REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

MÊS DE JANEIRO DE 2021

1 - Sexta-feira - SANTA MÃE DE DEUS, Santos: Maria, Almáquio, Odilão

Evangelho (Lc 2,16-21) "Ao se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido."

Ao receber de José um nome e ao ser circuncidado, Jesus entrava a fazer parte do povo hebreu e, podemos dizer, era também oficialmente acolhido em nossa humanidade. Sua importância para nós já está em seu nome Jesus, que significa Deus salva. E a importância de Maria está em ela ser a mãe do Deus salvador, a porta de entrada para sua inserção na humanidade que veio transformar.

Oração

Senhor meu Deus, eu vos louvo e bendigo porque enviastes vosso Filho para viver nossa vida, e fazer-nos viver de vossa vida. Alegro-me com Maria, que escolhestes entre todas e fizestes a melhor de todos nós. Que ela peça para nós o favor de vossa graça, e um amor muito grande a vós e a nossos irmãos e irmãs. Ajudai-nos a seguir sempre seu exemplo de primeira discípula de Jesus. Amém.

2 - Sábado - Santos: Basílio Magno, Gregório Nazianzeno, Argeu

Evangelho (Jo 1,19-28) "Eu batizo na água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, e que vem depois de mim."

João reconhecia que apenas preparava a vinda de alguém maior que ele, que não vinha apenas mergulhar na água os convertidos. Anunciava o salvador que viria transformar-nos mergulhando-nos no Espírito, na vida da Trindade. Manifestou sua fé naquele que vinha tirar o pecado do mundo, fazendo o que ele, João, não podia fazer. Se queremos salvação, só a podemos encontrar em Jesus.

Oração

Senhor Jesus, Filho de Deus, creio e confio em vós, e de vós espero a salvação e a paz. Ninguém senão vós me podeis salvar, livrando-me do pecado e dando-me a vida que dura para sempre. Entrego-me em vossas mãos, quero ser vosso discípulo, e prometo seguir-vos sempre com vossa ajuda. Mergulhai-me, Senhor, na vida da Trindade, e serei purificado e encontrarei a felicidade e a paz. Amém.

3 - Domingo - EPIFANIA do SENHOR - Santos: Antero, Cirino, Florêncio, Genoveva

Evangelho (Mt 2,1-12) "Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram."

Nossa tradição religiosa influencia nossa maneira de ler o que os evangelhos nos contam do nascimento de Jesus. Mas se prestamos atenção ao que eles de fato contam, vemos que o nascimento de Jesus aconteceu de maneira muito discreta. Foi anunciado apenas aos pastores, gente que era considerada muito sem importância, e até mal vista; e foi revelado a Simeão e Ana, os dois velhinhos piedosos. E Mateus fala de homens que vieram de longe, sábios que estudavam os astros, e que de maneira misteriosa ficaram sabendo do nascimento de um novo rei dos judeus. Parece que em geral esse é o jeito de Deus fazer as coisas. Faz o suficiente para chamar nossa atenção, mas toma todo o cuidado para nos deixar a liberdade para aceitar ou não suas propostas.

Oração

Senhor meu Deus, quereis que todos reconheçam Jesus como o Salvador, vosso Filho encarnado. Seu nascimento e sua vida entre nós foram marcados por fatos extraordinários, suficientes para chamar nossa atenção. Agis em nosso coração, convidando-nos para a fé. Mas quereis que o aceitemos livremente, por amor. Aumentai, então, em mim o dom da fé, para que eu me deixe conquistar por ele. Ajudai-me a compreender seu jeito novo de viver, e dai-me a graça necessária para lhe ser fiel. Hoje vos quero pedir por todos aqueles que ainda não ouviram falar de Jesus, nem o conhecem. Enviai-lhes homens e mulheres que lhes anunciem o Evangelho, e iluminai seus corações para que eles também descubram a alegria e a paz que só vosso Filho lhes pode dar. Amém.

4 - Segunda-feira - Santos: Ângela de Foligno, Caio, Hermes

Evangelho (Mt 4,12-17.23-25) "Ao saber que João tinha sido preso, Jesus vol-tou para a Galileia. Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum..."

Depois do batismo e dos dias passados na solidão do deserto, Jesus deixou a região onde João pregava. Voltou para sua cidade, mas logo a deixou e foi para uma região onde havia muita gente de outros povos e religiões. Como dirá mais tarde, não veio para quem já estava no caminho do bem, mas para levar salvação aos que estavam e estão desgarrados, precisando de salvação e de paz.

Oração

Senhor Jesus, é bom saber que viestes procurar gente exatamente como eu, que preciso de libertação e salvação. Tenho confiança em vossa bondade e aceito a mão que me estendeis. Curai-me, ajudai-me a me levantar e a caminhar no amor e na verdade. E, se às vezes, eu resistir, sabeis como vencer minha resistência teimosa. Não permitais que ainda vos seja infiel e vos deixe. Amém.

5 - Terça-feira - Santos: Emiliana, Tarsila, Eduardo, Simeão Estilita, João Nepomuceno Neumann

Evangelho (Mc 6,34-44) "Dai-lhes vós mesmos de comer". Os discípulos perguntaram: - Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão... ?"

As vezes nos acontece de pedir que o Senhor faça alguma coisa, e a resposta dele deixa-nos desconcertados: - Faça você mesmo. Foi o que aconteceu com os discípulos. Podemos e precisamos pedir ajuda, mas ao mesmo tempo é preciso ver quantos pães temos, que é preciso agir, planejar e fazer. Somos as mãos de Deus, e é através de nós que ele quer cuidar de nossos irmãos e irmãs.

Oração

Senhor Jesus, como sabeis falta muito pão no mundo, para o corpo e para a alma. Quereis nossa colaboração lúcida, corajosa e eficiente, para que vossa mensagem chegue a todos e se torne realidade em nossa sociedade e em nossa igreja. Ajudai-nos a discernir as reais necessidades e o melhores meios para lhes dar resposta. Quanto a mim, preciso que me deis mais coragem para agir. Amém.

6 - Quarta-feira - Santos: Reis Magos, André Corsino, Nilamão

Evangelho (Mc 6,45-52) "Os discípulos ficaram ainda mais espantados, porque não tinham compreendido ocaso dos pães. O coração deles estava endurecido."

Os discípulos viram como poucos pães e alguns peixes bastaram para matar a forme de muitos. Viram Jesus caminhando sobre as águas. Mas ainda não compreendiam quem era aquele homem, que já seguiam havia bastante tempo. Marcos diz que o coração deles estava endurecido. Só podemos entender Jesus e as coisas de Deus se nosso coração estiver livre, aberto e disponível para crer.

Oração

Senhor Jesus, libertai, iluminai e abri meu coração para que vos possa entender, ver o quanto preciso de vós, e como me podeis fazer feliz. Aumentai minha fé, meu amor e minha esperança. Quero que sejais o Senhor de minha vida, meu guia e meu ponto de chegada. Ajudai-me a viver como ensinais, livre do egoísmo, sempre convosco e preocupado com o bem de meus irmãos. Amém.

7 - Quinta-feira - Santos: Raimundo de Penyafort, Luciano, Teodoro

Evangelho (Lc 4,14-22a) "...para anunciar a Boa Nova aos pobres; para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos..."

Com essas palavras do profeta Jesus anunciou sua missão, que se pode resumir com o final do texto: "e para proclamar um ano da graça do Senhor". No A.T. (Lv 25) havia um ano em que se perdoavam as dívidas e se libertavam os escravos. Jesus dizia que para isso fora enviado pelo Pai: perdoar, libertar, oferecer para todos o início de uma vida nova. Essa é também a missão que ele nos confia.

Oração

Senhor Jesus, viestes dar respostas às expectativas dos profetas e do povo. A salvação que trazeis não corresponde exatamente às suas esperanças muito terrenas. Vós nos trazeis muito mais do que imaginavam, e transformastes a humanidade. Nosso mundo nunca será um mundo perfeito, porque não somos perfeitos. Mas quero fazer o que puder para levar vossa mensagem a todos. Amém.

8 - Sexta-feira - Santos: Severino, Teófilo, Apolinário de Hierápolis, Antônio de Categeró

Evangelho (Lc 5,12-16) "... multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. Ele, porém, se retirava para lugares desertos para orar."

Eram muitas as viagens de Jesus, suas palavras e as curas atraiam muitos, e o tempo era curto para o muito que precisava fazer. Mas, o Filho de Deus encarnado, reservava tempo para estar na solidão com o Pai. Não preciso pensar muito para me ver diante de uma pergunta: reservo uma parte de meu tempo para me entreter com Deus, ouvir sua vontade e pedir que me ajude a viver?

Oração

Senhor Jesus, viestes viver nossa vida, e entre tantas coisas que nos ensinastes com o exemplo está a oração. Mudai meu coração, aumentai minha fé, dai-me um amor grande, que me leve a estar convosco e com o Pai. Preciso saber que quereis de mim, e necessito de vossa ajuda para o fazer. Não permitais que me deixe envolver tanto na vida, que acabe esquecendo o mais importante. Amém.

9 - Sábado - Santos: Marciana, Félix, Vidal, Adriano

Evangelho (Jo 3,22-30) "o amigo... enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. É necessário que ele cresça e eu diminua".

Os discípulos de João estavam incomodados com o sucesso de Jesus. O austero profeta, porém, guiava-se pela fé, e via mais longe que seus discípulos. Iluminado pelo Espírito, reconhecia em Jesus o salvador prometido. E por isso se alegrava ao ver como as multidões o cercavam. Também eu preciso alegrar-me e muito com o sucesso dos que anunciam o evangelho, e levam muitos a Jesus.

Oração

Senhor Jesus, alegro-me ao ver tantos que anunciam o evangelho, homens e mulheres, discípulos vossos que vos amam. Abençoai-os, fazei que sejam muitos a vos anunciar. Aumentai sua fé, sua esperança e sua caridade. Iluminai-os e aumentai sua união convosco. Amparai-os nos momentos mais difíceis, livrai-os dos perigos e não permitais que desanimem diante das dificuldades. Amém.

10 - Domingo - BATISMO do SENHOR - Santos: Aldo, Nicanor, Guilherme, Gregório X.

Evangelho (Mc 1,7-11) "... viu o céu abrir-se e o Espírito descer como pomba sobre ele. E do céu veio uma voz: - Tu és meu Filho amado, de quem me agrado."

Marcos apresenta-nos Jesus, como que de repente; diz apenas que vinha de Nazaré. Podemos vê-lo entre aqueles muitos que vinham ouvir João, aceitavam seu convite à conversão e eram mergulhados na água num rito de purificação. Ele também desceu e foi mergulhado. Punha-se na fila dos pecadores, aceitava o rito de purificação, mas era diferente de todos. Foi proclamado pelo Espírito como o Filho de Deus, o amado. E nós cremos nele. Ele é Deus, mas veio partilhar de nossa humanidade, de nossas pobrezas e fraquezas. Seu poder divino pode transformar-nos e fazer-nos participantes de sua divindade. Podemos ser amados pelo Pai, porque o Filho nos imerge no seu amor e nos torna capazes de amá-lo como filhos e filhas.

Oração

Senhor Jesus, nascido em Belém, criado em Nazaré, filho de Maria e membro do povo hebreu porque adotado por José, eu creio em vós. Por amor viestes viver nossa vida, sofrer e rir conosco, caminhar e morrer. Mas eu creio que sois o Senhor, o Filho de Deus, por quem e para quem tudo foi criado e em quem tudo e todos subsistem. Aceitastes o rito de purificação oferecido por João, mas sois vós que nos purificais e tirais de nós o pecado. Creio em vós, entrego-me a vós, somente de vós espero vida e salvação. Alegro-me porque, como prometestes, continuais sempre conosco, no íntimo de cada um, e unindo-nos no amor. Abraço-me a vós; não permitais que vos deixe, porque sem vós não posso ter vida, nem paz, nem felicidade. Amém.

11 - Segunda-feira - Santos: Sálvio, Teodósio, Honorata

Evangelho (Mc 1,14-20) "Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus."

Jesus passa na vida de cada um de nós, e para cada um ele tem um chamado especial; só ele sabe o porquê. O que importa é segui-lo, seja qual for o caminho ou a tarefa. Se estamos no início da caminhada, perguntemos ao Senhor qual sua proposta para nós, e peçamos coragem para o seguir. Se já estamos pouco ou muito avançados, como o seguimos? Que ele ainda nos mantenha fieis.

Oração

Senhor Jesus, Simão e André, João e Tiago ao vos ouvir aquele dia, talvez pensassem que fosse para vos seguir só até a tarde. Foi mais ou menos o que fizestes comigo. Quando percebi, já estava preso a vós. Graças a Deus. Quero estar cada vez mais perto de vós, cumprindo as tarefas que me confiastes e confiais ainda. Preciso apenas que continueis a me guiar e amparar. Amém.

12 - Terça-feira - Santos: Modesto, Taciana, Bernardo de Corleone, Ernesto

Evangelho (Mc 1,21-28) "Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade..."

Jesus falava com a autoridade de quem vivia o que ensinava. Seu modo de agir, de se relacionar com todos, suas palavras, isso conquistava e seduzia as pessoas. E não era só isso. Sendo o Filho de Deus, agia diretamente nos coração das pessoas, que se sentiam atraídas por ele, mesmo se podiam resistir. Jesus entrou também em nossa vida. Deixemo-nos levar por ele. Merece confiança.

Oração

Senhor Jesus, agradeço o terdes vindo ao meu encontro e iluminado meu coração com o dom da fé. Vós me amastes, sem eu o merecer; vós me chamastes e ajudastes a vos seguir até agora, apesar de minhas debilidades. Conquistai-me cada vez mais, prendei-me a vós, e não permitais que me deixe seduzir por outros amores. E ajudai-me a trazer outros para vos conhecer e seguir. Amém.

13 - Quarta-feira - Santos: Hilário de Poitiers, Verônica, Leôncio

Evangelho (Mc 1,29-39) "Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. Quando o encontraram, disseram: - Todos estão a te procurar."

Minha impressão é que os discípulos estavam entusiasmados com o sucesso de Jesus. E esperavam que isso continuasse no dia seguinte. Mas Jesus fora orar no deserto e, quando o encontraram, levou-os para novos desafios. Vejo que, no serviço do evangelho, não posso acomodar-me e ficar satisfeito com a acolhida encontrada. Tenho de estar pronto e desapegado para enfrentar novos desafios.

Oração

Senhor Jesus, ao anunciar o evangelho, e ao assumir uma pastoral em minha comunidade, é fácil que me deixe levar por uma pequena vontade de me promover. Purificai meu coração de vaidades e da procura de posições de mando. Ajudai-me a procurar apenas vos fazer conhecido e amado, e levar meus irmãos e irmãs pelo bom caminho. Que eu anuncie a vós e não a mim mesmo. Amém.

14 - Quinta-feira - Santos: Dácio, Odorico de Pordenone, Bv. Pedro Donders

Evangelho (Mc 1,40-45) "Um leproso aproximou-se de Jesus, e de joelhos pediu: - Se queres, podes curar-me. ... - Eu quero: fica curado!"

Esse homem era um coitado, cheio de dores e discriminado por todos. Certamente tinha ouvido falar de Jesus, e encheu-se de esperança quando o viu. Acreditou que ele o podia curar. A fé levou-o à oração: Se queres podes curar-me. Eu também acredito que Jesus pode curar-me, salvar-me e fazer-me feliz. Por isso devo continuamente pedir-lhe sempre que me salve e cure de meus males.

Oração

Senhor Jesus, reconheço meu pecado e minha fraqueza. Creio que sois o Filho de Deus, e que por isso me podeis salvar. E sei que o quereis fazer, porque para isso viestes viver nossa vida, sofrer nossa dores e partilhar nossas alegrias. Salvai-me pois, curai-me de todos os meus males e pecados. Aumentai em mim a vida nova que me viestes trazer, e guardai-me sempre na vossa amizade. Amém.

15 - Sexta-feira - Santos: Isidoro de Alexandria, Miqueias, Amaro

Evangelho (Mc 2,1-12) "Trouxeram um paralítico. Não conseguindo chegar até Jesus, abriram o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava."

O paralítico, coitado, não podia ir até Jesus. Mas tinha amigos, pelo menos quatro, dispostos a carregá-lo. Dispostos até a subir ao teto, e fazer um buraco para o descer bem na frente do Mestre. Graças a Deus tenho tido bons amigos para me ajudar no caminho da salvação. Ainda que eu não tenha sido sempre muito pronto e atento para ajudar do jeito certo meus irmãos a encontrar Jesus.

Oração

Senhor, todos nós, de todas as maneiras, precisamos uns dos outros. Aumentai em nós a caridade cuidadosa, que nos faça prontos a ajudar-nos mutuamente. Na verdade, porém, é mais fácil ajudar do que ser ajudado. Dai-me, então, a humildade necessária para aceitar a ajuda de meus irmãos. Que eu não apenas procure amar, mas que também aprenda a me deixar ser amado e amparado. Amém.

16 - Sábado - Santos: Marcelo, Priscila, Berardo

Evangelho (Mc 2,13-17) "Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores".

Em primeiro lugar, para ser salvo preciso reconhecer minha fraqueza e meu pecado. Se me considero justo, para mim não existe salvação. Por outro lado, essas palavras de Jesus enchem-me de alegria e confiança. Apesar de toda a minha fraqueza e de minhas infidelidade, Deus me ama e quer salvar-me. E o Filho de Deus veio para me purificar e fazer-me viver na justiça de sua graça.

Oração

Senhor Jesus, já percebi que vejo o que devo fazer e até quero fazê-lo. Mas não o consigo fazer, se quero agir apenas com minhas forças. Reconheço minha fraqueza, e peço vossa ajuda. Perdoai meus pecados, purificai meu coração e dai-me forças para seguir o caminho do bem que me mostrais. Dai-me a graça de sempre pedir vossa ajuda e perseverar na fé, esperança e caridade. Amém.

17 - 2º Domingo comum - Santos: Antão, Leonila, Mariano

Evangelho (Jo 1,35-42) "...vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: - Que estais procurando? Eles disseram: "Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?"

André e seu amigo não eram apenas ouvintes ocasionais de João, o que batizava. Eram seus discípulos e seguidores. Tinham-no ouvido dizer de Jesus que vinha a ele: "Aí está o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!" (1,29). E no dia seguinte ouviram-no dizer novamente: "Aí está o Cordeiro de Deus". Possivelmente a expressão lembrou-lhe o cordeiro pascal, ou os cordeiros que eram sacrificados no templo. O certo é que se puseram a seguir a Jesus, meio de longe. E quando ele lhes perguntou o que queriam, sua resposta surpreende-me. Não lhe perguntaram quais suas doutrinas e propostas. O que queriam era conhecê-lo saber onde o encontrar e estar com ele. Ficaram com ele. Era pelas quatro da tarde. Até que hora ficaram com ele?

Oração

Senhor Jesus, vossas palavras são claras, breves e de imensa sabedoria. Ajudam-nos a ver as ofertas que Deus nos faz, e suas expectativas sobre nós. Sois Mestre que marcou nosso mundo. O mais importante, porém, não são vossas doutrinas. O mais importante, o que nos salva é vossa pessoa. Sois o Filho de Deus, igual ao Pai, e podeis transformar-nos a partir do coração, fazendo-nos criaturas novas, filhos e filhas. O que me salva é a união convosco, união pessoal, união de participação em vossa vida divina. Quero estar convosco, quero ser vosso, quero estar em vós e que estejais em mim, em meus pensamentos e em meu amor à Trindade, a meus irmãos e irmãs. Quero estar onde morais, não só por algumas horas, mas sempre. Amém.

18 - Segunda-feira - Santos: Prisca, Liberato, Amâncio, Margarida da Hungria

Evangelho (Mc 2,18-22) "Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha, porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda."

Os discípulos de João, os fariseus e muitos outros queriam combinar as ideias de Jesus com suas ideias anteriores, com todo um mundo religioso em que viviam. Não percebiam que as propostas dele exigiam o abandono de muitas ideias e tradições. Hoje podemos correr o mesmo risco, ao imaginar que nada pode ser mudado na vida da Igreja. Acreditemos que Jesus continua na direção.

Oração

Senhor Jesus, do início até agora guiastes a Igreja de modo que, permanecendo fiel a vós, ela procurasse atender às necessidade de cada tempo. Vivemos num mundo difícil, onde nem tudo é claro. Vinde ajudar-nos com vosso Espírito, e encontraremos o caminho sem medo nem do presente nem do futuro. Cremos que estais conosco e sempre estareis no caminho da fé e da caridade. Amém.

19 - Terça-feira - Santos: Mário, Canuto, Júlio

Evangelho (Mc 2,23-28) "Os fari­seus disseram a Jesus: ─ Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?"

No Livro do Êxodo (34,21) lemos: "Durante seis dias trabalharás e no sétimo descansarás, tanto na época do plantio como na da colheita." Pois os fariseus diziam que colher algumas espigas para mastigar os grãos era o mesmo que fazer uma colheita. Parece que também nós muitas vezes somos mais rigorosos que o próprio Deus. Principalmente quando se trata de julgar nosso próximo.

Oração

Senhor, ajudai-me a ser fiel cumpridor de vossa lei, ou melhor, que eu aceite plenamente vossa vontade, que me quer salvar e fazer feliz a todo custo. Ajudai-me a seguir sempre o jeito de viver de vossa Igreja, e afastai de mim qualquer estreiteza de espírito que me prenda a ninharias. Iluminai-me para aprender que, para mim e para os outros, na vida com Deus o amor é a lei fundamental. Amém.

20 - Quarta-feira - Santos: Sebastião, Fabiano, Mauro de Cesena

Evangelho (Mc 3,1-6) "Jesus perguntou-lhes: ─ É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer? Mas eles nada disseram."

De fato isto é que Jesus estava perguntando: - No sábado não se pode fazer nada? Nem salvar uma vida? A pergunta era clara, a resposta também. Mas não tiveram a coragem de a dar. Afinal, tinham lá suas ideias e não estavam dispostos a abandoná-las. Muitas vezes, para compreender as propostas de Jesus, tenho de abandonar meus preconceitos e também muitas das ideias correntes.

Oração

Senhor, não sei se para vos seguir o mais difícil seja tomar a cruz ou abandonar minhas ideias. Preciso de vossa ajuda, porque minha cabeça e meu coração quase sempre me levam a rejeitar vosso jeito de pensar. Dai-me um coração novo, aberto para vós, pronto a vos ouvir e a seguir vossas palavras. Não permitais, Jesus, que alguma dificuldade na vida acabe afastando-me de vós. Amém.

21 - Quinta-feira - Santos: Inês, Frutuoso, Epifânio

Evangelho (Mc 3,7-12) "Muita gente da Galileia o seguia. E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão... foi até Jesus..."

Marcos conta que eram muitos os que procuravam Jesus, pelo que ensinava e pelo que fazia. Ao mesmo tempo, porém, mostra que Jesus não queria que sua missão fosse mal interpretada. Não podemos segui-lo à procura de soluções políticas, nem de prodígios que solucionem nossas necessidades. Ele veio para nos trazer a vida nova; tudo o mais, por mais importante que seja, é secundário.

Oração

Senhor Jesus, venho a vós à procura de vida e salvação. Espero que me liberteis do mal e do pecado que me ameaçam, para que viva na justiça e no amor. De vós espero a vida para sempre, na participação da vida da Trindade. Espero também que nos ajudeis em nossas necessidades de sustento, de tranquilidade, de paz e de saúde nestes tempos tão difíceis que estamos enfrentando. Amém.

22 - Sexta-feira - Santos: Vicente Palotti, Gaudêncio, Victor

Evangelho (Mc 3,13-19) "... chamou os que ele quis. E foram até ele. Então Jesus fez que fossem doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar..."

Entre os discípulos Jesus escolheu alguns. E eles aceitaram o chamado. E ele fez que fossem doze, como os antigos patriarcas do povo. Tinha para eles uma tarefa, um envio, uma vocação especial. No momento certo, Jesus chama cada um de nós e oferece-nos uma tarefa pessoal, intransferível. Podemos aceitar ou rejeitar seu chamado. Não por necessidade, mas como resposta a seu amor.

Oração

Senhor Jesus, ouvi vosso chamado, e estou tentando cumprir a tarefa que me confiastes. Não sei que me pedireis no futuro. Seja qual for vossa proposta, eu sei que me ajudareis a aceitá-la e levá-la até o fim. Sei que tenho falhado muito, por fraqueza, medo e falta de amor. Perdoai-me. Com vossa ajuda e inspiração quero ser mais fiel no futuro, sem me deixar vencer pelo desanimo. Amém.

23 - Sábado - Santos: Ildefonso, Áquila, Severiano

Evangelho (Mc 3,20-21) "... reuniu-se tanta gente que eles nem podiam comer. Então, os parentes de Jesus saíram para o deter, porque diziam que estava fora de si."

Esse é um episódio só de Marcos e um tanto misterioso. Havia muita gente procurando Jesus, para o conhecer, ouvir e receber ajuda. Nem tinham tempo para comer. Jesus não reclama da situação, mas seus parentes acham que está exagerando. Não sabemos exatamente quais suas motivações e intenções, mas tentam levá-lo de volta para casa. Nem mesmo sabemos bem qual o desfecho.

Oração

Senhor, muitas vezes os que nos amam, parentes e amigos, não compreendem nossa tentativa de vos servir. Ajudai-nos a não dar ouvidos a razões puramente humanas e medrosas. Outras vezes, porém, eles falam movidos por verdadeira prudência e sabedoria; e o melhor será ouvi-los. Iluminai-me, Senhor, para saber o que fazer nesses casos, e seguir o que de fato esperais de mim. Amém.

24 - 3º Domingo comum - Santos: Francisco de Sales, Feliciano, Urbano

Evangelho (Mc 1,14-20) "O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!"

"Completou-se o tempo e o Reino de Deus está perto". Esse é o início e o resumo da pregação de Jesus. A salvação e a paz não são apenas promessas para o futuro, mas são colocadas ao nosso alcance. Com ele e por ele vivemos envolvidos pela ação misericordiosa de Deus. Jesus não nos oferece somente normas de vida, mas nos une a si e nos faz participantes de sua vida divina. Por isso, pela fé podemos entregar-nos totalmente a Deus, podemos amar e viver no bem e na verdade. Para nos tornar isso possível, o Filho de Deus assumiu nossa humanidade, viveu a nossa vida. Não nos leva para viver num outro mundo, mas neste podemos viver de um modo novo nossa realidade humana. Leva-nos a viver como filhos e filhas de Deus.

Oração

Senhor Jesus, alegro-me porque nos trazeis um evangelho, isto é, em nossa língua, uma boa notícia da parte de Deus. Vós nos garantis que chegou a hora, e agora o poder de Deus age em nós, para nos trazer a si e fazer-nos felizes. Eu vos peço fazei que eu me deixe transformar; convertei para outro rumo a direção de minha vida; iluminai-me para que, pela fé, aceite a aliança que me ofereceis. Senhor, também a mim vós chamais para que vos siga, e que arraste outros para o mesmo caminho. Não sei por onde me levareis, mas creio que me levareis para a felicidade possível agora, e para a felicidade completa na vida que dura para sempre. Fazei-me teimoso em vos seguir sempre e apesar de tudo, na alegria da esperança e da confiança em vós. Amém.

25 - Segunda-feira - Santos: Paulo de Tarso, Juventino, Apolo

Evangelho (Mc 16,15-18) "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura!"

Os onze e depois doze apóstolos (enviados) foram os primeiros encarregados de levar à humanidade toda a boa notícia da salvação. Não conhecemos bem os caminhos percorridos por cada um, mas vemos que eles e seus continuadores provocaram um transformação no mundo. Essa mudança de rumo continua ainda agora pela ação de Cristo que anuncia e age através de todos nós.

Oração

Senhor Jesus, nosso mundo é muito diferente daquele de vossos primeiros apóstolos. Nas continua igualmente necessitado de verdade e amor. Olhai por nós, encarregados de anunciar agora vossa mensagem de salvação. Iluminai bispos e padres, homens e mulheres que vivem a vida que ensinastes e procuram conquistar outros para vós. O trabalho é desafiador; e precisamos de vós. Amém.

26 - Terça-feira - Santos: Timóteo, Tito, Paula

Evangelho (Lc 10,1-9) "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.

Basta olhar ao nosso redor, e percebemos como é grande a necessidade de salvação nestes tempos. Tanta necessidade de bens espirituais e materiais, de paz, de colaboração, de esperança. Como discípulos de Jesus somos enviados para levar uma respostas a tanta angústia. A tarefa é imensa; precisamos pedir continuamente que Senhor envie mais operários e operárias para a sua messe.

Oração

Senhor Jesus, para vossa messe não faltam só ministros ordenados. Talvez a falta maior seja de homens e mulheres comprometidos convosco no anúncio da salvação e no esforço para fazer o evangelho acontecer em nossa sociedade. Dai-nos coragem maior, alegria e desprendimento para fazer fermentar esse mundo com vossa verdade e com o amor novo que trouxestes para nós. Amém.

27 - Quarta-feira - Santos: Ângela de Mérici, Julião

Evangelho (Mc 4,1-20) "Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um."

Na praia do mar da Galileia, para toda aquela multidão, Jesus não ensinou só essa parábola. "Ensinava-lhes muitas coisas", e no final, certamente ao cair da tarde, lembrou-lhes que tudo iria depender do modo como acolhessem sua palavra. Sua vida seria transformada, encontrariam felicidade e paz, se a acolhessem como terra boa, aberta, disponível. O aviso vale também para todos nós.

Oração

Senhor Jesus, faz bastante tempo que vos procuro seguir e aprender convosco como viver. Alguma coisa consegui, mas muito menos do que esperais ao lançar vossa palavra em meu coração. Cuidai de mim, arrancai pedras e espinhos para que a semente possa germinar plenamente em mim. Não desanimeis. Sois poderoso e podeis fazer que afinal comece a produzir os frutos esperados. Amém.

28 - Quinta-feira - Santos: Tomás de Aquino, Leônidas, Gonçalo do Amarante

Evangelho (Mc 4,21-25) "Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medis, será medido para vós; e vos será dado ainda mais."

Jesus ainda chama a atenção dos discípulos. Precisam prestar atenção a suas palavras. Na mesma medida em que as levarem a sério, é que as poderão compreender e viver. E receberão até mais, como quem quanto mais tem mais recebe. Não basta ouvir o evangelho de Jesus. Precisamos assimilá-lo e transformá-lo em nossa maneira de pensar, para que seja inspiração para nossa vida.

Oração

Senhor Jesus, agradeço a oportunidade de vos conhecer e de ouvir vossas palavras. No meio da confusão atual, é fácil deixar-nos afastar de uma reflexão mais profunda de vossas propostas. Com vosso apoio, quero aprofundar-me no conhecimento e na prática de vosso evangelho. Há muita coisa que preciso mudar em minha vida, e esse é o caminho. Dai-me um coração atento e dócil. Amém.

29 - Sexta-feira - Santos: Aquilino, Bambina, Constâncio, Valério

Evangelho (Mc 4,26-34) "O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele vai dormir e acorda ... e a semente vai germinando..."

De uma maneira ou de outra, todos já tivemos a impressão que nosso anúncio do evangelho não produz o fruto que esperamos, ou até nenhum fruto. Foi vendo o aparente insucesso de sua pregação que Jesus contou essa parábola. E ensinou-nos que a nós cabe anunciar o Reino de Deus. A semente lançada tem sua própria força, a de Deus. A ele e não a nós cabe fazer a sementeira crescer.

Oração

Senhor Jesus, ao anunciar o Reino, não desanimastes ao ver que muitos não vos aceitavam. Não sou como vós, e muita vezes começo a desanimar ao ver o pouco fruto de meu anúncio de vosso evangelho. Aumentai minha fé e minha confiança no poder da graça e da misericórdia do Pai. Ensinai-me a continuar semeando teimosamente, na certeza que fareis que a colheita seja grande. Amém.

30 - Sábado - Santos: Jacinta de Mariscotti, Savina, Martinha

Evangelho (Mc 4,35-41) "Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, na barca em que estava. Havia ainda outras barcas com ele."

Na tempestade não estava só a barca dos discípulos com Jesus; havia também aquelas outras barcas com os que o seguiam. Eles também estavam apavorados, e não entenderam como as ondas de repente se aquietaram. Em nossas tempestades e perigos, vemos às vezes como tudo se acalma, e nem pensamos de quem nos vem a salvação. Não vemos o Senhor que está na outra barca.

Oração

Senhor Jesus, perdoai-me se às vezes me apavoro e não ponho em vós minha confiança. Renovo minha fé em vós, e reconheço que sois meu salvador, capaz de me salvar, e muito preocupado comigo e com meu bem. Creio que se estais comigo nem perigos, nem enfermidades nem morte podem destruir minha felicidade. Estais pronto a me ajudar e proteger, antes ainda que peça ajuda. Amém.

31 - 4º Domingo comum - Santos: João Bosco, Marcela, Luísa Albertoni

Evangelho (Mc 1,21-28) "E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: - O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade..."

Logo no primeiro capítulo de seu evangelho, Marcos destaca que Jesus era um mestre diferente dos outros. Os mestres religiosos do povo transmitiam o conteúdo das Escrituras e da tradição, mais repetindo o que diziam os mestres do passado, do que trazendo novas perspectivas. Jesus, porém, era diferente. Lembrava ensinamentos do passado, mas apontava jeitos novos de chegar a Deus, e muitas vezes repetia: "eu, porém, vos digo" (por exemplo, Mt 5,22,39; 19,9). Havia autoridade também no seu tom de voz, mas principalmente em seu modo de viver e em toda a sua personalidade. Sem esquecer que, como Filho de Deus, podia agir diretamente no coração das pessoas, iluminando-as e convidando-as a aceitar sua palavra.

Oração

Senhor Jesus, falai ao meu coração, dai-me a compreensão de vossas palavras e a força necessária para as pôr em prática. Ainda me falta muito para viver plenamente meu compromisso convosco, ainda não vivo como deveria. Apavoro-me, porque muitas vezes tenho de anunciar aos outros vosso evangelho, dizer o que é certo ou o que é melhor. E nem sempre posso confirmar minhas palavras com o testemunho de minha vida. Por isso hoje quero pedir-vos que me transformeis, para que minha vida não desminta o que anuncio. Seria muito triste se eu tivesse de continuar dizendo: "façam o que digo, mas não façam o que faço". Muito triste se, depois de ter anunciado tanto a chegada do Reino, eu continuasse fora. Convertei-me, Senhor. Amém.