Dom Orani será criado Cardeal

21/02/2014 12:49

 

No próximo sábado, dia 22 de fevereiro, festividade da Cátedra de São Pedro, o Papa Francisco presidirá um Consistório durante o qual serão criados 16 novos Cardeais, pertencentes a 12 Nações de todas as partes do mundo.
            Dos 16 escolhidos, quatro são da Cúria Romana, (o Secretário de Estado, o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o Prefeito da Congregação para o Clero e Secretário Geral do Sínodo dos Bispos), dois são europeus, dois são da África; dois da Ásia; cinco da América Latina; além de um do Canadá. Entre os novos Cardeais estão o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, e Dom Lorenzo Baldisseri, que por quase 10 anos foi Núncio Apostólico no Brasil e hoje é o Secretário do Sínodo dos Bispos.
            O Programa Brasileiro da Rádio Vaticano transmitirá ao vivo as celebrações do Consistório. No sábado, dia 22, a programação começará às 06h50 (horário de Brasília), com a cerimônia do Consistório, na Basílica Vaticana. No domingo, a transmissão começa às 05h50 (horário de Brasília), com a Santa Missa presidida pelo Papa Francisco com os novos cardeais, ao vivo da Basílica de São Pedro. O endereço é http://pt.radiovaticana.va/bra/index_n.asp.
 Veja a lista completa dos novos cardeais: 1. Dom Pietro Parolin, Secretário de Estado; 2. Dom Lorenzo Baldisseri, Secretário Geral do Sínodo dos Bispos; 3. Dom Gerhard Ludwig Muller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; 4. Dom Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero; 5. Dom Vincent Nichols, Arcebispo de Westminster, Grã Bretanha; 6. Dom Leopoldo José Brenes Solórzano, Arcebispo de Manágua, Nicarágua; 7. Dom Gérald Cyprien Lacroix, Arcebispo de Québec, Canadá; 8. Dom Jean-Pierre Kutwa, Arcebispo de Abidjã, Costa do Marfim; 9. Dom Orani João Tempesta (O.Cist.), Arcebispo do Rio de Janeiro, Brasil; 10. Dom Gualtiero Bassetti, Arcebispo de Perúgia-Città della Pieve, Itália; 11. Dom Mario Aurelio Poli, Arcebispo de Buenos Aires, Argentina; 12. Dom Andrew Yeom Soo Jung, Arcebispo de Seul, Coreia; 13. Dom Ricardo Ezzati Andrello (SDB), Arcebispo de Santiago do Chile, Chile; 14. Dom Philippe Nakellentuba Ouédraogo, Arcebispo de Ouagadougou, Burquina Faso; 15. Dom Orlando B. Quevedo (OMI), Arcebispo de Cotabato, Filipinas; 16. Dom Chibly Langlois, Bispo de Les Cayes, Haiti.
            O Papa também criou Cardeal três Arcebispos Eméritos, que se distinguiram por seu serviço à Santa Sé e à Igreja. São eles: 1. Dom Loris Francesco Capovilla, Arcebispo Emérito de Mesembria; 2. Dom Fernando Sebastián Aguilar (CMF), Arcebispo Emérito de Pamplona; 3. Dom Kelvin Edward Felix, Arcebispo Emérito de Castries.
 
(Fontes: Rádio Vaticano e Canção Nova)
Voltar