Novo pároco da Matriz Basílica de Aparecida

10/02/2015 17:37
 
Por Elisangela Cavalheiro , 09 de Fevereiro de 2015 às 13h25.

Matriz Basílica de Aparecida (foto Elisangela Cavalheiro)A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida que tem por sede a Matriz Basílica de Aparecida, a primeira igreja a abrigar a Imagem da Padroeira do Brasil, terá a partir desta segunda-feira, 9, um novo pároco. O Missionário Redentorista, padre José Antonio Dal Bó Giovannetti, C.Ss.R. que estava atuando em Tietê (SP), no Seminário Santa Teresinha, assume hoje a nova missão. 

Paulista de Tietê, padre José Dal Bó completará, em abril próximo, 34 anos de padre. Ao longo desses anos atuou especialmente na formação dos vocacionados redentoristas e em paróquias no estado de São Paulo.

Em sua história pessoal, a cidade de Aparecida sempre teve grande destaque. Primeiramente, quando entrou para a Congregação do Santíssimo Redentor, em 1966, aos 19 anos. Sua primeira casa de formação religiosa foi o Seminário Santo Afonso. Nessa etapa inicial, morou na cidade durante 10 anos, sendo depois transferido para São Paulo. Retornou em 1977, para fazer a sua primeira Profissão Religiosa na Matriz Basílica e, anos depois, para ser ordenado diácono no Seminário Santo Afonso, pelas mãos do bispo redentorista, dom Lelis Lara.

Em 1981, logo depois de ordenado padre, foi transferido para o Seminário Santo Afonso, onde foi formador de mais de 100 seminaristas. No final do mesmo ano mudou-se para o Convento Velho para trabalhar na Basílica Nova. Nessa época, padre Dal Bó presenciou o processo de transladação da Imagem Milagrosa de Nossa Senhora Aparecida da Matriz Basílica para a Basílica Nova, permanecendo mais dois anos na cidade. No final de 1987, novamente transferido para Aparecida, morou durante seis anos no Seminário Santo Afonso, os três primeiros anos como vice-diretor e depois como diretor.

Passado quase 22 anos, padre José Dal Bó retorna para esta cidade onde nasceu a devoção a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, para assumir a Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida. 

Padre José Antonio Dal Bó, CSSR

Em uma breve entrevista ao A12, padre Dal Bó manifestou o desejo de construir uma “paróquia missionária” nesta cidade que lhe é tão especial. 

Confira a entrevista com o novo pároco:  

A12 - Como recebeu a notícia de sua nova missão de pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida?
Padre José Dal Bó - Fiquei muito surpreso e ao mesmo tempo contente por trabalhar novamente em Aparecida, pois já conheço um pouco as comunidades. 

A12 - A Matriz da Paróquia está em uma área central de Aparecida e atingir todas as pessoas se torna um desafio. Como o senhor percebe essa realidade e como fazer para chegar a todos? 
Padre José Dal Bó - De fato a Matriz Basílica fica no centro, hoje, frequentada mais por romeiros do que por pessoas da paróquia. A dedicação maior estará com as pessoas das seis comunidades. 

A12 - A singular história da Matriz Basílica com a Padroeira do Brasil atrai todos os dias devotos vindos de todas as partes do país. Acolher essas pessoas exige ainda mais a atuação pastoral da comunidade paroquial?
Padre José Dal Bó - 
Por enquanto, o que estou percebendo é que uma boa parcela de pessoas da Matriz Basílica faz parte dos ministérios de leitorato, ministros extraordinários da comunhão eucarística e da acolhida. Tem sido um trabalho interessante na acolhida dos romeiros. Por enquanto vamos tocando assim, mais para frente vamos ver o que Espírito dirá. 

A12 - Qual a mensagem o senhor gostaria de deixar a todos os seus novos paroquianos? 
Padre José Dal Bó - Já trabalhei em diversas paróquias redentoristas, em todas elas foi muito bom. Quero dizer aos paroquianos que o Pe. Sebastião e eu estaremos dispostos a dar tudo de nós para construirmos uma família, para construir uma vida de comunhão, participação e união. Queremos que seja uma paróquia missionária.

Foto de: Arquivo A12. 

Padre Sebastião Fernandes, CSSR

Padre Sebastião Fernandes Daniel, C.Ss.R.

Vigário - Toma posse hoje também o padre Sebastião Fernandes Daniel, C.Ss.R, como Vigário Paroquial. A missa de posse será às 19h30 na Igreja de Santa Rita, presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis. 

O atual pároco, padre José Manoel Belo de Oliveira, C.Ss.R., foi transferido para a Comunidade Religiosa Formativa Afonsianum em São Paulo, e o atual Vigário Paroquial, padre José Marques Dias, C.Ss.R., para a Comunidade Redentorista Irmão Bento, na cidade de Potim.

 

Voltar