência à mulher, não vale a pena casar-se." (Mt 19,10)
Oração
Senhor Jesus, dissestes aos fariseus o que os impedia de aceitar a fidelidade total do casamento: tinham coração duro e não acreditavam no amor. "Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento" (Mt. 19,8). E insististes: "no começo" no projeto de Deus o amor não deveria ser traído. Ajudai todos nós, casados e não casados, a compreender a grandeza do amor entre homem e mulher. Fazei-nos compreender que esse amor, fiel, alegre e generoso, abre o coração para o amor a Deus e aos irmãos. Protegei os casais, dos descaminhos e ilusões. Ensinai-os a encontrar na vivência de seu amor res-posta para seus anseios do corpo e da alma, preparando-se desde agora para viver na eternidade, mergulhados no vosso amor, o amor que sonham. Amém.
7 – Segunda-feira – Nossa Senhora do Rosário, Santos: Helano, Osita
Evangelho (Lc 1,26-38) "Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus."
Antes ainda de saber o que Deus lhe propunha, Maria viveu o temor e o espanto. Tudo mudou quando o anjo, o mensageiro lhe lembrou que nada precisava te-mer, porque Deus a amava. Não temos nossa vida em nossas mãos, e não po-demos prever o futuro. Isso pode amedrontar-nos. Podemos, porém, contar com o amor de Deus, que nos ama puramente porque nos ama e nos quer bem.
Oração
Senhor meu Deus, jamais poderei agradecer vosso amor. Por amor vós me cri-astes e até quereis fazer-me filho vosso pela participação em vossa vida divina. Por amor me destes este mundo com suas possibilidades, mundo em que até as durezas e limitações podem fazer-me crescer. Para vos agradecer, só vos posso amar acima de tudo, acima até de vossos dons. Por isso peço: ajudai-me a vos amar.
8 – Terça-feira – Santas: Lourença, Taís, Reparata
Evangelho (Lc 10,38-42) "Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa."
Essa passagem de Lucas tem um toque doméstico e tranquilo. Jesus foi procurar o amigo e suas duas amigas em casa. Encontrou acolhida e atenção. Jesus vem procurar-me não só nas páginas da Bíblia, nas igrejas e na liturgia, mas também em casa, na oficina, no escritório, onde estiver. O que preciso fazer é deixar a porta aberta, abrir os braços para acolhê-lo alegre e sentar para ouvi-lo.
Oração
Senhor Jesus, acho que algumas vezes batestes à minha porta, e não vos abri. Perdoai-me, não é que não vos queira acolher; é que nem sempre vos ouço, porque há muito barulho, ou acho que estou muito ocupado. Ensinai-me a fazer silêncio para vos ouvir em meio aos ruídos, e dar-vos tempo, a vós que perdeis tanto tempo comigo. Passai mais vezes, Senhor, para me ver e falar-me. Amém.
9 – Quarta-feira – Santos: Dionísio, João Leonardi, Públia
Evangelho (Lc 11,1-4) "Jesus respondeu: – Quando rezardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome."
Jesus ensina-nos a orar de um jeito novo e muito fácil: conversando não com um Deus distante, mas com um Deus que é pai que nos ama, acolhe e entende. E começamos dizendo que nós também o amamos e queremos que todos o conheçam e amem. E por isso prometemos fazer todo o possível para anunciar sua bondade e seu amor que nos quer salvar, quase que apesar de nós mesmos.
Oração
Senhor meu Deus, meu pai de amor infinito, que tudo me ofereceis, cuidais de mim, me esperais, ou melhor, vindes a me procurar para perdoar minhas fugas. Bendito sejais, e que todos conheçamos vossa bondade e misericórdia. Iluminai o coração daqueles que ainda não vos conhecem, para que em vós encontrem a paz, e se unam a nós e a todo o universo para vos bendizer e louvar. Amém.
10 – Quinta-feira – Santos: Daniel Comboni, Paulino de York, Gereão
Evangelho (Lc 11,5-13) "Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto."
A experiência ensina a todos que somos seres que vivemos na precisão, preci-sando de tudo, de comida, paz, saúde, educação, amor, de tudo afinal. Quando oramos, pedindo que Deus nos socorra, reconhecemos nossa pobreza. E confi-amos em sua bondade. Mesmo quando não nos dá o que pedimos, sabemos que, se pedimos, sempre dará o necessário para nosso bem e nossa felicidade.
Oração
Senhor meu Deus, creio que me amais; essa é a grande certeza da minha vida. Apesar de tudo, sempre posso ter certeza que nunca me abandonais, mesmo se tento escapar por meus caminhos. Ajudai-me, Senhor, conheceis minha pobreza e debilidade. Preciso de vós para tudo, na vida do corpo e do espírito. Cuidai que sempre recorra a vós e não deixe de esperar mesmo se pareceis tardar. Amém.
11 – Sexta-feira – Santos: Zenaide, Jaime, Alexandre Saulo
Evangelho (Lc 11,15-26) "Quando chega um mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou."
Jesus estava falando do demônio ou do poder do mal. Se estamos com Jesus, se ele é nosso Senhor, estamos livres do poder do mal, que só nos pode preju-dicar se quisermos entregar-nos a ele. Há muito mal no mundo, porque são mui-tos os que se entregam a ele. A vitória final, porém, será de Jesus, Filho de Deus que viveu nossa vida e nos uniu a si para assim nos libertar da mentira e do ódio.
Oração
Senhor Jesus, confio em vosso poder divino, que me transforma e me conserva unido a vós. Se estou convosco, nada e ninguém me pode separar de vós; estou tranquilo porque tenho a garantia de vosso amor, que não me abandona. Eu, porém, vos posso deixar. Segurai-me, então, para que não vos largue confiado em minhas forças. Preciso desesperadamente de vós, meu Salvador. Amém.
12 – Sábado – Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Evangelho (Jo 2,1-11) "Sua mãe disse aos que estavam servindo: – Fazei o que ele vos disser!"
As palavras de Jesus pareciam dizer que nada iria fazer. Sua mãe Maria, porém, o conhecia muito bem; tinha certeza que iria ajudar de algum jeito o jovem casal. E Jesus salvou a festa do casamento. O vinho de Caná pode ensinar muito a nós: que o Senhor se preocupa com nossas pequenas alegrias, e que sempre cuida de nós, mesmo quando parece não estar vendo nossas necessidades.
Oração
Senhor Jesus, vejo que posso contar convosco, mesmo quando pareceis não olhar por mim, ou quando pareço não me lembrar de vós. Conheceis minha de-bilidade, minhas incertezas e medos, e quereis ajudar-me; isso me tranquiliza. Ajudai-me a seguir o conselho de vossa mãe: "Fazei o que ele vos disser!". Se eu o fizer, é certo que mudareis em bom vinho a água de minha vida. Amém.
13 – 28º Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Mc 10,17-30) "Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha..."
Quem procurou Jesus estava interessado, veio correndo. Tinha-o em grande ve-neração, tanto que se ajoelhou para lhe perguntar que devia fazer para ganhar a vida eterna. Era boa pessoa, pelo menos cumpria os mandamentos. Mas, tinha o coração preso a suas posses e a sua posição. Ao ouvir o convite pessoal e especial de Jesus, "ficou abatido e foi embora cheio de tristeza". Notei muito esse "cheio de tristeza". Tinha muito, mas não era rico, porque não era feliz. O tama-nho da riqueza que nos impede de aceitar os convites de Deus não se mede pela quantidade de bens, mas pelo tamanho de nosso apego. De nosso apego e de nossa satisfação. Se estamos satisfeitos, temos tudo, nada nos falta, illu-dimo-nos e não percebemos que precisamos do Reino.
Oração
Senhor Jesus, tivestes um olhar de amor especial por aquele homem, e fizestes-lhe um convite especial. Fico imaginando os caminhos por onde o queríeis levar, o que queríeis que ele fizesse convosco. Ele vos amava, mas não vos amava o bastante. Amava mais os seus bens. O evangelho diz que ele era muito rico. Seria mesmo? Quais seriam suas riquezas? Não é isso que me deve preocupar. O que devo é perguntar até que pondo estou livre e desimpedido para vos seguir no que quereis de mim aqui e agora. Sabeis como nosso coração se prende às coisas, que nem precisam ser preciosas, e mais ainda às pessoas. Só tenho de vos pedir que me liberteis, para que vos possa servir, e que não volte a me enredar. Convidai-me, mas não só isso; arrastai-me para vos seguir. Amém.
14 – Segunda-feira – Santos: Calisto I, Fortunata, Evaristo
Evangelho (Lc 11,29-32) "Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas."
Jonas era um homem fraco e medroso. Mesmo assim os ninivitas viram nele um sinal de Deus que os convidava à conversão. Os ouvintes de Jesus não deviam exigir um sinal, um prodígio, de Deus, que os dispensasse de simplesmente acreditar nele, movidos pela graça divina. Eu também devo acreditar em Jesus levado só pelo dom da fé, sem estar a correr em busca de maravilhas e milagres.
Oração
Senhor Jesus, creio em vós só porque me conquistastes pelo dom da fé, que me leva a livremente acreditar. Sem provas de milagres e prodígios. Creio em vós porque me conquistastes pelo amor infinito que tendes por mim. Porque vos amo, creio em vós. Aumentai meu amor e minha fé. Assim me dais confiança e coragem para a vida, e poderei enfrentar incertezas, dores e dificuldades. Amém.
15 – Terça-feira – Sta. Teresa de Jesus
Evangelho (Lc 11,37-41) "O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tinha lavado as mãos antes da refeição."
Tenho quase certeza que foi de propósito que Jesus não lavou as mãos. Queria ensinar ao fariseu e a mim que importam não as exterioridades da religião. O que importa é eu ser coerente e viver as propostas de salvação que Deus me faz. Preciso, isto sim, lavar-me o pecado, a injustiça, o desamor. Mais que lavar as mãos, preciso abrir mão do egoísmo e começar a partilhar tudo que tenho.
Oração
Senhor Jesus, acho que entendi vossa ideia. Mas preciso muito de vossa ajuda para começar a viver com mais coerência essa vossa proposta e todas as outras. Ensinai-me a não me prender às exterioridades, mas também a manter sempre a cortesia que devo a meus irmãos. Que minhas atitudes, palavras e modos mostrem meu respeito e meu amor por todos, por grandes e pequenos. Amém.
16 – Quarta-feira – S. Geraldo Majela, Santa Edwiges
Evangelho (Lc 11,42-46) "Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus."
Os fariseus queriam ser piedosos e cumpridores da Lei. Alguns, porém, passa-ram a cultivar exterioridades, usavam a religião para aumentar seu poder e seu prestígio, e multiplicavam os mandamentos, tornando a religião um peso insu-portável. Por isso mesmo rejeitavam Jesus e suas propostas de vida. Precisa-mos estar muito atentos para que nossa vida cristã não caia na mesma hipocri-sia.
Oração
Senhor Jesus, ajudai-me a ser fiel ao vosso evangelho, sem dureza intolerante e sem torná-lo pesado aos outros com minhas idéias pessoais. Ensinai-me a ter paciência comigo e com meus irmãos, sabendo que todos somos lentos no ca-minho da perfeição. Que eu saiba ser austero e rigoroso comigo, sem me tornar maçante ou azedo, nem me prender a coisas sem importância. Amém.
17 – Quinta-feira – Sto. Inácio de Antioquia
Evangelho (Lc 11,47-54) "Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas; no entanto, foram vossos pais que os mataram."
Os fariseus apelavam para os profetas do passado para justificar suas ideias e doutrinas. Jesus acusou-os: vossos antepassados mataram os profeta, e vós fazeis o mesmo, porque rejeitais os profetas que Deus vos envia agora. Presos ao passado, não aceitais os caminhos que o Senhor vos aponta. Também para nós pode ser difícil aceitar novos caminhos para os quais somos convidados.
Oração
Senhor Jesus, posso ficar um tanto desorientado com os caminhos que vossa igreja segue. O passado parece mais seguro. Preciso lembrar-me que prome-testes estar sempre conosco a caminho, tendo em nós vosso Espírito, que con-tinuais a nos enviar. Por ele continuais a nos guiar para o bem, a verdade e a salvação que nos prometeis. Iluminai os irmãos encarregados de nos guiar. Amém.
18 – Sexta-feira – São Lucas
Evangelho (Lc 10,1-9) "... e dizei ao povo: – O Reino de Deus está perto de vós."
Os discípulos, enviados dois a dois, devem levar aos povoados o anúncio de uma alegre novidade: está perto, chegou a salvação prometida. Chegou como chega o tempo da colheita, com o qual muito se esperou. É hora de mudar de ideia e de vida, é tempo de perdão. O salvador, Jesus estava chegando. Precisa fazer logo a colheita, senão se perde. A mensagem vale também para nós.
Oração
Senhor Jesus, sois meu salvador, fazeis minha salvação, não apenas a anunci-ais. Movido por vosso amor e por vossa oferta, quero ser salvo, preciso muito ser salvo. Mudai, libertai meu coração, para poder viver do jeito novo que me ensinais. Não permitais que, tendo sido salvo, ainda volte às ilusões e à mentira. Ajudai-me a estar sempre convosco, e a vos anunciar para todos como salvador. Amém.
19 – Sábado – Santos: Paulo da Cruz, Pedro de Alcântara.
Evangelho (Lc 12,8-12) "Todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também o Filho do homem vai declarar-se a seu favor diante dos anjos de Deus."
Declaro-me a favor de Jesus se, em todas as situações, com minhas palavras e minha vida, eu mostrar a todos que acredito nele e que ele me salva. Com todo o respeito devido à consciência das pessoas, não posso esconder ou deixar de confessar minha fé. Devo fidelidade a Jesus por tudo que ele é e faz por mim. Preciso pedir que ele me ajude a lhe ser fiel, apesar de minha grande fragilidade.
Oração
Senhor Jesus, quantos homens, quantas mulheres de todas as idades e de todas as condições se declararam e se declaram como seguidores vossos. Mesmo a custo de sua vida, foram e são fieis a vós. Até agora não exigistes muito de mim, nem são grandes minhas dificuldades. Mas sabeis que mesmo assim, preciso de ajuda para vos ser fiel. Aumentai meu amor, para nunca vos trair. Amém.
20 – 29º Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Mc 10,35-45) "Vós sabeis que os chefes das nações as oprimem e os grandes as tiranizam. Mas, entre vós, não deve ser assim..."
Pelo jeito, todos os doze sonhavam com um posto importante no "reino" que Jesus anunciava. Tiago e João foram mais corajosos que os outros: foram dire-tamente ao Mestre e pleitearam os primeiros lugares. Não sei até que ponto eles, como nós, entenderam a resposta de Jesus: a vida e o relacionamento entre os discípulos têm de ser diferentes. Não pode ser baseado na força, no poder, no prestígio, na posição, na procura de vantagens. O relacionamento entre os se-guidores do evangelho tem de ser orientado pela igualdade fundamental de to-dos, pelo serviço e pela disponibilidade. Na vida da comunidade de Jesus, de qualquer comunidade de Jesus, não pode haver procura de postos, carreira e promoções. Cada um deve ser o primeiro a se colocar à disposição dos outros, para os ajudar, puramente por amor, sem pensar, nem de longe, em vantagem própria ou em honra e prestígio.
Oração
Senhor, eu e muitos de meus irmãos ainda não aprendemos a lição. Estou sem-pre tentando impor minha vontade, procurando postos de mando e de destaque. Não aceito ficar à sombra, sem que meus trabalhos sejam reconhecidos e lou-vados. Mesmo em minha família, não me deixo levar em primeiro lugar pelo amor, mas sim pela vontade de mandar. Preciso de conversão, de mudança em minha maneira de ser e de pensar. Não sou, porém, capaz de mudar se não me ajudais. Modificai meu coração, livrai-me do orgulho e da vaidade tola. Ensinai-me a ouvir o que os outros pensam e a dar valor a suas opiniões e gostos. Peço perdão do meu autoritarismo e da minha vontade de dominar. E hoje quero agra-decer a vida de tantos irmãos e irmãs que ocultamente tudo fazem pelo bem de nossa comunidade. Amém.
21 – Segunda-feira – Santos: Celina, Úrsula, Dásio
Evangelho (Lc 12,13-21) "Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque ... a vida de um homem não consiste na abundância de bens."
Há muito tempo a humanidade sabre a que maldades pode levar a ganância, a fome do ouro, como dizia o antigo poeta. Mesmo sem nos levar a crimes, a pro-cura desenfreada e o apego aos bens pode impedir ou retardar nossa caminhada no seguimento de Jesus. Devo tomar cuidado e rever o espaço que ocupam em minha vida a procura e a posse de bens, e quanto partilho com os necessitados.
Oração
Senhor meu Deus, eu vos bendigo por ter colocado a nossa disposição os bens materiais e os da cultura. Ajudai-nos a usá-los, sem nos tornar escravos deles. Que saibamos colocar tudo a serviço da fraternidade, e lutemos para que, nas leis e na prática, se faça a justa partilha entre todos. E também, Senhor, fazei-nos atentos à conservação do mundo que confiastes ao nosso cuidado. Amém.
22 – Terça-feira – Santos: Maria Salomé, Josefina Leroux, Melânio
Evangelho (Lc 12,35-38) "Sede como homens que estão esperando seu patrão voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir logo a porta..."
Usando parábolas para nos ensinar, Jesus obriga-nos a continuar pensando, para descobrir o que nos quer dizer. Imagino a situação desses servidores, e vejo-me descuidado e preguiçoso, como se não soubesse para que serve a vida. Não posso passar o tempo sem o viver intensamente, nem perder tempo se há tanto a fazer. A qualquer hora, e sempre será muito cedo, precisarei abrir a porta.
Oração
Senhor Jesus, hoje me obrigais a parar e avaliar meu presente em vista do fu-turo. Não sei o que vos poderia dizer, se hoje viésseis bater à minha porta. Ajudai-me a fazer o que deveria fazer se soubesse que vireis hoje. Quero viver cada instante como possibilidade de, por amor, servir a vós e aos irmãos. E por favor dai-me a graça de fechar em paz a porta depois de a ter aberto para vós. Amém.
23 – Quarta-feira – Santos: João de Capistrano, Vero, João Bondoso
Evangelho (Lc 12,39-48) "A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!"
Terei de prestar conta de oportunidades e capacidades que recebi; na vida física, na espiritual, na instrução, nas habilidades, na amizade e no amor. Tudo que tenho e sou é dom de Deus, para o bem e a felicidade minha e de todos. Não posso enterrar meu talento ou meus talentos. Menos ainda posso usá-los para o mal. Ou esquecer que mais importantes são os bens do espírito e da graça.
Oração
Senhor meu Deus, vós nos amais muito. Basta olhar para todos os cuidados que tendes conosco; vós nos ofereceis muito mais do que poderíamos pedir. Ajudai-me a mim e a meus irmãos a vos agradecer tanta bondade, e mostrar nossa gratidão com nosso amor. Quero mostrar minha gratidão cuidando das coisas de nosso mundo e, mais ainda, de nossos irmãos que mais precisam. Amém.
24 – Quinta-feira – Santos: Antônio Maria Claret, Evergílio
Evangelho (Lc 12,49-53) "Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão."
Jesus foi sempre intransigente e apresentou-se como Filho de Deus, aquele sem o qual nada podemos fazer; e exigiu que por ele seus discípulos deixassem tudo, até a vida se necessário. Ofereceu-nos tudo e exigiu tudo de nós. Por isso mesmo afirmou que seria um divisor entre os homens, aquele diante do qual todos têm de tomar uma decisão pessoal, definitiva e sem meios termos.
Oração
Senhor, diante de vós tenho de tomar uma decisão, a decisão mais séria de minha vida. Somente ajudado por vós é que vos posso escolher como sentido para a minha vida. Iluminai-me, conquistai e seduzi meu coração, de modo que seja somente vosso e para sempre. Sei com que facilidade mudo de idéia. Por isso vos peço dai-me perseverança, para que fique sempre convosco. Amém.
25 – Sexta-feira – Sto. Antônio de Sant'Ana Galvão
Evangelho (Lc 12,54-59) "Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece."
Jesus lembra uma experiência da vida, e provoca seus ouvintes: "Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?" Sabemos olhar para os sinais do tempo e saímos preparados para o frio ou a chuva. Preciso estar atento ao que acontece para perceber o que Deus me oferece, ou espera de mim, e tomar decisões certas. Isso é prudência e sabedoria, que nunca posso dispensar.
Oração
Senhor meu Deus, ajudai-me a estar sempre atento ao que me dizeis em minha consciência, aos convites que me fazeis. E também às palavras de meus irmãos e aos fatos e ideias ao meu redor. Não permitais que vá distraído pela vida, sem discernir o certo e o errado. Dai-me vosso Espírito, que me faça lúcido e prudente nas decisões pessoais e no aconselhamento de quem me procura. Amém.
26 – Sábado – Santos: Boaventura de Potenza, Flório
Evangelho (Lc 13,1-9) "Já faz três anos que venho procurando figos nesta fi-gueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?"
Na decisão do patrão, descontente com a figueira inútil, vejo nossa maneira hu-mana e apressada de julgar. Na proposta paciente do empregado vejo, a paci-ência do Pai, que nos deixa tempo para a conversão (2Pd 3,9). Não posso, po-rém, esquecer o desfecho da parábola: "Deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. ... Se não der fruto, então a cortarás".
Oração
Senhor meu Deus, agradeço a paciência que tendes tido comigo. Tantas graças me destes, e tão pouco fruto tenho produzido. Perdoai-me e ajudai-me a mudar da vida, a corresponder às possibilidades que tenho de fazer o bem. Outros, em situações muito mais difíceis, têm feito muito por vós e pelos irmãos. Prometo que vou esforçar-me e prestar mais atenção às vossas propostas e convites. Amém.
27 – 30º Domingo do tempo Comum
Evangelho (Mc 10,46-52) "Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: –Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!"
A cena de Marcos é viva: vozerio de gente passando, e o cego Bartimeu perguntou o que estava acontecendo. E quando soube que era Jesus, de quem já ouvira falar, deixou-se levar pela fé e pela esperança. Gritou: – Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim! Reagiu rápido, continuou gritando, e mal ouviu dizer que ele o chamava, deixou o manto, seu único bem, e num pulo foi até Jesus. Aceito a sugestão de Marcos e imagino-me como Bartimeu: pobre, fraco e cego, na maior precisão. Preciso ouvir os que me dizem que Jesus está passando e me chama, tenho de largar o manto e tudo o mais, e saltar em sua direção. Se acredito em seu poder e creio em sua bondade, se peço que me salve, ele me salva. E posso ver a verdade e o caminho da vida.
Oração
Senhor Jesus, se me perguntais o que quero, quero salvação, preciso de salvação. Reconheço que, por mim mesmo, não posso descobrir e menos ainda seguir o caminho do bem. Necessito de vossa ajuda para conhecer e seguir a verdade, para amar e fugir às seduções do mal. Aumentai minha fé, minha entrega confiante nas mãos do Pai. Somente vós podeis não só me libertar do pecado, mas também me unir a vós e fazer-me participar de vossa vida divina. Sois minha única esperança, não tenho mais ninguém que me possa fazer feliz. Abri meus olhos para que vos possa conhecer e ajudar outros a se deixar curar por vós. Há tantos como eu, de mão estendida à beira das estradas, à espera de luz. Tende misericórdia de nós: queremos ver, Senhor. Amém.
28 – Segunda-feira – S. Simão e S. Judas Tadeu
Evangelho (Lc 6,12-19) "Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E pas-sou a noite toda em oração a Deus."
Jesus procurou o alto de um monte, um local favorável para a oração. Para pen-sar em Deus e falar com ele, olhar para a vida e tomar decisões, para isso ajuda um pouco de silêncio e tranquilidade. Sei disso, mas teimo e quero fazer oração sem perder tempo, dividido entre dois mundos. Acho que devo levar a oração mais a sério, reservar-lhe tempo, e desligar-me um pouco do tumulto ao redor.
Oração
Senhor Jesus, preciso que me ensineis a orar como fizestes com vossos discí-pulos; somente vós o podeis fazer. Dai-me a graça da oração; sem vosso favor não posso orar. Iluminai-me e ajudai-me a adorar o Pai, e reconhecer que dele dependo em tudo. Abri meu coração para pedir seu amor e confiar-me em suas mãos. Ajudai-me a pedir sempre seu socorro em minha necessidade. Amém.
29 – Terça-feira – Santos: Abraão de Rostov, Narciso de Jerusalém
Evangelho (Lc 13,18-21) "A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? ... é como a semente de mostarda."
Jesus fala da graça, do favor de Deus. E diz que se parece com a semente de mostarda. Quase não percebemos que está agindo em nós, cuidando, ilumi-nando, apoiando. É assim que Deus nos transforma, ilumina e ampara; em si-lêncio, sem prodígios. Respeita nossa liberdade e sabe conquistar-nos. Leva-nos pelo dom da fé a aceitar sua oferta e entregar-nos confiantes a seu amor.
Oração
Senhor meu Deus, creio em vós, aceito vosso amor, e quero amar-vos acima de tudo. Creio que Jesus é vosso filho, que se fez humano para nos fazer partici-pantes de vossa vida divina. Não compreendo, não vejo, nem sinto, mas creio e confio em vós. Tomai conta de mim, livrai-me do mal, e dai-me a graça de viver desse jeito novo que me ofereceis, para viver eternamente unido a vós. Amém.
30 – Quarta-feira – Santos: Lupércio, Geraldo de Potenza, Zenóbia
Evangelho (Lc 13,22-30) "Alguém lhe perguntou: – É verdade que só poucos se salvam? Jesus respondeu: – Fazei o possível para entrar pela porta estreita."
Desde os tempos antigos se faz essa pergunta. Jesus rejeitou e continua rejei-tando essa curiosidade inútil. E lembra que o que importa é fazer todo esforço para aceitar a proposta de salvação. E nós o podemos fazer só se tivermos a ajuda divina. Podemos, porém, confiar, pois diz Jesus: "virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.
Oração
Senhor Jesus, eu agradeço porque, sem nenhum merecimento meu, recebi o favor de vos conhecer, de acreditar em vós e querer seguir-vos como discípulo. Não permitais que, sendo tão favorecido, eu ainda vos seja infiel. Ajudai a mim e a todos que vos queremos servir; dai-nos firmeza para perseverar convosco até o fim. Tende piedade de nossa fraqueza; levantai-nos quando cairmos. Amém.
31 – Quinta-feira – Santos: Afonso de Palma, Antônio de Milão
Evangelho (Lc 13,31-35) "Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e dis-seram a Jesus: – Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar."
Prefiro pensar que esses fariseus eram sinceros e estavam preocupados com a segurança de Jesus. Ele, porém, mesmo sabendo quanto Herodes era traiçoeiro, tem uma missão a cumprir, e irá até o fim, ainda que seja a morte. Possivelmente não corro perigo de morte, mas talvez tenha de enfrentar incompreensão, des-prezo e ódio. Preciso pedir que Deus me ajude a ser coerente com minha fé.
Oração
Senhor Jesus, os evangelhos mostram que fostes coerente até o fim, sempre querendo o que o Pai queria. Nada vos afastou da verdade, da justiça e do amor. Sabeis como sou medroso e fujo de sofrimentos e dificuldades; como sou fácil na procura de compromissos. Preciso de vossa ajuda e que me estendais a mão, para me levantar e continuar fiel apesar de tudo. Confio em vós, Senhor. Amém.
SETEMBRO 2024
1 – 22º Domingo do Tempo Comum Evangelho (Mc 7,1-8.14-15.21-23)
"Por que os teus discípulos não seguem a
tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?" "Os fariseus e todos os judeus só comem depois de
lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. Ao voltar da
praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que
receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de
cobre..." Posso facilmente, como os fariseus e escribas, transformar minha
religião em apenas um conjunto de práticas, costumes e tradições humanas. Posso
até imaginar que para Deus o mais importante sejam cerimônias e ritos. Esse é o
perigo, se me esqueço que Deus está interessado em meu coração, em meu amor
dócil e obediente, em minha compaixão com os irmãos, principalmente com os
pequenos e os que sofrem. Meu coração é que devo purificar, para que seja de
Deus. Oração Senhor, eu vos agradeço porque me fizestes ver que
não devo viver uma religião do medo, da angústia e de infinitas práticas
exteriores. Em vossa Igreja eu aprendi a vos louvar na liturgia, mas sem
esquecer que o principal é o culto do coração, que vos podemos prestar pela
nossa união com Jesus. Por essa união vital com ele, não só nossos atos de
piedade, mas toda a nossa vida − nosso trabalho, nosso descanso, nossos
momentos de alegria, nossa fraternidade, nosso amor − tudo podemos oferecer-vos
como sacrifício de louvor, de súplica e de agradecimento. Senhor, tomai conta
de meu coração e de minha vida; purificai-me, livrai-me de toda maldade. Uni-me
a Jesus, vosso Filho, para que minha vida seja um louvor por vossa bondade e eu
possa ser uma bênção para todos ao meu redor. Amém. 2 -- Segunda-feira
– Santos: Bv. Apolinário Morel, Bv. Severino Girauld
Evangelho (Lc 4,16-30)
"O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a
unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me..." Jesus apresentou-se como o enviado prometido no
livro de Isaías. Com todo respeito, nós também somos enviados para anunciar um
tempo de salvação, e agir para que na vida de cada pessoa e em toda a sociedade
se cumpra a proposta de Deus. Unidos a Cristo podemos e precisamos transformar
o mundo para que não haja cativos, mentira
ou engano, nem opressão, mas vida,
justiça e paz para todos. Oração Senhor Jesus, sois o enviado que nos pode salvar e
transformar o mundo. Creio em vosso poder, e olho com esperança o futuro da
humanidade. Quereis que participe de vossa missão redentora; coloco-me a vossa
disposição. Mostrai-me o que esperais de mim, a tarefa pessoal que me confiais.
Ajudai-me a ver o que é preciso fazer, e a encontrar os meios e os caminhos
certos. E que eu não desanime nunca. Amém. 3 -- Terça-feira – Santos: Gregório Magno, Aristeu, Basilissa Evangelho (Lc 4,31-37)
"E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza." Jesus era conhecido e admirado, muitos falavam dele
e procuravam-no. Quem o conhecia, ouvia suas palavras e via o poder que
mostrava falava dele e queria partilhar com outros sua descoberta. Se cheguei a
conhecer Jesus, se ele se tornou importante para minha vida, preciso anunciá-lo
a outros. Como os discípulos que enviava para anunciar a salvação, eu também
preciso dizer todos que ele me salvou. Oração Senhor Jesus, tenho certeza que minha vida seria
muito diferente se não vos tivesse conhecido. Vossas palavras, vosso exemplo,
vosso jeito de ser ajudaram-me a encontrar um caminho na vida. E não só me
ensinastes como viver, mas me ajudais a viver na paz e na felicidade. Bendito
sejais. Ajudai-me, Senhor, a ajudar outros a vos conhecer e seguir, com minhas
palavras e mais ainda com minha vida. Amém. 4 – Quarta-feira – Santos: Vitalício, Moisés Evangelho (Lc 4,38-44)
"Mas Jesus disse: – Eu devo anunciar a Boa Nova do Reino de Deus também a
outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado." Penso que os
discípulos acharam que Jesus devia continuar ali, onde era bem acolhido. Eu
também gosto de onde estou, onde estão parentes e amigos, meu trabalho é
reconhecido e posso colaborar com a comunidade. Mas, como discípulo de Jesus,
preciso estar pronto a seguir os caminhos que Deus me for mostrando. E, por ponde
andar, que eu leve o evangelho e seja uma bênção de paz. Oração Senhor meu Deus,
não sei o que o futuro me reserva. Mas confio que sempre e em tudo estareis
cuidando de mim, e do que for melhor para mim e os irmãos. Entrego em vossas
mãos minha família e meus amigos, meu trabalho e meus projetos. Seja feita
vossa vontade, que é minha salvação e felicidade. Dai-me coragem e
alegria, para continuar a caminho, pois
me levais pela mão. Amém. 5 – Quinta-feira – Santa Teresa de Calcutá Evangelho (Lc 5,1-11)
"Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus."
Nas duas barcas os
homens lavavam as redes, cheias só de ervas e folhas mortas. E Jesus fez da
barca de Pedro púlpito para anunciar a salvação que o Pai oferecia. Segundo
Lucas, parece que pela primeira vez o pescador via Jesus. Mas obedeceu a ordem
absurda de continuar pescando, apesar do cansaço. Quando viram a rede cheia,
ele, Tiago e João encontraram quem lhes roubava a vida. Oração Senhor Jesus, a mim
também fazeis um convite, ou dais uma ordem: deixa o descanso e a tranquilidade,
desamarra o barco e vai para onde te envio. Ajudai-me a estar sempre atento
para ouvir o que esperais de mim, meio em terra e meio na água. Não é fácil
estar sempre a vossa disposição; mas é o único jeito de ser vosso discípulo. E
é só isso que quero ser: um seguidor vosso. Amém. 6 – Sexta-feira – Santos: Ledo, Mansueto, Beltrão Evangelho (Lc 5,33-39)
"Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com
frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem." Jejuns e orações
podem ajudar-nos no esforço de seguir Jesus. Ele, porém, nos diz que o Pai
exige muito mais de nós, ou melhor, oferece-nos muito mais. Oferece-nos ajuda
para estar sempre a sua disposição, e não procurar a felicidade nas coisas da
terra. Dá-nos poder amar o próximo, viver os dons da vida na alegria, enfrentar
o trabalho, aceitar em paz desenganos, dores e privações. Oração Senhor Jesus, vossa
vida foi como a nossa, com alegrias, pequenos prazeres, algumas dores e muita
esperança. Preciso aprender a fazer de minha vida pequena um caminho de
crescimento e perfeição, em todos os sentidos. Ajudai-me a dar importância,
como vós, ao amor ao Pai e aos irmãos, à partilha e à fidelidade. Não deixeis
que complique a vida com coisas, ideias e práticas. Amém. 7 – Sábado –
Santos: Regina, Clodoaldo,
João de Nicomédia Evangelho (Lc 6,1-5)
"Num sábado, Jesus estava passando por
plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas,
debulhando-as com as mãos." Acho que nem era tanto por fome que os discípulos
colhiam e debulhavam aquelas espigas de trigo. Todos já fizemos coisa
semelhante. Aqueles fariseus, porém, ou eram muito observantes da Lei, ou
estavam à procura de qualquer pretexto para implicar com Jesus. Também nós
muitas vezes fazemos como eles, quando interpretamos no pior sentido possível
ações mais que inocentes de nossos irmãos. Oração Senhor Jesus, preciso aprender a interpretar da
melhor maneira possível os atos, as palavras e intenções de meus irmãos. Ajudai-me a supor
sempre e em tudo sua boa vontade, e a nunca os condenar a partir de minhas
idéias e de meus preconceitos. Que pelo menos eu não seja com eles mais
rigoroso do que sou comigo mesmo. Quando for preciso corrigi-los, que eu o faça
com o maior amor possível. Amém. 8 – 23º Domingo do Tempo Comum Evangelho (Mc 7,31-37)
"Olhando para o céu, suspirou e disse: –
"Efatá!", que quer dizer: "Abre-te!" "Trouxeram então um homem surdo, que falava com
dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão" para o curar. A tradição conhecida
por Marcos guardou a palavra usada por Jesus: "Efatá! Certamente
porque se dava grande valor ao simbolismo da cura. O poder de Jesus abre-nos o
ouvido e a boca. Abre-nos o coração para que possamos ouvir e entender e
aceitar sua mensagem de vida e salvação. E abre-nos a boca, para declarar nossa
fé e nossa aceitação de sua pessoa. Mas também para que o possamos anunciar
como salvador para todos. Só ele pode, por graça, despertar em mim a entrega da
fé. Preciso agradecer-lhe continuamente
esse favor que dá sentido a minha vida. Essa mesma gratidão deve levar-me a
falar dele a todos, para que possam encontrar a paz. Oração Senhor Jesus, eu
também era como aquele pobre homem, surdo e mudo. Não podia conhecer-vos, nem
aprender o caminho da vida. Não podia nem mesmo viver a fraternidade e o amor com
os que me rodeiam. Abristes meu coração para vós e para meus irmãos. Agradeço
vossa bondade, a misericórdia que mostrastes por mim. Quero estar atento para
ouvir vosso chamado, e vos seguir por onde me quiserdes levar. Ensinai-me,
dai-me palavras para saber falar de vós a todos que puder, para que também eles
vos sigam. Não permitais que por inércia ou medo deixe de anunciar todos a boa
notícia da salvação que nos trazeis. Abri, Senhor, os ouvidos do coração
daqueles que ainda não vos conhecem,
abri sua boca para que, unindo-se a nós, vos louvem e bendigam. Amém. 9 – Segunda-feira – Santos: Pedro
Claver, Tibúrcio, Cirano Evangelho (Lc 6,6-11)
"O homem assim o fez e sua mão ficou curada. Eles ficaram com muita raiva, e
começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus." Os mestres da lei e os fariseus não podiam negar o
que estavam vendo. Mas podiam encontrar mil pretextos para não reconhecer em
Jesus o enviado de Deus. Também nossa aceitação de Jesus como salvador será
sempre livre, por mais intensos e insistentes que sejam os convites que ele nos
faz. É preciso que peçamos sempre a graça da fé, que nos torne possível vencer
os obstáculos e acreditar no seu amor. Oração Senhor, afastai de mim tudo que possa impedir-me de
vos reconhecer como meu Salvador. Por mim mesmo sou cego e surdo aos vossos
acenos e convites; preciso de vossa graça para aceitar que preciso de vós.
Agradeço a insistência com que me procurais, e não quero continuar resistindo.
Creio em vós, confio em vosso amor, quero ser vosso. Guardai-me para que continue
sempre fiel ao vosso amor. Amém. 10 – Terça-feira – Santos: Jáder, Sóstenes, Cândida Menor Evangelho (Lc 6,12-19)
"E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus
discípulos e escolheu doze dentre, aos quais deu o nome de apóstolos." Entre os que ouviam
Jesus, havia alguns que o procuravam uma ou algumas vezes. Outros geralmente
estavam a ouvi-lo; eram discípulos. Entre eles escolheu doze como seus enviados
e até representantes. Jesus continua agindo em sua igreja. Escolhe alguns – não
só bispos e presbíteros – mas também outros e outras, que convida para assumir
compromisso especial no anúncio do evangelho. Oração Senhor Jesus, tenho
de parar e perguntar que convite, que proposta tendes para mim. O mais cômodo
seria vos seguir sem maiores compromissos. Mas, quem sabe, quereis mais de mim,
que de uma maneira ou outra vos anuncie como apóstolo, enviado. Ajudai-me a
tomar decisão e fazer o que me for possível para ajudar outros a vos conhecer,
amar e seguir. Bem que podeis fazê-lo. Amém. 11 – Quarta-feira – Santos: Dídimo, Diomedes, João Gabriel Evangelho (Lc
6,20-26) "Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos,
disse: "Felizes vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! ...) Imagino que Jesus, por alguns
momentos, estava de olhos baixos, pensando no que iria dizer. Tinha para aquela
gente uma palavra nova e decisiva. A felicidade completa não está na posse de
coisas, na força, no poder, ou no prazer. Mas é também verdade que o Pai vem
para nos ajudar a enfrentar a dureza da vida, e viver bem os momentos alegres,
com a paz no coração, amando e sendo amados. Oração Senhor Jesus, eles devem ter ficado
surpresos. Não falastes de obrigações, ameaças e medo. Entenderam logo que
faláveis de um Deus que ama, terno e compassivo. Alegro-me com aquela gente. Eu
também preciso saber onde procurar a felicidade e encontrar o perdão de um Pai
compassivo. Ajudai-me a viver na simplicidade de coração, crescendo em bondade,
na certeza de jamais ser abandonado. Amém. 12 – Quinta-feira – Santos: Guido de Anderlecht, Selésio, Vitória
Fornari Evangelho (Lc 6,27-38)
"Sede misericordiosos, como vosso Pai é misericordioso ... não condeneis
e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados." Ser misericordioso como o Pai é ser acolhedor,
bondoso, acreditar e confiar mesmo que o outro tenha ou pareça ter errado. Se
de fato errou, não podemos dizer que não errou. Mas nem por isso podemos exclui-lo,
desejar-lhe mal, nem o considerar suspeito. É assim que queremos ser tratados
por Deus. Que leve em conta nossa boa vontade e nossa fragilidade; que nos
perdoe apesar de errarmos tantas vezes. Oração Senhor meu Deus, reconheço que tenho errado muito e
muitas vezes. E recaído, mesmo tendo prometido mudar de vida. E sempre me
perdoais e levais em conta minha fraqueza, com infinita misericórdia. Agradeço
tanta bondade. E peço que me ajudeis a tratar meus irmãos com pelo menos um
pouco de vossa misericórdia. Fazei-me compreensivo, tolerante e paciente, mais
pronto a ajudar que a condenar. Amém. 13 – Sexta-feira – Santos: João Crisóstomo, Maurílio, Ligório Evangelho (Lc 6,39-42)"Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco?" Como os antigos sábios, Jesus ensinava com frases
curtas e marcantes. Aqui ele diz que precisamos escolher nossos guias e ser
guias bons e clarividentes. Preciso escolher meus mestres e informantes, numa
vigilância contínua à luz da fé e da razão. Por outro lado, é grande minha
responsabilidade quando sou procurado como guia e mestre. Tenho de corresponder
à confiança em mim depositada por tantos. Oração Senhor Jesus, sois mestre em quem posso confiar, pois
sois a verdade e a sabedoria de Deus. Não faltam, porém, mestres de mentira,
que me fazem propostas até sedutoras, os falsos profetas de que falais.
Iluminai minha razão, aprofundai minha fé,
para que não me deixe enganar, nem corra o risco de levar algum irmão
para o erro. Fazei de mim um servidor fiel da verdade que nos pode libertar.
Amém. 14 – Sábado – Santos: Rósula, Materno, Noteburga Evangelho (Jo 3,13-17)
"Como Moisés levantou a serpente no deserto, é preciso que o Filho do
Homem seja levantado, para que todos que nele crerem tenham a vida eterna." Segundo Nm 21,4-9, era salvo quem olhava para a
serpente de bronze erguida como símbolo do poder salvador do Senhor. Jesus é o
grande, o maior sinal de Deus erguido diante de nós, glorificado como nosso
único salvador. De nossa união vital com
ele depende nossa salvação; só por ele podemos ser como Deus queria ao nos
criar. Por isso preciso, a todo custo, colocar Jesus em primeiro lugar na minha
vida. Oração Senhor Jesus, olho para vós como meu salvador,
minha última esperança. Só vós podeis fazer-me conhecer o que Deus me oferece e
espera de mim; só vós podeis levar-me a seguir o caminho que mostrais.
Perdoai-me por ter procurado viver por mim mesmo, como se fosse capaz. Olhai
também por todos aqueles que ainda não
ouviram falar de vós, nem se deixaram conquistar pelos vossos convites. Amém. 15 – 24º Domingo do Tempo Comum Evangelho (Mc 8,27-35)
"Então ele perguntou: – E vós, quem dizeis que eu sou? Pedro respondeu: –
Tu és o Messias." Aos discípulos que o seguiam havia algum tempo,
Jesus faz como que um desafio. Vocês me veem do mesmo modo que os outros? Pedro
responde em nome de todos, e, à luz do que tinham compreendido até aquele
momento, o reconhece como o Messias, o rei salvador esperado. Para levá-los
mais adiante em sua fé, Jesus começa a lhes falar do que o espera: sofrimento, rejeição
e morte. Não os quer na ilusão. Sabe que só terão clareza quando o virem vivo
depois do túmulo. A mim também ele desafia e pergunta o que ele é para mim. Se
é apenas uma figura do passado, ainda que sábio e encantador, ou se é para mim
o Senhor de minha vida, caminho, verdade, meu Deus, única esperança de salvação.
Convida-me a uma decisão que devo renovar continuamente na vida. Oração Senhor Jesus, entendo seus discípulos, para quem
era difícil aceitar o que dizíeis sobre os sofrimentos, condenações e morte que
vos esperavam. A nós isso tudo mete medo. Eles esperavam um salvador brilhante
e vitorioso; eu ainda não aprendi conviver com as dificuldades e limitações. Vivo sonhando para mim um
salvador que resolva todos os meus problemas de saúde, relacionamento e todos
os outros. Ajudai-me a não viver procurando milagres, e aprenda convosco a aceitar
a fragilidade e o peso de nossa humanidade. Creio e confio em vós, mesmo vendo
vosso aparente fracasso e vossa morte na cruz. Não peço que me livreis do
sofrimento, da enfermidade e da morte, mas que me ajudeis a me manter no bem,
na verdade e na esperança. Quero seguir-vos, e aceito minhas cruzes. Amém. 16 – Segunda-feira – Santos: Cornélio, Cipriano, Edite Evangelho (Lc 7,1-10)
"Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente a
teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado." Lucas fala-nos do poder de Jesus. Sem lhe falar, sem
se aproximar curou aquele homem. Seu poder é divino, e nós podemos e devemos confiar
nele. Esse poder não se mostra só na cura do doente. Talvez se mostre até mais
na fé daquele soldado. Não sabemos se tinha ouvido falar de Jesus, ou visto
algum de seus milagres. Jesus conquistou-o ao lhe falar diretamente ao coração
antes ainda de o encontrar. Oração Senhor Jesus, cuidastes de mim antes que vos
conhecesse; vós me amastes sem que vos desse qualquer sinal de amor. Puramente
por graça e favor me chamastes para vos conhecer e acreditar em vós. Agradeço
tanta bondade; não permitais que vos abandone. Creio em vós, porém minha fé
ainda é débil. Não permitais que vos ame pouco e vos seja infiel. Dizei uma palavra,
e jamais vos abandonarei. Amém. 17 – Terça-feira – Santos: Roberto Belarmino, Hildegardes,
Colomba Evangelho (Lc 7,11-17)
"Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: – Não
chores!" Jesus é a imagem do Pai (Jo14,9). Quando o vemos
compadecer-se com a dor da mãe que perdera o filho, lembramos que Deus, o Pai,
é compassivo, Compreende nosso sofrimento; quase poderíamos dizer que sofre
conosco. Por isso, em nosso luto, em nossas dores e prantos, podemos olhar para
ele. Mesmo que não digamos nada, ele nos compreende e, do jeito que só ele
sabe, estende sua mão para nós. Oração Senhor meu Deus, sei que sois nosso criador, que
vosso poder é imenso, e tudo o mais que a fé me ensina. Mas para mim, que sei
de minha pobreza e de minha fragilidade, o mais importante é saber que sois bom,
compassivo ao ver meu sofrer, e que vos alegrais com minhas pequenas alegrias.
Eu vos bendigo e agradeço vosso cuidado por mim. Agora uma coisa vos quero
pedir: ensinai-me a vos amar. Amém. 18 – Quarta-feira – Santos: José de Copertino, Metódio do Olimpo,
Ricarda Evangelho (Lc 7,31-35)
"Com quem, pois, hei de comparar os
homens da geração atual? A quem se assemelham eles? São como crianças sentadas
na praça..." Jesus lamenta porque não é aceito por seus
ouvintes, a quem oferecia salvação. São inconsequentes e volúveis como crianças
que, se convidadas, não querem brincar, mas logo reclamam se não são
convidadas. Acho que posso reconhecer-me na descrição. Vivo querendo que Deus
faça minhas vontades, nunca estou contente, e acho que sei melhor do que ele o
que é bom para mim e para o mundo todo. Oração Senhor, mudai meu coração, para que eu afinal me
decida por vós, e aceite uma vez por todas que vós é que sabeis o que é bom
para mim. Dai-me a tranquila confiança da criança, que se deixa guiar por quem
lhe segura a mão. Preciso de vós, porque fora de vós não existe ninguém que me
possa ajudar. Podem até tentar mostrar-me o caminho da vida, mas só vós podeis
dar-me a força para caminhar. Amém. 19 – Quinta-feira – Santos: Januário, Constância Evangelho (Lc 7,36-50)
"Eu te declaro: os muitos pecados que cometeu estão perdoados porque
mostrou muito amor. Aquele a quem pouco se perdoa pouco ama." A narrativa de Lucas deixa-me um pergunta: muito se
perdoa a quem muito ama, ou muito ama aquele a quem muito foi perdoado? Ao que parece,
porém, Jesus quis ensinar duas verdades. Se não amamos, não somos perdoados; pelo amor somos levados a Deus; se
muito amamos, tudo ele nos perdoa. E se muito somos perdoados, não há como não
amar um Deus que, por amor, nos acolhe de braços abertos. Oração Senhor Jesus, terá sido imensa a alegria da mulher,
a paz que procurava havia tanto tempo.
Nada mais a perturbava, nem mesmo os olhares de desprezo. Preciso lembrar-me mais
do muito, das tantas vezes que me perdoastes. Bendita seja vossa bondade, que
sempre quer trazer-me de volta. Só vos posso ser grato amando-vos o mais que
puder. Mas, só vos posso amar assim, se me deres o amor que vos devo. Amém. 20 – Sexta-feira – Santos: André Kim Taegon, Paulo Chong Hasang,
Francisco Maria Evangelho (Lc 8,1-3)
"Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do
Reino de Deus." Jesus deixou seu trabalho, sua fonte de renda, sua
casa, sua mãe, e saiu por vilas e
povoados a anunciar que Deus oferecia salvação para todos. Jesus saiu:
não ficou esperando que o procurassem. Para anunciar a salvação, deixou tudo. E
a salvação que anunciava não consistia em práticas e devoções. De um modo ou de
outro, se creio em Jesus, tenho também da anunciar a salvação, a mesma que ele
anunciava. Oração Senhor Jesus, aquelas mulheres e aqueles homens,
que acreditaram em vós, deixaram, saíram para o
incerto, fizeram o que nunca tinham feito. Sem nenhuma vantagem, só
porque vos amaram. E eu, que tenho feito, eu que digo acreditar em vós? Devo
dizer, a todos que posso, por que é bom seguir-vos, ainda que não seja fácil.
Dizei-me que devo fazer, como fazer. E dai-me coragem para a decisão. Amém. 21 – Sábado – Santos: Mateus, Ifigênia, Maura de Troye Evangelho (Mt 9,9-13)
"Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e
disse-lhe: – Segue-me! Ele se levantou e seguiu a Jesus." Mateus estava comodamente sentado, tranquilo com
sua renda, sua família, sua carreira. Mas Jesus passava, parou, olhou e chamou.
Tudo mudou, nada mais era certo, a não ser que tinha encontrado o sentido de
sua vida. Eu também fui privilegiado; Jesus passou por minha vida e chamou. Não
disse que tipo de vida devia escolher; disse apenas que o devia seguir, se
quisesse. Vou pedir só que me ajude. Oração Senhor Jesus, sois perturbador de nossa
tranquilidade. Não só porque nos falais e convidais; mas porque mexeis com
nosso interior e, se não resistimos, vós nos levais por onde não esperávamos.
Quero aceitar vosso desafio, confiado só em vossa bondade. A cada passo
mostrai-me o que quereis de mim, coisa grande ou pequena. E ajudai-me a ter
coragem generosa e viver agarrado só à esperança do amor. Amém. 22 – 25º Domingo do Tempo Comum Evangelho (Mc 9,30-37)"Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele
que serve a todos!" Não mudamos muito desde o
tempo de Jesus; na igreja, na comunidade e na família continuamos discutindo
quem de nós é o mais importante, o mais forte, o melhor. Por isso ainda não
somos a comunidade de discípulos que ele imaginou, e ainda não nos amamos nem
ao mundo como ele quer. Precisamos converter-nos e mudar de vida. Precisamos
voltar sempre à palavra do Senhor: o primeiro, o maior, o mais importante é aquele
que se coloca à disposição de todos, principalmente dos mais fracos, simples e
pobres. Só podemos mudar esse nosso modo de ser se pedirmos que ele nos ajude,
pois só ele pode libertar-nos do orgulho, da vaidade e da ambição. E ele deixa
claro até onde isso nos pode levar. Porque ele viveu assim, foi entregue ao
poder dos homens, julgado, condenado e morto. Oração Senhor Jesus, não posso negar que ainda continuo
longe de vossa proposta de vida. Não gosto de ser o segundo, e muito menos o
último. Quero ser conhecido e valorizado, quero decidir e mandar. Ainda sou
dominado pelo orgulho, pela vaidade e pela ambição, mesmo quando continuo
acusando meus irmãos do mesmo pecado. Acredito em vossa palavra e quero mudar
meu modo de ser. Não é fácil. Ajudai-me a amar do único jeito certo,
colocando-me à disposição de todos para o que for preciso. Creio que assim é
que vos acolho e ao Pai. Quando eu e os outros seguirmos vosso exemplo, tudo
será melhor na família, na sociedade, na igreja. Perdoai-me, perdoai-nos a
todos os discípulos vossos o mau exemplo
que damos ao mundo com nossas rivalidades, nossos títulos e nossas vaidades.
Amém. 23 – Segunda-feira – Santos: Pio de Pietrelcina, Lino, Tecla de
Icônio Evangelho (Lc 8,16-18)
"Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la
debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro..." Vejo nessas palavras de Jesus
uma cobrança. Ele me escolheu, chamou e instruiu no caminho da verdade, do bem
e da felicidade. Não o fez pensando somente em mim. Mas também para que
atraísse outros muitos para ele, para que lhes mostrasse o caminho com minha
vida. Não basta que procure segui-lo; é preciso que também me prepare para
poder apresentar bem, com a linguagem certa as suas propostas. Oração Senhor Jesus, tenho procurado
seguir vossos passos. Mas, reconheço que poderia refletir mais sobres vossas
palavras, e poderia procurar a ajuda de outros para vos compreender mais. E
preciso, Senhor, que me ajudeis a vencer o medo e a preguiça, e encontrar
oportunidade e jeito para falar sobre vós, e ajudar meus irmãos em suas dúvidas
e necessidade. Enviai sobre mim o Espírito que me ensine e ilumine. Amém. 24 – Terça-feira – Santo: Germaro Evangelho (Lc 8,19-21) "A mãe e
os parentes de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por
causa da multidão." A passagem de Lucas quer salientar como é importante ouvir e
praticar a palavra de Deus. Vamos, porém, observar o seguinte: por mais amor
que tenha por sua mãe e seus familiares, nem por isso Jesus deixa de cumprir
sua missão. De nós exige o mesmo. Temos de colocá-lo, temos de colocar nossa
fidelidade a ele antes de tudo e acima de todos os afetos, por mais santos e
sagrados que sejam. Oração Senhor Jesus, imagino quanto amastes Maria, vossa mãe. Mesmo
assim a deixastes para anunciar o evangelho. Mais de uma vez eu também terei de
fazer minha escolha. Ajudai-me, para que nenhum afeto, por maior e mais santo,
me impeça de vos seguir sempre, de me colocar livre e desimpedido a vosso serviço.
Fazei-me compreender que o verdadeiro amor não impede a renúncia. Amém. 25 – Quarta-feira – Santos: Aurélia, Cléofas, Vicente Stambi Evangelho (Lc 9,1-6)
"Os discípulos partiram e percorriam os povoados, anunciando a Boa Nova e
fazendo curas em todos os lugares." Lucas não o diz, mas, sem dúvida um ou outro dos
discípulos alguma vez deve ter enfrentado a rejeição de sua visita e de sua
mensagem. Jesus não queria e não quer que, ao anunciar seu evangelho, baseemos
nossa confiança nos meios humanos. Mas,
principalmente ele não quer que desanimemos diante das dificuldades e
das incompreensões. Sabemos que, depois de termos ido embora, ele continua
agindo. Oração Senhor Jesus, aos poucos descubro que estais sempre
a me enviar com alguma tarefa. E cada vez enfrento novo desafio. Afinal, já
fracassei algumas vezes. Preciso, pois,
de vossa ajuda para não desanimar e encontrar um jeito mais adequado
para vos anunciar. Iluminai aqueles que eu procurar, dai-me as palavras certas
para apresentar vossa proposta de vida, e também o tom certo, para que vos escutem.
Amém. 26 – Quinta-feira – Santos: Cosme, Damião, Elzeário de Sabran Evangelho (Lc 9,7-9)
"Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?" E procurava ver
Jesus." Herodes não tinha nem deixou boa fama. Mas, entendo
que também ele foi tocado pela graça divina, percebeu um pouco de sua maldade,
e queria conhecer Jesus. Não sei o que aconteceu em seu íntimo; é um segredo
entre ele e Deus. O que devo é perguntar como ouço o que me dizem de Jesus,
como procuro conhecê-lo mais a fundo, e como vivo sua proposta. Preciso
decidir-me, pois continua a me incomodar. Oração Senhor meu Jesus, de fato continuais a me incomodar,
insistis no convite para vos conhecer mais, seguir mais de perto e com mais
fidelidade. Vossa graça, vosso favor, vossa ajuda estão sempre a me empurrar.
Não permitais que vos resista; fazei que vos conheça mais e esteja pronto a
fazer tudo por vós e pelos irmãos. Se vos quero mesmo ver, Senhor, nesta vida esse é o único jeito de
vos encontrar. Amém. 27 – Sexta-feira – Santos: Vicente de Paulo, Fidêncio,
Florentino Evangelho (Lc 9,18-22)
"Mas Jesus perguntou: – E vós, quem dizeis que eu sou? Pedro respondeu: –
O Cristo de Deus." Pedro e os outros, pelos quais
respondeu, ainda imaginam o Cristo – O Messias, o Ungido de Deus – como rei
poderoso, que haveria de dobrar os inimigos. Jesus começou a anunciar-lhes o
que viria depois. Seria difícil aceitar que o Salvador fosse um homem preso,
condenado, crucificado, morto e sepultado. Para prepará-los para o embate que os
esperava, Jesus tinha de aproveitar o pouco tempo que lhe restava. Oração Senhor Jesus, vós que
amparastes vossos discípulos nas horas difíceis, cuidai também de nós. Cremos
que sois o Filho de Deus, mas às vezes ficamos desanimados ao ver o mal que nos
rodeia. Ajudai-nos a aceitar que não quereis exterminar os que ainda não vos
seguem. Nós, que somos vossa igreja, não podemos querer o domínio sobre o
mundo. Ensinai-nos a vos seguir nesse caminho que escolhestes. Amém. 28 – Sábado – Santos: Venceslau, Lourenço Ruiz, Eustóquia Evangelho (Lc
9,43b-45) "Os discípulos não compreendiam o
que Jesus dizia... e tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto." Jesus falava do futuro que o esperava; eles, porém,
não conseguiam compreender o que lhes parecia absurdo. Tinham medo de pedir
explicação. Não sabemos o que o futuro, nem mesmo o amanhã nos reserva; conhecemos
nossas limitações e temos medo de perguntar e saber. Só nos resta confiar em
Deus, e saber que ele cuida de nós. Com sua ajuda nada nos pode afastar da
felicidade que promete. Oração Senhor Jesus, posso prever que terei pela frente
dificuldades, sofrimentos e enfermidades. Não vos peço que me livreis desses
momentos difíceis, mas que me ajudeis a
mudar o que for possível, suportar o inevitável, e aceitar que me leveis
pelo caminho que vos parecer melhor. Confio em vossa bondade, sei que nunca me
abandonareis, e que tudo pode e deve
ajudar-me a vos amar sempre mais. Amém. 29 – 26º Domingo do Tempo Comum Evangelho (Mc
9,38-43.45.47-48) "Em
verdade eu digo: quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo,
não ficará sem recompensa." Nessa passagem Marcos apresenta
temas diversos, ligados por uma associação de ideias e palavras. Vamos destacar
apenas um tema. Muitos, que não pertencem a nossa comunidade, anunciam Jesus
como Salvador, e convidam a seguir sua doutrina. É preciso reconhecer o bem que
fazem, e não apenas condenar seus desvios. Outros, mesmo não sendo cristãos,
são movidos pelo dom da caridade, e procuram fazer o bem para o próximo, e
temos de reconhecer que alguns fazem até mais do que nós. Não podemos olhá-los
como adversários, concorrentes ou inimigos. Vamos aceitar sua colaboração e
dar-lhes nosso apoio, orar por eles, pedindo que Deus os proteja, conserve na
procura do bem e da verdade, e os leve à plena salvação. Oração Senhor Jesus, quereis a salvação de
todos, e para isso viestes até nós, para nos oferecer uma vida nova, na união
com a Trindade e no amor entre nós. Depois de tanto tempo, ainda há muitos que
não vos conhecem, nem ouviram falar sobre vós. Mesmo assim cuidais deles, agis
continuamente em seu coração, convidando-os e levando-os a procurar o bem e a
verdade. Hoje vos peço por eles de modo especial. Ajudai-os para que, mesmo em
circunstâncias desfavoráveis, se deixem levar por vós. Dai-lhes a recompensa de
seu amor e de sua generosidade, que possam ser felizes agora e para sempre
junto de vós. Reconheço que também eu sou responsável por eles, e quero ajudá-los
ainda que seja só com minhas orações e meu testemunho de vida. Amém. 30 – Segunda-feira – Santos: Jerônimo, Simão de Crépu, Gregório, o
Iluminador Evangelho (Lc 9,46-50) "Houve
entre os discípulos uma discussão, para saber qual deles seria o maior..." Jesus não gastou muitas palavras para responder à dúvida dos
discípulos. Tomou uma criança nos braços, demonstrou-lhe acolhida e carinho.
Posso até imaginar o sorriso naquele rostinho. Nem precisava dizer o que disse.
Entenderam logo que o maior, o mais importante é quem acolhe os pequenos e não
importantes, é quem é pequeno e se coloca à disposição de todos para os servir. Oração
Senhor Jesus, mudai meu coração, que está sempre a sonhar
grandezas e posições. Ensinai-me a estar sempre pronto para servir a todos,
mesmo nos serviços mais humildes. Não permitais que eu corra atrás de
reconhecimentos, mas que saiba aceitar com modéstia o agradecimento de meus
irmãos. Que eu seja discreto, mas tão eficiente que nem precisem notar minha
presença. Amém.