REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

MÊS DE JANEIRO

1 - Quarta-feira - Santa Maria, Mãe De Deus

Evangelho (Lc 2,16-21) "Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração."

Maria, a esposa de José tinha vivido experiências marcantes desde a mensagem do anjo, a gravidez, as angústias de um homem justo, o nascimento do menino. O Senhor só aos poucos manifestara sua vontade, e aos poucos ela via que resposta lhe devia dar. Foi assim durante toda a sua vida. Teve de estar à escuta de Deus, deixando-se guiar pela fé sabendo-se amada e amando quanto podia.

Oração

Senhor meu Deus, sempre houve homens e mulheres que se deixaram iluminar e guiar por vós. Mas ninguém com Maria, a vossa escolhida, a amada acima de todas, que recebeu todas as vossas graças e favores. Hoje muito me alegro com ela, com sua alegria e felicidade. Hoje me volto para ela e renovo minha confiança em sua intercessão. E agradeço porque a fizestes mãe de Jesus. Amém.

2 - Quinta-feira - S. Basílio e S. Gregório de Nazianzo

Evangelho (Jo 1,19-28) "Eu batizo na água; mas no meio de vós está quem não conheceis, e que vem depois de mim. Não mereço desamarrar suas sandálias."

João, o filho de Isabel e Zacarias, deixou-se guiar sempre pelo Senhor. Entregou-se a ele passo a passo, à medida que lhe revelava sua vontade, fazendo o que lhe era mandado. Alegra-se quando Deus lhe diz ao coração que o Salvador já está ali, no meio de seu povo. Mais ainda se alegra quando recebe a revelação final e reconhece em Jesus aquele que carrega e pode tirar o pecado do mundo.

Oração

Senhor Jesus, há muita coisa que admirar em João. Seus anos no deserto à escuta de Deus; a prontidão e a coragem com que assume a missão, na humildade e na coerência. Eu vos louvo por ele, e agradeço todos os dons que lhe destes. Senhor, hoje precisamos de pessoas como ele. Enviai-nos irmãs e irmãos que nos despertem para vossa vontade e renovem nossa coragem. Amém.

3 - Sexta-feira - Santos: Antero, Cirino, Florêncio

Evangelho (Jo 1,29-34) "Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, esse é quem batiza com o Espírito Santo. ... Esse é o Filho de Deus!"

João recebeu de Deus uma revelação: o Salvador prometido seria aquele sobre quem se manifestasse o poder, o sopro da vida, o Espírito do Senhor. E declarou que isso aconteceu com Jesus. É ele, pois, que nos pode salvar, mergulhando-nos no Espírito de Deus, inserindo-nos na vida da Trindade, porque é o Filho de Deus. Foi o testemunho de João, testemunho que ele confirmou com sua morte.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois o Filho de Deus, que vos fizestes parte de nossa humanidade. Creio que me amais, sem eu o merecer, creio que quereis fazer-me feliz agora e para sempre. Confio em vosso poder, quero viver como me ensinastes, entregue nas mãos do Pai, em paz e união com todos. Mergulhai-me na vida da Trindade e guardai-me. Jesus, só vós podeis salvar-me. Amém.

4 - Sábado - Santos: Ângela de Foligno, Caio, Hermes

Evangelho (Jo 1,35-42) "Vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: - Que estais procurando? Eles disseram: - Rabi (Mestre), onde moras?"

Não sabemos o que Jesus lhes falou. O mais importante é que eles viram Jesus, conheceram-no e foram conquistados por ele. Não quiseram guardar só para si a alegria da descoberta. Um deles, André, foi chamar seu irmão e levou-o a Jesus. Vê-se bem que quem encontra e segue Jesus sente-se logo enviado para conquista outros para ele. Será que eu também tenho saído à procura de outros?

Oração

Senhor Jesus, agradeço muito por me terdes chamado e acolhido. Ajudai-me a vos conhecer cada vez mais profundamente, e a vos seguir mais fielmente. Perdoai-me, porque muitas vezes fui lento em vos ouvir, e às vezes faltou-me coragem para vos acompanhar. Sei que preciso ajudar outros a vos conhecer. Mas nem sempre sei como o fazer. Ensinai-me a falar para os conquistar para vós. Amém.

5 - Domingo - EPIFANIA DO SENHOR -

Evangelho (Mt 2, 1-12) "Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Ajoelharam-se diante dele, e o adoraram."

Aqueles homens tinham vindo de muito longe. Não eram judeus, mas acreditavam em Deus, e queriam servi-lo. Mateus conta-nos sua viagem e sua procura do rei salvador prometido, mas não nos diz como chegaram a conhecer as profecias. Vejo que ele queria transmitir-nos duas ideias importantes. Deus chama todos para a salvação, gente que viveu desde o começo da humanidade, e ainda agora se espalha pelo mundo todo. E queria também dizer que Deus sabe como chamar a todos, de um jeito que não imaginamos. Mostra-nos ainda como aqueles homens acolheram a graça da fé: entraram numa casa do povo, viram uma mulher com seu filhinho. E acreditaram que aquela criança era o salvador prometido para toda a humanidade.

Oração

Senhor meu Deus, enviastes vosso Filho para salvar toda a humanidade, homens e mulheres de todos os tempos e de todos os povos. Hoje vos quero pedir por tantos e tantos que ainda não ouviram falar de Jesus, não conhecem sua mensagem de salvação e de alegria. Ajudai a cada um a vos descobrir no fundo de seu coração e a aceitar o convite que lhes fazeis. Dai-lhe a força necessária para superar as limitações em que vivem. E também, Senhor, fazei surgir entre nós muitos e muitas que estejam dispostos a deixar tudo para vos anunciar em terras distantes. Iluminai vossa Igreja, para que saiba adaptar-se às várias culturas, para que cada povo vos possa servir e falar sobre vós do seu jeito. E cuidai que nosso modo de viver não lhes seja obstáculo para crer em vós. Amém.

6 - Segunda-feira - Santos: Reis Magos, André Corsino, Nilamão

Evangelho (Mt 4,12-17.23-25) "Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: "Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo."

Ao anunciar o Reino de Deus, Jesus afirmava que não estava longe, mas que a salvação já estava agindo. Deus continua a agir sempre, oferecendo-nos uma resposta para nossas precisões de felicidade. É preciso, porém, que nos convertamos, abandonemos nosso modo errado de pensar e da agir. Temos de nos abrir, para que ele mude nosso coração e nos dê uma vida nova na verdade.

Oração

Senhor Jesus, creio em vós, e mais uma vez renovo minha vontade de vos servir. Reconheço que ainda não vos dei uma resposta satisfatória, e ainda não vos sigo com a generosidade que deveria mostrar por tudo quanto fazeis por mim. Mudai meu coração, libertai-me de mim mesmo, de meu orgulho e de minha indolência. Quero viver convosco, entregue totalmente nas mãos do Pai. Amém.

7 - Terça-feira - S. Raimundo de Penyafort

Evangelho (Mc 6,34-44) "Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor."

Jesus notou e comoveu-se profundamente ao ver a situação daquele povo, sem ajuda para encontrar paz em seus sofrimentos do corpo e da alma. Sua compaixão pelos que hoje sofrem e procuram um caminho continua a mesma. Temos de olhar ao nosso redor, ver as necessidades de tantos e fazer tudo que pudermos para os ajudar. Essa a tarefa que Jesus confia hoje a cada um de nós.

Oração

Senhor Jesus, vivo fechado em meu pequeno mundo, protegido e tranquilo. E há tanto sofrimento e tanta precisão no grande mundo e perto da mim: abandono, dores, pobreza, desorientação. Quero fazer alguma coisa para que aconteça e se faça vossa vontade de bem e salvação para todos. Dai-me sabedoria para saber o que fazer, e coragem para sair de meu comodismo e ir à prática. Amém.

8 - Quarta-feira - Santos: Severino, Teófilo, Antônio de Categeró

Evangelho (Mc 6,45-52) "Depois de saciar os cinco mil homens, Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca e ir antes dele para Betsaida, na outra margem."

Podemos até ver Jesus apressando-os, enquanto eles queriam ficar um pouco mais, alegrando-se com a reação do povo diante do milagre. Não queria que ficassem imaginando que os convidava para uma campanha de sucessos e triunfos. Queria conquistar os corações, e não poder e fama. Preciso rever um pouco meu modo de compreender e pôr em prática a missão para a qual me chamou.

Oração

Senhor Jesus, os discípulos não dever ter subido na barca sem resmungar um pouco. Era natural, como a minha reação quando devo sair antes de ouvir os elogios que imagino merecer. Livrai-me dessas pequenas vaidades, e ajudai-me a perceber e aceitar que o importante é que sejais conhecido e seguido. Se reconhecem ou não o trabalho que fiz, isso não tem nenhuma importância. Amém.

9 - Quinta-feira - Santos: Marciana, Félix, Vidal

Evangelho (Lc 4,14-22ª) "Então começou a dizer-lhes: - Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir."

Antes de ir a Nazaré, sua cidade, Jesus já era conhecido e admirado. Seus patrícios e familiares deviam estar curiosos. Convidado a falar na sinagoga, ele surpreendeu a todos. Não se apresentou com um dos mestres que ensinavam ao povo. Apresentou-se com o salvador prometido, com o poder do Espírito de Deus para de fato salvar e curar as feridas do pecado e do sofrimento de todos.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois o salvador, o Filho de Deus que me pode transformar e fazer viver de um jeito diferente. Livrai-me da cegueira do orgulho e do erro, e libertai-me da escravidão do pecado. Não mereço que olheis para mim, mas confio em vossa imensa misericórdia. Só vós podeis salvar-me, a ninguém mais posso recorrer. Entrego-me a vós, cuidai de mim, e poderei ser feliz. Amém.

10 - Sexta-feira - Santos: Nicanor, Guilherme, Gregório X.

Evangelho (Lc 5,12-16) "Havia ali um homem leproso. Vendo Jesus, ele caiu a seus pés, e pediu: - Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar."

Havia ali um leproso, separado, abandonado de todos, sem esperança. Não apenas viu Jesus, como tantos outros, mas viu nele um enviado de Deus, com poder de o curar. Esqueceu de tudo o mais, ajoelhou-se diante dele e pediu que o purificasse. A resposta de Jesus não foi uma oração; foi uma decisão: quero; fica livre de teu mal. Seja essa minha oração: salvai-me, Senhor, porque podeis.

Oração

Senhor Jesus, salvai-me porque podeis, porque sois meu Deus, minha vida, minha única esperança. Se me abandonais, não tenho a quem recorrer. No passado confiei em mim; agora, porém, já aprendi que sou fraco, mau e desvalido. Aumentai minha fé, para que me entregue a vós sem reservas. Quero amar-vos o mais que puder, quero que ocupeis o primeiro lugar em minha vida. Amém.

11 - Sábado - Santos: Sálvio, Teodósio, Honorata

Evangelho (Jo 3,22-30) "Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele."

João não o diz, mas certamente foi um momento desafiador aquele quando o Batista ouviu falar da aceitação que Jesus estava encontrando. Ele teve de viver na fé o sentido de sua missão: preparar o caminho para quem era maior que ele. Também para nós não é fácil aceitar que é hora de ceder o lugar para outro, e recolher-nos discretamente, dando todo o apoio possível a quem nos substitui.

Oração

Senhor meu Deus, agradeço o bem que me ajudastes a fazer, os sucessos e os projetos, mesmo os que não cheguei a realizar. Quando chegarem a idade, a doença ou novas circunstâncias, dai-me a sabedoria de ceder lugar para novas forças. Que eu saiba ajudar, se for possível, aconselhar se for prudente, mas sem criar dificuldades. João, que vos preparou o caminho, seja meu modelo. Amém.

12 - Domingo - BATISMO DO SENHOR

Evangelho (Mt 3,13-17) "E do céu veio uma voz que dizia: "Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado."

João anunciava a chegada de um tempo novo de salvação. Os que aceitavam seu anúncio eram mergulhados na água (batizados como se dizia na língua grega). Era um rito de purificação, mas também um símbolo da morte para o passado e do nascer para nova vida. Jesus vinha cumprir as promessas anunciadas por João e continuar sua missão. Por isso vive também o batismo, e se entrega totalmente nas mãos do Pai, unindo-se a nós todos pecadores e necessitados de conversão. Tendo assumido nossa pobre humanidade, é exaltado pelo Pai. É um de nós, mas é também o filho amado do Pai, e que nos pode reconciliar, o único que nos pode fazer participantes da vida da Trindade, e capazes de viver na justiça e na paz.

Oração

Senhor meu Deus, creio em vossa palavra, creio que Jesus de Nazaré, nosso irmão de humanidade, é vosso filho, igual a vós e ao vosso Espírito. Creio no vosso amor, amor imenso que me criou para participar de vossa vida. Creio que, em Jesus, vós me transformais dando-me um jeito novo e divino de viver. Eu vos bendigo e agradeço tanta bondade. Mergulhai-me sempre mais profundamente em vossa vida divina, para que possa viver na justiça e na paz. Amo Jesus vosso filho, meu irmão e meu amigo. Aumentai esse meu amor, para que seja a inspiração de toda a minha vida, e minha força nos momentos difíceis. Fazei-me seu discípulo fiel, e que eu saiba fazê-lo conhecido e amado por todos. Amém.

13 - Segunda-feira - Santos: Hilário de Poitiers, Verônica, Leôncio

Evangelho (Mc 1, 14-20) "Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede, pois eram pescadores. Disse: Segui-me e eu vos farei pescadores de homens."

Simão, André e os outros já deviam ter estado entre os ouvintes de Jesus. Naquele momento, porém, foram colocados diante de um novo desafio: - venham comigo, sejam meus discípulos, aceitem o modo de viver que lhes proponho. Levados pela fé, aceitaram o convite, talvez sem saber ainda aonde isso os levaria. Cedo ou tarde Jesus irá fazer um convite assim especial a cada um de nós.

Oração

Senhor Jesus, tenho procurado seguir os convites que me tendes feito. Mas reconheço que nem sempre o tenho feito com a devida prontidão e a generosidade que mereceis. Não sei os caminhos por onde me havereis de levar. Mas tenho confiança em vós, e sei que me levareis por onde for melhor. Aumentai minha fé e dai-me coragem e alegria. E quando for preciso, vinde em meu auxílio. Amém.

14 - Terça-feira - Santos: Dácio, Odorico de Pordenone, Bv. Pedro Donders

Evangelho (Mc 1, 21-28) "Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei."

Jesus ensinava com autoridade, não porque se impusesse, como fazem tantas autoridades, mas porque conquistava os corações por dentro. Com seu poder divino atingia diretamente as pessoas, levando-as a aceitar sua palavra, ainda que respeitando sua liberdade. Sua mensagem tornava-se clara e sedutora, mesmo quando exigia abandono de tudo e todos para o seguir como discípulo.

Oração

Senhor Jesus, creio em vossa palavra, aceito vosso convite e quero seguir-vos. Aumentai minha fé, iluminai-me para que vos compreenda sempre mais. Afastai todos os obstáculos de minha fraqueza, e dai-me coragem e decisão para viver como ensinais. Iluminai também todos que ainda não ouviram falar de vós. Fazei que vejam e sigam o caminho da justiça e cheguem afinal à salvação. Amém.

15 - Quarta-feira - Santos: Isidoro de Alexandria, Miqueias

Evangelho (Mc 1,29-39) "Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. Quando o encontraram, disseram: − Todos estão a te procurar."

Depois do sucesso da noite anterior, muito mais gente foi procurar Jesus. Sem saber o que fazer, os discípulos foram procurá-lo e encontraram-no em oração. Devem ter pensado que não tinha sentido sair da cidade para orar, enquanto tantos o procuravam. Jesus explica por que daquele, mas não faz um sermão sobre a importância da oração. Eles, pelo jeito, nunca mais esqueceram a lição.

Oração

Senhor, eu ainda não aprendi a lição. Ainda não dou à oração um lugar importante em minha vida. De fato, para mim ainda há coisas mais importantes: o trabalho, o apostolado, o estudo e até o sono. Ajudai-me a compreender que não posso continuar agindo assim. Tenho de encontrar tempo para estar convosco e para vos ouvir. Preciso de vós. Ensinai-me, Senhor, a orar como devo. Amém.

16 - Quinta-feira - Santos: Marcelo, Priscila, Berardo

Evangelho (Mc 1, 40-45) "Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: - Eu quero: fica curado!"

Diante do pedido confiante daquele pobre homem, e mais ainda diante de seu sofrimento e de seu abandono, Jesus deixou-se levar pela compaixão. Participou de sua dor e de sua tristeza. Foi um amor muito profundo que o levou a curá-lo. Diante do sofrimento que alaga o mundo, não podemos ficar indiferentes. A dor de todos é também a nossa dor, e podemos fazer muito para que haja felicidade.

Oração

Senhor Jesus, quando olhamos para vós, o que mais nos chama a atenção é vosso amor, amor que se compromete com todos e os transforma. Colocais a serviço do amor vosso poder divino. Tenho de aprender convosco, e só vós me podeis dar um amor assim, compreensivo e atuante. Fazei-me atento e preocupado com todos, pronto a agir para diminuir o sofrimento de meus irmãos. Amém.

17 - Sexta-feira - Santos: Antão, Leonila, Mariano

Evangelho (Mc 2, 1-12) "Trouxeram um paralítico... Mas não conseguiam chegar até Jesus, por causa da multidão; abriram o teto, sobre o lugar onde ele estava."

Marcos destaca o poder de Jesus no perdão do pecado. Mas não posso deixar de me impressionar com a dedicação dos amigos daquele homem. Trouxeram-no com cama e tudo, não se abateram, abriram o teto, arranjaram cordas e baixaram-no diante do Mestre. Não se desculparam com a impossibilidade. Deram um jeito. Porque o amor e a amizade sempre dão um jeito de resolver tudo.

Oração

Senhor Jesus, fico sem jeito ao ver a dedicação daqueles amigos, mas bem que gostaria de ter amigos assim. Aliás, tenho amigos assim, pessoas que se preocupam comigo, me ajudam e protegem. Abençoai-os e fazei sempre maior sua amizade. E a mim, ensinai-me a amar fazendo, com um amor inventivo e desinteressado. Perdoai minha desatenção, que nem percebo como sou amado. Amém.

18 - Sábado - Santos: Prisca, Liberato, Amâncio

Evangelho (Mc 2, 13-17) "Então eles perguntaram aos discípulos: - Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?"

Na pergunta dos fariseus está oculta uma outra, que talvez fosse nossa também: - Por que não convive e come somente conosco que somos gente de bem? De fato dividimos a humanidade. Nós de um lado, e do outro os outros com seus pecados. Não os procuramos para ajudá-los, e nem nos lembramos que Jesus veio buscá-los e está agindo de seu jeito próprio, para lhes conquistar o coração.

Oração

Senhor Jesus, perdoai-me e fazei-me ver o quanto me falta para ser de fato vosso discípulo. Não sou melhor do que aqueles que julgo pecadores; talvez só me falte oportunidade para ser pior que eles. Reconheço que até posso ser culpado pelo exemplo que lhes dou, e também por não estender a mão para os ajudar a encontrar o caminho. Salvai-nos a todos por vosso imenso amor. Amém.

19 - 2º Domingo Comum - Santos: Mário, Canuto, Júlio

Evangelho (Jo 1,29-34) "Eu vi e dou testemunho: - Este é o Filho de Deus!"

Chegando ao término de sua missão, João Batista anuncia quem é Jesus. É o cordeiro que lembra a libertação do cativeiro do Egito, é o que pela obediência se entrega totalmente nas mãos de Deus, é o Servo de Javé que se oferece por todos. Em outras palavras, Jesus é aquele em quem temos a salvação. Ele assume nossa natureza frágil, carrega para longe nosso pecado. Mais ainda. Jesus é aquele em quem está o Espírito, o sopro da vida divina, que nos pode vivificar. Finalmente João diz o máximo que poderia dizer: - Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus! Assim ele nos coloca diante de uma decisão última e definitiva: acreditar que Jesus de Nazaré, homem entre os homens, é o Filho Único de Deus, razão de nossa vida, o único que nos pode dar a vida.

Oração

Senhor Jesus, nascido de Maria, nosso irmão de humanidade, creio que sois o Filho Único de Deus, por quem e para quem tudo foi criado, por quem e para quem existimos. Ponho em vós toda a minha confiança e toda a minha esperança. Em vós procuro verdade e resposta para minha sede de felicidade. Diante do amor infinito que mostrais por mim, quero ajuda para vos amar de volta o mais que puder. Livrai-me de tudo que possa separar-me de vos, purificai-me de todo mal. Mergulhai-me cada vez mais na vida da Trindade, sede cada vez mais vida para mim. Arrastai-me em vossos seguimento, e dai-me coragem de abandonar por vós tudo que for preciso deixar. Entrego-me a vós, porque somente vós podeis saciar meu desejo de paz e de união convosco e com meus irmãos. Amém.

20 - Segunda-feira - Santos: Sebastião, Fabiano, Mauro de Cesena

Evangelho (Mc 2, 18-22) "Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda."

A mensagem de Jesus exige de nós abandono de um modo de viver apoiado apenas em valores naturais, e mais ainda o abandono de falsos valores. E exige também que nossa aceitação de suas propostas seja total e sem condições. Não é possível conciliar dois modos opostos de pensar e de viver. Se o tentamos, logo perceberemos que se rompe o pouco de harmonia que existia em nós.

Oração

Senhor Jesus, talvez foi muito fácil minha aceitação do evangelho, se nasci numa família cristã. Mesmo assim preciso estar atento a minhas decisões, para não perder a necessária coerência de vida. Fazei-me atento às palavras de meus irmãos que apontam minhas falhas, e me lembram o compromisso assumido convosco. E não permitais que meu mau exemplo afaste outros de vós. Amém.

21 - Terça-feira - Santos: Inês, Frutuoso, Epifânio

Evangelho (Mc 2, 23-28) "O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado."

Os fariseus exigiam obediência cega às normas da lei. Por isso acusavam os discípulos de trabalhar no dia santo do sábado só porque debulhavam espigas para enganar a fome. Jesus diz que é senhor do sábado porque sabe e ensina o verdadeiro sentido do dia de descanso. A lei do Senhor não é imposição arbitrária, mas orientação para nossa felicidade. Para nos libertar e não escravizar.

Oração

Senhor Jesus, com palavras e exemplos deixastes claro que a finalidade última da lei divina é levar-nos a amar o Pai e aos irmãos. Aumentai em mim o dom da fé e da caridade, que me leve a fazer sempre sua vontade, como vós a fizestes. Ensinai-me a viver essa liberdade que me leva a vencer o mal e minhas más inclinações, e a deixar-me levar para um amor maior e mais generoso. Amém.

22 - Quarta-feira - Santos: Vicente da Espanha, Vicente Palotti, Victor

Evangelho (Mc 3,1-6) "Jesus ... cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: - Estende a mão. Ele a estendeu e a mão ficou curada."

Aceitamos que Jesus fique triste diante do sofrimento ou da maldade. Mas estranhamos quando Marcos diz que ficou "cheio de ira" diante da dureza de coração dos adversários. Isso porque para nós ira ou cólera têm o sentido de ódio, raiva, rancor. Mas ira, no bom sentido, é reação adequada diante do mal e da injustiça; é o contrário da indiferença e da aceitação, e não se confunde com ódio.

Oração

Senhor Jesus, que eu não fique indiferente diante do erro, da maldade ou da injustiça. Que eu saiba reagir de modo certo diante da mentira e da propaganda que mata. Ensinai-me a ter uma reação justa e proporcional, para rejeitar o mal, sem odiar quem o comete. Que eu saiba suportar o mal que me fazem, mas não tolere o mal e a injustiça contra meus irmãos. Que eu saiba irar-me sem pecar.

23 - Quinta-feira - Santos: Ildefonso, Áquila, Severiano

Evangelho (Mc 3, 7-12) "Muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia... foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia."

Várias vezes os evangelhos falam da atração exercida por Jesus, que conquistava as pessoas pelo seu jeito de ser, por suas ideias, palavras e ações. Ele continua exercendo a mesma atração. Aliás foi isso que nos atraiu a ele, mesmo se nem o percebemos. Não foi nossa bondade que nos levou a procurá-lo. Foi seu favor, sua graça que nos conquistaram e nos mantêm em seu seguimento.

Oração

Senhor Jesus, só me resta agradecer tanta bondade para comigo. Há bastante tempo me atraístes e me conservastes em vossa companhia, apesar de nem sempre ter correspondido a vosso amor. Perdoai minhas falhas e dai-me um amor maior e mais comprometido. Não vos peço somente por mim, mas por todos que tentam seguir-vos nas dificuldades e perigos que nos rodeiam. Amém.

24 - Sexta-feira - Santos: Francisco de Sales, Feliciano da Úmbria, Urbano

Evangelho (Mc 3, 13-19) "Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. Então Jesus indicou doze, para que ficassem com ele e enviá-los..."

Entre tantos que acorriam para ouvi-lo, Jesus escolheu alguns para ir ao monte. Dentre esses formou um grupo de doze, como os doze patriarcas do tempo antigo. Ali, na tranquilidade do morro, deve ter falado longamente com eles sobre o que lhes propunha e o que deles esperava. De um modo ou de outro, para isto ou aquilo Jesus continua a nos chamar para um serviço especial no seu povo.

Oração

Senhor Jesus, vós me chamastes, ou ainda me chamareis para um serviço especial ao vosso povo. Não me cabe escolher o que mais me agrada, mas aceitar o que me parece corresponder mais a vossa proposta para minha vida. Agradeço o convite para vos servir e ao vosso povo. Conheceis minhas limitações; ajudai-me a fazer o melhor que puder. E ensinai-me a vos servir com alegria. Amém.

25 - Sábado - Santos: Paulo de Tarso, Juventino, Apolo

Evangelho (Mc 16,15-18) "Jesus manifestou-se aos onze discípulos, e disse: - Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura."

Jesus, na vida nova depois da morte, mostrou-se a seus discípulos, aos onze que tinham sobrado. Continuará sempre com eles, não porém visivelmente. Principalmente estará com eles na missão que lhes confiava como seus enviados e representantes, para agir com seu poder de salvação. Nossa missão pode ser diferente, mas todos somos de algum modo enviados para a salvação de todos.

Oração

Senhor Jesus, tenho procurado viver a missão que me confiastes para a salvação de meus irmãos. Creio que, seja qual for meu estado de vida ou minha atividade, tudo que fizer deve servir para o bem e a salvação deles. Ajudai-me, pois, a colocar toda minha vida a vosso serviço, e não só os momentos de oração ou de obras piedosas. Fazei de mim uma presença vossa para todos. Amém.

26 - 3º Domingo Comum - Santos: Timóteo, Tito, Paula

Evangelho (Mt 4,12-23) "Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: - Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo."

Jesus deixou sua cidade de Nazaré, onde viviam seus parentes, e foi para Cafarnaúm, local mais favorável, de onde sair para suas pregações. A região era considerada terra de pagãos. Mateus vê no fato o cumprimento da profecia que falava do anúncio da salvação aos não judeus. Ele escrevia para sua comunidade na Palestina, que ainda tinha dificuldade em entender que Jesus tinha vindo para todos, para salvar não só os judeus, mas para unir todos num só povo de Deus. Não podemos esquecer que Deus quer a salvação de todos, não só dos de nossa igreja. Temos de procurar levar salvação para todos, sabendo que Deus age no coração de todos, falando-lhes ao coração e ajudando-os a se abrir à verdade. E ele tem caminhos que nem imaginamos.

Oração

Senhor meu Deus, agradeço muito porque me chamastes à igreja de Jesus e me conservais na comunidade de vossos discípulos. Hoje quero pedir vossas graças para todos os cristãos, de todas as igrejas e tradições. Iluminai-os, fazei-os crescer na fé e na caridade e abençoai seus esforços para seguir Jesus. Tocai o coração de todos nós cristãos, para que nos reconciliemos e nos unamos todos na unidade ao redor do evangelho, para que vos possamos anunciar mais fortemente a tantos que não vos conhecem. E a todos esses que ainda não acreditam em vosso Filho, ajudai-os na sua caminhada, iluminai-os com o dom da fé, para que vivam do seu jeito a caridade e a paz que ele anunciou. Levai-nos a todos para sermos uma só família, a vossa grande família de todos os povos. Amém.

27 - Segunda-feira - Santos: Ângela de Mérici, Julião

Evangelho (Mc 3, 22-30) "Os mestres da Lei, ... diziam que ele estava possuído por Beelzebu, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios."

Aqueles homens não queriam de modo nenhum aceitar o jeito de viver e de honrar a Deus que Jesus ensinava. Estavam apegados a suas ideias e já se consideravam justos diante de Deus. Não aceitavam os convites que o Espírito Santo lhes fazia, resistiam à graça e ao dom de Deus. Por isso, para eles não havia salvação, porque a recusavam. Que o Senhor nos livre desse triste pecado.

Oração

Senhor Jesus, livrai-me do pecado do orgulho e da dureza de coração. Reconheço que preciso desesperadamente de vós, do vosso amor misericordioso que me transforme e salve. Quero estar sempre convosco, mas sou fraco e de vontade volúvel, por isso preciso que me segureis para que não vos abandone. Sem ajuda de vossa graça facilmente acabo atraído por mentiras e ilusões. Amém.

28 - Terça-feira - Santos: Tomás de Aquino, Leônidas, Gonçalo do Amarante

Evangelho (Mc 3,31-35) "Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."

Os laços familiares normalmente unem muito fortemente as pessoas, tanto mais quanto mais próximo for o parentesco. Jesus usa a ideia de família para mostrar qual deve ser nosso relacionamento com ele e com os irmãos de comunidade. Aliás chega a dizer, ou pelo menos insinuar, que na comunidade os laços devem ser até mais estreito do que os existentes entre pais e filhos, irmãos e irmãos.

Oração

Senhor Jesus, era e é muito grande vosso amor por Maria, vossa mãe. Amor imenso divino e humano. E no entanto dissestes que os que cremos em vós e no Pai somos para vós como irmãos e irmãs, e até como vossa mãe. Diante disso, temos de vos colocar antes e acima de todos. Mas também como vós temos de amar e presar muito nossos irmãos de comunidade. Ajudai-nos. Amém.

29 - Quarta-feira - Santos: Aquilino, Bambina, Constâncio

Evangelho (Mc 4,1-20) "A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, para que olhem mas não enxerguem..."

O reino de Deus, a salvação é dom gratuitamente oferecido. Se o aceitamos e deixamos que a fé nos ilumine, podemos compreender a palavra de Jesus, e tudo ganha um sentido novo para nós. Se não nos abrimos para a oferta de Deus, nada podemos compreender do evangelho e suas propostas parecem-nos absurdas. O Senhor quer salvar-nos a todos, mas respeita nossa liberdade.

Oração

Senhor Jesus, usastes muitas parábolas e comparações para nos mostrar a vontade do Pai, e ensinar-nos a viver. Já percebi que essas comparações parecem muito simples; cada vez porém que as ouço, aprendo coisas novas. Aumentai em mim a luz da fé para que me aprofunde mais na sua compreensão. E ponha em prática o que ensinais. Abri meu coração, fazei-o dócil para vos ouvir. Amém.

30 - Quinta-feira - Santos: Jacinta de Mariscotti, Savina, Martinha

Evangelho (Mc 4,21-25) "Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Não a põe, ao contrário, num suporte alto?"

Jesus não veio trazer uma doutrina secreta, reservada para uns poucos privilegiados. Veio trazer uma luz, e quer que ilumine toda a humanidade de todos os tempos. É verdade que muita coisa ainda não compreendemos, mas um dia teremos compreensão total. Enquanto isso vivamos nessa esperança, sempre atentos ao momento que vivemos, para perceber o que o Senhor quer de nós.

Oração

Senhor Jesus, trouxestes um ensinamento para todos nós, mas é preciso que nos esforcemos para compreender o que nos quereis dizer. Preciso da luz do Espirito Santo, mas também preciso esforçar-me. Não basta orar; devo também estudar e meditar, para não ficar achando que me quereis dizer isto ou aquilo. Quero aproveitar as oportunidades para mais vos conhecer e mais amar. Amém.

31 - Sexta-feira - Santos: João Bosco, Marcela, Luísa Albertoni

Evangelho (Mc 4,26-34) "O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ele dorme e acorda, ... e a semente vai germinando..."

Essa parábola de Jesus lembra-nos que todo o processo de nossa salvação e realização é de iniciativa de Deus. Ele criou-nos para participar de sua vida divina, livra-nos do pecado e dá-nos a vida nova da ressurreição. Como o agricultor não pode fazer a semente germinar, nem apressar seu crescimento, nós não podemos impor prazos e condições a Deus; apenas acolher sua misericórdia.

Oração

Senhor meu Deus, coloco-me diante de vós na minha pobreza. Reconheço que em tudo dependo de vossa bondade; sem vós nada há de bom em mim, nem posso chegar à verdade. Agradeço tudo que fazeis por mim, e peço que me conserveis junto de vós. Fazei-me discípulo fiel de vosso filho Jesus, unido a ele para a vida e para a eternidade. Tudo espero só de vossa misericórdia. Amém.