REFLEXÃO DIÁRIA
LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA
A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.
SETEMBRO DE 2025
1 – Segunda-feira – Santos: Josué, Vitório, Terenciano
Evangelho (Lc 4,16-30) "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres ...."
Jesus apresentou-se com as palavras de Isaías (61,1): era o enviado pelo poder misericordioso de Deus para anunciar salvação para pobres, cativos, cegos, oprimidos e todos que precisassem da graça e perdão. Foi enviado para nos salvar. Se o acolhemos, ele nos envia para que também nós sejamos levemos salvação para todos, principalmente para os mais necessitados de salvação.
Oração
Senhor Jesus, sou um dos que precisam de libertação e salvação. Bendito sejais por virdes em meu socorro. Eu vos acolho como meu salvador, minha única esperança de felicidade. Enviai sobre nós o Espírito que nos prometestes, para que nos transforme e possamos, unidos a vós, ser e anunciar salvação e libertação para todos. Ajudai-nos a não desanimar diante das dificuldades. Amém.
2 – Terça-feira – Santos: Bv. Apolinário Morel, Bv. Severino Girauld
Evangelho (Lc 4,31-37) "As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade."
Falar com autoridade, não é falar como quem manda, mas como quem sabe e garante o que diz. Jesus era diferente dos outros mestres, que apenas repetiam o que outros diziam. Falava do que sabia e vivia. Seus ouvintes não o sabiam, mas Jesus falava com a autoridade do Filho de Deus, que veio viver nossa vida humana, para que nós pudéssemos participar de sua vida divina como filhos.
Oração
Senhor Jesus, meu irmão de humanidade, meu divino salvador, fonte de vida, salvação e paz. Creio em vós, ponho em vós minha esperança. Tomai conta de minha vida, confio-me a vós; levai-me por onde e para onde quiserdes. Sois para mim a verdade, o caminho, a vida. Não permitais que me separa de vós. Dai-me fé robusta e amor grande para vos seguir na alegria e na paz. Amém.
3 – Quarta-feira – Santos: Gregório Magno, Aristeu, Basilissa
Evangelho (Lc 4,38-44) "Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões procuravam-no e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar."
De começo Jesus foi muito bem acolhido em Cafarnaum, que durante algum tempo foi centro de sua pregação, mas não se deixou seduzir nem prender pelo sucesso. De manhãzinha saiu da cidade e preparou-se para continuar suas jornadas por aldeias e povoados, para anunciar por toda a parte a chegada do Reino. O sucesso no apostolado não nos deve prender a um só grupo ou campo.
Oração
Senhor, graças a vossa ajuda tenho conseguido fazer algum bem com o anúncio de vosso evangelho. Não permitais que me contente com o que já consegui, nem que me prenda a lugares, cargos ou pessoas. Dai-me um coração livre, de modo que esteja pronto a ir fazer o que esperais de mim, com quem e onde quiserdes. Coloco-me todo a vossa disposição, a vosso serviço onde quiserdes. Amém.
4 – Quinta-feira – Santos: Vitalício, Moisés
Evangelho (Lc 5,1-11) "Simão respondeu: – Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes".
Mais de uma vez vivemos momentos iguais e dizemos o mesmo que Simão. Procuramos fazer o máximo, mas não temos sucesso, mesmo quando tentamos anunciar o evangelho. Só nos resta recorrer ao Senhor, renovar nossa entrega, e pedir que saia conosco na barca. Com ele a pescaria será sempre boa, mesmo quando nos parecer que o resultado é pequeno, os peixes poucos e miúdos.
Oração
Senhor Jesus, quando consigo bons resultados posso até me esquecer de vós, e achar que tudo me é possível. Quando, porém, nada dá certo, vós me ensinais que por mim mesmo nada posso. Preciso de vós, de toda a vossa ajuda, para ver o que devo fazer, e ter coragem de o fazer da melhor maneira possível. Quero ficar sempre convosco e lançar a rede onde e quando mandardes. Amém.
5 – Sexta-feira – Santa Teresa de Calcutá
Evangelho (Lc 5,33-39) "Vinho novo deve ser posto em odres novos. E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor."
Odre era um saco de couro para líquidos. Usando uma comparação Jesus lembrava que o vinho novo, fermentando, estourava os odres velhos. Também o evangelho só poderia ser recebido com uma nova mentalidade, porque exige renovação total. Jesus convida-nos a tomar os caminhos sempre novos por onde leva a igreja. E lembra-nos que, para o seguir, é preciso viver um processo continuo de conversão, de crescimento e de saída.
Oração
Senhor, renovai meu coração para que eu possa acolher a novidade de vossas palavras. Dai-me coragem de deixar tudo que for preciso deixar para vos seguir pelos caminhos novos por onde levais vossa igreja, sem querer negociar vossas ofertas. Ajudai-me a viver intensamente do vosso jeito, para que nada fora de vós me possa atrair. Confio em vós, porque sois meu Deus, e sei que sois o único que nos pode dar a felicidade. Amém.
6 – Sábado – Santos: Ledo, Mansueto, Beltrão
Evangelho (Lc 6,1-5) "Os discípulos arrancavam e comiam as espigas... Então alguns fariseus disseram: – Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?""
Fariseus eram rígidos nas interpretação dos mandamentos, pelo menos quando lhes interessava. O mesmo pode acontecer comigo, se não tomo cuidado. Não posso esquecer o que Jesus disse noutra ocasião: – O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado (Mc 2,27). Preciso respeitar o critério e a consciência de meu próximo, sem o condenar logo por não pensar como eu.
Oração
Senhor Jesus, quero viver como ensinais, e meus irmãos querem o mesmo. Porém, há pontos em que podemos discordar, mas nem por isso os posso condenar. Ajudai-me a respeitar a consciência de meu próximo, também quando quero ajudá-lo. Principalmente ajudai-me a não ser mais rigoroso do que vós. Ensinai-me a perdoar-lhes, pelo menos com a facilidade com que me perdoo. Amém.
7 – 23º Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Lc 14,25-33) "Qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar?"
Havia muito entusiasmo em torno de Jesus por causa de sua pessoa, de seu modo de agir, de seus milagres e de suas palavras. Ele mais de uma vez apresentava o que exige dos que o querem seguir como discípulos. Era preciso que, para segui-lo e aceitar seu modo de viver, estivessem prontos a deixar por ele tudo e todos, prontos a assumir todas as consequências de sua opção. Aceitá-lo ou rejeitá-lo era uma escolha que envolvia toda a vida e todo o futuro. Para deixar isso bem claro, Jesus apresentou duas comparações. Falou de um homem que, antes de iniciar uma construção examina suas possibilidades reais, e de um rei que não começa levianamente uma guerra. Devo também examinar bem as consequências de minha adesão a Jesus, ou de minha rejeição a ele.
Oração
Senhor, iluminai-me sempre com o dom da fé, para que veja que Jesus me oferece tudo quanto mais procuro: felicidade, paz, esperança. Ele não me impõe cargas, mas apenas me apresenta o caminho do bem e da verdade. De mim ele exige tudo, mas esse tudo é muito pouco em comparação com o muito que ele me oferece. Agradeço a oportunidade que me destes de conhecer Jesus, de ouvir tanto sobre ele. E mais ainda agradeço vossa graça que me tocou o coração e o transformou. Ajudai-me a ser fiel a meu compromisso com Jesus, a não o abandonar por nada deste mundo. Tenho medo do que o futuro me pode reservar, das decisões que deverei tomar. Entrego-me, por isso, em vossas mãos; tomai conta de mim, e não permitais que vos abandone. Amém.
8 – Segunda-feira – Natividade de Nossa Senhora
Evangelho (Mt 1,1-16.18-23) "Assim aconteceu o nascimento de Jesus: Maria, sua mãe, era noiva de José; antes de conviverem, ela ficou grávida por obra do Espírito Santo."
Maria, a mãe de Jesus, desde sempre fez parte do plano de Deus, para ser a mãe da humanidade de seu Divino Filho, por quem, em quem e para quem tudo seria criado. Todos nós também desde sempre fomos amados, escolhidos e chamados para ser filhos de Deus, pela nossa união vital com Jesus. Nunca agradeceremos devidamente a Deus o ter amado tanto Maria e a cada um de nós.
Oração
Senhor meu Deus, bendito sejais por terdes escolhido e amado tanto Maria nossa irmã. Bendito sejais pela sua bondade. Bendito sejais por nos ter criado por amor, para nossa participação na vida divina de vosso Filho. E bendito sejais por nos ter dado Maria como mãe e companheira em nossa caminhada no seguimento de Jesus. Senhor, hoje me alegro por sermos tão amados. Amém.
9 – Terça-feira – Santos: Pedro Claver, Tibúrcio, Cirano
Evangelho (Lc 6,12-19) "Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano."
Esse texto levou-me a pensar. Se quero ajudar meu próximo a conhecer Jesus e sua proposta de vida, então primeiro devo estar com ele na montanha, na solidão, no encontro demorado para o conhecer e conhecer-me. Depois preciso descer com ele, ir encontrar meus irmãos, conhecê-los e suas necessidades, dedicar-me a eles. Não importa o que sou na comunidade dos discípulos.
Oração
Senhor Jesus, vejo que para ajudar meus irmãos preciso primeiro vos conhecer muito de perto, deixar-me transformar por vós, para que não tenha só palavras para lhes oferecer. Estou aqui, tomai conta de mim, transformai-me, fazei que vos conheça. Ajudai-me a vos colocar no centro de minha vida, não permitais que me perca em desvios. E depois dai-me coragem para vos anunciar. Amém.
10 – Quarta-feira – Santos: Jáder, Sóstenes, Cândida Menor
Evangelho (Lc 6,20-26) "Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: – Felizes vós, os pobres, porque é vosso o Reino de Deus."
Se reconhecemos nossas limitações, se sabemos que nenhum bem terrestre pode saciar nossa sede de felicidade, se aceitamos nossa total dependência de Deus, então podemos alegrar-nos, somos felizes porque o Senhor vem ao nosso encontro, para nos salvar. Podemos alegrar-nos, porque ele nos liberta da tristeza dos enganos, da desesperança, da escravidão do mal e da falta de amor.
Oração
Senhor Jesus, alegro-me, creio que sois o Filho de Deus, vivendo nossa realidade humana. Sou feliz por saber que me unis a vós, e me fazeis participante de vossa vida divina. Unido a vós, toda minha vida ganha sentido, até os momentos de sombras. Guardai-me sempre convosco, segurai-me pela mão, não permitais que esqueça o quanto preciso de vós. Só vós podeis salvar-me. Amém.
11 – Quinta-feira – Santos: Dídimo, Diomedes, João Gabriel
Evangelho (Lc 6,27-38)"A vós que me escutais, eu digo: Amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam..."
Nessa passagem de Lucas temos o grande desafio que Jesus nos faz. Ninguém poderia pedir-nos tanto. Convida-nos a amar até os inimigos, a fazer-lhes o bem, a abençoá-los e orar por eles, não reagir a suas ofensas, não os condenar, mas tratá-los com misericórdia, com amor que venha do mais profundo de nosso ser. Não tenho como fugir. O jeito é pedir que o Senhor me ajude no impossível.
Oração
Senhor Jesus, somente vós podeis ajudar-me a viver a vossa oferta, muito acima de minhas forças. Exigis muito de mim. Pensando, porém, vejo que afinal isso é que gostaria de fazer, assim é que gostaria de amar e ser amado. Mudai-me, aumentai meu amor, alargai meu amor e minha misericórdia para que haja lugar para todos. Vou tentar, Senhor, amar e perdoar como ensinais e fazeis. Amém.
12 – Sexta-feira – Santos: Guido de Anderlecht, Selésio, Vitória Fornari
Evangelho (Lc 6,39-42) "Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho?"
O provérbio usado por Jesus pode ter mais de um sentido. Vamos escolher um. Diante dos atos e das palavras de nosso irmão, não nos podemos deixar guiar por preconceitos, pois eles nos cegam, nem pela antipatia que falseia nosso julgamento. Temos de ser objetivos e imparciais; e mais: devemos saber o que é certo ou errado, mas nem por isso podemos julgar a intenção de nosso irmão.
Oração
Senhor, como sou rápido no condenar meu irmão, mesmo quando nem tenho certeza que seja de fato errado o que ele faz. Perdoai-me, purificai meus sentimentos, iluminai-me, e dai-me uma capacidade muito grande de perdão e misericórdia. Perdoai-me. Ajudai-me, para que eu não apenas veja os erros, mas tudo faça para amparar os que erram, e levá-los de volta ao bom caminho. Amém.
13 – Sábado – Santos: João Crisóstomo, Maurílio, Ligório
Evangelho (Lc 6,43-49) "O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração."
Jesus tem razão. É o que já vimos tantas vezes na vida. Pessoas boas, capazes de amar. Só isso, mas isso é tudo. Porque amam, sabem acolher-nos como somos, perdoam, consolam e ajudam. Ensinam-nos sem dizer nada, simplesmente sendo. Precisamos agradecer a Deus que nos põe ao redor essas pessoas abençoadas. E aprender com elas a magia da bondade e do amor gratuito.
Oração
Senhor meu Deus, eu vos bendigo por tantas pessoas boas que colocais em minha vida. Abençoai seus dias, dai-lhes paz e alegria, para que não desanimem de nos ajudar. Multiplicai essas mulheres e esses homens, que para nós são anjos, mensageiros de vossa bondade. E dai-nos, também a nós, corações de bondade. Assim poderemos fazer um pouco melhor este nosso mundo. Amém.
14 – Domingo – Exaltação da Santa Cruz
Evangelho (Jo 3,13-17) "Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna."
Ao ler essa frase de João, podemos lembrar o
que nos diz Paulo na carta aos Efésios: "Nele (em Jesus) ele nos escolheu antes de criar o mundo, para sermos
santos e imaculados diante dele no amor, predestinando-nos a ser seus filhos
adotivos, por Jesus Cristo, conforme a decisão de sua vontade, para louvor e
glória de sua graça, com a qual nos enriqueceu em seu querido Filho. Nele temos
a redenção, por meio de seu sangue, a remissão dos pecados,
segundo a riqueza de sua graça..." (Ef 1,4-8) Deus amou-nos desde toda a
eternidade, e por isso nos criou, por pura bondade e amor, para ser seus filhos,
participantes de sua vida divina. Isso pela nossa união vital com Jesus, seu
filho que viveu nossa vida humana. Podemos confiar num Deus que nos ama tanto,
e só lhe podemos responder com o amor maior que nos for possível.
Oração
Senhor meu Deus, creio em vosso amor, creio em vossa promessa, aceito a vossa oferta. Por amor nos criastes, e não apenas nos ofereceis este mundo ao nosso redor. Fizestes-nos participar de vossa inteligência e sabedoria, e nos destes a capacidade de amar. E mais ainda: posso apenas intuir a grandeza de vosso amor, de vossa bondade inexplicável que vos leva a nos fazer participantes de vossa vida, de vossa felicidade, de vossa alegria. Por amor, deste-nos vosso Filho como nossos irmão de humanidade, nele e por ele nos fizestes filhos vosso. Diante de tanto amor e de tanta misericórdia, tenho de vos pedir: ajudai-me a vos amar. Tomai posse de minha vida. Mudai meu coração para que vos ame o máximo que me for possível. Amém.
15 – Segunda-feira – Nossa Senhora das Dores
Evangelho (Jo 19,25-27) "Perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena."
Ali estavam elas e o discípulo. Era a pequena comunidade, a pequena igreja fiel ao redor de Jesus, o Filho de Deus. Nessa pequena comunidade e na grande comunidade futura, Maria é a Mulher, a Mãe do discípulo amado e de todos os discípulos. É o que dizem comentaristas: não estamos diante de uma simples cena familiar, mas de um símbolo que somos desafiados a compreender.
Oração
Senhor meu Deus, escolhestes Maria, a mãe humana de vosso Filho divino, para ser mãe de vossa igreja. Ela é nosso modelo no esforço por seguir Jesus, intercede por nós, e ajuda-nos a compreender que nos quereis reunir numa grande família. Ajudai-nos, Senhor, a por um pouco mais de carinho em nosso relacionamento fraterno, para sermos família e não apenas organização universal. Amém.
16 – Terça-feira – Santos: Cornélio, Cipriano, Edite
Evangelho (Lc 7,11-17) "...levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva... Ao vê-la, o Senhor teve compaixão dela e disse-lhe: ─ Não chores!"
Ao ver a tristeza da mãe pelo filho morto, como também ao ver o paralítico à beira da piscina (Jo 5), Jesus toma a iniciativa. É levado pelo amor, pela compaixão. É sempre assim em nossa vida. Antes ainda de eu perceber minha necessidade, antes ainda de eu recorrer a ele, Jesus toma a iniciativa, vem em meu socorro. Acho até que ele me quer salvar mais do que eu quero ser salvo.
Oração
Senhor, bendito seja vosso amor imenso para conosco; adoro vossa incondicional bondade. Agradeço tanto cuidado comigo, tantas graças e tantas ajudas. Creio em vosso poder e em vosso amor. Confio em vós. Sei que me socorreis antes mesmo de eu perceber minha necessidade. Não permitais que me esqueça de vós, e dai-me a graça de sempre recorrer a vós pela oração. Amém.
17 – Quarta-feira – Santos: Roberto Belarmino, Hildegardes, Colomba
Evangelho (Lc 7,31-35) "Veio João, que não comia pão nem bebia vinho, e dissestes: – Ele está com um demônio! O Filho do Homem come e bebe, e dizeis: – É um comilão".
Jesus lembra-nos que devemos cuidar de nossos julgamentos, para não ser levados por preconceitos. Mas também nos ensina que não podemos nos preocupar demais com o que pensam as pessoas. Do contrário, haverá sempre muitos mal-entendidos e inúteis sofrimentos. Examinemos o que pensamos, avaliemos o que dizem, confrontemos isso com o evangelho e com a realidade dos fatos.
Oração
Senhor Jesus, iluminai meus julgamentos e dai-me apego total à verdade. Ajudai-me a estar sempre aberto para vossa verdade, e sempre disponível para ouvir a verdade de meus irmãos. Afastai de mim o preconceito que me leva a interpretar mal o que me dizem, e dai clareza ao que digo para evitar inúteis discussões. Fazei-nos sinceros, simples e transparentes como os que se amam.
18 – Quinta-feira – Santos: José de Copertino, Metódio do Olimpo, Ricarda
Evangelho (Lc 7,36-50) "Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume ... com lágrimas começou a banhar-lhe os pés .... os ungia com o perfume."
A mulher era conhecida como pecadora, e tudo que isso possa sugerir. Era, tinha sido pecadora. Não sabemos como conheceu Jesus, nem como ele transformou sua vida. Mas todos, principalmente eles, continuavam a desprezá-la. Jesus sabida: ela fora perdoada porque muito amara, e muito amava porque fora muito perdoada. É bom saber que posso contar com o amor de Cristo e seu perdão.
Oração
Senhor Jesus, agradeço por me terdes perdoado tanto, apesar de vos amar tão pouco. Com vossa ajuda quero amar-vos muito mais. Vinde, ocupai o centro de minha vida. E ensinai-me a ser misericordioso como vós. Que eu não condene ninguém por seus pecados, mas faço que puder, e faça certo, para os ajudar a vos encontrar. Senhor, somos todos pecadores, e precisamos de vós. Amém.
19 – Sexta-feira – Nossa Senhora da Salette, Santos: Januário, Constância
Evangelho (Lc 8,1-3) "Jesus andava por cidades e povoados anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres..."
Jesus e os doze escolhidos andavam por aldeias e povoados, anunciando a chegada do reino de Deus. Com eles iam algumas mulheres. Sua vida era bem difícil. Como o diz o próprio Mestre, não tinham, como as raposas, toca para se abrigar ou onde encostar a cabeça. Viviam do que lhes davam, dormiam onde podiam. A comunidade de Jesus continua precisando de homens e mulheres assim.
Oração
Senhor, fico incomodado com o exemplo dessas mulheres e desses homens que se colocavam a serviço do evangelho. Deixavam suas casas, seus barcos, seus guichês e suas bancadas de trabalho. Ajudai-me a descobrir o que ainda posso fazer pela propagação do evangelho. E dai-me coragem para deixar meu conforto tranquilo e fazer o que devo fazer como discípulo e seguidor vosso. Amém.
20 – Sábado – Santos: André Kim Taegon, Paulo Chong Hasang, Francisco Maria
Evangelho (Lc 8,4-15) "O semeador saiu para semear a sua semente. Ao semear, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram."
Essa parábola de Jesus está sempre a nos questionar. Obriga-me a pensar que ao me falar, Deus vem a minha procura, porque me ama e oferece uma vida plena agora e para sempre, na justiça e na paz. Não só me convida, mas ajuda-me com seu favor. Se não o escuta é por não querer e falta de amor. Não devo perder a oportunidade de escutar e aceitar sua proposta de misericórdia e amor.
Oração
Senhor Jesus, para acolher vossa palavra preciso estar disponível e disposto a ouvir, de coração faminto e sequioso. Para vos ouvir e aceitar vossa proposta, preciso que me ajudeis com vosso favor. Aumentai em mim o dom da fé e do amor; só assim vos posso compreender. Limpai-me dos espinhos e das pedras. E dai-me a graça de cada hora, para que vossa palavra germine em mim. Amém.
21 – 25º Domingo do tempo Comum
Evangelho (Lc 16,1-13) "Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz."
Assim Jesus termina a história do administrador desonesto. Não elogia sua desonestidade, mas chama nossa atenção para sua agilidade esperta, seu cuidado e esforço para enfrentar a situação. E deixa-me uma pergunta: por que não tenho a mesma sensatez, agilidade e cuidado ao cuidar de minha vida e orientá-la no caminho da verdade, do bem e da felicidade como Deus me propõe? Quanto cuidado tenho com minha saúde, meu descanso, minha formação e cultura, meus negócios e com tudo que se refere aos valores terrestres. Jesus convida-me a dar pelo menos a mesma atenção aos valores espirituais e eternos. O tempo voa, o passado não nos pertence, as oportunidades não voltam. Se quero, hoje, agora é o momento.
Oração
Senhor meu Deus, já me destes bastante tempo, e preciso perguntar-me como o tenho aproveitado e para quê. Será bom rever minhas preocupações e prioridades, quanto vivo de fato e quanto sou apenas levado pela rotina. Não posso dizer que tenha sido o servo fiel e sempre atento de que falais em vossas parábolas, ou trabalhador eficiente em vossa vinha. Perdoai-me se tenho corrido tanto levado por ilusões. Ajudai-me a pôr ordem em minha vida, a dar preferência ao que de fato importa, e mais ainda ao que dura para sempre. E não permitais que corra sozinho ou em busca apenas dos meus interesses e do meu bem terreno e eterno. Enquanto é tempo, quero ser bom administrador, e investir tudo que posso em vos amar e em amar meus irmãos. Amém.
22 – Segunda-feira – Santos: Focas, Santino, Emerano
Evangelho (Lc 8,16-18) "Prestai atenção a como ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até o que pensa ter.
Não basta apenas ouvir a palavra do evangelho. É preciso ouvir do jeito certo, pondo em prática o que se ouviu. Se começamos a praticá-lo com as possibilidades que temos no momento, receberemos de Deus a ajuda necessária para ir crescendo e melhorando. Se não aproveitamos, porém, a graça recebida, então iremos piorando e decaindo cada vez mais em nosso jeito de viver.
Oração
Senhor, aceito o que me ensinais, e quero pôr em prática vossas palavras. Mas vejo que ainda sou muito fraco, incapaz de viver plenamente vosso evangelho. Por isso vos peço que me ajudeis a começar, e que aumenteis minha força para que possa ir crescendo na procura da santidade que quereis de mim. Dai-me paciência e perseverança, para que não desanime nessa caminhada. Amém.
23 – Terça-feira – Santos: Pio de Pietrelcina, Lino, Helena de Bolonha, Tecla
Evangelho (Lc 8,19-21) "Jesus respondeu: – Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática."
Entre Jesus e seus seguidores, e entre esses, há um vínculo mais forte que os laços familiares, por mais legítimos que sejam. Jesus compromete-se comigo; seus seguidores comprometem-se comigo. Essa comunhão, essa partilha de vida apoia-me e leva adiante. Diante disso vejo que tenho um compromisso sério com Jesus, e também devo crescer na vida nova para levar comigo os irmãos.
Oração
Senhor Jesus, unido a vós tenho a vida nova que o Pai me oferece. Estreitai minha união convosco, para que me comprometa mais com vosso seguimento e vos seja fiel. Transformai-me, fazei-me a crescer na fé, no amor e na espeança. Ajudai-me também a viver meu compromisso com meus irmãos todos para que, unidos em vós e por vós, nos ajudemos na caminhada para a vida nova. Amém.
24 – Quarta-feira – Nossa Senhora das Mercês, S. Germaro
Evangelho (Lc 9,1-6) "Jesus convocou os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre os demônios e para curar doenças, e enviou-os a proclamar o Reino."
Jesus enviou os doze para levar a salvação prometida pelos profetas: a vitória sobre o mal e a libertação das fraquezas e maldades. Não eram apenas anunciadores, mas realizadores das promessas. Nós todos seguidores de Jesus somos enviados, cada um a seu modo, para anunciar e também levar a salvação, o reino da misericórdia e da vida nova na verdade, na fraternidade e na paz.
Oração
Senhor Jesus, sou feliz porque vos conheço e porque por tantos anos me levais pacientemente em vosso seguimento. Agradeço vossa bondade e peço que aumenteis meu amor por vós. Aceito a missão que me confiais, e quero fazer o que puder para que sejais conhecido e amado. Mostrai-me como posso ajudar meus irmãos a vos conhecer e seguir, e possamos transformar o mundo. Amém.
25– Quinta-feira – Santos: Aurélia, Cléofas, Vicente Stambi
Evangelho (Lc 9,7-9) "Então Herodes disse: – Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas? E procurava ver Jesus."
Era mais entre as pessoas simples do povo que Jesus era conhecido. Mas, autoridades religiosas em Jerusalém ouviam falar dele, e até ao palácio de Herodes chegava sua fama. Esse governador de um pequeno território estava curioso e até com um pouco de medo. Era, parece, apenas a curiosidade superficial de quem estava interessado em se encontrar com uma celebridade do momento.
Oração
Senhor, não é a curiosidade que me leva a vos querer conhecer. Eu vos procuro porque preciso de vós, sei que preciso de vós. Já percebi que por mim mesmo não posso ser feliz, nem me bastam as pessoas, por melhores que sejam. Só vós podeis dar-me a felicidade, só vós podeis satisfazer todos os meus anseios de paz. Mostrai-vos a mim, e ocupai o primeiro lugar em minha vida. Amém.
26 – Sexta-feira – Santos: Cosme, Damião, Elzeário de Sabran
Evangelho (Lc 9,18-22) "Aconteceu que Jesus estava orando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele."
Mais de uma vez os evangelhos falam de Jesus orando. Pelo que vejo, nesta passagem Lucas diz que os discípulos também estavam orando com ele, e não apenas estavam ali. Orando com Jesus é que aprendiam a orar, a entrar em contato com o Pai, a conhecer sua vontade, a entregar-nos em suas mãos. Se quero aprender a orar, é Jesus que me pode ensinar, mudando meu coração.
Oração
Senhor, ensinai-me a orar, a vos falar e principalmente a vos ouvir. Acalmai meu coração para que possa ficar em silêncio diante de vós, sem pressa e sem falsos compromissos. Ensinai-me a vos louvar e adorar como devo. Mais do que eu conheceis minhas necessidades e o que é melhor para mim. Confio em vós, cuidai de mim e dos meus, para que possamos estar sempre convosco. Amém.
27 – Sábado – Santos: Vicente de Paulo, Fidêncio, Florentino
Evangelho (Lc 9,43b-45) "Como todos admirassem quanto ele fazia, Jesus disse a seus discípulos: – Prestai bem atenção: o Filho do homem vai ser entregue às mãos dos homens."
Os discípulos estavam entusiasmados e conversavam sobre isso. Estariam a imaginar sucessos ainda maiores. Jesus previa o que o esperava e devia prepará-los aos poucos para o futuro. Eu também facilmente me entusiasmo quando tudo vai bem. É bom ter esses momentos. Mas devo saber que na vida, nos trabalhos e iniciativas haverá sempre momentos de incerteza e insucesso.
Oração
Senhor Jesus, sou muito confiante em mim mesmo quando tudo vai bem. É fácil orar, é fácil até amar; apostolado e trabalho, vida pessoal, familiar e de comunidade tudo sem nuvens. Agradeço esses tempos de calma, mas preciso que ajudeis a me preparar para as dificuldades e tempos de seca. Dai-me coragem, persistência e capacidade de alegrar-me até quando não é fácil sorrir. Amém.
28 – 26º Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Lc 16,19-31) "Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado."
Podemos interpretar de muitas maneiras essa parábola do homem rico e do pobre Lázaro. Vemos que a riqueza nem sempre é bênção e aprovação de Deus, nem a pobreza e a doença são castigos divinos. Não podemos agradar a Deus se a misericórdia não nos leva a partilhar nossos bens. Nosso futuro depende de como vivemos nosso presente. Para quem não ouve Deus em seu coração, de nada adiantam profetas ou milagres. Hoje, porém, uma idéia chamou minha atenção: por que fico pensando que o rico era feliz em seus banquetes, por que tenho certeza que o pobre Lázaro era também o infeliz Lázaro? Hoje fico então com essa ideia: a felicidade não vem nem da terra nem de fora; vem de Deus e de dentro de nós.
Oração
Senhor meu Deus, esta minha vida é cheia de limitações, e incertezas. Já aprendi que não posso confiar em mim mesmo, nem pôr minha confiança completa nas cosias e nas pessoas. Sou feliz, mas nada me dá felicidade completa. Acredito que somente vós me podeis fazer totalmente feliz. Ajudai-me, então, a não correr atrás de falsas alegrias, e a perceber que só posso encontrar felicidade plena em vós e na partilha com meus irmãos. Os bens materiais não nos podem satisfazer o coração, mas são importantes para nós. Dai-nos, pois, os bens necessários, mas que saibamos manter livre nosso coração. Olhai pelos pobres, para que não desesperem. E que vivamos nossas necessidades e nossas facilidades na esperança da felicidade completa que nos prometeis. Amém.
29 – Segunda-feira – Santos Arcanjos Miguel, Gabriel, Rafael
Evangelho (Jo 1,47-51) "Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: 'Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade'."
Jesus fez um grande elogio a esse Natanael, que talvez fosse o apóstolo também chamado de Bartolomeu. Disse que ele de fato fazia parte do povo de Deus, era fiel à aliança, e sem nenhuma falsidade servia o Senhor. Bem que isso poderia ser um programa para nós: vamos viver intensamente nossa aliança com Deus e com os irmãos, e assumir uma atitude de coerência total em nossa vida.
Oração
Senhor, alegro-me com Natanael e tantos irmãos e irmãs na fé, que vivem fielmente como nos ensinastes. Bendigo-vos por tantos santos e santas que vou encontrando na vida, gente humilde e desconhecida, mas que vos ama tanto. Guardai-os em vossa amizade, ajudai-os a crescer no amor e na disponibilidade em favor de todos nós. Dai-lhes a paz, muita alegria e a fidelidade. Amém.
30 – Terça-feira – Santos: Jerônimo, Simão de Crépu, Gregório, o Iluminador
Evangelho (Lc 9,51-56) "Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: – Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?"
Foi a reação dos discípulos quando a aldeia samaritana não acolheu Jesus que ia para Jerusalém. Jesus fora rejeitado em Nazaré e seria rejeitado em Jerusalém. João e Tiago ainda imaginavam um Messias poderoso e queriam pedir um castigo divino para quem o rejeitasse. Mas Jesus não veio para se impor pela força. A fé, a vida cristã não podem ser impostas pela força. Boa lição para mim.
Oração
Senhor meu Deus, muitas vezes vossos discípulos quiseram impor vosso evangelho com a força de leis e até de armas. É uma tentação que ainda não morreu. Fazei-me entender que só posso passar a outros vosso jeito de pensar e de viver mostrando amar, respeito e compreensão. O que devo é mostrar com minha vida como é bom vos seguir. Perdoai-me; pois sou tão rápido em condenar. Amém.