10 conselhos acerca das homilias

13/02/2015 10:40
 
uma síntese do "Diretório Homilético”,
elaborado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos

 

1 – A homilia é preparada cuidadosamente, ancorando-a um profundo conhecimento das Sagradas Escrituras, especialmente do Evangelho. (Proposição 19, do Sínodo dos Bispos 2005).

 

2 – Não é um discurso qualquer, mas uma palestra inspirada na Palavra de Deus. Pode-se recorrer a imagens ou lendas para não aborrecer os fiéis. (Card. Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos).

 

3 – A homilia não é um show de entretenimento, mas deve dar sentido e fervor à celebração (Papa Francisco, Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, n. 138).

 

4 – A homilia não pode ser improvisada: ao contrário merece "um longo tempo de estudo, oração, reflexão e criatividade pastoral" (Papa Francisco, Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, n 145).

 

5 – A pregação deve ser positiva, pois fornece "sempre esperança" e não deixa "prisioneiros da negatividade" (Papa Francisco, Exortação Apostólica Evangelii Gaudium).

 

6 – O bom homileta [pregador] ajuda a “entender e apreciar o que sai da boca de Deus, a abrir o coração à ação de graças a Deus, a alimentar a fé, a preparar uma frutuosa comunhão sacramental com Cristo.” Será um mau pregador aquele que, “embora talvez um grande orador, não seja capaz de provocar estes efeitos.” (Dom Arthur Roche, secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos).

 

7 – O pregador deve organizar sua homilia, seguindo este caminho: escolher o que dizer, por que dizê-lo, como dizê-lo a esta assembleia específica. As homilias diferenciar-se-ão de acordo com a celebração. Na missa ferial recomenda-se uma breve homilia. (Padre Corrado Maggioni, subsecretário da Congregação).

 

8 – A homilia eficaz desperta no ouvinte o desejo de conhecer ou reconhecer Deus, apresentando-O no modo mais direto e claro, não enrolado ou parcial. (Filippo Riva, oficial do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais).

 

9 – A homilia eficaz põe em risco o que o ouvinte "já sabe". (Filippo Riva).

 

10 – A palavra de um sacerdote deve ser encarnada, testemunhar uma atitude perante a vida, uma posição humana. (Filippo Riva).

 

Fonte: Associação Fraternitas Movimento 
Voltar