Província do Rio/Minas/Espírito Santo

No Brasil, desde 1843, D. Antônio Ferreira Viçoso (1787-1875), bispo de Mariana-MG, já se utilizava das instruções da Moral Cristã, escrita por santo Afonso Maria de Ligório CSsR (1696-1787).Os missionários holandeses chegaram nas Minas, em maio de 1893, e em 20 de janeiro de 1894 se instalaram como a primeira Comunidade Redentorista do Brasil, em Juiz de Fora.

A saber, os padres Matias Tulkers, Francisco Xavier, Pedro Beks e os Irmãos Filipe, Doroteu e Gregório, o arquiteto.Os redentoristas holandeses fundaram outras comunidades missionárias em Belo Horizonte (1902), no Rio de Janeiro (1904), em Curvelo-MG (1906) e Campos-RJ (1923), onde edificaram respeitável patrimônio arquitetônico e artístico, os quais continuam testemunhando a história ao longo do tempo.

Posteriormente constituíram Comunidades em Garanhuns-PE (1947), em Salvador-BA (1948), em São José da Mata-PB e em Campina Grande-PB (1952), as quais fazem parte de outras fundações. Na década de 1920 fizeram outras fundações no Sul de Minas (Campanha e Três Pontas) as quais duraram pouco tempo, porém, deixaram legados importantes. Nesta região, o Ir. Martinho (1897-1987) foi o responsável pela difusão do gado holandês que ele criava e orientava aos criadores. 

A primeira missão popular redentorista foi pregada em Mariana-MG, na quaresma de 1896, e no decorrer do mesmo ano pregaram outras em Sabará-MG, Ouro Preto-MG e São João Del Rei-MG. No ano seguinte, pregam em Santo Antônio, São Gonçalo do Rio Abaixo, Sant' Ana do Barroso, Nazaré, Carrancas e Conceição da Barra, todas em Minas Gerais.

Estas missões foram de grande valia, tanto aos missionários quanto ao povo, porque perceberam que fiéis tinham boa vontade, mas, lhes faltavam formação e lideranças. Posteriormente, em 1911, colaboram com os redentoristas bávaros de Aparecida, nas missões, inclusive, na cidade de Pindamonhangaba-SP.Atualmente, além das primeiras Comunidades já mencionadas eles residem em Cariacica-ES e Coronel Fabriciano-MG. A presença redentorista em Minas, Rio e Espírito Santo, continua vigorasamente nas Paróquias, Santuários (Curvelo-MG e Campos-RJ), nas Missões, nos Meios de Comunicação, no Acervo de Literaturas Científicas (Biblioteca).  

Fonte: Ir. José Mauro Maciel CSsR