Superior Geral da CSSR convida para preparação do jubileu de 2016

29/12/2014 21:17

 

Redação A12., 18 de Dezembro de 2014 às 15h16. .


jubileu iconeO superior geral da Congregação do Santíssimo Redentor enviou carta a todas as províncias do mundo convidando todos os membros da família religiosa a uma preparação orante em vista da celebração do jubileu da entrega do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que será celebrado em 2016. 

Padre Michael Brehl, C.Ss.R. assinala na carta o desejo de que todos se tornem "um só corpo" e de que a celebração do jubileu dos 150 anos e do Ano da Vida Consagrada sejam oportunidades especiais para uma "renovação espiritual" da congregação. 

Diante dessa proposta a Congregação lança o projeto "Um só corpo", editado pelo Centro de Espiritualidade Redentorista, que através de um roteiro de oração mensal pretende desenvolver três temas especiais em vista da celebração jubilar. 

A data do jubileu remete ao mandato do Papa Pio IX em 1866 quando entregou o Ícone com a pintura da Mãe de Jesus pedindo que os Redentoristas o fizessem conhecido no mundo inteiro.

Veja abaixo a carta na íntegra: 

Pe. Michael BrehlQueridos irmãos, irmãs e Associados,
Todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo (1 Cor 12,13).
A congregação se reúne homens que, vivendo em comum, eles formam um corpo missionário (Const. 2).

Acabamos de começar o Ano da Vida Consagrada, e estamos nos preparando para as comemorações, em 2016, quando vamos comemorar o aniversário de 150 anos desde que o Santo Padre entregou o Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e pediu aos Redentoristas para "torná-lo conhecido." Estas duas ocasiões especiais chamam a congregação e cada um de nós para um momento de renovação espiritual.

Haverá várias iniciativas para ajudar neste processo de renovação, promovidas tanto pela Congregação para a Vida Consagrada do Vaticano, como pelo Governo Geral por meio da Comissão para a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O projeto "Um só corpo" é uma dessas ferramentas projetadas para oração e reflexão de nossas comunidades, dos Institutos associados e dos leigos, nossos colaboradores.

O projeto "Um só corpo", editado pelo Centro de Espiritualidade Redentorista, através de um roteiro de oração mensal pretende desenvolver os seguintes temas:

- 2015 - CONSAGRACÃO (para coincidir com o Ano de Vida Consagrada)
- 2016 - MISSÃO
- 2017 - COMUNIDADES

Eu recomendo que cada comunidade participe do Ano da Vida Consagrada (2015) e se prepare para a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (2016) por meio da oração regular e reflexão, usando "Um só corpo" ou outros recursos disponíveis.

"Um só corpo" foi pensado como um roteiro de oração e à reflexão para comunidade, mas também pode ser usado pelos confrades individualmente, os missionários e colaboradores e grupos e leigos. Pedimos para torná-lo disponível para as Irmãs e leigos, homens e mulheres que podem se beneficiar de suas reflexões.

Contamos com Superiores (V) Provinciais para traduzir "Um só corpo" para línguas que não sejam Italiano, Inglês e espanhol. Pedimos também que os Superiores locais imprimam uma cópia do texto para aqueles que não têm acesso à Internet.

Em sua Carta Apostólica "Testemunhas da Alegria", o Papa Francisco "confia este ano para a Vida Consagrada a Maria, a Virgem da escuta e contemplação ..., modelo insuperável para todos os que seguem a Cristo no amor de Deus e ao serviço dos outros "(III, 5).

Que Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nos acompanhe neste tempo de graça e de renovação. E que Santo Afonso e todos os nossos santos e beatos nos inspirem no aprofundamento de nossa vocação missionária de anunciar o Evangelho de modo sempre novo.

Seu irmão no Redentor,

Michael Brehl, CSsR
Superior Geral

Voltar