Universidade Metodista participa de Cúpula Mundial de Economia Solidária

20/05/2015 21:48

 

            

            Dominique Lesaffre e Luiz Silvério   

                      

Coordenador da Cátedra Gestão de Cidades da Universidade Metodista, professor Luiz Silvério Silva participou na Universidade Nacional de San Marcos, em Lima, no Peru, da Cúpula Mundial de Finanças e Solidariedade Social. O evento dias 13 e 14 de maio último teve como pauta "Financiamento social e solidariedade: desafios de uma economia inclusiva e equitativa", promoção da INAISE (Associação Internacional de Investidores em Economia Social).

As discussões enfatizaram a inclusão econômica e financeira mundial e em particular do Peru e os níveis locais -- sobretudo da agricultura -- como espaços privilegiados deste processo. A programação destacou também uma auto-avaliação das experiências nacionais e do cooperativo internacional, ética, investimento, microfinanças e solidariedade social. Houve relatos de experiências que contribuem para a coesão social, igualdade e proteção do meio ambiente.

Segundo a INAISE, presidida por Dominique Lesaffre, o objetivo foi posicionar o setor econômico solidário e cooperativo da economia, mostrando modelos alternativos de finanças sociais viáveis, sustentáveis e inclusivas em nível internacional. Também buscou promover uma agenda afirmativa da solidariedade e, sobretudo, do setor financeiro, de cooperativas de poupança e crédito.

Além de mesa-redonda e grupos de trabalho específicos, as palestras versaram sobre: "Os desafios da inclusão económica, financeira e social, com solidariedade", " Solidariedade, finanças, cooperativas, ética bancária e de solidariedade na INAISE: reflexão sobre sua contribuição para inclusão e equidade social, econômica e financeira", "Cooperativa: proposta de inclusão e desenvolvimento no futuro", "Agricultura familiar para construir igualdade e solidariedade rural", "Serviços financeiros e alterações climáticas, novos desafios, novas experiências".

Professor Luiz Silvério, que atua na Faculdade de Administração e Economia da Metodista, participou do evento também como presidente do Banco do Povo Crédito Solidário do Grande ABC.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.

Voltar