Home Remedies For Wrinkles
<>

REFLEXÃO DIÁRIA

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

AGOSTO DE 2025

1 – Sexta-feira – Sto. Afonso Maria de Ligório

Evangelho (Mt 13,54-58) "E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé."

Jesus não fazia milagres para convencer as pessoas. Mostrava seu poder e sua misericórdia para quem o acolhia e nele confiava. Não quero viver pedindo milagres. Quero pedir que o Senhor aumente minha fé, minha confiança e minha fidelidade a suas propostas. Não sei quando, não sei como, mas estou certo que não me abandonará. Ele saberá o que é melhor para mim e para meus irmãos.

Oração

Senhor Jesus, creio em vós, acolho vossa palavra, confio em vós. Sabeis como cuidar de mim e dos meus. Ajudai-nos a ser prudentes e cuidadosos, em nossos negócios, cuidados de saúde e coisas assim. Mais ainda nos ajudai a cuidar de seguir vosso caminho, atentos ao que nos ensinais e ofereceis. Creio em vosso poder divino, confio em vosso amor muito maior do que poderia imaginar. Amém.

2 – Sábado – Santos: Eusébio de Vercelli, Pedro Julião Eymard, Teodata

Evangelho (Mt 14,1-12) "Por essa época, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes."

Herodes não tinha nem deixou boa fama. Não era do ambiente em que Jesus anunciava a salvação. Mesmo assim Deus cuidou que soubesse de Jesus e de suas propostas de vida. Pelo que sabemos, não se entusiasmou com Jesus, nem acreditou nele. Não sabemos como Deus cuidou dele, mas podemos aprender com ele que precisamos aproveitar da salvação e da misericórdia do Senhor.

Oração

Senhor Jesus, alegro-me porque desde muito cedo ouvi falar de vós, e pude ouvir vossa mensagem, e recebi sem o merecer o dom da fé. Tomai conta de mim, fortalecei minha fidelidade para que nunca vos abandone. Sabeis como sou inconstante, desanimo facilmente e não gosto de me esforçar. Confio em vosso poder misericordioso. Somente vós podeis fazer que não vos abandone. Amém.

3 – 18º Domingo do Tempo Comum

Evangelho (Lc 12,13-21) "Tomai cuidado com a ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens."

Na parábola Jesus traça muito bem o perfil que poderia ser também o nosso. O homem era bem sucedido, mais até do que esperava; não tem onde guardar sua colheita. É ousado e de iniciativa; resolve construir celeiros maiores, ainda em tempo de armazenar tudo. Tem plena confiança em si mesmo, acha que se pode garantir um futuro tranquilo. O parecer de Jesus sobre ele é definitivo: Louco! Loucos seremos se imaginamos poder garantir nosso futuro: a vida é breve e de fim sempre inesperado; não é aqui que podemos saciar nossa sede de felicidade duradoura. Bens temporais, por maiores que sejam, não podem ser riqueza suficiente para nós. Riqueza real e duradoura, garantida para sempre, é só a riqueza que trazemos no coração. A que vem de Deus.

Oração

Senhor, há tanto tempo que procuro ser vosso discípulo, mas ainda sou atraído pelos bens temporais e materiais. O consumismo é tentação constante, gosto de ter o melhor que existe em equipamentos e em tudo. Preciso muito de vossa ajuda para não me deixar enredar de todo. Só assim poderei manter meu coração desapegado, usando as coisas necessárias, sem esquecer que o mais importante é manter-me unido a vós e aos irmãos. Não posso dizer que me falte alguma coisa, mas vejo tantos que não dispõem do mínimo necessário. Tocai o coração de todos nós para que aprendamos a partilhar, e dai-nos coragem e iniciativa para usar dos meios legítimos, evangélicos e eficazes, para promover a mudança da sociedade. Amém.

4 – Segunda-feira – S. João Maria Vianney

Evangelho (Mt 14,13-21) "Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!"

Acharam os discípulos que a melhor solução e a mais fácil era deixar que aquela gente encontrasse o que comer. Mas, Jesus disse que eles deviam dar-lhes comida. Quando apresentam cinco pães e dois que tinham, o Mestre fez o que só ele podia fazer. Eu também não gosto de assumir responsabilidade diante da necessidade de meus irmãos. Tenho de aprender a fazer o que posso. E logo.

Oração

Senhor Jesus, vejo bem o que é preciso fazer, e sei exigir que as autoridades o façam. Poucas vezes faço o que posso. Ajudai-me a ter coragem, deixar o comodismo e começar a fazer o necessário para mudar a realidade dura e injusta ao meu redor. Mostrai-me como posso conseguir que outros se unam à empreitada. E não permitais que desanimemos se não nos compreenderem. Amém.

5 –Terça-feira – Santos: Cassiano, Emídio, Osvaldo

Evangelho (Mt 14,22-36) "Depois que a multidão comera à vontade, Jesus mandou que os discípulos tomassem barca e fossem, para o outro lado do mar..."

Imagino que os discípulos ficaram entusiasmados com o poder de Jesus e a reação do povo. Mass devem ter ficado surpresos quando Jesus mandou que fossem embora. Precisavam aprender que os amigos e anunciadores do Mestre não devem ficar presos a saborear êxitos e elogios. Preciso estar pronto a lavrar a terra e lançar sementes, seguir em frente e deixar que outros façam a colheita.

Oração

Senhor Jesus, ensinai-me e ajudai-me a viver o desapego de honras e elogios, seja ao vos anunciar, seja ao fazer o preciso para melhorar a vida de meus irmãos. Que eu faça tudo o melhor que puder, com eficiência e esmero, gratuitamente, por amor. Como quem serve. Sabeis que isso não é fácil para minha vaidade e gosto de aparecer. Tende paciência; ainda vou aprender. Amém.

6 – Quarta-feira – Transfiguração do Senhor

Evangelho (Lc 9,28b-36) "Apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem eles na nuvem."

Uma nuvem envolveu Jesus, Moisés e Elias. Mais vezes na Bíblia a nuvem indica a presença de Deus que olhos humanos não podem ver. Ao ver a nuvem que os envolvia a todos, os discípulos encheram-se de medo, porque se sentiam diante do todo-poderoso. Se estivermos atentos, mais de uma vez na vida estaremos assim diante de uma manifestação de Deus, diante do qual somos muito pouco.

Oração

Senhor meu Deus, sois meu Criador e Senhor, em tudo dependo de vós, sem vós nada sou. Eu vos adoro e bendigo, reconheço vossa bondade e vossa misericórdia. Tudo que tenho e sou é dom vosso, dom que renovais a cada momento. Confio em vós, entrego-me em vossas mãos, sabendo que só quereis o meu bem. Não permitais que vos deixe ou esqueça o quanto me amais. Amém.

7 – Quinta-feira – Santos: Sisto II, Caetano, Vitrício

Evangelho (Mt 16,13-23) "Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou a seus discípulos: – Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?"

Jesus colocou seus discípulos diante de uma pergunta decisiva: era tempo que dissessem por que o seguiam, e que esperavam dele. Seguiam-no havia mais tempo, e então era tempo de saber que ele não era bem o que esperavam. Era sim o Messias Salvador enviado, mas era um Messias rejeitado, sofredor, condenado. Eu também tenho de fazer minha escolha, e dizer que salvador procuro.

Oração

Senhor Jesus, meu Deus e Salvador, não vos procuro para resolver meus problemas terrestres. De vós espero que me liberteis da mentira, da injustiça do pecado, que me unais a vós para ter a vida nova. Creio que posso pôr em vós minha esperança, na certeza de vencer a morte e viver para sempre. Creio que já agora, unido a vós, posso conhecer a verdade, fazer o bem e viver o amor. Amém.

8 – Sexta-feiraSantos: Domingos, Emiliano, Miro

Evangelho (Mt 16,24-28) "Jesus disse aos discípulos: – Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga."

Jesus é mestre diferente. Mais que uma doutrina, é a si mesmo que ele apresenta como a resposta, a salvação, o sentido para nossa vida. Para o seguir, temos de abandonar a confiança em nós mesmos, reconhecer nossa fragilidade e nosso pecado, e pôr nele toda a nossa esperança. Só o podemos seguir se nos entregamos totalmente em suas mãos, de olhos fechados, só por amor.

Oração

Senhor Jesus, antes que vos procurasse viestes ao meu encontro, prevendo minhas perguntas, minhas dúvidas e angústias. Destes-me a luz da fé, conquistastes minha confiança. Facilitastes meu caminho para a vida, a definitiva e plena. Agradeço tanta bondade, peço que me prendais a vós, porque só vós podeis livrar-me de minha volubilidade ligeira e de minhas tristes ilusões. Amém.

9 – Sábado – Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein)

Evangelho (Mt 17,14-20) "Jesus respondeu: ─ Ó gente sem fé e perversa! Até quando deverei ficar convosco? Até quando vos suportarei."

Se o pai pedia que lhe curassem o filho, e se os apóstolos quiseram curá-lo com o poder recebido de Jesus, é porque tinham fé. Era, porém, uma fé ainda insuficiente. De certo até acreditavam que Jesus podia curar, mas sua fé deveria ser mais madura e mais profunda. Faltava-lhes ainda reconhecê-lo como o único Salvador capaz de os libertar do pecado e de dar-lhes a vida e a felicidade.

Oração

Senhor Jesus, aumentai minha fé, minha união convosco. Peço que sejais guia e inspiração para minha vida, e não permitais que vos abandone. Somente vós podeis livrar-me da escravidão do mal, e transformar meu coração para que conheça a verdade, seja capaz de vos amar e tudo esperar de vós. Entrego-me todo em vossas mãos, sei que tudo fareis para meu maior bem. Amém.

10 – 19º Domingo do Tempo Comum

Evangelho (Lc 12,32-48) "Sede como homens que esperam seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem a porta, logo que ele chegar e bater."

As comparações usadas por Jesus deixam-nos mensagem muito clara e importante. Ele nos ensina em primeiro lugar que devemos ter como objetivo principal de nossa vida bens que não passam nem nos possam ser tomados, que nos possam fazer pessoas plenamente realizadas e felizes. Temos só uma vida, e não podemos desperdiçá-la. A procura de bem total e definitivo deve orientar e condicionar nossa procura de outros bens. Depois Jesus nos lembra que devemos estar sempre atentos, preparados e vigilantes para tomar a decisão certa diante das surpresas da vida. Principalmente precisamos estar preparados para o imprevisível final, para a morte, para o encontro que tornará definitivas nossas escolhas de vida.

Oração

Senhor meu Deus, por amor me criastes, para participar de vossa vida divina, para ter desde já uma felicidade que nada me pode tirar. E mais ainda para ter uma vida para sempre na felicidade e na paz. Ajudai-me a ter como objetivo central de minha vida chegar a essa vida definitiva, e estar para sempre mergulhado em vosso amor misericordioso. Que tudo o mais, por mais importante que seja, seja sempre secundário. Livrei-me de ilusões e enganos. Que nada me impeça de me entregar a vós. E cuidai de mim, Senhor, para que esteja sempre atento a tomar decisões certas, evitar perigos e ciladas, nem perder o rumo nos tropeços da vida. Senhor, não sei até quando estarei por aqui; sei apenas que um dia deixarei tudo. Ajudai-me a estar preparado. Amém.

11 – Segunda-feira – Santos: Clara de Assis, Susana, Lélia

Evangelho (Mt 17,22-27) "Quando Jesus e seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele disse: – O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens."

Os discípulos estavam esperançosos e sonhavam com o futuro. Eram muitos os que acorriam para ouvir Jesus, e chegavam a dizer que ele era o salvador esperado. Eles ficaram espantados, tristes e desorientados quando o Mestre disse que morreria entregue a seus inimigos. Não se animaram, porque não o compreenderam quando disse que voltaria à vida. Mesmo assim continuaram com ele.

Oração

Senhor Jesus, tivestes paciência com vossos seguidores, e aceitastes que só aos poucos chegassem a compreender os planos do Pai. Tende paciência também comigo também, que vejo e julgo tudo do meu jeito. Ensinai-me a aceitar os caminhos que me esperam. Poderão ser íngremes e duros, mas na frente estareis a me esperar. Entrego-me em vossas mãos. Cuidai de mim. Amém.

12 – Terça-feira – Santos: Joana Francisca de Chantal, Graciliano

Evangelho (Mt 18,1-5.10.12-14) "Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para a procurar?"

Usando comparação tomada de seu ambiente, Jesus fala-nos do Pai misericordioso, que até parece ter preferência pelo filho perdido nos caminhos da vida. De um modo ou de outro, sou eu esse filho. É muito bom saber que, pesar de tudo, o Pai me quer e espera, ou antes, sai a me procurar, quase que esquecendo seus filhos e filhas fieis, que nunca fugiram para além das cercas.

Oração

Senhor meu Deus, se me afasto de vós, no momento certo fazeis nascer em mim a inquietação. O que me salva é vos ouvir dizer que estais à minha espera, a ne procurar. Confio em vós; reconheço que sou frágil e inconstante, mas aceito vossa bondade. Quero seguir o caminho de Jesus; entrego-me a vós, fazei de mim o que vos aprouver. Não permitais que se perca quem tanto amais. Amém.

13 – Quarta-feira – Sta. Dulce dos Pobres

Evangelho (Mt 18,15-20) "Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali, no meio deles".

O texto de Mateus é composto de quatro blocos independentes. Este último mostra-nos a importância da comunidade em nossa vida de discípulos. Se somos de Jesus e queremos viver como viveu, não podemos isolar-nos da comunidade. É ali, junto dos irmãos, que podemos estar também com Jesus, aprender e viver como ele nos torna possível, para nossa felicidade, no amor e na ajuda mútua.

Oração

Senhor Jesus, vós nos ensinastes a viver em fraternidade, não como obrigação, mas como ambiente de partilha, de mutua ajuda e de amor. Porque nos reunis e formais conosco como que uma só pessoa, dizeis que fazemos por vós o que fazemos pelos irmãos. Ajudai-me estar convosco e com meus irmãos, vivendo na justiça e na paz. Que nossa união mostre para todos como sois bom. Amém.

14 – Quinta-feira – Santos: Maximiliano Maria Kolbe, Atanásia, Eberaldo

Evangelho (Mt 18,21-19,1) "Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: – Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim?"

Para Pedro e para nós perdoar sete vezes pode parecer o máximo que se possa exigir. Como se fosse exagerando, Jesus quer que perdoemos sem limites tudo e sempre. Exige de nós o impossível para nossa fraqueza, mas que podemos fazer com o favor de Deus. Quando a revolta e o ressentimento nos dominarem, peçamos ajuda, que ele nos dê todo o amor necessário para perdoar tudo.

Oração

Senhor meu Deus, já experimentei como às vezes é muito duro perdoar e continuar amando quem nos ofendeu. Perdoai-me, porque demorei remoendo mágoas e desejos de vingança. Ajudai-me para que aprenda a perdoar, que ame o suficiente para perdoar mesmo quem parece não me amar. Para facilitar, fazei que me lembre das tantas e tantas vezes que me perdoastes tanto. Amém.

15 – Sexta-feira – Santos: Alípio, Tarcísio, Arnulfo

Evangelho (Mt 19,3-12) Os discípulos disseram a Jesus: ─ Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se."

Jesus ensinava que o amor entre marido e mulher é para sempre, criando entre eles uma união que vem de Deus e ninguém pode romper. Os discípulos espantaram-se com essa maneira de ver o amor, e disseram que o melhor era não se comprometer assim. Jesus não podia elogiá-los por isso. Deixa claro, porém, que só a partir dom da fé podemos acolher e acreditar nesse amor definitivo.

Oração

Senhor, eu vos bendigo porque plantais no coração de homens e mulheres o amor que os leva a uma aliança de vida por toda a vida. Por esse caminho podem chegar até vós, o amor em pessoa. Iluminai e aquecei o coração dos casais para que vivam alegre e intensamente o dom que lhes concedeis. Fortalecei e tornai fecundo seu amor para que tenham a felicidade que tanto procuram. Amém.

16 – Sábado – Santos: Estêvão da Hungria, Roque, Alsácio

Evangelho (Mt 19,13-15) "Levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração."

A cena inesperada é talvez a que mais aproxima Jesus de nós. Pais e mães trouxeram crianças para serem abençoadas. Elas corriam, riam e gritavam e até se agarravam ao Mestre. Mas, os discípulos sisudos não gostaram e tentavam contê-las. Jesus disse que as deixassem, porque o Pai as amava. Por que será que perdi um tanto daquela alegria quando, na catequese, me falavam dele?

Oração

Senhor Jesus, não sei dizer se agora vos amo mais do que naquele tempo, quando não ficava quieto na igreja. É bom saber que já naquele tempo me amáveis, e ainda me amais muito mais do que vos amo. Mudei bastante e hoje meu amor é mais consciente de sua fragilidade, e do quanto preciso me agarrar a vós para continuar fiel. Dai-me de novo um pouco daquela fé tranquila. Amém.

17 – Domingo – Assunção de Nossa Senhora, Solenidade.

Evangelho (Lc 1,39-56) "A minha alma engrandece o Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque olhou para a pequenez de sua serva."

Desde que Maria aceitara a mensagem e se entregara às mãos do Senhor, foram tantos os sentimentos e as ideias que a envolveram. Ao ouvir Isabel, todas as sua meditações cristalizavam-se em duas ideias: louvor e gratidão. Bendisse a grandeza, o poder, o amor surpreendente de Deus, que se voltava para ela e toda a humanidade. E agradeceu sua bondade divina, porque só um Deus bom podia olhar para ela, tão pequena. A sua alegria foi imensa, como se em seu coração brotasse a alegria de homens e mulheres de todos os tempos. O melhor que posso fazer é unir-me ao louvor e à alegria da mãe de Jesus, nossa mãe e irmã na caminhada e na busca. Bendigo a Deus que me ama, a mim tão pequeno, e alegro-me porque se me ama, eu o posso amar.

Oração

Senhor meu Deus, agradeço vossa bondade e vosso amor por Maria, e por todos nós. Só um amor muito grande explica vosso cuidado por mim, por minha vida de agora e por minha vida para sempre. Não só me criastes, mas quisestes que fosse filho vosso pela minha união com vosso Filho feito humano. Jamais vos poderei agradecer amor tão grande. Com Maria alegro-me, feliz e contente pelo tanto que a amais, e pelo muito amor que mostrais por mim. As dificuldades e dores da vida tornam-se mais leves porque sei que cuidais de nós todos. E pensando bem, vejo que muito mais numerosas são as alegrias e maior a felicidade que nos dais. Não permitais que me esqueça de vossa bondade. Fazei que vos bendiga pela vida que me dais de esperança e paz. Amém.

18 – Segunda-feira – Santos: Ângelo d'Agostini, Firmino, Helena

Evangelho (Mt 19,16-22) "Alguém se aproximou de Jesus e disse: ─ Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?"

A um jovem, que já vivia os mandamentos, mas perguntava que a mais poderia fazer, Jesus surpreende com uma resposta: – Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me. O convite de Jesus era pessoal e especial, para estar sempre e em tudo com ele. Nunca fez o mesmo convite para todos os seus ouvintes.

Oração
Jesus, acho que entendi. Não basta se eu apenas cumpro mandamentos e obrigações. Tendes um projeto pessoal para mim, e me chamais para uma tarefa que só eu poderei cumprir. O importante não é a tarefa, mas sim que eu a aceite e cumpra, custe o que custar. O importante é que eu vos responda com todo o amor que me tornais possível. Fazei que eu aceite o convite e vá convosco. Amém.

19 – Terça-feira – Santos: João Eudes, Sisto III, Luís de Tolosa

Evangelho (Mt 19,23-30) "Quem tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome, receberá cem vezes mais..."

Para seguir Jesus e aceitar seu evangelho – sua proposta de vida – temos de lhe dar preferência acima de tudo, não só da riqueza. É uma escolha de vida, que irá condicionar todas as nossas decisões. E isso se exige de todos, e não só de alguns. Os discípulos perceberam que isso era difícil e ficaram espantados. E o Mestre deixou claro que só era possível com a ajuda do poder de Deus.

Oração

Senhor Jesus, só mesmo por amor vos podemos seguir, e por amor nos ajudais a tomar essas decisões. Sem vossa graça, não seríamos capazes de fugir das ilusões que nos seduzem. Preciso de vós porque sou fraco e trago em mim as marcas do pecado. Iluminai-me, purificai meu coração e dai-me sabedoria e força para renunciar a tudo que me possa afastar de vós. Quero seguir-vos. Amém.

20 – Quarta-feira – Santos: Bernardo de Claraval, Samuel, Felisberto

Evangelho (Mt 20,1-16a) "O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha."

O patrão da parábola não age conforme nossos critérios: deveria pagar menos a quem trabalhou menos. Jesus quis mostrar que a salvação que Deus nos oferece é oferta gratuita, que não podemos exigir apelando para nossos méritos. A salvação é muito mais do que poderíamos imaginar, não é só recompensa de boas obras. É participação na vida de Deus, é união vital com Jesus, o Cristo.

Oração

Senhor meu Deus, tudo que sou, posso fazer ou ter é favor que me fazeis, é dom, é graça. Dependo totalmente de vós, por mim mesmo não posso chegar a ser como me planejastes. Aceito vossa bondade, entrego-me a vós, fazei de mim o que quiserdes. Agradeço a felicidade e as alegrias que me dais agora, e espero aa felicidade plena. Senhor, como sois bom e misericordioso comigo. Amém.

21 – Quinta-feira – Santos: Pio X, Ciríaca, Humbelina

Evangelho (Mt 22,1-14) "O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho..." mas o convidados não quiseram ir.

Jesus falava para sacerdotes e autoridades que não aceitavam seu anúncio de salvação, porque não correspondia ao que ensinavam e esperavam. Fala também para mim. Convida-me a aceitar a salvação e a felicidade que me oferece. Para aceitar sua oferta, preciso abandonar minha ideias de felicidade e realização. Por mais que me queira salvar, respeita minha liberdade de escolha.

Oração

Senhor Jesus, creio que sois o Filho de Deus. Viestes participar de nossa vida humana para nos fazer participantes de vossa vida divina como filhos, iluminados e vivificados pelos Espírito. Reconheço que não mereço a salvação que me ofereceis. Quero a vida que me trazeis. Com vossa ajuda quero deixar tudo que me possa afastar de vós. Não permitais que me perca, apesar de tão amado. Amém.

22 – Sexta-feiraNossa Senhora Rainha

Evangelho (Lc 1,26-38) "O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus'."

A Trindade criou-nos para sermos participantes de sua vida divina. E no seu amor infinito quis que participássemos de sua vida divina por nossa união vital com o Filho de Deus encarnado. No tempo previsto, o Filho de Deus fez-se homem, nasceu de Maria, para ser fonte de vida divina para toda a humanidade, para os que existiram desde o começo e todos que viverem até o final dos tempos.

Oração

Senhor, alegre eu vos louvo e bendigo por Maria de José, a melhor de todos nós, que escolhestes para mãe de vosso Filho humanado. E hoje eu vos quero pedir um grande amor por ela, que está sempre pronta a interceder por nós. Ela foi a primeira e a mais fiel discípula de Jesus; quero imitar o exemplo de sua vida, para mais corresponder a tantas graças e dons que me concedestes. Amém.

23 – Sábado – Sta. Rosa de Lima

Evangelho (Mt 13,44-46) "Ao encontrar uma de grande valor, ele vai, vende todos os bens e compra aquela pérola."

O Reino dos Céus, ou o Reino de Deus é intervenção de Deus para nos livrar do pecado e dar-nos a vida. Jesus diz que devemos acolher essa ação divina, que nos salva, com o mesmo entusiasmo de quem encontra um tesouro ou descobre pérola preciosa. Para aceitar essa salvação, a felicidade que Deus oferece, temos de deixar tudo que nos possa atrapalhar, mesmo se nos parece muito valioso.

Oração Senhor, fazei-me ver a grandeza do favor que me ofereceis. Quereis fazer a minha felicidade, atender a todos os meus anseios. Não permitais que eu continue enganado, a procurar felicidade em coisas que não me podem saciar. Quero abandonar tudo, para ter esse tesouro e essa pérola da vida que dura para sempre. Confio em vós e espero que me guardareis para sempre em vossa amizade. Amém.

24 – 21º Domingo do Tempo Comum

Evangelho (Lc 13,22-30 "Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam? Jesus respondeu: – Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita."

Alguns rabinos ensinavam que todo o povo se salvaria, enquanto outros diziam que só poucos haveriam de participar do reino dos salvos. Jesus não responde à questão, mas insiste no que de fato é importante: só se salva quem o procura seriamente. Usa a parábola da porta, que é fechada para os retardatários, para mostrar quanto é urgente aceitar a oferta de Deus. E para os que se julgavam seguros por fazerem parte do povo escolhido, diz que será inútil se gritarem – "nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças'". E insiste: mesmo sendo povo dos patriarcas e profetas, ficarão fora do Reino de Deus; e virão povos de todas as partes para o banquete preparado. O aviso de Jesus é inquietante para todos nós.

Oração

Senhor meu Deus, reconheço que fui e sou um privilegiado. Recebi e recebo de vós tantos cuidados e auxílios, e procurais fazer tudo mais fácil para mim. Vós me chamastes para ser discípulo de Jesus, vosso filho; tive a proteção de uma família, fui acolhido na vossa comunidade; posso ouvir vossa palavra, tenho o apoio de irmãos e muitos privilégios mais. Ajudai-me a corresponder a tantos favores entregando-me todo a vós. Não permitais que vos abandone e deixe o caminho da salvação e da felicidade por onde me levais. Perdoai-me, porque tantas vezes não correspondi a vosso amor. Sou lento em vos servir; até parece que vos estou fazendo um favor ao aceitar a salvação que me ofereceis. Amém.

25 – Segunda-feira – Santos: Luís de França, José de Calazans, Patrícia

Evangelho (Mt 23,13-22) "Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens, Não entrais, nem deixais entrar os que o desejam."

Jesus lembra-nos que todos, de um modo ou de outro, temos grande responsabilidade. Não podemos dificultar nem impedir que alguém chegue à salvação. Nem falseando a proposta do evangelho, nem impondo um rigorismo que não é de Cristo. Devemos evitar que, com nossas atitudes, levemos outros a cair ou a desanimar. Ainda mais se temos responsabilidades na família ou comunidade.

Oração

Senhor Jesus, vossa proposta de vida para nós é exigente, mas não tem nada do rigorismo pesado de outros mestres. Perdoai-me, porque facilmente sou intolerante e austero, pelo menos com o próximo, impondo-lhes peso que não é do evangelho. Dai-me sabedoria para anunciar vossa mensagem, e cuidai de mim, para que meu modo de viver não atrapalhe a caminhada de ninguém. Amém.

26 – Terça-feira – Santos: Joana Isabel, Zeferino, Isabel Richier

Evangelho (Mt 23,23-26) "Limpais o copo e o prato por fora, mas por dentro estais cheios de roubo e cobiça."

Jesus condena a falsidade religiosa, a preferência dada às exterioridades. Não podemos ficar presos a pormenores secundários, ao mesmo tempo que descuidamos o essencial: o amor, a justiça, misericórdia, a partilha dos bens e a fidelidade a Deus. Não podemos prender-nos a exterioridades, nem descuidar de nossas atitudes interiores e de nossas obrigações para com Deus e o próximo.

Oração

Senhor, ajudai-me para que não vá procurar minha segurança religiosa em práticas e ideias humanas. Que eu possa assimilar bem vossa maneira de pensar e de viver, que eu assuma corajosamente o caminho que me mostrais. Que minha preocupação seja viver a justiça, a misericórdia, a caridade e a fidelidade para convosco. Iluminai-me, para que saiba dar preferência ao que importa. Amém.

27 – Quarta-feira – Santos: Mônica, Eutália, Antusa Menor

Evangelho (Mt 23,27-32) "Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas!"

Jesus condenava a hipocrisia, a falsidade dos que ensinavam ou aparentavam uma coisa e viviam outra. Usou linguagem forte, como poucas outras vezes. Preciso examinar-me seriamente, tanto mais se tenho responsabilidades na família, na sociedade ou na igreja. Com minha vida incoerente facilmente posso dificultar muito para outros a aceitação do evangelho que anuncio e digo seguir.

Oração

Senhor Jesus, agradeço por me lembrardes a responsabilidade que tenho como vosso discípulo. Para os que me ouvem falar de vós e de vossas propostas é importante como vivo o que anuncio. Por favor, ajudai-me a ser mais coerente com minha fé, e viver como me ensinais. Perdoai minhas fraquezas e reparai o mal que possa ter feito aos que se escandalizaram com meus erros. Amém.

28 – Quinta-feira – Santos: Agostinho de Hipona, Viviano, João III

Evangelho (Mt 24,42-51) "Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor!"

Mateus lembra à sua comunidade que deve estar atenta na sua fidelidade ao Senhor, cuja vinda final não se pode prever. Posso entender também que devo estar sempre atento às suas diversas manifestações em minha vida. Assim poderei reagir da maneira certa e fazer o que ele exige de mim e me propõe em cada situação. Não posso deixar-me levar pelo improvisos e acasos da vida.

Oração

Senhor Jesus, estais sempre entre nós, a meu lado, a me sugerir a decisão que devo tomar e apoiar-me para fazer o mais certo. Devo estar atento, pois sois muito discreto, e o ruído que me cerca pode impedir-me de vos ouvir. Dai-me sabedoria, prudência e coragem de que preciso. E não permitais que me esqueça que, em geral, me falais pela voz de meus irmãos mais simples. Amém.

29 – Sexta-feiraSantos: Sabina, Niceias, Hipácio

Evangelho (Mc 6,17-29) "Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades..."

Joao, o que batizava, foi preso e morreu por ter amado a justiça e a verdade. Antes e depois dele foram muitos os que morreram pela mesma causa. Ainda hoje, aqui e no mundo todo, e não apenas discípulos de Jesus. Ao ver a coragem de sua fidelidade, sinto-me pequeno. Preciso que Deus me dê coragem e coerência de vida, ainda que não sejam tão grandes os desafios que enfrento. Amém.

Oração

Senhor Jesus, festejamos com muita alegria, doces e fogueiras, o nascimento de João Batista. Quase nunca, porém, nos lembramos de sua morte por defender o certo e justo. Que seu exemplo nos leve a ser mais corajosos em mostrar nossa fidelidade a vossa verdade. Aumentai nosso amor por vós e nossa fidelidade ao que vos prometemos. Assim poderemos ajudar o mundo a vos seguir. Amém.

30 – Sábado – Santos: Adauto, Gaudêncio, Rosa de Santa Maria

Evangelho (Mt 25,14-30) "Depois de muito tempo, o senhor voltou e foi ajustar contas com os servos."

Jesus compara sua oferta de salvação com um tesouro ou uma pérola preciosa que temos de procurar a todo o custo. Usa também a comparação com o patrimônio que um homem confiou à administração de seus servos. Dois souberam fazer o patrimônio render, mas o terceiro nada fez, apenas enterrou o talento recebido. Temos de fazer render as possibilidades de salvação que recebemos.

Oração

Senhor, é vosso poder que me salva e faz feliz. Mas não quereis salvar-me sem minha colaboração. De vossa bondade recebo dons espirituais e temporais, graças e dons de todo tipo. Tudo isso vos agradeço, e peço que me ajudeis a fazer tudo render, para vosso louvor e para o bem de meus irmãos. Dai-me coragem, iniciativa, habilidade e perseverança para colaborar com vosso Reino. Amém.

31 – 22º Domingo do Tempo Comum

Evangelho (Lc 14,1.7-14)

(Lc 14,1.7-14) "Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E ... notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares."

Jesus observa um fato da vida social, e aproveita a oportunidade para um ensinamento. Não para oferecer normas de bom comportamento social que evitem constrangimento, mas para falar da atitude que devemos ter diante de Deus. Se nos damos importância e nos engrandecemos, julgando-nos autossuficientes, não existe salvação para nós. O orgulho escraviza-nos e impede-nos de nos entregar humildemente nas mãos do Senhor. Jesus deixou claro que não veio para os que se consideram sadios e justos, mas para os que se sabem pecadores e fracos. A humildade não consiste em nos rebaixar, mas em simplesmente reconhecer nossa realidade, ou, como diz não sei que santo, humildade é reconhecer nossa verdade.

Oração

Senhor Jesus, porque nos conheceis muito bem é que tocais tão diretamente em nosso ponto fraco. Não gosto nem um pouco de olhar para minha realidade, que procuro sempre enfeitar e disfarçar. Tenho, porém, de me render às evidências. Sou fraco, e vivo pensando que tudo posso; sou medroso, e finjo estar pronto para tudo. Reconheço minha pobreza, meu orgulho e minha pretensão. Perdoai-me, mudai meu coração. Preciso de vós, e já percebi que longe de vós não encontro felicidade. Ajudai-me a corrigir minhas falhas, e a viver um pouco mais como me mostrais com vossa própria vida. Livrai-me do orgulho, da ilusão tola de poder resolver tudo por mim mesmo, para que eu recorra sempre a vossa ajuda, pedindo, pedindo sempre sem desistir. Amém.

Uneser