REFLEXÃO DIÁRIA
LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA
A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.
NOVEMBRO DE 2025
1 – Sábado – Todos os Santos
Evangelho (Mt 5,1-12a) "Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus."
A promessa de Jesus é para todos que procuram vivem como ele ensinou, à procura de uma felicidade nova. Que não está na posse de bens, nem exclui aflições, não está na força ou no poder, mas na bondade e na justiça. Oferece-nos já agora a felicidade que está no amor misericordioso na vivência da paz dos filhos de Deus, mesmo se perseguidos por anunciar o reinado do Pai.
Oração
Senhor meu Deus, vós nos criastes para chegar à perfeição de todo o nosso ser, pela nossa interseção em vosso Filho encarnado. Hoje vos bendigo por todos, homens e mulheres de todos os tempos, que levastes a essa santidade. Vós os ajudastes a vencer sua fragilidade, e os ajudastes a amar. Olhai também por nós que ainda estamos na estrada, a caminhar na esperança da vida nova. Amém.
2– Domingo – Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos
Evangelho (Jo 6,37-40) "Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda a pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia."
Jesus pela sua vida, morte e ressurreição é nossa esperança de vida por toda a eternidade, vida plena, na íntima união de conhecimento e amor com a Trindade e com os irmãos. Entre nós e os que já foram chamados para a casa do Pai continua existindo a unidade na fé, no amor e na esperança. Eles já vivem a claridade da visão, nós ainda caminhamos no crepúsculo da fé. Nós ainda vivemos o amor como aprendizes, eles os vivem na plenitude da união. Eles vivem a felicidade que sempre sonharam, nós ainda a procuramos na esperança. É bom lembrar-nos deles, do que viveram e fizeram por nós, e agradecer a Deus a vida que lhes deu. É bom saber que podemos contar com sua intercessão por nós, para que não faltemos ao encontro marcado.
Oração
Senhor Jesus, hoje quero lembrar-me de tantos e tantas que vos amaram, de tantos e tantas que que conquistastes, mesmo se nem soubessem vosso nome. Agora, terminada a travessia, vos bendizem e agradecem o amor que lhes destes. De modo especial lembro os que conheci, parentes, amigos, que me ajudaram a vos conhecer e seguir. A lista faz-se sempre mais longa e a saudade sempre maior. Agradeço por os ter colocado em minha vida, e alegro-me por saber que os recompensais como eu não poderia fazer. E fazei que sua lembrança nos inspire, e seu exemplo nos ajude no rumo certo. Senhor, não quero esquecer os esquecidos de quem ninguém se lembra. Não preciso vos pedir; tenho certeza que deles vos lembrais de modo especial. Amém.
3 – Segunda-feira – Santos: Martinho de Lima, Sílvia, Malaquias, Humberto
Evangelho (Lc 14,12-14) "Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos".
Aproveitando o ambiente da refeição que lhe fora oferecida, Jesus chamou a atenção dos presentes para um ponto que às vezes esquecemos. Ao fazer o bem, não devemos ter em vista vantagens e retribuições humanas. Devemos fazer o bem porque essa é nossa obrigação, ou melhor: essa é nossa grandeza, nossa maneira de participar da bondade gratuita de Deus nosso Pai.
Oração
Senhor, agradeço a possibilidade que me dais de fazer o bem, de ajudar meu próximo. Não permitais que eu me deixe levar por interesses e vantagens humanas, nem pela vaidade. Aumentai minha generosidade e minha disponibilidade para o bem dos mais necessitados. Que eu não procure aplausos e elogios, mas que seja humilde o bastante para aceitar o bem que disserem de mim. Amém.
4 – Terça-feira – Santos: Carlos Borromeu, Claro, Vital
Evangelho (Lc 14,15-24) "Um homem que estava à mesa, disse a Jesus: – Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!"
De um modo usado naquele tempo, um dos convidados disse a Jesus: – Feliz quem aceita a bênção, a felicidade, a salvação oferecida por Deus. Jesus continuou no mesmo modo de falar e disse que todos somos convidados para o banquete da salvação, mas precisamos resolver se aceitamos ou não o convite. Essa é a decisão mais importante de nossa vida. Está em jogo a eternidade.
Oração
Senhor Jesus, conheço bastante bem vosso convite e vossa oferta, Preciso de vossa ajuda para me decidir. E preciso que continueis a me segurar, para que vos continue fiel até o fim. Dai-me a graça de o tempo todo continuar pedindo vossa ajuda, a graça de orar sempre sem nunc a desistir. Quero estar convosco, à vossa mesa. Não permitais que me deixe seduzir pelos enganos da vida. Amém.
5 – Quarta-feira – Santos: Isabel e Zacarias, Galácio
Evangelho (Lc 14,25-33) "Qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar?"
Jesus deixa claro que para segui-lo é preciso uma opção radical por ele, dando-lhe preferência total. Por isso mesmo insiste que essa opção não pode ser leviana e impensada. Somos convidados a fazer uma escolha que irá condicionar toda a nossa vida, a de agora e a da eternidade. Temos de continuamente ver se nossa decisão continua firme, se continuamos ou não coerentes com ela.
Oração
Senhor, há tanto tempo cuidais de mim, continuamente me atraindo para vós, convidando-me e dando-me todas as ajudas necessárias para me decidir por vós. Hoje quero renovar minha escolha: eu vos quero seguir. Para vos ser fiel quero deixar tudo e todos que me possam afastar de vosso caminho. Dai-me a perseverança até às últimas consequências e até o fim de minha vida. Amém.
6 – Quinta-feira – Santos: Ático, Leonardo de Limoges
Evangelho (Lc 15,1-10) "Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte."
Já me aconteceu, e talvez também com você, que na igreja, ao ver alguma pessoa, me perguntei como e por que ela estava ali. Ainda bem que Deus não julga nem condena como eu. Ama todos, quer a felicidade de todos, acolhe a todos. É paciente e teimoso, nunca desiste de nós. E sabe o que fazer para nos levar para casa, apesar de tantas e tantas vezes já termos fugido desse seu amor.
Oração
Senhor meu Deus, conheço minhas limitações e minhas maldades. É bom ouvir Jesus dizer que nos amais apesar de tudo. Agradeço tanta bondade e esse vosso amor que não mereço. Aceito o perdão que me ofereceis e quero, com vossa ajuda, viver em vossa amizade. Cuidai de mim, protegei-me de mim mesmo, não deixeis que vos abandone. Quero estar sempre em vossa casa. Amém.
7 – Sexta-feira – Santos: Amaranto, Carina, Pedro de Ruffia
Evangelho (Lc 16,1-8) ) "Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz."
Na parábola Jesus fala da esperteza de um homem para se garantir o futuro. E diz que não podemos ser menos espertos, nem menos previdentes quanto ao futuro que nos espera. Temos de agora tomar as decisões certas em tudo: em nosso relacionamento com Deus e com os outros, na administração de nossos bens materiais, na organização de nossa vida e na escolha de nossos objetivos.
Oração
Senhor, quem administra deve prestar contas ao dono. Pensando bem, sou apenas um administrador, não sou dono nem de mim mesmo, nem de minhas habilidades. Tudo é vosso, e a vós devo prestar conta de cada momento de minha vida, de cada decisão. Dai-me a vontade de acertar, iluminai-me para tomar uma decisão correta, e que depois eu tenha coragem de a por em prática. Amém.
8 – Sábado – Santos: Deodato, Godofredo, Bv. João Duns Escoto
Evangelho (Lc 16,9-15) "Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas."
O texto original, em vez de "dinheiro", usa uma palavra do aramaico "mamona", que quer dizer "riquezas". Essa palavra é usada só nesta passagem, em Mateus e uma vez no A. T. Por que Lucas conservou esse termo? Talvez para insinuar que não se trata de riqueza adquirida injustamente, mas de toda e qualquer riqueza que, por si mesma, é enganadora e pode afastar-nos de Deus e dos irmãos.
Oração
Senhor, agradeço tantos bens que me destes. Dai-me também a sabedoria de usá-los só para o bem e para a ajuda a meus irmãos. Afastai-me da cobiça e da avareza, do desperdício e do consumo exagerado. Ensinai-me a partilhar o que tenho, a economizar para que o necessário não falte aos outros. E ajudai-nos a tudo fazer para que no mundo exista mais justiça e mais amor. Amém.
9 – Domingo – Dedicação Basílica do Latrão
Evangelho (Jo 2,13-22) "Então os judeus perguntaram a Jesus: "Que sinal nos dás para mostrar que podes agir assim?"
Jesus expulsou, com certa violência, os que profanavam o Tempo de Deus. Seus adversários queriam saber com que autoridade podia fazer aquilo, pois afinal o consideravam como um simples membro do povo, não sendo nem mesmo parte do grupo dos sacerdotes. Jesus não apela para nenhuma autoridade humana. Com palavras veladas ele diz que o pode fazer porque é senhor da vida e da morte, ou melhor, que não é simples homem, mas alguém que tem o poder divino. Podem até matá-lo, mas a vitória final será dele, pois ele não é um simples homem. Como o dirá outras vezes, ele é o Filho, que recebeu do Pai todo o poder. Como outras vezes, Jesus recusa-se a dar uma demonstração espetacular de seu poder. Quer ser aceito apenas pela fé.
Oração
Senhor Jesus, eu me entrego totalmente a vós, com toda a confiança, porque não sois um simples homem. Creio que sois o Filho de Deus, aquele por quem e para quem tudo existe, sois fonte de vida divina para mim, o único capaz de me libertar do mal e do pecado. Aumentai em mim a fé, essa aceitação amorosa de vosso poder divino e da vossa presença humana entre nós. É isso que vos peço, sem esperar milagres e maravilhas que me obriguem a acreditar em vós. Não vos peço curar miraculosas, peço apenas que me ajudeis a viver de maneira que possa viver para sempre convosco, por toda a eternidade. Amém.
10 – Segunda-feira – Santos: Leão Magno, Ninfa, Florência
Evangelho (Lc 17,1-6) "Se o irmão pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: 'Estou arrependido', tu deves perdoá-lo."
Não podemos viver sem os outros, mas sempre há choques entre nós, porque somos frágeis e um tanto maus. Nós nos machucamos, mesmo sem querer. Por isso mesmo não podemos viver sem nos perdoar. Mas, nem sempre é fácil perdoar, porque temos nossos melindres e ainda não amamos o bastante. Precisamos que o Senhor mude nosso coração e nos ensine perdoar.
Oração
Senhor Jesus, dizeis que somos perdoados só se perdoarmos aos irmãos. Mas, para perdoar precisamos que antes nos perdoeis, que nos devolvais à vida e o vosso favor. Purificai-me de ressentimentos e rancores, amansai meus ímpetos de desforra, aumentai meu amor. Jesus, ajudai-nos a todos, ajudai-nos a perdoar, pois não podemos viver se não nos perdoamos muitas vezes cada dia. Amém.
11 – Terça-feira – Santos: Martinho de Tours, Verano, Mena
Evangelho (Lc 17,7-10) "Também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos foi mandado, dizei: – Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer."
Com essa parábola ensina Jesus que nada podemos exigir de Deus. Tudo que fizermos por ele nada mais é que nossa obrigação. Todo bem em nossa vida é dom de sua graça e de seu amor. Se quisermos, podemos dizer isso de outra maneira igualmente verdadeira: tudo que fizermos por Deus nada é em comparação com seu amor por nós. Diante desse amor somos sempre devedores.
Oração
Senhor, tenho feito muito pouco por vós, pouco tenho correspondido ao amor que me mostrais. Nada posso cobrar de vós; tudo que sou, tenho e faço é dom que me fazeis; sem vós nada sou. Agradeço todo o bem que me dais, reconheço vossa bondade e vossa paciência comigo. Peço apenas que me guardeis em vossa amizade, e cuideis que eu nunca vos abandone. Amém.
12 – Quarta-feira – Santos: Josafá, Livino, Cuniberto
Evangelho (Lc 17,11-19) "E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?"
Em primeiro lugar noto a confiança mostrada por esses dez leprosos. Aos gritos pediram a cura. Mas não foram atendidos logo, pois Jesus apenas mandou que fossem mostrar-se aos sacerdotes. Podemos imaginar sua alegria quando se viram curados. Podiam afinal voltar ao convívio familiar e social. Apesar da grandeza do favor, só um estrangeiro lembrou-se de voltar para agradecer a Jesus.
Oração
Senhor, já me fizestes muitos favores, muitas vezes perdoastes meus pecados, e tudo isso apenas por amor, sem merecimento meu. No entanto, poucas vezes eu vos agradeci tanta bondade. Quando faço oração, é quase só para pedir novas graças. Perdoai minha ingratidão. Quero lembrar-me sempre de tudo que fizestes por mim, e dizer a todos que sois infinitamente bom e poderoso. Amém.
13 – Quinta-feira – Santos: Diogo de Alcalá, Estanislau Kostka
Evangelho (Lc 17,20-25) "Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus."
Muitos esperavam a manifestação do poder de Deus pela derrota dos inimigos. Para Jesus, o reinado de Deus, a manifestação do poder salvador acontece no coração das pessoas e no conjunto da sociedade. Mansamente, de modo quase imperceptível o Senhor em cada um e na humanidade toda. Sem esperar manifestação espetacular, abramos o coração, e sejamos luz e fermento de paz.
Oração
Senhor Jesus, creio que sois o salvador, que nos fazeis participar de vossa vida divina. Creio que vosso poder nos liberta do mal e nos leva a viver no bem, na verdade e na justiça. Mesmo quando pareceis ausente e esquecido, transformais a humanidade e cada um de nós. Confio em vosso poder e em vossa presença entre nós, na igreja e no mundo. Somente vós sois nossa esperança. Amém.
14 – Sexta-feira – Santos: Nicolau Tavelic, Veneranda, Filomeno
Evangelho (Lc 17,26-37)"Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem......"
Influenciados por ideias do tempo, inicialmente os discípulos esperavam que logo chegaria o fim, com a manifestação gloriosa de Cristo. Quando Lucas escreveu, nada tinha acontecido. Por isso ele os ajuda a entender que deviam preocupar-se com o fim de cada um, e nem tanto com o final dos tempos. Precisavam estar atentos, preparados para prestar conta de sus escolhas de vida.
Oração
Senhor Jesus, creio em vossas promessas, creio que a vitória final será vossa, e que dela participaremos. Devo, porém, pensar no presente e viver o presente, seguindo vossos passos e colaborando na transformação do mundo. Ajudai-me a estar sempre preparado para vossa vinda a cada momento, pronto a querer o que quereis. Fazei que eu saiba aproveitar cada minuto que me dais. Amém.
15 – Sábado – Santos: Alberto Magno, João Licci, Fidenciano
Evangelho (Lc 18,1-8) "Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir..."
O mau juiz da parábola atendeu o pedido da viúva para evitar aborrecimentos. Deus, porém, atende nossos pedidos por amor. Se Jesus insiste que devemos pedir sempre, sem desistir, não é para convencermos Deus de nossas necessidades. É para que tomemos consciência de nossa necessidade, reconheçamos nossa pobreza e manifestemos nossa confiança filial em sua bondade imensa.
Oração
Senhor, sei que conheceis minhas necessidades e estais sempre pronto a atender meus pedidos de socorro. Eu é que nem sempre estou convencido de minha total dependência de vossa bondade. Sem vós eu nada posso, nem querer o bem, e muito menos fazê-lo. Ajudai-me, pois, a sempre recorrer a vós, pedindo socorro em todas as minhas necessidades temporais e espirituais. Amém.
16 – 33º Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Lc 21,5-19) "Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: – Sou eu! e ainda: – O tempo está próximo' Não sigais essa gente!"
Nessa passagem e em sua continuação, Jesus fala da destruição de Jerusalém e do final dos tempos, quando se completará a obra da salvação. À primeira vista parece que Jesus indica sinais que possibilitariam saber quando isso iria acontecer. A linguagem que ele usa, porém, é a mesma de antigos profetas quando falavam do futuro, da manifestação da justiça divina ou de sua misericórdia na história do povo, ou do final dos tempos. Nessa linguagem misteriosa não encontramos nem precisamos procurar indícios da proximidade desse final só conhecido por Deus. Não podemos esquecer o que diz Jesus: "Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: – Sou eu! e ainda: – O tempo está próximo. Não sigais essa gente!"
Oração
Senhor Jesus, creio que sois o Salvador, e que será vossa a vitória final sobre o mal. Creio que infalivelmente se cumprirá o projeto do Pai, a decisão de reunificar tudo em vós, a humanidade e a natureza toda. Ainda não posso compreender plenamente como isso acontecerá; agora vivo apenas na fé, que me dá certeza, mas não me dá clareza. Confio em vós, e essa confiança ajuda-me a não me apavorar diante do futuro ou da aparente vitória do mal no presente. Tudo está em vossas mãos, e tudo fareis para nosso bem. Confio que estais sempre do nosso lado para nos proteger. Ajudai-me a caminhar tranquilamente, à luz da fé, sem me deixar perturbar por falsos profetas que vivem anunciando para amanhã um pavoroso final dos tempos. Quero apenas viver o dia a dia convosco, sem medos nem vã curiosidade. Amém.
17 – Segunda-feira – Santos: Isabel da Hungria, Vitória, Alfeu
Evangelho (Lc 18,35-43) "Então o cego gritou: 'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!' As pessoas que iam à frente mandavam que ele ficasse calado."
Sempre que leio essa passagem, pergunto-me por que as pessoas que caminhavam à frente de Jesus não queriam que o cego gritasse. Não queriam que um mendigo cego e esfarrapado perturbasse sua piedosa tranquilidade? Queriam evitar que Jesus fosse importunado? Ou talvez se sentissem incomodados com aquela manifestação de fé tão confiante, que lhes parecia muito ingênua.
Oração
Senhor, tenho a impressão que às vezes eu também atrapalho aqueles que se querem aproximar de vós. Fico incomodado com algumas manifestações de piedade, crítico gestos de devoção que julgo sem muito significado. Ajudai-me a aprender que há muitos jeitos de orar e de mostrar nossa entrega em vossas mãos. Que vendo a oração desse cego, eu comece a orar como devo. Amém.
18 – Terça-feira – Santos: Salomé de Cracóvia, Odo de Cluny, Maudez
Evangelho (Lc 19,1-10) "Zaqueu queria ver quem era Jesus, mas não podia, por causa do povo, pois era muito baixo. Correu à frente e subiu numa figueira."
Apesar de ser desprezado pelos que se julgavam piedosos, Zaqueu era uma homem importante, rico e de posição social. Sua vontade de conhecer Jesus devia ser muito grande, porque deixou de lado sua pose de homem sério e trepou numa figueira. Alguns devem ter olhado para ele com um sorriso irônico nos lábios. Ele, porém, conseguiu ver Jesus e até mais: pôde recebê-lo em casa.
Oração
Senhor Jesus, Zaqueu deixou-se conquistar por vós, deixou tudo, mudou de vida para ser vosso discípulo. Conquistai-me também, seduzi meu coração, arrastai-me em vossa companhia. Dai-me coragem para deixar tudo quanto for preciso abandonar para vos seguir. Que eu não tenha medo do que outros vão pensar e dizer, que eu não me importe com as dificuldades nem com as perdas. Amém.
19 – Quarta-feira – Santos: Roque Gonzales, Afonso Rodriguez, João del Castilho
Evangelho (Lc 19,11-28) "Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo."
A circunstância ajuda-nos a perceber o sentido da parábola: a salvação trazida por Jesus não vai chegar imediatamente à sua conclusão. Haverá um prazo, cuja duração não sabemos, durante o qual Jesus já não estará visível entre os seus. Todos, porém, devem continuar vigilantes, fazendo render o que lhes foi confiado. Só depois se manifestará plenamente o que Deus planejou para nós.
Oração
Senhor, eu creio em vossas promessas, apesar de às vezes parecer que tudo continua como antes. Aumentai minha fé, para que eu possa perceber como discretamente fazeis fermentar este nosso mundo. Quero ser fiel à tarefa recebida, quero fazer render ao máximo os dons que me confiastes. Ajudai-me a continuar sempre firme, à espera da plena realização de vossas promessas. Amém.
20 – Quinta-feira – Santos: Edmundo, Ambrósio de Camaldoli, Otávio
Evangelho (Lc 19,41-44) "Quando Jesus se aproximou de Jerusalém... começou a chorar. E disse: 'Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!'."
Jesus, o Filho de Deus encarnado, experimentou as nossas emoções. Lucas fala de um momento de extrema tristeza. Jesus amava as pessoas, amava seu povo, e de todo o coração queria que encontrassem a paz, a felicidade. Sofria ao ver como muitos não o aceitavam, nem abraçavam sua proposta de vida. Não os ameaçava, apenas sentia porque sofreriam as consequências de sua rejeição.
Oração
Senhor, por amor quereis salvar-me da infelicidade. Não me quereis impor nada, apenas me ofereceis uma saída, um sentido para a minha vida pela participação na vossa própria vida. Tenho certeza que, durante vossa vida na terra, ficastes triste ao prever minhas resistências, e minha falta de entusiasmo por vós. Perdoai-me, tomai conta deste meu coração para que vos acompanhe. Amém.
21 – Sexta-feira – Santos: Gelásio I, Alberto de Lovaina, Celso
Evangelho (Mt 12,46-50) "Todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."
É bom ouvir essas palavras de Jesus: "todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe". Se acreditamos nele e o amamos, ele nos une a si da maneira mais íntima que possamos imaginar. Ele está conosco, e jamais nos abandonará, haja o que houver. O importante é que nós sejamos fieis e não o abandonemos, por ninguém, por nada.
Oração
Senhor, agradeço porque me chamastes e me unistes a vós. Essa é a maior felicidade que eu poderia ter. Sois meu Deus, mas sois também meu irmão. Sois o todo-poderoso, mas quisestes ser homem para que eu, de certo modo, pudesse ser divinizado. Seria loucura não aceitar o que me ofereceis. Conheço minha cegueira, por isso peço que não permitais que me separe de vós. Amém.
22 – Sábado – Santos: Cecília, Áfia, Pragmácio
Evangelho (Lc 20,27-40) "Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele."
Aqueles saduceus não acreditavam na ressurreição. Entendiam a ressurreição como continuidade desta vida, é viam o absurdo dessa ideia. Nós acreditamos que, por nossa íntima união com Jesus, viveremos para sempre na felicidade e na paz, como pessoas humanas e não como espíritos desencarnados. Como será essa vida, é a surpresa que Deus nos reserva, e que não podemos imaginar.
Oração
Senhor Jesus, creio que morrestes na cruz, mas em vossa humanidade viveis a vida nova, da qual nos fazeis participar. Espero essa vida nova, na felicidade e na paz, na perfeição para a qual fui criado. Não posso imaginar como será essa vida plena de participação na vida da Trindade. Confio em vós, creio em vossa promessa, e entrego-me em vossas mãos, à espera da vida prometida. Amém.
[i]23 – Domingo – Jesus Cristo, Rei do Universo
Evangelho (Lc 23,35-43) "Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, e diziam: 'Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!'."
Os adversários de Jesus entenderam muito bem que ele se apresentava como o Salvador prometido, como o Messias (rei ungido). Mas, entendiam que o Salvador que esperavam devia ser um rei poderoso, um rei para dar ao povo hebreu um poderio e uma força como nunca tinha tido no passado. Esperavam um rei humano, por mais poderoso que fosse. Apegados a essas idéias, não quiseram reconhecer Jesus como salvador. Jesus tem o poder de salvar, dirige a caminhada da humanidade porque é o Filho de Deus Encarnado. Seu poder é divino. Não é um simples governante de algum povo. Não precisa da força das riquezas ou das armas. Age diretamente nos corações, conquista pelo amor e pela verdade. Não precisa livrar-se da cruz para provar seu poder.
Oração
Senhor Jesus, diante de vossa cruz eu quero dizer com aquele oficial romano (Mc 15,39): "Na verdade tu és o Filho de Deus". Creio que sois o Filho de Deus, e que por isso tendes todo o poder para me transformar e salvar, e creio que me amais como só um Deus me poderia amar. Aceito a salvação que me ofereceis, quero viver do jeito que ensinais, sei que fora de vós não posso encontrar verdade, justiça ou felicidade. Minha vida, agora e para a eternidade, está em vossas mãos, pois dependo totalmente de vossa bondade. Ajudai-me, Senhor, a vos fazer conhecido e amado por todos, para que tenham a mesma felicidade que me destes. Ajudai-me a colaborar com vossos discípulos para que nosso mundo seja iluminado por vossa bondade e guiado por vossa justiça. Amém.
24 – Segunda-feira – Santos: André Dung-Lac, Porciano, Crisógono
Evangelho (Lc 21,1-4) "Essa pobre viúva ofertou mais do que todos... na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver".
Admirando e louvando a generosidade da pobre viúva, Jesus certamente lembrava tantos outros exemplos de generosidade que encontrara. Sem falar de Maria e José, lembrava as pessoas que vira dando esmola aos pobres, partilhando água e comida ou socorrendo doentes. Afinal ele mesmo disse que ser generoso com os pobres e necessitados é ser generoso com ele e com o Pai.
Oração
Senhor, eu vos bendigo por tanta gente boa que existe. Gente que de sua pobreza sabe tirar recurso para ajudar os outros. Dai-lhes a recompensa de vosso amor e a certeza de estar semeando um mundo melhor. Peço de modo especial por aqueles que me ajudaram e ainda me socorrem com seu amor e dedicação. Quero dizer a sério o que repito tantas vezes: "dai-lhes a paga, ó Deus". Amém.
25 – Terça-feira – Santos: Belina, Conrado, Bv. Tiago Alberione
Evangelho (Lc 21,5-11) "Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído".
Jesus anuncia a destruição de Jerusalém e depois, usando uma maneira de falar própria do tempo, fala do final de nosso tempo. Deixa claro que esse final não sabemos quando será. De momento vamos ficar com uma idéia que nos pode ajudar: a realidade atual, os bens desta terra, tudo isso é transitório e não nos pode dar a felicidade que procuramos. Não podemos nos apegar a isso.
Oração
Senhor, quero desempenhar minha tarefa, procurando administrar e melhorar o mundo que nos confiastes, para que todos tenham condições melhores de vida. Não permitais que me esqueça que a felicidade completa haverá só quando estivermos reunidos na vida que dura para sempre. Que eu saiba usar os bens terrestres sem perder os bens eternos que reservais para quem vos ama. Amém.
26 – Quarta-feira – Santos: Belina, Conrado, Bv. Tiago Alberione
Evangelho (Lc 21,12-19) "Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos... levados diante de reis e governadores por causa do meu nome."
Não sabemos quanto tempo ainda haverá de durar esta nossa realidade humana atual. É inútil ficar imaginando quando e como acontecerá esse final. O importante é saber que Jesus continua presente entre nós. O que não impede que nós, seus discípulos, na medida de nossa fidelidade, encontremos sempre dificuldades e incompreensões. Permanecendo firmes é que ganharemos a vida.
Oração
Senhor, não tenho muita coragem, e fico meio espantado quando dizeis que seremos perseguidos. Se assim deve ser, ajudai-me, dai-me coragem e confiança para não vos atraiçoar. Cuidai que eu não vos seja infiel, pelo menos nas pequenas coisas da vida. Sem me preocupar com grandes heroísmos, quero mostrar minha fé no dia a dia. Confio em vós, que estais sempre a meu lado. Amém.
27 – Quinta-feira – Nossa Senhora das Graças
Evangelho (Lc 21,20-28)
Evangelho (Lc 21,20-28 "Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima."
A destruição de Jerusalém é figura do fim dos tempos. A descrição de ambos é feita no jeito de falar da Bíblia, e não precisa ser interpretada literalmente. Jerusalém e toda a realidade presente, tanto as coisas da natureza como as criações humanas, não duram para sempre. Isso não deve ser para nós motivo de medo; devemos alegrar-nos porque ainda teremos uma realidade muito melhor.
Oração
Senhor, por enquanto conheço apenas as coisas desta terra, desta minha vida presente. Fico sem saber como imaginar o futuro que me espera. Quero, porém, confiar em vós, em vosso amor e poder. Creio que preparais para mim uma outra realidade muito melhor, muito mais bela e mais feliz do que a atual. Alegro-me desde já, com a certeza que cumprireis todas as vossas promessas. Amém.
28 – Sexta-feira – Santos: Tiago das Marcas, José Pignatelli, Estêvão, o Moço
Evangelho (Lc 21,29-33) "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar."
Como sabemos prever o tempo, podemos e devemos também perceber os sinais que nos mostram que o Reino de Deus está acontecendo ao nosso redor. Não apenas chegando à sua realização final, mas também nas suas manifestações parciais. Jesus o prometeu, e desde agora manifesta seu poder salvador em muitos indícios, aos quais devemos estar atentos, mesmo aos menores.
Oração
Senhor, eu vos louvo e bendigo porque vosso Reino se manifesta na ação de tantas pessoas ao meu redor, pessoas guiadas pelo amor e pela verdade. Renovo minha esperança no futuro, porque vós estais sempre agindo e fazendo nossa salvação. Vosso poder é maior que o do mal, e infalivelmente a vitória final será vossa. Perdoai-me se às vezes duvido da força de vosso amor. Amém.
29 – Sábado – Santos: Iluminada, Brás de Véroli, Paramão
Evangelho (Lc 21,34-36) "Ficai atentos e orai sempre, para possais escapar a tudo o que deve acontecer e para estar confiantes diante do Filho do Homem".
Temos de estar sempre atentos, sempre na presença de Deus, porque não sabemos a hora da vinda do Senhor. Nem da vinda definitiva, nem das suas diversas passagens por nossa vida. Não podemos perder a hora da graça, as ocasiões que nos oferece, como também não podemos deixar que nos surpreendam os perigos do mal. Não podemos ficar entorpecidos e insensíveis.
Oração
Senhor, facilmente fico envolvido pelas preocupações da vida, ou pela busca das facilidades, e perco de vista o objetivo para onde devo caminhar. Guardai meu coração, para que não se perca nem se deixe seduzir pela procura desenfreada do prazer. Quero estar sempre atento aos vossos convites, para vos amar e servir sempre mais. Vinde, Senhor, e realizai em mim vossas promessas. Amém.
30 – 1º Domingo do Advento
Evangelho (Mt 24,37-44) "Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá".
Também Mateus guardou-nos o anúncio de Jesus sobre a destruição de Jerusalém e do Templo, e sobre o final dos tempos da humanidade. Insiste na necessidade de estarmos atentos e preparados, e sobre isso conservou três comparações de Jesus. No tempo de Noé, não acreditaram no dilúvio para o qual ele se preparava. Foram tomados de surpresa. Dois homens estão trabalhando no campo, duas mulheres estão moendo o trigo. De repente um deles e uma delas será chamada pela morte. Como um ladrão a qualquer hora pode assaltar a casa, seu dono deve estar sempre vigilante. Não sabemos quando será o fim da humanidade, nem sabemos quando será nossa hora de deixar estar vida. Não podemos correr o risco de sermos pegos de surpresa.
Oração
Senhor, muitas vezes insistis na necessidade da vigilância. Hoje eu vos quero pedir ajuda para essa vigilância. Preciso estar atento, para não ser seduzido pelas minhas paixões e inclinações, para saber fugir de tantas coisas que me atraem e arrastam. Preciso prestar atenção, para não me deixar levar por belas palavras e falsas ideias. Preciso cuidar de não me deixar dominar por amores e amizades enganosas, por conveniências ou facilidades. Na verdade, Senhor, estou sempre em perigo, e só vós me podeis guardar. Muito mais preciso de vossa ajuda para viver de tal modo que esteja sempre pronto a ir para o encontro definitivo convosco. Dai-me a graça de viver procurando o bem, sem precisar ter medo ou da morte ou da prestação final de contas. Amém.

