Vice Província de Recife

A primeira casa redentorista no Nordeste Brasileiro foi fundada em Garanhuns, em 1947.Seguidas de outras fundações em Salvador-BA (1948), São José da Mata e Campina Grande-PB (1952).

Em 24 de agosto de 1953 foi instalada oficialmente a Vice-Província, em Recife. A partir de então, diversas foram as missões redentoristas pregadas por holandeses e brasileiros. Tornaram-se célebres as Novenas em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a partir de 1956. As atividades sociais ganharam fama e destaque através da Escola Técnica Redentorista, em Campina Grande-PB. E a promoção humana coube ao famoso Irmão Urbano Win, que através de suas técnicas de simplificação de construções de casas, reservatórios d'água e perfuração de poços, trouxe novas esperanças ao Semi-árido Nordestino.

Também o padre Vitor Rodrigues CSsR (1914-2010) tornou-se o famoso redentorista do Sertão. Homem de grande liderança e pulso firme, "mais temido que amado", sabia conduzir os movimentos de massa e tinha trâmite político.  Outros missionários atuaram em favor da Justiça Social, através dos Sindicatos e Comunidades Eclesiais.  

Esta Unidade Redentorista do Nordeste continua a receber reforços missionários e outras colaborações dos redentoristas de São Paulo, a partir de 1992. E atualmente, estes redentoristas, estrangeiros e brasileiros, exercem suas atividades em Recife-PE, Jaboatão-PE, Garanhuns-PE, Natal-RN, Campina Grande-PB e Ararapiraca-SE.

Fonte: Ir. José Mauro Maciel CSsR