REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

MÊS DE JUNHO

1- Sábado - Santos: Justino, Cândida, Herculano

Evangelho (Jo 16,23b-28) "Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vô-la dará."

Jesus usa um modo hebraico de falar: "amém, amém", que geralmente se traduz por: "em verdade, em verdade", que serve para dar força ao que se diz, quase como um juramento. É assim que Jesus reforça sua promessa; o Pai dar-nos-á tudo que pedirmos em seu nome. Tudo quanto é útil e necessário para nossa salvação. Podemos orar com toda confiança, porque Jesus ora conosco e o Pai nos ama, quer nosso bem e nossa felicidade, e ajuda-nos sempre.

Oração

Senhor Jesus, agradeço a promessa que fazeis, e creio que estais sempre a orar comigo. Confio em vós e no amor do Pai, quer salvar-me a todo custo. Porém, Senhor, conheceis minha volubilidade, e sabeis como me deixe envolver pelas preocupações da vida. Dai-me, então, a graça de orar sempre, de estar sempre unido a vós pedindo por mim e por todos a salvação. Sei que assim, ajudado por vós, conseguirei vencer as dificuldades e manter a paz. Amém.

2 - Domingo - ASCENSÃO DO SENHOR - Santos: Marcelino, Pedro, Erasmo

Evangelho (Lc 24,46-53) "Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados..."

Vivo novamente, Jesus falava com seus discípulos, que ainda não compreendiam o que tinha acontecido contra todas as suas expectativas. "Abriu-lhes então a inteligência, para compreenderem as Escrituras" (v.45) e superar o trauma da sua morte na cruz. Começaram a compreender que Jesus não tinha sido vencido, e assumiram a tarefa de o anunciar a todos como o Salvador prometido.

Oração

Senhor Jesus, também eu preciso que me envieis o Espírito Santo e me faleis ao coração. Há tanta coisa que não compreendo nos planos do Pai. Fico espantado, inquieto e medroso achando que não cuida de mim e da sua Igreja. Abri, Senhor, minha inteligência para ver vosso poder misericordioso em tantos fatos que não compreendo. Ajudai-me a confiar que tudo será para nosso bem. Amém.

3 - Segunda-feira - Santos: Carlos Lwanga, Clotilde, Olívia

Evangelho (Jo 16,29-33) "─ Credes agora? Eis que vem a hora - e já chegou - em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só."

Jesus tinha anunciado a traição de Judas. Depois anunciou que seria abandonado pelos outros discípulos. Imagino que na hora achavam isso impossível. Mas depois, tiveram de reconhecer sua fraqueza e humildemente pedir perdão. Aprenderam para o resto da vida. Eu também já aprendi que não posso confiar em mim mesmo; facilmente esqueço meus propósitos. Que Deus me perdoe.

Oração

Senhor Jesus, por muito menos que vossos discípulos, eu também muitas vezes vos abandonei. Perdoai minha fraqueza, e ajudai-me para que no futuro vos seja mais fiel, e tenha mais amor e coragem para enfrentar as dificuldades. Fazei-me mais prudente para o futuro, mais compreensivo diante das falhas e pecados de meus irmãos, e também seja mais disposto a perdoar suas fraquezas. Amém.

4 - Terça-feira - Santos: Filippo Smaldone, Quintino, Daciano, Saturnina

Evangelho (Jo 17,1-11a) "Glorifica o teu Filho, para que teu Filho te glorifique, e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos que lhe confiaste."

Jesus estava a sós com seus discípulos. Sabia que iria morrer porque muitos se recusavam a aceitá-lo como salvador. Ele reafirmou sua verdade: tinha recebido do Pai poder sobre todos os homens, e podia dar a todos a vida eterna. Afirmou novamente sua divindade e seu poder de agir sobre as pessoas, e de transformar interiormente todos que acreditarem nele e estiverem dispostos a segui-lo.

Oração

Senhor Jesus, diante do que dizeis, creio em vós, reconheço que sois o Filho de Deus, entrego-me a vós e só de vós espero perdão, salvação e paz. Transformai meu coração e dai-me a vida nova pela minha união convosco. Quero pensar como pensais, amar e viver como viveis. Livrai-me do mal e dai-me a liberdade do bem e da verdade. Confio em vosso poder e em vossa misericórdia. Amém.

5 - Quarta-feira - Santos: Bonifácio, apóstolo dos Germanos

Evangelho (Jo 17,11b-19) "Vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada."

Jesus orava pelos discípulos, pedindo que o Pai os mantivesse na unidade do amor entre si e com a Trindade, unidade estabelecida por ele, à imagem da sua unidade com o Pai. Pedia que os guardasse na unidade que é o oposto do pecado. A alegria de Jesus é sua união com o Pai. A mesma felicidade alegre ele pede para os seus. A mesma alegria podemos ter se nos deixamos levar por ele.

Oração

Senhor Jesus, alegro-me por saber que estou em vossas mãos, entregue pelo Pai, para que me livreis do pecado e me leveis à unidade. A unidade plena com a Trindade e os irmãos, que é a única resposta completa para minha procura de felicidade e alegria. Guardai-me, guardai-nos livre do pecado que nos pode separar. Unidos pelo vosso poder, seremos vossas testemunhas para o mundo. Amém.

6 - Quinta-feira - Santos: Norberto, Marcelino Champagnat, Paulina.

Evangelho (Jo 17,20-26) "Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra."

Jesus orou por seus discípulos, e orou também por nós, que acreditamos em sua palavra. E o que ele pede é que vivamos em unidade, em unidade tão estreita como a que o une ao Pai. A unidade entre nós nasce de nossa unidade com a Trindade, e leva-nos à participação na vida divina. Por essa unidade Jesus nos faz participantes e anunciadores de sua glória, da sua vida divina e humana.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois o Filho de Deus, que quisestes viver nossa vida para nos unir a vossa vida divina. Sei que fui criado para viver em união com a Trindade, e foi vosso amor total que me levou de volta para essa unidade. Conservai-me livre do pecado que divide. Fazei crescer em mim e em meus irmãos o amor, que só vós nos podeis dar, para vivermos na unidade e na paz. Amém.

7 - Sexta-feira - Santos: Ana de S. Bartolomeu, Antônio Gianelli

Evangelho (Jo 21,15-19) "Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava."

Posso até entender que Pedro tenha ficado triste por Jesus lhe ter perguntado três vezes se o amava. Mas, se eu fosse Pedro, imagino que poderia até ficar alegre, ao ver que Jesus se interessava tanto por meu amor. Porque, de fato, Jesus se interessa tanto por meu amor, que parece precisar desse meu pobre amor. Se isso é verdade, então não posso deixar de o amar o mais que puder.

Oração

Senhor Jesus, sei qual seria e ouço vossa resposta: - mostre então seu amor na sua vida, no seu pensar, no seu agir, na sua entrega. Eu o quero fazer, mas preciso de vossa ajuda, para passar das palavras e das promessas à realidade de um amor efetivo e comprometido. Dai-me lucidez para ver o que quereis de mim, e muita coragem para vos seguir a toda parte, servindo-vos em tudo. Amém.

8 - Sábado - Santos: Efrém, Salustiano, Clodolfo

Evangelho (Jo 21,20-25) "Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo ... Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: "Senhor, o que vai ser deste?"

Segundo intérpretes, no v. 18 Jesus disse que Pedro, quando velho, morreria como mártir (testemunha) de Jesus. Pedro quis saber se o mesmo aconteceria com o outro discípulo. O evangelista teria conservado a resposta de Jesus para ensinar que não só morrendo podemos ser mártires (testemunhas) de Jesus, mas com todo a nossa vida podemos mostrar que ele é de fato nosso salvador.

Oração

Senhor Jesus, até hoje muitos discípulos vossos morreram por sua fidelidade a vós. Admiro a coragem que lhes destes, para enfrentar tantos sofrimentos. Eles se mantiveram fiéis porque lhes destes a força e o amor necessários. Não sei como será minha vida. Certamente enfrentarei dificuldades e sofrimentos. Peço, por isso, que me deis fidelidade e amor, para nunca vos abandonar. Amém.

9 - Domingo - PENTECOSTES - Santos: Bv. José de Anchieta, Diana

Evangelho (Jo 20,19-23) "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos".

Nesse texto vemos que Jesus confia a seus discípulos o poder e a missão de perdoar os pecados, reconciliando o pecador com sua comunidade e com Deus. Todos sabemos como essa convicção nos ajuda em nossa caminhada de fé, a nós que somos sempre tão sujeitos a fraquezas. Olhando, porém, o texto vejo aí um pouco mais. Jesus confia a toda a sua comunidade (igreja) uma tarefa especial: esclarecer as consciências, denunciar o pecado e o mal em suas muitas formas, e acolher com misericórdia o pecador que procura libertação e vida, sem excluir ninguém. Para isso Jesus Ressuscitado envia sobre a ela o Espírito Santo - sopro de vida e poder vivificante - que a transforma em fator de salvação, libertação e renovação para todos nós.

Oração

Senhor Jesus, agradeço vossa misericórdia. Sou frágil, caio facilmente, por isso é bom saber que estais sempre pronto a me acolher de volta. É bom saber que posso contar sempre com o perdão dessa comunidade de salvação de que me fizestes participante. Pelo poder do Espírito Santo e pela vossa contínua presença entre nós, fazeis da Igreja um fator de salvação para todos. Porque estão unidos convosco, meus irmãos e minhas irmãs estão sempre a me ajudar para que volte e procure vosso perdão. Vós nos reunis ao vosso redor e fazeis de nós comunidade de fé e de amor. É nessa comunidade que aqui e agora posso ter ajuda para viver a vida nova que nos ofereceis. Fazei que nunca me separe da comunhão de vida com meus irmãos, pois só assim estarei convosco. Amém.

10 - Segunda-feira - Maria, Mãe da Igreja. Santos: Getúlio, Itamar, Luciliano

Evangelho (Jo 19,25-34) "Jesus ... disse a sua mãe: - Mulher, este é o teu filho. Depois disse ao discípulo: - Esta é a tua mãe."

João descreve mais do que uma despedida filial. Ao morrer na cruz, Jesus reunia sua comunidade (Jo 12,32: "quando for levantado da terra, atrairei todos a mim"). E disse que Maria participa, por vontade divina, do nascimento de sua comunidade-igreja representada por João. Maria é inseparável da Igreja - é a primeira discípula - mas é também sua mãe, e todos os discípulos lhe são confiados.

Oração

Senhor Jesus, cada um de nós tem na vossa Igreja um lugar especial, uma tarefa insubstituível. E Maria, vossa mãe, vive entre nós sua missão única. Está unida a vós da maneira mais estreita pelo favor, pela graça especial que recebeu. Mais que todos correspondeu a essa graça. Viveu e vive da forma mais perfeita possível vosso mandamento de amor. Por isso vos bendizemos e a amamos. Amém.

11 - Terça-feira - Santos: Barnabé, Paula Frassinetti, Parísio

Evangelho (Mt 10, 7-13) "Indo, anunciai: - O Reino dos Céus está próximo [de vós]."

Jesus enviou seus doze discípulos escolhidos para anunciar a presença do poder salvador de Deus. A missão que lhes confiava exigia que saíssem, deixassem família, aldeia, ocupações; só assim poderiam ir - sem cuidados nem provisões - anunciar salvação aos que dela necessitavam. Nas devidas proporções, o mesmo ele quer de todos nós. Precisamos também sair, ir, servir e salvar.

Oração

Senhor Jesus, sei que eu também fui escolhido e enviado para ser vossa testemunha nos ambientes em que vivo. Alegro-me com isso, mas ao mesmo tempo percebo minha responsabilidade e como ainda me falta muito para cumprir bem essa missão. Ajudai-me e iluminai-me. E também dai-me coragem para deixar tudo que for preciso para vos servir a anunciar como nosso único salvador. Amém.

12 - Quarta-feira - Santos: Onofre, Olímpio, Iolanda

Evangelho (Mt 5,17-19) "Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para os abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento."

Jesus apresenta-se como a realização perfeita das antigas promessas de vida nova e de felicidade. Ajuda-nos a superar as limitações da fragilidade humana, leva-nos a perceber e a cumprir novas exigências do amor. Não apenas ensina como devemos viver, mas nos transforma interiormente, de modo que possamos viver de um jeito novo, do seu jeito, entregues ao Pai e unidos aos irmãos.

Oração

Senhor, as leis e os mandamentos são muito bons, mas não me servem para nada, se eu não consigo pô-los em prática. Eu vos agradeço, porque não só me ensinais como viver, mas me dais força para viver como ensinais. Entrego-me em vossas mãos; mudai meu coração, guiai-me pelo caminho certo, aumentai minhas forças, ajudai-me a levantar-me das quedas e a vos seguir. Amém.

13 - Quinta-feira - Santos: Antônio de Pádua e de Lisboa

Evangelho (Mt 5,20-26) "Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus."

Na comunidade de Mateus havia quem quisesse manter estritamente as interpretações antigas da palavra de Deus, como as ensinavam os mestres da Lei. Jesus deixou claro que essa obediência não era suficiente. Insistia que era preciso amar o irmão até as últimas consequências; respeitar o casamento e o amor também no campo dos pensamentos e sentimentos. O Reino exigia uma obediência nova.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois o Filho de Deus, sua palavra definitiva para nós. Aceito o que ensinais, vosso modo de pensar e viver, de tratar o irmão e servir a Deus. Ajudai-me a vos seguir e obedecer de coração. Não permitais que me prenda ao mínimo necessário, mas que procure dar-vos todo o amor de que for capaz. E guiai meu coração, para que eu saiba o que esperais de mim. Amém.

14 - Sexta-feira - Santos: Rufino, Eliseu, Digna

Evangelho (Mt 5,27-32) "Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti!"

Jesus usou um modo forte de falar, arrancar o olho direito e cortar a mão, para nos ensinar que devemos renunciar a tudo que nos afasta do amor e da justiça. Nosso compromisso com a proposta de Jesus precisa ser total e incondicional. Não o podemos esquecer, mesmo que isso não corresponda muito ao ambiente permissivo em que vivemos. Nem por isso Jesus deixa de nos desafiar sempre.

Oração

Senhor Jesus, eu vos bendigo por tantos e tantas que, no passado e ainda agora, aceitaram até a morte para vos ser fiel. Diante deles, vejo que não vos tenho sido tão fiel. Mesmo diante de circunstâncias menos difíceis e menos exigentes, eu vos tenho mostrado pouco amor. Perdoai-me e dai-me vontade e força para mudar, e ser coerente com minha fé e as promessas que vos tenho feito. Amém.

15 - Sábado - Santos: Vito, Germana, Líbia, Bv. Albertina Berkenbrock

Evangelho (Mt 5,33-37) "Seja o vosso 'sim': 'sim', e o vosso 'não': 'não'. Tudo o que for além disso vem do mal."

Entre nós deve reinar a confiança e a veracidade. Ao afirmar ou negar, ao prometer ou cobrar jamais devemos ceder à falsidade. Essa é uma das exigências da caridade, do amor fraterno que deve orientar nosso relacionamento. Isso torna o juramento inútil. Quando o exigimos, estamos manifestando desconfiança. Como diz Jesus, isso nasce do mal, e não do amor nem da veracidade.

Oração

Senhor, dai-nos a coragem de sempre dizer a verdade no momento certo e do jeito certo. Que meus irmãos possam confiar sempre em mim, e que eu possa neles confiar tranquilamente, sabendo que nosso compromisso é com a verdade que liberta e o amor que não engana. Ajudai-nos para que a verdade não esteja apenas em nossas palavras, mas em nosso coração e em nossos atos. Amém.

16 - Domingo - SANTÍSSIMA TRINDADE - Santos: Julita, Aureliano, Beno

Evangelho (Jo 16, 12-15) "Tenho ainda muitas coisas a vos dizer, mas não sois capazes de as compreender agora. ... o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade."

Jesus estava para os deixar, e os discípulos temiam ficar abandonados. Por isso lhes disse que não os deixava, mas com sua ida ao Pai, abria para eles a plena realização das promessas. E não os deixava sós; deviam confiar nele; ainda que não continuasse entre eles como antes, estaria sempre com eles; prometia enviar o Espírito Protetor, que os levaria à plena compreensão dele, de sua pessoa, de sua ação, de sua mensagem. O Espírito faria que percebessem a mentira e a injustiça do mundo, e a verdade de Jesus que anunciariam com suas palavras e sua vida. E não apenas os faria compreender o que lhes dissera, mas abriria seu coração e sua mente para perceber o sentido do futuro, do caminhar da sua comunidade até a realização final das promessas do Reino.

Oração

Senhor Jesus, creio que estais sempre comigo, e me alegro com isso. Creio também na presença do Espírito que enviais para me iluminar e guiar. Agradeço porque me ajuda para vos conhecer mais, me anima e me apoia na caminhada. Senhor, abri cada vez mais meu coração, fazei-me dócil, para que em tudo me deixe guiar por esse Espírito, esse Sopro de amor que me pode unir mais intimamente a vós e ao Pai. Hoje quero pedir também pela vossa Igreja, que enfrenta tantas dificuldades, também as que nascem de nossos pecados. Iluminai-a, purificai-a, para que seja luz nesse nosso mundo de tantas trevas, que seja fonte de amor e unidade onde há tanta divisão e tanto ódio. Ajude-nos vosso santo Espírito a ser testemunhas de vosso amor. Amém.

17 - Segunda-feira - Santos: Ismael, Manuel, Rainério

Evangelho (Mt 5,38-42) "Ouvistes o que se diz ... Eu, porém, vos digo..."

Há tantos a nos dizer tantas coisas, a nos apontar caminhos e soluções, como se fossem verdades e caminho de salvação. Jesus apresenta-se como a única verdade e único caminho de salvação. Tenho de fazer uma escolha. E com a graça de Deus já a fiz. Escolhi Jesus como caminho, verdade e vida. Preciso continuar firme nessa minha decisão, sem ser seduzido pelos profetas do dia.

Oração

Senhor Jesus, quero deixar de lado ideias e propostas, mesmo as minhas, para vos seguir incondicionalmente. Creio em vós, porque sois o Filho de Deus, que assumistes nosso modo de ser. Sois a verdade, o mestre que não só me ensina, mas também me dá a possibilidade de ser bom e justo. Para vos seguir, abandono todos os outros mestres, por mais sedutores que pareçam. Amém.

18 - Terça-feira - Santos: Amando de Bordéus, Isabel da Alemanha, Marina

Evangelho (Mt 5,43-48) "Eu, porém, vos digo: - Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!"

Noutra ocasião, interrogado por um mestre da lei qual seria o maior mandamento, Jesus concluiu: "E o segundo é semelhante a este: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" (Mt 22,39-40). De tudo, o mais importante na vida é amar a Deus e amar o próximo. Não há negar: esse é para o cristão o programa de vida mínimo e máximo.

Oração

Senhor Jesus, simplificais muito minha vida, mas ao mesmo tempo exigis de mim tudo, o máximo que poderíeis pedir. Quero seguir o caminho que me apontais, mas preciso de vossa ajuda. Ajudai-me a me entregar totalmente ao Pai, colocando-o em primeiro lugar em minha vida. E mudai meu coração, para que ame de fato, e não só de palavra e afeto, meus irmãos, querendo só seu bem. Amém.

19 - Quarta-feira - Santos: Romualdo, Gervásio, Juliana Falconieri

Evangelho (Mt 6,1-6.16-18) "Ficai atentos para não praticar a vossa justiça [religião] na frente dos homens, só para serdes vistos por eles."

Com três exemplos − esmola, oração e jejum − ensinou Jesus que nada devemos fazer simplesmente para atrair aplausos e admiração. Devemos agir por convicção, fazendo o que deve ser feito e pelo motivo certo. Isso vale principalmente de nossos atos religiosos; nada mais ridículo do que a vaidade nas coisas de piedade. Não é preciso esconder-nos; basta que sejamos discretos.

Oração

Senhor, como conheceis nossas fraquezas humanas! Dai-me vossa ajuda para que eu não me deixe vencer pela vaidade, pela vontade de aparecer. Que eu não viva em busca de elogios, mas que também tenha a humildade para aceitar com simplicidade a opinião de quem me elogia, sem dizer que não tem razão. E que eu nunca deixe de fazer o que devo, com medo do que irão dizer. Amém.

20 - Quinta-feira - CORPUS CHRISTI - Santos: Florentina, Silvério

Evangelho (Lc 9, 11b-17) "Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos ao céu, abençoou-os, partiu-os e deu aos discípulos para distribuir à multidão."

A multiplicação dos pães e dos peixes para a multidão, lembra as ações de Deus em favor de seu povo no deserto. No gesto de Jesus vemos a manifestação de seu carinho e cuidado por nós. Em nossa comunidade cristã encontramos, de várias maneiras, a presença de Jesus como pão para nossa vida. Isso acontece de modo especial na celebração da eucaristia e na sua presença sacramental.

Oração

Senhor Jesus, sois para mim pão de vida, principalmente quando participo do eucaristia e vos recebo sacramentalmente. Creio que realmente me dais vosso corpo e vossa sangue como alimento e bebida de vida eterna. Adoro e reconheço vosso poder, admiro e agradeço o carinho que manifestais por mim e por meus irmãos. Estais conosco, Senhor, para que estejamos sempre convosco. Amém.

21 - Sexta-feira - Santos: Luís Gonzaga, Demétria, Albano

Evangelho (Mt 6, 19-23) "Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam."

Jesus falava dos objetivos que podemos ter na vida, objetivos imediatos ou objetivos eternos. Podemos e devemos ter objetivos "desta terra", não podemos, porém, ter apenas esses objetivos ou fazer de sua procura nosso objetivo central. Por mais valiosas que sejam, as realidades terrenas são transitórias e relativas, e incapazes de satisfazer todo o nosso anseio por felicidade e realização.

Oração

Senhor meu Deus, com vossa ajuda quero continuar procurando os valores de nossa realidade terrena. Os bens do corpo e do espírito. Não permitais, porém, que me esqueça de sua relatividade, e me engane pensando que me podem dar a felicidade plena. Creio na vossa promessa de uma felicidade eterna, na vossa companhia, na participação em vossa vida, em vossa felicidade e alegria. Amém.

22 - Sábado - Santos: Paulino de Nola, João Fisher, Tomás Moro.

Evangelho (Mt 6,24-34) "Não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir."

Com linguagem marcante, Jesus ensina como devemos enfrentar as preocupações da vida. Diz que não devemos preocupar-nos demasiadamente com nossa subsistência. Principalmente, porém, não nos devemos preocupar com o que escapa às nossas possibilidades de controle. Quanto a isso, temos de nos confiar totalmente aos cuidados de Deus, reconhecendo nossa total dependência.

Oração

Senhor, por amor tudo criastes e tudo conservais na existência. Também eu existo porque me amais, e vossa vontade é que eu seja feliz. Aceito as limitações da vida, e sei que nem tudo depende de mim. Ajudai-me a cuidar do que está ao meu alcance e é de minha responsabilidade. Quanto ao resto, confio a vossa providência e cuidado, e tenho certeza que estou em muito boas mãos. Amém.

23 - 12º Domingo Comum - Santos: José Cafasso, Edeltrudes, Agripina

Evangelho (Lc 9,18-24) "Mas Jesus perguntou: - E vós, quem dizeis que eu sou? Pedro respondeu: - O Cristo de Deus."

A cada um de nós continuamente Jesus faz essa mesma pergunta: "Quem eu sou para você?" Essa pergunta ele a faz até para os que não acreditam em Deus. Diante dele todos temos de nos posicionar, numa atitude de fé, ou de descrença. Ajudados pela graça de Deus, iluminados pelo dom da fé, acreditamos que Jesus de Nazaré é o Filho de Deus encarnado para nos salvar. Acreditamos em sua palavra e queremos segui-lo em tudo. Se isso é verdade, então para nós tem todo sentido o que ele nos diz: "Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me." Se ele é Filho de Deus e salvador nosso, temos de nos entregar totalmente a ele, sem confiar em nós, temos de segui-lo em todas as situações na vida e na morte.

Oração

Senhor Jesus, a fé confiante em vós e a decisão de vos seguir em tudo marcaram definitivamente minha vida. Ainda que não seja um seguidor fiel em tudo, deixei de seguir outros mestres e vos sigo, ainda que às vezes meio de longe e me arrastando. Perdoai minhas fraquezas e segurai-me, dobrai minha vontade, conquistai meu coração. Não mereço todo o cuidado que tendes comigo, nem a paciência imensa que tendes com meus passos lentos. Quero seguir-vos mais fielmente de agora em diante, quero estar mais perto de vós. Mas, para isso preciso que aumenteis minha força e minha generosidade. Iluminai-me nos momentos de indecisão, para fazer a escolha certa; dai-me firmeza para continuar em frente quando tudo parecer muito difícil. Amém.

24 - Segunda-feira - Santos: João Batista, Fausto, Firmo

Evangelho (Lc 1,57-66.80) "Todos ficaram admirados... os que ouviam a notícia ficavam pensando: ─ O que virá a ser este menino?"

Isabel, Zacarias e talvez Maria percebiam bastante bem, mas não totalmente o sentido do fato. Tinham de continuar atentos para perceber o sinais que Deus ainda lhes deveria dar. Os outros, parentes e amigos, perceberam apenas que estava acontecendo algo extraordinário. Isso acontece em nossa vida: nem sempre entendemos os sinais que Deus nos faz. Temos de estar mais atentos a eles.

Oração

Senhor, de um modo ou de outro mostrais o caminho para mim. Fazei-me atento a vossos sinais, ajudai-me a compreendê-los e dai-me prontidão para os seguir com docilidade. Sei que nem sempre me falais claramente, nem é isso que espero. Sempre estarei acertando se me deixar guiar pela fé, pela prudência e pelo amor. Aceito em tudo vossa vontade, pois sei que só quereis nosso bem. Amém.

25 - Terça-feira - Santos: Próspero, Luano, Adalberto

Evangelho (Mt 7,6.12-14) "Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas."

À primeira vista poderia parecer um amor interesseiro, bem diferente do que ensina Jesus. Mas, de fato, é apenas um modo diferente de dizer: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Mt 22,39). Temos de nos dedicar ao próximo, cuidar dele como cuidamos de nós mesmo. Isso exclui qualquer forma de egoísmo. E leva-nos a ser atentos às necessidades de todos, perto ou muito longe de nós.

Oração

Senhor Jesus, se me parece difícil amar o próximo como a mim mesmo, como poderei amá-lo como me amas (Jo 13,34)? Porque me amastes a ponto de tudo fazer por mim. Então, só me resta pedir que me ensineis a amar de fato, e que me deis a ajuda necessária para isso, para servir sempre e perdoar tudo a todos. E perdoai esse meu amor tão pequeno, que me fecha em mim mesmo. Amém.

26 - Quarta-feira - Santos: Alexandre e Maxêncio

Evangelho (Mt 7,15-20) "Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes."

Nunca foi tão intensa nem tão fácil como hoje a comunicação entre pessoas e continentes. Os grandes meios e as redes sociais aceitam de tudo, o melhor e o pior. Jesus dizia que para distinguir entre bons e falsos profetas bastava olhar para os frutos de suas doutrinas. Dizendo de outro modo: basta levá-las às últimas consequências, e logo percebemos se nos levam para o bem ou para o mal.

Oração

Senhor Jesus, sois para mim "caminho, verdade e vida", e não quero deixar-vos para ir a outros mestres. Reafirmo minha fé e minha confiança em vós. Iluminai meu coração para que não se deixe seduzir por falsos caminhos. E também, Senhor, dai-me sabedoria e prudência para só dizer e ensinar o que possa levar meus irmãos para o bem e a felicidade. Que eu só fale vossa verdade. Amém.

27 - Quinta-feira - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Evangelho (Mt 7,21-29) "Nem todo aquele que me diz: 'Senhor, Senhor', entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus."

É muito firme e muito prática a palavra de Jesus; e eu preciso tê-la sempre diante de mim. Porque aceito rapidamente as palavras do evangelho, admiro sua beleza, e até as repito para outros. Nem sempre, porém, as vivo na prática; ou pelo menos não as vivo como deveria. Preciso vigiar-me continuamente, avaliando com muita honestidade meu modo de viver, e tomando as decisões necessárias para ser coerente.

Oração

Senhor Jesus, reconheço que muitas vezes tenho sido como esse construtor imprudente, escondendo-me atrás de belas palavras, em vez de viver de fato como ensinais. Perdoai-me. Com a ajuda de vossa graça, quero examinar minha vida à luz de vossa palavra, e tomar as decisões necessárias para me converter. Dai-me a persistência de que preciso, pois sabeis como sou volúvel. Amém.

28 - Sexta-feira - SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Evangelho (Lc 15, 3-7) "Haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão."

Jesus acolhia os que vinham ouvi-lo, também os que eram considerados pecadores. Muitos que se julgavam santos e justos, reclamavam. Jesus não se defendeu, mas apenas insistiu numa das afirmações centrais de sua pregação: Deus é pai, é bom e misericordioso. Quer acolher todos que o procuram, pronto a esquecer seus maus caminhos, para os levar para uma vida nova e mais feliz.

Oração

Senhor meu Deus, como é bom ouvir Jesus dizer que está pronto a me acolher. Com é bom ouvi-lo dizer que sois pai misericordioso como nenhum outro, que me quereis de volta e me aceitais em casa. Bendigo vossa bondade misericordiosa e o cuidado que tendes comigo. Não permitais que vos abandone. E, por pouco que me afaste, atrai-me de volta para vós, para estar em vossa casa. Amém.

29 - Sábado - Imaculado Coração de Maria

Evangelho (Lc 2,41-51) "─ Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai? Eles, porém, não compreenderam essas palavras."

Havia doze anos que Maria e José conviviam com Jesus, penetrando cada vez mais no mistério que era aquele menino. Por mais santos e privilegiados que fossem, só aos poucos assimilavam o que Deus lhes revelava, e mesmo depois de muito tempo ainda não sabiam exatamente o que o Senhor queria deles. O que importa, porém, é que estavam sempre atentos à santa vontade de Deus.

Oração

Senhor, nesses anos todos fui aprendendo a conhecer vossa vontade sobre mim. Mas ainda me falta conhecer muito mais. Não tenho pressa, e aceito que só aos poucos me reveleis o que quereis de mim. O que peço é que me façais atento e dócil, pronto a vos escutar e a fazer vossa vontade. Tenho confiança completa em vossa bondade; entrego-me, fazei de mim o que quiserdes. Amém.

30 - 13º Domingo Comum - SÃO PEDRO e SÃO PAULO

Evangelho (Mt 16,13-19) "Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu."

A pergunta de Jesus foi dirigida a todos os discípulos. E a resposta de Pedro é a resposta de todos: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Estavam com Jesus havia bastante tempo, partilhavam de sua vida, assimilavam seu pensamento e sua maneira de ser, mas principalmente eram iluminados pelo "Pai que está no céu". Por isso podiam reconhecer Jesus com o Messias, o Rei Ungido, que vinha libertar seu povo. É verdade que ainda tinham uma ideia limitada da missão de Jesus, mas isso iria mudando aos poucos até a revelação plena de Pentecostes. Também nós recebemos o dom da fé, e nos unimos a Jesus. Deixemo-nos levar pelo Espírito Santo, e nossa compreensão de Cristo ampliar-se-á, e nossa vida há de se aproximar ainda mais da sua.

Oração

Senhor meu Deus, agradeço o dom da fé. Creio que enviastes vosso Filho para viver entre nós, participando de nossa vida. Creio que ele é para mim a salvação e a libertação. Fortalecei e aprofundai minha fé, para que compreenda ainda mais a palavra de Jesus; aumentai em mim a participação na sua vida divina; ajudai-me a pôr fielmente em prática o que ele me ensina. Creio, Senhor, que vosso Filho continua presente e atuante na Igreja, nessa comunidade fraterna, que ele reuniu e mantém unida em torno de si. Abençoai-nos, guardai-nos na unidade, para que possamos mostrar a todos um jeito novo de viver na fraternidade e na paz, na salvação de agora à espera da plena realização de vossas promessas. Por Cristo nosso Senhor, Amém.