Eleições 2014, Vote Consciente

18/09/2014 14:36

 

As eleições de 2014 estão chegando! E mais uma vez lemos e escutamos, nos papos entre amigos, nas conversas casuais no Metrô, nos blogs e redes sociais, que a qualidade de nossos políticos é, no geral, péssima... Mas não seria isso também motivado por nossa falta de conhecimento e consciência política ao votarmos? Prepare-se melhor para estas eleições com a Cartilha Eleições 2014 do CEFEP e a Carta Pensando Brasil 2014 da CNBB.

Estes dois documentos orientam para um voto mais responsável e consciente, apontando caminhos e pontos de reflexão a serem pesados antes de nós colocarmos diante de uma urna. Estes e outros documentos também encontram-se disponíveis em nossa biblioteca.

Nas palavras do Papa Francisco: "...ninguém pode exigir-nos que releguemos a religião para a intimidade secreta das pessoas, sem qualquer influência na vida social e nacional, sem nos preocupar com a saúde das instituições da sociedade civil, sem nos pronunciar sobre os acontecimentos que interessam aos cidadãos. Uma fé autêntica – que nunca é cómoda nem individualista – comporta sempre um profundo desejo de mudar o mundo, transmitir valores, deixar a terra um pouco melhor depois da nossa passagem por ela." (Evangelii Gaudium. Brasília: Ed. CNBB, 2013, n. 183)

 

Fonte: Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo, CEFEP, CNBB.

 

Voltar