Informativo da Província SP

COMUNICADOS PROVINCIAIS – JUNHO 2018
Comunicados 006 – junho 2018
“Testemunhas do Redentor, solidários para a missão em um mundo ferido”
(Sexênio 2016 - 2022)
Ano B – São Marcos - Ano do Laicato
Prezados confrades, religiosos(as), estudantes/seminaristas, Membros dos Institutos Afiliados, Familiares Redentoristas e Leigos Comprometidos com a Missão.
Saudações.
Não está fácil para ninguém!
No mês de maio o Brasil enfrentou a Greve dos Caminhoneiros que parou o país e provocou uma crise de desabastecimento da qual ainda sentimos os efeitos. A greve, porém, foi aprovada pela maioria dos brasileiros (87%) segundo pesquisa realizada pelo Datafolha. Nas cinco regiões tivemos muitos atos de apoio aos grevistas, mesmo da Igreja e das dioceses. O desgoverno do país só fez por aumentar os seus efeitos.
Mas, infelizmente, todos presenciamos diversos episódios lamentáveis do “salve-se quem puder”, sobretudo, diante do aumento do preço de muitos produtos. Aquela corrupção que combatemos e criticamos tanto na classe política e empresarial também está arraigada em todos os cidadãos, é a triste constatação.
Todos presenciamos também o retorno das acusações de comunistas a membros da Igreja e da sociedade civil. Elas são feitas por grupos conservadores de extrema-direita que tem nas Redes Sociais um campo fértil de propagação. Quando se pensava que isso já fosse coisa do passado, vemos crescer assustadoramente estas acusações, com episódios lamentáveis de ódio e discriminação.
A pergunta que fica é essa: será que os representantes destes grupos sabem o que realmente significa ser comunista? Parece que não!
Estas acusações atingem os membros da Igreja, especialmente à CNBB e aqueles que são mais ligados aos Movimentos Populares e às Organizações não-governamentais, bem como às Pastorais Sociais e de Fronteira.
Por outro lado, há os que pedem a volta dos militares ao poder, como se fossem eles os “salvadores da pátria”. No mínimo, esses precisariam voltar aos bancos escolares e aos livros de história para entender um pouco mais os malefícios que o Regime Militar trouxe não só ao Brasil, como a vários países da América Latina e mundo afora.
Agulhadas e acusações marcadas pelo ódio e intransigência são feitas até por aqueles que se dizem católicos convictos, defensores, quem sabe, de uma suposta ortopráxis nitidamente conservadora. Há os que pedem que a “mão de Deus pese” sobre os que não pensam e não agem como eles. E a troco de que?
Vivemos um ano complicado, e não está fácil para ninguém!
Por isso, nunca é demais pedir para que fiquemos atentos, evitando toda situação que atente não só contra a imagem, mas contra a segurança física e espiritual dos confrades, das instituições eclesiais pelas quais somos responsáveis e pelas muitas Frentes Pastorais onde atuamos.
Aos que são responsáveis pelos diversos Setores de Pastoral e Administração de nossa Província recomendo um cuidado ainda maior com as informações, pois muitas são estratégicas que não devem cair nas mãos de pessoas erradas.
Várias instituições sob nossa responsabilidade cresceram muito e, consequentemente, adquirimos uma grande visibilidade na mídia e entre as pessoas, sendo isso um grande valor e, ao mesmo tempo, podendo expor nossas fragilidades, nos colocando a mercê de pessoas incomodadas, invejosas e até mesmo, muito desequilibradas, que buscam fama e projeção a qualquer custo.
Não é à toa que o Evangelho já alerta dizendo que “os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz” (). Se dermos oportunidade, tudo pode ficar muito pior!
Deixemo-nos conduzir pelo verdadeiro espírito de fraternidade, preservando o nome, a honradez e a moral de nossos confrades.
Aproveito para aqui colocar alguns comunicados e algumas informações focando nossa atenção de hoje sobre mais alguns trabalhos que nossos confrades realizam fora da área geográfica de nossa Província:
Direto de Natal (RN) – Fala Irmão Albino
Cheguei a Recife, em janeiro de l997. Naquele ano, ajudei na igreja, nas coisas da casa, e durante 06 meses, ia cada semana a João Pessoa (PB) para ajudar a implantar a novena Perpétua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Comecei também a trabalhar na pastoral da saúde, no hospital Português do Recife.
Em 1998, fiquei na formação com 03 teólogos, em Fortaleza (CE). Em 1999, voltei para Recife como ecônomo, cuidando da contabilidade, ajudando na igreja como ministro da Eucaristia e retomei a pastoral do hospital português a cada domingo.
Em fevereiro de 2004, cheguei em Natal RN) onde estou até hoje. Na paróquia, acompanhava 02 grupos da Legião de Maria, um grupo com 70 idosos, sendo também ministro da Eucaristia. Na casa, fiquei 04 anos como ecônomo, fazendo a contabilidade. Na pastoral, comecei a visitar doentes em 03 hospitais, sendo 02 estaduais e um particular, da Unimed. No maior hospital do estado, Mons. Walfredo Gurgel, além das visitas também faço a Liturgia da Palavra e dou a comunhão aos doentes, pois o capelão do hospital só vai lá 02 vezes por mês.
Apesar dos meus quase 87 anos, ainda visito cerca de 60 doentes por semana. Para a maioria deles, acabou-se o tempo de irem até à igreja. Por isso, a igreja precisa ir até eles. Ir. Albino da Silva Valente, CSsR
Diocese de Pesqueira (PE) em missão
Aqui em terras pernambucanas o tempo tem a mim presenteado com cabelos prateados e barbas brancas, afinal são 61 anos que este coração bate sem cessar, neste velho e sempre jovem peito. A cada dia elevo os olhos aos céus e agradeço tantas bênçãos e graças a mim doados pela intercessão de minha Mãezinha de Aparecida.
Dom José Luís (nosso velho Salinho) tem depositado confiança e entregue em nossas mãos tarefas que valorizam esses quase ano e meio nessas paragens...
Estou à frente de uma Área Pastoral em Belo Jardim, um Distrito com o nome Xucuru, formando por dez comunidades, sendo 08 entre as montanhas onde só se chega de Toyota, e outras 02 urbanas, a principal (sede) que tem como Santo Padroeiro SÃO MANUEL DA PACIÊNCIA. Meus caros, haja paciência!
Além desta área, onde permaneço de sexta-feira a domingo, presto ajuda na equipe administrativa da Diocese, na OVS e coordeno a equipe de captação de recursos para embelezamento da Catedral, tendo em vista o Centenário da Diocese. Coordeno a parte administrativa do Seminário São José.
No momento acontece aqui na cidade de Pesqueira as Santas Missões nas 03 Paróquias e na Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo. A equipe está formada por 08 Missionários Redentoristas, sendo 02 da Vice-Província da Bahia, 05 da Vice-Provincia de Recife e eu na coordenação...
Trabalho não falta, coragem e força de vontade também... Então para a Glória da Deus e o bem da Igreja, eis-me aqui. Rezem por nós aqui nessas terras de missões. Somos também Igreja em saída e como diz nosso amado fundador. Não podemos perder um minuto. Pe. José Pereira, CSsR
Apresento ainda alguns comunicados oficiais de nossa Província:
Novo campo de missão
O Superior Provincial, Pe. Inácio Medeiros e o Conselheiro Provincial, Pe. Marlos Aurélio estiveram em Guarulhos (SP) onde, acompanhados por Dom Edmilson, bispo diocesano e pelo Padre João Bosco, Vigário Geral da diocese, percorreram algumas áreas de para conhecer uma que possa ser a nova área de atuação pastoral da Província após deixar a Paróquia Senhor Santo Cristo, Cidade Tiradentes no final deste ano.
Foram visitadas duas grandes áreas da periferia de Guarulhos que hoje é a maior cidade do estado de São Paulo, com cerca de 1,5 milhões de habitantes.
Na diocese de Guarulhos existe apenas uma congregação religiosa masculina, a dos Teatinos que atuam na paróquia São Geraldo Majela.
A quebra do maior Símbolo nacional da devoção – 40 anos
A Imagem original de Nossa Senhora Aparecida sofreu um atentado no dia 16 de maio de 1978, sendo quebrada em cerca de duzentos pedaços. Por recomendação de especialistas do Vaticano, a imagem foi levada ao Museu de Arte de São Paulo (MASP)
e encaminhada ao Departamento de Restauração onde seus profissionais mergulharam num serio trabalho de reconstituição.
Em três meses a imagem foi restaurada e conduzida de volta ao Santuário Nacional, em um carro do Corpo de Bombeiros, no dia 19 de agosto daquele mesmo ano. Uma multidão acompanhou o cortejo ao longo da Via Dutra e outro tanto de gente esperava pela imagem em Aparecida, lotando o entorno do Santuário Nacional.
De 1978 até 1982 a imagem restaurada permaneceu na Basílica Velha, sendo levada depois ao Santuário onde é visitada todos os anos por milhões de devotos.
Para marcar os quarenta anos deste acontecimento celebrações estão sendo realizadas em Aparecida. A partir do mês de maio estão sendo realizadas celebrações no dia 19 do mês como preparação para um grande evento que ocorrerá no dia 19 de agosto quando será organizada uma celebração em São Paulo, na Catedral da Sé, de onde partirá uma carreata levando a imagem da padroeira do Brasil até Aparecida, como aconteceu naquele ano de 1978.
O restauro da imagem de Nossa Senhora é um sinal prefigurativo daquilo que deve acontecer com cada ser humano, ao passar também por um processo de renovação e reconstrução como projeto de toda sua vida.
Nos tempos... uma nova comunicação
Aconteceu nos dias 28-30 de maio, em nossa Casa Geral, em Roma, um encontro sobre a cultura digital e o futuro da comunicação para a vida dos missionários redentoristas. A iniciativa do Governo Geral reuniu 13 confrades para que juntos discutissem os primeiros passos para a elaboração de um Plano Estratégico de Comunicação para todas as unidades redentoristas espalhadas pelo mundo afora.
Uma comissão, dirigida pelo Secretariado Geral de Comunicação, com mais cinco representantes, um membro de cada uma das Conferências da congregação, assumiu a tarefa de oferecer, até o meio do sexênio (2017-2022), um esboço desse plano de comunicação, cujo objetivo maior é introduzir o assunto das mudanças advindas pela Cultura Digital no seio da Igreja e da vida religiosa redentorista.
São parte da Comissão Especial (Ad hoc) para o Plano Estratégico para a Comunicação os seguintes missionários redentoristas: Biju Madathikunnel (Diretor do Secretariado para a Comunicação), Sanjay Tirkey (auxiliar do secretariado), Charlie Wehrley, pela conferência da América do Norte, Evaldo Souza, pela conferência Latino Americana e Caribenha, Charles Vijah, pela Ásia e Oceania e o leigo espanhol Daniel Primo, representante da conferência europeia. Esteve ausente o padre que representará a África e Madagascar. Além desses contamos com a presença de três conselheiros gerais (padres Pedro Lopez, Sebastian Ani e Nicolas Issifi), do secretário geral, padre Brendan e dos responsáveis pelos Secretariados de Formação e Evangelização, padres Manny (Porto Rico) e Cristián Bueno (Colômbia).
O Superior Geral da Congregação, Padre Michel Brehl abriu os trabalhos recordando a herança alfonsiana e o uso dos meios de comunicação para pregar a Boa Nova as mais pobres.
Ele recordou que Afonso de Ligório utilizou praticamente todos os meios de comunicação e artes de seu tempo para falar da redenção copiosa em Jesus Cristo. Seguiu-se três dias de intenso trabalho, em sessões todas realizadas na língua inglesa e com tarefas específicas designadas a cada membro da comissão. O foco foi a compreensão do método de trabalho a partir da análise SWOT (oportunidades, forças, fraquezas e ameaças) da vida da congregação na área da comunicação social. Agora a comissão irá ouvir as conferências e juntar informações para poder concretizar a tarefa proposta. Pe. Evaldo César de Souza, CSsR
Ação Missionária Deus Conosco
A Editora Santuário continua em seu empreendimento missionário chamado de Ação Missionária Deus Conosco, havendo solicitações suficientes para trabalhar o resto desse e metade do próximo ano. A “Ação Missionária Deus Conosco” está respondendo a algumas necessidades das comunidades, paróquias e dioceses. Até em nossas paróquias redentoristas têm havido solicitação (coisa rara).
Uma das últimas aconteceu de 18 a 28 de maio na diocese de Penedo (AL) cujo bispo é Dom Valério Breda, SDB, na região pastoral de Anadia, alcançando com o trabalho as paróquias de Anadia, São Sebastião, Girau do Ponciano e Arapiraca (Paróquia Santíssimo Redentor, paróquia redentorista da VP do Recife). Os assuntos abordados foram: Liturgia e Cristão Leigo.
Casa da Pedrinha – Números
No dia 12 de maio completamos o primeiro ano da inauguração da Casa da Pedrinha – Vila Santo Afonso e os números indicam a validade do investimento, além da recuperação de um imóvel que está muito no afetivo de nossa Província.
Neste período nossa casa de retiros e encontros recebeu 35 eventos que levaram 877 pessoas à Pedrinha. Constata-se a media de 25 hóspedes por evento, com a média de 4 diárias.
Se fosse aplicado um valor de hospedagem nos moldes da Casa de Hospedagem do Seminário Santo Afonso ele seria de 592 mil reais. Se houvesse uma cobrança nos moldes do valor aplicado no Hotel Fazenda Portal do Sol, de Socorro (SP) que foi muito utilizado no período em que a Casa da Pedrinha esteve fechada ou em reforma, o valor subiria para 738 mil reais.
Vai acontecer...
Visita Canônica - Mês de Junho/2018
A partir do dia 08 de junho o Governo Provincial estará visitando as comunidades e frentes apostólicas de nossa Província. O trabalho de visitação deverá ser concluído no dia 12 de julho. Para o mês de junho será este o esquema de visitação:
Roteiro de visitação:
Dia 09: Alfonsianum I e II (Manhã) e lideranças da Área Pastoral (Tarde) – Pe. Inácio e Pe. Luiz Cláudio.
Dia 09: Seminaristas de Campinas (Manhã) – Ir. Viveiros e Pe. Fábio
Dia 11: Sapopemba (Tarde, comunidade religiosa; noite, Paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Marlos.
Dia 12: Jardim Paulistano (Tarde, comunidade religiosa; noite, paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Luiz Cláudio.
Dia 13: Seminaristas do SRSA e Gestores do CAS (Tarde – Pe. Fábio e Ir.Viveiros) e Paróquia de Aparecida (Noite) - Pe. Inácio, Pe. Fábio e Ir. Viveiros
Dia 14: Cidade Tiradentes (Tarde, comunidade religiosa; noite, paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Fábio.
Dia 15: Casa Provincial (Tarde) – Pe. Marlos, Pe. Fábio e Ir. Viveiros.
Dia 18: Santa Bárbara D’Oeste (Tarde, comunidade religiosa e seminaristas; noite, paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Luiz Cláudio.
Dia 18: Noviços de Tietê (Tarde) – Pe. Marlos
Dia 19: Pesquisas Religiosas (tarde) – Pe. Inácio e Pe. Marlos
Dia 20: Comunicações (Cedo), Gestores da FNSA/Portal e Editora (Tarde): Pe. Inácio e Pe. Luiz Cláudio
Dia 22: Miracatu (Tarde, Comunidade religiosa e noite, Paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Marlos.
Dia 25: Araraquara (Tarde, comunidade religiosa; noite, igreja) – Pe. Inácio, Pe. Marlos e Ir. Viveiros
Dia 26: Araraquara/Equipes Missionárias (Manhã) – Pe. Inácio, Pe. Marlos e Ir. Viveiros.
Dia 27: Tietê (Tarde, comunidade; noite, igreja) – Pe. Inácio e Ir. Viveiros
Dia 29: Ir. Bento/Potim (manhã) e Padre Gebardo (Tarde) – Pe. Inácio e Pe. Fábio.
II Encontro da Família Redentorista - Congregações e Institutos de Carisma Redentorista
Acontecerá de 2 a 6 de julho em Atyrá, Paraguai, na Casa de Retiros Marianella. Nossa Província será representada pelo Pe. Jorge Sampaio e pelo Ir. José Mauro Maciel. O encontro terá como Tema Central: “A Reestruturação para a Missão em Chave de Intercongregacionalidade”.
Retiro da JUMIRE
Entre os dias 17 e 19 de agosto acontece, em nossa Casa da Pedrinha, o retiro para os Líderes da JUMIRE. O pregador será o Ir. André Luiz, CSsR e o tema a ser desenvolvido em odo o retiro será “Juventude Redentorista e o Ano do Laicato”.
CONCLUINDO...
Dia de Oração pelo Discernimento. Em sua última carta circular o Superior Geral da Congregação, Pe. Michael Brehl pediu que façamos do dia 15 de julho de 2018, Solenidade do Santíssimo Redentor, um dia de oração para o discernimento em toda a congregação, tendo em vista o processo eletivo que acontecerá em todas as (Vice) Províncias da Congregação e na nossa, no segundo semestre.
Peço aos superiores das comunidades que organizem para que em cada uma das 20 comunidade e 23 casas da Província isso possa acontecer.
Junho, mês da Beata Maria Celeste Crostarosa
No dia 18 de junho completam-se os dois anos da beatificação da Beata Maria Celeste Crostarosa em Foggia, pelo Cardeal D’Amato, como legado do Papa Francisco. Ela intensamente o plano de salvação. Como mulher, soube superar as dificuldades de seu tempo, e sua obra merece um lugar de relevo na história da espiritualidade cristã.
Crostarosa possuía dotes para o governo, era firme nas decisões, entusiasta no empreendimento de sua obra; com notável capacidades de análise e síntese, coragem, e um ardor que se acentuava mais nas dificuldades e obstáculos, encontrava meios geniais para não desistir de realizar o que o Senhor lhe pedia.
Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R
Superior Provincial - SP 2300
São Paulo, 10 de junho de 2017.
COMUNICADOS PROVINCIAIS – JUNHO 2018
Comunicados 006 – junho 2018
“Testemunhas do Redentor, solidários para a missão em um mundo ferido”
(Sexênio 2016 - 2022)
Ano B – São Marcos - Ano do Laicato
Prezados confrades, religiosos(as), estudantes/seminaristas, Membros dos Institutos Afiliados, Familiares Redentoristas e Leigos Comprometidos com a Missão.
Saudações.
Não está fácil para ninguém!
No mês de maio o Brasil enfrentou a Greve dos Caminhoneiros que parou o país e provocou uma crise de desabastecimento da qual ainda sentimos os efeitos. A greve, porém, foi aprovada pela maioria dos brasileiros (87%) segundo pesquisa realizada pelo Datafolha. Nas cinco regiões tivemos muitos atos de apoio aos grevistas, mesmo da Igreja e das dioceses. O desgoverno do país só fez por aumentar os seus efeitos.
Mas, infelizmente, todos presenciamos diversos episódios lamentáveis do “salve-se quem puder”, sobretudo, diante do aumento do preço de muitos produtos. Aquela corrupção que combatemos e criticamos tanto na classe política e empresarial também está arraigada em todos os cidadãos, é a triste constatação.
Todos presenciamos também o retorno das acusações de comunistas a membros da Igreja e da sociedade civil. Elas são feitas por grupos conservadores de extrema-direita que tem nas Redes Sociais um campo fértil de propagação. Quando se pensava que isso já fosse coisa do passado, vemos crescer assustadoramente estas acusações, com episódios lamentáveis de ódio e discriminação.
A pergunta que fica é essa: será que os representantes destes grupos sabem o que realmente significa ser comunista? Parece que não!
Estas acusações atingem os membros da Igreja, especialmente à CNBB e aqueles que são mais ligados aos Movimentos Populares e às Organizações não-governamentais, bem como às Pastorais Sociais e de Fronteira.
Por outro lado, há os que pedem a volta dos militares ao poder, como se fossem eles os “salvadores da pátria”. No mínimo, esses precisariam voltar aos bancos escolares e aos livros de história para entender um pouco mais os malefícios que o Regime Militar trouxe não só ao Brasil, como a vários países da América Latina e mundo afora.
Agulhadas e acusações marcadas pelo ódio e intransigência são feitas até por aqueles que se dizem católicos convictos, defensores, quem sabe, de uma suposta ortopráxis nitidamente conservadora. Há os que pedem que a “mão de Deus pese” sobre os que não pensam e não agem como eles. E a troco de que?
Vivemos um ano complicado, e não está fácil para ninguém!
Por isso, nunca é demais pedir para que fiquemos atentos, evitando toda situação que atente não só contra a imagem, mas contra a segurança física e espiritual dos confrades, das instituições eclesiais pelas quais somos responsáveis e pelas muitas Frentes Pastorais onde atuamos.
Aos que são responsáveis pelos diversos Setores de Pastoral e Administração de nossa Província recomendo um cuidado ainda maior com as informações, pois muitas são estratégicas que não devem cair nas mãos de pessoas erradas.
Várias instituições sob nossa responsabilidade cresceram muito e, consequentemente, adquirimos uma grande visibilidade na mídia e entre as pessoas, sendo isso um grande valor e, ao mesmo tempo, podendo expor nossas fragilidades, nos colocando a mercê de pessoas incomodadas, invejosas e até mesmo, muito desequilibradas, que buscam fama e projeção a qualquer custo.
Não é à toa que o Evangelho já alerta dizendo que “os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz” (). Se dermos oportunidade, tudo pode ficar muito pior!
Deixemo-nos conduzir pelo verdadeiro espírito de fraternidade, preservando o nome, a honradez e a moral de nossos confrades.
Aproveito para aqui colocar alguns comunicados e algumas informações focando nossa atenção de hoje sobre mais alguns trabalhos que nossos confrades realizam fora da área geográfica de nossa Província:
Direto de Natal (RN) – Fala Irmão Albino
Cheguei a Recife, em janeiro de l997. Naquele ano, ajudei na igreja, nas coisas da casa, e durante 06 meses, ia cada semana a João Pessoa (PB) para ajudar a implantar a novena Perpétua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Comecei também a trabalhar na pastoral da saúde, no hospital Português do Recife.
Em 1998, fiquei na formação com 03 teólogos, em Fortaleza (CE). Em 1999, voltei para Recife como ecônomo, cuidando da contabilidade, ajudando na igreja como ministro da Eucaristia e retomei a pastoral do hospital português a cada domingo.
Em fevereiro de 2004, cheguei em Natal RN) onde estou até hoje. Na paróquia, acompanhava 02 grupos da Legião de Maria, um grupo com 70 idosos, sendo também ministro da Eucaristia. Na casa, fiquei 04 anos como ecônomo, fazendo a contabilidade. Na pastoral, comecei a visitar doentes em 03 hospitais, sendo 02 estaduais e um particular, da Unimed. No maior hospital do estado, Mons. Walfredo Gurgel, além das visitas também faço a Liturgia da Palavra e dou a comunhão aos doentes, pois o capelão do hospital só vai lá 02 vezes por mês.
Apesar dos meus quase 87 anos, ainda visito cerca de 60 doentes por semana. Para a maioria deles, acabou-se o tempo de irem até à igreja. Por isso, a igreja precisa ir até eles. Ir. Albino da Silva Valente, CSsR
Diocese de Pesqueira (PE) em missão
Aqui em terras pernambucanas o tempo tem a mim presenteado com cabelos prateados e barbas brancas, afinal são 61 anos que este coração bate sem cessar, neste velho e sempre jovem peito. A cada dia elevo os olhos aos céus e agradeço tantas bênçãos e graças a mim doados pela intercessão de minha Mãezinha de Aparecida.
Dom José Luís (nosso velho Salinho) tem depositado confiança e entregue em nossas mãos tarefas que valorizam esses quase ano e meio nessas paragens...
Estou à frente de uma Área Pastoral em Belo Jardim, um Distrito com o nome Xucuru, formando por dez comunidades, sendo 08 entre as montanhas onde só se chega de Toyota, e outras 02 urbanas, a principal (sede) que tem como Santo Padroeiro SÃO MANUEL DA PACIÊNCIA. Meus caros, haja paciência!
Além desta área, onde permaneço de sexta-feira a domingo, presto ajuda na equipe administrativa da Diocese, na OVS e coordeno a equipe de captação de recursos para embelezamento da Catedral, tendo em vista o Centenário da Diocese. Coordeno a parte administrativa do Seminário São José.
No momento acontece aqui na cidade de Pesqueira as Santas Missões nas 03 Paróquias e na Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo. A equipe está formada por 08 Missionários Redentoristas, sendo 02 da Vice-Província da Bahia, 05 da Vice-Provincia de Recife e eu na coordenação...
Trabalho não falta, coragem e força de vontade também... Então para a Glória da Deus e o bem da Igreja, eis-me aqui. Rezem por nós aqui nessas terras de missões. Somos também Igreja em saída e como diz nosso amado fundador. Não podemos perder um minuto. Pe. José Pereira, CSsR
Apresento ainda alguns comunicados oficiais de nossa Província:
Novo campo de missão
O Superior Provincial, Pe. Inácio Medeiros e o Conselheiro Provincial, Pe. Marlos Aurélio estiveram em Guarulhos (SP) onde, acompanhados por Dom Edmilson, bispo diocesano e pelo Padre João Bosco, Vigário Geral da diocese, percorreram algumas áreas de para conhecer uma que possa ser a nova área de atuação pastoral da Província após deixar a Paróquia Senhor Santo Cristo, Cidade Tiradentes no final deste ano.
Foram visitadas duas grandes áreas da periferia de Guarulhos que hoje é a maior cidade do estado de São Paulo, com cerca de 1,5 milhões de habitantes.
Na diocese de Guarulhos existe apenas uma congregação religiosa masculina, a dos Teatinos que atuam na paróquia São Geraldo Majela.
A quebra do maior Símbolo nacional da devoção – 40 anos
A Imagem original de Nossa Senhora Aparecida sofreu um atentado no dia 16 de maio de 1978, sendo quebrada em cerca de duzentos pedaços. Por recomendação de especialistas do Vaticano, a imagem foi levada ao Museu de Arte de São Paulo (MASP)
e encaminhada ao Departamento de Restauração onde seus profissionais mergulharam num serio trabalho de reconstituição.
Em três meses a imagem foi restaurada e conduzida de volta ao Santuário Nacional, em um carro do Corpo de Bombeiros, no dia 19 de agosto daquele mesmo ano. Uma multidão acompanhou o cortejo ao longo da Via Dutra e outro tanto de gente esperava pela imagem em Aparecida, lotando o entorno do Santuário Nacional.
De 1978 até 1982 a imagem restaurada permaneceu na Basílica Velha, sendo levada depois ao Santuário onde é visitada todos os anos por milhões de devotos.
Para marcar os quarenta anos deste acontecimento celebrações estão sendo realizadas em Aparecida. A partir do mês de maio estão sendo realizadas celebrações no dia 19 do mês como preparação para um grande evento que ocorrerá no dia 19 de agosto quando será organizada uma celebração em São Paulo, na Catedral da Sé, de onde partirá uma carreata levando a imagem da padroeira do Brasil até Aparecida, como aconteceu naquele ano de 1978.
O restauro da imagem de Nossa Senhora é um sinal prefigurativo daquilo que deve acontecer com cada ser humano, ao passar também por um processo de renovação e reconstrução como projeto de toda sua vida.
Nos tempos... uma nova comunicação
Aconteceu nos dias 28-30 de maio, em nossa Casa Geral, em Roma, um encontro sobre a cultura digital e o futuro da comunicação para a vida dos missionários redentoristas. A iniciativa do Governo Geral reuniu 13 confrades para que juntos discutissem os primeiros passos para a elaboração de um Plano Estratégico de Comunicação para todas as unidades redentoristas espalhadas pelo mundo afora.
Uma comissão, dirigida pelo Secretariado Geral de Comunicação, com mais cinco representantes, um membro de cada uma das Conferências da congregação, assumiu a tarefa de oferecer, até o meio do sexênio (2017-2022), um esboço desse plano de comunicação, cujo objetivo maior é introduzir o assunto das mudanças advindas pela Cultura Digital no seio da Igreja e da vida religiosa redentorista.
São parte da Comissão Especial (Ad hoc) para o Plano Estratégico para a Comunicação os seguintes missionários redentoristas: Biju Madathikunnel (Diretor do Secretariado para a Comunicação), Sanjay Tirkey (auxiliar do secretariado), Charlie Wehrley, pela conferência da América do Norte, Evaldo Souza, pela conferência Latino Americana e Caribenha, Charles Vijah, pela Ásia e Oceania e o leigo espanhol Daniel Primo, representante da conferência europeia. Esteve ausente o padre que representará a África e Madagascar. Além desses contamos com a presença de três conselheiros gerais (padres Pedro Lopez, Sebastian Ani e Nicolas Issifi), do secretário geral, padre Brendan e dos responsáveis pelos Secretariados de Formação e Evangelização, padres Manny (Porto Rico) e Cristián Bueno (Colômbia).
O Superior Geral da Congregação, Padre Michel Brehl abriu os trabalhos recordando a herança alfonsiana e o uso dos meios de comunicação para pregar a Boa Nova as mais pobres.
Ele recordou que Afonso de Ligório utilizou praticamente todos os meios de comunicação e artes de seu tempo para falar da redenção copiosa em Jesus Cristo. Seguiu-se três dias de intenso trabalho, em sessões todas realizadas na língua inglesa e com tarefas específicas designadas a cada membro da comissão. O foco foi a compreensão do método de trabalho a partir da análise SWOT (oportunidades, forças, fraquezas e ameaças) da vida da congregação na área da comunicação social. Agora a comissão irá ouvir as conferências e juntar informações para poder concretizar a tarefa proposta. Pe. Evaldo César de Souza, CSsR
Ação Missionária Deus Conosco
A Editora Santuário continua em seu empreendimento missionário chamado de Ação Missionária Deus Conosco, havendo solicitações suficientes para trabalhar o resto desse e metade do próximo ano. A “Ação Missionária Deus Conosco” está respondendo a algumas necessidades das comunidades, paróquias e dioceses. Até em nossas paróquias redentoristas têm havido solicitação (coisa rara).
Uma das últimas aconteceu de 18 a 28 de maio na diocese de Penedo (AL) cujo bispo é Dom Valério Breda, SDB, na região pastoral de Anadia, alcançando com o trabalho as paróquias de Anadia, São Sebastião, Girau do Ponciano e Arapiraca (Paróquia Santíssimo Redentor, paróquia redentorista da VP do Recife). Os assuntos abordados foram: Liturgia e Cristão Leigo.
Casa da Pedrinha – Números
No dia 12 de maio completamos o primeiro ano da inauguração da Casa da Pedrinha – Vila Santo Afonso e os números indicam a validade do investimento, além da recuperação de um imóvel que está muito no afetivo de nossa Província.
Neste período nossa casa de retiros e encontros recebeu 35 eventos que levaram 877 pessoas à Pedrinha. Constata-se a media de 25 hóspedes por evento, com a média de 4 diárias.
Se fosse aplicado um valor de hospedagem nos moldes da Casa de Hospedagem do Seminário Santo Afonso ele seria de 592 mil reais. Se houvesse uma cobrança nos moldes do valor aplicado no Hotel Fazenda Portal do Sol, de Socorro (SP) que foi muito utilizado no período em que a Casa da Pedrinha esteve fechada ou em reforma, o valor subiria para 738 mil reais.
Vai acontecer...
Visita Canônica - Mês de Junho/2018
A partir do dia 08 de junho o Governo Provincial estará visitando as comunidades e frentes apostólicas de nossa Província. O trabalho de visitação deverá ser concluído no dia 12 de julho. Para o mês de junho será este o esquema de visitação:
Roteiro de visitação:
Dia 09: Alfonsianum I e II (Manhã) e lideranças da Área Pastoral (Tarde) – Pe. Inácio e Pe. Luiz Cláudio.
Dia 09: Seminaristas de Campinas (Manhã) – Ir. Viveiros e Pe. Fábio
Dia 11: Sapopemba (Tarde, comunidade religiosa; noite, Paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Marlos.
Dia 12: Jardim Paulistano (Tarde, comunidade religiosa; noite, paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Luiz Cláudio.
Dia 13: Seminaristas do SRSA e Gestores do CAS (Tarde – Pe. Fábio e Ir.Viveiros) e Paróquia de Aparecida (Noite) - Pe. Inácio, Pe. Fábio e Ir. Viveiros
Dia 14: Cidade Tiradentes (Tarde, comunidade religiosa; noite, paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Fábio.
Dia 15: Casa Provincial (Tarde) – Pe. Marlos, Pe. Fábio e Ir. Viveiros.
Dia 18: Santa Bárbara D’Oeste (Tarde, comunidade religiosa e seminaristas; noite, paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Luiz Cláudio.
Dia 18: Noviços de Tietê (Tarde) – Pe. Marlos
Dia 19: Pesquisas Religiosas (tarde) – Pe. Inácio e Pe. Marlos
Dia 20: Comunicações (Cedo), Gestores da FNSA/Portal e Editora (Tarde): Pe. Inácio e Pe. Luiz Cláudio
Dia 22: Miracatu (Tarde, Comunidade religiosa e noite, Paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Marlos.
Dia 25: Araraquara (Tarde, comunidade religiosa; noite, igreja) – Pe. Inácio, Pe. Marlos e Ir. Viveiros
Dia 26: Araraquara/Equipes Missionárias (Manhã) – Pe. Inácio, Pe. Marlos e Ir. Viveiros.
Dia 27: Tietê (Tarde, comunidade; noite, igreja) – Pe. Inácio e Ir. Viveiros
Dia 29: Ir. Bento/Potim (manhã) e Padre Gebardo (Tarde) – Pe. Inácio e Pe. Fábio.
II Encontro da Família Redentorista - Congregações e Institutos de Carisma Redentorista
Acontecerá de 2 a 6 de julho em Atyrá, Paraguai, na Casa de Retiros Marianella. Nossa Província será representada pelo Pe. Jorge Sampaio e pelo Ir. José Mauro Maciel. O encontro terá como Tema Central: “A Reestruturação para a Missão em Chave de Intercongregacionalidade”.
Retiro da JUMIRE
Entre os dias 17 e 19 de agosto acontece, em nossa Casa da Pedrinha, o retiro para os Líderes da JUMIRE. O pregador será o Ir. André Luiz, CSsR e o tema a ser desenvolvido em odo o retiro será “Juventude Redentorista e o Ano do Laicato”.
CONCLUINDO...
Dia de Oração pelo Discernimento. Em sua última carta circular o Superior Geral da Congregação, Pe. Michael Brehl pediu que façamos do dia 15 de julho de 2018, Solenidade do Santíssimo Redentor, um dia de oração para o discernimento em toda a congregação, tendo em vista o processo eletivo que acontecerá em todas as (Vice) Províncias da Congregação e na nossa, no segundo semestre.
Peço aos superiores das comunidades que organizem para que em cada uma das 20 comunidade e 23 casas da Província isso possa acontecer.
Junho, mês da Beata Maria Celeste Crostarosa
No dia 18 de junho completam-se os dois anos da beatificação da Beata Maria Celeste Crostarosa em Foggia, pelo Cardeal D’Amato, como legado do Papa Francisco. Ela intensamente o plano de salvação. Como mulher, soube superar as dificuldades de seu tempo, e sua obra merece um lugar de relevo na história da espiritualidade cristã.
Crostarosa possuía dotes para o governo, era firme nas decisões, entusiasta no empreendimento de sua obra; com notável capacidades de análise e síntese, coragem, e um ardor que se acentuava mais nas dificuldades e obstáculos, encontrava meios geniais para não desistir de realizar o que o Senhor lhe pedia.
Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R
Superior Provincial - SP 2300
 
São Paulo, 10 de junho de 2017.COMUNICADOS PROVINCIAIS – JUNHO 2018
Comunicados 006 – junho 2018
“Testemunhas do Redentor, solidários para a missão em um mundo ferido”
(Sexênio 2016 - 2022)
Ano B – São Marcos - Ano do Laicato
Prezados confrades, religiosos(as), estudantes/seminaristas, Membros dos Institutos Afiliados, Familiares Redentoristas e Leigos Comprometidos com a Missão.
Saudações.
Não está fácil para ninguém!
No mês de maio o Brasil enfrentou a Greve dos Caminhoneiros que parou o país e provocou uma crise de desabastecimento da qual ainda sentimos os efeitos. A greve, porém, foi aprovada pela maioria dos brasileiros (87%) segundo pesquisa realizada pelo Datafolha. Nas cinco regiões tivemos muitos atos de apoio aos grevistas, mesmo da Igreja e das dioceses. O desgoverno do país só fez por aumentar os seus efeitos.
Mas, infelizmente, todos presenciamos diversos episódios lamentáveis do “salve-se quem puder”, sobretudo, diante do aumento do preço de muitos produtos. Aquela corrupção que combatemos e criticamos tanto na classe política e empresarial também está arraigada em todos os cidadãos, é a triste constatação.
Todos presenciamos também o retorno das acusações de comunistas a membros da Igreja e da sociedade civil. Elas são feitas por grupos conservadores de extrema-direita que tem nas Redes Sociais um campo fértil de propagação. Quando se pensava que isso já fosse coisa do passado, vemos crescer assustadoramente estas acusações, com episódios lamentáveis de ódio e discriminação.
A pergunta que fica é essa: será que os representantes destes grupos sabem o que realmente significa ser comunista? Parece que não!
Estas acusações atingem os membros da Igreja, especialmente à CNBB e aqueles que são mais ligados aos Movimentos Populares e às Organizações não-governamentais, bem como às Pastorais Sociais e de Fronteira.
Por outro lado, há os que pedem a volta dos militares ao poder, como se fossem eles os “salvadores da pátria”. No mínimo, esses precisariam voltar aos bancos escolares e aos livros de história para entender um pouco mais os malefícios que o Regime Militar trouxe não só ao Brasil, como a vários países da América Latina e mundo afora.
Agulhadas e acusações marcadas pelo ódio e intransigência são feitas até por aqueles que se dizem católicos convictos, defensores, quem sabe, de uma suposta ortopráxis nitidamente conservadora. Há os que pedem que a “mão de Deus pese” sobre os que não pensam e não agem como eles. E a troco de que?
Vivemos um ano complicado, e não está fácil para ninguém!
Por isso, nunca é demais pedir para que fiquemos atentos, evitando toda situação que atente não só contra a imagem, mas contra a segurança física e espiritual dos confrades, das instituições eclesiais pelas quais somos responsáveis e pelas muitas Frentes Pastorais onde atuamos.
Aos que são responsáveis pelos diversos Setores de Pastoral e Administração de nossa Província recomendo um cuidado ainda maior com as informações, pois muitas são estratégicas que não devem cair nas mãos de pessoas erradas.
Várias instituições sob nossa responsabilidade cresceram muito e, consequentemente, adquirimos uma grande visibilidade na mídia e entre as pessoas, sendo isso um grande valor e, ao mesmo tempo, podendo expor nossas fragilidades, nos colocando a mercê de pessoas incomodadas, invejosas e até mesmo, muito desequilibradas, que buscam fama e projeção a qualquer custo.
Não é à toa que o Evangelho já alerta dizendo que “os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz” (). Se dermos oportunidade, tudo pode ficar muito pior!
Deixemo-nos conduzir pelo verdadeiro espírito de fraternidade, preservando o nome, a honradez e a moral de nossos confrades.
Aproveito para aqui colocar alguns comunicados e algumas informações focando nossa atenção de hoje sobre mais alguns trabalhos que nossos confrades realizam fora da área geográfica de nossa Província:
Direto de Natal (RN) – Fala Irmão Albino
Cheguei a Recife, em janeiro de l997. Naquele ano, ajudei na igreja, nas coisas da casa, e durante 06 meses, ia cada semana a João Pessoa (PB) para ajudar a implantar a novena Perpétua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Comecei também a trabalhar na pastoral da saúde, no hospital Português do Recife.
Em 1998, fiquei na formação com 03 teólogos, em Fortaleza (CE). Em 1999, voltei para Recife como ecônomo, cuidando da contabilidade, ajudando na igreja como ministro da Eucaristia e retomei a pastoral do hospital português a cada domingo.
Em fevereiro de 2004, cheguei em Natal RN) onde estou até hoje. Na paróquia, acompanhava 02 grupos da Legião de Maria, um grupo com 70 idosos, sendo também ministro da Eucaristia. Na casa, fiquei 04 anos como ecônomo, fazendo a contabilidade. Na pastoral, comecei a visitar doentes em 03 hospitais, sendo 02 estaduais e um particular, da Unimed. No maior hospital do estado, Mons. Walfredo Gurgel, além das visitas também faço a Liturgia da Palavra e dou a comunhão aos doentes, pois o capelão do hospital só vai lá 02 vezes por mês.
Apesar dos meus quase 87 anos, ainda visito cerca de 60 doentes por semana. Para a maioria deles, acabou-se o tempo de irem até à igreja. Por isso, a igreja precisa ir até eles. Ir. Albino da Silva Valente, CSsR
Diocese de Pesqueira (PE) em missão
Aqui em terras pernambucanas o tempo tem a mim presenteado com cabelos prateados e barbas brancas, afinal são 61 anos que este coração bate sem cessar, neste velho e sempre jovem peito. A cada dia elevo os olhos aos céus e agradeço tantas bênçãos e graças a mim doados pela intercessão de minha Mãezinha de Aparecida.
Dom José Luís (nosso velho Salinho) tem depositado confiança e entregue em nossas mãos tarefas que valorizam esses quase ano e meio nessas paragens...
Estou à frente de uma Área Pastoral em Belo Jardim, um Distrito com o nome Xucuru, formando por dez comunidades, sendo 08 entre as montanhas onde só se chega de Toyota, e outras 02 urbanas, a principal (sede) que tem como Santo Padroeiro SÃO MANUEL DA PACIÊNCIA. Meus caros, haja paciência!
Além desta área, onde permaneço de sexta-feira a domingo, presto ajuda na equipe administrativa da Diocese, na OVS e coordeno a equipe de captação de recursos para embelezamento da Catedral, tendo em vista o Centenário da Diocese. Coordeno a parte administrativa do Seminário São José.
No momento acontece aqui na cidade de Pesqueira as Santas Missões nas 03 Paróquias e na Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo. A equipe está formada por 08 Missionários Redentoristas, sendo 02 da Vice-Província da Bahia, 05 da Vice-Provincia de Recife e eu na coordenação...
Trabalho não falta, coragem e força de vontade também... Então para a Glória da Deus e o bem da Igreja, eis-me aqui. Rezem por nós aqui nessas terras de missões. Somos também Igreja em saída e como diz nosso amado fundador. Não podemos perder um minuto. Pe. José Pereira, CSsR
Apresento ainda alguns comunicados oficiais de nossa Província:
Novo campo de missão
O Superior Provincial, Pe. Inácio Medeiros e o Conselheiro Provincial, Pe. Marlos Aurélio estiveram em Guarulhos (SP) onde, acompanhados por Dom Edmilson, bispo diocesano e pelo Padre João Bosco, Vigário Geral da diocese, percorreram algumas áreas de para conhecer uma que possa ser a nova área de atuação pastoral da Província após deixar a Paróquia Senhor Santo Cristo, Cidade Tiradentes no final deste ano.
Foram visitadas duas grandes áreas da periferia de Guarulhos que hoje é a maior cidade do estado de São Paulo, com cerca de 1,5 milhões de habitantes.
Na diocese de Guarulhos existe apenas uma congregação religiosa masculina, a dos Teatinos que atuam na paróquia São Geraldo Majela.
A quebra do maior Símbolo nacional da devoção – 40 anos
A Imagem original de Nossa Senhora Aparecida sofreu um atentado no dia 16 de maio de 1978, sendo quebrada em cerca de duzentos pedaços. Por recomendação de especialistas do Vaticano, a imagem foi levada ao Museu de Arte de São Paulo (MASP)
e encaminhada ao Departamento de Restauração onde seus profissionais mergulharam num serio trabalho de reconstituição.
Em três meses a imagem foi restaurada e conduzida de volta ao Santuário Nacional, em um carro do Corpo de Bombeiros, no dia 19 de agosto daquele mesmo ano. Uma multidão acompanhou o cortejo ao longo da Via Dutra e outro tanto de gente esperava pela imagem em Aparecida, lotando o entorno do Santuário Nacional.
De 1978 até 1982 a imagem restaurada permaneceu na Basílica Velha, sendo levada depois ao Santuário onde é visitada todos os anos por milhões de devotos.
Para marcar os quarenta anos deste acontecimento celebrações estão sendo realizadas em Aparecida. A partir do mês de maio estão sendo realizadas celebrações no dia 19 do mês como preparação para um grande evento que ocorrerá no dia 19 de agosto quando será organizada uma celebração em São Paulo, na Catedral da Sé, de onde partirá uma carreata levando a imagem da padroeira do Brasil até Aparecida, como aconteceu naquele ano de 1978.
O restauro da imagem de Nossa Senhora é um sinal prefigurativo daquilo que deve acontecer com cada ser humano, ao passar também por um processo de renovação e reconstrução como projeto de toda sua vida.
Nos tempos... uma nova comunicação
Aconteceu nos dias 28-30 de maio, em nossa Casa Geral, em Roma, um encontro sobre a cultura digital e o futuro da comunicação para a vida dos missionários redentoristas. A iniciativa do Governo Geral reuniu 13 confrades para que juntos discutissem os primeiros passos para a elaboração de um Plano Estratégico de Comunicação para todas as unidades redentoristas espalhadas pelo mundo afora.
Uma comissão, dirigida pelo Secretariado Geral de Comunicação, com mais cinco representantes, um membro de cada uma das Conferências da congregação, assumiu a tarefa de oferecer, até o meio do sexênio (2017-2022), um esboço desse plano de comunicação, cujo objetivo maior é introduzir o assunto das mudanças advindas pela Cultura Digital no seio da Igreja e da vida religiosa redentorista.
São parte da Comissão Especial (Ad hoc) para o Plano Estratégico para a Comunicação os seguintes missionários redentoristas: Biju Madathikunnel (Diretor do Secretariado para a Comunicação), Sanjay Tirkey (auxiliar do secretariado), Charlie Wehrley, pela conferência da América do Norte, Evaldo Souza, pela conferência Latino Americana e Caribenha, Charles Vijah, pela Ásia e Oceania e o leigo espanhol Daniel Primo, representante da conferência europeia. Esteve ausente o padre que representará a África e Madagascar. Além desses contamos com a presença de três conselheiros gerais (padres Pedro Lopez, Sebastian Ani e Nicolas Issifi), do secretário geral, padre Brendan e dos responsáveis pelos Secretariados de Formação e Evangelização, padres Manny (Porto Rico) e Cristián Bueno (Colômbia).
O Superior Geral da Congregação, Padre Michel Brehl abriu os trabalhos recordando a herança alfonsiana e o uso dos meios de comunicação para pregar a Boa Nova as mais pobres.
Ele recordou que Afonso de Ligório utilizou praticamente todos os meios de comunicação e artes de seu tempo para falar da redenção copiosa em Jesus Cristo. Seguiu-se três dias de intenso trabalho, em sessões todas realizadas na língua inglesa e com tarefas específicas designadas a cada membro da comissão. O foco foi a compreensão do método de trabalho a partir da análise SWOT (oportunidades, forças, fraquezas e ameaças) da vida da congregação na área da comunicação social. Agora a comissão irá ouvir as conferências e juntar informações para poder concretizar a tarefa proposta. Pe. Evaldo César de Souza, CSsR
Ação Missionária Deus Conosco
A Editora Santuário continua em seu empreendimento missionário chamado de Ação Missionária Deus Conosco, havendo solicitações suficientes para trabalhar o resto desse e metade do próximo ano. A “Ação Missionária Deus Conosco” está respondendo a algumas necessidades das comunidades, paróquias e dioceses. Até em nossas paróquias redentoristas têm havido solicitação (coisa rara).
Uma das últimas aconteceu de 18 a 28 de maio na diocese de Penedo (AL) cujo bispo é Dom Valério Breda, SDB, na região pastoral de Anadia, alcançando com o trabalho as paróquias de Anadia, São Sebastião, Girau do Ponciano e Arapiraca (Paróquia Santíssimo Redentor, paróquia redentorista da VP do Recife). Os assuntos abordados foram: Liturgia e Cristão Leigo.
Casa da Pedrinha – Números
No dia 12 de maio completamos o primeiro ano da inauguração da Casa da Pedrinha – Vila Santo Afonso e os números indicam a validade do investimento, além da recuperação de um imóvel que está muito no afetivo de nossa Província.
Neste período nossa casa de retiros e encontros recebeu 35 eventos que levaram 877 pessoas à Pedrinha. Constata-se a media de 25 hóspedes por evento, com a média de 4 diárias.
Se fosse aplicado um valor de hospedagem nos moldes da Casa de Hospedagem do Seminário Santo Afonso ele seria de 592 mil reais. Se houvesse uma cobrança nos moldes do valor aplicado no Hotel Fazenda Portal do Sol, de Socorro (SP) que foi muito utilizado no período em que a Casa da Pedrinha esteve fechada ou em reforma, o valor subiria para 738 mil reais.
Vai acontecer...
Visita Canônica - Mês de Junho/2018
A partir do dia 08 de junho o Governo Provincial estará visitando as comunidades e frentes apostólicas de nossa Província. O trabalho de visitação deverá ser concluído no dia 12 de julho. Para o mês de junho será este o esquema de visitação:
Roteiro de visitação:
Dia 09: Alfonsianum I e II (Manhã) e lideranças da Área Pastoral (Tarde) – Pe. Inácio e Pe. Luiz Cláudio.
Dia 09: Seminaristas de Campinas (Manhã) – Ir. Viveiros e Pe. Fábio
Dia 11: Sapopemba (Tarde, comunidade religiosa; noite, Paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Marlos.
Dia 12: Jardim Paulistano (Tarde, comunidade religiosa; noite, paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Luiz Cláudio.
Dia 13: Seminaristas do SRSA e Gestores do CAS (Tarde – Pe. Fábio e Ir.Viveiros) e Paróquia de Aparecida (Noite) - Pe. Inácio, Pe. Fábio e Ir. Viveiros
Dia 14: Cidade Tiradentes (Tarde, comunidade religiosa; noite, paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Fábio.
Dia 15: Casa Provincial (Tarde) – Pe. Marlos, Pe. Fábio e Ir. Viveiros.
Dia 18: Santa Bárbara D’Oeste (Tarde, comunidade religiosa e seminaristas; noite, paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Luiz Cláudio.
Dia 18: Noviços de Tietê (Tarde) – Pe. Marlos
Dia 19: Pesquisas Religiosas (tarde) – Pe. Inácio e Pe. Marlos
Dia 20: Comunicações (Cedo), Gestores da FNSA/Portal e Editora (Tarde): Pe. Inácio e Pe. Luiz Cláudio
Dia 22: Miracatu (Tarde, Comunidade religiosa e noite, Paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Marlos.
Dia 25: Araraquara (Tarde, comunidade religiosa; noite, igreja) – Pe. Inácio, Pe. Marlos e Ir. Viveiros
Dia 26: Araraquara/Equipes Missionárias (Manhã) – Pe. Inácio, Pe. Marlos e Ir. Viveiros.
Dia 27: Tietê (Tarde, comunidade; noite, igreja) – Pe. Inácio e Ir. Viveiros
Dia 29: Ir. Bento/Potim (manhã) e Padre Gebardo (Tarde) – Pe. Inácio e Pe. Fábio.
II Encontro da Família Redentorista - Congregações e Institutos de Carisma Redentorista
Acontecerá de 2 a 6 de julho em Atyrá, Paraguai, na Casa de Retiros Marianella. Nossa Província será representada pelo Pe. Jorge Sampaio e pelo Ir. José Mauro Maciel. O encontro terá como Tema Central: “A Reestruturação para a Missão em Chave de Intercongregacionalidade”.
Retiro da JUMIRE
Entre os dias 17 e 19 de agosto acontece, em nossa Casa da Pedrinha, o retiro para os Líderes da JUMIRE. O pregador será o Ir. André Luiz, CSsR e o tema a ser desenvolvido em odo o retiro será “Juventude Redentorista e o Ano do Laicato”.
CONCLUINDO...
Dia de Oração pelo Discernimento. Em sua última carta circular o Superior Geral da Congregação, Pe. Michael Brehl pediu que façamos do dia 15 de julho de 2018, Solenidade do Santíssimo Redentor, um dia de oração para o discernimento em toda a congregação, tendo em vista o processo eletivo que acontecerá em todas as (Vice) Províncias da Congregação e na nossa, no segundo semestre.
Peço aos superiores das comunidades que organizem para que em cada uma das 20 comunidade e 23 casas da Província isso possa acontecer.
Junho, mês da Beata Maria Celeste Crostarosa
No dia 18 de junho completam-se os dois anos da beatificação da Beata Maria Celeste Crostarosa em Foggia, pelo Cardeal D’Amato, como legado do Papa Francisco. Ela intensamente o plano de salvação. Como mulher, soube superar as dificuldades de seu tempo, e sua obra merece um lugar de relevo na história da espiritualidade cristã.
Crostarosa possuía dotes para o governo, era firme nas decisões, entusiasta no empreendimento de sua obra; com notável capacidades de análise e síntese, coragem, e um ardor que se acentuava mais nas dificuldades e obstáculos, encontrava meios geniais para não desistir de realizar o que o Senhor lhe pedia.
Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R
Superior Provincial - SP 2300
São Paulo, 10 de junho de 2017.COMUNICADOS PROVINCIAIS – JUNHO 2018
Comunicados 006 – junho 2018
“Testemunhas do Redentor, solidários para a missão em um mundo ferido”
(Sexênio 2016 - 2022)
Ano B – São Marcos - Ano do Laicato
Prezados confrades, religiosos(as), estudantes/seminaristas, Membros dos Institutos Afiliados, Familiares Redentoristas e Leigos Comprometidos com a Missão.
Saudações.
Não está fácil para ninguém!
No mês de maio o Brasil enfrentou a Greve dos Caminhoneiros que parou o país e provocou uma crise de desabastecimento da qual ainda sentimos os efeitos. A greve, porém, foi aprovada pela maioria dos brasileiros (87%) segundo pesquisa realizada pelo Datafolha. Nas cinco regiões tivemos muitos atos de apoio aos grevistas, mesmo da Igreja e das dioceses. O desgoverno do país só fez por aumentar os seus efeitos.
Mas, infelizmente, todos presenciamos diversos episódios lamentáveis do “salve-se quem puder”, sobretudo, diante do aumento do preço de muitos produtos. Aquela corrupção que combatemos e criticamos tanto na classe política e empresarial também está arraigada em todos os cidadãos, é a triste constatação.
Todos presenciamos também o retorno das acusações de comunistas a membros da Igreja e da sociedade civil. Elas são feitas por grupos conservadores de extrema-direita que tem nas Redes Sociais um campo fértil de propagação. Quando se pensava que isso já fosse coisa do passado, vemos crescer assustadoramente estas acusações, com episódios lamentáveis de ódio e discriminação.
A pergunta que fica é essa: será que os representantes destes grupos sabem o que realmente significa ser comunista? Parece que não!
Estas acusações atingem os membros da Igreja, especialmente à CNBB e aqueles que são mais ligados aos Movimentos Populares e às Organizações não-governamentais, bem como às Pastorais Sociais e de Fronteira.
Por outro lado, há os que pedem a volta dos militares ao poder, como se fossem eles os “salvadores da pátria”. No mínimo, esses precisariam voltar aos bancos escolares e aos livros de história para entender um pouco mais os malefícios que o Regime Militar trouxe não só ao Brasil, como a vários países da América Latina e mundo afora.
Agulhadas e acusações marcadas pelo ódio e intransigência são feitas até por aqueles que se dizem católicos convictos, defensores, quem sabe, de uma suposta ortopráxis nitidamente conservadora. Há os que pedem que a “mão de Deus pese” sobre os que não pensam e não agem como eles. E a troco de que?
Vivemos um ano complicado, e não está fácil para ninguém!
Por isso, nunca é demais pedir para que fiquemos atentos, evitando toda situação que atente não só contra a imagem, mas contra a segurança física e espiritual dos confrades, das instituições eclesiais pelas quais somos responsáveis e pelas muitas Frentes Pastorais onde atuamos.
Aos que são responsáveis pelos diversos Setores de Pastoral e Administração de nossa Província recomendo um cuidado ainda maior com as informações, pois muitas são estratégicas que não devem cair nas mãos de pessoas erradas.
Várias instituições sob nossa responsabilidade cresceram muito e, consequentemente, adquirimos uma grande visibilidade na mídia e entre as pessoas, sendo isso um grande valor e, ao mesmo tempo, podendo expor nossas fragilidades, nos colocando a mercê de pessoas incomodadas, invejosas e até mesmo, muito desequilibradas, que buscam fama e projeção a qualquer custo.
Não é à toa que o Evangelho já alerta dizendo que “os filhos das trevas são mais espertos que os filhos da luz” (). Se dermos oportunidade, tudo pode ficar muito pior!
Deixemo-nos conduzir pelo verdadeiro espírito de fraternidade, preservando o nome, a honradez e a moral de nossos confrades.
Aproveito para aqui colocar alguns comunicados e algumas informações focando nossa atenção de hoje sobre mais alguns trabalhos que nossos confrades realizam fora da área geográfica de nossa Província:
Direto de Natal (RN) – Fala Irmão Albino
Cheguei a Recife, em janeiro de l997. Naquele ano, ajudei na igreja, nas coisas da casa, e durante 06 meses, ia cada semana a João Pessoa (PB) para ajudar a implantar a novena Perpétua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Comecei também a trabalhar na pastoral da saúde, no hospital Português do Recife.
Em 1998, fiquei na formação com 03 teólogos, em Fortaleza (CE). Em 1999, voltei para Recife como ecônomo, cuidando da contabilidade, ajudando na igreja como ministro da Eucaristia e retomei a pastoral do hospital português a cada domingo.
Em fevereiro de 2004, cheguei em Natal RN) onde estou até hoje. Na paróquia, acompanhava 02 grupos da Legião de Maria, um grupo com 70 idosos, sendo também ministro da Eucaristia. Na casa, fiquei 04 anos como ecônomo, fazendo a contabilidade. Na pastoral, comecei a visitar doentes em 03 hospitais, sendo 02 estaduais e um particular, da Unimed. No maior hospital do estado, Mons. Walfredo Gurgel, além das visitas também faço a Liturgia da Palavra e dou a comunhão aos doentes, pois o capelão do hospital só vai lá 02 vezes por mês.
Apesar dos meus quase 87 anos, ainda visito cerca de 60 doentes por semana. Para a maioria deles, acabou-se o tempo de irem até à igreja. Por isso, a igreja precisa ir até eles. Ir. Albino da Silva Valente, CSsR
Diocese de Pesqueira (PE) em missão
Aqui em terras pernambucanas o tempo tem a mim presenteado com cabelos prateados e barbas brancas, afinal são 61 anos que este coração bate sem cessar, neste velho e sempre jovem peito. A cada dia elevo os olhos aos céus e agradeço tantas bênçãos e graças a mim doados pela intercessão de minha Mãezinha de Aparecida.
Dom José Luís (nosso velho Salinho) tem depositado confiança e entregue em nossas mãos tarefas que valorizam esses quase ano e meio nessas paragens...
Estou à frente de uma Área Pastoral em Belo Jardim, um Distrito com o nome Xucuru, formando por dez comunidades, sendo 08 entre as montanhas onde só se chega de Toyota, e outras 02 urbanas, a principal (sede) que tem como Santo Padroeiro SÃO MANUEL DA PACIÊNCIA. Meus caros, haja paciência!
Além desta área, onde permaneço de sexta-feira a domingo, presto ajuda na equipe administrativa da Diocese, na OVS e coordeno a equipe de captação de recursos para embelezamento da Catedral, tendo em vista o Centenário da Diocese. Coordeno a parte administrativa do Seminário São José.
No momento acontece aqui na cidade de Pesqueira as Santas Missões nas 03 Paróquias e na Área Pastoral Nossa Senhora do Carmo. A equipe está formada por 08 Missionários Redentoristas, sendo 02 da Vice-Província da Bahia, 05 da Vice-Provincia de Recife e eu na coordenação...
Trabalho não falta, coragem e força de vontade também... Então para a Glória da Deus e o bem da Igreja, eis-me aqui. Rezem por nós aqui nessas terras de missões. Somos também Igreja em saída e como diz nosso amado fundador. Não podemos perder um minuto. Pe. José Pereira, CSsR
Apresento ainda alguns comunicados oficiais de nossa Província:
Novo campo de missão
O Superior Provincial, Pe. Inácio Medeiros e o Conselheiro Provincial, Pe. Marlos Aurélio estiveram em Guarulhos (SP) onde, acompanhados por Dom Edmilson, bispo diocesano e pelo Padre João Bosco, Vigário Geral da diocese, percorreram algumas áreas de para conhecer uma que possa ser a nova área de atuação pastoral da Província após deixar a Paróquia Senhor Santo Cristo, Cidade Tiradentes no final deste ano.
Foram visitadas duas grandes áreas da periferia de Guarulhos que hoje é a maior cidade do estado de São Paulo, com cerca de 1,5 milhões de habitantes.
Na diocese de Guarulhos existe apenas uma congregação religiosa masculina, a dos Teatinos que atuam na paróquia São Geraldo Majela.
A quebra do maior Símbolo nacional da devoção – 40 anos
A Imagem original de Nossa Senhora Aparecida sofreu um atentado no dia 16 de maio de 1978, sendo quebrada em cerca de duzentos pedaços. Por recomendação de especialistas do Vaticano, a imagem foi levada ao Museu de Arte de São Paulo (MASP)
e encaminhada ao Departamento de Restauração onde seus profissionais mergulharam num serio trabalho de reconstituição.
Em três meses a imagem foi restaurada e conduzida de volta ao Santuário Nacional, em um carro do Corpo de Bombeiros, no dia 19 de agosto daquele mesmo ano. Uma multidão acompanhou o cortejo ao longo da Via Dutra e outro tanto de gente esperava pela imagem em Aparecida, lotando o entorno do Santuário Nacional.
De 1978 até 1982 a imagem restaurada permaneceu na Basílica Velha, sendo levada depois ao Santuário onde é visitada todos os anos por milhões de devotos.
Para marcar os quarenta anos deste acontecimento celebrações estão sendo realizadas em Aparecida. A partir do mês de maio estão sendo realizadas celebrações no dia 19 do mês como preparação para um grande evento que ocorrerá no dia 19 de agosto quando será organizada uma celebração em São Paulo, na Catedral da Sé, de onde partirá uma carreata levando a imagem da padroeira do Brasil até Aparecida, como aconteceu naquele ano de 1978.
O restauro da imagem de Nossa Senhora é um sinal prefigurativo daquilo que deve acontecer com cada ser humano, ao passar também por um processo de renovação e reconstrução como projeto de toda sua vida.
Nos tempos... uma nova comunicação
Aconteceu nos dias 28-30 de maio, em nossa Casa Geral, em Roma, um encontro sobre a cultura digital e o futuro da comunicação para a vida dos missionários redentoristas. A iniciativa do Governo Geral reuniu 13 confrades para que juntos discutissem os primeiros passos para a elaboração de um Plano Estratégico de Comunicação para todas as unidades redentoristas espalhadas pelo mundo afora.
Uma comissão, dirigida pelo Secretariado Geral de Comunicação, com mais cinco representantes, um membro de cada uma das Conferências da congregação, assumiu a tarefa de oferecer, até o meio do sexênio (2017-2022), um esboço desse plano de comunicação, cujo objetivo maior é introduzir o assunto das mudanças advindas pela Cultura Digital no seio da Igreja e da vida religiosa redentorista.
São parte da Comissão Especial (Ad hoc) para o Plano Estratégico para a Comunicação os seguintes missionários redentoristas: Biju Madathikunnel (Diretor do Secretariado para a Comunicação), Sanjay Tirkey (auxiliar do secretariado), Charlie Wehrley, pela conferência da América do Norte, Evaldo Souza, pela conferência Latino Americana e Caribenha, Charles Vijah, pela Ásia e Oceania e o leigo espanhol Daniel Primo, representante da conferência europeia. Esteve ausente o padre que representará a África e Madagascar. Além desses contamos com a presença de três conselheiros gerais (padres Pedro Lopez, Sebastian Ani e Nicolas Issifi), do secretário geral, padre Brendan e dos responsáveis pelos Secretariados de Formação e Evangelização, padres Manny (Porto Rico) e Cristián Bueno (Colômbia).
O Superior Geral da Congregação, Padre Michel Brehl abriu os trabalhos recordando a herança alfonsiana e o uso dos meios de comunicação para pregar a Boa Nova as mais pobres.
Ele recordou que Afonso de Ligório utilizou praticamente todos os meios de comunicação e artes de seu tempo para falar da redenção copiosa em Jesus Cristo. Seguiu-se três dias de intenso trabalho, em sessões todas realizadas na língua inglesa e com tarefas específicas designadas a cada membro da comissão. O foco foi a compreensão do método de trabalho a partir da análise SWOT (oportunidades, forças, fraquezas e ameaças) da vida da congregação na área da comunicação social. Agora a comissão irá ouvir as conferências e juntar informações para poder concretizar a tarefa proposta. Pe. Evaldo César de Souza, CSsR
Ação Missionária Deus Conosco
A Editora Santuário continua em seu empreendimento missionário chamado de Ação Missionária Deus Conosco, havendo solicitações suficientes para trabalhar o resto desse e metade do próximo ano. A “Ação Missionária Deus Conosco” está respondendo a algumas necessidades das comunidades, paróquias e dioceses. Até em nossas paróquias redentoristas têm havido solicitação (coisa rara).
Uma das últimas aconteceu de 18 a 28 de maio na diocese de Penedo (AL) cujo bispo é Dom Valério Breda, SDB, na região pastoral de Anadia, alcançando com o trabalho as paróquias de Anadia, São Sebastião, Girau do Ponciano e Arapiraca (Paróquia Santíssimo Redentor, paróquia redentorista da VP do Recife). Os assuntos abordados foram: Liturgia e Cristão Leigo.
Casa da Pedrinha – Números
No dia 12 de maio completamos o primeiro ano da inauguração da Casa da Pedrinha – Vila Santo Afonso e os números indicam a validade do investimento, além da recuperação de um imóvel que está muito no afetivo de nossa Província.
Neste período nossa casa de retiros e encontros recebeu 35 eventos que levaram 877 pessoas à Pedrinha. Constata-se a media de 25 hóspedes por evento, com a média de 4 diárias.
Se fosse aplicado um valor de hospedagem nos moldes da Casa de Hospedagem do Seminário Santo Afonso ele seria de 592 mil reais. Se houvesse uma cobrança nos moldes do valor aplicado no Hotel Fazenda Portal do Sol, de Socorro (SP) que foi muito utilizado no período em que a Casa da Pedrinha esteve fechada ou em reforma, o valor subiria para 738 mil reais.
Vai acontecer...
Visita Canônica - Mês de Junho/2018
A partir do dia 08 de junho o Governo Provincial estará visitando as comunidades e frentes apostólicas de nossa Província. O trabalho de visitação deverá ser concluído no dia 12 de julho. Para o mês de junho será este o esquema de visitação:
Roteiro de visitação:
Dia 09: Alfonsianum I e II (Manhã) e lideranças da Área Pastoral (Tarde) – Pe. Inácio e Pe. Luiz Cláudio.
Dia 09: Seminaristas de Campinas (Manhã) – Ir. Viveiros e Pe. Fábio
Dia 11: Sapopemba (Tarde, comunidade religiosa; noite, Paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Marlos.
Dia 12: Jardim Paulistano (Tarde, comunidade religiosa; noite, paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Luiz Cláudio.
Dia 13: Seminaristas do SRSA e Gestores do CAS (Tarde – Pe. Fábio e Ir.Viveiros) e Paróquia de Aparecida (Noite) - Pe. Inácio, Pe. Fábio e Ir. Viveiros
Dia 14: Cidade Tiradentes (Tarde, comunidade religiosa; noite, paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Fábio.
Dia 15: Casa Provincial (Tarde) – Pe. Marlos, Pe. Fábio e Ir. Viveiros.
Dia 18: Santa Bárbara D’Oeste (Tarde, comunidade religiosa e seminaristas; noite, paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Luiz Cláudio.
Dia 18: Noviços de Tietê (Tarde) – Pe. Marlos
Dia 19: Pesquisas Religiosas (tarde) – Pe. Inácio e Pe. Marlos
Dia 20: Comunicações (Cedo), Gestores da FNSA/Portal e Editora (Tarde): Pe. Inácio e Pe. Luiz Cláudio
Dia 22: Miracatu (Tarde, Comunidade religiosa e noite, Paróquia) – Pe. Inácio e Pe. Marlos.
Dia 25: Araraquara (Tarde, comunidade religiosa; noite, igreja) – Pe. Inácio, Pe. Marlos e Ir. Viveiros
Dia 26: Araraquara/Equipes Missionárias (Manhã) – Pe. Inácio, Pe. Marlos e Ir. Viveiros.
Dia 27: Tietê (Tarde, comunidade; noite, igreja) – Pe. Inácio e Ir. Viveiros
Dia 29: Ir. Bento/Potim (manhã) e Padre Gebardo (Tarde) – Pe. Inácio e Pe. Fábio.
II Encontro da Família Redentorista - Congregações e Institutos de Carisma Redentorista
Acontecerá de 2 a 6 de julho em Atyrá, Paraguai, na Casa de Retiros Marianella. Nossa Província será representada pelo Pe. Jorge Sampaio e pelo Ir. José Mauro Maciel. O encontro terá como Tema Central: “A Reestruturação para a Missão em Chave de Intercongregacionalidade”.
Retiro da JUMIRE
Entre os dias 17 e 19 de agosto acontece, em nossa Casa da Pedrinha, o retiro para os Líderes da JUMIRE. O pregador será o Ir. André Luiz, CSsR e o tema a ser desenvolvido em odo o retiro será “Juventude Redentorista e o Ano do Laicato”.
CONCLUINDO...
Dia de Oração pelo Discernimento. Em sua última carta circular o Superior Geral da Congregação, Pe. Michael Brehl pediu que façamos do dia 15 de julho de 2018, Solenidade do Santíssimo Redentor, um dia de oração para o discernimento em toda a congregação, tendo em vista o processo eletivo que acontecerá em todas as (Vice) Províncias da Congregação e na nossa, no segundo semestre.
Peço aos superiores das comunidades que organizem para que em cada uma das 20 comunidade e 23 casas da Província isso possa acontecer.
Junho, mês da Beata Maria Celeste Crostarosa
No dia 18 de junho completam-se os dois anos da beatificação da Beata Maria Celeste Crostarosa em Foggia, pelo Cardeal D’Amato, como legado do Papa Francisco. Ela intensamente o plano de salvação. Como mulher, soube superar as dificuldades de seu tempo, e sua obra merece um lugar de relevo na história da espiritualidade cristã.
Crostarosa possuía dotes para o governo, era firme nas decisões, entusiasta no empreendimento de sua obra; com notável capacidades de análise e síntese, coragem, e um ardor que se acentuava mais nas dificuldades e obstáculos, encontrava meios geniais para não desistir de realizar o que o Senhor lhe pedia.
Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R
Superior Provincial - SP 2300
São Paulo, 10 de junho de 2017.
Leia o Informativo de Janeiro/Fevereiro da Província de São Paulo
Clique no link abaixo.
Irá abrir a página do A12 na área Redentoristas 
Clique sobre o Informativo da Província que abrirá todo o Informativo de 36 páginas