REFLEXÃO DIÁRIA
LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA
A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.
DEZEMBRO DE 2025
1 – Segunda-feira – Santos: Naum, Elói, Cândida, Charles de Foucauld
Evangelho (Mt 8,5-11) "O oficial disse: – Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado."
Difícil dizer o que mais posso aprender com esse homem: humildade ou confiança? Minha oração deve ser com de quem se sabe pobre, mas confia na imensa misericórdia de Deus. Devo pedir como quem de fato precisa e não confia em si. Na vida cotidiana e nos momentos mais difíceis, sei que não posso confiar em mim mesmo. Quero, pois, entregar-me confiantemente à misericórdia.
Oração
Senhor meu Deus, reconheço mima pobreza frágil e tantas vezes orgulhosa. Perdoai-me, que só posso confiar em vossa misericórdia, grande bastante para cuidar de mim. Em tudo preciso de vós, até para vos pedir socorro. Não permitais que me esqueça de sempre e em tudo recorrer à vossa bondade. Cuidai de mim, não permitais que me separe de vós, pois sem vós não posso viver. Amém.
2 – Terça-feira – Santos: Bibiana, Martana, Crisólogo
Evangelho (Lc 10,21-24) "Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o revelar."
Por mim mesmo jamais poderia saber que o Pai nos ama tanto, a ponto de enviar seu Filho para participar de nossa vida humana, em toda a sua fragilidade. Vivendo entre nós, Jesus, o Filho, fala-nos diretamente ao coração, conquista nosso amor, e revela-nos o amor do Pai, sua infinita misericórdia. Acolhe-nos nesse círculo de amor, que dá sentido a nossa vida, a nossas alegrias e lutas.
Oração
Senhor Jesus, que felicidade a nossa. Sois o Filho de Deus, mas nos amais tanto a ponto de vir viver entre nós, participando de nosso jeito de ser. Transformai-nos, para podermos viver de vossa vida, pensar, amar e agir como nos mostrais. Ajudai-nos a ver a imensa bondade do Pai, e envia sobre nós vosso Espírito, que nos faça intuir mais a fundo tudo que nos ofereceis como vida e salvação. Amém.
3 – Quarta-feira – Santos: Francisco Xavier, Sofonias, Birino
Evangelho (Mt 15,29-37) "Jesus foi para as margens do mar da Galileia... Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados..."
Jesus estava voltando das terras pagãs de Tiro, e veio para essa região cujos habitantes em sua maioria eram também pagãos. Eles, porém, tinham sido conquistados por Jesus, acreditavam em seu poder e em sua bondade. Jesus acolheu-os, falou-lhes longamente e preocupou-se mesmo com dar-lhes de comer. Pagãos e judeus participaram igualmente dos pães e peixes multiplicados.
Oração
Senhor Jesus, também a mim viestes procurar muito longe, como sendo muito importante para vós. Só vos posso agradecer, pois de minha parte não havia nenhum merecimento. Destes-me a fé, conquistastes meu coração e encheste-me de confiança. Alimentai-me sempre com o pão de vossa verdade, pois sem ele faminto acabarei caindo pelos caminhos, sem chegar à casa do Pai. Amém.
4 – Quinta-feira – Santos: João Damasceno, Bernardo de Parma, Bárbara
Evangelho (Mt 7,21.24-27)"Nem todo aquele que me diz: – Senhor, Senhor, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai."
Para ser salvos, precisamos fazer a vontade do Pai. Não porque ele queira dificultar-nos o caminho e impor-nos pesos. Fazer sua vontade é aceitar a felicidade que nos oferece, deixar que tome conta de nossa vida. Não nos impõe obrigações, mas nos aponta o caminho da felicidade e indica-nos perigos a evitar. Fazer sua vontade é amá-lo como ele quer e deixar que nos ame como quer.
Oração
Senhor Jesus, confio em vós, e quero seguir o caminho que me ensinais, o caminho do amor, da verdade e da paz. Porque nos ama, o Pai vos enviou para ensinar, ou melhor, para nos mostrar como ser felizes agora e para sempre. Perdoai-me, pois tantas vezes tento meus próprios caminhos, que apenas trazem infelicidade para mim e meus irmãos. Ajudai-me a me entregar ao Pai. Amém.
5 – Sexta-feira – Santos: Crispina, Dalmácio, Nicécio
Evangelho (Mt 9,27-31) "Quando Jesus saía dali dois cegos o seguiram, gritando: – Tem piedade de nós, filho de Davi!"
Tinham ouvido falar de Jesus, e de seu poder de curar, ou talvez até escutado seus anúncios de salvação. Acompanharam-nos gritado, parece que bastante tempo, a pedir que os livrasse da cegueira. Mesmo vendo tanto empenho, Jesus pôs à prova sua fé. – Vós acreditais que eu posso fazer isso? Essa é a pergunta que ele sempre me faz, quando lhe peço ajuda. – Acredita que posso ajudar?
Oração
Senhor Jesus, acredito sim que quereis e podeis ajudar-me, sempre e em tudo. Mas, aumentai minha fé, minha confiança em vosso amor. Creio que me quereis ajudar, mas eu nem sempre quero deixar-me ajudar. Nem sempre confio que saibais mais que eu o melhor para mim e os meus. Ajudai-me, Senhor, como podeis e sabeis. Tenho certeza de que sempre fareis mais do que imagino. Amém.
6 – Sábado – Santos: Nicolau de Mira, Pedro Pascásio, Leôncia
Evangelho (Mt 9,35-10,1.6-8) Jesus enviou seus discípulos: "─ Em vosso caminho, anunciai: O Reino dos Céus está próximo. ... De graça recebestes, de graça deveis dar!"
Os discípulos foram enviados para anunciar que o poder de Deus estava presente para a salvação de todos. Era uma mensagem de esperança e consolo para um povo cansado, abatido e abandonado. Hoje a situação não é diferente. Por isso, a mensagem é a mesma. Só que hoje nós é que somos enviados, não apenas para anunciar, mas para fazer acontecer a salvação pelo poder de Jesus.
Oração
Senhor, gratuitamente fui chamado para vos conhecer e amar, sem nenhum merecimento meu. Trouxestes luz, esperança e alegria para toda a minha vida. Não posso deixar de levar para outros essa mesma felicidade. Iluminai-me, dai-me as palavras certas, mas principalmente ajudai-me a viver de tal modo que quem não vos conhece possa ver como é bom e alegre estar convosco. Amém.
7 – 2º Domingo do Advento
Evangelho (Mt 3,1-12) "O machado já está na raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo."
Ao falar da pregação de João Batista (o que batizava), Mateus dá relevo a vários elementos. Vamos notar apenas como destaca a urgência com que João convidava todos à conversão, à mudança de ideias e de vida. Diante da oferta de salvação não podemos hesitar nem deixar para depois nossa decisão. Hoje, agora é a hora. Hora de reconhecer nosso pecado e nossa fraqueza, na mais completa sinceridade. Temos de começar vida nova e purificar-nos, deixando que Deus nos livre do mal e da mentira. E como nunca estamos suficientemente puros, mas estamos sempre a cair de novo, temos de retornar sempre ao Senhor, num contínuo movimento de conversão. Toda hora é a hora de Deus: quero entregar-me a sua misericórdia.
Oração
Senhor meu Deus, ao reler a mensagem de João, a primeira coisa em que penso é como vos devo agradecer tanta paciência que tendes comigo. Quantas vezes me trouxestes de volta para vós, e quantas vezes de novo fugi de vosso amor. E apesar de tudo não me abandonastes, e sempre encontrastes jeito de me alcançar. Agradeço tanta bondade, essa misericórdia teimosa com que estais sempre a me procurar. Perdoai-me. Não quero continuar fugindo, aceito esse amor com que me amais, e deixo tudo em vossas mãos. E peço que me deis o amor com que quereis se amado por mim. Aceito, Senhor, todas as incertezas que cercam meu futuro. Peço apenas que não deixeis que vos abandone de novo, depois de tudo que fazeis por mim. Amém.
8 – Segunda-feira – Imaculada Conceição da Maria
Evangelho (Lc 1,26-38) "O anjo entrou onde ela estava e disse: "Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!"
A vontade de Deus é que todos nós aceitemos a graça, o favor que nos oferece. Esse favor liberta-nos do mal, e nos faz participantes da vida divina pela nossa união com Jesus, o Filho de Deus entre nós. Passamos da morte para a vida. Maria, porém, desde o primeiro instante, foi agraciada, recebeu o favor de Deus e, livre de qualquer mal, participou da vida da Trindade. Que ela rogue por nós.
Oração
Senhor Jesus, alegro-me com vossa mãe Maria. Desde seu primeiro instante e por toda a vida foi agraciada pelo favor da Trindade. Foi amada e pôde amar como mais ninguém. Pelo amor que lhe tendes, ajudai-me a aceitar o favor da vida nova que me ofereceis. Ajudai-me e protegei-me para nunca vos deixar. Que o exemplo de vossa mãe Maria e suas orações me ajudem sempre. Amém.
9 – Terça-feira – Santos: Basiano, Leocádia, Gorgônia
Evangelho (Mt 18,12-14) "Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos."
Todos queremos vida, felicidade, paz, salvação. Mas, o Pai quer tudo isso para nós, muito mais do que nós. Tudo faz para nos atrair e conquistar, somo se precisasse de nós para ser feliz. Seu amor é imenso e cuida de nós em tudo. Essa é a mensagem de Jesus. Se acredito no que ele me diz, por que, então, amo a Deus tão pouco, resisto e tardo tanto em me deixar levar por seus caminhos?
Oração
Senhor meu Deus, creio no vosso amor, na vossa bondade que quer meu amor para me fazer feliz. Entrego-me a vós, fazei-me ser o que quereis que eu seja. Levai-me pelo caminho do bem e da verdade, mostrai o que quereis de mim, o que é melhor para mim e os meus. Não quero continuar resistindo a vossos convites. Cuidai de mim e de todos que, de um jeito ou de outro, fugimos de vós. Amém.
10 – Quarta-feira – Santos: Melquíades, Gregório III, Gemelo
Evangelho (Mt 11,28-30) "Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso."
Jesus via bem de perto os sofrimentos e tristezas dos que acorriam a ele. Eram rostos sofridos, corpos marcados pelo trabalho e pelas necessidades. Não tinha vindo para aumentar-lhes as cargas. Dizia que era possível uma vida melhor, com mais amor e justiça. Para ajudá-los a enfrentar as dores e dificuldades inevitáveis, anunciava-lhes a vida definitiva, da casa do Pai, na total felicidade.
Oração
Senhor Jesus, sou um dos que procurais e chamais. Na verdade, não tenho sofrido tanto assim, mas para mim tem sido muito. Não preciso dizer o que podeis fazer para me ajudar a ter fé e confiança, para não fazer um drama a cada momento, a não olhar só para a sombra. Ajudai-me a conservar a esperança, a coragem e a alegria apesar de tudo. Tudo é pouco diante do que prometeis. Amém.
11– Quinta-feira – Santos: Dâmaso I, Hugolino Magalotti, Pedro de Sena
Evangelho (Mt 11,11-15) Jesus disse à multidão: "Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista."
De maneira forte Jesus proclama a grandeza de João, o profeta que tinha preparado o povo para o acolher. Era grande por suas qualidades morais, e muito mais pela missão que lhe fora confiada. Mas, ele apenas anunciava a salvação que havia de chegar. Nós já vivemos o que foi prometido: o Filho de Deus está entre nós, faz de nós uma nova comunidade fraterna de filhos e filhas do Pai.
Oração
Senhor, não acredito que alguém de nós seja maior que João em santidade e em fidelidade a vós. Acho que nos fazeis um desafio. Depois de tanto tempo que estais entre nós, depois de nos terdes conduzido por tantas experiências, já era tempo de sermos mais fiéis aos vossos ensinamentos. Ajudai-nos, Jesus, para que nossa vida seja uma demonstração mais clara de vosso poder. Amém.
12 – Sexta-feira – Nossa Senhora de Guadalupe
Evangelho (Lc 1,39-47) "Maria saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo."
Fiquei sabendo que os judeus em vez de "saudar" diziam "abençoar". Maria, então, abençoou Isabel, usando possivelmente as palavras tradicionais "a paz esteja contigo", ou "o Senhor esteja contigo". E essas palavras de Maria, a "cheia de graça", não foram só palavras de ocasião. Quando abençoou, sobre Isabel e a criança desceu a bênção do Espírito, a graça, a paz e a alegria do Senhor.
Oração
Senhor, eu vos bendigo pela felicidade e pela alegria de Maria, de Isabel e da criança. Sempre que vossa bênção desce sobre nós, tudo se transforma em salvação e paz. Por amor de Maria, a mãe de Jesus, enviai sobre mim a graça de vosso Espírito, que tome conta de mim e me guie. Unido a vós, participando de vossa vida, fazei que eu também possa ser uma bênção para todos. Amém.
13 – Sábado – Santos: Luzia, Otília, João Marimoni
Evangelho (Mt 17,10-13) "Ao descerem do monte, os discípulos perguntaram a Jesus: ─ Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?"
Uma crença popular dizia que Elias apareceria antes da vinda do Messias. Os discípulos tinham reconhecido Jesus como Messias, e tinham visto sua glória no alto do monte. Por isso perguntaram por que Elias ainda não tinha aparecido. Jesus levou-os a perceber que a vinda do Salvador tinha sido preparada e anunciada por João. E que é preciso estar atento para perceber as coisas de Deus.
Oração
Senhor, muitas vezes minhas ideias e preconceitos me impedem de perceber vossas manifestações em minha vida. Quero que tudo seja como espero, ou então não me serve. Fazei que eu tenha sempre olhos abertos, prontos a reconhecer vossa presença e vossa providência amorosa nos acontecimentos mais insignificantes. Ajudai-me, mais ainda, a vos perceber em meus irmãos. Amém.
14 – 3º Domingo do Advento
Evangelho (Mt 11,2-11) "João estava preso. Ouviu falar das obras de Cristo, e enviou alguns discípulos, perguntar: – És tu o que há de vir ou devemos esperar outro?"
Não sei se João perguntava por estar em dúvida, ou por querer levar seus discípulos a reconhecerem Jesus como o Enviado. De qualquer modo Jesus estava diante de uma pergunta à qual não podia fugir. E sua resposta é afirmativa: ele é o Enviado, e isso se mostra em sua vida e no que ele faz, cumprindo a profecia: Os "cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados". E vejo o que ele diz em seguida: – E encontram felicidade os que me aceitam! Vendo o que Jesus realiza em nossa vida, vendo como é bom seguir seu jeito de viver, sabemos que ele é aquele que nos veio salvar. Para nós isso já é tão maravilhoso que nem precisamos de outros milagres para nele crer.
Oração
Senhor Jesus, desde que vos conheço e reconheço como meu salvador, encontrei a felicidade. É certo, minha vida não tem sido sem dificuldades, sofrimentos e trabalhos. No meio de tudo isso, porém, encontro a paz, porque tenho certeza de que me amais e cuidais de mim, compreendeis minhas esperanças e meus medos, e estais sempre pronto a me acolher e a me dar o perdão. Vejo também, Senhor, a felicidade de tantos discípulos vossos. Eles também são felizes e, ajudados por vós, seguem o caminho do bem e da verdade. Só vosso poder divino de salvador é que nos pode manter no caminho da fé e do amor. Fazei que sejamos discípulos sempre mais fiéis, para que outros, vendo nossa vida feliz, também acreditem em vós. Amém.
15 – Segunda-feira – Santos: Cristiana, Ninon, Paulo de Latros
Evangelho (Mt 21,23-27) "Os sacerdotes e os anciãos perguntaram-lhe: − Com que autoridade fazes estas coisas? Quem te deu essa autoridade?"
Jesus tinha expulsado os que profanavam o Templo. Os chefes do povo perguntaram quem lhe deu autoridade para isso, pois não tinha agido como um simples rabi. Ouvindo falar de Jesus e de seus ensinamentos, é inevitável que se pergunte: Quem lhe deu autoridade para isso? Só podemos aceitar seus ensinamentos e propostas se acreditamos que ele de fato é Senhor, o Filho de Deus.
Oração
Senhor Jesus, não sois apenas meu mestre. Sois meu Deus, de quem dependo em tudo. E, mais ainda, quereis unir-me a vós, para que participe de vossa vida divina, de vosso conhecimento e de vosso amor. Agradeço tanta bondade e entrego-me a vós, reconhecendo que sois minha única esperança. Não permitais que vos abandone para procurar ilusões que não me podem saciar. Amém.
16 – Terça-feira – Santos: Albina, Ananias, Misael
Evangelho (Mt 21,28-32) "O pai disse ao outro filho a mesma coisa. Este respondeu: – Sim, senhor, eu vou. Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade do pai?"
Posso aceitar a doutrina de Jesus, mas não a viver. Ou posso não a viver, mas depois aceitá-la e viver. Pelo menos às vezes tenho deixado de cumprir meu compromisso com o evangelho. Preciso mudar de vida, querer e fazer o que Deus quer de mim e para mim. E não posso ir protelando essa mudança. Preciso converter-me continuamente, deixando-me levar pela misericórdia de Deus.
Oração
Senhor Jesus, mais uma vez me surpreendeis e me obrigais a fazer uma escolha. Agradeço o favor que me fazeis e quero, com vossa ajuda, mudar de vida. Há muita coisa que preciso consertar, se vos quero seguir como discípulo. Perdoai meus pecados e ajudai-me a voltar para vós sempre que errar. Aumentai meu amor por vós, e será possível e mais fácil viver como ensinais. Amém.
17 – Quarta-feira – Santos: Lázaro, Olímpia, João da Mata, Vivina
Evangelho (Mt 1,1-17) "Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. "
À maneira tradicional dos hebreus, Mateus apresenta a genealogia de Jesus. Mas ele nos surpreende. Na origem humana do Filho de Deus ele insere quatro mulheres: Tamar, Raab, Rute, Betsabé. Digamos que não eram santas, como a o eram maioria dos homens citados. O filho de Deus assume nossa humanidade com todas as luzes e sombras, para que possamos ser o que o Pai quer de nós.
Oração
Senhor Jesus, imagino que Maria e José falavam de vossos avós e de toda história de vossa família, com ternura e saudade. Quero pensar nas mulheres e homens, raízes de minha família, com suas luzes e sombras. Por elas e por eles eu vos bendigo; perdoai suas fraquezas e recompensai todo bem que fizeram. Peço que, por vossa misericórdia, estejamos reunidos em vossa casa. Amém.
18 – Quinta-feira – Santos: N. Sra. da Expectação do Ó, Basiliano
Evangelho (Mt 1,18-24) "Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados."
José, iluminado pelo Espírito, pelo dom da fé acreditou que o filho de Maria é filho de Deus. E aceitou a missão que lhe era confiada: ele dará o nome ao menino: Jesus, que em hebraico significa Deus salva. Será para ele um pai. Não sabemos quais os projetos de vida de José. Mas vemos que, chamado por Deus, deixa seus planos muito justos e belos, e entrega-se totalmente ao plano divino.
Oração
Senhor meu Deus, não sei que projetos tendes para meu futuro. Sei, porém que sois sábio e bom, e quereis meu bem e o bem de todos. Mesmo assim às vezes é difícil mudar meus projetos para aceitar os vossos. Iluminai-me, dai-me confiança e coragem para me deixar levar por vós por caminhos que não imaginei. Confio que no final tudo será muito melhor do que eu poderia esperar. Amém.
19 – Sexta-feira – Santos: Teia, Dário, Paulino
Evangelho (Lc 1,5-25) "O anjo disse: ─ Não tenhas medo, Zacarias; Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, terá um filho, e tu lhe darás o nome de João."
Em sua oração Zacarias terá pedido que viesse logo o Salvador esperado. Deus ouve sua oração e dá-lhe mais do que pediu. Terá um filho, cujo nome será "Deus tem misericórdia". Será profeta, iluminado pelo Espírito, e convidará o povo para a conversão. Será alegria para Zacarias e Isabel, e mais ainda para todos que esperavam a chegada da salvação. Esse filho seria uma bênção.
Oração
Senhor, pensando em Zacarias e Isabel, hoje vos quero pedir pelos casais que sonham com um filho, ou, mais felizes, já o esperam. Abençoai-os para que possam acolher essa criança num ambiente de paz e bênção. Ajudai-os a cumprir sua missão com firmeza e ternura, guiados pela doação e não pela posse. Dai-lhes todas as alegrias possíveis, e suavizai as lágrimas inevitáveis. Amém.
20 – Sábado – Santos: Tolomeu, Íngenes, Domingos de Silos
Evangelho (Lc 1,26-38) "Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se."
Num primeiro momento Maria teve medo ao ouvir que Deus a queria como mãe de seu Filho encarnado. Não conseguia entender todo o alcance disso tudo, nem podia prever as consequências. Mas afastou qualquer medo ou dúvida, acreditou, confiou e entregou-se. Lucas faz questão de dizer que "o anjo se retirou". Acho que para dizer que, dali por diante, Maria seria guiada somente pela fé.
Oração
Senhor, eu vos louvo e bendigo por terdes feito de Maria essa pessoa maravilhosa. E vos agradeço tudo que lhe destes, seu amor, sua fé, sua confiança total em vós. Alegro-me porque a fizestes mãe de Jesus e também nossa mãe, pela sua participação na missão de Cristo. Aumentai meu amor por Maria, e ensinai-me a imitar sua vida, sua entrega total a Jesus e seu amor por todos. Amém.
21 – 4º Domingo do Advento
Evangelho (Mt 1,18-24) "A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, era noiva de José. E, antes de viverem juntos, ela ficou grávida por obra do Espírito Santo.
Mateus iniciou seu evangelho deixando claro que Jesus fazia parte do povo hebreu, e vinha cumprir as promessas de Deus. Deu depois um passo a mais: Jesus não era um filho do povo hebreu adotado por Deus; era o filho de Deus, que o confiava ao povo hebreu, para realizar sua libertação. José não era o pai que o tivesse gerado, mas apenas quem, assumindo a responsabilidade paterna por ele, o fizera por direito membro do povo. Diante de Deus José tomou sua decisão na confiança, na fé, na obediência e no despojamento da maior pobreza, e acolheu Maria como esposa. Abandonou seus projetos para aceitar os de Deus. Quanto a nós, vamos renovar nossa fé na divindade de Jesus; e, como José, vamos colocar-nos totalmente à disposição do Senhor.
Oração
Senhor Jesus, filho de Maria, eu vos reconheço como parte de nossa família humana, participante de nossa história e de nosso caminho. Mas creio também que sois o Filho de Deus, gerado e nascido entre nós pelo poder divino. Alegro-me porque sois meu irmão, vivestes como vivo, passastes pelas mesmas alegrias e tristezas. E, sendo o Filho de Deus, podeis libertar-me do mal, dar-me uma vida nova pela participação em vossa divindade. Creio em vós, e vos reconheço como meu Senhor, porque tendes em vossas mãos minha vida e todo o meu ser. Em tudo eu dependo de vós, e alegro-me com isso. Com todo confiança entrego-me a vós, para que dirijais meus passos. Sois vós minha verdade, minha esperança, minha tranquilidade e minha paz. Amém.
22 – Segunda -feira – Santos: Francisca Xavier Cabrini, Floro, Ciremão
Evangelho (Lc 1,46-56) "Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito alegra-se em Deus, meu Salvador, porque olhou para a pequenez de sua serva."
Usando lembranças e expressões da Escritura, Maria abre seu coração. Reconhece que Deus fez maravilhas em seu favor, alegra-se, canta com a voz e todo o seu ser. Canta a misericórdia do Senhor que sempre se faz o protetor dos pequenos e dos pobres, que mantém sua fidelidade através de todos os tempos e agora vem para realizar as promessas de salvação feitas a seu povo.
Oração
Maria, esposa de José, mãe de Jesus, sois bendita e feliz, porque fostes escolhida e acreditastes em Deus que vos chamava. Quero hoje pedir vossa ajuda na caminhada da vida, cheia de tantas dificuldades e tristezas. Ajudai-me a descobrir a alegria que só se encontra na vida de união com a Trindade e com nossos irmãos e irmãs. Rogai por nós agora e na hora de nossa morte. Amém.
23 – Terça-feira – Santos: João Câncio, Euniciano, Mardônio
Evangelho (Lc 1,57-66) "No oitavo dia, iam circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe, porém, disse: – Não! Ele vai chamar-se João."
Queriam dar ao menino o nome Zacarias, que significa "Deus lembrou-se". Isabel, porém, insiste no nome anunciado pelo anjo: João, "Favor de Deus". Bem que parentes e amigos podiam perguntar: "O que virá a ser essa criança?" É a pergunta que todas as mães e todos os pais fazem. No projeto de Deus, é certo que cada criança é enviada como bênção e favor para todos. Como João o foi.
Oração
Senhor, hoje vos quero agradecer todas as crianças que nos enviais como bênção para todos nós. Protegei sua vida, guardai-as de todo mal, iluminai seu coração para que nos tragam alegria e paz. Olhai pelas mães e pelos pais, pelos que esperam a criança com alegria, e pelos que, vítimas das circunstâncias, angustiam-se com o que deveria ser para eles um Natal só de bênçãos. Amém.
24 – Quarta-feira – Santos: Tarsila, Delfim, Irmina
Evangelho (Lc 1,67-79) "Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo, e fez aparecer para nós uma força de salvação."
Vamos fazer nossa a oração de Zacarias. Deus tem sido muito bom para conosco, em todos os sentidos. Mas principalmente porque não nos abandonou em nossa fraqueza, mas enviou seu Filho para viver a nossa vida, e ser entre nós "força de salvação". Agradeçamos o dom de Jesus, que é entre nós a força do amor que nos pode transformar por dentro, fazendo-nos filhos e filhas de Deus.
Oração
Senhor, eu vos bendigo por vossa bondade imensa. Tanto nos amastes que nos destes vosso próprio Filho como fonte de vida nova no amor e na verdade. Tantos, durante milhares de anos, esperaram por esse Salvador, que hoje temos entre nós, que nos pode compreender porque partilha de nossa vida. Agradecemos, Senhor, porque nos destes muito mais do que podíamos esperar. Amém.
25 – Quinta-feira – NATAL DO SENHOR
Evangelho (Lc 2,1-14) "Havia na região pastores que passavam a noite nos campos, tomando conta do rebanho." O anjo apareceu e disse: ─ "Não tenhais medo!"
O medo daqueles pastores não era só medo da aparição do anjo, mas também o medo geral que aflige os pobres, fracos, sofredores e infelizes. Era afinal o medo de todos nós, que conhecemos nossa pobreza, acostumados com tantas tentativas e desilusões. Também para nós é a mensagem do anjo: Não tenhais medo, porque o Filho de Deus está entre vós, comprometido convosco, cúmplice vosso na mesma humanidade lutadora. Alegrai-vos muito, festejai e vivei na paz.
Oração
Senhor Jesus, como a vida seria diferente se não soubesse que nascestes como nós para estar conosco. Não haveria nem alegria nem esperança. Eu não saberia amar, nem seria amado. Nem é bom pensar. Alegro-me pelo dom que nos fazeis de vós mesmo, vindo participar de nossa vida. Vejo que sois como nós, mas sois também o Filho de Deus, por quem e para quem tudo existe, aquele que pode e quer salvar-me. Bendito sejais porque tanto nos amais. Amém.
26 – Sexta-feira – Santos: Estêvão, Arquelau, Vivência Lopes
Evangelho (Mt 10,17-22) "Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais ... sereis odiados por todos, por causa do meu nome."
Jesus não promete vida fácil para quem o quiser seguir. Os apóstolos e os cristãos dos primeiros séculos que o digam, como ainda muitos nestes tempos. Isso me obriga a pensar. Será que o mundo ao meu redor já se converteu todo para Cristo e suas ideias, ou eu é que deixei de incomodar, por já me ter acomodado e ajustado às ideias e às práticas do ambiente? Ainda presto para salgar?
Oração
Senhor, hoje quero recorrer ao patrocínio de Estevão, vosso amigo. Estevão, tu foste o primeiro a morrer pelo Cristo. Pelo que sabemos, eras jovem, cheio de futuro. Mas primeiro aceitaste servir à comunidade, e depois morreste para ser fiel. Ora por mim, meu santo, para que eu também tenha coragem de ser fiel até o fim, ou pelo menos seja capaz de colocar-me todo a serviço dos irmãos. Amém.
27 – Sábado – Santos: João, evangelista, Fabíola, Teófanes
Evangelho (Jo 20,2-8) "Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou."
Por que o evangelista faz questão de dizer que os dois foram correndo, e que um chegou primeiro, mas não entrou antes de Pedro? Talvez para mostrar a importância de Pedro. Porém, só do segundo discípulo se diz que entrou, viu e acreditou. A graça, a iluminação do alto, é dada livremente por Deus, primeiro a quem ele quer. Nem sempre a quem recebeu o lugar e a missão mais importantes.
Oração
Senhor Jesus, agradeço as graças e as luzes que dais ao papa, aos bispos e aos que nos guiam em vossa igreja. Mas, hoje quero de modo especial agradecer as graças, as luzes e as inspirações que dais aos meus irmãos e irmãs leigos. Na sua simplicidade, muitas vezes sem dizer nada, eles me transmitem grande mensagem de fé, e mostram como posso viver do jeito que ensinais. Amém.
28 – DOMINGO – Sagrada Família
Evangelho (Mt 2,13-15.19-23) "Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: – Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito!"
Depois que o menino nasceu, José e Maria tiveram alguns momentos alegres e tranquilos. Por pouco tempo, porém. Logo foi preciso deixar tudo e fugir. A tradição, que Mateus nos conservou, não nos diz muito. Deixa apenas a sensação da surpresa, da pressa, do imprevisto. Mas também de obediência pronta e de confiança tranquila no poder de Deus. Em nossa vida pessoal, familiar ou comunitária, é sempre isso que acontece. Sem aviso, há mudança, é preciso deixar, partir, recomeçar, sem saber por quê. Nesses momentos vemos quanto precisamos de Deus, que nos sustente a fé, aumente nossa confiança e nos dê coragem. E, é verdade, precisamos confiar no apoio de nossos familiares e dos irmãos da comunidade; para isso é que nos foram dados pelo Senhor.
Oração
Senhor Jesus, nesses dias, vendo tantas crianças feridas e abandonadas lá pelas terras por onde andastes, lembrei-me de vós. Ensinai-me a não apenas confiar em vós e ter coragem, mas também fazer tudo que puder pelos sem trabalho nem teto, pelas famílias à beira da estrada, pelas crianças e pelos idosos esquecidos.
Não deixeis que me esqueça que há tantos que tiveram de deixar sua pátria, e partir para outras terras. Iluminai os mais bem-de-vida e seus governantes, tocai seu coração para que os olhem com amizade, e não com suspeita. Protegei, Senhor, a tantos que se dedicam aos migrantes, aos que vivem pelas ruas e a todos os necessitados. Com Maria e José precisastes de ajuda; olhai, então, pelos necessitados e perturbai a nossa tranquilidade. Amém.
29 – Segunda-feira – Santos: Tomás Becket, Segundo, Primiano
Evangelho (Lc 2,22-35) "O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele."
Maria e José tinham recebido diretamente de Deus a revelação do mistério da encarnação e da missão redentora de Jesus. Ficavam, porém, "admirados com o que diziam a respeito dele" os pastores que o foram ver na gruta, e no Templo Simeão e Ana. Por mais que saibamos sobre Deus e seus planos, sempre podemos aprender um pouco mais ouvindo nossos irmãos na comunidade.
Oração
Senhor, agradeço a fé que me destes, que me leva a aceitar o que nos revelais sobre vós e vossos planos. Fazei-me também atento para o que me dizem meus irmãos na comunidade. Através deles continuais a me falar, levando-me a vos conhecer mais profundamente, e a discernir com mais tranquilidade vossa vontade sobre mim. Ajudai-me a estar sempre à escuta de vossa palavra. Amém.
30 – Terça-feira – Santos: Anísia, Libério, Sabino
Evangelho (Lc 2,36-40) "Depois de cumprirem tudo, voltaram para Nazaré... O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele."
A não ser pelo episódio de Jesus no Templo aos doze anos, Lucas deixa na penumbra a vida em Nazaré. Nem uma palavra sobre esses longos anos do Filho de Deus. Certamente porque, por mais extraordinária e sublime que fosse a vida naquela casa, nada havia que chamasse a atenção. A força da vida divina pulsava oculta nas pequenas coisas do dia a dia da vida de Jesus, Maria e José.
Oração
Senhor Jesus, poderia, mas não fico a imaginar a vida na família de Nazaré. Respeito o silêncio que escolhestes. Mas, olhando um pouco curioso, quero aprender com os três o valor das coisas pequenas, dos pequenos gestos de amor de cada dia. Ensinai-me o silencio, a calma, a atenção cuidadosa para com os outros. Vivo correndo a fazer coisas; preciso aprender convosco a viver. Amém.
31 – Quarta-feira – Santos: Silvestre I, Catarina Labouré, Melânia
Evangelho (Jo 1,1-18) "Nunca ninguém viu a Deus. Mas o Filho Único de Deus, que está na intimidade do Pai, no-lo deu a conhecer."
Podemos pensar muita coisa sobre Deus. Só Jesus, porém, pode dar-nos um conhecimento íntimo do Pai. Conhecimento só possível para os filhos que participam do mesmo jeito de ser do Pai. Jesus é para nós a Palavra que nos revela o Pai, que nos une a ele, de maneira que desde agora podemos ter, de forma inicial, o conhecimento conatural e pleno que esperamos ter na vida futura.
Oração
Senhor, de vossa bondade recebemos a cada instante inúmeros favores e bênçãos. Tudo isso vos agradecemos. Mas de modo especial quero agradecer esse conhecimento novo que me dais, a união filial que posso ter convosco pelo poder de Jesus que me transforma e eleva. Isso é muito mais do que poderia esperar nesta vida. Alegro-me e vos bendigo porque me amastes tanto assim. Amém.

