REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

MÊS DE JULHO

1 - Quarta-feira - Santos: Teodorico, Aarão, Domiciano, Galo

Evangelho (Mt 8, 28-34) "A cidade inteira saiu ao encontro de Jesus. E logo que o viram, pediram-lhe que fosse embora da região."

Mesmo para os especialistas não é fácil interpretar o episódio, narrado por três evangelistas. Certo é que Mateus quis ensinar-nos que Jesus tem poder sobre o mal, e pode libertar-nos. Diante desse poder de Jesus, como os habitantes daquela região podemos, porém, achar que Jesus vem perturbar nossa tranquilidade, exigir mudanças, renúncias e o abandono de interesses e apegos.

Oração

Senhor, acredito em vós e em vosso poder. Mas, às vez tenho medo de pedir vossa ajuda. Porque, se me ajudardes, irei abandonar certos hábitos, certas comodidades a que me habituei. Ajudai-me, então, Senhor, apesar de meus medos, ajudai-me a ser melhor, a ter mais generosidade para convosco e para com meus irmãos. Ajudai-me a desprender-me de tudo que me afasta de vós. Amém.

2 - Quinta-feira - Santos: Oto de Bamberga, Monegundes, Bernadino Realino

Evangelho (Mt 9,1-8) "disse, então, ao paralítico: - Levanta-te pega tua cama e vai para tua casa."

Ninguém pode libertar-nos do pecado. Só Deus, só o filho de Deus feito homem, Jesus. No perdão do pecado mostra-se um poder divino, muito maior que o poder de curar enfermidades. Para nós, que conhecemos nossa fraqueza, é bom saber que temos Jesus a quem recorrer, para que nos liberta, nos una a si e nos possibilite viver na verdade e na justiça. Sem ele não teríamos esperança de salvação.

Oração

Senhor Jesus, creio e confio em vós, porque sois o Filho de Deus e tudo podeis, até me devolver à vida na vossa amizade. Confio em vós, porque sois misericordioso, pronto a me perdoar, e capaz de me amar apesar de tudo. Reconheço minhas fraquezas e meu pecado. Venho a vós para pedir perdão e ajuda. Não confio em mim, mas apenas em vossa bondade imensa e vosso amor. Amém.


3 - Sexta-feira - Santos: Tomé, Anatólio, Leão II

Evangelho (Jo 20,24-29) "E não sejas incrédulo, mas fiel. Tomé respondeu: - Meu Senhor e meu Deus."

Para acreditar na ressurreição de Jesus é preciso o dom da fé, que nos abre para as coisas de Deus e sua palavra. Precisamos, porém, aceitar esse dom livremente, só por amor, confiados apenas nele e não em nossas sabedorias. Temos de pedir continuamente ao Senhor que nos guarde na fé, que não nos deixe fraquejar. Somente assim poderemos continuar seguindo a Jesus.

Oração

Senhor meu Deus, creio em vós, creio em Jesus, vosso Filho, que enviastes para me salvar. Agradeço o dom da fé. E peço que, por misericórdia me conserveis sempre na vossa amizade. Iluminai-me para que possa perceber em tudo o que quereis de mim, e obedeça sempre à vossa vontade. Olhai pelos que não conhecem o evangelho, e iluminai-os para que eles também vos possam seguir. Amém.

4 - Sábado - Santos: Teodorico, Aarão, Domiciano, Isabel de Portugal

Evangelho (Mt 9,14-17) "Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha... ou... vinho novo em odres velhos..."

Enfrento sempre a tentação de querer ajeitar o evangelho a meu jeito de viver. Tenho medo de tomar uma atitude definitiva, de decidir-me a seguir mesmo Jesus. Os antigos chamavam isso de "tibieza", o não ser nem quente nem frio. E diziam que assim facilmente podemos acabar deixando o bom caminho. Preciso parar um pouco, examinar atentamente como vivo, e começar a mudar de fato.

Oração

Senhor Jesus, no evangelho são muito claras vossas palavras. Eu, porém, consigo fazer que não me incomodem muito, que não exijam muito de mim. Perdoai-me e fazei-me compreender que não posso seguir-vos só em algumas partes do caminho. Dai-me coragem, e muito amor para abandonar meu cômodo egoísmo e minha preguiça espiritual. Senhor, quero converter-me enquanto posso. Amém.

5 - 14º Domingo Comum - Santos: Antônio Maria Zacarias, Filomena, Agatão

Evangelho (Mt 11,25-30) "... ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, se não o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar."

Com nossa inteligência, seguindo vários caminhos de raciocínio, podemos chegar ao conhecimento de Deus e de suas principais características. Somos, porém, chamados a um conhecimento mais alto. A Trindade quer fazer-nos participantes de sua vida divina e de seu conhecimento mútuo. Pelo dom da fé, conhecemos de um modo novo o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Ainda não é um conhecimento pleno, mas condicionado por nossas limitações. Caminhando agora como que entre névoas, esperamos o pleno conhecimento na visão que nos é prometida na vida de ressuscitados. Em resposta à oferta divina, abramos nosso coração e deixemo-nos guiar pela Trindade, que nos fala continuamente, desperta em nós o amor, guia-nos na verdade e dá firmeza a nossa esperança.

Oração

Senhor meu Deus, Trindade Santa, Pai, Filho e Espírito Santo, eu vos bendigo e vos adoro. Creio que me amais, e peço que façais crescer em mim o amor que que recebi de vós, e que me dá a vida nova. Purificai e iluminai meu coração, afastai de mim tudo que possa me impedir de vos conhecer cada vez mais. Por enquanto posso apenas vos conhecer como que em sombra, vendo a bondade que pondes no coração de homens e mulheres, e o poder que manifestais nesse mundo que nos cerca. Isso já é muito, mas desejo ainda mais. Ajudai-me a fazer de minha vida uma procura contínua de vós, uma busca sequiosa de vossa bondade. E peço por aqueles que ainda não ouviram o evangelho, mas vos procuram de coração. Nem esqueçais de quem ainda não começou a vos procurar. Amém.

6 - Segunda-feira - Santos: Maria Goretti, Domingas, Isaías

Evangelho (Mt 9,18-26) "Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá."

Ao lado de tantos que não queriam acreditar em Jesus e em sua mensagem, é admirável a fé desse homem. Confiava plenamente. Se acreditava que Jesus podia trazer de volta sua filha, acreditava também nas suas palavras, e estava pronto a seguir a vida que ensinava. Pelo dom da fé, posso acreditar em Jesus e confiar em seu poder. Preciso fazer dessa certeza a base de minha vida.

Oração

Senhor Jesus, confio em vós, em vosso poder e em vossa bondade. Olhai por minha família, pelos idosos, os jovens e as crianças. Dai-nos saúde, paz e alegria. E também coragem para suportar as dificuldades. Dai a recompensa para nossos falecidos, por tudo que fizeram por nós com tanto amor. Ajudai-nos a continuar como pequena comunidade reunida por e para vosso amor. Amém.

7 - Terça-feira - Santos: Vilibaldo, Ilídio, Félix de Nantes

Evangelho (Mt 9,32-38) "A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!"

Evangelizar não é só anunciar Jesus e sua palavra. É colaborar para que que chegue a todos a salvação, não só espiritual, mas de toda a pessoa, em suas necessidades e possibilidade. O trabalho continua sendo imenso, e continuam sendo poucos os operários. Peçamos que o Senhor dê coragem e disponibilidade para todos nós, para sabermos fazer nossa parte nessa grande tarefa.

Oração

Senhor Jesus, sempre vos peço que mandeis trabalhadores para vossa messe. Mas geralmente penso só em padres e religiosos. São necessários e até indispensáveis. Mas não são suficientes. Colocai no coração de todos nós a coragem de aceitar vosso chamado para a evangelização em sentido pleno. Dai-nos coragem, e ensinai-nos o que devemos dizer e principalmente fazer. Amém.

8 - Quarta-feira - Santos: Adriano III, Raimundo de Tolosa, Procópio

Evangelho (Mt 10,1-7) "No vosso caminho, proclamai: ─ O Reino dos Céus está próximo."

Jesus envia os doze apóstolos para anunciar o Reino. Mas não os enviava apenas como mensageiros: eles seriam seus representantes, com poder de agir em seu nome. Não deviam apenas anunciar uma promessa de felicidade: deviam fazer que começasse a felicidade, a justiça e a fraternidade para todos. Nós também somos enviados do mesmo modo: somos os continuadores da ação de Jesus.

Oração

Senhor, é bom que eu saiba que preciso de salvação e de felicidade. Fazei que não me preocupe somente comigo, mas veja sempre a necessidade dos que me rodeiam, e faça tudo que for necessário por eles. Sei que estareis sempre comigo, fazendo-me participante de vosso poder de salvação. Que eu não tenha medo nem preguiça de trabalhar para que se realizem vossas promessas. Amém.

9 - Quinta-feira - Santos: Madre Paulina, Agostinho Zhao Rong

Evangelho (Mt 10,7-15) "Não leveis ouro nem prata, nem dinheiro no cinto, nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandália, nem bastão..."

As diferenças entre os textos de Mateus e Marcos mostram que temos aí uma norma geral para os anunciadores do evangelho: desprendimento, confiança em Deus e nas pessoas. Vejo que essa norma serve para todos os discípulos de Jesus, seja qual for nossa situação de vida. Ninguém acreditará no Jesus que anunciamos se procuramos prosperidade, facilidades, fama e posição social.

Oração

Senhor Jesus, ninguém vos pode seguir e ser vosso discípulo se, ao mesmo tempo, não vos anunciar como Salvador. Tenho de me reocupar com isso e ver o que de fato estou fazendo para vos fazer conhecido. Tenho de fazer alguma coisa concreta. E tenho de mostrar com minha vida o que significa ser vosso seguidor. Devo parar e ver quais sãos os reais objetivos de minha vida. Amém.

10 - Sexta-feira - Santos: Bv. Francisco, Verônica Giuliani

Evangelho (Mt 10,16-23) "Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio dos lobos."

As comunidades de Mateus sabiam muito bem de que Jesus estava falando. Viviam as dificuldades e os perigos anunciados. Ainda hoje essa é a realidade vivida por muitos de nossos irmãos. Também nós temos nossos perigos e dificuldades. Mas em geral são diferentes: o ambiente marcado pela frivolidade, a procura de bens e de fama, a pressão da sociedade... Como estamos reagindo?

Oração

Senhor Jesus, a impressão é que alguma coisa não anda bem quando tudo está bem com vossos discípulos. Quando somos sal que não arde nem salga, luz que se esconde ou disfarça a verdade. Convertei-me, fazei que viva como ensinastes, sem arranjos. Que eu quase nem precise falar para vos anunciar, que seja transparente e coerente. Dai-me coragem de pagar o preço por vos seguir. Amém.

11 - Sábado - Santos: Bento, Olga, Olivério Plunket

Evangelho (Mt 10,24-33) "Não tenhas medo! Vós valeis mais do que muitos pardais".

Jesus ensina que podemos viver sem medo, porque Deus cuida de nós. Podemos confiar nele, pois ele tem todo o poder, tudo está em suas mãos. E ele nos ama com um amor infinito, que não podemos merecer: tudo criou e tudo faz para nosso bem e nossa felicidade. Nada, ninguém pode tirar-nos a felicidade que ele nos oferece. Somente nós mesmos podemos rejeitar sua oferta de salvação.

Oração

Senhor meu Deus, olhando para a natureza vejo vosso poder criador, vossa sabedoria e o capricho que mostrais em todas as vossas obras. Eu vos bendigo e vos adoro. Admiro a bondade e o cuidado que mostrais por mim em momentos especiais, mas também mesmo quando tudo parece muito normal. Posso viver tranquilo, pois sei que me guardais no coração e na palma de vossas mãos. Amém.

12 - 15º Domingo Comum - Santos: João Jones, João Wall, Epifânia, João Gualberto

Evangelho (Mt 13,1-23) "Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé na praia. E disse-lhes muitas coisas em parábolas."

Ao falar ao povo e explicar as coisas de Deus, Jesus usava muitas parábolas, comparações, pequenas historias tiradas da vida de cada dia. Já se deram muitas explicações esse modo de agir do Mestre. Assim ele mostrava respeito por seus ouvintes, porque a parábola sempre nos deixa toda a liberdade, não se impõe, e só a podemos compreender se a acolhemos com simpatia. E mais. Uma parábola afinal nos diz muito mais do que seria possível de outro modo. Basta ver que, para explicar qualquer parábola de Jesus são necessárias muitas palavras, longos sermões. E ainda fica muito coisa a dizer. Devo ler ou ouvir as parábolas de coração aberto, sem preconceitos, com simpatia por quem me fala. Assim acabarei percebendo muita coisa, que nem saberia explicar.

Oração

Senhor Jesus, essa vossa parábola do semeador ajuda-me a compreender algumas coisas. Vossa palavra, a palavra do Pai, é um dom da bondade divina para todos nós, dez, vinte, mil vezes atirais sobre nós a semente, não uma só, mas muitas. Quereis conquistar-me a todo custo. Como terra, dura ou arada, posso deixar a semente germinar, ou deixar que seque. Por isso, agradeço vossa insistência comigo; fazei que por fim me torne terra boa e deixe frutificar em mim vossa palavra. Que não seja inútil tanta bondade com que me tratais. Afastai de meu coração pedras e espinhos e secura de meus apegos, de minha preguiça espiritual, de minha falta de amor. Dobrai minha resistência, dai-me coragem para começar a viver de um jeito novo. Amém.

13 - Segunda-feira - Santos: Henrique I, Angelina de Marsciano, Joel

Evangelho (Mt 10,34-11,1) "Quem vos recebe a mim recebe, e quem me recebe recebe aquele que me enviou."

Jesus falava aos doze escolhidos como apóstolos, enviados seus para anunciar a boa noticia da salvação. A mesma instrução ele nos faz, porque todos que cremos nele somos seus enviados. Somos seus representantes, enviados para falar e agir em seu nome, para fazer uma proposta de vida nova e colaborar para que tudo seja diferente. Quem nos recebe a ele recebe; ele confia muito em nós.

Oração

Senhor Jesus, nem sempre me lembro que não posso apenas receber, mas tenho também de levar aos outros o que me confiastes. Se recebi de vós a salvação, tenho de ser fator de salvação e vida nova para outros. Ajudai-me a não o esquecer, e tudo fazer pela salvação de meu próximo. Não permitais que, em vez de o conquistar, eu o afaste de vós, e torne seu caminho mais difícil. Amém.

14 - Terça-feira - Santos: Camilo de Lellis, Francisco Solano

Evangelho (Mt 11, 20-24) "Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido."

As palavras de Jesus são muito claras: tanto maior é nossa responsabilidade quando maior a graça, o favor que Deus nos faz. Conhecemos Jesus e sua doutrina, vivemos entre pessoas que tentam segui-lo o melhor que podem, temos um comunidade que nos apoia. Nem é possível enumerar todos os privilégios que recebemos de Deus. Pelo menos de vez em quando temos de pensar nisso.

Oração

Senhor Jesus, é verdade; sou mais favorecido e privilegiado do que Corazim ou Betsaida, muito mais do que tantos neste nosso mundo. E tenho de reconhecer que eles vos são mais fiéis do que eu. Perdoai-me, tende paciência comigo e ajudai-me a mudar. Com vossa graça quero pôr ordem em minha vida, para que seja mais de acordo com o vosso jeito de viver. Ajudai-me a mudar logo. Amém.

15 - Quarta-feira - Santos: Boaventura de Albano, Justa, Rosália

Evangelho (Mt 11,25-27) "Eu te louvo, Pai... Porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos."

De fato, somos importantes para pouca gente, mais muito importantes para Deus nosso Senhor. Apesar de todas as nossas limitações, Deus nos ama tanto que nem podemos imaginar. Cuida de nós, no corpo e na alma, ajuda-nos a tomar decisões certas. Nas dificuldades, dá-nos coragem, e está sempre pronto a nos perdoar. Mostra-nos o caminho da felicidade e dá-nos a coragem necessária.

Oração

Senhor meu Deus, por amor criastes tudo e me destes a vida, a possibilidade de vos conhecer, a esperança de uma vida feliz para sempre. Agradeço tanta bondade e toda a misericórdia que tendes comigo. Em tudo dependo de vós e reconheço que sem vós nada posso fazer de bom. Não permitais que, tendo sido tão amado, eu ainda vos abandone, a vós meu Senhor e meu Pai. Amém.

16 - Quinta-feira - N. Senhora do Carmo, Santos: Vitalino, Hilarino

Evangelho (Mt 12,46-50) "Enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele."

Dos parentes de Jesus não digo nada; mas tenho certeza que Maria, sua mãe, estava ali fora muito quieta, a ouvir as palavras do filho. E lembrando certamente todas aquelas vezes quando o pudera ouvir lá na sua casa de Nazaré. Jesus agora era de todos, ele a deixara para sair a anunciar o Reino, e ela podia apenas confiar que o Pai iria cuidar desse Filho tão diferente que lhe fora confiado.

Oração

Senhor, hoje vos quero pedir pelos pais e pelas mães que estão sem saber o que fazer, agora que o filho ou a filha vem dizer-lhes que quer partir a serviço do evangelho. Aumentai sua fé, ampliai seu amor, para que renunciem a projetos e sonhos. Ajudai-os a ser bastante livres para deixar partir livre esse filho, essa filha que quer ir em busca da aventura de um amor novo e diferente. Amém.

17 - Sexta-feira - Santos: Inácio de Azevedo, Aleixo, Marcelina

Evangelho (Mt 12,1-8) "Os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado! "

Diante da rigidez legalista dos fariseus, Jesus não pede desculpas, mas faz duas afirmações. Primeira, mais importante do que os ritos, os sacrifícios ou as leis é a misericórdia, a abertura do coração para Deus e para o próximo. A segunda afirmação foi ainda mais chocante para os fariseus: Ele é o Senhor, é maior do que o Templo e seus ritos, ele é quem pode salvar, não o dia santo nem qualquer lei.

Oração

Senhor Jesus, ensinai-me, fazei-me compreender que as leis têm a finalidade de nos levar ao amor ao Pai e aos irmãos; não são normas ou tabus que nos garantam salvação. Vós sois o Senhor e só vós nos podeis salvar. Como dissestes, só vós sois para nós caminho, verdade e vida. Vós sois a lei, a norma para minha vida, e é vosso poder divino que me mantém em vosso seguimento. Amém.

18 - Sábado - Santos: Estácio, Frederico de Utrecht, Arnolfo

Evangelho (Mt 12,14-21) "Ele não discutirá nem gritará... Não quebrará o caniço rachado nem apagará o pavio que ainda fumega."

Mateus, para descreve o modo de agir de Jesus, lembra palavras do profeta Isaías. Jesus é salvador, não o rei poderoso e violento que muitos esperavam; é o enviado do Pai, manso e que não se impõe, paciente e misericordioso. Essa mensagem é muito importante para mim. Conheço minhas limitações e fragilidades. Não desespero, porém, porque acredito na misericórdia imensa de Jesus.

Oração

Senhor Jesus, manso e misericordioso, confio em vós. Sois meu juiz, mas me amais e quereis minha felicidade; quereis perdoar-me e não castigar. Para me salvar, viestes viver nossa vida e nossas dificuldades, até nossa morte. Tendo feito tanto por mim, mostrastes como sou importante para vós, não pelo que sou, mas pelo amor que me tendes. Confio em vós, entrego-me tranquilo. Amém.

19 - 16º Domingo Comum - Santos: Arsênio, Adolfo, Áurea

Evangelho (Mt 13,24-43) "Os empregados disseram-lhe: - Quereis que vamos arrancar o joio?"

No tempo de Jesus muitos pensavam que a comunidade formada pelo Messias iria ser uma comunidade de justos e santos perfeitos. Os pecadores, maus e infiéis seriam condenados e aniquilados. Parece que até para João Batista foi difícil abandonar essa ideia. Com a parábola da plantação em que trigo bom e erva daninha estão misturados, Jesus lembra que o Pai não é impaciente como nós. No tempo presente, apesar da chegada do Reino, até na comunidade de Jesus haverá ao mesmo tempo grandes santos e grandes pecadores, santos e pecadores pequenos. E, olhando para mim, até que isso me dá esperança. Mas, voltando a Jesus, se Deus é paciente com os pecadores e fracos, temos de ser mais pacientes ainda, porque precisamos tanto da paciência dele.

Oração

Senhor Jesus, a parábola do trigo e do joio obrigou-me a pensar. Ao ler jornais, ver e ouvir noticiários, fico mal impressionado, até que me lembro que eles não costumam falar das pessoas boas, tranquila e fraternas. E ouvindo vossas palavras, acredito que sabereis o que fazer para transformar em trigo bom os que ainda estão fora do caminho. Diante disso, eu vos peço primeiro que me ajudeis a apoiar tanta gente boa, com quem cruzo na rua sem lhes dar importância. Depois oro por aqueles que ainda não sabem ou não aceitaram vosso caminho de vida. Ajudai-os a descobrir a felicidade. Finalmente, Senhor, eu vos suplico ajuda para fazer minha parte na empreitada de vosso reino, no trabalho em vossa lavoura, para que no fim sejamos mais trigo do que joio. Amém.

20 - Segunda-feira - Santos: Apolinário, Aurélio de Cartago

Evangelho (Mt 12,38-42) "Alguns mestres da lei e fariseus disseram a Jesus: - Mestre, queremos ver um sinal realizado por ti."

Aqueles homens tinham ouvido Jesus falar, tinham visto seu jeito de ser, viam o povo que o seguia. Mas, principalmente eram atraídos pela graça de Deus. E resistiam. Para crer, exigiam que Deus fizesse algum milagre extraordinário. A verdade é que mesmo diante de mais um milagre continuariam rejeitando Jesus. Devemos crer levados apenas pela fé, sem procurar milagres ou prodígios.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois o Filho de Deus, que vivestes nossa vida; creio em vossas palavras e quero viver como ensinais. Creio apenas porque vossa graça conquistou e iluminou meu coração. Não vejo nada, não escuto nem apalpo, mas creio que estais comigo, que me unis a vós para viver agora uma vida nova, à espera da vida definitiva. Agradeço o dom da fé que orienta minha vida. Amém.

21 - Terça-feira - Santos: Lourenço de Bríndise, Praxedes, João da Síria

Evangelho (Mt 12,46-50) "Todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."

Nunca um filho amou tanto sua mãe como Jesus. Como também ninguém, melhor que ele, viveu harmonia e amizade com seus parentes. Nesse episódio não podemos ver que o Mestre os estivesse menosprezando. Queria, sim, lembrar-nos que, pela nossa união de vida com ele, fazemos parte de uma família mais ampla, unida por laços mais fortes do que os nascidos do simples parentesco.

Oração

Senhor Jesus, por mais que amemos nossos familiares, pode haver momentos em temos de tomar uma decisão por valores mais altos. Pode ser em questões de fé, na escolha de uma vocação ou semelhantes. Ajudai-me a fazer a escolha certa, por mais difícil que seja, causando o mínimo possível de sofrimento e desunião. E ajudai mães e pais a respeitar as escolhas de seus filhos. Amém.

22 - Quarta-feira - Santos: Maria Madalena, José da Palestina, Felipe Evans

Evangelho (Jo 20,1-2.11-18) "Ela viu Jesus de pé, mas não sabia que era Jesus... E então Jesus disse: Maria! Ela voltou-se e exclamou: Mestre!"

Maria não reconheceu imediatamente Jesus. Isso pode fazer-nos pensar. Por que? Lendo que ela o reconheceu quando a chamou pelo nome - Maria - penso que isso nos pode lembrar que o relacionamento de Jesus conosco é pessoal, chama-nos pelo nome, somos especiais para ele. O relacionamento de fé entre nós e ele tem de ser cultivado, pois, como algo pessoal, muito pessoal e direto.

Oração

Senhor Jesus, creio que me amais, e me amais pessoalmente, como se eu fosse único. Alegro-me por saber que sou especial para vós, e cuidais muito de mim. Agradeço tanto amor, e peço que me ajudeis a vos amar o mais que puder. Quero que ocupeis um lugar único em minha vida, acima de tudo e de todos. Guardai-me sempre na vossa amizade, não permitais que vos esqueça. Amém.

23 - Quinta-feira - Santos: Brígida, Rômula, Erondina

Evangelho (Mt 13,10-17) "Os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: por que tu falas ao povo em parábolas?"

São longos e um tanto complicados os comentários sobre essa passagem. Talvez o mais importante seja isto: para perceber e acolher a mensagem de Jesus precisamos da graça, da ação de Deus em nós. Mas também é preciso que nos deixemos iluminar e conquistar, porque o Senhor não usa violência sobre nós. Acreditamos em Jesus: por isso precisamos agradecer sempre o favor de Deus.

Oração

Senhor meu Deus, por vossa graça tenho procurado acompanhar Jesus e seu jeito de viver. Fui iluminado e atraído por ele. Quero agradecer esse favor, e pedir que me ajudeis a continuar sempre fiel a vós. Ajudai-me a vos obedecer sempre, procurando vossa vontade sobre mim. Olha também, Senhor, por todos aqueles que ainda não vos conhecem e ainda não ouviram o anúncio da salvação. Amém.

24 - Sexta-feira - Santos: Charbel Makhluf, Ursino, Niceta, Luísa de Saboia

Evangelho (Mt 13,18-23) "A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto."

Aos discípulos Jesus explicou a parábola do semeador e suas sementes, e as diversas reações dos ouvintes. É o ponto central da parábola: o importante é não só ouvir e compreender racionalmente a palavra, mas a aceitá-la de coração, obedecendo, assumindo um jeito novo de viver. Nunca é demais repetir: isso acontece quando livremente acolhemos a iniciativa de Deus que nos convida.

Oração

Senhor Jesus, não é difícil ouvir vossas palavras e repeti-las, até com entusiasmo. Outra coisa é começar a viver seriamente como ensinais. Precisamos de muita ajuda vossa. Mas, se começamos a viver assim, descobriremos logo que esse caminho nem sempre é fácil, mas nos traz felicidade. Agradeço o chamado e a graça de o aceitar. Ajudai-me a continuar firme nesse vosso caminho. Amém.

25 - Sábado - Santos: Tiago Maior, Cristóvão, Valentina

Evangelho (Mt 20,20-28) "Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu reino, um à tua direita e outro à tua esquerda".

Esse foi o pedido da mãe do João e Tiago. Não só as mães, mas todos nós vivemos pedindo o que achamos melhor para nós e para os nossos. Só que nem sempre o que pedimos é de fato o melhor, e o que mais se encaixa no projeto de Deus para nossa felicidade e dos outros. Nossa oração é de fato confiante quando pedimos deixando que Deus faça o que ele sabe ser o melhor para nós.

Oração

Senhor Jesus, tendes razão quando dizeis: "não sabeis o que estais pedindo". Sempre vemos as coisas de nosso modo humano, tão limitado. Perdoai quando insisto em certos pedidos. Não leveis a mal, e atendei-me como sabeis que será melhor para mim e para os outros. Aceito em tudo vossa vontade, que é sempre vontade de salvação e de paz. Quero que minha vontade siga sempre a vossa. Amém.

26 - 17º Domingo Comum - Santos: Joaquim, Ana, Pastor

Evangelho (Mt 13,44-52) "O Reino dos Céus é como um tesouro escondido. Quem o encontra ... vai vender todos os seus bens e compra aquele campo."

O Reino de Deus, esse jeito novo de viver que Jesus nos ensina, deve ser a coisa mais importante para a nossa vida. Para viver desse jeito temos de abandonar tudo, ou pelo menos colocar tudo em segundo lugar. Se não tomarmos essa decisão corajosa, se tentamos ajeitar as coisas, não estaremos deixando que Deus nos possua e nos guie. É isso que Jesus nos ensina com algumas comparações muito claras, do tesouro ou da pérola, pelos quais se vende tudo. Se aprendermos essa lição e a pusermos em prática, teremos ganho um tesouro de sabedoria. Seremos capazes de pôr ordem em nossa vida, organizando tudo segundo uma correta ordem de valores. Caso contrário, nossa vida não terá sentido que valha.

Oração

Senhor Jesus, vós me ajudastes a ouvir e aceitar vossa proposta de vida. Aceito o Reino de Deus, quero que governeis minha vida, que me transformeis dando-me uma vida nova. Alegro-me com esse favor. Preciso viver assim, colocando Deus em primeiro lugar em minha vida, deixando tudo quanto for preciso deixar. Mas isso não é fácil; há tanta coisa que me atrai e me pode iludir; há tantas coisas às quais meu coração está agarrado. Só vós podeis dar-me a força para viver assim, para resistir às ilusões, para me desapegar de coisas e pessoas que me impedem de entregar-me totalmente a vós. É isso que hoje vos quero pedir, mesmo que de vez em quando tenha medo desse desapego geral e dessa entrega total em vossas mãos. Mesmo assim, ouvi-me. Amém.

27 - Segunda-feira - Santos: Pantaleão, Natália, Aurélio de Córdova

Evangelho (Mt 13,31-35) "O reino do céus é como uma semente de mostarda... É como o fermento que uma mulher pega mistura com três porções de farinha..."

Nos evangelhos, Reino dos Céus ou de Deus é a presença da força divina que salva. Essa força age em nós e também age através de nós para a salvação de outros. Nossa influência sobre as pessoas pode parecer pequena como o grão de mostarda, ou o pouco de fermento na massa. Isso pode parecer desanimador. Não podemos, porém, esquecer que a graça de Deus está agindo por nós.

Oração

Senhor Jesus, confesso que às vezes fico desanimado, achando que nada posso fazer para ajudar outras pessoas no caminho do bem. Ajudai-me a compreender que é vossa graça que pode mudar os corações, e que não tendes pressa, e como o fermento tendes o vosso tempo. Abençoai meus esforços de evangelização, fazei-me paciente e perseverante, crendo que agireis na hora certa. Amém.

28 - Terça-feira - Santos: Sansão, Eustádio, Décio

Evangelho (Mt 13,36-43) "Os discípulos disseram: ─ Explica-nos a parábola do joio! Jesus respondeu: ─ Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem..."

Explicando a parábola, Jesus disse que haverá um momento final, quando se fará a separação entre bons e maus. Se acreditamos na liberdade humana e na justiça divina, temos de supor pelo menos a possibilidade de alguns não aceitarem a salvação. Terminado o tempo da paciência de Deus, haverá a hora da justiça final e definitiva. Não podemos esquecer essa verdade muito séria.

Oração

Senhor, conhecendo minha fraqueza, peço que me conserveis em vossa amizade livrando-me do pecado. Dependo totalmente de vós para continuar vivendo como me ensinais e tornais possível. De modo especial vos peço que eu não seja ocasião de tropeço e de pecado para meus irmãos, mas que pelo contrário os ajude sempre no caminho do bem, e seja para eles uma bênção. Amém.

29 - Quarta-feira - Santos: Marta, Olavo, Beatriz de Roma

Evangelho (Jo 11,19-27) "E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais."

Jesus não promete livrar-nos da morte natural, inevitável até pela fragilidade de nossa realidade física. Promete que, se cremos e nos unimos a ele, estaremos livres da morte definitiva, da perda para sempre de toda felicidade possível. Participando de sua vida, viveremos com ele para sempre na plenitude de nossa pessoa, em nossa realidade corporal e espiritual, na felicidade com Deus e os irmãos.

Oração

Senhor Jesus, creio em vós. A morte é menos triste porque me prometeis que, se vos amar, viverei para sempre convosco, na felicidade e na paz. Fazei que essa esperança ilumine minha vida. Amém.

30 - Quinta-feira - Santos: Pedro Crisólogo, Everaldo, Julita

Evangelho (Mt 13,47-53) "Quando Jesus terminou de contar essas parábolas partiu dali.

Jesus tinha falado longamente, usando de muitas comparações para apresentar sua proposta da vida. Terminou perguntando aos discípulos se tinham compreendido tudo. Disseram que sim. Jesus concluiu dizendo que seriam como um pai de família que tira de seu tesouro o necessário para a família. Também eles, ricos da palavra do Pai, poderão com seu tesouro de sabedoria alimentar muitos.

Oração

Senhor Jesus, estou há bastante tempo convosco, tenho lido e ouvido vossas palavras. Ajudai-me a assimilar mais ainda vossas ideias e seguir mais de perto vosso jeito de ser. Só assim poderei partilhar com outros a riqueza e a alegria que nos ofereceis. Nosso tempo é diferente do vosso; preciso que me deis sabedoria para ter uma linguagem compreensível para meus irmãos de hoje. Amém.

31 - Sexta-feira - Santos: Inácio de Loyola, Fábio, Demócrito

Evangelho (Mt 13,54-58) "Jesus ensinava na sinagoga, e ficavam admirados. E diziam: - De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres?"

Seus conhecidos de Nazaré estavam admirados com Jesus que passava de novo pela sua cidade. Viam o encanto de sua pessoa, a sabedoria de suas palavras, e o poder que mostrava. A graça divina convidava-os a ver em Jesus alguém mais que um simples pregador como outros. Não queriam, porém, admitir que um dentre eles pudesse ser um enviado de Deus, o Salvador prometido.

Oração

Senhor Jesus, tenho certeza que gostaríeis de ser bem acolhido pelos de Nazaré, e sofrestes vendo que vos rejeitavam. Não permitais que vos abandone. E aumentai minha fé para que vos veja em meus irmãos e irmãs que procuram ajudar-me na caminhada para vos seguir. Dai-me confiança em sua sabedoria e no seu interesse pelo meu crescimento, ainda que não sejam perfeitos em tudo. Amém.