Papa formalizará convocação do Jubileu da Misericórdia

02/04/2015 18:57

 

O Papa Francisco formalizará a convocação do Jubileu da Misericórdia no sábado, dia 11 de abril, às 17h30 locais, na Basílica de São Pedro, com a publicação da Bula oficial jubilar. 
 
No último dia 13 de março, o Santo Padre anunciou o Ano Santo da Misericórdia que se realizará de 08 de dezembro deste ano, Solenidade da Imaculada Conceição, a 20 de novembro de 2016.
 
O rito de publicação prevê a leitura de alguns trechos da Bula diante da Porta Santa da Basílica Vaticana. A seguir, Francisco presidirá a celebração das Primeiras Vésperas do Domingo da Divina Misericórdia, sublinhando o tema central do Ano Santo Extraordinário: A Misericórdia de Deus.
 
O termo bula indicava originalmente a cápsula metálica usada para proteger o selo de cera ligado através de um cordão a um documento de particular importância, a fim de atestar sua autenticidade e credibilidade. Com o passar do tempo, o termo passou a indicar primeiramente o sigilo, portanto o próprio documento, e hoje é usado para todos os documentos pontifícios de particular importância que levam, ou pelo menos tradicionalmente deveriam levar, o sigilo do pontífice.
 
A bula de convocação do jubileu, especialmente no caso de um Ano Santo Extraordinário, além de indicar os tempos, com as datas de abertura e encerramento, e as modalidades principais de realização, é o documento fundamental que reconhece o espírito com o qual é convocado, as intenções e os frutos esperados pelo pontífice que o convoca para toda a Igreja.
 
Nos últimos dois Anos Santos Extraordinários, 1933 e 1983, a Bula de Convocação foi publicada na Solenidade da Epifania do Senhor. Para o próximo Ano Santo Extraordinário a escolha da ocasião em que se realizará a publicação da Bula manifesta claramente a atenção do Papa Francisco ao tema da Misericórdia.
 
(MJ)
 
(Fonte: Rádio Vaticano)

Voltar