FESTA DA DEDICAÇÃO DE SÃO JOÃO DE LATRÃO FUNDAÇÃO DA CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO REDENTOR

07/11/2014 00:10

CONGREGAÇÃO SS. REDENTOR
Superior Geral
Roma, 09 de novembro de 2014
Prot No 0000 225/2014 
FESTA DA DEDICAÇÃO DE SÃO JOÃO DE LATRÃO FUNDAÇÃO DA CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO REDENTOR 
O espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu. Enviou-me para evangelizar os pobres, para proclamar aos cativos a liberdade, e aos cegos, a vista; para libertar os oprimidos; para proclamar o ano da Graça do Senhor (Lucas 4, 18-19). 
Queridos Confrades, Irmãos, Missionários Leigos e Amigos:
1. Nesta festa, que marca o dia da Fundação de nossa Congregação, celebramos o encerramento oficial do Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista. Verdadeiramente, este foi "o Ano da Graça do Senhor". Este Ano Extraordinário começou em 1º de agosto de 2013, após a celebração da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, e se caracterizou por seu extraordinário espírito de criatividade e dinamismo desenvolvidos em toda a Congregação. Este dinamismo deve persistir enquanto continuamos desenvolvendo ainda com maior energia as iniciativas já começadas relativas à renovação, aprofundamento e promoção de nossa Vocação Missionária Redentorista. 
2. Permita-me começar esta carta recordando alguns dos atos e iniciativas que foram levados a termo em toda a Congregação. Como parte da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, os Redentoristas do Brasil organizaram e celebraram uma Jornada especial Afonsiana no Santuário Nacional de Aparecida. Numerosos Redentoristas e Missionários Leigos, juntamente com jovens adultos de todo o mundo, participaram desta Jornada Afonsiana, viajando depois ao Rio.
3. Primeiro de agosto, festa de Santo Afonso de Liguori, o Ano da Promoção da Vocação Missionária Redentorista inaugurou-se com uma solene e alegre eucaristia na paróquia Santo Afonso, no Rio de Janeiro. Naquela celebração, o Tríptico Santíssimo Redentor - Mãe do Perpétuo Socorro - e Santo Afonso abençoou a todos os peregrinos para, em seguida, iniciar e continuar durante todo este ano sua rota através das distintas Conferências, Unidades e comunidades da Congregação. A cada um dos cinco Coordenadores das Conferências foi confiado um Tríptico a fim de organizarem o oportuno calendário para o itinerário do mesmo pelas distintas Unidades da Congregação. 
4. O lema oficial, o tema: TESTEMUNHAS E MISSIONÁRIOS DA REDENÇÃO, e a oração para esta ocasião foram enviados a cada uma das (Vice) Províncias, Regiões e Missões. Tem sido alentador ver como o lema e o tema deste Ano Especial se mostravam com orgulho nas igrejas e comunidades redentoristas de todo o mundo. Sabemos também que a maioria das comunidades rezaram diariamente pela promoção de nossa Vocação Missionária Redentorista tanto na capela da comunidade como na igreja aberta ao público. 
5. Constatei pessoalmente como este Ano Vocacional conquistou a imaginação de toda a Congregação. Em numerosos lugares criaram-se, ou se renovaram, Comissões Vocacionais nas quais se implicaram confrades, irmãs e leigos associados. Algumas Unidades produziram vídeos dentre outras publicações, boletins, revistas e CDs sobre nossa Vocação Missionária. O website da Congregação (www.cssr.com) e o boletim Scala deram notícias de muitas destas iniciativas e ações. Numerosas (V)Províncias, Regiões e Missões renovaram seus esforços em pessoas, meios econômicos, programas de retiro e de acompanhamento para potenciar a Promoção Vocacional. Algumas Unidades experimentaram inclusive um incremento no número dos pedidos e dos candidatos. Oremos para que isto continue!
6. Como assinalava em minha carta de 09 de novembro de 2013, este Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista almejava os objetivos: primeiro, promover nossa vocação ao convidar outros para unirem-se a nós como testemunhas e missionários da Redenção; segundo, que cada um de nós servisse como convite à renovação e aprofundamento da Vocação Missionária que recebemos, de maneira que chegássemos a vivê-la de forma mais alegre e fiel.
7. Para ajudar-nos nesta tarefa de renovação, o Secretariado Geral de Formação enviou a toda a Congregação quatro artigos diferentes: Pregar o Evangelho de maneira sempre nova, por Brendan Kelly; O tema do XXIV Capítulo Geral, por Ronald McAinsh; O perfil de um Redentorista hoje, por Ulysses da Silva; e Reestruturação e Formação, por Serafino Fiore. O Centro de Espiritualidade Redentorista elaborou também para o Domingo do Bom Pastor um número especial de "Um só corpo". 
8. No percurso deste Ano Vocacional, outros numerosos acontecimentos nos ajudaram também a refletir sobre nossa Vocação Missionária Redentorista. Em 13 de outubro de 2013, foram beatificados seis Redentoristas espanhóis, os "Mártires de Cuenca", juntamente com outros muitos que foram assassinados durante a Guerra Civil Espanhola. A beatificação destes confrades nossos nos convida a refletir sobre o que significa ser "testemunhas e missionários da Redenção" hoje, e dar nossa vida pela abundante Redenção.
9. Em novembro de 2013, o Papa Francisco nos deu a Exortação Apostólica Evangelii gaudium: sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Este importante documento sobre a evangelização fala certamente ao coração dos Missionários Redentoristas de todo o mundo. "A missão é uma paixão por Jesus mas, ao mesmo tempo, uma paixão por seu povo" (268). "Se queremos crescer na vida espiritual, não podemos deixar de ser missionários" (272). "A missão no coração do povo não é uma parte da minha vida, ou um adorno que posso tirar de mim... Eu sou uma missão nesta terra, e para isso estou neste mundo" (273). A leitura e o
estudo desta Exortação nos convidam a aprofundar nosso compromisso de ser "discípulos missionários" e "evangelizadores plenos de espírito". O Papa Francisco se dirige certamente a nós e a toda a Igreja com palavras que estão profundamente em consonância com nossa Vocação Missionária Redentorista. 
10. Hoje, 9 de novembro de 2014, fechamos oficialmente este ano especialmente consagrado à Promoção da Vocação Missionária Redentorista. No entanto, devemos continuar o processo e as iniciativas que iniciamos. Por isto, motivado pelo Secretariado Geral de Formação, pelas recomendações de muitas (V)Províncias, Missões e Regiões, e em nome do Governo Geral, informo que em toda a Congregação,
O DIA DA PROMOÇÃO DA VOCAÇÃO MISSIONÁRIA REDENTORISTA SE CELEBRARÁ TODOS OS ANOS NO SEGUNDO DOMINGO DE NOVEMBRO.
11. Esta especial celebração deverá incluir-se no calendário de todas as Unidades e comunidades. No espírito do Ano Vocacional, provoco a todas a (V)Províncias, Regiões e Missões, assim como a todas as comunidades, a celebrar anualmente este dia com ações, orações, pregações e reuniões que ponham em relevo nossa vocação missionária, convidando outros a unirem-se a nós na Missão do Redentor como portadores da Boa Nova aos abandonados e aos pobres.
12. Convido-os também a continuar os esforços iniciados em prol de uma mais plena integração da Pastoral Vocacional nos Secretariados de Formação e nos programas das Conferências e das Unidades. Convido-os também a que, sempre que for possível, se fomente a colaboração interprovincial. As Comissões Vocacionais nas quais estão envolvidos os Missionários Redentoristas, as Irmãs e os Missionários Leigos e Associados são também um eficaz instrumento de colaboração na promoção de nossa Vocação Missionária.
13. Obrigado pela paixão e entusiasmo com que se comprometeram com este Ano Vocacional. "Não é o mesmo ter conhecido Jesus que não conhecê-lo... não é o mesmo poder escutá-lo que ignorar sua Palavra... Uma pessoa que não está convencida, entusiasmada, segura, enamorada, não convence ninguém" (EG. 266), mas as pessoas que estão convencidas e as comunidades que vivem esta convicção com entusiasmo e gozo atrairão e convidarão outros a partilhar o que encontraram. 
14. Dentro de poucas semanas, daremos início ao Ano da Vida Consagrada. O Papa Francisco convida todos os religiosos, homens e mulheres, a renovar seu compromisso com o espírito de seu próprio carisma. Para os Missionários Leigos e para todos os que estão vinculados à Família Redentorista, este Ano da Vida Consagrada será um convite a continuar e aprofundar o processo que já iniciamos durante este Ano da Promoção da Vocação Missionária Redentorista.
15. Ao celebrar o Aniversário da nossa Fundação, damos graças a Deus pelo dom de nossa Vocação Missionária Redentorista. Enquanto continuamos Jesus, nosso Santíssimo Redentor, que Nossa Mãe do Perpétuo Socorro nos acompanhe. Que o exemplo e a intercessão de Santo
Afonso e de todos quantos nos precederam na Congregação continuem concedendo-nos fortaleza e esperança para que possamos viver a alegria do Evangelho e proclamá-lo sempre de maneira nova com energia e compaixão.  
Seu irmão no Redentor,  
Michael Brehl, C.Ss.R. Superior Geral
 

Voltar