REFLEXÃO DIÁRIA
LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA
A reflexão supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.
FEVEREIRO DE 2026
1 – 4º Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Mt 5,1-12a) "Os discípulos aproximaram-se, e Jesus começou a ensiná-los: – Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus."
Jesus anunciou para os que o ouviam a chegada do Reino, que iria trazer felicidade a todos que sofriam o peso do pecado. E ao mesmo tempo ensinou-lhes em que consistia a verdadeira felicidade. Sua mensagem é que a felicidade é possível apesar de tudo, e que a verdadeira alegria não nos pode ser roubada por nada. É verdade, porém, que nesta vida nossa felicidade e nossa alegria são sempre limitadas, e continuamos sempre na espera que uma realização plena das promessas do Reino. Cremos que isso acontecerá na outra vida, na vida plena e eterna, quando vivermos na união total com a Trindade, na partilha completa com os irmãos, e na tranquila paz conosco mesmos. Essa esperança ajuda-nos a suportar as dificuldades e as tristezas do momento presente.
Oração
Senhor meu Deus, agradeço as pequenas alegrias que me vêm das coisas terrenas com que alegrais minha vida, apesar de meu pecado. Mais ainda agradeço as alegrias muito maiores que me proporcionais com a graça da vida nova, na união convosco e com meus irmãos, no conhecimento da verdade e na possibilidade de fazer o bem. Não permitais que me esqueça dessa alegria e dessa felicidade sempre possíveis, mesmo nos momentos mais difíceis. Assim será mais fácil superar as dificuldades da vida de agora, sem me deixar dominar pelo desânimo e pela tristeza. Ajudai aqueles todos que, por fraquezas do corpo ou da alma, vivem tristes e abatidos, e ensinai-me a fazer tudo que puder para aliviar seu sofrimento. Amém.
2 – Segunda-feira – Apresentação do Senhor
Evangelho (Lc 2,22-40) "Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação...".
Simeão, homem piedoso, justo e de muita idade, mostra uma sabedoria grande nessa sua oração. Sabedoria que nos será útil mesmo antes da idade avançada. O importante é "poder ver a salvação", perceber a oferta que Deus nos faz, aceitar os caminhos por onde nos conduz, confiados em seu amor imenso. Se chegamos a isso, já não importa quantos anos temos pela frente; estaremos sempre no "agora" do encontro da paz.
Oração
Senhor, não sei quanto tempo ainda tenho de vida. Isso me inquieta e dá um pouco de medo, até me lembrar que estou em vossas mãos. Sei que cuidais de mim mais do que eu o poderia fazer, e tudo fazeis para a minha felicidade. Ajudai-me a colocar em meus dias tanto amor e tanta verdade, que já não tenha importância o número dos anos. Estarei em paz, Senhor, se "meus olhos virem a vossa salvação". Amém.
3 – Terça-feira – Santos: Brás de Sebaste, Oscar, Celerina
Evangelho (Mc 5,21-43) "Quando viu Jesus, caiu a seus pés, e pediu com insistência: – Minha filhinha está morrendo. Vem e põe as mãos sobre ela, para que sare e viva!"
Jairo não encontrou Jesus por acaso. Ele o procurou, acreditou em seu poder, confiou em sua bondade. É verdade. Mas, pensando bem, foi Jesus que o procurou primeiro, e não por acaso. Foi ele que por amor o atraiu, conquistou sua fé e sua confiança. Se quero encontrar Jesus, preciso estar atento a seus acenos fugazes, ou quando parece querer criar confusão em meus projetos de vida.
Oração
Senhor Jesus, parece que a maioria das vezes começais por criar confusão em minha vida, para que perceba que só vós podeis levar-me pelo caminho certo. Ajudai-me a aceitar e acreditar que o fazeis por amor, porque melhor que eu sabeis o que é bom para mim. Aumentai minha fé e minha confiança. Que eu aceite que só posso se feliz se vos seguir no caminho que fizestes. Amém.
4 – Quarta-feira – Santos: José de Leonissa, Remberto
Evangelho (Mc 6,1-6) "Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?"
Os de Nazaré admiraram a sabedoria de Jesus e seus milagres. Mas, não o queriam aceitar como o Enviado de Deus, porque não conseguiam entender que o poder divino pudesse manifestar-se numa pessoa comum, que todos conheciam, que era um carpinteiro, alguém que tinha andado e andava pelas suas ruelas. Só pela fé poderemos percebe a ação de Deus nas coisas comuns da vida.
Oração
Senhor meu Deus, aumentai em mim a fé, para que vos possa ver agindo no meu dia a dia, manifestando-vos nos que vivem comigo. Confio em vosso poder e em vosso amor, e conto com vossa ajuda para viver cada vez mais como Jesus ensinou. Fazei que também eu possa, com meus atos e palavras, ser uma bênção de salvação para todos. Ficai comigo em todos os meus momentos. Amém.
5 – Quinta-feira – Santos: Águeda, Genuíno, Adelaide de Vilich.
Evangelho (Mc 6,7-13) "Se não vos receberem, nem vos quiserem escutar, quando saírdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!"
Se aceitamos ser enviados por Jesus, precisamos ser livres e disponíveis, prontos também a aceitar que recusem nossa mensagem. Ao tentar ajudar alguém a encontrar o caminho do evangelho, não podemos sentir-nos ofendidos se não aceita nossas palavras. Temos de saber que os prazos de Deus não são iguais aos nossos, e continuar pedindo que Deus paciente converta os corações.
Oração
Senhor Jesus, peço perdão, porque nem sempre escolhi a hora certa, nem falei como deveria. Perdoai-me também porque me senti ofendido se alguém não aceitou minhas palavras. Penso que eu teria conseguido mais se antes de falar tivesse passado mais tempo convosco em oração. Se me ajudais, continuarei tentando, mais com exemplos do que com sermões. Ajudai-me, Senhor. Amém.
6 – Sexta-feira – Santos: Paulo Miki, Doroteia, Gastão
Evangelho (Mc 6,14-29) "Herodes temia João; sabia que era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava."
É triste a figura de Herodes, prepotente e cruel, mas também indeciso e medroso. Reconhecia a grandeza e a sabedoria de João; tinha medo dele, por superstição e motivos políticos; reconhecia sua santidade, mas não queria aceitar suas propostas de vida. Aceito plenamente o evangelho e sou coerente, ou tenho medo de suas exigências, e contemporizo para não perder vantagens e facilidades?
Oração
Senhor Jesus, sei que não basta admirar vossa pessoa e vossas propostas de vida. Temos de decidir e começar a viver como ensinais, mesmo que isso nos custe desvantagens e renúncias. Sei também que não basta começar, ou vos seguir mais ou menos. É por isso que peço ajuda e socorro, para ter coragem de me decidir por vós, e deixar tudo que for preciso, e seguir convosco até o fim. Amém.
7 – Sábado – Santos: Ricardo de Toscana, Coleta, Eugênia Smet
Evangelho (Mc 6,30-34) "Os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado."
Foi muito longa aquela conversa, um interrompendo o outro, todos falando de suas experiências, acertos, erros, sucessos e fracassos. Jesus deve ter feito comentários, animado e acalmado. Se tentamos fazer algum trabalho de evangelização, bem que poderíamos ter uma conversa assim com Jesus e com os companheiros de caminhada. Na certa seria uma ótima forma de fazer oração.
Oração
Senhor Jesus, poucas vezes tenho voltado para vos falar de minhas iniciativas de evangelização. Perdoai-me. Vou tentar conversar mais vezes convosco para alegrar-me ou queixar-me, agradecer ou pedir socorro. Começo logo pedindo que me ajudeis a ter mais iniciativa, a ser mais ousado, a não desanimar tão facilmente. Ficai sempre comigo, porque só assim poderei continuar. Amém.
8 – 5º Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Mt 5,13-16) "Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal perde seu sabor, com que poderá salgar-se?
Todos sabemos que o sal preserva da corrupção e dá sabor aos alimentos. Isso já bastaria para nos fazer perceber o tamanho de nossa responsabilidade. Há mais, porém. Na antiguidade, entre muitos povos, o sal simbolizava o alimento partilhado, a amizade entre as pessoas. E mais. Entre os hebreus (Lv 2,13) e também entre outros povos, devia-se salgar o que era oferecido em sacrifício a Deus. Dar sabor, conservar, unir, tornar a oferta agradável: para isso servia o sal. Se somos o sal da terra, para isso temos de servir. Se ainda falta solidariedade, amizade e partilha no mundo, se tantos ideais apodrecem ao nosso redor, se a vida perde sabor, não será talvez por ainda não sermos, ou já não sermos, o sal que deveríamos ser? E não esqueçamos que só o poder de Cristo pode fazer-nos sal novamente.
Oração
Senhor, fico honrado e espantado com a missão que me confiais. Ajudai-me, então, a afastar a corrupção do pecado, mas principalmente fazei que minha presença possa dar sabor à vida dos que me rodeiam. Dai-me muito amor, para ser em toda parte fator de união entre meus irmãos. Auxiliai-me com a vossa graça, para que eu viva de tal modo que todos os meus atos e pensamentos sejam uma oferta agradável para vós. Ajudai-me, para que em toda a parte seja sal, de sabor inconfundível, sempre com o gosto da verdade e da sinceridade. Sem querer adocicar a vida, ardendo nas feridas para as curar. Para isso, Senhor, aumentai minha união convosco, ajudai-me para que minha vida seja coerente com minha fé. E, na medida necessária, purificai-me. Amém.
9 – Segunda-feira – Santos: Alexandre de Roma, Apolônia, Donato
Evangelho (Mc 6,53-56) "... chegaram a Genesaré e amarraram a barca. Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus."
Os discípulos tinham visto a multiplicação dos pães e dos peixes, e depois Jesus que caminhava sobre as águas e acalmava o mar. Deviam estar muito impressionados. E ainda viram como o povo acorria até ele, e como os doentes eram curados. Tinham necessariamente de se perguntar quem afinal era esse Jesus. Estavam prontos para crer quando ele se apresentou como o Filho de Deus.
Oração
Senhor Jesus, vendo a transformação que causastes no mundo dos homens, vendo o que fizestes em minha própria vida, tenho de reconhecer vosso poder e vossa bondade. Creio em vós, Senhor, entrego-me a vós e espero de vós a felicidade. Libertai-me do mal e de minhas pobres limitações, para que seja o que esperais de mim. Tudo espero de vós, e de nada preciso ter medo. Amém.
10 – Terça-feira – Santos: Escolástica, Guilherme de Maleval, Silvano
Evangelho (Mc 7,1-13) "Os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus."
Alguns mestres da Lei e alguns de seus fervorosos defensores vieram de longe para ouvir e observar Jesus. Marcos não diz sobre que Jesus falava, nem quanto tempo eles ficaram a ouvir. Pelo jeito não se interessaram pela doutrina, e centraram a condenação no desrespeito aos costumes tradicionais, aos quais davam todo o valor. Se não me cuido, ficarei só com os acessórios da religião.
Oração
Senhor Jesus, fazei-me fiel ao jeito de viver que me ensinais. Iluminai-me, porém, para não ficar agarrado ao que não tem importância. Que eu seja livre e deixe que os outros também sejam livres. Dissestes que o decisivo na vida é o amor ao Pai e ao próximo. Aumentai então esse meu amor; que ele seja a fonte e o motivo do que eu fizer, e seja generoso, tolerante e misericordioso. Amém.
11 – Quarta-feira – Nossa Senhora de Lourdes, S. Lúcio
Evangelho (Mc 7,14-23) "Jesus disse: ‒ É do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, adultérios, ambições..."
Para os fariseus havia muitas coisas, alimentos e até profissões, que tornavam a pessoa impura, indigna de Deus. Jesus afasta essas ideias e ensina que só o pecado e a maldade do coração é que nos tornam impuros e afastados de Deus. Isso nos convida a ter um cuidado especial com nosso coração, isto é, com nossas afetos, inclinações e decisões. Não nos prendamos com exterioridades.
Oração
Senhor Jesus, não permitais que eu volte a me prender a exterioridades sem valor. Tornai-me atento a sempre procurar a verdade, a justiça e o amor, e a não dar importância demais às convenções humanas. Principalmente ensinai-me a não exigir dos outros o que vós mesmo não exigis, e a ser tolerante com usos e costumes diferentes dos meus. Assim será mais fácil viver em paz. Amém.
12 – Quinta-feira – Santos: Eulália, Antônio de Constantinopla, Etevaldo
Evangelho (Mc 7,24-30) "Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. A mulher era pagã...."
Por alguma razão, o Mestre não queria ser reconhecido naquela terra de pagãos. Mas, a graça de Deus, a força da presença de Jesus, agia também ali, entre aquela gente que não conhecia Javé e seus caminhos. Aquela mãe acreditou no poder de Jesus, que nunca tinha visto antes. E foi teimosa, insistente. Não desanimou. Não só teve a filha curada, mas também um novo sentido para a vida.
Oração
Senhor Jesus, essa mulher pagã desafia-me e obriga a pensar. Ela tinha tudo contra si, mas encontrou em Jesus sentido para sua vida. Eu tenho todas as oportunidades, tantos privilégios e ajudas. Mas correspondo muito pouco a vossos favores. Perdoai-me, Senhor. Tirai-me de meu sossego para afinal vos seguir em vosso jeito de pensar e de viver. Não permitais que seja ingrato. Amém.
13 – Sexta-feira – Santos: Benigno, Estêvão de Rieti, Ermelinda
Evangelho (Mc 7,31-37) "Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão."
Penso que Marcos escolheu esse milagre, entre tantos, por um motivo especial. Fala de um homem que não ouvia e mal podia comunicar-se, fechado em si. Guardou até a palavra usada por Jesus: "Efatá!", abre-te! O poder de Jesus rompeu seu isolamento: agora podia conviver. Foi isso que Jesus veio fazer: romper as barreiras entre nós, fazer-nos capazes de nos comunicar, abrir-nos para o amor.
Oração
Senhor Jesus, reconheço que ainda sou muito fechado em mim mesmo e em minhas preocupações. Preciso olhar mais para os outros e suas necessidades, e também procurá-los em minha própria necessidade. Ajudai-me a ser humilde, para procurar ajuda, e generoso para ajudar. Fazei-me capaz de ouvir meus irmãos. Dai-me palavras sábias para os ajudar. E que nada nos separe. Amém.
14 – Sábado – Santos: Cirilo, monge, Metódio, Valentim
Evangelho (Mc 8,1-10) "Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que o distribuíssem."
Marcos quer, sim, mostrar-nos que Jesus, como Moisés no deserto, é o enviado para nos guiar no caminho de Deus. Mas também mostra que Jesus se preocupava com as necessidades materiais do povo. E os discípulos foram convidados a dar sua colaboração: – quantos pães vocês têm? Não podemos ignorar as necessidades materiais dos irmãos, e o milagre surgirá de nossa generosidade.
Oração
Senhor Jesus, continuais preocupado conosco, cuidando das nossas necessidades diárias. Fazei-me previdente, para poder cuidar também dos outros. Para isso ensinai-me a ser generoso com os meus bens, dedicado no trabalho, hábil para encontrar as melhores maneiras de ajudar os que precisam. Com vosso poder divino e com nosso trabalho cuidadoso não faltará o pão para ninguém. Amém.
15 – 6º Domingo do Tempo Comum
Evangelho (Mt 5,17-37) "Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus."
No Sermão da Montanha, Mateus destaca a grande novidade da pregação e do jeito de ser de Jesus. Ele não se prendia às obrigações e costumes do passado, que se foram ajuntando aos mandamentos morais que Deus tinha inspirado a seu povo. Declarava que não tinha vindo para anular esses mandamentos, nem as promessas feitas no passado. Pelo contrário, tinha vindo cumprir todas essas promessas e esperanças, de um jeito que nem podiam imaginar. E veio para aperfeiçoar os mandamentos do passado, que tinham sido dados por Deus, mas levando em conta as limitações religiosas, morais e culturais dos hebreus. Com o poder de Filho de Deus Encarnado, Jesus anunciava a chegada de um novo tempo, onde seriam maiores as graças do Pai. Um tempo de maiores exigências, que daria início a uma caminhada em direção a uma perfeição moral sempre maior. O Reino exigia uma justiça muito maior que a de antigamente.
Oração
Senhor, bendigo vossa paciência e sabedoria que aos poucos foi levando a humanidade no caminho da salvação. A mesma paciência muito grande mostrastes com vosso povo escolhido; por isso eu vos louvo e renovo minha confiança em vossa bondade. Sei que tendes paciência também comigo, com minha caminhada tantas vezes muito lerda. Hoje, porém, eu vos quero pedir que me ajudeis a apressar o passo. Ajudai-me a perceber todas as misérias que ainda carrego no coração, todas as fraquezas que me impedem de vos amar e servir como devo. Livrai-me da preocupação com as exterioridades, e dai-me coragem para procurar sempre a justiça e o amor generoso para com todos. Não permitais que me torne escravo das comodidades fáceis, dos apegos e desvios que me afastem de vós. Guardai-me em vossos caminhos, protegei-me ao abrigo de vossas mãos e livrai-me de todo mal. Amém.
16 – Segunda-feira – Santos: Elias, Jeremias, Daniel
Evangelho (Mc 8,11-13) "E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem."
Para aceitar suas palavras, os adversários exigiam um milagre de Jesus, que lhes garantisse sua missão divina. Sua exigência pode até parecer razoável, se não levamos em conta que internamente Deus lhes estava falando ao coração, atraindo e iluminando. Deus era alguém que lhes falava no seu íntimo; tinham de decidir se queriam confiar nesse alguém, numa decisão pessoal, só por amor.
Oração
Senhor meu Deus, não vos peço milagres. Basta-me vossa palavra, desde que me concedais o dom da fé e conquisteis meu coração. Agradeço e peço que me deis sempre a graça de acreditar. Hoje vos quero pedir por todos que têm dificuldade em crer. Ajudai-os a vencer os preconceitos, e a se libertar do orgulho. Sem saber, eles precisam de vós; dai-lhes a certeza que só vós podeis dar. Amém.
17 – Terça-feira – Santos: Rômulo, Silvino
Evangelho (Mc 8,14-21) "Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes."
Jesus dizia que os discípulos não deviam ser como os fariseus que não acreditavam nele; disse que deviam evitar o "fermento", a sua maneira de pensar. Não compreenderam; acharam que os reprendia por não terem trazido pão suficiente. Jesus lembra-lhes as duas multiplicações de pães, e pergunta: – Por que vocês ainda não me compreendem mesmo tendo visto tantos sinais de meu poder?
Oração
Senhor Jesus, tendes feito tanta coisa em minha vida, tantas vezes mostrastes vosso amor e vosso poder salvador. E parece que mesmo assim ainda não confio totalmente em vós, nem me decido a vos seguir mais de perto. Perdoai-me; aumentai minha fé e meu amor. Ajudai-me a entender os sinais que me fazeis para dirigir minha caminhada. Não deixeis que eu ainda vos deixe. Amém.
18 – Quarta-feira de Cinzas – Santos: Flaviano, Heládio, Cláudio
Evangelho (Mt 6,1-6.16-18) "Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando,"
A bondade de nossos atos não depende só da bondade do que fazemos. Depende também da intenção com que o fazemos. Se oramos, fazemos esmolas, ou até coisas mais heroicas para aparecer, ganhar prestígio ou obter vantagens, nossas ações terão apenas o valor desses objetivos que buscamos. Tudo que fizermos deve ser motivado pelo amor a Deus e aos irmãos. Só isso conta.
Oração
Senhor, purificai meu coração, afastai de mim todas as motivações falsas e egoístas. Ajudai-me a procurar sempre e em tudo o bem de meus irmãos e até dos que não me amam. Que eu sempre vos coloque em primeiro lugar em minha vida, que a vossa vontade seja sempre o critério primeiro em todas as minhas decisões. Ensinai-me que tem valor somente o que fazemos por amor. Amém.
19 – Quinta-feira – Santos: Conrado de Piacenza, Álvaro de Córdova, Gabino
Evangelho (Lc 9,22-25)"O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos ... deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia."
A maioria dos discípulos e ouvintes de Jesus esperavam que o Salvador prometido viesse com toda força e esplendor. Nós também nos inclinamos a pensar que as coisas de Deus e da igreja devem impor-se pela força, pompa e prestígio. Outra é a maneira de agir do Senhor. Sempre, ou quase sempre, seu poder de salvador se manifesta na fraqueza e na pobreza. Ou antes: nos fracos e pobres.
Oração
Senhor Jesus, foi por isso que muitos vos rejeitaram, e vossos discípulos quase vos deixaram. Para mim também é difícil esse jeito de o Pai mostrar-nos seu amor. Preciso que mudeis meu coração, meu jeito de pensar e agir. Ajudai-me a confiar em vós e não em mim, a procurar vossa sabedoria e não a humana. Segurai-me quando estiver quase a desistir diante das dificuldades. Amém.
20 – Sexta-feira – Santos: Eleutério, Zenóbio, Leão de Catânia, Nilo
Evangelho (Mt 9,14-15) "Disse-lhes Jesus: ─ Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?"
Para os antigos o jejum era manifestação de dor e luto. Nós cristãos acreditamos que Deus nos ama, que Jesus está sempre conosco, que o mal foi derrotado, que podemos ser felizes na paz e a fraternidade. Não podemos viver no luto, no pessimismo, a nos lamentar chorosos. Isso seria mostrar fé muito débil, pouca esperança e ingratidão muito grande. Que nossa alegria mostre como Deus é bom.
Oração
Senhor, dai-me a alegria e o otimismo de quem de fato acredita em vosso poder e bondade. Vós me destes a vida, a fé em Jesus, e todas as possibilidades de ser feliz. Eu vos agradeço tudo isso, bendigo vosso amor misericordioso e a confiança que depositais em mim. E muito agradeço porque colocastes ao meu redor pessoas que me querem bem. A elas e a mim, fazei-nos alegres apesar de tudo. Amém.
21 – Sábado – Santos: Pedro Damião, Sérvulo, Fortunato
Evangelho (Lc 5,27-32) "Os fariseus e mestres da Lei murmuravam e diziam: – Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?"
Pelo jeito os discípulos estavam à vontade, achando muito natural o comportamento de Jesus. Já estavam pensando como ele, e já estavam cada vez mais longe dos mestres da lei. Esta é uma boa ocasião para eu examinar até que ponto penso como Jesus, e quanto ainda sou influenciado por pensamentos rigorosos e pouco cristãos quando tenho de avaliar o comportamento de outros.
Oração
Senhor, dai-me uma fidelidade total a vossa vontade e uma compreensão exata de vossas palavras. Quanto a isso, que eu não faça concessões; mas que não queira impor a outros o que é apenas meu modo de pensar. Aliás, preciso de ajuda para ser mais rigoroso comigo mesmo, e mais tolerante com meus irmãos. Colocai muito amor em meu coração, e terei sempre a sabedoria para decidir. Amém.
22 – 1º Domingo da Quaresma
Evangelho (Mt 4,1-11) "O Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser provado pelo diabo. Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e teve fome."
Essa narrativa evangélica não é fácil de compreender. Vamos concentrar nossa atenção apenas no seguinte: antes ainda de se iniciar a pregação de Jesus, era preciso evitar que fosse mal compreendido seu anúncio de salvação. Jesus não veio trazer facilidades materiais. Veio trazer um sentido para a nossa vida, como aceitação da oferta de amor que o Pai nos faz. Nem veio trazer uma vida cheia de milagres e maravilhas, mas veio dar-nos força para enfrentar as limitações da vida humana, também a doença e a morte. Não veio convidar-nos para a procura do poder e da riqueza, mas dizer-nos que a felicidade está em colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida. Veio mostrar-nos que longe de Deus, sem nossa união com ele, nossa vida é um absurdo.
Oração
Senhor Jesus, quisestes participar em tudo de nossa vida humana. Por isso, como homem, quisestes assumir posições que são decisivas para nós. Quisestes aceitar as limitações de nossa vida, nossa necessidade de nos orientar para o Pai, colocando-o sempre em primeiro lugar. Ajudai-me a procurar a salvação e a felicidade nas coisas simples, na tranquilidade da fé, sem correr atrás de brilhos e maravilhas. Ensinai-me a grandeza da vida do dia a dia, fazendo de cada gesto ou palavra um ato de adoração e de partilha de amor. Fechai meu coração à sedução das ideias vazias e das coisas sem valor. Fazei que afinal eu tenha coragem de arriscar toda a minha vida, apostando tudo no amor a vós e aos irmãos. Amem.
23 – Segunda-feira – Santos: Policarpo, Sereno, Romana
Evangelho (Mt 25,31-46) "Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, ele se assentará em seu trono glorioso."
Jesus fala-nos do critério final para a separação entre bons e maus, entre os que serão eternamente felizes e os que serão eternamente condenados. A separação conforme a atitude que tomarmos diante das necessidades do próximo, ajudando ou olhando para o outro lado. Não basta ajudar. É preciso ajudar pelo motivo certo: por amor a Deus e ao irmão. Se amamos a Deus, amamos o próximo.
Oração
Senhor, se assim será o julgamento, a separação final, então talvez eu tenha de rever um pouco minha vida. Faço alguma coisa pelos meus irmãos, procuro ajudar. Mas não sei se posso dizer que isso seja uma preocupação central em minha vida. Também preciso ver se estou ajudando do modo certo, se estou usando os meios mais adequados. Senhor, iluminai-me para eu saber amar. Amar.
24 – Terça-feira – Santos: Sérgio, Montano, Edilberto
Evangelho (Mt 6,7-15) "Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras."
Entre os vários elementos dessa catequese sobre a oração, Jesus lembra que na oração estamos em contato com o Pai, que nos ama, conhece nossas necessidades, e não precisa ser convencido a nos ajudar. O importante é abrir-lhe nosso coração, usando palavras mais para nós mesmos do que para ele. Importante é colocar-nos à escuta do que ele tem a nos dizer, prontos a obedecer.
Oração
Senhor Jesus, ensinai-me a rezar. Ou, melhor ainda, acompanhai-me sempre na oração, pondo meu coração em sintonia com o Pai, pelo amor e pela obediência. Ajudai-me a compreender que nem sempre o melhor para mim é o que peço. Dai-me, então, o que sabeis ser o melhor para mim e meus irmãos. E que eu não apenas fique pedindo, mas também me lembre de louvar e agradecer. Amém.
25 – Quarta-feira – Santos: Cesário de Nazianzo, Hereno, Vítor
Evangelho (Lc 11,29-32) "No dia do julgamento, os ninivitas hão de se levantar juntamente com esta geração para a condenar."
Mais de uma vez Jesus encontra a incredulidade de muitos de seus ouvintes, que invocam pretextos para não o aceitar. Com seu poder divino Jesus toca o coração de todos, e torna-lhes possível aceitar suas palavras. Eles, porém, continuam livres, e serão responsáveis por sua opção. Devemos pedir sempre que Jesus não apenas nos fale, mas que também nos dê a graça da fé e da entrega confiante em suas mãos.
Oração
Senhor, sempre e de tantos modos estais a me falar. Por favor, abri meus ouvidos para que possa aceitar vossos convites, seduzi meu coração para que se deixe conquistar. Sou um privilegiado, tendo tantas oportunidades de vos conhecer. Perdoai a pouca atenção que vos dou, a minha lentidão em atender vossos convites, como se vos estivesse fazendo favor. Não me abandoneis. Amém.
26 – Quinta-feira – Santos: Deodoro, Porfírio, Nestor
Evangelho (Mt 7,7-12) "Se vós, que sois maus, dais coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem!"
O amor e a misericórdia do Pai é que nos levam a lhe pedir confiadamente tudo que nos é necessário. Sabemos bem como são grandes nossas precisões espirituais e materiais, e que por nós mesmos não temos saída. Como é bom saber que Deus sempre atende nossos pedidos, mesmo quando não nos dá o que pedimos, para nos dar muito mais do que poderíamos querer e esperar.
Oração
Senhor meu Deus, sois meu Pai, e me amais como nem posso imaginar. A certeza desse amor leva-me a enfrentar a vida, sabendo que jamais me abandonais. Estais sempre pronto a me socorrer nas necessidades, a me perdoar sempre que volto a vós. Confio em vós e quero viver sempre agarrado a vossa mão, amparado por vós em todos os momentos, certo que cuidais de mim. Amém.
27– Sexta-feira – Santos: Leandro de Sevilha, Valdomiro, Besas
Evangelho (Mt 5,20-26) "Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus."
A justiça de escriba e fariseu está no legalismo e nas exterioridades. A justiça, a bondade do Reino dos Céus, nasce do interior do coração, é procura sincera do bem, é busca de Deus, é amor fraterno ativo. Por isso mesmo temos de estar continuamente à procura dessa justiça, pois que nunca podemos dizer que já a vivemos o suficiente. A cada momento temos de estar à escuta de Deus.
Oração
Senhor meu Deus, ainda estou longe de viver as propostas do evangelho de Jesus. Preciso cuidar mais da purificação de meu coração e de minhas intenções. Estou longe de ser guiado pelo amor a vós e pela dedicação a meus irmãos. O egoísmo ainda é muito forte. Minha esperança é que me ajudeis a superar a inércia que me impede de vos procurar. Vinde e socorrei-me. Amém.
28– Sábado – Santos: Justo, Romão, Serapião
Evangelho (Mt 5,43-48) "Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus..."
Somos filhos do Pai celeste somente se amamos nossos inimigos, se queremos e pedimos o bem para eles. Mas também, só seremos capazes de amar os inimigos se o Pai nos fizer filhos seus. Jesus termina dizendo até onde deve ir nosso amor aos inimigos: sede perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito. Temos de amar sem limites, como ele ama a cada um de nós, como se fosse único.
Oração
Senhor, Pai celeste, dai-me a vida nova, transformai-me em filho vosso. Dai-me esse amor novo, a caridade, que vem de vós e me torna possível amar de um jeito novo. Só com vossa ajuda, só se amais em mim, serei capaz de amar a todos, mesmo aqueles que não me amam, e querem o mal para mim. Afastai sentimentos maus e emoções que me perturbam e tornam tudo mais difícil. Amém.

