29 – Sábado – Santos: Catarina de Sena 
 
Evangelho (Jo 6,16-21) “Os discípulos tinham remado uns cinco quilômetros, quando viram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca.”
 
Vendo a multiplicação dos pães, o povo queria aclamar Jesus como rei, mas ele retirou-se para o alto do monte. Depois, à noite, andando sobre as águas, ele alcançou a barca dos discípulos. Queriam fazê-lo rei, mas ele era muito mais do que isso. Mostrou aos discípulos que não era um simples homem, mas alguém muito maior, acima das forças da natureza: deviam reconhecer que era divino.
 
Oração
Senhor Jesus, por isso sois importante para mim, porque sois Deus, e podeis salvar-me de mim mesmo e do poder do mal. Muitos já me ensinaram muita cosa sobre o como viver certo, mas somente vós podeis dar-me a força de vencer o egoísmo, fazer o bem e abrir-me para o amor. Creio em vossa divindade, e coloco em vós toda a minha esperança. Só vós me podeis dar a vida nova. Amém.

LOCALIZE ABAIXO A REFLEXÃO DO DIA

 A reflexão seguinte supõe que você antes leu o texto evangélico indicado.

1 – Terça-feira – São José Operário
 
Evangelho (Mt 13,54-58) “Indo para sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, e admiravam-se. E diziam: – De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres?”
 
Pelo menos muitos moradores de Nazaré não se deixaram conquistar por Jesus, mesmo admirando e não sabendo explicar a sabedoria e o poder que mostrava. Também nós podemos ter nossa fé bloqueada por preconceitos. Nosso maior obstáculo na aceitação de Jesus são nossas ideias pessoais, nossas convicções, os valores que assumimos como linhas orientadoras de nossa vida.
Oração
Senhor Jesus, acho que na caminhada para vos seguir já abandonei pelo menos muitos de meus preconceitos. Mas ainda muitas vezes preciso de vossa ajuda para abandonar meu modo de pensar e aceitar vosso jeito de viver. Aumentai minha fé e meu amor, para que seja dócil e me deixe conduzir pelos vossos caminhos. E dai-me forças para continuar sempre como discípulo vosso. Amém.
2 – Quarta-feira – Santo Atanásio
 
Evangelho (Jo 15,1-8) “O ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda.”
 
Pelo batismo estamos todos unidos vitalmente a Jesus de modo especial. Mas nem sempre nos deixamos vivificar plenamente por ele, deixando que continuem em nossa vida zonas de sombra e desamor. Peçamos que o Pai nos purifique e transforme, ainda que muitas vezes tenhamos de sofrer para crescer. Aliás, não é ele que nos faz sofrer, mas sim nossa resistência medrosa a sua graça.
Oração
Senhor meu Deus, de fato, continuo tendo medo de me entregar totalmente a vós, como se vosso desejo não fosse sempre meu bem. Aumentai, pois, minha fé e minha confiança. Afastai de mim o medo e a preguiça, fazei-me crescer no amor, para me deixar levar por vós por onde e para onde quiserdes. Perdoai-me se muitas vezes reclamar, achando que estais exigindo muito de mim. Amem.
3 – Quinta-feira – São Filipe e São Tiago, Apóstolos
 
Evangelho (Jo 14,6-14) “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.”
 
Jesus apresenta-se como o único que nos pode levar à plenitude vida para a qual fomo criados. Ele é nosso caminho, pois só ele nos pode levar à vida. É nossa verdade, que nos faz conhecer nosso pecado e a misericórdia divina. É nossa vida, porque só por nossa íntima união com ele podemos participar da vida da Trindade, para a qual fomos criados. Só nele podemos ter salvação.
Oração
Senhor Jesus, creio que sois o filho de Deus e meu irmão de humanidade. Quero que sejais meu caminho, orientação de minha vida. Eu vos acolho como minha verdade, que pode dar sentido a minha vida. Quero unir-me a vós, minha única fonte de vida e de esperança. Preciso que me ajudeis a nunca perder o rumo. Iluminai minha fé, para que me deixe transformar e conduzir para a vida. Amém.
4 – Sexta-feira – São Floriano
 
Evangelho (Jo 15,12-17) “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei.”
 
Mais do que uma obrigação, o amor entre nós é parte de nossa salvação e felicidade. Unindo-nos vitalmente a si, Jesus dá-nos uma capacidade nova de amar. Assim podemos encontrar felicidade no amor fraterno, no amor conjugal, na comunidade de seus discípulos, no amor que faz da humanidade toda uma família. Fora do amor, que ele nos possibilita, não há verdade, salvação ou felicidade.
Oração
Senhor Jesus, tanto nos amastes que vos entregastes inteiramente a nós, para se nossa fonte de vida. Porque nos amastes tanto, podemos também amar, encontrando felicidade no amor dado e recebido. Aumentai em nós o amor em todas as suas formas, um amor que seja generoso, alegre, e aberto a todos. Que nosso amor se torne para todos nosso testemunho em vosso favor. Amém.
5 – Sábado – São Silvano
 
Evangelho (Jo 15,18-21) “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence.”
 
Mundo, para João, significa também o conjunto de ideias, forças e pessoas que se opõem ao projeto divino de salvação. Os discípulos de Jesus devem saber que enfrentarão sempre essa oposição, como ele mesmo sofreu. Não devem espantar-se. Foram escolhidos por ele e, iluminados e fortalecidos pelo Espírito serão suas testemunhas. O importante é que mantenham sempre sua coerência.
Oração
Senhor Jesus, tendes razão; nem sempre é fácil ser discípulo vosso. Temos de vencer nossas resistências interiores e também as pressões do ambiente em que vivemos. Aumentai em nós a presença de vosso Espírito, que nos dê sabedoria e fortaleza, para fazer bem nossas escolhas e continuar firmes em nossa união convosco. Ajudai-nos a ser fieis, sejam quais forem as dificuldades. Amém.
6 – 6º Domingo da Páscoa – São Heliodoro
 
Evangelho (Jo 15,9-17) “Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena.”
 
Jesus revela-nos a salvação que o Pai nos oferece para que participemos de sua alegria, e nossa alegria seja plena, transbordante. A alegria toma conta de nós quando temos e sabemos que temos o bem, a felicidade toda que possamos esperar. Temos e podemos participar da alegria de Jesus porque estamos unidos a ele da forma mais íntima que se possa imaginar, formamos uma unidade viva com ele, e participamos de todo seu bem. Essa união, com a de uma videira, dá-nos a possibilidade de participar de seu amor, entregando-nos totalmente ao amor ao Pai e aos irmãos. A alegria que ele nos oferece é uma alegria plena, que não nos permite parar, mas que nos leva sempre mais para a frente, para um amor sempre mais ativo e transformador.
Oração
Senhor Jesus, comparais vosso amor por nós ao amor que o Pai nos tem. É amor terno, gratuito e infinito, nossa única possibilidade de existência, vida e felicidade. Vosso amor não nos deixa, mas precisamos que nos segureis no côncavo de vossas mãos, para que não vos abandonemos. Conservai-nos, Senhor, no vosso amor, na fidelidade filial a vossa vontade. Assim teremos desde agora toda a alegria que nos é possível ter nesta vida. Aumentai, Senhor, nossa alegria e nossa felicidade aumentando o amor entre nós. Amor que seja um pouco como o vosso na dedicação generosa, na compreensão e na capacidade de amar. Dizeis que não nos considerais servos, mas amigos, porque nos revelastes tudo que sois. Fazei-nos fieis a vossa amizade. Amém.
7 – Segunda-feira – Santa Flávia Domitila
 
Evangelho (Jo 15,26-16,4a) “Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. Expulsar-vos-ão das sinagogas...”
 
Jesus previne seus discípulos, deixando claro que enfrentariam oposições e perseguições. Foi o que aconteceu desde os primeiros tempos, e ainda acontece agora em mais lugares do mundo. Talvez não enfrentemos perseguições sangrentas em nosso ambiente, mas precisamos  que Jesus nos envie seu Espírito, para resistir e continuar firmes na fé, apesar de todas as investidas e seduções.
Oração
Senhor Jesus, até agora não enfrentei tantas oposições por ser vosso discípulo. Mas, nunca sabemos o que nos espera. Dai-me vosso Espírito, para que minha fé seja firme e coerente. Ajudai-me nos ataques que vêm de fora, e também nos que nascem de minha própria fraqueza. Iluminai-me, para não me deixar iludir por ideias sedutoras, mas continue sempre em vosso seguimento. Amém.
8 – Terça-feira – São Desiderato, São Vitor
 
Evangelho (Jo 16,5-11) “Vou para quem me enviou, e nenhum de vós pergunta: – Para onde vais? Mas porque disse isto, a tristeza encheu os vossos corações.”
 
Até certo ponto compreendemos a tristeza e a incerteza que tomava conta dos discípulos naquela hora. Tinham vivido numa esperança tão grande, e agora Jesus parecia dizer que tudo estava acabado. Jesus quer ajuda-los a compreender que era pelo despojamento e pela morte, pela sua entrega total ao Pai que viria para eles a vida nova, a presença do Espírito, o cumpridor das promessas.
Oração
Senhor Jesus, eu também muitas vezes tenho dificuldade em compreender os caminhos por onde me levais. Gosto de imaginar tudo do meu jeito. Enviai-me, então, vosso Espírito para eu aceitar e compreender que vossos caminhos são diferentes dos meus, desconcertantes, mas que me levam sempre para a salvação. Não devo ficar triste, mesmo quando parece que estais muito longe. Amém.
9 – Quarta-feira – São Hermas
 
Evangelho (Jo 16,12-15) “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora.”
 
Jesus promete que enviaria o Espírito, que ajudaria os discípulos a compreender o que ainda não conseguiam assimilar. Também em nossa vida há um crescimento em nossa percepção da mensagem de Deus. Em primeiro lugar, conforme vamos abrindo gradualmente nosso coração. Mas também porque Deus tem, para cada um de nós um ritmo de crescimento, conforme seus planos divinos.
Oração
Senhor Jesus, enviai sobre mim vosso Espírito da Verdade, que conquiste meu coração e me torne possível perceber o que desejais de mim, ou melhor, o que me ofereceis. Dai-me paciência, para aceitar caminhar às vezes tateando. Mas dai-me também docilidade, para me deixar guiar aos poucos por vós. E ajudai-me a aceitar, o que é mais difícil, que às vezes me faleis só pelos irmãos. Amém.
10 – Quinta-feira – São Isidoro Lavrador
 
Evangelho (Jo 16,16-20) “Chorareis e lamentareis, mas o mundo se alegrará; ficareis tristes, mas vossa tristeza se transformará em alegria”.
 
Jesus falava de sua morte, do fim da convivência com que já se estavam acostumando. Haveria tristeza e desorientação por causa da cruz e da sepultura. Depois haveria a alegria da ressurreição. Mas nada seria como antes; eles e o Mestre estarão em planos diferentes; continuará com eles, mas já não o poderão ver. Daí em diante eles precisarão acostumar-se a viver apenas da certeza da fé.
Oração
Senhor, creio que estais sempre conosco, sempre a nos amparar e iluminar. Aumentai minha fé, ajudai-me a viver essa vossa presença mesmo sem ver nem sentir nada. Não vos peço sentimentos nem consolos espirituais, mas apenas fé robusta, amor incondicional, esperança firme. Amparai-me nos momentos mais difíceis, quando a escuridão for maior e o deserto mais árido e solitário. Amém.
11 – Sexta-feira – Santo Inácio de Láconi
 
Evangelho (Jo 16,20-23a) “Vós agora estais tristes, mas eu hei de vos ver novamente e vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a alegria.”
 
Era a despedida, e os discípulos estavam tristes aos pressentir o que parecia ser o fim de todas as esperanças. Jesus prometeu-lhes que não seria assim, mas a vitória final seria dele e deles. Muitas vezes, ou quase sempre, vivemos a mesma experiência. Nesses momentos temos de nos voltar para Jesus e renovar nossa fé e nossa confiança em seu amor fiel e em seu poder divino.
Oração
Senhor Jesus, agradeço a promessa que me fazeis, a certeza que me dais de vossa e de minha vitória final. É bom saber que estareis sempre comigo, não apenas me animando, mas sendo minha vida e minha força. Aumentai minha fé e minha confiança, para que possa também ajudar meus irmãos em sua caminhada. Dai-nos essa inabalável alegria nova que nos prometeis. Amém.
12 – Sábado – São Nereu e Santo Aquiles
 
Evangelho (Jo 16,23b-28) “Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará.”
 
Jesus despedia-se de seus discípulos com palavras intensas, carregadas de emoção. Apresentava como que seu testamento. E deixou-nos uma promessa, ou melhor um compromisso: “se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará”. Conhecemos nossas limitações, e reconhecemos que precisamos de ajuda em tudo e sempre. É muito bom saber que o Pai sempre haverá de nos ouvir.
Oração
Senhor Jesus, confio em vossa promessa, e sei que o Pai me ouvirá sempre, fazendo o que for melhor para mim. O que preciso é que me ajudeis também a sempre pedir socorro. Ensinai-me a orar, a estar sempre em união com a Trindade, conversando, pedindo, mas principalmente escutando, para saber os rumos que devo tomar na vida. Uni-me sempre, Senhor, à vossa oração. Amém.
13 – Domingo – ASCENSÃO DO SENHOR – Nossa Senhora de Fátima
 
Evangelho (Mc 16,15-20) “Os discípulos saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra pelos sinais que a acompanhavam.”
 
Até o momento que Jesus os deixou, os apóstolos e discípulos, homens e mulheres, tinha vivido uma experiência única. O encantamento do primeiro encontro, as longas caminhadas, as demoradas conversas, tanta coisa ouvida e assimilada, as esperanças e o pavoroso final em Jerusalém. Sem a presença do Mestre, olham ao redor, nada há de extraordinário, quase como se nada tivesse acontecido. Mas ainda retinia em seus ouvidos sua última palavra: “ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!”. E saíram pelo mundo, e tudo começou a ser novo e diferente. Porque obedeceram ao Mestre, vivemos do modo como vivemos, levados pela mesma esperança que os arrastou. E podemos continuar agindo para que o mundo seja o que Jesus anunciou.
Oração
Senhor Jesus, olho para o mundo e vejo que já é melhor que antigamente, massa fermentada e terra arada pelo evangelho. Mas ainda há tanta coisa a ser feita, tanta semente a ser lançada, tanta treva a ser iluminada. E nós e eu é que o devemos fazer, porque nos deixastes no eito e na tarefa. Sei que nos acompanhais, sempre ao nosso lado, ou melhor, em  nós. Fazei, Senhor, que essa certeza me afaste do medo e da inércia. Dai-me sabedoria para ver as necessidades do momento, encontrar a resposta certa, e agir com a firmeza da humildade de quem se sabe discípulo ainda principiante. E para que eu cresça em vosso seguimento, que eu aceite ser evangelizado pelos que tento evangelizar. Amém.
14 – Segunda-feira – São Matias, Apóstolo
 
Evangelho (Jo 15,9-17) “Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena.”
 
O que Jesus diz para nos alegrar plenamente é uma palavra muito simples, mas também inacreditável: ele, o Filho de Deus, nos ama, sem nenhum motivo a não ser seu amor gratuito. E porque nos ama, oferece-nos toda a felicidade que possa caber em nosso coração. Isso nos alegra e nos dá coragem para enfrentar a vida, sem nos deixar vencer nem por medos nem por fraquezas.
Oração
Senhor Jesus agradeço muito o amor que me ofereceis, sem nenhum merecimento de minha parte. Só vossa bondade e imensa misericórdia podem salvar-me. A vós confio minha vida, em vós coloco toda a minha esperança. Não permitais que, depois de tanta bondade vossa, eu ainda vos abandone. Guardai-me sempre em vossa amizade. Quero estar convosco a vida toda. Amém.
15 – Terça-feira – Santa Cássia
 
Evangelho (Jo 17,1-11a) “Esta é a vida eterna: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.”
 
No evangelho de João a palavra vida aparece quarenta e nove vezes: fala-se de vida nova, mas principalmente de via eterna, para sempre. É a grande oferta que Jesus nos faz. Essa vida consiste em conhecer o Pai e Cristo, seu enviado. Não se trata de um conhecimento teórico, mas de um conhecimento que é participação na mesma vida, amor, união de vontades, aceitação e obediência.
Oração
Senhor Jesus, fazei-me crescer cada vez mais nessa vida divina, que dura para sempre. O crescimento nessa vida divina é sempre um dom de vossa bondade, não depende de mim. Ajudai-me, então, a não atrapalhar vossa ação transformadora. Afastai de meu coração tudo que possa afastar-me de vós e do Pai. Não permitais que vos abandone e perca a vida para a qual fui criado. Amém. 
16 – Quarta-feira – São João Nepomuceno
 
Evangelho (Jo 17,11b-19) “Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um.”
 
A unidade que Jesus pede para nós é em primeiro lugar a que nasce da participação na mesma vida entre nós e com a Trindade. É depois a unidade que brota do amor, que o Pai infunde em nossos corações. Jesus pede ao Pai que nos conserve na unidade, pois não a podemos conservar por nós mesmos. Ela é um dom divino, o maior e o mais belo de todos que possamos receber. Amém.
Oração
Senhor Jesus, pelo poder de vossa misericórdia vós me conquistastes, livrando-me do mal, e fazendo-me passar da morte para a vida. Peço, Senhor, que eu não ponha a perder vossa obra em mim. Ajudai-me a deixar tudo que me possa separar de vós. Aumentai minha fé, fortalecei em mim o amor que vem de vós. Perdoai minhas falhas e minha pouca disposição em vos seguir. Amém.
17 – Quinta-feira – Pascoal Baylon, Basília, Restituta
 
Evangelho (Jo 17,20-26) “...que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que estejam em nós, para que o mundo creia que me enviaste.”
 
A unidade entre nós só pode nascer do amor, e só o Pai nos pode dar o dom do amor. Se, pois, de fato nos amamos sempre e em tudo, isso mostra que em Jesus o Pai nos transformou e fez de nós nova criatura. O amor e a união entre nós, acima de todas as diferenças, é o melhor testemunho que podemos dar ao mundo em favor de Jesus. A desunião entre nós cristãos não tem justificativa.
Oração
Senhor Jesus, hoje vos peço por nós e pelos cristãos de todas as denominações. Tocai nosso coração e abrandai-o, aumentai nossa fé e nossa caridade, para que consigamos afastar tudo que nos separa. Só vós podeis realizar esse milagre e de novo nos reunir numa única família como é vossa proposta. Não permitais que sosseguemos enquanto não estivermos reconciliados. Amém.
18 – Sexta-feira – São Félix de Cantalício, Leonardo Murialdo
 
Evangelho (Jo 21,15-19) “Pela terceira vez, perguntou a Pedro: ─ Simão, filho de João, tu me amas? Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se o amava.”
 
Pedro ficou triste, certamente lembrando-se de como tinha negado ser discípulo de Jesus (Mt 26,69-75). Fez, porém, o melhor que podia; apelou para o testemunho do próprio Mestre: “Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo”. Penso que também nós muitas vezes tenhamos só isso para dizer ao Senhor: Jesus, perdoai minha fraqueza, pois sabes que apesar de  tudo eu vos quero amar.
Oração
Senhor Jesus, bem conheceis esta minha realidade, esta mistura dos resultados de vossos dons com os escombros de meus fracassos. Perdoai-me por misericórdia, e não desanimeis de mim. Perdoai minha fraqueza e minhas maldades, transformai-me com vossa graça poderosa para que vos seja mais fiel. Olhai por todos nós que, caindo e erguendo-nos, tentamos seguir-vos. Amém.
19 – Sábado – São Crispim
 
Evangelho (Jo 21,20-25) “Jesus respondeu a Pedro: Se quero que ele fique até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!”
 
Cada um de nós tem seu chamado pessoal e especial. Esse o chamado que devemos ouvir e seguir, sem nos perguntar que tarefa terão os outros. E devemos começar a caminhada sem saber aonde nos levará, que resultado conseguiremos. Se Cristo nos chama, precisa deixar tudo sem discutir, precisa arriscar tudo, porque só uma coisa é importante: estar com ele sem condições.
Oração
Senhor, creio que me chamastes pessoalmente para minha missão. Agradeço vossa escolha e as oportunidades que me dais. Reconheço que nem sempre fui plenamente fiel, mas com vossa ajuda alguma coisa de bom tenho feito. Perdoai minhas faltas e fazei que seja mais generoso no futuro. Dai-me perseverança para continuar firme no posto até que chegue minha hora. Amém.
20 – Domingo PENTECOSTES – São Bernardino de Sena
 
Evangelho (Jo 20,19-23) “Novamente, Jesus disse: ─ A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio.”
 
Aos discípulos amedrontados, derrotados, com portas trancadas, sem saber o que estava acontecendo naquele dia cheio de boatos, voltou a alegria quando de repente Jesus estava entre eles. Talvez tenham até imaginado que tudo voltaria ao que era antes. “A paz esteja convosco”: não era apenas a saudação comum entre os hebreus. Na boca de Jesus e naquela situação era muito mais. Trazia tranquilidade e nova coragem, e dava certeza que as promessas estavam sendo cumpridas. Ajudava-os a compreender que começava uma nova realidade e que, mesmo sem ver o Mestre no meio deles, tinham de assumir de modo definitivo a missão de que lhes falara tantas vezes. Aprendiam que teriam de torná-lo presente por sua presença, levando a todos a nova paz.
Oração
Senhor Jesus, não preciso ter inveja dos discípulos que vos puderam ver novamente vivo entre eles, ouvindo vosso chamado e vossas promessas. Hoje ainda continuais presente entre nós, e a me oferecer a mesma paz, e a enviar-me para a mesma missão. Confiastes muito naqueles discípulos e continuais confiando muito em nós. Aceito, Senhor, a missão de vos levar a todos. Preciso apenas que me acompanheis, pondo em meu coração e em meus lábios a mensagem que devo levar. E mais ainda que me deis vossa alegria e vossa disponibilidade, que venhais em meu socorro quando o medo me cercar, e o cansaço se fizer pesado. Enviai sobre mim vosso Espírito, que me renove e faça que eu seja o enviado que quereis. Amém.
21 – Segunda-feira – São  Sinésio
 
Evangelho (Mc 9,14-29) “─ Se tu podes alguma coisa, ajuda-nos, compadece-te de nós! Disse-lhe Jesus: ─ Se podes alguma coisa!... Tudo é possível ao que crê.”
 
O pai, que procurava cura para seu filho, fez quase um desafio a Jesus: “Se podes, fazer alguma coisa, tem piedade e ajuda-nos”. Perguntado se acreditava mesmo no poder de Jesus, fez ao mesmo tempo uma declaração de fé e de humildade: “Creio, mas ajuda a minha falta de fé”. Jesus curou o menino e sem dúvida também aumentou a fé daquele homem para que lhe continuasse fiel.
Oração
Senhor, eu vos poderia pedir muitas coisas e muitos favores, porque preciso muito e só vós me podeis ajudar. Hoje quero pedir apenas que aumenteis minha fé, que ela se torne mais profunda e mais sólida. Que eu seja capaz de enfrentar as dificuldades da vida, e seja sempre fiel a vós. Iluminai-me, para que eu me agarre sempre ao mais importante, sem tantas coisas secundárias.
22 – Terça-feira – Santa Rita de Cássia
 
Evangelho (Mc 9,30-37) “Jesus perguntou: ─ Que discutíeis pelo caminho? Eles ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.”
 
Nossas discussões pelo caminho, geralmente sempre discutimos quem de nós é maior, mais generoso, mais... Principalmente se temos algum tipo de responsabilidade na família, na comunidade ou na sociedade, nossa grandeza está em servir de fato, e não apenas “como se fôssemos” servos. Nossa disponibilidade para todos é que mostra nossa efetiva disponibilidade para  Deus.
Oração
Senhor Jesus, esse estar sempre a serviço dos outros, como quereis, não está ao nosso alcance. Para viver assim, precisamos sempre de vossa ajuda. Ajudai-me, então, e a todos que têm alguma função, a servir sempre, sem procurar vantagens ou reconhecimento. Olhai de modo especial pelos ministros de nossas comunidades, para que sejam sempre servidores e não donos. Amém.
23 – Quarta-feira – Santo Epitácio
 
Evangelho (Mc 9,38-40) “Jesus disse: – Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim.”
 
Há muitos anunciando verdades do evangelho, mesmo não sendo católicos, nem mesmo cristãos. Segundo a palavra de Jesus, temos de os respeitar, e não podemos rejeitar as verdades que anunciam. A graça de Deus e sua luz são oferecidas a todas as pessoas, seja qual for sua crença. Iluminados pela fé, saberemos aproveitar o que oferecem de bom. Sem nos esquecer de orar por eles.
Oração
Senhor Jesus, nem sempre me lembro disso, mas não existem limites para vossa graça e vosso poder de salvação. Ou melhor, o único limite que barra vossa chegada é a má vontade. Hoje vos quero pedir por todos os homens e mulheres de boa vontade que procuram o bem e a verdade. Ajudai-os em seu caminho, e fazei que nossa vida não os atrapalhe na sua procura do bem e do amor. Amém.
 
24 – Quinta-feira – Nossa Senhora Auxiliadora
 
Evangelho (Mc 9,41-50) “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa.”
 
Jesus fala com seus discípulos mais próximos, mas sua palavra é para todos. Se Deus recompensa a todos pelo bem que nos fazem, por menor que seja, devemos acolher com amor e gratidão até os menores favores. E, por outro lado, façamos de nosso amor fraterno um amor ativo e eficiente, que ajude a todos ao nosso redor. Jesus diz que isso será critério decisivo para nosso julgamento.
 
Oração
Senhor Jesus, eu vos bendigo pelo amor e carinho com que tantos irmãos e irmãs me cercam. Ajudam-me na caminhada, e fazem-me compreender um pouco mais vossa infinita bondade. Abençoai-os, Senhor, com felicidade e paz. Guiai-os na sua busca de vida, e protegei-os de todos os perigos. E fazei que também eu esteja atento às necessidades deles, e que nunca lhes falte. Amém.
 
25 – Sexta-feira – São Beda
 
Evangelho (Mc 10,1-12) “Desde o começo da criação Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne.”
 
Jesus diz que o casamento é para sempre. Não apela para uma lei, mas para a própria natureza do amor e do ser humano. É por opção livre que homem e mulher se unem para ser um só corpo, um só coração. A razão bastaria para entender isso. Mas, devido ao pecado, é necessária a graça de Deus para que homem e mulher aceitem e vivam essa união como um feliz compromisso para sempre.   
 
Oração
Senhor, quereis que o casamento seja uma bênção para vossos filhos e filhas. Ajudai os casais a perceber e a viver a grandeza do amor, com alegria e generosidade. Levai-os a uma fidelidade sempre maior, afastai tudo que põe em perigo sua união. Que se conheçam e compreendam cada vez mais. Sejam felizes e seu amor nos ajude a compreender um pouco mais o amor de Cristo por nós.
 
26 – Sábado – São Filipe Néri
 
Evangelho (Mc 10,13-16) “Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele.”
 
Para aceitar o Reino é preciso ser como criança, e aceitar com simplicidade a oferta de ajuda e salvação. Temos de reconhecer nossas limitações e pobrezas, e que necessitamos de misericórdia. Para quem se basta, não há lugar no Reino, que não é para os importantes, ou se fazem de sábios e importantes, mas para os que sabem e admitem que precisam dele. Para esses está aberto.
 
Oração
Senhor Jesus, reconheço que preciso desesperadamente de vós. Sois Deus e só vós podeis livrar-me do mal, fazer-me renascer para a vida, e guardar-me no caminho do bem. Amparai-me com vossa graça e vosso favor, para manter-me como discípulo vosso. Perdoai-me, se algumas vezes pareço esquecer-me de vós. Trazei-me sempre de volta, pois só vós tendes poder de salvar-me. Amém.
 
27 –  Domingo SANTÍSSIMA TRINDADE – Santo Agostinho de Cantuária
 
Evangelho (Mt 28,16-20) “Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo.”
 
Os discípulos ainda estavam a se recuperar da cruz e do sepultamento de Jesus, que os tinham lançado na tristeza e na dúvida. Quando ele foi a seu encontro na Galileia, para onde mandara que fossem, eles prostraram-se diante dele, pois o reconheceram não apenas como o Mestre que tinham seguido. Prostram-se diante dele em adoração: é o salvador enviado, vencedor do mal e da morte. É a atitude que também nós devemos ter. E se o adoramos como o Filho de Deus, também a nós ele confia a missão de o anunciar a todos, transmitindo-lhes seu  jeito novo de viver. Somos enviados para batizar todos, isto é, para fazer que todos sejam mergulhados na Trindade, participantes da vida divina, novas criaturas. E o podemos fazer, pois ele está conosco. Amém.
 
Oração
Senhor Jesus, prometestes estar sempre conosco. Agarro-me a essa promessas, acredito que estais entre nós. Sois nossa fonte de vida, nosso caminho, nossa verdade. Quero também estar sempre convosco, como discípulo que vos segue em tudo. Aumentai minha fé, fortalecei minha esperança, inflamai o meu amor. Só assim poderei cumprir a missão que me confiais, de vos anunciar e de ajudar meus irmãos a vos conhecer. Abençoai, Senhor, os que deixam até a pátria para vos anunciar a tantos que ainda não ouviram falar de vós. Dai-lhes coragem, perseverança e alegria, mesmo quando enfrentam rejeição. E chamais muito outros, e que eles também vos sigam e consagrem sua vida a vos anunciar e a vossa boa nova. Amém.
 
28 – Segunda-feira – Santo Emílio
 
Evangelho (Mc 10,17-27) “Veio alguém correndo, ajoelhou-se diante dele, e perguntou: ─ Bom Mestre, que devo fazer para ganhar a vida eterna?”
 
Interessante como Marcos diz que o rapaz ou homem foi correndo ao encontro de Jesus. Estava ansioso, queria saber logo o que Deus esperava dele. Como tantas vezes acontece conosco; generosamente queremos saber que devemos fazer, que caminho precisamos seguir. Quando o descobrimos, porém, facilmente nos falta a coragem de seguir o que nos parece ser a vontade de Deus.
 
Oração
Senhor Jesus, a cada momento tenho de procurar saber o que esperais de mim, e tomar decisões. Reconheço que muitas vezes não tenho coragem de fazer o que me parece ser vossa vontade. Perdoai-me, livrai-me do medo de me deixar envolver totalmente por vós. Quero, com vossa ajuda, arriscar-me a vos seguir mais generosamente, deixando tudo que for preciso deixar. Amém.
 
29 – Terça-feira – São Maximino
 
Evangelho (Mc 10,28-31) “Então Pedro começou a dizer a Jesus: ─ Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.”
 
Tenho impressão que havia uma ponta de vaidade nas palavras de Pedro. Mais ou menos como acontece conosco quando achamos que fazemos muito ao seguir Jesus... Mas, isso não importa. É bom ouvir Jesus garantir que seus seguidores, enquanto possível, já encontram felicidade nesta terra, e podem esperar felicidade plena e completa quando afinal chegarem à casa do Pai.
 
Oração
Senhor Jesus, já faz algum tempo que estou tentando seguir-vos como discípulo. Não tinha, nem tenho muita coisa a deixar. Mesmo assim às vezes fiquei em dívida convosco, não sendo tão generoso como deveria. Espero e confio que, apesar de tudo, completeis o que falta em minha entrega a vós. Ajudai-me a me desapegar do que ainda retarda minha caminhada como discípulo. Amém.
 
30 – Quarta-feira – Santa Joana d’Arc
 
Evangelho (Mc 10,32-45) “Estavam caminhando, subindo para Jerusalém. Jesus ia à frente deles e eles estavam cheios de espanto, e os que seguiam tinham medo.”
 
Os discípulos tinham suas ideias sobre como deveria ser a vinda do Messias. E nessa ideia não havia lugar para derrotas, só para triunfos. E nos últimos dias Jesus andara falando em prisão e morte. Por isso estavam espantados e medrosos. Bem como acontece conosco quando nos sentimos inseguros, e mais ainda quando prevemos dificuldades. Precisamos que o Senhor nos ampare.
 
Oração
Senhor Jesus, compreendo bem a angústia dos discípulos, pois é o que sinto muitas vezes. Nem sempre entendo os caminhos por onde me levais, nem onde quereis chegar comigo. Vinde, então, em meu socorro com vossa graça. Iluminai-me para que não tenha tanto medo, aumentai minha confiança em vós. Sei que, aconteça o que acontecer, estareis sempre comigo em tudo. Amém.
 
31 – Quinta-feira ─ CORPO E SANGUE DE CRISTO – Santa Petronila
 
Evangelho (Mc 14,12-16.22-26) “Tomai, isto é o meu corpo” ... “Isto é meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos.”
 
Jesus queria que seus discípulos, pelo menos mais tarde, entendessem o sentido de sua morte. Corpo entregue e sangue derramado. Por nós ele e entregava totalmente, e continua entregando-se, no maior gesto de amor. De nós o que ele espera é que façamos o que ele fez. Que nos entreguemos totalmente nas mãos do Pai, e nos coloquemos à disposição para o bem dos irmãos todos.
 
Oração
Senhor Jesus, tudo fizestes por nós, para que tenhamos participação em vossa própria vida divina. Não tivestes medida em vosso amor, em vossa entrega por nós nas mãos do Pai. Diante disso, só me resta render-me a tanto amor, e a vos dar de volta tanto amor quanto puder. Fazei que de fato vos ame, Senhor, e isso basta, e tudo será diferente em minha vida, pois serei todo vosso. Amém.
 

FOI NA CASA DO CARPINTEIRO

 
Há tanta gente admirável na Bíblia e na história cristã. Mas, entre todos para mim tem lugar especial o carpinteiro José, o esposo de Maria, e para todos os efeitos pai de Jesus. Homem justo, amoroso, pronto e disponível para Belém ou para o Egito. Devia ser mesmo muito bom, pois foi muito amado por Maria, a melhor de todos nós. Ajudou o Filho de Deus encarnado aprender a falar, a andar, a orar, a dominar a madeira e a pedra.
E quando chegou o momento, foi em paz, certamente tendo as mãos entre as mãos de Maria e Jesus. Bom exemplo para mim, que sempre me acho não valorizado, e ainda não aprendi a importância das pequenas coisas, das palavras sussurradas bem baixinho e só ouvidas pelo coração.


Leia mais: https://www.uneser.com.br/ora%c3%a7%c3%b5es-reflex%c3%b5es/
    

Pe. Flávio Cavalca de Castro, Redentorista

flcastro@redemptor.com.br